Anvisa aprova primeira marca de autoteste do Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (17) a primeira marca de testes aplicados por leigos, os chamados “autotestes”, do Brasil. O produto foi nomeado de “Novel Coronavírus Autoteste Antígeno”, fabricado pela empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos. O exame funcionará com coleta por meio de bastão (swab) a ser inserido no nariz. O resultado deve sair em 15 minutos. A aprovação pela Anvisa foi feita com um conjunto de recomendações, disponíveis para acesso no site do órgão.

O teste deve ser realizado entre o 1º e 7º dia do início do sintoma, ou 5 dias depois de contato com uma pessoa infectada com o novo coronavírus. O exame não é válido como diagnóstico, como documento para viagens ou para licença do trabalho. A cartilha de orientações da Anvisa também traz informações ilustradas sobre como aplicar o teste e como interpretar seus resultados. Como exigido pela agência, a CPMH disponibilizou um canal de atendimento ao cliente para dúvidas e esclarecimentos (por meio do telefone 0800 940 8883).

Autotestes: Segundo a Anvisa, os autotestes são um procedimento “orientativo”. Eles indicam que alguém pode estar infectado com o novo coronavírus. Contudo, o diagnóstico efetivo só pode ser realizado por um profissional de saúde. A Anvisa explica que o autoteste de covid-19 deve ser usado como triagem, para permitir o auto isolamento precoce e, assim, quebrar a cadeia de transmissão do vírus o mais rápido possível, “mas o diagnóstico depende de confirmação em um serviço de saúde”, alerta a publicação da agência sobre o tema.

Covid-19 : vacinação infantil é mais lenta em estados com IDH menor

O ritmo da vacinação infantil contra covid-19 é mais lento em estados onde o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a esperança de vida ao nascer são menores, apontou uma nota técnica  da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgada ontem (16). Os pesquisadores do Observatório Covid-19 da fundação avaliam que o cruzamento dos indicadores sociodemográficos com a cobertura vacinal de cada estado produz um forte indício de que a vulnerabilidade social determina a aplicação das doses em crianças. Esse cenário de desigualdade entre as unidades da federação acaba por afetar mais os estados em que há maior proporção de crianças na faixa etária que deve ser vacinada, de 5 a 11 anos, acrescentam.

O estudo também mostra que a cobertura vacinal para a primeira dose infantil é menor onde há maior desigualdade de renda, pobreza e internações por condições de saúde que podem ser controladas por acompanhamento na atenção básica. “Entre as Unidades Federativas, apenas sete possuem cobertura de primeira dose maior que a média nacional (21%): Rio Grande do Norte (32,6%), Sergipe (23,9%), Espírito Santo (21,9%), São Paulo (28,1%), Paraná (28,6 %), Rio Grande do Sul (23,2%) e o Distrito Federal (34,6%). O pior desempenho está no Amapá, com apenas 5,3% da população na faixa etária entre 5 e 11 anos vacinada”, diz a nota, que destaca que todos os estados da Região Norte encontram-se abaixo da média nacional. Se consideradas as capitais, a Fiocruz descreve que estão abaixo da marca do país Boa Vista (20,6%), Rio Branco (6,9%), Porto Velho (16%), Teresina (8,4%), João Pessoa (15,8%), Belo Horizonte (18,4%) e Cuiabá (15,7%). Por serem muito destoantes, os percentuais de Macapá (1,6%), Recife (1,9%) e Campo Grande (1,6%) podem indicar inconsistência dos dados disponíveis.

Fake News: Para a Fiocruz, a difusão de notícias falsas tem provocado resistência das famílias sobre a eficácia e segurança da imunização para esta faixa etária, apesar de todas as evidências científicas disponíveis. “A consequência deste processo é a lentidão na cobertura vacinal de primeira dose das crianças. E o contexto não poderia ser mais preocupante: o retorno das atividades escolares presenciais”, afirma o texto. Os pesquisadores ponderam que o movimento antivacina no Brasil tem uma característica diferente de outros locais do mundo, pois levanta dúvidas apenas sobre a vacina contra a covid-19.

