Bolsonaro exonera diretor da PF; Moro pode deixar governo

Os ministros do Palácio do Planalto tentam reverter uma possível saída do ministro da Justiça, Sérgio Moro, após o presidente Jair Bolsonaro comunicar a ele ontem que trocaria o comando da Polícia Federal, o que de fato aconteceu na manhã desta sexta-feira (24). Moro resistia até ontem a ficar sem Maurício Valeixo, até então ocupante do cargo e com quem trabalha desde os tempos da operação Lava Jato, e, principalmente, não ter poder de decisão sobre um dos principais cargos do seu ministério.

Moro convoca entrevista coletiva e deve anunciar demissão do Ministério da Justiça

Aliados do ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmaram que ele foi pego de surpresa com a publicação, no “Diário Oficial” desta sexta-feira (24), da exoneração do delegado Maurício Valeixo, agora ex-diretor-geral da Polícia Federal. De acordo com interlocutores do ministro, Moro não gostou da decisão do presidente Jair Bolsonaro e vai anunciar sua saída do governo em entrevista coletiva marcada para as 11h na sede do ministério. A exoneração de Valeixo, no diário, aparece assinada por Moro e Bolsonaro. Mas, segundo fontes ligadas ao ministro, o nome dele aparece por formalidade.

Em live, Bolsonaro ignora possível saída de Moro

O presidente Jair Bolsonaro ignorou a possível saída do ministro da Justiça, Sérgio Moro, em live semanal no Facebook nesta quinta-feira, 23. “Vai ser uma live bastante rápida e o assunto do momento. O auxílio emergencial”, anunciou o Bolsonaro no início da transmissão ao vivo que contou com a participação do presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Mais cedo, Moro avisou a Bolsonaro que deixará o governo caso o mandatário imponha um novo nome para o comando da Polícia Federal, atualmente ocupado por Maurício Valeixo. O presidente ainda não se manifestou sobre a possível saída do ministro em nenhuma rede social. Ao chegar ao Alvorada no final da tarde desta quinta, ele evitou tratar do assunto.

PF investiga Carlos Bolsonaro como mentor de fake news

A discordância entre o presidente Bolsonaro e o ministro Sérgio Moro em relação ao diretor-geral da PF ganhou novas explicações. Uma equipe da PF que investiga as fake news contra o STF teria identificado o mentor das publicações: Carlos Bolsonaro. Na operação, os policiais responsáveis pelas investigações garantem que o filho do presidente é o condutor de ataques ao Supremo e ao Congresso.

STF manda Maia se manifestar sobre impeachment

O decano do Supremo Tribunal Federal, ministro Celso de Mello, decidiu na quinta-feira (23) pedir informações ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sobre o pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro apresentado em março pelos advogados José Rossini Campos e Thiago Santos de Pádua. Os advogados acusam Bolsonaro de praticar crime de responsabilidade após o presidente se recusar a apresentar os exames que teriam dado negativo para Covid-19 após viagem aos EUA em que mais de vinte membros da comitiva de Bolsonaro testaram positivo para a doença.

Braga Netto nega atrito com Guedes por plano Pró-Brasil

O ministro da Casa Civil, general Walter Braga Netto, disse que foi mal interpretado na apresentação plano Pró-Brasil, conjunto de estratégias que indica investimentos para recuperar o país depois do dano causado pelo coronavírus. A ideia, divulgada nesta 4ª feira (22.abr.2020), prevê ganhos econômicos até 2030. O ministro da Economia, Paulo Guedes, não gostou.

Brasil tem recorde com 407 mortes por Covid-19 em 24h

O Brasil registrou na quinta-feira (23) um novo recorde no número de mortes por Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, 407 pessoas morreram da doença em 24 horas. O maior número de mortes registradas em todo o País em um único dia era 217 óbitos. As contaminações em 24 horas também atingiram pico, chegando a 3.735 casos. O maior volume registrado em apenas um dia até agora tinha sido de 3.257 contaminações.

Coronavírus em SC: Governo do Estado confirma 1.170 casos e 42 mortes por Covid-19

Santa Catarina tem 1.170 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. O número foi divulgado pelo governador Carlos Moisés em entrevista coletiva nesta quinta-feira, 23. Desde o início da pandemia, 42 mortes já foram causadas pela doença respiratória. As três mortes a mais ocorreram na região da Foz do Rio Itajaí: uma mulher de 74 anos de Balneário Camboriú, um homem de 62 anos de Itajaí e um homem de 51 anos de Itapema.

Paraná registra mais 19 casos de coronavírus e total sobe para 1.082

O informe divulgado nesta quinta-feira (23) inclui também mais 62 pacientes recuperados, totalizando 564, ou seja 52% das pessoas que contraíram o novo coronavírus se curaram e foram liberadas do isolamento com segurança. A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira (23) 19 novos casos de Covid-19 no Paraná e mais dois óbitos. O número de confirmações sobe para 1.082 e as mortes para 60. O boletim inclui também mais 62 pacientes recuperados, totalizando 564  – 52% das pessoas que contraíram o novo coronavírus se recuperaram e foram liberadas do isolamento com segurança. Os 19 novos casos foram registrados em Curitiba (9), Ponta Grossa (3), Cascavel (2), Santo Antônio do Caiuá (1), Apucarana (1), Londrina (1), Siqueira Campos (1) e Guaíra (1). Os óbitos ocorreram nos municípios de Siqueira Campos e Santo Antônio do Caiuá. São dois homens estavam internados tinham 54 e 92 anos, respectivamente. São 112 municípios paranaenses com casos confirmados do novo coronavírus. A quantidade de pacientes que residem fora do Paraná segue a mesma: 14 confirmados e dois óbitos, conforme detalhamento no Informe Epidemiológico.

