Anvisa: vacinas em uso no Brasil não são experimentais

Para desmentir algumas autoridades negacionistas e diversas fake news espalhadas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou um comunicado nesta quinta-feira (30) para esclarecer que as vacinas em uso no Brasil não são experimentais e todas tiveram seus dados de eficácia e segurança avaliados e aprovados pela agência reguladora, com o uso dentro das indicações aprovadas. “Todas as vacinas em uso no Brasil tiveram condução de estudo de fase três de pesquisa clínica e já encerraram esta etapa”, afirma o comunicado. Segundo a Anvisa, nenhuma vacina em uso no país foi dispensada de apresentação de dados de fase três da pesquisa clínica. “Outros estudos adicionais podem e são conduzidos para aspectos específicos, como exemplo ampliação de público”, destaca o comunicado.

A Anvisa ressalta ainda que pessoas já vacinadas contra a covid-19 mas que apresentem sintomas da doença devem passar por um exame de diagnóstico a pedido de um médico, que deve estar sempre atento ao quadro clínico apresentado pelo paciente. “Mesmo que sejam leves, sintomas como febre, cansaço, tosse, perda de paladar ou olfato, dor de cabeça e outros podem indicar que o indivíduo contraiu o novo coronavírus (Sars-CoV-2), mesmo após a vacinação”, afirma a agência reguladora. Segundo a Anvisa, as vacinas autorizadas para uso no Brasil não interferem em resultados de exames de diagnóstico da doença. “Isso porque a tecnologia utilizada nos testes é o de ensaio molecular (RT-PCR) ou teste rápido de antígenos virais, que têm como foco identificar a circulação do vírus no organismo, no momento em que o exame é realizado”, informa a agência.

Covid-19: Brasil registra 627 mortes e 27,5 mil infecções em 24h

O Brasil registrou 27.527 casos de covid-19 e 627 mortes causadas pela doença em 24 horas, segundo o boletim da situação epidemiológica divulgado nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Saúde. Com as novas mortes, 596.749 pessoas já perderam a vida para a doença.

Boletim covid-19 30-09-2021

Com os novos diagnósticos de covid-19 confirmados, o total de pessoas contaminadas desde o início da pandemia chegou a 21.427.073. Ainda há 405.181 casos em acompanhamento. O nome é dado a casos ativos de pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado e estão sendo atendidas por equipes de saúde ou se recuperando em casa.

Há 3.187 falecimentos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigação. Isso porque em muitos casos a análise sobre a causa continua mesmo após o óbito. Segundo o boletim, 20.425.139 pessoas se recuperaram da doença.

Estados

No topo do ranking de mortes por estado estão São Paulo (149.810), Rio de Janeiro (65.134), Minas Gerais (54.547), Paraná (39.096) e Rio Grande do Sul (34.860). Os que menos registraram mortes foram Acre (1.838), Amapá (1.981), Roraima (2.001), Tocantins (3.787) e Sergipe (6.010).

Fux restabelece exigência do passaporte da vacina no Rio

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, restabeleceu o decreto da prefeitura do Rio de Janeiro que exige a apresentação da comprovação de vacinação contra a covid-19 para acessar locais fechados, o chamado passaporte da vacina. Ontem (29), o decreto foi suspenso por uma decisão do desembargador Paulo Rangel, do Tribunal de Justiça (TJ), em habeas corpus de uma pessoa que argumentou cerceamento de liberdade de locomoção. Na decisão, Fux analisou recurso da procuradoria do município e reafirmou a posição do STF no sentido de que governadores e prefeitos têm competência para estabelecer medidas sanitárias contra a covid-19.

“A decisão atacada representa potencial risco de violação à ordem público-administrativa, no âmbito do município do Rio de Janeiro, dados seu potencial efeito multiplicador e a real possibilidade de que venha a desestruturar o planejamento adotado pelas autoridades municipais como forma de fazer frente à pandemia em seu território, contribuindo para a disseminação do vírus e retardando a imunização coletiva pelo desestímulo à vacinação”, decidiu o ministro. Na decisão que suspendeu a exigência do passaporte da vacina para frequentar alguns ambientes públicos, o desembargador afirmou que a exigência da comprovação da vacina se assemelha a comportamentos históricos ligados à escravidão, que remontam à tirania e à ditadura.

“Se no passado existiu a marcação a ferro e fogo dos escravos e gados através do ferrete ou ferro em brasas, hoje é a carteira da vacinação que separa a sociedade. O tempo passa, mas as práticas abusivas, ilegais e retrógradas são as mesmas. A carteira de vacinação é um ato que estigmatiza as pessoas, criando uma marca depreciativa e impedindo-as de circularem pelas ruas livremente, com nítido objetivo de controle social. É uma ditadura sanitária. O decreto quer controlar as pessoas e dizer, tiranicamente, quem anda e não anda pelas ruas da idade”, sustentou o magistrado.

Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta sexta

O Ministério da Saúde anunciou hoje (30) o início da Campanha Nacional de Multivacinação, que disponibilizará, em 45 mil postos de vacinação localizados em todas as 27 unidades federativas e seus respectivos municípios, 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba. Durante a cerimônia de lançamento da campanha, que se inicia amanhã (1º de outubro) e vai até o dia 29, as autoridades destacam o papel importante que pais e responsáveis têm para o sucesso da campanha com público-alvo de crianças e adolescentes até 15 anos. Eles, no entanto, manifestaram também preocupação com a queda nos índices de vacinação que vêm sendo observados desde 2015. Segundo eles, em parte isso é explicado pela disseminação de notícias falsas (fake news) e pela atuação de grupos antivacinas.