“Mais do que nunca, cabe o devido esclarecimento à sociedade civil, com linguagem simples e acessível sobre a importância, efetividade e segurança das vacinas, envolvendo a responsabilidade de todos os níveis de gestão da saúde no país (federal, estadual e municipal)”. O resultado desse cenário em que a desinformação atrasa a imunização é um grupo populacional de crianças desprotegidas, que se torna mais vulnerável à contrair e transmitir a covid-19.

“Além do benefício individual, ressaltamos que, quanto mais crianças vacinadas, maior será a proteção da população como um todo. É importante destacar que a volta às aulas é necessária, mas com a devida proteção às crianças. Somente assim haverá um cenário positivo para iniciar um novo ano letivo, em que todos estejam protegidos, inclusive a população adulta, que volta a trabalhar de forma mais intensa para atender a esta demanda presencial, em serviços como o comércio e o transporte público”, explicaram os pesquisadores.

Covid-19: Brasil registra 27,9 milhões de casos e 641,9 mil mortes

O total de pessoas infectadas pelo coronavírus subiu nesta quinta-feira (17) para 27.937.835. Em 24 horas, foram registrados 131.049 casos de covid-19. Ontem (16), o painel de informações do Ministério da Saúde contabilizava 27.806.786 casos acumulados. A quantidade de casos em acompanhamento está em 2.587.449. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

Já a soma de vidas perdidas para a pandemia foi para 641.902. Em 24 horas, foram confirmadas 1.128 mortes. Ontem, o painel de informações da pasta totalizava 640.774 óbitos. Há ainda 3.119 mortes em investigação, que ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 demanda exames e procedimentos posteriores. Até hoje, 24.708.484 pessoas se recuperaram da doença. O número corresponde a 88,4% dos infectados desde o início da pandemia.

Covid-19
Covid-19 – Ministério da Saúde
.

Estados

Segundo o balanço do ministério, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (162.517), Rio de Janeiro (71.074), Minas Gerais (58.744), Paraná (41.927) e Rio Grande do Sul (37.784). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.940), Amapá (2.095), Roraima (2.122), Tocantins (4.074) e Sergipe (6.197).

SC: Estado confirma 1.569.584 casos, 1.512.883 recuperados e 21.125 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.569.584 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 1.512.883 se recuperaram e 35.576 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 17. A Covid-19 causou 21.125 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,35%.

Há 30 óbitos a mais na comparação com o boletim anterior. O total de confirmados aumentou 6.171, enquanto 6.485 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas. O número de casos ativos registrou uma redução de 344.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 17
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja casos ativos em 287 municípios. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 921 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Serra (906) e Xanxerê (744). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (211), Laguna (314) e Carbonífera (348).

Atualmente, há 1.038 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 851 estão ocupados, sendo 265 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 82%.

SC registra queda de granizo; a previsão já indicava temporais nesta quinta

A quinta-feira (17) foi marcada por mudança de tempo e granizo. A previsão já indicava que haveria temporais até o fim do dia. Na serra catarinense, em Urupema, por volta de 12h30, houve registro de queda de granizo. Às 14h47, não havia bloqueios nas estradas da região por causa do fenômeno, informaram a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Granizo em Urupema – Defesa Civil

Também houve granizo em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, Até o final do dia, a chuva chegou as regiões do Baixo Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte. Em Mafra a chuva chegou por volta das 17h20 e com ela o granizo, que fez estragos em vários bairros da cidade.

Foto: Granizo em Mafra – RNC

Obras de esgotamento sanitário seguem em Mafra

O projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário em Mafra segue a todo o vapor, com as obras acontecendo nesta semana, na Rua Ferroviário José Bergamini, ao lado da linha férrea, na Vila Argentina, que faz parte da Bacia 4. A quadra por onde iniciou a retomada do esgotamento, na Rua Pasteur, está na fase de assentamento dos ramais, após ter concluída a rede no  eixo central,  no sentido da extensão da via.

As obras contam com investimentos no valor de R$ 10.040.214,97, oriundos 56% do Orçamento Geral da União (OGU) e 44% da CASAN. A empresa responsável pela retomada dos trabalhos de Esgotamento Sanitário em Mafra é a Construtora CFO Ltda, que deverá realizar a conclusão das redes de coleta referentes à área da bacia 4. Segundo a responsável pela obra em Mafra, Engenheira Civil Yuri Noemi Sadoyama Lenzi, “o Esgotamento Sanitário veio para exercer um papel importante na promoção do desenvolvimento na região. Contando com aproximadamente 16 km de rede coletora, as obras de saneamento irão promover a saúde, evitando doenças e contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos moradores”.

