Eduardo se desculpa após fala sobre AI-5

O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) provocou na quinta-feira (31) um terremoto político ao defender medidas drásticas, como ‘um novo AI-5’, para conter uma eventual ‘radicalização’ da esquerda, puxada por protestos contra o governo, a exemplo das manifestações ocorridas no Chile. A menção ao Ato Institucional nº 5, o mais duro conjunto de leis instituído pela ditadura militar, em 1968, causou forte reação nos três Poderes.

Deputados apresentam notícia-crime contra Eduardo

Dezoito deputados de 6 partidos da Oposição (Psol, PT, PSB, PDT, PC do B e PDT) protocolaram nesta 5ª feira (13.out.2019) uma notícia-crime no STF (Supremo Tribunal Federal) contra Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). O pesselista e filho do presidente da República sugeriu 1 novo AI-5 como resposta possível para uma “radicalização da esquerda” durante entrevista. A notícia-crime é o instrumento processual usado para informar uma infração penal à autoridade competente. No texto, os congressistas pedem que o Supremo investiguem o deputado por incitação ao crime e apologia de crime ou criminoso.

Bolsonaro: ‘Quem está falando sobre AI-5 está sonhando’

© Isac Nóbrega

O presidente Jair Bolsonaro fez uma tentativa de contornar a fala do filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), sobre um “novo AI-5”. “Quem está falando sobre AI-5 está sonhando”, disse ao ser questionado por jornalistas na saída do Alvorada nesta quinta-feira. “Não existe. AI-5 no passado, existia outra Constituição, não existe mais. Esquece. Vai acabar a entrevista aqui. Cobrem dele (Eduardo). Quem quer que seja que fale em AI-5 tá falando… tá sonhando. Tá sonhando! Tá sonhando! Não quero nem ver notícia nesse sentido aí”, afirmou Bolsonaro. “Olha, cobre você dele. Ele é independente. Tem 35 anos se eu não me engano. Mas tudo bem. Lamento… Se ele falou isso, que eu não tô sabendo, lamento, lamento muito”, afirmou.

Bolsonaro ataca Witzel e o acusa de perseguição

O presidente Jair Bolsonaro fez duras críticas ao governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, durante live transmitida pelo Facebook. Bolsonaro voltou a acusá-lo de vazar informações sobre caso Marielle, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em março do ano passado, e afirmou não ter dúvidas da participação de Witzel na ‘confecção’ do inquérito do caso. O presidente também disse que Witzel quer ‘o poder pelo poder’.

Novo suspende a filiação do ministro Ricardo Salles

A Comissão de Ética do partido Novo decidiu suspender a filiação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. A decisão foi divulgada pelo partido nesta quinta-feira, 31. Em nota, o partido cita dispositivo de seu estatuto que prevê suspensão em caráter liminar (temporário), quando há “risco de dano grave e de difícil reparação à imagem e reputação do Novo”. A decisão foi tomada dentro do processo que analisa a expulsão de Salles, solicitada pelo deputado estadual Chicão Bulhões, do Rio. Atualmente, o ministro não participa de atividades partidárias e não tem cargo na legenda. Ele têm sido alvo de críticas por suas declarações controversas e pela sua atuação diante da crise do desmatamento e das ações de monitoramento e retirada do óleo encontrado nas praias do Nordeste.

Caso Marielle: perícia em áudios durou 2h25

A perícia nos áudios dos interfones do Condomínio Vivendas da Barra no dia do assassinato da vereadora Marielle Franco só foi feita um dia após a divulgação do caso pelo Jornal Nacional, da TV Globo, e ficou pronta em cerca de 2h25. A análise das conversas entre um funcionário da portaria e moradores da casa 65/66 foi solicitada oficialmente às 13h05m11s de anteontem. Por volta das 15h30, após a perícia, o Ministério Público afirmou que o porteiro mentiu ao dizer, em depoimento, que um dos acusados do homicídio, Elcio Queiroz, havia pedido para ir na casa 58, que pertence ao presidente Jair Bolsonaro.

