Forças Russas atacam à maior central nuclear da Europa 

Tropas Russas tomam a usina de Zaporizhzhia – RNC Divulgação

Tropas russas entraram na cidade portuária de Mykolayiv, que fica no litoral do Mar Negro, segundo autoridades locais. Em um depoimento em vídeo, o governador Vitaliy Kim falou que a batalha ocorria em várias partes da cidade. “Não vamos ficar nervosos”, disse. As forças russas bombardearam, nesta quinta-feira (3), a maior central nuclear da Europa, no sul da Ucrânia, provocando incêndio e  com “ameaça real de perigo nuclear”, informaram as autoridades ucranianas.

A Agência Internacional de Energia Atômica disse que não há sinal de vazamento radioativo. Segundo a agência, os equipamentos essenciais da usina de Zaporizhzhia não foram afetados pelo fogo e não há variação nos níveis de radiação. Um bombardeio russo atingiu nesta sexta-feira (4) a região da central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, localizada no centro da Ucrânia. De acordo com o diretor da agência, Rafael Grossi, o ataque atingiu um prédio de treinamento e os reatores nucleares não foram afetados. Grossi também comentou sobre a situação de Chernobyl, que está sob domínio dos russos. Ele disse que, apesar de haver falhas na equipamentos que monitoram a radiação, não há motivos para preocupação.

O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a “operação militar especial” na Ucrânia pela necessidade de desmilitarizar o país vizinho. Afirmou ser essa a única maneira de a Rússia se defender e garantiu que a ofensiva durará o tempo necessário. O ataque foi condenado pela comunidade internacional. A União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções econômicas para isolar ainda mais Moscou.

Presidente da Ucrânia pede que russos protestem contra ataque à usina nuclear

Presidente Zelensky – RNC – Divulgação

Volodymyr Zelensky apelou diretamente aos russos, pedindo que organizarem protestos contra o controle da usina nuclear em Zaporizhzhia. “Povo da Rússia, quero pedir a vocês: como isso é possível?

Depois de tudo que lutamos junto em 1986 contra a catástrofe em Chernobyl”, disse o presidente da Ucrânia em um discurso televisionado.

A Ucrânia diz que forças russas atacaram a usina nuclear na madrugada desta sexta (4), colocando fogo em um prédio de treinamento do lado de fora da usina. Já um porta-voz do governo russo, Igor Konashenkov, disse que o ataque foi uma “provocação monstruosa” de sabotadores da Ucrânia.

ONU aprova inquérito contra violações russas na Ucrânia

O Conselho de Direitos Humanos votou por uma resolução condenando supostas violações de direitos durante as ações militares da Rússia na Ucrânia e estabelecendo uma comissão de inquérito para investigá-las. “É nosso dever documentar e avaliar os crimes da Rússia e identificar os responsáveis”, disse o embaixador da Ucrânia Yevheniia Filipenko, minutos antes da votação. A Rússia nega atacar civis na Ucrânia. O representante russo, Evgeny Ustinov, disse ao conselho da ONU que os apoiadores da resolução “usarão de qualquer meios para culpar a Rússia pelos eventos na Ucrânia”. O Brasil votou a favor.

Rússia e Ucrânia vão abrir corredores humanitários para saída de civis

Reunião entre negociadores Ucranianos e Russos – RNC

Após reunião de mais de três horas, negociadores ucranianos e russos concordaram com a criação de corredores humanitários para a saída de civis e a entrada de medicamentos e ajuda humanitária na Ucrânia. Em entrevista coletiva, o negociador ucraniano afirmou que haverá uma terceira rodada de negociações e que é possível que haja um cessar-fogo durante o período da evacuação. Os negociadores russos confirmaram que estão de acordo com a saída da população civil. “Concordamos que vamos manter corredores humanitários, vamos manter possibilidade de cessar-fogo nesses corredores humanitários e pedimos à população para que usem os corredores e esperamos que tudo acabe logo”, afirmou um dos negociadores russos.

