Teich pede demissão e deixa o Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Nelson Teich, deixou o cargo nesta sexta-feira (15), antes de completar um mês à frente da pasta. Em nota, a pasta informou que ele pediu demissão. Teich tomou posse em 17 de abril. Essa é a segunda saída de um ministro da Saúde em meio à pandemia do coronavírus. Teich havia substituído Luiz Henrique Mandetta. eich foi chamado para uma reunião no Palácio do Planalto nesta manhã. Ele esteve com Bolsonaro e depois voltou para o prédio do Ministério da Saúde. A demissão foi anunciada logo depois. O secretário-executivo, General Eduardo Pazuello é o mais cotado para ser seu substituto.

OMS: coronavírus pode nunca desaparecer

O coronavírus “pode ​​nunca desaparecer”, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS), falando em uma conferência online na quarta-feira (13), o diretor de emergências da OMS, Mike Ryan, colocou-se contra a tentativa de prever quando o vírus desaparecerá. Ele acrescentou que, mesmo que seja encontrada uma vacina, o controle do vírus exigirá um “grande esforço”. Quase 300 mil pessoas em todo o mundo já morreram por causa do coronavírus. Mais de 4,3 milhões de casos foram registrados. A ONU, por sua vez, alertou que a pandemia está causando sofrimento generalizado e problemas de saúde mental, particularmente em países onde há falta de investimento nessa área. O órgão instou que governos incluam considerações sobre saúde mental como parte de sua resposta geral à crise.

Vacina contra coronavírus é possível em cerca de um ano, diz agência da UE

Uma vacina contra o novo coronavírus poderia ser aprovada em cerca de um ano sendo “otimista”, disse uma agência que aprova remédios para a União Europeia nesta quinta-feira (14). Enquanto o mundo corre para desenvolver uma vacina, a UE, atingida duramente pela Covid-19, teme não possuir suprimentos suficientes, especialmente se uma vacina for desenvolvida nos Estados Unidos ou na China. A Agência Europeia de Remédios (EMA), que se comunica com 33 desenvolvedores, está fazendo tudo o que pode para acelerar o processo de aprovação, disse o chefe de vacinas da EMA, Marco Cavaleri, mas ele duvida das afirmações de que uma pode estar pronta em setembro. “Para vacinas, como o desenvolvimento teve que começar do zero… podemos pensar, sendo otimistas, em um ano a partir de agora, então no início de 2021”, disse ele aos jornalistas.

2ª parcela do auxílio será paga a partir de segunda-feira

A segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 será paga a partir da próxima segunda-feira (18), segundo anuncio do presidente da Caixa, Pedro Guimarães, nesta quinta (14). O calendário completo será divulgado nesta sexta (15), às 15h.

Bolsonaro veta auxílio emergencial em dobro para homens solteiros chefes de família

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, o projeto de lei que amplia a lista de beneficiários do auxílio emergencial, também conhecido como coronavoucher. O chefe do Executivo federal vetou trecho que permitia que homens solteiros chefes de família ganhassem o benefício em dobro. Pela lei atual, só mulheres que chefiam famílias podem receber R$ 1.200. Ele, no entanto, manteve a inclusão na lista de pessoas que têm direito as mães adolescentes, menores de 18 anos. Bolsonaro retirou do texto a menção a profissões específicas que poderiam ser beneficiadas com o auxílio, como motoristas de aplicativos e pescadores artesanais. Também foi barrado o acúmulo do benefício com o Bolsa Família. O beneficiário terá de escolher 1 dos 2.

Câmara aprova restrição a despejo de imóvel na pandemia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (14) projeto que cria um regime jurídico especial durante a pandemia de Covid-19. Entre as medidas adotadas está a restrição ao despejo de imóvel durante o período. O texto volta ao Senado. A matéria é de autoria do Senador Anastasia (PSD-MG).

Brasil registra 31.790 profissionais de saúde com Covid-19

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (14) que 31.790 profissionais da saúde foram infectados pelo coronavírus no país. Ao todo, são 199.768 suspeitos da doença na área. Destes, 53.677 já foram descartados e 114.301 ainda estão sendo investigados.

Número de mortos pela Covid-19 passa de 300 mil

O número de mortes causadas pela Covid-19 em todo o mundo passou de 300 mil nesta quinta-feira (14). Com 85.066 mortes, os Estados Unidos lideram a lista. Reino Unido, com 33.692, e Itália, que registra 31.368 óbitos, aparecem na sequência.