De acordo com o secretario de Vigilância em Saúde do ministério, Arnaldo Medeiros, a campanha deste ano é “mais relevante” porque o governo vem identificando, desde 2015, uma “tendência de queda nos índices de vacinação”. Segundo ele, essa queda tem, entre suas causas, o “desconhecimento sobre a importância da vacina, as fake news, os grupos antivacinas e o medo de eventos adversos”. Aponta também como causa os horários de funcionamento das unidades de saúde que, às vezes, são incompatíveis com as novas rotinas da população. Preocupação similar manifestou o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Wilames Freire. “A campanha publicitária é importante e urgente, porque temos de combater de forma dura as fake news e o movimento antivacina que vem estimulando a população a não procurar a vacina e, assim, ficar desprotegida”.

SC: Estado confirma 1.192.421 casos, 1.164.879 recuperados e 19.276 mortes

Santa Catarina chegou a 1.192.421 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.164.879 estão recuperados e 8.266 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 30. A doença respiratória causou 19.276 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,62%.

Esses números representam uma alta de 311 no número de casos ativos e há 11 óbitos adicionais em comparação com o dia anterior. A quantidade de casos confirmados aumentou 1.121 e outras 799 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 30
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 42 municípios não tenham caso ativo algum. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Nordeste (150 para cada 100 mil habitantes). Em seguida, estão Xanxerê (144) e Oeste (133). As que menos têm são Extremo-Oeste (57), Alto Vale do Rio do Peixe (59) e Alto Uruguai Catarinense (68).

Atualmente, há 1.480 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 880 estão ocupados, sendo 306 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 59,5%.

Outubro Rosa: Estado lança campanha pela prevenção e combate ao câncer de mama

“Toque, prevenção, cuidado e amor”, a campanha de conscientização do governo de Santa Catarina deste ano, desenvolvida pela da Secretaria de Estado da Saúde (SES), remete aos passos do cuidado na prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama. Neste ano, a campanha também traz informações sobre o câncer de colo de útero desenvolvido por meio do Papilomavírus Humano – HPV. A realização do autoexame é uma das formas mais simples de realizar a detecção e a porta de entrada para o atendimento aos pacientes que venham a perceber alguma alteração é Atenção Primária, através dos postos de saúde. “É importante que, ao aparecimento dos primeiros sintomas, o paciente já busque o atendimento. Quanto antes o tratamento iniciar, maior as chances de cura”, afirma.

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil. Até o dia 24 de setembro, deste ano, 429 óbitos pela doença já tinham sido registrados no Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), em Santa Catarina. No ano de 2020, foram 660 vítimas da doença no estado. Menos comum, mas que também deve fazer parte do cotidiano masculino, o câncer de mama também acomete os homens, sendo eles, responsáveis por 1% dos casos registrados no país.

Câncer de colo de útero

Causa pelo Papilomavírus Humano – HPV, desde 2014 o Governo Federal disponibiliza a vacina tetravalente para meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos, que protegem contra os tipos mais prevalentes do vírus e são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. Mesmo tendo recebido a vacina a indicação é que mulheres a partir dos 25 anos realizem o exame preventivo (Papanicolau).

Ações pelo estado 

A Maternidade Dona Katarina Kaus, de Mafra, realizará entre os dias 19 e 23 diversas atividades voltadas às servidoras e as pacientes. Sendo que nos dias 19 e 20 serão realizadas coletas de preventivo de câncer de colo de útero e exames de mama. A Maternidade Darcy Vargas, de Joinvile, promoverá ações a partir do dia 4 de outubro, com gincanas, depoimentos de servidoras que venceram o câncer. No dia 20, às 19h30min, será realizada a live “Câncer de mama entre mitos e verdades” com Dr. Fernando Koenig.

A Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, realizará no dia 7 de outubro, às 14h, uma live com a Dra. Liliane Raupp (mastologista) sobre prevenção e diagnóstico de câncer de mama e disponibilizará para os servidores exame de mama. A Diretoria de Atenção Primária à Saúde, por meio do Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente, realizará no dia 6, às 14h, a web palestra, a “Atenção Primária à Saúde e o aperfeiçoamento das ações de rastreamento do câncer de colo do útero e de mama”, Dr. Fidel Cesário – Médico de Família e Comunidade. O público-alvo são os Profissionais de saúde da Atenção Primária à Saúde.

Boletim da Sesa registra mais 1.862 novos casos e 55 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) mais 1.862 casos confirmados e 55 mortes referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.505.437 casos confirmados e 38.879 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de setembro (1.567), agosto (108), julho (68), junho (85), maio (32), março (1) e fevereiro (1) de 2021. Os óbitos divulgados nesta data são de setembro (40), agosto (5), julho (5), junho (3) e abril (2) de 2021.