Um pouco antes, ainda durante a reunião, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que os russos não podem falar com os ucranianos como se fossem alguém de outra categoria. “Precisamos conversar como iguais. Precisamos sentar e conversar. Acho que ele [Vladimir Putin, presidente russo] está num mundo diferente. A pessoa ganha uma chance de se tornar grandiosa para seu país, mas não está aproveitando”, disse Zelensky. O mandatário ucraniano disse ainda que quer salvaguardar o país e seu povo e disse acreditar que, em uma conversa franca com Putin, poderiam chegar a um acordo, à paz. Zelensky disse ainda que espera que a Ucrânia não desapareça. “Se a Ucrânia desaparecer, outros países podem desaparecer também, até chegar às portas de Berlim”. E rechaçou a narrativa russa de que os próprios ucranianos estão matando sua população. “Não somos nós que matamos o povo ucraniano. Não somos nós que matamos nossos civis, não somos nós que matamos nossas crianças”.

Presidente Putin – RNC – Divulgação

O presidente russo afirmou, por outro lado, que a Ucrânia e a Rússia são o mesmo povo. Mas disse que a “operação especial”, como ele chama a invasão do território ucraniano, visa defender a pátria russa, seus oficiais e soldados, que estão agindo como verdadeiros heróis. “Eles combatem com toda a coragem e sabendo a verdade. Até depois de feridos, permanecem no front, morrem para salvar seus camaradas e a população civil. Sou feliz por fazer parte desse povo russo tão forte e multinacional.

Também não nego minha convicção de que russos e ucranianos são o mesmo povo, mesmo quando os ucraninos estão amedrontando sua população com a propaganda nacionalista”, disse Putin. O mandatário russo afirmou ainda que está em guerra contra neonazistas que estão usando a população civil como escudo vivo. “São bandidos que, em vez de cumprir a sua promessa de tirar o maquinário militar das áreas residenciais,  fazem o contrário, só põem mais tanques e mais máquinas de guerra”. Putin acusou ainda os ucranianos de estarem capturando e usando estrangeiros como reféns.

EUA impõem sanções a mais oligarcas russos por invasão à Ucrânia

Biden – RNC – Divulgação

Os Estados Unidos (EUA) impuseram nesta quinta-feira (3) novas sanções contra oligarcas russos, incluindo aqueles que atuam nos setores imobiliário e de petróleo, conforme o governo americano mira em pessoas próximas ao presidente russo, Vladimir Putin, em resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

Os EUA aplicaram sanções de bloqueio total a oito oligarcas e autoridades, bem como a algumas de suas empresas, informou a Casa Branca, visando os super-ricos da Rússia que acumularam fortunas e influência política por meio de seus laços estreitos com Putin. “Queremos que ele [Putin] sinta o aperto, queremos que as pessoas ao seu redor sintam o aperto”, disse a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, a repórteres.

Até agora, os EUA determinaram várias rodadas de sanções, inclusive contra o presidente Putin e o Banco Central russo, depois que as forças daquele país invadiram a Ucrânia no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial. Moscou chama o ataque de “operação especial”. Os EUA impuseram sanções ao magnata Alisher Usmanov, fundador da mineradora russa Metalloinvest, que a Casa Branca descreveu como “um dos indivíduos mais ricos da Rússia e um aliado próximo de Putin”.

A medida impede que sua propriedade seja usada nos Estados Unidos e por norte-americanos, incluindo seu iate de luxo, que a Casa Branca disse ter sido apreendido pela Alemanha, e seu jato particular. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a quem a Casa Branca acusou de ser “um grande fornecedor da propaganda de Putin”, também foi alvo. Os EUA também imporão restrições de visto a 19 oligarcas russos, seus familiares e associados, disse a Casa Branca em comunicado, e também emitirão sanções contra entidades e indivíduos russos que permitem a disseminação de desinformação no país.

Receita libera serviços do Imposto de Renda para Portal Gov.br

Desde ontem (3), contribuintes com nível prata ou ouro no Portal Gov.br ganharam acesso a mais serviços e funcionalidades dentro do Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC). Eles terão direito a serviços até agora restritos a quem tinha certificado digital, tipo de assinatura eletrônica vendida no mercado.

Os serviços liberados são os seguintes:

•   Preenchimento e retificação da declaração do Imposto de Renda no ambiente e-CAC;

•   Cópia da declaração e do recibo de entrega;

•   Cópia dos arquivos transmitidos;

•   Visualização do número do recibo;

•   Visualização de pendências de malha fina;

•   Entrega de documentos para regularizar a situação no Fisco;

•   Consulta a débitos do Imposto de Renda Pessoa Física;

•   Emissão de Documento de Arrecadação Fiscal (Darf)

A partir de 15 de março, os contribuintes com conta nível prata ou ouro também terão acesso à declaração pré-preenchida do Imposto de Renda no e-CAC. Nessa modalidade, a Receita fornece um formulário com dados apurados em declarações enviadas por empresas, instituições financeiras, imobiliárias e médicos, cabendo ao contribuinte confirmar as informações ou fazer ajustes antes de enviar a declaração do Imposto de Renda.