MP quer analisar áudios originais de porteiro

Em nota enviada à VEJA, o Ministério Público do Rio informou que precisa de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF) para periciar “o sistema” de onde saíram os áudios que desmentem o depoimento do porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro no caso da morte da vereadora Marielle Franco. O MP não analisou a possibilidade de os arquivos terem sido apagados ou renomeados antes de serem entregues aos investigadores. O MP nega e afirma que não constam indícios de adulteração nos arquivos recebidos em CD pelo órgão no dia 15 deste mês – mas informa que o computador de onde saíram os arquivos não foi analisado. “Esse CD é compatível com a planilha física. Nada impede que o sistema seja periciado como um todo tão logo tenha autorização do STF

Adélio diz que desistiu de matar Bolsonaro

O ex-servente de pedreiro Adélio Bispo de Oliveira desistiu de matar o presidente Jair Bolsonaro. Desde quando foi preso em flagrante, em setembro de 2018, o autor do atentado em Juiz de For a (MG), vinha reafirmando que um dia iria concretizar a sua missão de executar o seu adversário. Em depoimento prestado ontem à Polícia Federal, o esfaqueador disse que mudou de planos e que agora ‘não pensa mais em atentar contra a vida do presidente Jair Messias Bolsonaro’. Ele também afirma que poupará o ex-presidente Michel Temer, que também estava na sua mira.

Gilmar Mendes manda soltar casal Garotinho

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a soltura dos ex-governadores do Rio de Janeiro Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho. No lugar da prisão, o ministro determinou o cumprimento de medidas cautelares. Tanto Garotinho quanto Rosinha foram presos por suspeita de liderar um esquema de superfaturamento em contratos firmados entre a Prefeitura de Campos, no Norte fluminense, e a construtora Odebrecht.

Manchas de óleo chegam a Cabrália e Porto Seguro

As manchas de óleo que avançam rumo ao sul da Bahia já chegaram a Santa Cruz de Cabrália, município localizado na Costa do Descobrimento, e também à Porto Seguro. A informação foi confirmada pelo Ibama. Em Cabrália, o petróleo cru que se espalha pelo litoral nordestino foi detectado na praia de Belmonte. Em Porto Seguro, o óleo já chegou às praias de Prado, Trancoso e Arraial d’Ajuda.

Bolsonaro sobre óleo: ‘Ninguém sabe a origem’

O presidente Jair Bolsonaro planeja sobrevoar a região atingida pelo óleo no litoral nordestino. Nesta quinta-feira, 31, Bolsonaro disse que está cada vez mais difícil de se descobrir a origem do vazamento. “Ninguém sabe a origem ainda. Diminuiu bastante a possibilidade de se encontrar e ter um responsável. Não temos nada de concreto. De modo que nada podemos anunciar”, afirmou, na saída do Palácio do Planalto. “Os órgãos do governo estão empenhados”, afirmou. Nesta quarta-feira, o vice-presidente, Hamilton Mourão, disse que havia “uma boa chance” de se anunciar o desfecho da investigação ainda nesta semana. Mourão exerceu até ontem a Presidência, durante a viagem de Bolsonaro à Ásia e ao Oriente Médio.

Impeachment de Trump avança nos EUA

A Câmara dos Representantes (deputados) dos EUA, de maioria democrata, aprovou na quinta-feira uma resolução para formalizar o prosseguimento do processo de impeachment contra o presidente Donald Trump, acusado de pressionar a Ucrânia para que o país investigasse seu rival político Joe Biden, de forma a influenciar as eleições presidenciais americanas do ano que vem. Trump nega as acusações, negando ter barganhado tal investigação com a Ucrânia e chamando o processo de impeachment de ‘caça às bruxas’.

FUTEBOL

Flamengo empata com o Goiás

A vitória parecia consolidada para o Flamengo. Após abrir 2 a 0 contra o Goiás no Serra Dourada, a equipe rubro-negra viu o Goiás arrancar um empate improvável por 2 a 2 após ter o goleiro César expulso faltando cinco minutos para o fim.

Santos vence Bahia e fica mais perto da Libertadores

O Santos venceu o Bahia por 1 a 0 na noite desta quinta-feira, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado por Carlos Sánchez, de pênalti.

Cruzeiro derrota Botafogo fora de casa e deixa o Z4

De um lado, drama. O Botafogo não fez jus à torcida alvinegra, que alcançou o melhor público no Nilton Santos no ano, e amargou uma frustrante derrota por 2 a 0 para o Cruzeiro, ficando a apenas três pontos da zona de rebaixamento.

Com pênalti anulado e gol perdido, Inter e Athletico-PR empatam 

Em jogo bastante movimentado, Internacional e Athletico-PR se reencontraram depois da grande finalíssima da Copa do Brasil, e acabaram ficando no empate por 1 a 1, no Beira-Rio, em partida válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.