INTERNADOS – 629 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 493 pacientes em leitos SUS (303 em UTI e 190 em leitos clínicos/enfermaria) e 136 em leitos da rede particular (83 em UTI e 53 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.265 pacientes internados, 699 em leitos UTI e 566 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 55 pacientes. São 24 mulheres e 31 homens, com idades que variam de 16 a 100 anos. Os óbitos ocorreram entre 7 de abril a 29 de setembro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Londrina (8), Curitiba (6), Cascavel (3), Sertanópolis (2), Pinhais (2), Laranjeiras do Sul (2), Iporã (2), Borrazópolis (2) e Apucarana (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: São Mateus do Sul, São José dos Pinhais, Sarandi, Santo Antônio do Paraíso, Santo Antônio da Platina, Santa Terezinha de Itaipu, Santa Maria do Oeste, Santa Fé, Santa Cecília do Pavão, Rio Branco do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Ponta Grossa, Paranavaí, Paranaguá, Nova Fátima, Maringá, Marilândia do Sul, Mandirituba, Mandaguaçu, Mandaguari, Loanda, Ibiporã, Foz do Iguaçu, Fazenda Rio Grande, Cantagalo e Bandeirantes.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.072 casos de residentes de fora do Estado, 217 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Banco do Sergipe sofre falha de segurança e invasores vazam chaves Pix

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) informou hoje (30) que uma brecha de segurança foi detectada pela instituição e que dados cadastrais de pessoas que não são clientes do banco foram acessados indevidamente. Em comunicado, o Banco Central (BC) informou que não foram expostos dados sensíveis, como senhas, valores movimentados e saldos nas contas. Os telefones de clientes, no entanto, foram capturados por pessoas de fora da instituição. Segundo informou o Banese, 395.009 chaves Pix, exclusivamente do tipo telefone, foram obtidas “mediante engenharia social”, explica a instituição. Apesar de informar que a atividade maliciosa não compromete senhas, extratos, históricos e informações financeiras, o banco relata que o sistema ao qual os invasores tiveram acesso, chamado Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT), também guarda dados como nome, CPF, banco em que a chave está registrada, agência, conta, data da abertura da conta e data de registro da chave Pix.

Segundo o BC, as informações obtidas não permitem movimentação de recursos nem acesso às contas ou a outras informações financeiras. As pessoas com dados vazados serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo da instituição financeira, sem avisos por chamadas telefônicas, aplicativos de mensagem, SMS ou e-mail. De acordo com o comunicado do BC, o vazamento decorreu de “falhas pontuais” nos sistemas do Banese. O órgão informou ter adotado as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e aplicará as medidas sancionadoras previstas na regulação. A autoridade monetária esclareceu que a divulgação do vazamento de dados cadastrais do Pix não é exigida pela legislação, porque tem pouco impacto para os usuários. Mesmo assim, decidiu comunicar o incidente por ter compromisso com a transparência.

Contarato rebate ataques homofóbicos de Fakhoury

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) cobrou pedido de desculpas sobre comentários homofóbicos feitos contra ele pelo empresário Otávio Fakhoury, que depõe nesta quinta-feira (30) na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia do Senado. Uma publicação de Fakhoury no Twitter ironizou um erro gramatical em uma postagem do senador e insinuou que Contarato teria se “cativado” por algum outro parlamentar, destacando sua orientação sexual. “O delegado, homossexual assumido, talvez estivesse pensando no perfume de alguma pessoa ali daquele plenário. Quem seria o perfumado que lhe cativou?”, tuitou o empresário. A colocação do parlamentar veio logo depois da fala inicial do empresário, que destacou valores familiares como constituintes de sua atuação político-partidária. “O senhor não é um adolescente. É casado, tem filhos. Sua família não é melhor do que a minha”, reagiu o parlamentar, primeiro senador assumidamente gay da história. Ao fazer o desabafo, o senador capixaba disse que não estava sendo fácil estar ali se expondo. “Que tipo de imagem eu vou deixar para os meus filhos? Que tipo de imagem o senhor enquanto pai deixa para os seus filhos?”, questionou o senador.

Contarato acrescentou que orientação sexual, cor da pele e poder aquisitivo não definem caráter. “Se o senhor faz isso comigo como senador, imagine no Brasil que mais mata a população LGBTQIA+. O mínimo que o senhor deveria fazer é pedir desculpas a toda a população LGBTQIA+”, cobrou. Em resposta, Fakhoury classificou a postagem como “infeliz”, pediu desculpas e disse que “não teve a intenção de ofender”.  O vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), determinou a autuação de Otávio Fakhoury por “eventual crime de homofobia por parte do depoente contra o senador da República” e pediu que a denúncia seja encaminhada para o Ministério Público Federal (MPF).

Randolfe também exibiu postagens em que Otávio Fakhoury se refere a ele como “gazela”. “O senhor pode me atacar como quiser, como senador da República, à vontade, é seu direito de expressão, de opinião; agora, como o senhor começou esse depoimento pedindo respeito à família, o senhor deveria respeitar a família dos outros do mesmo jeito”, completou o senador, que pediu que os ataques sejam juntados à denúncia feita por Fabiano Contarato “para eventual representação ao Ministério Público”.

