Contribuinte tem até hoje para entregar o IR

Atenção ao prazo: quem ainda não prestou contas ao Fisco, tem até as 23h59 de hoje para entregar a declaração do Imposto de Renda 2021. Passado esse horário, o contribuinte estará sujeito a uma multa diária de 1% sobre o imposto apurado com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do total. Até a sexta-feira, a Receita havia recebido 27,5 milhões das 32 milhões de declarações esperadas.

Segundo os especialistas, é melhor entregar uma declaração incompleta que não entregar nada. A recomendação é priorizar a coleta de informações que impactam no saldo a ser apurado na declaração, como rendimentos e deduções. Ao fazer isso, porém, o contribuinte precisa ter em mente que as suas pendências com a Receita não terminaram, ele apenas ganhou uma “sobrevida” para não pagar multa por atraso. Na sequência, deve ser feita uma declaração retificadora o mais rápido possível, inclusive para evitar cair na malha fina.

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória em junho

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão que voltar a fazer prova de vida para não terem seus benefícios bloqueados. Com a obrigatoriedade suspensa desde março do ano passado, por conta da pandemia, as provas de vida serão retomadas a partir de junho. O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício.

O que é a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS é um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético comprovarem que estão vivos. Tem como principal objetivo dar mais segurança tanto para o cidadão quanto para o governo, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Como funciona a prova de vida por biometria?

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro, iniciou em fevereiro nova etapa e expansão da prova de vida por biometria facial. Nesta fase, que compõe o projeto piloto iniciado no ano passado, 5,3 milhões de beneficiários de todo o país poderão realizar o procedimento sem sair de casa. Assim, a prova de vida digital não é destinada a todos os públicos inicialmente.

A novidade é a possibilidade de realizar a prova de vida usando apenas um aplicativo, o meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br) e não mais dois aplicativos, como era antes, incluindo o Meu INSS (https://meu.inss.gov.br). O Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.

Para realizá-la, o segurado deve receber uma mensagem de texto ou e-mail fazendo a convocação. O usuário precisa ter biometria cadastrada na Justiça Eleitoral ou no Departamento de Trânsito (Detran), além de um celular com câmera fotográfica. Veja o passo a passo no site do INSS.

Como é feita a prova de vida presencial?

O modelo convencional de atendimento do INSS é presencial. Aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida, tendo em vista que muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida. Já no caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto.

Dois homens perdem visão após ação da PM em ato contra o governo em PE

O adesivador Daniel Campelo da Silva, 51, e o arrumador Jonas Correia de França, 29, perderam a visão de um olho após serem atingidos por tiros de bala de borracha disparados pela Polícia Militar durante a manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Recife, neste sábado (29). Segundo informações da Folha de S. Paulo, o governador Paulo Câmara (PSB) afastou os policiais envolvidos na operação e abriu uma investigação para apurar o caso. A repressão, com bombas de gás lacrimogênio, tiros de balas de borracha e correria nas ruas, aconteceu no fim do ato, que foi pacífico.

Daniel perdeu a visão do olho esquerdo e Jonas do olho direito. Daniel estampou fotos e vídeos com a mão no olho após o disparo e ensanguentado. Ele estava no centro do Recife para comprar material e não participava do ato. Na manhã deste domingo (30), o governador Paulo Câmara afirmou que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos irá acompanhar a assistência médica aos dois homens feridos. Ele também acionou a Procuradoria Geral do Estado para iniciar o processo de indenização. Luciana Santos (PC do B), vice-governadora de Pernambuco, afirmou que a polícia não foi autorizada pelo governo para agir no ato.

CPI tem provas sobre reuniões diárias do governo com ‘gabinete paralelo’, afirma Renan Calheiros

A CPI da Covid-19 tem provas de que integrantes de um ‘gabinete paralelo’ da saúde se reuniam todos os dias com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). É o que afirmou Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI, ao GloboNews neste domingo (30). As diretrizes para enfrentar a pandemia teria vindo de “gabinete”, que teria indicado o chamado tratamento precoce da Covid-19, que já foi comprovado como ineficaz.