SC tem 4.332 casos e 78 mortes, alta de 512 casos e cinco mortes em 24h

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, confirmou que Santa Catarina já tem 4.332 casos e 78 mortes pelo novo coronavírus. A atualização foi feita durante pronunciamento, no início da noite desta quinta-feira (14). Os novos números significam alta de 512 casos e cinco mortes em 24 horas. A taxa de letalidade está em 1,8%, o que deixa o governo tranquilo, segundo a pasta. Também são 2.333 pacientes recuperados, enquanto outros 1.921 são caracterizados como ativos.

Paraná tem 2.063 casos confirmados, 119 mortes e 1.449 pessoas estão curados

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) confirmou nesta quinta-feira (14) o registro de 69 novos casos de coronavírus e mais duas mortes. De acordo com novo o boletim, o estado soma 2.063 casos e 119 mortes por covid-19. Deste total, 1.449 pessoas já venceram a doença.

Ibope começa testagem em massa para Covid-19

O Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) começou nesta 5ª feira (14.mai.2020) a testagem em massa para Covid-19 anunciada pelo governo federal. Serão realizados 250 exames nas 133 cidades participantes em cada uma das 3 etapas do estudo. No total, 99.750 pessoas serão testadas. As equipes visitam os domicílios, conduzem 1 questionário sobre sintomas e doenças preexistentes e realizam o teste rápido para diagnosticar a doença.

AGU contradiz Bolsonaro e diz que presidente citou ‘PF’ e ‘família’

O presidente Jair Bolsonaro mencionou as palavras ‘família’ e ‘PF’ na reunião ministerial de 22 de abril, informou a Advocacia-Geral da União (AGU) na noite desta quinta-feira (14). A declaração, feita ao Supremo Tribunal Federal (STF), contradiz o presidente Bolsonaro. A AGU pediu ao Supremo o levantamento do sigilo apenas das declarações do presidente na reunião, que estão sendo investigadas em inquérito. A decisão final será do relator do caso, ministro Celso de Mello.

Defesa de Moro diz que transcrição de vídeo omite trechos relevantes

O advogado do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, Rodrigo Sanchéz Rios, pontuou em nota que a transcrição parcial do vídeo da reunião entre o presidente Jair Bolsonaro e ministros no último dia 22 de abril busca “apenas reforçar a tese da defesa do presidente, mas reforça a necessidade urgente de liberação do vídeo na íntegra”. O defensor pontuou que a transcrição omite trechos e contextos relevantes “para a adequada compreensão do que ocorreu na reunião”. “Inclusive, na parte da ‘segurança do RJ’, do trecho imediatamente precedente”, ressaltou. Ele se refere a um dos trechos que está na petição enviada pela AGU ao Supremo Tribunal Federal (STF) no qual o presidente fala em “trocar gente da segurança” do Rio de Janeiro.

Aras diz ao STF que só trechos sobre PF devem ser divulgados

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou nesta 5ª feira (14.mai.2020) ao Supremo Tribunal Federal manifestação defendendo que só trechos sobre a PF (Polícia Federal) do vídeo da reunião ministerial sejam divulgados. O relator do caso no Supremo é o ministro Celso de Mello. Na 3ª feira, o decano do STF solicitou que Moro, AGU e PGR (Procuradoria Geral da República) opinassem sobre quebrar ou não o sigilo da gravação da reunião ministerial de 22 de abril. Em depoimento, o ex-ministro da Justiça Sergio Moro acusa o presidente Jair Bolsonaro de ter sinalizado, durante o encontro, sua intenção de interferir politicamente na Polícia Federal.

Hackers acessam sistema do Exército e vazam supostos exames de Bolsonaro

Um grupo de hackers invadiu o sistema de informações do Exército e divulgou na internet quatro exames médicos feitos pelo presidente Jair Bolsonaro no Hospital das Forças Armadas entre junho de 2019 e janeiro de 2020. Em todos esses testes, o mandatário se identificou com seu nome de batismo, ao contrário do que fez com os exames para covid-19, quando alega ter usado pseudônimos. Os resultados entregues ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 12, deram negativo para a doença. A informação do ataque cibernético foi publicada pelo site da revista Época na tarde desta quinta-feira, 14, e confirmada pelo Estadão. O Exército ainda está avaliando a dimensão do problema.