Paraná registra mais 11.561 mil casos de Covid-19 e 48 óbitos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou nesta quinta-feira (17) mais 11.561 casos de Covid-19 e 48 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Esses números não representam necessariamente a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.233.073 casos e 41.698 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de fevereiro (10.403) e janeiro (1.107) de 2022; dezembro (1), novembro (3), outubro (2), setembro (2), julho (4), junho (4), maio (1), abril (3), março (4), fevereiro (3) e janeiro (6) de 2021; dezembro (5), outubro (8), agosto (2) e julho (3) de 2020. Os óbitos são de fevereiro (44) e janeiro (2) de 2022; março (2) de 2021.

INTERNADOS – 173 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (73 em UTI e 100 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.195 pacientes internados, 468 em leitos UTI e 727 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 48 pacientes. São 19 mulheres e 29 homens, com idades que variam entre 24 e 92 anos. Os óbitos ocorreram entre 3 de março de 2021 e 17 de fevereiro de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em Sarandi (5), São José dos Pinhais (4), Londrina (4), Ponta Grossa (2), Foz do Iguaçu (2), Arapongas (2) e Almirante Tamandaré (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Tupãssi, Sulina, Santa Mariana, Santa Cecília do Pavão, Rolândia, Ribeirão do Pinhal, Primeiro de Maio, Pato Branco, Palmas, Munhoz de Melo, Maringá, Marialva, Jaguariaíva, Jacarezinho, Ivaí, Ivaté, Guaraci, Fênix, Fazenda Rio Grande, Curitiba, Coronel Vivida, Cornélio Procópio, Cascavel, Carambeí, Campo Mourão, Bom Sucesso do Sul e Abatiá.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 10.300 casos de não residentes no Estado – 229 pessoas foram a óbito.

Consulte o informe completo clicando aqui.

Mais 56 casos e dez óbitos por H3N2 são confirmados no Paraná

A secretaria estadual da Saúde confirmou mais 56 casos e dez óbitos em decorrência da H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas nesta quarta-feira (16) por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL).

A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e, desde dezembro, já foram registrados 2.037 casos e  98 mortes em 231 municípios paranaenses. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. O Estado não registrava tantos casos neste período desde o início do monitoramento dos casos da Influenza A (H3) pela Secretaria da Saúde, em 2016.

Os novos óbitos foram registrados em Assis Chateaubriand (1), Bandeirantes (1), Centenário do Sul (1), Colombo (1), Fazenda Rio Grande (1), Ibaiti (1), Ipiranga (1), Laranjeiras do Sul (1), Paranaguá (1) e São José dos Pinhais (1). São cinco mulheres e cinco homens, com idades entre 40 e 86 anos. As mortes ocorreram entre os dias 6 de janeiro e 12 de fevereiro.

DIAGNÓSTICO – Atualmente, os diagnósticos de Influenza são realizados nos serviços de saúde, após procura por atendimento, e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. Já com relação a nominação da cepa do vírus, a confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Confira os municípios.

Petrópolis: Caixa anuncia caminhão-agência e saque calamidade do FGTS

A Caixa anunciou ontem (17) medidas de apoio a moradores de Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, atingida por fortes chuvas nos últimos dias. O banco determinou o envio de um caminhão-agência e equipe de especialistas nas áreas de Habitação, Governo e FGTS para atender a população e prestar apoio técnico à prefeitura.

Dentre as medidas, estão a liberação do Saque Calamidade do FGTS aos moradores das regiões atingidas, condições especiais para pagamento de financiamentos habitacionais, análise facilitada para acionamento de seguros da Caixa Seguridade, pausa em financiamentos para hospitais, além de identificação de empreendimentos e obras públicas em situação crítica, para atuação dos poderes públicos.

