Testagem, rastreamento e vacina evitariam mortes por covid, dizem especialistas

Jefferson Rudy/Agência Senado

A médica e diretora-executiva da Anistia Internacional, Jurema Werneck, ouvida nesta quinta-feira (24) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, disse que várias medidas deveriam ter sido tomadas para evitar as mortes por covid-19. Dentre elas, garantir mais informação e investimento para a população. A médica apresentou um levantamento indicando que pelo menos 120 mil mortes poderiam ter sido evitadas com medidas não farmacológicas, como distanciamento, testagem e rastreamento. O estudo não considerou o impacto da vacinação e foi realizado pelo Grupo Alerta, formado por entidades da sociedade civil, como Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Oxfam Brasil, Sociedade Brasileira pelo Progresso da Ciência (SBPC) e Anistia Internacional Brasil.

“A gente poderia ainda no primeiro ano de história da pandemia ter salvo 120 mil vidas. E não são números. São pais, são mães, são irmãos, são sobrinhos, são tios, são vizinhos. A gente poderia ter salvo pessoas, se uma política efetiva de controle, baseada em ações não farmacológicas, tivesse sido implementada”, disse Jurema Werneck. O epidemiologista Pedro Hallal, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), estimou que quatro em cada cinco mortes pela covid-19 no Brasil poderiam ter sido evitadas se o governo federal tivesse adotado outra postura diante da doença.

Segundo Hallal, o cálculo considera que 2,7% da população mundial vive no Brasil, mas o país concentra 13% das mortes. O levantamento estima quantas mortes por covid-19 teriam ocorrido no país se ele tivesse tido um desempenho na média mundial. Para o epidemiologista, o tempo para aquisição de vacinas e o ritmo lento da imunização resultaram em ao menos 95 mil mortes segundo Hallal. “Nós fizemos uma análise que estimou que especificamente o atraso na compra das vacinas da Pfizer e da CoronaVac resultou em 95,5 mil mortes. E logo depois, outros pesquisadores analisaram os dados não especificamente dessas vacinas, mas o ritmo da campanha de vacinação que teria sido, caso tivéssemos adquirido, e eles estimaram 145 mil mortes especificamente pela falta de aquisição de vacinas tempestivamente pelo governo federal”. Quatro de cada cinco mortes teriam sido evitadas se estivéssemos na média mundial. Se nós estivéssemos na média, como um aluno que tira nota média na prova, nós teríamos poupado 400 mil vidas no Brasil, disse Pedro Hallal. Fonte: Agência Senado

Novo lote com 936 mil doses de vacina da Pfizer chega a Viracopos

Um novo lote com vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou por volta das 20h30 de hoje (24) no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A remessa, que partiu de Miami, nos Estados Unidos, tem 936 mil doses do imunizante. Na última terça-feira (22), a Pfizer já havia entregue, também em Viracopos, um lote com 528 mil doses da vacina. A farmacêutica prevê o envio de uma nova remessa no próximo domingo (27), de 936 mil imunizantes.

De acordo com a farmacêutica, as entregas desta semana fazem parte do acordo firmado em 19 de março, de disponibilização de 100 milhões de vacinas ao Brasil até o final do terceiro trimestre deste ano. Com a remessa de hoje, já são 16 lotes recebidos pelo país por esse contrato. Segundo balanço da Pfizer, cerca de 13 milhões de doses terão sido entregues até o próximo domingo. Em maio, o Ministério da Saúde e o laboratório assinaram um segundo contrato que prevê mais 100 milhões de doses para o país, com previsão de chegada até dezembro de 2021, totalizando a entrega de 200 milhões de doses ao Brasil.

Próxima sessão da CPI vai ouvir o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda

Na reunião desta sexta-feira (25), serão ouvidos a partir das 14h o servidor do Ministério da Saúde, Luis Ricardo Miranda, e seu irmão, o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF). Eles vão falar sobre supostas irregularidades na contratação de 20 milhões de doses da vacina Covaxin. O imunizante contra a covid-19 é produzido pela farmacêutica indiana Bharat Biotech, representada no Brasil pela Precisa Medicamentos. Ao abrir a sessão desta quinta-feira, Omar Aziz anunciou que enviou à Polícia Federal um pedido de proteção aos dois depoentes. Ontem (23), o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Onyx Lorenzoni, afirmou que, por determinação do presidente Jair Bolsonaro, o governo vai mandar a Polícia Federal (PF) investigar declarações de Luís Miranda.

