Inflação oficial fecha 2019 em 4,31% e fica acima do centro da meta

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do Brasil, fechou 2019 em 4,31%, ultrapassando o centro da meta para o ano, que era de 4,25%. Em 2018, o índice ficou em 3,75%. Trata-se da maior inflação anual desde 2016, quando o índice ficou em 6,29%, segundo divulgou o IBGE nesta sexta-feira (10). Em dezembro, o IPCA acelerou para 1,15%, após ter registrado taxa de 0,51% em novembro, segundo divulgou nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do maior resultado para um mês de dezembro desde 2002, quando o IPCA ficou em 2,10%.

 Servidores federais falam em greve geral em março

Como parte de mobilização para nova campanha salarial, lideranças sindicais já falam em greve no dia 18 de março. Em reunião nesta quinta-feira, os sindicalistas incluíram na agenda de mobilização o início de debate sobre uma “radicalização” para se contrapor ao que classificam de “ataques dos governos ao funcionalismo público”. A entidade indicou 18 de março como dia para uma eventual paralisação.

MG: laudo diz que cerveja causou doença misteriosa

Um laudo da perícia criminal da Polícia Civil aponta a contaminação de duas amostras da marca Belorizontina, da cervejaria Backer, com a substância dietilenoglicol. Nesta quinta-feira (9), policiais e peritos foram até a fábrica da cervejaria para investigar possível contaminação. Oito casos de pessoas que apresentaram sintomas e quadros clínicos semelhantes são investigados. A cervejaria Backer informou que vai retirar de circulação o lote de cervejas da marca apontados pela polícia.

Produção industrial tem queda de 1,2% em novembro, diz IBGE

A produção industrial no Brasil recuou 1,2% em novembro em comparação a outubro, quebrando a sequência de altas dos três meses anteriores. O resultado divulgado pelo IBGE traz o pior dado para novembro desde 2015. De janeiro a novembro, o índice acumulou queda de 1,1%; em 12 meses, recuou 1,3%.

Bolsa cai pela quinta vez consecutiva e já acumula queda de 1,5% na semana

Tendo como pano de fundo a menor tensão entre Estados Unidos e Irã, as bolsas internacionais voltaram a ter um dia positivo, com recordes nos mercados europeu e americano. Por aqui, porém, o Ibovespa não seguiu o ritmo externo e caiu 0,26% encerrando o pregão desta quinta-feira (09) em 115.946 pontos. Com isso, o índice chegou a cinco sessões consecutivas de queda, o que não ocorria desde de março de 2019.

Dólar tem maior alta em 2 meses e fecha na máxima em 3 semanas com exterior e ajustes

O dólar fechou esta quinta-feira com a maior alta em dois meses frente ao real, para o patamar mais alto em três semanas, puxado por mais um dia de força da moeda norte-americana em todo o mundo, movimento que tem marcado este começo de 2020. O aumento das tensões entre Estados Unidos e Irã deu o argumento para investidores retomarem compras defensivas de dólares, depois de a moeda ter recuado em dezembro. Segundo Bruno Marques, gestor dos fundos multimercados da XP Asset, o real pode estar “levemente pior” que alguns pares emergentes, mas de maneira geral tem acompanhado seus rivais.

Gigante dos patinetes encerra operação no Brasil

A jornada por terras brasileiras da Lime, gigante dos patinetes, foi curta. A empresa anunciou nesta quinta, 9, a saída de São Paulo e Rio de Janeiro após apenas seis meses de operação nas cidades. O movimento da empresa faz parte de um esforço global para sair do vermelho – analistas estimam que a empresa teve prejuízo de US$ 300 milhões em 2019.

Para os EUA, Irã pode ter derrubado avião por engano

Um avião de passageiros da Ucrânia que caiu no Irã matando todas as 176 pessoas a bordo provavelmente foi derrubado acidentalmente pelas defesas aéreas iranianas, disseram autoridades norte-americanas nesta quinta-feira. Uma autoridade dos EUA disse que os satélites do país detectaram o lançamento de dois mísseis pouco antes da queda do avião, seguido por evidências de uma explosão.

Irã fala em ‘encenação suspeita’ após acusações

O Irã rebateu na noite de quinta-feira (9) as acusações feitas pelo primeiro-ministro Justin Trudeau. O canadense disse que o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, que caiu na véspera perto de Teerã matando as 176 pessoas a bordo, “foi derrubado por um míssil terra-ar iraniano”. Teerã referiu-se à declaração de vários líderes ocidentais como uma “encenação suspeita” e convidou a Boeing a participar das investigações sobre o acidente. O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse ter informações de várias fontes de Inteligência que sugerem que o Boeing 737 da Ukraine Airlines, que caiu na véspera perto de Teerã, matando as 176 pessoas que estavam a bordo, foi “derrubado por um míssil terra-ar iraniano”.