O senador não deu detalhes dessas provas, mas informou que a comissão já tem o número de reuniões feitas por esse comitê. Calheiros também afirmou que a CPI vai receber um estudo para quantificar o número de mortes que poderiam ter sido evitadas caso o governo tivesse tomado medidas para combater o vírus e iniciasse a vacinação da população mais cedo.

Estudo em Serrana (SP) indica que, com 75% de vacinados, pandemia pode ser controlada

O Fantástico destacou ontem uma notícia bastante animadora, que traz esperança, e ao mesmo tempo chama a atenção para a urgência de acelerar a vacinação no país. Nos últimos quatro meses, pesquisadores do Instituto Butantan mediram os efeitos da imunização em larga escala na cidade de Serrana, no interior de São Paulo. É como se fosse um ensaio do que poderia estar acontecendo no país inteiro, se não houvesse tanto atraso. A cidade, de 45 mil habitantes, foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio. A imunização seguiu critérios científicos. A cidade foi dividida em 25 áreas que formaram quatro grupos. Os grupos foram vacinados, um por vez, com uma semana de diferença.

A vacinação ainda não tinha terminado quando serrana enfrentou um aumento no número de casos. O cenário mudou entre o fim de março e o começo de abril. Segundo os cientistas, o jogo começou a virar quando dois dos quatro grupos ficaram imunizados com a segunda dose. Em abril, Serrana já observava uma queda expressiva na incidência da Covid-19. De 699 casos em março, esse número caiu para 251. E as mortes passaram de 20 para 6, nesse mesmo período.

Os dados da vacinação e da incidência da Covid em Serrana foram analisados pelos cientistas, e esta semana, o Fantástico conseguiu – com exclusividade – resultados da pesquisa. O gráfico no vídeo acima mostra a evolução dos números de casos sintomáticos e de hospitalizações, e quando os quatro grupos foram vacinados, com a primeira e com a segunda dose. Os números começaram a cair depois que todos os grupos tomaram a primeira dose. Mas para os cientistas, o controle da pandemia se deu depois que 3 dos 4 grupos receberam a segunda dose. Ou seja, cerca de 75% da população. De acordo com o Instituto Butantan, logo depois do fim da vacinação, o número de mortes caiu 95% em Serrana.

O número de casos sintomáticos de Covid-19 teve uma redução de 80%. E a quantidade de hospitalizações teve uma queda de cerca de 86%. Serrana parece ser um oásis na região. A pesquisa do Instituto Butantan também revela que, enquanto 15 cidades vizinhas apresentavam aumento no número de casos, acontecia exatamente o contrário em Serrana. Quase toda a população adulta de Serrana, que tem 45 mil habitantes, recebeu duas doses de CoronaVac. O que números mostram, de forma categórica, é que só existe um caminho para controlar a pandemia: vacina para os brasileiros. E sem demora. A reportagem foi de Estevan Muniz.

SC: Defesa Civil do Estado confirma passagem de tornado em Campos Novos

Foto: Divulgação / DCSC

A Defesa Civil do Estado confirmou a passagem de um tornado no município de Campos Novos, no Meio-Oeste, na noite de sexta-feira, 28. A velocidade do vento chegou a 123 quilômetros por hora, causando destelhamentos de residências, queda de postes e de estruturas metálicas, além de tombamento de veículos. Outros municípios da região foram atingidos por tempestade intensa, fortes ventos, granizo e raios. Equipes da Defesa Civil estadual foram até o local, para apoiar as defesas civis municipais das cidades atingidas. Elas auxiliarão nos no apoio necessário aos moradores e no levantamento de dados. A Prefeitura de Campos Novos decretou situação de emergência. Segundo os dados repassados até o momento, 256 residências foram afetadas em seis bairros, 10 famílias ficaram desalojadas e 20 indústrias foram afetadas. “Nossas equipes seguem na região e todos os esforços serão empenhados no apoio às famílias. Ninguém ficará sem atendimento nesse momento difícil”, destacou o governador Carlos Moisés.