Portaria restringe entrada de estrangeiros no país

A Portaria interministerial publicada no Diário Oficial da União de hoje (24) restringe, em caráter temporário e excepcional, a entrada de estrangeiros no país, conforme recomendação feita pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo é impedir a entrada de pessoas contaminadas por variantes do novo coronavírus. No final de maio, a Anvisa enviou aos ministérios que assinam a portaria (Casa Civil, Justiça e Saúde) algumas sugestões de regulamentação de medidas de contenção da entrada de novas variantes do novo coronavírus. Entre as sugestões estava a de suspensão de algumas exceções previstas para a entrada de estrangeiros, em especial relativas ao ingresso de trabalhadores marítimos de embarcações e plataformas oriundos de países onde essas variantes estão circulando. Pela sugestão da Anvisa, os estrangeiros procedentes desses países ficariam impedidos de ingresso no Brasil, caso não cumprissem determinados protocolos e requisitos; e os brasileiros em viagem de retorno desses países precisariam necessariamente cumprir quarentena de 14 dias na cidade de desembarque.

Seguindo essas orientações, a Portaria nº 655, publicada nesta quinta-feira, além de restringir a entrada de estrangeiros de qualquer nacionalidade, por rodovias, outros meios terrestres ou por transporte aquaviário, proíbe, em caráter temporário, voos internacionais tanto com destino quanto com origem ou passagem pelo Reino Unido, a Irlanda do Norte, África do Sul e Índia. A portaria, no entanto, apresenta diversas situações consideradas excepcionais, o que garante direito de ingresso no país de estrangeiros, desde que seguindo protocolos e requisitos migratórios como a apresentação de documentos comprobatórios de realização de teste de identificação da covid-19. Entre as situações em que haverá autorização para ingresso no país está a operação de voos de cargas, manipuladas por trabalhadores paramentados com equipamentos de proteção individual (EPIs) e demais requisitos e protocolos descritos no documento.

As restrições descritas pela portaria não serão aplicadas em casos de tráfego de residentes fronteiriços em cidades gêmeas, tráfego de transporte rodoviário de cargas e na execução de ações humanitárias e de assistência emergencial para acolhimento e regularização migratória. A portaria acrescenta que as medidas não se aplicam a imigrante com residência de caráter definitivo, por prazo determinado ou indeterminado, no território brasileiro; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional, desde que identificado; funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro; e estrangeiros em situações específicas como cônjuges, companheiros, filhos, pais ou curadores de brasileiro. Também é autorizado o ingresso de pessoas com autorização do governo brasileiro, tendo em vista o interesse público ou questões humanitárias, e portadores de Registro Nacional Migratório. Por fim, a portaria apresenta penalidades previstas para aqueles que descumprirem as medidas. Entre as penalidades estão responsabilizações civil, administrativa e penal; repatriação; deportação; e inabilitação de pedido de refúgio.

Brasil tem 18,2 milhões de casos acumulados de covid-19

Desde o início da pandemia, 18.243.483 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus (covid-19). Nas últimas 24 horas, foram registrados 73.602 novos casos. Ontem (23), o painel de dados da pandemia marcava 18.169.881 casos acumulados. O país tem ainda 1.222.641 casos ativos, em acompanhamento. Já a soma de vidas perdidas para a pandemia alcançou 509.141. Entre ontem e hoje (24), foram registradas 2.032 novas mortes por covid-19. Ontem, o número de pessoas que perderam a vida em função de complicações vinculadas à doença estava em 507.109. Ainda há 3.611 óbitos em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra a evolução dos números da pandemia de covid-19 no Brasil.

