Bolsonaro apresenta febre e pneumonia

Em boletim médico divulgado na tarde de quinta-feira (7), o hospital Albert Einstein informa que o presidente Jair Bolsonaro apresentou na noite de quarta episódio de “febre sem outros sintomas associados” e “imagem compatível com pneumonia” na tomografia de tórax e abdome. A equipe médica do hospital ajustou os antibióticos tomados pelo presidente para tratar os novos sintomas. Após a divulgação do boletim, Bolsonaro publicou no Twitter: ‘Estamos muito tranquilos, bem e seguimos firmes’, escreveu. Não há previsão de alta hospitalar. Um novo boletim deve ser divulgado nesta sexta-feira (8).

Mortos chegam a 157 após rompimento de barragem

Chegou ontem a 157 o número de mortes confirmadas por conta do rompimento da barragem de rejeitos de mineração operada pela Vale em Brumadinho (MG), informou a Defesa Civil de Minas Gerais, que também disse que ainda existem 182 pessoas desaparecidas. Dos corpos já resgatados, 134 cadáveres já foram identificados pelas autoridades. Três pessoas seguem hospitalizadas e 133 estão desabrigadas.

Executivos da Vale e engenheiros deixam penitenciária

Dois dias depois de habeas corpus concedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), os executivos da Vale e os engenheiros de uma empresa terceirizada investigados no processo que apura as causas da ruptura da barragem em Brumadinho, no último dia 25, deixaram na tarde desta quinta-feira, 7, a Penitenciária Nelson Hungria, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A decisão inicial da Justiça em Brumadinho era de que a prisão durasse por, no mínimo, 30 dias. Todos saíram tampando os rostos.

PF investiga excesso de água e falha em drenagem

Com base nos depoimentos e perícias feitos até agora, a Superintendência da Polícia Federal investiga como principal hipótese para o colapso da barragem de Brumadinho (MG) o acúmulo anormal de água e a falha no sistema de drenagem. Os investigadores buscam agora acesso a dados de um radar, que a cada três minutos produzia informações em tempo sobre a estrutura, e de sensores da Vale, para avançar nas conclusões.

Conselho apresenta relatório de missão a Brumadinho

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos, órgão do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, apresentou nesta quinta-feira, 7, relatório elaborado pela missão que visitou Brumadinho após o rompimento da barragem da Vale. O documento destaca o não cumprimento, por parte de empresas e do Estado, de medidas de prevenção e não repetição formuladas pelo órgão após o rompimento da barragem de Mariana, o que acabou levando a um novo desastre.

Receita libera consulta a restituições residuais do IR

A Receita Federal libera a partir das 9h (de Brasília) desta sexta-feira (8) a consulta ao lote de Imposto de Renda que contempla as restituições residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2018. Segundo o Fisco, 142.698 contribuintes terão suas restituições creditadas no dia 15 de fevereiro, totalizando mais de R$ 401 milhões. A consulta pode ser feita pela internet e telefone.

RJ: temporal deixou ao menos 6 mortos

Pelo menos seis pessoas morreram em razão das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro desde quarta-feira. A informação foi confirmada pelo prefeito Marcelo Crivella, que decretou luto oficial de três dias, e pelo Corpo de Bombeiros. O temporal também causou um deslizamento que provocou o desabamento de um trecho da Ciclovia Tim Maia. No total, 170 árvores e 6 postes foram derrubados em razão do vento, e 17 bolsões de alagamentos foram formados nas ruas do Rio. Vários bairros ficaram sem energia elétrica.

SP: menina de 8 anos cai de prédio no interior 

Uma menina de 8 anos teve ferimentos graves ao cair do quarto andar de um prédio na madrugada de quinta-feira em Sorocaba, interior de São Paulo. A garota foi internada com fraturas nas pernas e possível traumatismo. A madrasta disse à polícia que a criança estava sozinha e cortou a tela de proteção da varanda com uma tesoura, caindo da janela. A Polícia Civil fez registro de queda acidental, mas aguarda o resultado da perícia.

Defesa de Lula quer tirar de Curitiba ação sobre sítio

Em pedido protocolado no STF, a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou que a ação relativa ao sítio em Atibaia seja retirada da 13ª Vara Federal de Curitiba, que condenou Lula na quarta-feira a 12 anos e onze meses de reclusão, e enviada para a Justiça Federal de Brasília. Com isso, os advogados do petista pedem que todas as decisões tomadas pela 13ª Vara na ação, sob comando da juíza Gabriela Hardt, sejam anuladas.