Saque do FGTS: Parte dos moradores de Petrópolis já está habilitada a solicitar o Saque Calamidade do FGTS, até 2 de maio. Os moradores das novas áreas afetadas, conforme endereços a serem identificados pela Defesa Civil municipal, poderão também solicitar o saque. O banco informou que auxiliará o município no envio de toda a documentação necessária para a habilitação “tempestiva” do Saque Calamidade do FGTS.

Caminhão-agência: Segundo o banco, a data de chegada do caminhão-agência depende das condições de acesso ao local. A unidade móvel de atendimento funcionará das 8h às 16h. O caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, como atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil, do abono salarial e do FGTS. A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado no veículo.

Contratos Habitacionais: A Caixa informou ainda que possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação. Também será possível incorporar as prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas. O banco disse ainda que dará suporte aos clientes para acionamento de seguro habitacional e procedimentos para pagamento de indenizações, de forma imediata.

Habitação Social: Segundo o banco, serão enviadas equipes de arquitetos, engenheiros e técnicos à região para prestar o apoio necessário às habitações sociais atingidas e adoção de medidas necessárias. De acordo com a Caixa, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Petrópolis terá apoio técnico  para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde e escolas, dentre outras.

Petrópolis: cemitério improvisa covas para receber vítimas da chuva

Um mutirão foi montado no Cemitério Municipal de Petrópolis para receber as mais de 100 vítimas da chuva. Na parte alta, onde antes havia um capinzal, vários homens ajeitam o terreno e cavam às pressas novas covas na terra. O movimento no local, que pela manhã era tranquilo, foi se intensificando a partir da tarde desta quinta-feira (17), com um sepultamento ocorrendo atrás do outro. Por causa do local íngreme onde estão sendo cavadas as novas sepulturas, os caixões têm que ser levados nos ombros por familiares e amigos das vítimas.

Segundo um funcionário do local, só hoje foram abertas 24 covas. Uma das vítimas enterrada hoje foi Zilmar Ramos, que morreu dentro de um ônibus tragado pela força das águas na tarde de terça-feira (15), segundo conta a filha, Vitória Ramos Alves. “Ela estava indo buscar a minha irmã, com desespero de não saber [notícias]. Foi a última vez que a gente conseguiu falar com ela. Não deu tempo de sair, quando o ônibus caiu. Ela era uma força da natureza. Ninguém parava ela. Ela abraçava e defendia todos”.

Vítima do desabamento causado pelas fortes chuvas, Débora Linstenberg, 22 anos, morreu ao lado dos dois filhos pequenos, Gustavo, 5 anos, e Heloise, 2 anos e meio. Os três foram sepultados juntos. “Ela estava em casa com as crianças quando veio a chuva. Infelizmente não teve como socorrer eles. É uma dor que não tem palavras, perder nossos entes, nossas criancinhas. É muito triste. Só Jesus”, relatou Gerson da Silva Souza, que era cunhado de Débora. Além das mais de 100 mortes registradas pelas autoridades locais, a Polícia Civil contabiliza ainda 134 pessoas desaparecidas na cidade.

Ataque às eleições é estratégia autoritária, diz Barroso ao deixar TSE

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), presidiu hoje (17) a última sessão plenária de seu mandato à frente da Justiça Eleitoral. Em discurso de despedida, o ministro fez um balanço de sua gestão e reafirmou que ataques recentes ao processo eleitoral replicam táticas autoritárias que visam enfraquecer a democracia brasileira. Barroso encerra no fim do mês sua passagem de quatro anos pelo TSE. Na presidência, ele será substituído pelo atual vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin, que deverá assumir o comando da Justiça Eleitoral em 22 de fevereiro. Alexandre de Moraes será o novo vice.

“Parte da estratégia mundial de ataque à democracia é procurar minar a credibilidade do processo eleitoral, abrindo caminho para a quebra da institucionalidade. Acusar inverazmente a ocorrência de fraude nas urnas eletrônicas é prática grave e inaceitável”, disse Barroso em sua última manifestação no plenário do TSE. O ministro acrescentou que “uma das estratégias das vocações autoritárias em diferentes partes do mundo é procurar desacreditar o processo eleitoral, fazendo acusações falsas e propagando o discurso de que ‘se eu não ganhar houve fraude’”. Ele citou como exemplo o ocorrido nos Estados Unidos, em 2020, em que o candidato Donald Trump acusou fraudes depois não aceitas pela Justiça. Barroso disse haver hoje tentativas “de repetição mambembe” do comportamento do norte-americano.