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quinta-feira (24). O balanço é produzido a partir das informações sobre casos e mortes recolhidas pelas secretarias estaduais de saúde. A soma de pessoas que contraíram a covid-19 mas se recuperaram desde o início da pandemia subiu para 16.511.701. Isso corresponde a 90,5% do total dos infectados pelo vírus.

Covid nos Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (124.606). Em seguida vêm Rio de Janeiro (54.848), Minas Gerais (45.245), Rio Grande do Sul (30.873) e Paraná (30.338). Já na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.723), Acre (1.735), Amapá (1.817), Tocantins (3.148) e Alagoas (5.218).

Vacinação

Até hoje, foram enviadas a estados e municípios 129,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Já foram aplicadas 92,9 milhões de doses, sendo 68,1 milhões da primeira dose e 24,7 milhões da segunda dose.

SC: Estado confirma 1.038.405 casos, 1.000.242 recuperados e 16.555 mortes

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.038.405 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.000.242 se recuperaram e 21.608 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 24. A Covid-19 causou 16.555 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,59%. Em comparação com o dia anterior, há 59 óbitos a mais. O total de confirmados cresceu 3.363, enquanto 2.806 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas. Registrou-se um aumento de 498 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 24
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja casos ativos em 288 municípios. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é Meio-Oeste (494 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Serra (464) e Xanxerê (463). Atualmente, há 1.524 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.450 estão ocupados, sendo 948 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 95,1%

Vacinação em SC: Estado começa a distribuir as 265 mil novas doses da vacina contra a Covid-19 recebidas nesta quinta-feira

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina recebeu e começou a distribuir nesta quinta-feira, 24, 265.130 doses de vacinas contra a Covid-19. Três remessas chegaram ao estado: 126.200 do laboratório Sinovac/Butantan, 86.580 da Pfizer e 52.350 da Janssen. As vacinas foram encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, para organização da logística de distribuição. “A cada chegada de remessas ficamos um pouco mais próximos da volta à normalidade. Mas para isso é importante que todos estejam atentos ao cronograma de vacinação, escolham ser vacinados e retornem para a segunda dose”, disse o governador Carlos Moisés, vacinado nesta quinta-feira, em Laguna.

As vacinas da Unidade Descentralizada de Vigilância Epidemiológica (UDVE) da Grande Florianópolis serão entregues no fim de tarde desta quinta. Para as demais centrais regionais, a distribuição será na sexta-feira, 25. Pela manhã, via terrestre, saem as doses das unidades de Tubarão, Criciúma e Araranguá, Jaraguá do Sul e Joinville, Blumenau, Itajaí e Rio do Sul. O avião do Corpo de Bombeiros Militar também encaminha, pela manhã, as doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê e Concórdia. No período da tarde, o avião do Corpo de Bombeiros Militar leva as doses das centrais de Mafra, Videira, Joaçaba e Lages.

A distribuição

Nesta remessa, serão encaminhadas aos municípios catarinenses 202.030 doses. As 86.580 doses da Pfizer e as 52.350 doses da Janssen serão distribuídas integralmente para aplicação da D1 e dose única, respectivamente. No caso da Coronavac, serão distribuídas, neste momento, metade das doses recebidas, ou seja, 63.100 unidades, para a reserva da segunda dose (D2).
Todos os 295 municípios catarinenses vão receber vacinas de todos os fabricantes.

:: A tabela de distribuição pode ser conferida aqui

Com mais remessa, o Estado dará continuidade à vacinação dos grupos prioritários e da população com idade entre 50 e 54 anos e dará início à vacinação da população com idade entre 45 e 49 anos. “É importante reforçar que os municípios só devem avançar para a próxima faixa etária, antes das datas estabelecidas pelo Estado, caso a cobertura vacinal do grupo que estiver sendo vacinado for superior a 75%. Essa medida é importante para que uma parte considerável da população seja vacinada antes de avançar para a próxima”, assinala o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

Paraná divulga 9.999 novos casos e 71 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (24) mais 9.999 casos confirmados e 71 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.243.845 casos confirmados e 30.169 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (37), fevereiro (143), março (77), abril (100), maio (4.116), junho (5.482), e dos seguintes meses de 2020: junho (1), julho (3),  agosto (1), setembro (2), outubro (11) novembro (14) e dezembro (12).