“Já realizamos contato com o Prefeito de Campos Novos e das outras cidades e colocamos à disposição toda a estrutura do Governo do Estado”, destacou o chefe da Defesa Civil, David Busarello. Segundo ele, as equipes em campo foram reforçadas e agora estão sendo aguardadas as necessidades dos municípios como telhas e colchões. “A orientação do governador Carlos Moisés é atuar com agilidade e prestar todo o apoio necessário”, finalizou. Ainda neste sábado, 29, a Defesa Civil do Estado liberou para Campos Novos 1.783 telhas de fibrocimento, 222 cumeeiras, 26 cesta básicas para sete dias, 22 fardos de água potável, 50 colchões de solteiro e 50 kits de acomodação solteiro (CELOG Joaçaba). Conforme avisos meteorológicos emitidos pela Defesa Civil de SC, por meio da Coordenadoria de monitoramento e Alerta, tempestades intensas atingiram diversas regiões do território catarinense. A situação foi provocada pelo avanço de uma frente fria combinada a uma área de baixa pressão.

Prejuízos na rede elétrica

Foto: Divulgação / Celesc

Os fortes ventos causaram problemas na rede elétrica da região, especialmente entre Videira e Campos Novos. Foram derrubadas quatro torres de transmissão de energia de 230kV da empresa Evoltz. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação do Sistema Interligado Nacional (SIN), informou que, por conta disso, houve o desligamento automático da linha de transmissão Campos Novos – Videira, interrompendo a transferência de cargas da Subestação (SE) Videira devido à indisponibilidade de outras linhas de 138 kV na região, atingindo também as SEs Caçador, Caçador Castelhano e Fraiburgo.

A Celesc disponibilizou todas as equipes para auxiliar a transmissora Evoltz a recuperar o sistema e redirecionou o atendimento de algumas de suas subestações de energia para atender Videira e o hospital da cidade, além de percorrer outros municípios para verificar a situação em outros hospitais. Durante o pico do problema, cerca de 90 mil consumidores da região ficaram com o fornecimento de energia interrompido, mas devido aos esforços das equipes, às 17h40 o sistema foi reestabelecido a 26.217 unidades consumidoras, cerca de 29% dos clientes afetados.

A Celesc está trazendo de São Paulo, de forma emergencial, dois grupos geradores a diesel. Os equipamentos devem chegar na tarde deste domingo, 30, e vão atender as cargas prioritárias das suas subestações em Fraiburgo e Caçador. Já nas cidades de Campos Novos, Brunópolis e Monte Carlo, o vendaval também atingiu postes e materiais foram arremessados contra rede elétrica, provocando estragos e queda de energia. Equipes de emergência da Celesc continuam em campo para atender todas as ocorrências naquela área, que foi muito atingida.

Ministério da Saúde enviará aparelhos de oxigênio para Norte-Nordeste

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou que enviará 5,1 mil concentradores de oxigênio para auxiliar as unidades de saúde com pacientes internados com covid-19 no Norte e Nordeste do país. Queiroga encontra-se em Pernambuco, estado que, segundo ele, receberá 148 aparelhos até o dia 10 de junho. “Estamos visitando a região, pois sabemos que há ameaça de colapso no sistema de saúde, sobretudo em função do insumo oxigênio. O ministério já providenciou para essas regiões 5.100 concentradores de oxigênio. Para Pernambuco, serão 148 concentradores”, disse o ministro.

Falta de oxigênio: Perguntado sobre se há risco de colapso por falta de oxigênio, mesmo após o envio desses concentradores, Queiroga disse que o governo trabalha para que isso não aconteça. “Só que lidamos com a imprevisibilidade biológica porque esse vírus sofre mutação e pode ter variantes que podem ter comportamento biológico diferente, o que leva pressão maior para o sistema de saúde. Mas as autoridades sanitárias estão empenhadas para que não haja falta de oxigênio”, acrescentou.