Empresário financiou instituto que negociou vacinas, mas disse não participar da sua gestão

Ao depor à CPI da Pandemia, nesta quinta-feira (30), o empresário Otávio Oscar Fakhoury, vice-presidente do Instituto Força Brasil (IFB), informou aos senadores que financiou a entidade, exerce o cargo de direção simbólica, mas não participa, nem tem responsabilidade sobre os atos de gestão. Conforme investigação da Comissão de Inquérito, o IFB tentou intermediar a negociação de vacinas contra covid-19 entre a empresa Davati e o Ministério da Saúde. O presidente do IFB, tenente-coronel Hélcio Bruno, já foi ouvido pela CPI. Fakhoury informou que eles são amigos e que parou de ajudar o Instituto, em junho ou julho deste ano, e que está avaliando a possibilidade de mudança da diretoria ou mesmo de extinção ou de suspensão das atividades. A informação chamou atenção do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP):

Ele suspendeu o financiamento após o depoimento do coronel Hélcio a esta Comissão de Inquérito, o que mostra que a CPI tem papel fundamental no esclarecimento de fatos que a sociedade não tinha conhecimento avaliou. Indagado pelo relator Renan Calheiros (MDB-AL) e por outros senadores, o empresário disse não ter conhecimento como a Davati chegou ao Força Brasil, nem que tipo de acordo ou acerto o instituto tentava fazer com o governo para a compra de 400 milhões de imunizantes. A Davati Medical Supply é uma empresa que disse ser a representante da AstraZeneca no Brasil. Só que a AstraZeneca alega não ter representantes no país e que negocia somente com a Fiocruz. Comandada por Herman Cardenas, a Davati é acusada também de tentar aplicar golpe no Canadá, vendendo vacinas a uma associação de povos indígenas paralelamente ao governo canadense. Sobre o caso, além de outras testemunhas e acusados, a CPI ouviu dois supostos representantes comerciais da empresa, Cristiano Alberto Carvalho e o cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, Luiz Paulo Dominguetti Pereira, que denunciou à imprensa ter recebido pedido de propina de US$ 1 para cada dose negociada na venda da vacina AstraZeneca ao governo. O pedido teria sido feito pelo ex-diretor de Logística do ministério, Roberto Ferreira Dias, no dia 25 de fevereiro, em jantar no restaurante Vasto em Brasília.

O presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), destacou o fato de o empresário Otávio Fakhoury ter feito de dezenas de manifestações públicas questionando as vacinas e pertencer justamente ao instituto que intermediou a compra de imunizantes com o Ministério da Saúde. Segundo Omar, não há compatibilidade de pensamento entre os dois comandantes do IFB. O senhor continua no instituto mesmo sabendo que seu presidente [Hélcio Bruno] quis vender vacina que você é contra?. O presidente desse instituto tentou vender vacina. O senhor não se vacinou e disse que sua família não vai se vacinar ironizou Omar. Os parlamentares quiseram saber também por que o Instituto Força Brasil publicou durante tanto tempo tantas mensagens negacionistas sobre a pandemia. Segundo o depoente, eram atos de gestão dos responsáveis dos quais ele não participava. Sou um filantropo. Quando eu faço doação eu não decido o que é feito com o dinheiro. Os senhores, quando recebem doações de campanha também, o doador não vai dizer o que o senhor faz com o dinheiro; o senhor decide, a sua coordenação de campanha rebateu o empresário.

Bolsonaro: O empresário disse ser apenas um apoiador mas não ter relação pessoal com o presidente Jair Bolsonaro. Em 2018, informou ter feito uma doação ao diretório regional do PSL em São Paulo. Sobre Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, Otávio Fakhoury disse que o conheceu quando foi ser tesoureiro “por uns três ou quatro meses” do PSL. Eles têm proximidade mas não são amigos pessoais. Segundo o relator da CPI, ambos tinham planos de comprar rádios para implementar um projeto de direita. Sempre tive um sonho, de participar do ramo de comunicação. Pedi ao Eduardo que me indicasse donos de rádio para que eu pudesse ir diretamente procurar e fazer uma negociação, o que não aconteceu. Ele apenas fez uma indicação explicou Fakhoury, que negou ter ido com Eduardo à Secretaria de Comunicação tratar do assunto.

Petrobras: O relator Renan Calheiros (MDB-AL) questionou Fakhoury sobre um reajuste de 400% em aluguel de imóvel à Petrobras, de propriedade do depoente, mesmo depois de já haver um pedido de despejo. Segundo o senador, houve aditivo, em maio de 2019, com reajuste que elevou o valor do aluguel de R$ 30 mil para R$ 110 mil. Outro reajuste, na sequência, teria elevado o montante a R$ 150 mil. Fakhoury não detalhou a negociação, que está, segundo ele, judicializada, mas negou que os valores tenham sido direcionados a doação de campanha eleitoral e chegou a dizer que a Petrobras lhe deve dinheiro. Diante das indagações, o senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou que a questão estava “fora do escopo da CPI”.