INTERNADOS – O informe relata que 2.386 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.884 pacientes em leitos SUS (962 em UTI e 922 em enfermaria) e 502 em leitos da rede particular (260 em UTI e 242 em enfermaria). Há outros 2.672 pacientes internados, 1.099 em leitos UTI e 1.573 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 71 pacientes. São 33 mulheres e 38 homens, com idades que variam de 24 a 93 anos. Os óbitos ocorreram de 30 de março a 23 de junho de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (26), Maringá (6), Londrina (5), Campo Largo (3), Ubiratã (3), Cambé (2) e São José dos Pinhais (2). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Alvorada do Sul, Apucarana, Araucária, Cruzeiro do Oeste, Diamante D’Oeste, Goioerê, Ibiporã, Janiópolis, Joaquim Távora, Laranjeiras do Sul, Mandaguari, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Moreira Sales, Novo Itacolomi, Ourizona, Pinhais, Ponta Grossa, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Sarandi, Telêmaco Borba e Toledo.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.553 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 169 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo

Paraná separa 439,3 mil vacinas para novos grupos e inicia distribuição

O Governo do Estado recebeu 439.340 vacinas contra a Covid-19 na tarde desta quinta-feira (24), referente à 27ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. São 211.200 doses da CoronaVac/Butantan, 136.890 da Pfizer/BioNTech e 91.250 da Janssen. Este é o primeiro lote com vacinas do braço farmacêutico da Johnson & Johnson, que utiliza a tecnologia de vetor viral, um vírus enfraquecido que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica. O imunizante é aplicado com esquema de dose única e, segundo o Ministério da Saúde, as vacinas podem ser utilizadas até agosto.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou o recebimento dos imunizantes no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). “Essas doses serão distribuídas a todos os municípios, de acordo com a nova estratégia do Governo do Estado, e seguindo a orientação do governador Ratinho Junior, para acelerarmos a vacinação nos 399 municípios, com o objetivo de que todos posamos vencer juntos esse vírus”, disse.

DIVISÃO – As doses da Pfizer atenderão a população em geral de 59 a 40 anos (123.649 doses + 10% da reserva técnica). Os imunizantes da Janssen serão destinados a trabalhadores do transporte e pessoas em situação de rua. Já as doses de CoronaVac vieram do Ministério da Saúde com o esquema completo, de primeira e segunda dose (D1 e D2), e devem atender a 95.072 esquemas vacinais, mais a reserva técnica. Esses imunizantes serão destinados a gestantes e puérperas, mesmo sem comorbidades, (35.450 pessoas), trabalhadores da assistência social (2.624 pessoas), trabalhadores da educação – ensino básico, fundamental, médio, profissionalizante e EJA – (17.394 pessoas), trabalhadores do ensino superior (20.301 pessoas), ajuste de doses em Cianorte (120 D2) e Teixeira Soares (30 doses para população privada de liberdade). Além disso, 24.630 doses permanecerão armazenadas no Cemepar para envio posterior.

Polícia prende duas pessoas por ajudarem na fuga de Lázaro Barbosa

Serial killer Lázaro Barbosa
Foto: Polícia Civil – Divulgação

A força-tarefa montada entre a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) e a SSP-DF, com apoio das polícias Rodoviária Federal e Federal, prendeu nesta quinta-feira duas pessoas que estavam ajudando na fuga do foragido Lázaro Barbosa e, principalmente, a se esconder da ação policial. Durante coletiva, o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda, disse que os dois homens presos serviram de apoio para a fuga de Lázaro do cerco policial e que, junto com Lázaro, podem ser considerados uma quadrilha ou organização criminosa. Os dois presos, que não tiveram as identidades reveladas, foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e facilitação de fuga de foragido. Com um deles foi encontrado uma garrucha calibre 22 com 50 munições. A arma foi furtada por Lázaro provavelmente em uma das residências que ele invadiu e o foragido foi visto em algumas propriedades com a garrucha na mão.