Juíza interina chega a ser mais dura do que Moro

A juíza federal Gabriela Hardt, que assumiu interinamente a Lava Jato no Paraná, mostrou em sentença expedida na quarta-feira (6) forte alinhamento com o seu ex-colega de Vara Federal Sergio Moro, que era responsável pelos casos da operação até novembro. Na decisão que condenou o ex-presidente Lula no caso do sítio de Atibaia (SP), além de adotar a maior parte dos pilares de teses usadas no caso do tríplex de Guarujá (SP), julgado em 2017, ela até considera culpado um funcionário da OAS que tinha sido absolvido anteriormente por Moro de acusação parecida.

Ciro Gomes rebate vaias: ‘Lula está preso, babaca’

Convidado para ser palestrante na Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE) nesta quinta-feira (7), em Salvador, Ciro Gomes (PDT) acabou hostilizando por algumas pessoas presentes no evento. Derrotado no primeiro turno das últimas eleições presidenciais, ele foi chamado de corrupto, mas negou as acusações e ainda atacou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com uma frase marcante dita por seu irmão Cid Gomes durante a campanha do ano passado. As informações são do jornal O Povo.  “Eu estou solto. Eu sou limpo, eu sou limpo. Lula está preso, babaca”, afirmou Ciro Gomes. “Desculpa, não sou eu que condenei o Lula, não está na minha mão liberar o Lula. Eu avisei que se a direita ganhasse as eleições, o Lula ia ficar encarcerado por muito mais tempo”, completou. Ciro Gomes ainda aproveitou para comentar sobre a derrota do PT nas últimas eleições para Jair Bolsonaro (PSL). “Todo mundo pode vomitar paixão que quiser, mas enquanto a gente ficar assim, acreditando em minorias ínfimas, esmagadoramente derrotadas que fomos… companheiros, nós fomos humilhantemente derrotadas por essa estratégia, insistir nela afunda o Brasil”, declarou.

Corpo encontrado em destroços de avião é de Sala

Autoridades da Inglaterra informaram nesta quinta-feira que o corpo encontrado no avião em que viajava Emiliano Sala é, de fato, do jogador argentino. Sala e o piloto David Ibbotson estavam a bordo do avião que desapareceu do radar no Canal da Mancha em 21 de janeiro, em voo que ia da cidade francesa de Nantes para Cardiff, a capital do País de Gales.

Ajuda dos EUA chega na fronteira da Venezuela

Os primeiros caminhões com ajuda humanitária para a Venezuela chegaram a Cúcuta, na Colômbia, nesta quinta (7). A cidade fica próxima à fronteira venezuelana. Enviado pelos Estados Unidos, o carregamento inclui alimentos, remédios, insumos médicos e outros suprimentos para ajudar os venezuelanos, que sofrem com uma grave crise de desabastecimento.

Estado Islâmico deixa último reduto do grupo na Síria

Na medida em que grupos armados apoiados pelos Estados Unidos avançam pelos os últimos territórios sob controle Estado Islâmico no leste da Síria, terroristas e suas família estão sendo obrigados a uma retirada forçada e sem planejamento. Segundo os militares americanos, os militantes do grupo radical estão encurralados em uma área de cerca de 4 quilômetros quadrados. No último mês, o grupo perdeu o controle de duas aldeias que ainda estavam em suas mãos. Agora, dominam apenas uma.  Na região oeste, o Estado Islâmico é atacado pelas forças leais ao ditador sírio Bashar Assad. Nas regiões norte e leste, são desafiados pelas milícias curdas e árabes apoiadas pelos americanos, conhecidas como Forças Democráticas da Síria (FDS). No sul, na zona de fronteira com o Iraque, tropas iraquianas mantém guarda.

FUTEBOL

Santos anuncia Cueva, que deve vestir a 8

O Peixe anunciou a contratação de seu quarto reforço para 2019: trata-se do meio-campista Christian Cueva. O peruano de 27 anos chega para ser titular do meio-campo comandado por Jorge Sampaoli e deve usar a camisa 8 do Santos, sem dono desde a aposentadoria do ex-volante Renato. O Alvinegro vai investir 7 milhões de dólares (R$ 26 milhões) na contratação do jogador.