Fake news: As mensagens do empresário consideradas ofensivas à honra de senadores serão compartilhadas pela CPI da Pandemia com o inquérito das fake news, em curso no Supremo Tribunal Federal (STF). Os parlamentares avaliam ainda uma representação no Ministério Público Federal. As manifestações do empresário Otávio Oscar Fakhoury contra vacinas e uso de máscaras e o argumento de que seus vídeos contra as medidas sanitárias são um direito à liberdade de expressão causaram protestos de senadores oposicionistas na reunião da CPI da Pandemia. O posicionamento de Fakhoury no depoimenyo levou a constantes intervenções de alguns parlamentares, que se mostraram preocupados com os impactos de notícias falsas no combate à pandemia de covid-19. Isso não é liberdade de opinião. Quando a sua opinião compromete a saúde de todos, isso não é liberdade de opinião. Isso é crime rebateu o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Os governistas, por sua vez, sustentaram a tese de que o direito à manifestação precisa ser protegido, o que não exclui a responsabilidade dos que cometem excessos. Para o senador Marcos Rogério, não existe meia liberdade: Dentro das nossas liberdades, em um dado momento, podemos falar algo que depois podemos refletir, mudar de opinião ou mantê-la. É a liberdade de expressão. Agora, não existe, repito, não existe meia liberdade. Ou você é livre ou não é. Eventuais excessos já encontram no ordenamento jurídico respaldo para serem punidos. Simplesmente isso, excesso pune-se na forma da lei opinou. A senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) chegou a pedir à presidência da CPI que, a cada fala considerada negacionista do depoente, houvesse a intervenção de algum parlamentar do comando da Comissão Parlamentar de Inquérito para esclarecimento do público. Esta CPI tem um nível de audiência muito grande no Brasil inteiro, as TVs estão transmitindo, e a população não pode receber uma informação dele como se fosse verdade, porque não é, declarou. Mas, para o senador Jorginho Mello (PL-SC), cada um pode falar o que quiser e tem que arcar com as consequências: A CPI conclui mais um dia de trabalho questionando pessoas que têm opinião. Posso até não concordar, mas há meios e instâncias próprias para julgar. A liberdade é uma das coisas mais sagradas.

Vacinas e máscaras: Para Otávio Fakhoury, o uso de máscaras é desnecessário. Segundo ele, o fato de ter gravado vídeos e publicado mensagens em redes sociais sobre o assunto é também “uma simples manifestação de liberdade de opinião”. Durante muito tempo, eu e algumas pessoas usamos máscara, e pessoas pegaram a doença do mesmo jeito. Outras coisa: Dr. Fauci, a maior sumidade americana, revelou que as máscaras não têm essa eficiência. São eficientes para quem está com covid; para os outros, elas não têm eficiência de proteger do vírus argumentou. Indagado sobre as vacinas, Fakhoury disse que até hoje elas estão em “caráter experimental”,  não podem ser obrigatórias, e por isso disse não ter a pretensão de se vacinar “por enquanto”. O relator Renan Calheiros (MDB-AL) quis saber ainda com base em quê ele classificou a Coronavac como “lixo de vacina”: Critiquei com base em informações à imprensa naquele momento. É uma conclusão pessoal baseada na minha liberdade de opinião afirmou. As declarações levaram a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a enviar à CPI uma nota de esclarecimento dizendo todas as vacinas usadas no Brasil passaram pelas fases 1, 2 e 3 de testes e são seguras e eficazes. Ainda conforme a Anvisa, os imunizantes também foram autorizadas pela Organização Mundial de Saúde e FDA, agência reguladora americana. Em relação ao distanciamento social, o empresário se disse favorável ao “lockdown vertical”, isolando-se pessoas do grupo de risco, como idosos e portadores de comorbidades, de forma que a economia não pare e que os empregos sejam preservados. Senadores mais uma vez pontuaram que a tese defendida pelo depoente não tem base científica.

Cronograma Logo na abertura da reunião desta quinta-feira, o presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM), informou que o planejamento nesta reta final de trabalho da CPI é que o relatório final seja apresentado em 19 de outubro, para que a votação ocorra no dia 20. A semana que vem deve ser a última reservada a depoimentos. A Comissão deve ouvir Carlos Alberto Sá, executivo e proprietário da VTCLog, na terça-feira (5).  Já na quarta-feira (6), a previsão é ouvir um dos médicos que denunciaram práticas irregulares na Prevent Senior. No dia seguinte, é a vez de um representante da Agência Nacional de Saúde Suplementar. O relator, senador Renan Calheiros (MDB-AL), confirmou o calendário e aproveitou para anunciar que vai propor o indiciamento do empresário Luciano Hang no relatório final da Comissão. Segundo o parlamentar, Hang colaborou com a “política equivocada” de enfrentamento à pandemia promovida pelo presidente Jair Bolsonaro.

Denúncias: A CPI da Pandemia aprovou, também, a criação de um email para receber denúncias de cidadãos a respeito da recomendação e execução de tratamento precoce no contexto da pandemia de Covid-19. As denúncias devem ser encaminhadas para cpipandemia.denuncias@senado.leg.br. Agência Senado

Corte de energia por falta de pagamento volta a ser permitido a partir desta sexta

O corte de energia por falta de pagamento no caso dos consumidores de baixa renda voltará a ser permitido a partir desta sexta-feira (1º). Em abril, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) suspendeu o corte de luz por inadimplência para os beneficiários da tarifa social em razão da crise provocada pela pandemia do coronavírus. De acordo com a Aneel, não há previsão de outro adiamento. Em São Paulo, a Enel Brasil lança, a partir desta sexta, uma campanha de negociação de dívidas com condições especiais para clientes de baixa renda cadastrados na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), com possibilidade de parcelar as contas em atraso em até 13 vezes com isenção de encargos sobre atraso e juros mensais de 1%.