Queiroga, no entanto, ressaltou que distribuição e logística de oxigênio “é questão complexa”, uma vez que o gás é distribuído não apenas na forma líquida, mas também em cilindros, forma mais comumente adotada nos municípios de menor porte. “Há carência de cilindros [em municípios], mas estamos apoiando as secretarias municipais de saúde para que não haja falta de cilindros”, disse Queiroga ao destacar ser preciso aprimorar a logística, para esse tipo de transporte. .

Compra de vacinas: Sobre as ações do governo visando à compra de vacinas, Queiroga disse que a carência de vacina é mundial. “Mas no mês de junho teremos garantidos mais de 40 milhões [de doses de vacinas] a serem distribuídas. Em junho teremos uma marca importante, que é de [atingir um total de] 100 milhões [de doses] distribuídas para o país inteiro”, acrescentou.

“Só com a Pfizer, temos um contrato de 200 milhões de doses de vacinas. Agora, em 1º junho, assinaremos acordo de transferência de tecnologia entre a indústria Astrazênica e a Fiocruz, colocando o Brasil na vanguarda de países que tem capacidade com autonomia de produzir vacinas. Há também negociações com outras farmacêuticas para buscarmos antecipar doses. Agora, é um contexto que não é simples porque é uma emergência em saúde pública internacional”, completou.

Covid-19: Brasil registra 874 mortes e 45,3 mil casos em 24 horas

O Brasil já contabiliza 461.931 mortes em decorrência da pandemia de covid-19. Deste total, 874 ocorreram nas últimas 24 horas, segundo balanço divulgado hoje (30) pelo Ministério da Saúde. Até este domingo (30), dos 16.515.120 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, 14.912.744 já foram curadas e 1.140.445 estão ainda em acompanhamento. De ontem para hoje, foram registrados mais 43.520 casos positivos para a covid-19. O balanço é elaborado diariamente pelo Ministério da Saúde com base nos dados encaminhados pelas secretarias estaduais de Saúde.

Covid-19 nos estados

São Paulo continua sendo a unidade federativa com o maior número de casos de covid-19.  Das 3.265.930 pessoas contaminadas, 111.304 vieram a óbito, o que dá ao estado o primeiro lugar no ranking de mortes, seguido do Rio de Janeiro, ande 50.574 pessoas morreram em decorrência da pandemia. O estado do Rio registrou, até agora, um total de 863.865 casos de contaminação. Com 1.569.774 casos confirmados de covid-19, Minas Gerais ocupa o terceiro lugar no número de óbitos, com 40.452 mortes.

SC: Estado confirma 966.504 casos, 928.988 recuperados e 15.211 mortes

Há 966.504 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 928.988 se recuperaram e 22.305 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 30. Até hoje, 15.211 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,57%. São 846 casos ativos a menos que no último boletim, e há 37 óbitos adicionais. A quantidade de casos confirmados aumentou 1.227 e outras 2.036 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 30
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 292 cidades registraram pelo menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 287 municípios tenham casos ativos. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é Meio-Oeste, com 777 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Extremo-Oeste (492) e Serra (485). Atualmente, há 1.533 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.466 estão ocupados, sendo 949 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 95,6%.

SC: Matriz de risco aponta 15 regiões em risco gravíssimo e Grande Florianópolis em situação grave

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou no sábado, 29, a Matriz de Risco Potencial. A região da Grande Florianópolis se manteve no patamar grave (cor Laranja) e outras 15 na situação gravíssima (cor vermelha) para a transmissão da Covid-19. Todas as regiões do Estado foram avaliadas com risco máximo (nota 4), ou seja, em nível gravíssimo no quesito capacidade de atenção, o que avalia a taxa de ocupação de UTIs.

Nesta semana, além da manutenção da Serra Catarinense com risco máximo em todos os quesitos, o Planalto Norte também recebeu a pior avaliação em todos os índices pela matriz: evento sentinela (elevação do número de óbitos); transmissibilidade (variação do número de casos); monitoramento (número de exames RT-PCR para Covid-19 processados pelo Lacen) e capacidade de atenção (ocupação dos leitos de UTI).