De acordo com a Receita Federal, os novos serviços reduzirão a necessidade de o cidadão ir a um posto da Receita para buscar dados de declarações de anos anteriores. Na semana passada, o Fisco tinha elevado o nível de segurança para o acesso ao e-CAC, justamente para permitir que os serviços disponíveis aos contribuintes com certificado digital sejam fornecidos a mais pessoas. O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 começa às 8h de segunda-feira (7) e vai até as 23h59min59s de 29 de abril. Neste ano, a Receita Federal espera receber 34,1 milhões de documentos. Quem enviar a declaração fora do prazo determinado deverá pagar multa de R$ 165,74 ou de 20% do imposto devido, prevalecendo o maior valor.

Níveis de segurança: Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais. As contas cadastradas exclusivamente com informações do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são consideradas nível bronze. Também tem esse nível o cadastro feito presencialmente nas unidades do INSS ou do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

As contas nível prata têm validação de uma dessas três fontes: biometria facial da carteira de motorista, cadastro Sigepe (no caso de servidores públicos) ou dados bancários de um dos sete bancos conveniados ao Portal Gov.br (Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob). Por fim, as contas validadas com biometria facial da Justiça Eleitoral ou por certificado digital compatível com ICP-Brasil passam a ter nível ouro de segurança. Os contribuintes com contas nível bronze podem elevar o nível de segurança do login, ao fazer as validações que conferem níveis superiores.

Clique aqui para obter mais informações sobre o procedimento.

Supremo mantém Fundo Eleitoral de R$ 4,9 bilhões

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (3) manter o valor de R$ 4,9 bilhões para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) em 2022. O fundo é destinado ao financiamento público de campanhas políticas e está previsto no orçamento federal deste ano. O julgamento começou no dia 23 de fevereiro e foi finalizado na tarde de hoje. Por 9 votos a 2, a maioria seguiu voto proferido pelo ministro Nunes Marques. Na primeira sessão destinada para julgar o caso, o ministro manteve o valor do fundo ao entender que não houve irregularidades na tramitação da matéria e que o Judiciário não pode interferir em questões orçamentárias do Congresso.

Relator do caso, o ministro André Mendonça votou contra o aumento, por entender que o Congresso não demonstrou a necessidade de retirar dinheiro de outros projetos para aumentar o fundo. Para promover o aumento, foram retirados 20% dos recursos das emendas de bancadas estaduais e distrital, que são de execução impositiva. O Fundo Eleitoral é repassado aos partidos em anos de eleições. O repasse foi criado pelo Congresso em 2017 após a decisão do Supremo, que, em 2015, proibiu o financiamento das campanhas por empresas privadas. Além do Fundo Eleitoral, os partidos também contam com o Fundo Partidário, que é distribuído anualmente para manutenção das atividades administrativas.

TSE aprova ajuste de calendário eleitoral e fiscalização nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (3) ajuste no calendário eleitoral e nos procedimentos de fiscalização das eleições de 2022. Entre os ajustes aprovados está o que regulamenta o prazo de até 31 de maio para o registro das federações partidárias junto à corte eleitoral. A resolução aprovada pela corte nesta quinta-feira (3) ajustou o calendário eleitoral a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de fevereiro, que validou as federações e estabeleceu o prazo de 31 de maio para que as federações obtenham o registro de seu estatuto junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Antes, uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso havia estabelecido o dia 1º de março como data final para o registro.

A decisão do STF estabeleceu que, para participar das eleições, as federações devem estar constituídas como pessoa jurídica e obter o registro do estatuto perante o TSE no mesmo prazo aplicável aos partidos políticos. Entretanto, o tribunal decidiu que poderão participar nas eleições deste ano as federações que preencham tais condições até 31 de maio. A Corte também aprovou uma resolução para dar visibilidade às eleições de 2022, aos procedimentos relacionados à totalização dos votos no processo eleitoral. A medida autoriza o acesso, a quem estiver interessado, a boletins de urna e tabelas de correspondência encaminhados para a totalização ao longo de todo o período de recebimento, no dia de votação. Antes, o prazo era de três dias após o fechamento das urnas.