Também é considerado de baixa renda quem tem renda menor ou igual a meio salário mínimo ou inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência algum portador de doença crônica cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica; além de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa. A negociação pode ser feita online (no site da Enel) ou pelo telefone 0800 72 72 120. Clientes também podem negociar presencialmente, nas lojas de atendimento, por meio de agendamento prévio.

A suspensão por inadimplência pode ocorrer, por exemplo: Por falta de pagamento da fatura relativa à prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica; Por falta de pagamento de serviços cobráveis, como o da religação de urgência e o do desligamento ou remoção de poste. Antes de suspender o fornecimento de energia, a distribuidora deve encaminhar uma notificação ao consumidor. Segundo resolução da Aneel, essa notificação deve ser “escrita, específica e com entrega comprovada ou, alternativamente, impressa em destaque na fatura”, e o envio deve ser feito com antecedência mínima de 15 dias. No caso das famílias de baixa renda, a distribuidora pode negociar o parcelamento do débito em, no mínimo, três parcelas. A proibição do corte contemplou cerca de 12 milhões de famílias que se enquadram na tarifa social de energia elétrica. Isso não significa que todas as famílias tiveram cortes suspensos durante esse período, mas que a partir de agora poderão sofrer interrupção de energia se não houver pagamento da conta de luz. No ano passado, a Aneel tinha adotado medida semelhante, mas inicialmente a proibição do corte por falta de pagamento englobava todos os consumidores residenciais e serviços essenciais. Em seguida, a agência prorrogou a suspensão até o final de 2020, mas apenas para consumidores de baixa renda.

Salários perdem a corrida com a inflação

Desemprego e inflação formam uma combinação corrosiva para a renda dos trabalhadores formais. Há 12 meses as negociações salariais entre empresas ou sindicatos patronais com sindicatos de trabalhadores não registram aumento mediano real. Em agosto, o reajuste mediano ficou 1,4 ponto porcentual abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), utilizado como baliza para as negociações salariais. De acordo com o Salariômetro, boletim mensal da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) da Universidade de São Paulo que avalia convenções e acordos coletivos registrados no Ministério da Economia, apenas 9,5% das negociações em agosto foram concluídas com ganhos reais para os trabalhadores. A grande maioria dos empregados do País teve perda real de rendimento. Desde setembro do ano passado, o reajuste mediano negociado nas convenções (entre sindicatos de empregadores e de empregados) e acordos (entre empresa e sindicato de trabalhadores) coletivos tem sido igual ou menor do que a inflação. A diferença de 1,4 ponto entre inflação e reajuste registrada em agosto é a maior do período.

De 11 atividades em que houve negociações coletivas em agosto, os empregados de apenas uma – comércio atacadista e varejista – conseguiram pelo menos repor a inflação passada. Os trabalhadores do setor de refeições coletivas tiveram a maior perda real. Nas negociações coletivas concluídas neste ano até agosto, aumentos reais, com correções anuais superiores à inflação acumulada nos 12 meses até o mês do acerto, foram obtidos por trabalhadores de apenas duas das 48 atividades listadas pelo Salariômetro. Mas, nessas atividades, foram concluídas apenas 33 negociações nos oito primeiros meses do ano, período que registra nada menos do que 9.862 convenções e acordos coletivos. As famílias precisam recompor sua renda, mas o aumento do custo da folha de pagamento em período de vendas e produção incertas pode afetar as finanças das empresas empregadoras. É o quadro atual. A persistência da inflação alta, que analistas privados projetam em mais de 8% neste ano, do desemprego elevado e de um ritmo declinante de expansão da economia devem manter o cenário desfavorável para os salários reais.

Presidente iniciou convocações para 7 de Setembro, diz PGR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é indicado pela PGR (Procuradoria Geral da República) como o 1º convocador dos atos com pautas antidemocráticas e pró-governo do 7 de Setembro, das quais ele participou. Segundo o órgão, foi depois da convocação do presidente que a organização dos atos começou. A indicação de Bolsonaro como o instigador do 7 de Setembro foi em um documento enviado pela procuradoria ao STF (Supremo Tribunal Federal) em 4 de setembro. A Corte mantém um inquérito para investigar o financiamento e organização dos atos. No documento da PGR, a qual o jornal O Globo teve acesso, o 7 de Setembro começou a ser organizado em 15 de agosto. Nesse dia, segundo o órgão, Bolsonaro teria divulgado uma mensagem por WhatsApp em que defendia um “contragolpe” às manifestações contra seu governo. A subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo afirma que a mensagem foi uma “entrevista” dada por Bolsonaro. No mesmo 15 de agosto, o jornal Metrópoles divulgou a mensagem, que teria sido encaminhada a ministros de Estado, apoiadores e amigos do presidente.