“Acreditamos que eles tenham envolvimento com outros crimes ou acobertam outros crimes do foragido”, disse Miranda. O secretário não quis detalhar a linha de investigação, mas disse que tem indícios e provas contundentes contra os dois detidos e que vão ser apresentadas à Justiça. O secretário disse que a força-tarefa descobriu o último endereço utilizado por Lázaro para se esconder, uma casa cercada por ruínas na região do distrito de Girassol, no município de Cocalzinho de Goiás. O foragido andava pelos canais para se locomover, o que dificulta a sua localização. “Quem facilita a vida de foragido, comete crime. Nós sabemos, nós desconfiamos, nós temos indícios, de que há outras pessoas ajudando e nós vamos chegar nelas. Nós temos alcançado nosso primeiro grande objetivo que é não deixar ele cometer mais crimes e agora estamos cada vez mais próximos dele e dessa rede criminosa que apoia absurdamente esse sujeito”, disse Miranda

Segundo o secretário Lázaro foi visto pela última vez por testemunhas nesta quinta-feira próximo ao distrito de Girassol. Lázaro é acusado de assassinar quatro pessoas da mesma família no dia 9 numa chácara do DF. Uma quinta vítima teria sido morta em Goiás. Ele ainda é investigado de balear três pessoas no dia 12 no município de Cocalzinho de Goiás, onde se concentram as buscas. Ele já tem uma condenação por homicídio na Bahia e é também procurado no DF e em Goiás por crimes de roubo, estupro e porte ilegal de arma de fogo. O secretário disse que Lázaro Barbosa é investigado por, pelo menos, sete outros crimes, principalmente latrocínios e assassinatos.

Maioria do STF impede convocação de governadores pela CPI da Pandemia

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) referendou hoje (24) a decisão individual da ministra Rosa Weber que suspendeu as convocações de governadores determinadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Até o momento, seis dos 11 ministros confirmaram a decisão. O julgamento é realizado virtualmente, modalidade na qual os ministros apresentam seus votos pelo sistema eletrônico sem se reunirem presencialmente. Os demais votos poderão ser proferidos até às 23h59. A decisão de Rosa Weber foi motivada por um recurso protocolado pelos governadores para evitar os depoimentos. Segundo a ministra, os chefes do Executivo local devem prestar contas perante as assembleias legislativas ou ao Tribunal de Contas da União (TCU), jamais perante o Congresso Nacional.

“Tenho por suficientemente evidenciado, pelo menos em juízo preliminar, fundado em cognição sumária inerente aos pronunciamentos judiciais cautelares, que a convocação de governadores de estado pelo órgão de investigação parlamentar do Senado Federal (CPI da Pandemia), excedeu os limites constitucionais inerentes à atividade investigatória do Poder Legislativo”, decidiu. Em maio, foram aprovadas as convocações de governadores de estados que tiveram operações da Polícia Federal (PF) contra desvios em recursos federais para o combate à pandemia da covid-19. Antes da decisão do STF, deveriam comparecer à comissão os seguintes governadores: Wilson Lima (Amazonas), Helder Barbalho (Pará), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Mauro Carlesse (Tocantins), Carlos Moisés (Santa Catarina), Antonio Denarium (Roraima), Waldez Góes (Amapá), Marcos Rocha (Rondônia) e Wellington Dias (Piauí).

Ministro do STF determina novamente prisão de Daniel Silveira

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou novamente a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Conforme o mandado emitido hoje (24), o deputado deverá ficar preso no Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro. A nova prisão foi determinada por Moraes em função de 30 violações da tornozeleira eletrônica, a maioria por falta de bateria e uma por rompimento. Em fevereiro, Silveira foi preso pela primeira vez por determinação do STF, mas ganhou o direito de cumprir prisão domiciliar.

O deputado é réu na Corte em um processo no qual é acusado de agressões verbais e ameaças aos ministros. Na denúncia aceita pelo STF, Silveira foi acusado pela PGR de incitar o emprego de violência para tentar impedir o livre exercício das atividades do Legislativo e do Judiciário e a animosidade entre as Forças Armadas e a Corte, por meio de vídeos publicados em suas redes sociais. Durante o julgamento da questão, a defesa reconheceu excessos nas declarações de Silveira, mas não concordou com utilização da Lei de Segurança Nacional para basear parte das acusações.