Também foram aprovadas mudanças nos procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação. A Corte ampliou de 3% para 6% o percentual de verificação por amostragem das urnas eletrônicas escolhidas por representantes das entidades que atuam como fiscalizadoras das eleições. A auditoria ou teste de integridade é um procedimento para testar a segurança na captação e contagem do voto pela urna eletrônica. Realizado na véspera das eleições, a auditoria consiste na realização de uma votação paralela à votação oficial com o propósito de comprovar que o voto recebido/digitado é exatamente aquele que será contabilizado. Segundo o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a ampliação na amostragem desse procedimento visa “fornecer a máxima fiscalização e transparência no processo eleitoral”.

Trabalho presencial: Durante a abertura da sessão, nesta quinta-feira, Fachin anunciou o retorno dos servidores ao trabalho presencial a partir de segunda-feira (7). De acordo com o ministro, a retomada será gradual, mantido o regime híbrido, quando necessário. As sustentações orais também voltam a ocorrer com a presença dos advogados em plenário. Para isso, aqueles que se inscreverem para ocupar a tribuna deverão apresentar o comprovante de vacinação com o número de doses correspondentes ao ciclo completo, conforme recomendado pelas autoridades de saúde.

Estudantes inadimplentes já podem renegociar dívidas com Fies

Cerca de 1 milhão de estudantes já podem renegociar as dívidas com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o Ministério da Educação, o total de inadimplentes, ou seja, com mais de 90 dias de atraso no pagamento, já alcança 51,7% dos estudantes com financiamento e soma R$ 9 bilhões em prestações não pagas. Para os estudantes que têm dívidas com 90 a 360 dias de atraso, o desconto é de 12% no saldo devedor, isenção de juros e multas e parcelamento em até 150 vezes. Para inadimplência de mais de 360 dias, o desconto chega a 86,5% no saldo devedor. Caso o estudante seja inscrito no CadÚnico ou beneficiário do Auxílio Emergencial, o desconto será de 92%. O saldo dessa dívida poderá ser parcelado em até dez vezes.

Como negociar

O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, agentes financeiros do Fies, são os responsáveis pela renegociação das dívidas. Para ter o nome retirado dos cadastros restritivos de crédito, os beneficiários deverão pagar o valor da entrada no ato da renegociação, correspondente à primeira parcela. O valor mínimo da prestação é R$ 200. A operação pode ser realizada integralmente nos canais de atendimento disponibilizados pelos agentes financeiros.

Caixa: Cerca de 800 mil estudantes com contrato feito pela Caixa Econômica estão inadimplentes, com dívida média de R$ 35 mil. Esses estudantes poderão realizar a renegociação de seus contratos de forma 100% digital. O interessado deve consultar o site da Caixa para verificar se pode ou não pedir a renegociação, de acordo com as regras estabelecidas. Após confirmar o enquadramento nas regras e simular a renegociação, os interessados gerarão o boleto para pagamento da primeira parcela ou, caso optem pela quitação de uma só vez, da parcela única. Para mais informações, os estudantes poderão acessar o endereço www.caixa.gov.br/fies ou ligar no 0800 726 0101.

Banco do Brasil: No Banco do Brasil, mais de 500 mil estudantes poderão renegociar parcelas do Fies em atraso, de forma digital, no aplicativo do banco. Para aderir à renegociação pelo canal mobile, basta acessar a opção Soluções de Dívidas e clicar em Renegociação Fies. Por meio da solução, o estudante poderá verificar se faz parte do público-alvo, as opções disponíveis para liquidação ou parcelamento da dívida, os descontos concedidos, assim como os valores da entrada e demais parcelas. Além do mobile, a contratação também poderá ser realizada em qualquer agência do BB, com as mesmas condições. Os clientes podem obter mais informações pelo App BB, portal www.bb.com.br, WhatsApp (61-4004-0001) e Central de Atendimento BB (0800-729-0001).

Aplicativo e site do banco Itaú voltam ao ar após erros em saldos

O aplicativo e o site do banco Itaú voltaram ao ar no fim da tarde de hoje (3). O acesso eletrônico às contas foi suspenso por algumas horas durante a tarde, após clientes apontarem erros no processamento de dados bancários. Neste momento, os clientes que abrem o aplicativo do banco recebem um aviso de que os saldos estão sendo atualizados. “Prezado cliente, o seu saldo foi atualizado. Se algum pagamento foi realizado em duplicidade, ele será corrigido automaticamente ao longo do dia. Pedimos desculpas pelo transtorno”, informa a nota exibida no aplicativo. Em comunicado enviado à imprensa no início da noite, o banco informou que alguns clientes enfrentam instabilidade. Isso porque o sistema está sendo restabelecido de forma gradual. “O acesso via canais digitais está sendo liberado gradativamente”, explicou a instituição.