Na mensagem, o “contragolpe” é citado e a Constituição é chamada de “comunista”. Também convoca os apoiadores do presidente a irem à avenida Paulista no feriado da Independência. “[…]o tamanho desta manifestação deverá ser o maior já visto na história do país, a ponto de comprovar e apoiar, inclusive internacionalmente, para que dê a ele e às FFAA, para que, em caso de um bastante provável e necessário contragolpe que terão que implementar em breve […]”. Leia a íntegra abaixo. A mensagem de 15 de agosto, segundo a PGR, foi o “marco temporal em que iniciadas as convocações para os atos antidemocráticos previstos para o dia 7.9.2021”.  Mas não é explícito se Bolsonaro é um dos investigados no inquérito ou se é apenas citado. Também não é indicado os supostos crimes praticados pelo presidente da República ao instigar e participar de manifestações contra as instituições democráticas. O inquérito do STF está sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes e é mantido em sigilo. A organização do 7 de Setembro já motivou operação da PF (Polícia Federal) contra aliados de Bolsonaro. Em 20 de agosto, o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ), o cantor Sérgio Reis, o caminhoneiro Zé Trovão e mais 7 pessoas foram alvo da PF e passaram a ser investigados depois de falas sobre atacar o Senado e o STF. O primo dos filhos de Bolsonaro, Leonardo Rodrigues de Jesus, conhecido como Léo Índio, também está sendo investigado pela PGR. O órgão apura seu envolvimento na organização e financiamento dos atos do 7 de Setembro. Leo Índio teve suas redes sociais bloqueadas e depoimento autorizado.

Eis o trecho da mensagem encaminhada pelo presidente, segundo o Metrópoles:

“Hoje, fazer um contragolpe é muito mais difícil e delicado do que naquela época, além do grave aparelhamento acima relatado, temos uma constituição comunista que tirou em grande parte os poderes do Presidente da República e foi por estes motivos que o Presidente Bolsonaro, no início de agosto, em vídeo gravado, pediu para que o povo brasileiro fosse mais uma vez às ruas, na Avenida Paulista, no dia sete de setembro, dar o último aviso, mas, desta vez, ele reforçou que o ‘contingente; deveria ser absurdamente gigante, ou seja, o tamanho desta manifestação deverá ser o maior já visto na história do país, a ponto de comprovar e apoiar, inclusive internacionalmente, para que dê a ele e às FFAA, para que, em caso de um bastante provável e necessário contragolpe que terão que implementar em breve, diante do grave avanço do golpe já em curso há tempos e que agora avança de forma muito mais agressiva, perpetrado pelo Poder Judiciário, esquerda e todo um aparato, inclusive internacional, de interesses escusos”.

Expo 2020 exigirá de visitantes vacina ou exame negativo para covid-19

A Expo 2020 foi aberta oficialmente hoje (30), em Dubai, em uma cerimônia de uma hora e meia, com a presença de autoridades dos Emirados Árabes, apresentações musicais de artistas internacionais, performances cênicas e desfile de bandeiras, à semelhança de aberturas de olimpíadas. Exposições mundiais não têm o alcance de bilhões de espectadores e nem a popularidade de Jogos Olímpicos. Tampouco têm a grandeza das instalações olímpicas, apesar de também envolverem construções gigantescas e investimentos nas cidades-sede. Mas neste ano, a Expo 2020 ousou desafiar a Olimpíada de Tóquio em, pelo menos, um quesito: ser o maior evento com presença de público, desde o início da pandemia.

Tanto a Expo Dubai quanto os Jogos de Tóquio foram adiados em um ano, por causa da covid-19. Mas, diferentemente do evento esportivo, que não foi aberto ao público, a exposição que ocorre nos Emirados Árabes receberá visitantes a partir de amanhã (1°). E, se as expectativas dos organizadores se confirmarem, não serão poucos. A aposta é que 25 milhões de pessoas passarão pelos pavilhões dos mais de 190 países e pelo imenso domo Al Wasl, de mais de 60 metros de altura, nos seis meses de evento. “Todo o mundo está se reunindo pela primeira vez, desde que a pandemia começou, para se conectar, para trocar e para aprender, nesse incrível palco global”, destacou, durante a cerimônia de abertura, Dimitri Kerkentzes, secretário-geral do Bureau International des Expositions, autoridade internacional responsável pela organização das exposições mundiais.

Havaí: Vulcão Kilauea volta a entrar em erupção

O vulcão Kilauea, no Havaí, voltou a entrar em erupção nesta quinta-feira (30) com “força total”, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A erupção não ocorre em área residencial e as autoridades garantem que não existe perigo imediato para os moradores. A última vez que o vulcão Kilauea entrou em erupção foi em dezembro de 2020, mantendo-se em atividade durante cinco meses, até maio. Hoje, o vulcão – um dos mais ativos no mundo – voltou a expelir lava. “O que antes era um lago de lava em arrefecimento, é agora uma nova erupção fissural”, disse o USGS no Twitter. Na rede social, o Serviço Geológico explica que a erupção está confinada a uma cratera no cume do vulcão, apelidada de Halemaumau, devendo ficar na cratera.

“As emissões de gases degradarão a qualidade do ar, mas a atividade da lava está apenas no topo [do vulcão]”. A erupção ocorreu numa área não residencial, estando confinada ao Parque Nacional de Vulcões do Havaí. David Phillips, um dos cientistas responsáveis pelo observatório, disse à CNN que não existe perigo imediato para os residentes. Phillips alerta, no entanto, que a atividade vulcânica pode durar meses. O Observatório de Vulcões Havaianos do USGS aumentou o nível de alerta para “perigoso” no início do dia, depois de registar um aumento nas atividades sísmicas na noite anterior. “O aumento da atividade sísmica e as mudanças nos padrões de deformação do solo na cúpula do Kilauea começaram a ocorrer aproximadamente ao meio-dia dessa quarta-feira (29), indicando o movimento do magma na subsuperfície”, acrescentou o USGS.