Barroso lembrou de julgamento recente em que o TSE cassou o mandato de um deputado estadual paranaense que, em transmissão ao vivo no dia da votação em 2018, acusou sem provas a ocorrência de fraude nas urnas. Com o julgamento, ocorrido outubro do ano passado, a Justiça Eleitoral estabeleceu precedente para as eleições deste ano. “O Tribunal considerou, também, que a acusação falsa formulada por candidato, e disseminada em redes sociais no dia das eleições, de que as urnas estavam fraudadas configura abuso de poder político e uso indevido de meio de comunicação ensejando a cassação de mandato”, frisou Barroso. Ele destacou também que o tribunal reconheceu que a prática de “rachadinha” – crime no qual um parlamentar fica com parte do salário dos funcionários de seu gabinete – como ato de improbidade administrativa que resulta em indeferimento de candidatura.

O ministro defendeu ainda o sigilo de informações sensíveis ligadas à estrutura de Tecnologia da Informação do TSE, que disse não poderem ser vazadas. “Onde não há boa-fé não há salvação”, afirmou. “Sobretudo em matéria de cybersegurança, o sigilo é imprescindível por motivos óbvios. Ninguém fornece informações que possam facilitar ataques, invasões e outros comportamentos delituosos. Tudo é transparente, mas sem ingenuidades”, acrescentou. O ministro voltou a defender a suspensão de mídias sociais, incluindo aplicativos de mensagens instantâneas, que “aceitam com naturalidade apologia ao nazismo, ao terrorismo, ameaças a agentes públicos e ataques à democracia, sem qualquer controle de comportamentos coordenados inautênticos e a condutas criminosas”.

“A liberdade de expressão é muito importante e precisa ser protegida. Inclusive contra os que a utilizam para destruí-la, juntamente com a destruição da democracia”, disse Barroso. Sem citar nomes, o ministro enumerou atos de ameaça às instituições brasileiras, a maior parte dos quais são alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), como as manifestações em frente ao QG do Exército, em Brasília, que pediram a volta da ditadura militar e o fechamento do Congresso e do STF. “Aqui no Tribunal Superior Eleitoral procuramos fazer a nossa parte na resistência aos ataques à democracia”, afirmou Barroso, mencionando em seguida as investigações abertas por motivação do TSE, entre as quais o inquérito das milícias digitais, no qual a Polícia Federal disse ter identificado a existência de uma estrutura profissional montada para disseminar notícias falsas, com a participação de agentes públicos.

STF mantém restrições às propagandas eleitorais pagas em jornais

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (17), por maioria, manter as limitações impostas pela legislação às propagandas eleitorais pagas nos jornais, sejam eles impressos ou em suas versões online. O julgamento começou na semana passada e foi retomado nesta quinta-feira com o voto do ministro Dias Toffoli, que se posicionou contrário à retirada das restrições. Votaram nesse sentido também Nunes Marques, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, somando seis votos a favor das limitações. Ficaram vencidos no julgamento os ministros Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Cármen Lúcia. Para essa corrente, as limitações às propagandas em jornais se tornaram inconstitucionais diante das imensas mudanças no panorama midiático desde que foram criadas.

Gilmar Mendes envia à Justiça Federal ação contra chefe da Palmares

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (17) tirar da Justiça do Trabalho e enviar para a Justiça Federal uma ação civil pública contra o presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo. O ministro manteve, contudo, a medida cautelar que afastou Camargo da gestão de recursos humanos da fundação. Na ação, o gestor foi acusado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) de assédio moral contra servidores e colaboradores. Ao determinar a Justiça Federal como competente para julgar a ação, Mendes acolheu argumentos da própria Fundação Palmares. Para o órgão, o Supremo já assentou a incompetência da Justiça do Trabalho para processar e julgar causas entre o Poder Público e servidores.