Por meio da rede social Twitter, o Itaú informou que os horários para movimentações bancárias foram estendidos. As transferências eletrônicas diretas (TED) puderam ser feitas até as 18h15. As operações via Pix foram estendidas até a 0h, com a manutenção dos limites em vigor no horário diurno. Os boletos poderão ser pagos até as 20h30. O problema começou pela manhã, quando clientes reclamaram de erros em saldos bancários. Alguns correntistas afirmaram terem acordado com saldo zerado ou negativo nas contas. Outros informaram depósitos a mais na conta ou a devolução de pagamentos. Há também relatos de saques não identificados e de filas em pontos de atendimento. Em nota enviada no início da tarde, o banco informou que erros estão ocorrendo por causa de atraso no processamento de dados bancários. A instituição descartou um ataque hacker e afirma que os problemas observados hoje não têm relação com eventos externos.

“O Itaú Unibanco informa que está atuando intensamente para solucionar a inconsistência de informações verificada no extrato e saldo das contas correntes de parte de seus clientes nesta quinta-feira (3). A origem do problema está relacionada com um atraso no processamento de dados bancários, o que gerou a necessidade de reprocessamento destes. Portanto, a causa não tem relação com quaisquer eventos externos. O banco lamenta o transtorno e trabalha para que a situação seja corrigida o mais rapidamente possível”, destacou o comunicado. De acordo com o Banco Central, o conglomerado do banco Itaú tem 90,3 milhões de clientes. O número reúne as operações de leasing, de cartões, de crédito consignado e outros tipos de operações. Se levado em conta apenas o banco, são cerca de 56 milhões de correntistas, segundo o relatório mais recente da instituição financeira, de 2020.

Total de famílias com contas atrasadas é o maior em 12 anos, diz CNC

O percentual de famílias com dívidas e/ou contas em atraso apresentou, em fevereiro, o maior patamar desde março de 2010, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada hoje (3), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Alcançando 27% dos lares, o indicador de inadimplência apresentou, em fevereiro, aumento de 0,6 ponto percentual (pp) em relação a janeiro e de 2,5 pp na comparação com fevereiro de 2021. Já a parcela que declarou não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e, portanto, permanecerá inadimplente, ela também acirrou na passagem mensal, com aumento de 0,4 pp, a proporção chegou a 10,5%, mesmo percentual de fevereiro do ano passado”, disse a CNC. Segundo a pesquisa, o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa) atingiu 76,6% em fevereiro, retomando o nível apurado em dezembro de 2021.

Há um ano, a proporção de endividados era de 66,7%, 9,9 pp abaixo do número atual. Sobre o cenário, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, disse que a escalada dos juros, que encarece o crédito, dificulta a renegociação das dívidas. “O panorama mostra que, na margem, o custo do crédito mais elevado e o próprio endividamento entre as pessoas que vivem no mesmo domicílio dificultam a contratação de novas dívidas e o pagamento dos compromissos na data de seus vencimentos”, disse ele, em nota. Para a CNC, os dados do Banco Central mostram que as taxas de juros médias nas linhas de crédito com recursos livres às pessoas físicas aumentaram de 39,4% em janeiro de 2021 para 46,3% em janeiro de 2022. Em contrapartida, as concessões de crédito com recursos livres para pessoas físicas cresceram 13,1% em termos reais na comparação interanual, mas caíram 2,7% em janeiro ante dezembro, na média diária.

Mais dívidas: O endividamento e a inadimplência cresceram entre os dois grupos de renda pesquisados. Nas famílias com ganhos até dez salários mínimos, o percentual de endividados aumentou 0,4 pp, chegando a 77,8%. Já na parcela com renda acima de dez salários mínimos, a proporção de endividados alcançou maior patamar histórico, 72,2%, com incremento anual de 10,1 pontos. Entre os indicadores de inadimplência, o percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso na faixa de até dez salários mínimos atingiu o maior nível da série histórica para meses de fevereiro, 30,3%. Um ano antes, essa proporção era de 27,4%. Na parcela com maiores ganhos, o número também aumentou, chegando a 12,6%, o maior percentual desde abril de 2018.