Flórida: dezenas estão desaparecidos em desabamento de prédio

Equipes de resgate buscavam, nessa quinta-feira (24), entre toneladas de escombros, qualquer sinal de sobreviventes no local do desabamento de parte de uma torre residencial de frente para o mar. O desabamento ocorreu na madrugada de ontem, deixando pelo menos uma pessoa morta e quase 100 desaparecidas, segundo autoridades. Sally Heyman, comissária do condado de Miami-Dade, disse que as autoridades não conseguiram dazer contato com 51 indivíduos que “supostamente” moravam no prédio. O diretor da polícia de Miami-Dade, Freddy Ramirez, afirmou a jornalistas que 99 pessoas estão desaparecidas e 53, cujos paradeiros eram inicialmente desconhecidos, foram localizadas, embora não tenha dito se todos do segundo grupo estão vivos. “Equipes de resgate e bombeiros estão no local com seus cães de busca. É um local muito perigoso no momento. Muito instável”, disse Ramirez. “Eles estão nos trabalhos de busca e resgate, e vão atuar por um tempo. Não vão desistir, não vão parar.”

Ramirez disse ainda que o número de vítimas e de pessoas desaparecidas deve provavelmente mudar. “Eu não quero criar falsas expectativas”, declarou. “Essa situação é muito trágica para as famílias e a comunidade.” Uma autoridade dos bombeiros informou que 35 pessoas foram resgatadas do edifício em Surfside, um enclave à beira-mar com 5.700 moradores, em uma ilha-barreira na Baía de Biscayne, perto de Miami. Duas pessoas foram resgatadas dos escombros, enquanto as equipes de resgate utilizam drones e cães farejadores na busca por sobreviventes. Autoridades dizem que o prédio, construído em 1981, estava passando por um processo de reavaliação, necessitando de consertos, e que outro prédio estava sendo construído ao lado, embora a causa do desabamento ainda não esteja clara. “É difícil imaginar como isso pode ter acontecido”, disse o prefeito de Surfside, Charles Burkett, a repórteres. “Prédios não caem simplesmente.”

Imagens de uma emissora de TV de Miami mostraram a equipe de resgate retirando um menino de pilhas de destroços, e bombeiros usando escadas de caminhões para resgatar moradores presos nas varandas. Burkett afirmou que parte do prédio com varandas voltadas para a praia teve um efeito cascata, com um andar desabando sobre o outro. “A parte de trás do prédio, provavelmente um terço ou mais, está totalmente destruída”. Ele também disse que o desabamento parece ter afetado 30 unidades do edifício. Barry Cohen e sua esposa foram resgatados do prédio. “No início, parecia um relâmpago ou trovão”, disse Cohen, ex-vice-prefeito de Surfside e morador do prédio. “Mas então continuou – de forma constante por pelo menos 15 a 30 segundos – continuou indo e indo e indo”. Cohen também disse que havia uma obra no topo do prédio por mais de um mês. A Polícia de Miami-Dade assumiu o controle da investigação. Mais de 80 unidades de resgate e bombeiros foram acionadas, informou o Departamento de Bombeiros do Condado de Miami-Dade em mensagem no Twitter nessa quinta-feira. Um vídeo de uma testemunha mostrou vizinhos se reunindo do outro lado da rua, em meio aos escombros. Uma pessoa diz: “todo esse edifício aqui está completamente destruído”.

China planeja primeira missão tripulada a Marte em 2033

A China pretende enviar sua primeira missão tripulada a Marte em 2033, seguida de voos frequentes, de acordo com um plano de longo prazo para construir uma base habitada permanente no planeta vermelho e extrair seus recursos. O plano ambicioso, que intensificará uma corrida com os Estados Unidos para instalar humanos em Marte, foi revelado em detalhes pela primeira vez desde que a China pousou um jipe robótico em Marte, em meados de maio, em sua missão inaugural ao planeta. Lançamentos tripulados rumo a Marte estão planejados para 2033, 2035, 2037, 2041 e além, disse o chefe do principal fabricante de foguetes chinês, Wang Xiaojun, em uma conferência sobre exploração espacial na Rússia recentemente. por meio de videochamada.