Manaus tem 4 vezes mais enterros e expõe subnotificação

A capital do Amazonas registrou 120 sepultamentos na última quarta-feira (22/04) – o quádruplo da média diária de 30 enterros registrados antes da pandemia do novo coronavírus, segundo a Prefeitura de Manaus. Ausente do noticiário internacional desde a onda de incêndios florestais registrada no ano passado, a capital amazonense voltou a ser destaque em jornais e televisões do mundo todo nesta semana graças a imagens de dezenas de caixões enterrados lado a lado em enormes valas comuns, enquanto retroescavadeiras abriam espaço para mais corpos. Segundo a prefeitura, as valas comuns, classificadas pelo município como “trincheiras”, preservam “a identidade dos corpos e os laços familiares”. Além de chocarem, as imagens expõem uma conta que não fecha e preocupa autoridades de saúde.

Conselho libera cloroquina para 3 tipos de pacientes

O CFM (Conselho Federal de Medicina) liberou nesta 5ª feira (23.abr.2020) o uso da cloroquina para tratamento de pacientes com covid-19 e estabeleceu 3 situações para a prescrição da droga. O presidente do conselho, Mauro Ribeiro, destacou que a entidade não recomenda o uso do medicamento, apenas liberou o uso da droga. O posicionamento foi apresentado a Bolsonaro e seus ministros nesta manhã. O presidente do conselho afirmou que a decisão foi baseada em estudos observacionais, uma vez que não existe comprovação científica para o uso da medicação no tratamento da covid-19. Contudo, a prescrição da hidroxicloroquina deve ser consentida pelo paciente, que será alertado sobre a eficácia não comprovada e dos efeitos colaterais do medicamento.

Teich: Saúde não proíbe e nem recomenda cloroquina

O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse que a pasta não recomendará o uso da cloroquina contra o coronavírus, por ainda não haver comprovação de sua eficácia. Ele teve reunião na tarde desta 5ª feira (23.abr.2020) com representantes do CFM (Conselho Federal de Medicina) para debater o uso do medicamento. O presidente Jair Bolsonaro estava presente. A decisão da entidade é que os médicos podem receitar o remédio mesmo com sintomas leves da doença. Isso difere do que prega o Ministério da Saúde, que vinha defendendo a administração da substância apenas em casos graves ou críticos, em hospitais.

Bolsonaro critica diretor da OMS: ‘Nem é médico’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou o diretor-presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em live no Facebook na noite desta quinta-feira (23). O comentário feito era uma justificativa do chefe do Executivo sobre a cobrança que tem recebido para seguir as recomendações da pasta. “Eu acho uma coisa: eu não tenho números, mas entre o Brasil por exemplo que tem renda per capita e um país pobre de um outro continente, africano por exemplo. A expectativa de vida é maior aqui ou maior em Zimbabue? é maior aqui. Por que tem a renda maior. Então, se a nossa renda vai cair a morte chega mais cedo. É isso que eu sempre busquei levar ao conhecimento público. Não podia fugir da verdade. Estou respondendo processo dentro e fora do Brasil e estou sendo acusado de genocídio por ter defendido uma tese diferente da OMS. O pessoal fala tanto da OMS, o diretor-presidente da OMS é médico?Não é médico, sabia disso?”.

Auxílio emergencial já chegou a 33 milhões de pessoas

A Caixa Econômica Federal informou na quinta-feira (23) que já realizou o pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para 33,2 milhões de brasileiros. A operação custou R$ 23,5 bilhões. Até as 9h de ontem, o total de cidadãos que haviam se cadastrado para receber o benefício chegava a 45,9 milhões. O Ministério da Cidadania informou que 7 milhões dessas inscrições, realizadas de 11 a 17 de abril, estão sendo avaliadas pela Dataprev e devem ser concluídas até esta sexta-feira (24).

Fies: Câmara aprova suspensão da dívida de estudantes

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta 5ª feira (23.abr.2020) o texto-base do projeto de lei que suspende os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) durante a vigência do estado de calamidade pública decretado por causa da pandemia de covid-19. O texto suspende o pagamento por 2 meses, período prorrogável por mais 2 meses. Os congressistas ainda analisam propostas de modificação ao projeto. A previsão é que a votação do projeto seja retomada na 3ª feira (28.abr.2020). Quando a análise for concluída pelos deputados, a matéria segue para o Senado. A medida alcançará alunos adimplentes ou com atraso de até 6 meses. Deputados de partidos da oposição tentam ampliar a proposta para todos os estudantes que têm o financiamento. O Fies é o programa de financiamento estudantil para cursos no ensino superior em instituições particulares.

Dólar bate novo recorde e fecha acima de R$ 5,52

O dólar fechou acima de 5,50 reais pela primeira vez nesta quinta-feira, batendo recordes históricos pelo segundo dia consecutivo diante do clima de incerteza no mercado doméstico do lado político e econômico. O dólar à vista fechou em alta de 2,19%, a 5,5278 reais na venda, novo recorde histórico nominal e na maior valorização percentual desde o fim de março.