O endividamento no cartão de crédito apresentou a primeira redução entre os endividados desde fevereiro de 2021, mas continua como o principal tipo de dívida no país. Representando 86,5% do total de famílias endividadas, o indicador está 6,5 pp acima do percentual de fevereiro de 2021 e ainda 7,9 pp maior do que em fevereiro de 2020, antes da crise da pandemia de covid-19. Para a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, o encarecimento do crédito no Brasil e a fragilidade apontada no mercado de trabalho devem seguir afetando a dinâmica do endividamento e da inadimplência dos consumidores, especialmente em ano de maior incerteza pelo processo eleitoral.

Alistamento militar vai até o fim de junho

Jovens que completam 18 anos em 2022 tem até 30 de junho para fazer o alistamento militar obrigatório. A informação é do diretor do serviço militar do Exército, general Eduardo Tavares Martins, entrevistado do programa A Voz do Brasil desta quinta-feira (3).

Segundo o general, os candidatos podem fazer o alistamento no pela internet. Caso o jovem não tenha acesso a internet basta comparecer a uma junta do serviço militar munido de documentos básicos de identificação como a carteira de identidade e o CPF. Quem estiver no exterior pode comparecer a uma representação consular para realizar o alistamento. Caso perca o prazo, deverá comparecer presencialmente à junta militar. A seleção é composta de diversas fases. Na primeira, mais geral, são realizados testes físicos e exames médicos. Depois de uma entrevista, o candidato é designado para uma unidade onde realiza nova entrevista e, no dia primeiro de março do ano seguinte ao alistamento, ele é incorporado a uma das três Forças Armadas (Exército, Marinha ou Aeronáutica).

Restrições: Quem não se alista sofre algumas sanções. ‘O alistamento é um dever previsto em lei. Quando eu não estou quite com o serviço militar, a lei estabelece algumas restrições ao exercício pleno da cidadania”, disse Tavares. Entre elas estão a impossibilidade de tirar passaporte e carteira de trabalho ou de se inscrever ou exercer cargo público.

Os jovens que desejarem permanecer nas Forças Armadas podem ser incorporados em caráter temporário (por até 8 anos). Outra forma, dessa vez definitiva, de ingressas nas Forças é por meio de concurso público para oficial ou sargento.

Covid-19: Brasil passa das 650 mil mortes

O Brasil ultrapassou a marca das 650 mil mortes causadas por complicações associadas à covid-19. Nas últimas 24 horas, foram registrados 578 óbitos. Com isso, o total de vidas perdidas para a pandemia chega a 650.578. Ainda há 3.138 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores. Já a soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 28.904.030. De ontem (2) para hoje (3), foram confirmados 61.870 diagnósticos positivos para a covid-19.

A quantidade de casos em acompanhamento está em 1.443.166. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. Até hoje, 26.810.286 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 90,5% dos infectados desde o início da pandemia. Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta quinta-feira (3). Nele, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de Saúde sobre casos e mortes associados à covid-19. Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras ou nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (164.835), Rio de Janeiro (71.837), Minas Gerais (59.722), Paraná (42.381) e Rio Grande do Sul (38.384). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.976), Amapá (2.102), Roraima (2.134), Tocantins (4.110) e Sergipe (6.261).

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas 378,6 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 169,7 milhões com a primeira dose e 145,7 milhões com a segunda dose ou dose única. Outras 56 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço.

Anvisa libera mais dois autotestes de covid-19

O Brasil já tem seis autotestes de covid-19 aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), os dois mais recentes foram liberados nessa quarta-feira (2) pela agência. Para obter o registro, os produtos foram avaliados quanto à segurança, o desempenho e o atendimento aos requisitos legais exigidos aos autotestes.

“Um dos principais pontos de atenção da Anvisa para análise dos autotestes é a usabilidade, que inclui as orientações de uso e as instruções em linguagem simples que permita a pessoa leiga fazer o uso correto do produto”, explicou a agência.

Produtos: Um dos produtos é o “Autoteste COVID-19 Ag” registrado pela empresa Biosul Produtos Diagnósticos. O exame é fabricado pela Hangzhou Alltest Biotech da China. O teste utiliza o swab nasal e terá apresentação comercial com um produto por embalagem. O segundo teste é o “SGTi-flex COVID-19 Ag – SELF TEST” registrado pela empresa Kovalent do Brasil . O produto é fabricado pela Sugentech da Coreia do Sul. O exame também utiliza o swab nasal, mas terá apresentação comercial mais variada em versões com um, dois ou cinco testes por embalagem.