Antes de as missões tripuladas começarem, a China enviará robôs a Marte para estudar possíveis locais para a base e para construir sistemas de extração de recursos, relatou a agência oficial Notícias Espaciais da China na quarta-feira (23), citando Wang, que comanda a Academia de Tecnologia de Lançamento de Veículos da China. Para a habitação humana em Marte, as equipes teriam que usar os recursos do planeta, como extrair qualquer água sob a superfície, produzir oxigênio no local e gerar eletricidade. A China também precisa desenvolver a tecnologia para enviar os astronautas de volta à Terra. Uma missão não tripulada de ida e volta para obter amostras de solo marciano é esperada até o final de 2030.

Thiago Monteiro, número 1 do tênis nacional, é confirmado em Toquio

A Federação Internacional de Tênis (ITF, sigla em inglês) confirmou nesta quinta-feira (24) a classificação de Tiago Monteiro na chave de simples nos Jogos Olimpícos de Tóquio (Japão), após desistências de atletas com melhor pontuação no ranking mundial. Aos 27 anos, o tenista cearense, número um do país, vai disputar a primeira Olimpíada da carreira. O nome dele constava na lista de espera.

Impactado com a confirmação da vaga olímpica, o tenista compartilhou o momento de alegria com uma publicação o Instagram. ““ Mais um sonho de infância realizado, classificamos para as Olimpíadas de Tóquio. Sem palavras para descrever a emoção de viver esse momento, apenas desfrutar e agradecer”, afirmou Monteiro, 81º colocando no ranking mundial.

Brasileiro: Bahia derrota Athletico-PR e entra no G4

O Bahia derrotou o Athletico-PR por 2 a 1, no estádio Pituaçu, em Salvador, na noite desta quinta-feira (24) pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2021. Com gols de Rossi e Patrick de Lucca, o tricolor baiano pulou para 11 pontos e entrou no G4. O Furacão marcou com Terans e segue na vice-liderança com 12 pontos.

Brasileiro: Grêmio e Santos empatam em 2 a 2 em Porto Alegre

O Grêmio empatou por 2 a 2 com o Santos, em Porto Alegre na noite desta quinta-feira (24), em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esse resultado trouxe o primeiro ponto para o time de Porto Alegre, mas não foi suficiente para retirá-lo da última posição. O time da baixada santista, com oito pontos, é o 10º.

Com gol no último lance, Ceará bate Atlético-MG em Fortaleza

O Ceará superou o Atlético-MG por 2 a 1, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira (24) no estádio do Castelão. Os gols dos donos da casa foram marcados em lances nos quais o goleiro Everson falhou. Primeiro, aos três minutos do confronto com o atacante Lima e depois, no último lance, com o zagueiro Gabriel Lacerda.

Na estreia de Diego Aguirre, Internacional bate Chapecoense

Mesmo jogando na Arena Condá, o Internacional derrotou a Chapecoense por 2 a 1 pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira (24). Os gols do time do Rio Grande do Norte foram marcados por Caio Vidal e Yuri Alberto, enquanto Derlan descontou para os catarinenses. Com este resultado, o Colorado pulou para a 12ª posição com oito pontos, já a Chapecoense segue na zona de rebaixamento, na 18ª posição com três pontos e nenhuma vitória.

Brasileiro: Corinthians vence Sport e afasta crise

O Corinthians derrotou o Sport por 2 a 1, em São Paulo na noite desta quinta-feira (23) pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com este resultado, o Timão ficou na 10ª posição com oito pontos. Enquanto isso, o Leão da Ilha do Retiro, com apenas quatro pontos, está à beira da zona de rebaixamento, ocupando o 15º lugar.

América-MG e Juventude empatam pela 6ª rodada do Brasileiro

O América-MG e o Juventude empataram em 1 a 1, em partida realizada nesta quinta-feira (24) no estádio Independência, em partida válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a igualdade, o Coelho fica na vice-lanterna com dois pontos, já o Jaconero é o 14º com seis pontos.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.