Catar estreará na F1 em novembro e firma contrato de 10 anos

A Fórmula 1 irá estrear no Catar em novembro e terá um contrato de 10 anos a partir de 2023, depois de sediar a Copa do Mundo do ano que vem, anunciaram a modalidade e os organizadores locais nesta quinta-feira (30). A prova noturna, agendada para 21 de novembro no Circuito Internacional Losail, nos arredores de Doha, formará parte de um quarteto inédito de provas no Oriente Médio no calendário de 22 corridas de 2021. O Bahrein acolheu a abertura do campeonato em março, a Arábia Saudita realizará sua primeira corrida no dia 5 de dezembro e Abu Dhabi encerra a temporada uma semana mais tarde.

A data do final de novembro estava vaga no calendário reformulado desde o cancelamento da prova japonesa em Suzuka, uma de várias corridas impossibilitadas pela pandemia de covid-19. “O passo entre o gesto para ser útil à F1 em 2021 e uma estratégia de longo prazo foi curto e simples”, disse a F1 em um comunicado. “A visão de a F1 ser a vitrine do Catar depois da Copa do Mundo da Fifa de 2022 foi a força propulsora deste acordo de longo prazo”. O Catar virá depois do México e do Brasil como parte de uma trinca de corridas em finas de semana consecutivos em novembro. “A Federação e as Autoridades Automobilísticas e de Motociclismo do Catar foram incríveis e se movimentaram com grande velocidade para fazer com que a corrida possa acontecer nesta temporada no Circuito Losail”, disse o executivo-chefe da F1, Stefano Domenicali.

Athletico-PR elimina Peñarol e Sul-Americana terá final brasileira

Assim como a Libertadores, a Copa Sul-Americana terá uma final 100% brasileira. Nesta quinta-feira (30), o Athletico-PR superou o Peñarol (Uruguai) por 2 a 0, na Arena da Baixada, em Curitiba, pelas semifinais da competição. Há uma semana, no estádio Campeón del Siglo, na capital uruguaia Montevidéu, o Furacão já havia vencido por 2 a 1. O Rubro-Negro paranaense retornará a Montevidéu no próximo dia 20 de novembro para decidir o título com o Red Bull Bragantino no Centenário. O tradicional estádio uruguaio também sediará a final da Libertadores uma semana depois, entre Palmeiras e Flamengo.

Pelé recebe alta e deixa hospital em São Paulo após um mês internado

O Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, informou que Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, recebeu alta na manhã desta quinta-feira (30), após um mês internado. Segundo comunicado divulgado pela instituição, o Atleta do Século “encontra-se estável e seguirá em quimioterapia, após a cirurgia para retirada de tumor no intestino”. O procedimento no cólon foi realizado no último dia 4 de setembro. Pelé deu entrada no hospital em 31 de agosto e foi submetido a uma cirurgia quatro dias depois. O ex-jogador, que comemora 81 anos no próximo dia 23 de outubro, passou 15 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), até ser transferido para o quarto.

No último dia 17 de setembro, ele foi novamente para a UTI, após apresentar “breve instabilidade respiratória”, conforme boletim médico da ocasião, passando para cuidados semi-intensivos no dia seguinte. No dia 18, o Rei retornou ao quarto, onde permaneceu até a manhã desta quinta. Kety Nascimento, filha de Pelé, além do próprio pai, divulgaram vídeos ao longo dos últimos dias, por meio das redes sociais, mostrando a recuperação do ex-atleta, com trabalhos de fisioterapia e momentos de descontração, como quando ele apareceu cantando “Leão do Mar”, um dos hinos do Santos, clube onde fez história nos gramados.

Liga Europa: West Ham supera o Rapid Vienna por 2 a 0

O West Ham United (Inglaterra) garantiu sua segunda vitória na Liga Europa com gols de Declan Rice e Said Benrahma, sacramentando o 2 a 0 sobre o Rapid Vienna (Áustria), enquanto o Leicester City (Inglaterra) sofreu uma derrota por 1 a 0 para o Legia Varsóvia (Polônia) nesta quinta-feira (30).

Já o líder do campeonato italiano Napoli (Itália) surpreendeu e perdeu para o Spartak Moscou (Rússia) por 3 a 2, enquanto o Celtic (Escócia), vencedor da Copa Europeia de 1967, foi humilhado em casa por 4 a 0 pelo Bayer Leverkusen (Alemanha).

O Olympique de Marselha (França) empatou sem gols em casa com o Galatasaray (Turquia), mas a partida ficou marcada por uma suspensão do jogo por oito minutos no primeiro tempo, após uma confusão entre as torcidas rivais, que trocaram disparos de fogos de artifício. Com o resultado, o West Ham fica no topo do grupo H, com seis pontos, três a frente do Dinamo Zagreb (Croácia), que bateu o Genk (Bélgica) fora de casa por 3 a 0 com dois gols de Bruno Petkovic.

O Legia é o surpreendente líder do grupo C, com seis pontos após um gol de Mahir Emreli afundar o Leicester.

O Spartak, o segundo com três pontos, lutou pela virada após tomar um gol com 11 segundos de jogo, após um erro grotesco de Aleksandr Maksimenko permitir que Eljif Elmas colocasse o Napoli na frente.

O Leicester e o Napoli conquistaram apenas um ponto após dois jogos disputados.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495