Autoteste: O autoteste é o produto que permite que a pessoa realize todas as etapas do exame, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional. Para isso, deve seguir atentamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e figuras ilustrativas do seu passo a passo. Segundo a Anvisa, independentemente do resultado aferido, o uso de máscaras, a vacinação e o distanciamento físico devem ser mantidas já que reduzem as chances de transmissão do novo coronavírus.

lista completa dos autotestes aprovados será atualizada periodicamente e está disponível no painel eletrônico da Anvisa.

SC: Estado confirma 1.624.171 casos, 1.586.370 recuperados e 21.422 mortes

Santa Catarina já registrou 1.624.171 pacientes com teste positivo para Covid-19. Desses, 1.586.370 são considerados recuperados e 16.379 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 3. Desde o início da pandemia, 21.422 óbitos foram causados pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,32%.

Em comparação com a última atualização diária, há 23 óbitos a mais. A quantidade de casos confirmados cresceu 4.360 e outras 4.315 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. O número de casos ativos registrou um crescimento de 22.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 3
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 15 municípios não tenham caso ativo algum. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Oeste (480 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Serra (462) e Extremo-Oeste (324). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (93), Alto Uruguai Catarinense (127) e Alto Vale do Itajaí (150).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 74,4%. Isso significa que, dos 1.029 leitos existentes no estado para adultos, 766 estão ocupados, sendo 191 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Paraná registra mais 6.482 casos e 43 óbitos por Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quinta-feira (3) mais 6.482 casos e 43 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.333.211 casos e 42.151 óbitos pela doença.

Os casos são de março (4.091), fevereiro (1.621) e janeiro (716) de 2022; outubro (2), setembro (1), agosto (3), julho (3), junho (3), maio (3), abril (9), março (23) e fevereiro (3) de 2021; e dezembro (1), novembro (1), outubro (1) e julho (1) de 2020. Os óbitos são de março (17), fevereiro (23) e janeiro (2) de 2022; e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 136 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados, todos em leitos SUS (56 em UTIs e 80 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 753 pacientes internados, 325 em leitos de UTI e 428 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 43 pacientes. São 18 mulheres e 25 homens, com idades que variam entre 29 e 105 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 de junho de 2021 e 3 de março de 2022.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (5), Maringá (4), Pinhais (3), Palmas (2), Ibiporã (2), Cianorte (2), Arapoti (2), Arapongas (2), União da Vitória, Tapira, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Cruz de Monte Castelo, Rolândia, Rio Branco do Sul, Realeza, Ponta Grossa, Pato Branco, Nova Londrina, Matelândia, Mamborê, Juranda, Jandaia do Sul, Itaperuçu, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Chopinzinho, Cascavel, Cambé e Barbosa Ferraz.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento contabiliza 10.588 casos de não residentes no Estado – 230 pessoas morreram.

Confira o informe completo AQUI

Futebol: Federação russa recorrerá à Corte Arbritral do Esporte

A União Russa de Futebol (RFS, sigla em russo) irá recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS) contra Fifa e Uefa, que na última segunda-feira (28) suspenderam a participação das seleções (feminina e masculina) e dos clubes do país em qualquer competição organizada pelas entidades, por tempo indeterminado. O pacote de sanções conjunto foi anunciado quatro dias após a  a invasão militar russa na Ucrânia. Entre as punições, está a exclusão da seleção masculina russa das Elimiinatórias Europeias da Copa do Mundo do Catar. A União de Futebol Russa argumenta que Fifa e Uefa teriam sofrido pressão externa ao decidirem pelo rol de punições, que engloba campeonatos de futebol de campo, praia e salão (futsal).

“A RFU acredita que a FIFA e a UEFA não tinham base legal ao decidir sobre a remoção das equipes russas. Violou os direitos fundamentais da RFU como membro da FIFA e da UEFA, incluindo o direito de participar de competições. Além disso, a decisão de retirar a seleção da classificação para a Copa do Mundo de 2022 foi tomada sob pressão de rivais diretos nos play-offs, o que violou o princípio do esporte e as regras do fair play”.  A seleção masculina da Rússia enfrentaria a  Polônia pela semifinal da repescagem das Eliminatórias da Copa, no dia 24 de março e, caso avançasse, também jogaria em casa contra Suécia ou República Tcheca em 29 de março na final da chave B. Todos os jogos foram cancelados.