PF conclui que Adélio agiu sozinho em ataque a Bolsonaro

A Polícia Federal concluiu que não houve mandante no ataque contra o presidente Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG) durante a campanha eleitoral, em setembro de 2018. O segundo inquérito sobre o caso foi entregue nesta quarta-feira, 13, à Justiça Federal. Para o delegado Rodrigo Morais, está provado que Adélio Bispo de Oliveira agiu sozinho e por iniciativa própria, sem apoio de terceiros. “O que a investigação comprovou foi que o perpetrador, de modo inédito, atentou contra a vida de um então candidato à Presidência da República, com o claro propósito de tirar-lhe a vida”, destaca o delegado no inquérito. De acordo com o inquérito, não ficaram provadas participações de outras pessoas, partidos ou agremiações partidárias, facções criminosas, grupos terroristas ou paramilitares em nenhum momento

Trump critica China por coronavírus e diz estar “muito decepcionado”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira que está muito decepcionado com a China pelo que afirma ser a incapacidade do país asiático de conter o novo coronavírus, acrescentando que a pandemia mundial ofuscou o acordo comercial entre os dois países.

Portugal inicia desconfinamento ‘preocupado’

Portugal, país que se destacou pela disciplina na quarentena, agora terá de lidar com o processo de “desconfinamento”. O desafio é reativar a economia e a rotina dos portugueses sem provocar uma nova onda de transmissão do novo coronavírus. Por isso, o país aposta novamente na cautela. O Estado de Emergência não vigora desde o dia 2 de maio, mas deu lugar ao Estado de Calamidade, para que o governo possa “puxar o freio”, caso a situação volte a piorar. No mais recente levantamento divulgado pelo ministério da Saúde, o país registrou um total de 1.163 mortes e 27.913 casos de covid-19. O aumento diário no número de casos mantém-se a valores baixos. Entre segunda (11) e terça-feira (12) foi de 0,8%.

Pentágono divulga relatório sobre OVNIs

O Pentágono divulgou nesta quinta-feira, 14, um relatório que detalha os encontros entre aviões militares dos Estados Unidos com “fenômenos aéreos não identificados”. Há menos de um mês, o governo americano retirou o sigilo de três vídeos que mostram a proximidade dos pilotos aos objetos voadores. Em nenhum momento, porém, o relatório menciona que os objetos possam ser de origem extraterrestre. A suspeita mais forte está na criatividade da Rússia e da China em criar artefatos para a espionagem. O Pentágono lançou um programa para investigar os encontros com os Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) entre os anos de 2007 e 2012. Após o programa ter sido descontinuado e o público conhecer sua existência, a CNN entrevistou Luiz Elizondo, o ex-chefe da operação, que disse acreditar que “há evidência que talvez nós não estamos sozinhos”. “Essas aeronaves mostram características que os nem os Estados Unidos nem outros países possuem em seus inventários, pelo que sabemos”, afirmou.

ESPORTES

Corinthians contrata jovem atacante do São Paulo

O Corinthians acertou nesta quinta-feira (14) a contratação do atacante Leo Natel, 23 anos. Revelado pelo São Paulo, o atleta assinou um pré-contrato e se apresenta em julho na nova equipe. A transferência sairá sem custos, uma vez que o contrato do jogador termina em 30 de junho.

Itália: clubes ameaçam boicote aos treinos

Nove dos 20 clubes que disputam a Série A, ameaçam boicotar o retorno aos treinos em conjunto, previsto para próxima segunda-feira, se o protocolo médico não for alterado. Por enquanto, vale a medida que impõe a quarentena obrigatória de toda a equipe, por um período de 15 dias, caso seja detectado um caso positivo a Covid-19 entre jogadores e staff. Inter de Milão, Milan, Napoli, Fiorentina, Cagliari, Verona, Atalanta, Sampdoria e Genoa são os clubes que ameaçam boicotar o retorno aos treinos. Os clubes desejam que seja implementado o modelo seguido pela Bundesliga, que prevê somente o isolamento do elemento que acuse positivo.

CEO de Tóquio 2020 admite que Olimpíadas podem “não ser convencionais”

Em conferência realizada na manhã desta sexta-feira, Toshiro Muto, CEO do Comitê Organizador de Tóquio 2020, enfatizou que seguem adiante os trabalhos para a realização das Olimpíadas no ano que vem. O dirigente, no entanto, reconheceu que a edição do evento pode “não ser convencional” em relação aos demais realizados em virtude da diminuição de custos e de possíveis medidas anti-coronavírus a serem adotadas, acarretando assim mudanças nos padrões habituais dos Jogos. O dirigente, entretanto, se apressou em dizer que ainda não sabem exatamente quais medidas anti-coronavírus precisarão ser tomadas, pois é necessário dimensionar o efeito que pandemia deixará no mundo no ano que vem.