Foguete cai próximo a base iraquiana que abriga dos forças dos EUA

Um foguete caiu nesta quinta-feira na área de Fadhlan, no distrito de Dujail, na província de Salahuddin, no norte do Iraque, afirmaram fontes policiais. A área fica próxima à base aérea de Balad, que abriga tropas dos Estados Unidos. A origem do foguete é desconhecida, informaram as fontes. Não houve vítimas.

Câmara dos EUA limita poder de Trump contra o Irã

A Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou uma resolução nesta quinta-feira para limitar a capacidade do presidente norte-americano, Donald Trump, de se envolver em um conflito militar com o Irã, dias depois de ele ordenar um ataque com drone que matou o principal comandante iraniano. A votação, que ainda continua, tem refletido o tamanho das bancadas dos partidos republicano e democrata na Casa e o Congresso altamente dividido. Os democratas acusam Trump de agir de forma imprudente. Já os republicanos apoiam enfaticamente o presidente, que é do mesmo partido.

Deputados britânicos dão histórica aprovação ao Brexit

Os parlamentares britânicos deram sua aprovação final ao texto que permitirá ao Reino Unido começar a deixar a União Europeia em 31 de janeiro em uma votação histórica, após três anos e meio de crise. O texto será agora encaminhado para votação final na Câmara dos Lordes e depois enviado para receber a assinatura da rainha, na próxima semana.

FUTEBOL

Na reedição da final da Copa de 94, Veteranos da Itália vencem o Brasil em amistoso

A noite desta quinta-feira foi de saudade no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Relembrando a decisão da Copa do Mundo de 1994, que aconteceu nos Estados Unidos, onde o Brasil se sagrou tetracampeão após vencer a Itália nos pênaltis. Os agora veteranos, ‘lendas’, das duas seleções se reencontraram em jogo festivo, cercado de boas recordações. Dentro de campo, porém, o placar foi diferente do que aconteceu há mais de 25 anos atrás. Com gol de Massaro, já perto do fim, os italianos ‘deram o troco’ e venceram a seleção canarinho pelo placar mínimo. As mais de 25 mil pessoas que compareceram ao PV, sem dúvidas, presenciaram uma grande festa do futebol mundial. O Brasil até teve chances para vencer, mas parou em dois gols anulados.

Mercado da Bola

São Paulo suspende contrato com goleiro Jean

O São Paulo decidiu suspender o contrato do goleiro Jean, preso durante as férias nos Estados Unidos depois de agredir a mulher, Milena Bemfica. A decisão, anunciada por meio de nota oficial do clube nesta quinta-feira, foi tomada após reuniões com os representantes do atleta, que ficou liberado para buscar um novo time em 2020.

Goiás e Flamengo se acertam e estipulam “deadline” para negociação de Michael

Goiás e Flamengo chegaram a um acordo nesta quinta-feira e estipularam um “deadline” para a negociação de Michael. O prazo final para a venda ser concretizada é 12h (meio-dia) desta sexta-feira. Os clubes já estão alinhados quanto a valores que serão pagos e recebidos entre si na transação e deixaram nas mãos do empresário do atacante, Eduardo Maluf, a concretização do negócio. Maluf precisa apresentar uma solução quanto aos 5% dos direitos econômicos que pertencem ao Goianésia. Uma das formas disso ser feito é ele ceder parte dos 20% que pertencem a Michael e seu staff. O Goiás tem 75% e só aceita vender se receber 7,5 milhões de euros livres.

Após acordo para saída de Diego Souza, Botafogo não deve buscar atacantes no mercado

A posição de centroavante está vaga no Botafogo e ainda não há um jogador que possa ser considerado titular no lugar de Diego Souza. O clube não deve buscar uma reposição no mercado para a saída do camisa 7, que rescindiu nesta semana, já que o Alvinegro busca reduzir a folha salarial do elenco. Até o momento, o Botafogo vai apostar no elenco que já tem em General Severiano. Dirigentes afirmam que novas contratações só ocorrerão caso haja saída de algum jogador.

Com muitas saídas e poucas novidades, Vasco inicia 2020 com dificuldade por reforços

Foi com um grupo incompleto, com atletas que podem não permanecer e ainda recheado de carências que o técnico Abel Braga iniciou os trabalhos em campo, quinta-feira, no CT do Almirante. Com 16 saídas de jogadores e uma única contratação na comparação com 2019, o Vasco inicia o novo ano em busca de reforços, mas com dificuldades no mercado. Enquanto não efetiva a contratação de um zagueiro (Dedé, do Cruzeiro, é o desejo), de um lateral-esquerdo, de um volante e de um meia, as principais urgências, o clube de São Januário apostará nos jovens da base.