Copa do Brasil: Atlético-GO e Nova Venécia avançam e vão se enfrentar

O Atlético-GO está garantido na segunda fase da Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (3), o Dragão superou o União Rondonópolis por 3 a 0 no Estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis (MT). O próximo adversário dos goianos será o Nova Venécia, que, mais cedo, derrotou o Ferroviário por 2 a 1 no Estádio Zenor Pedrosa, em Nova Venécia (ES).

No outro jogo do dia, o Ferroviário, que está na Série C, saiu na frente do Nova Venécia com o atacante Wandson, aos 39 minutos do primeiro tempo. A virada saiu na etapa final. Aos 22 minutos, o atacante Patrick, de cabeça, deixou tudo igual. Aos 43, cobrando pênalti, o meia Carlos Vitor decretou a vitória da equipe capixaba – que tem Antônio Marcos de Andrade, pai do atacante Richarlison, do Everton (Inglaterra), como presidente. Os anfitriões (que disputarão a Série D em 2022) receberão R$ 750 mil pela classificação.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda definirá a data e o horário do encontro entre Atlético e Nova Venécia. O mando será goiano. Diferentemente da primeira fase, em que os times mais bem posicionados no ranking da entidade tinham vantagem do empate, o duelo pela segunda fase será decidido nos pênaltis caso os 90 minutos terminem em igualdade.

Internacional perde para o Globo-RN e é eliminado na primeira fase da Copa do Brasil

O Internacional deu vexame nesta quinta-feira (3), Numa noite de atuação ruim, o Inter foi derrotado por 2 a 0 pelo modesto Globo-RN, em Ceará-Mirim, e acabou eliminado da Copa do Brasil logo na primeira fase. A eliminação vai gerar ao Inter um prejuízo financeiro de R$ 1,5 milhão. Eliminado por um time que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, o Alexander Medina já está sendo questionado e a pressão deve aumentar caso não vença o próximo Gre-Nal que se aproxima.

Outros dez times da Série A entram na Copa do Brasil apenas na terceira fase. Casos de América-MG, Athletico-PR, Atlético-MG, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Palmeiras e Bragantino, que disputam a Libertadores, e do Botafogo, atual campeão da Série B. Também possuem esse privilégio o Bahia, atual campeão da Copa do Nordeste, e o Remo, campeão da Copa Verde.

Classificados para a segunda fase

Série A (9 clubes) – Coritiba, Avaí, Juventude, Ceará, Cuiabá, Goiás, São Paulo, Santos, Atlético-GO

Série B (8 clubes) – Tombense, Vasco, CSA, Criciúma, Guarani, Vila Nova, Cruzeiro, Sampaio Corrêa

Série C (7 clubes) – Mirassol, Paysandu, Figueirense, ABC, Altos, Manaus e Vitória

Série D (14 clubes) – Moto Club, Pouso Alegre-MG, Azuriz-PR, Ceilândia-DF, Real Noroeste-ES, Juazeirense, Tuna Luso, Brasiliense, Tocantinópolis, Portuguesa-RJ, Cascavel, Fluminense-PI, Nova Venécia-ES e Globo-RN

Sem divisão (2 clubes) – Tuntum-MA e Glória de Vacaria-RS

Eliminados

Série A (1 clube) – Internacional

Série B (9 clubes) – Chapecoense, Grêmio, Londrina, Operário, Novorizontino, Sport, Náutico, CRB e Ponte Preta

Série C (5 clubes) – Botafogo-SP, Volta Redonda, Campinense, Brasil e Ferroviário-CE

Série D (22 clubes) – Icasa, Paraná, Bahia de Feira, URT, Porto Velho-RO, Ferroviária-SP, Atlético-BA, Trem-AP, São Raimundo-RR, Lagarto-SE, ASA-AL, Grêmio Anápolis-GO, Costa Rica-MS, Sousa-PB, Nova Iguaçu-RJ, Humaitá-AC, Rio Branco-AC, Sergipe, Operário VG-MT, São Raimundo-AM, Oeste, Castanhal-PA

Sem divisão (3 clubes) – Maricá-RJ, Salgueiro, União Rondonópolis-MT

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495