O ministro entendeu que, apesar de ter como escopo questões ligadas ao mundo do trabalho, a ação visa contestar atos administrativos e afastar Camargo do comando da Palmares, questão que atraem a competência a Justiça Federal. Mendes afirmou, porém, que a gravidade dos fatos que levaram à concessão da medida cautelar justificam a manutenção da medida. “Declarações públicas recentes do presidente da Fundação Palmares reforçam a sua inclinação à prática de atos discriminatórios motivados por perseguição, racismo e estigmatização social”, escreveu o ministro. Em sua conta no Twitter, Camargo comentou a decisão de Gilmar Mendes. “A ação por assédio moral saiu da Justiça do Trabalho e foi remetida para a Justiça Federal, na qual deveria estar desde o começo. Provaremos que as acusações são narrativas criadas por ‘direitistas’ que tive a infelicidade de nomear em conluio com militantes de esquerda”, escreveu.

Fórmula 1: Ferrari apresenta carro para a temporada 2022

A Ferrari espera voltar a ser competitiva na Fórmula 1 em 2022 com o novo carro SF-75, apresentado nesta quinta-feira (17), carregando o peso da história e da expectativa para a equipe mais antiga e bem-sucedida do esporte. A equipe de Maranello competiu em todas as temporadas da Fórmula 1 desde que o campeonato foi fundado em 1950.

Imagem: Ferrari – Divulgação

No ano passado, a equipe, apesar de se recuperar de um sombrio 2020 para ficar em terceiro na classificação de construtores, terminou sem nenhuma vitória pela segunda temporada consecutiva. “Nosso objetivo para 2022 certamente é voltar a ser competitivo, e ser competitivo significa ser capaz de vencer corridas”, disse o chefe da equipe, Mattia Binotto, a repórteres após o lançamento do carro nesta quinta-feira.

Foto: Ferrari – Divulgação

“É assim que vemos no momento e acho que ficaremos muito felizes se estivermos nessa posição”, afirmou. A Fórmula 1 está introduzindo sua maior mudança de regras em décadas, com carros com aerodinâmica revisada e rodas maiores de 18 polegadas destinadas a melhorar o espetáculo das corridas.

Foto: Ferrari – Divulgação

São Paulo fica no zero com a Inter de Limeira no Campeonato Paulista

O São Paulo decepcionou os pouco mais de 15 mil torcedores que foram ao Morumbi nesta quinta-feira (17). O Tricolor pressionou, desperdiçou várias oportunidades e ficou no zero com a Inter de Limeira, pela sétima rodada do Campeonato Paulista. O próximo compromisso do São Paulo é o clássico diante do Santos, às 18h30 (horário de Brasília) de domingo (20), na Vila Belmiro, em Santos (SP). No mesmo dia, às 20h30, a Inter recebe a Ferroviária no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP).

Paulistão: Mirassol vence e deixa Santos sob pressão para clássico

O Mirassol superou o Santos pelo Campeonato Paulista. Nesta quinta-feira (17), o Leão da Alta Araraquarense fez 3 a 2 no Peixe no estádio José Maria de Campos Maia (Maião), pela sétima rodada do Estadual. As equipes voltam a campo no domingo (20). Mirassol e Água Santa se enfrentam às 11h (horário de Brasília), no estádio Distrital do Inamar, em Diadema. Às 18h30, o Santos faz o clássico com o São Paulo na Vila Belmiro, em Santos (SP). Por fim, às 20h30, o Bragantino visita o Novorizontino no estádio Jorge Ismael de Biasi (Jorjão), em Novo Horizonte (SP).

Vasco derrota Bangu no Campeonato Carioca

O Vasco derrotou o Bangu por 2 a 0, nesta quinta-feira (17) no estádio de São Januário, e se manteve na terceira posição da classificação da Taça Guanabara do Campeonato Brasileiro (com 16 pontos conquistados). O Vasco volta a jogar pela competição no domingo (20), contra o Audax no estádio Raulino de Oliveira, enquanto o Bangu pega o Nova Iguaçu no mesmo dia.

Botafogo vence o Resende por 2 a 1

Em partida realizada mais cedo nesta quinta, no estádio Nilton Santos, o Botafogo bateu o Resende por 2 a 1, graças a gols de Matheus Nascimento e Erison (em cobrança de pênalti), enquanto Jeffinho descontou para os visitantes.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495