Paraná: Sesa confirma mais 2.399 casos e 28 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (30) mais 2.399 casos confirmados e 28 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.86.288 casos confirmados e 26.250 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (3), fevereiro (34), março (30), abril (9) e maio (2.315), e dos seguintes meses de 2020: setembro (1), outubro (2), novembro (3) e dezembro (2).

INTERNADOS – O informe relata que 2.900 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.224 pacientes em leitos SUS (979 em UTI e 1.245 em enfermaria) e 676 em leitos da rede particular (346 em UTI e 330 em enfermaria). Há outros 2.986 pacientes internados, 1.104 em leitos UTI e 1.882 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 28 pacientes. São 12 mulheres e 16 homens, com idades que variam de 0 a 90 anos. Os óbitos ocorreram de 24 de maio de 2021 a 30 de maio de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Guarapuava (8), Cascavel (2).
A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Adrianópolis, Ampére, Assis Chateaubriand, Coronel Vivida, Guaíra, Jacarezinho, Jandaia do Sul, Mariluz, Maringá, Palmas, Rio Azul, Santa Tereza do Oeste, São Jorge d’Oeste, São José dos Pinhais, Tapejara, Terra Roxa, Uraí, Vera Cruz do Oeste.

FORA DO PARANÁ – 
O monitoramento registra 5.892 casos de residentes de fora, sendo que 149 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Paraná: Sesa envia mais de 2,3 milhões de seringas para a vacinação nos municípios

A Secretaria da Saúde do Paraná enviou neste sábado (29) para as Regionais de Saúde  2.372.000 milhões de seringas descartáveis que serão utilizadas no Programa de Imunizações.Os insumos enviados somam um investimento de R$ 830.800,40. “O abastecimento dos pontos de vacinação com os insumos necessários faz parte da estratégia do Programa de Imunizações e o Governo do Estado realiza todas as etapas desta logística , com a entrega proporcional de materiais para os municípios via as Regionais de Saúde”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Insumos – Cinco tipos de seringas foram enviadas nesta remessa que saiu do Departamento de Material e Patrimônio da Sesa: 890.400 seringas descartáveis de 3ml com agulhas 13mm X 0,45mm, encaminhadas para dezessete Regionais de Saúde; 721.600 seringas descartáveis de 3ml com agulha de 25mm X 0,6mm, encaminhadas para dezenove Regionais de Saúde; 524 mil seringas descartáveis de 3ml com agulha de 25mm X 0,7mm, distribuídas entre quinze Regionais de Saúde; 182 mil seringas descartáveis de 3ml com agulhas de 20mm X 0,55mm, para oito Regionais de Saúde e  54 mil seringas de 1ml com agulha de 25mm X 0,6 mm que seguiram para dezoito Regionais de Saúde. A partir da chegada dos insumos, as Regionais de Saúde farão a entrega proporcional aos municípios.

Avião da Ryanair é obrigado a aterrissar em Berlim

Um avião da Ryanair, que ligava Dublin a Cracóvia, foi forçado a aterrissar em Berlim, nesse domingo (30) à noite, após uma ameaça de bomba, informaram meios de comunicação. “As medidas de segurança da polícia terminaram sem que fosse detectado qualquer perigo”, disse uma porta-voz da polícia de Berlim. “Os passageiros retomaram o voo para a Polônia em outro”, acrescentou, sem mais detalhes sobre as razões do alerta. O diário Bild Zeitung disse tratar-se de uma falsa ameaça de bomba.

O avião, com 160 pessoas a bordo, aterrissou às 20h08 locais no aeroporto de Berlim-Brandemburgo, no sul da capital alemã. De acordo com os meios de comunicação alemães, a bagagem dos passageiros foi deixada na pista para ser revistada por cães farejadores, enquanto o avião foi cercado por numerosos policiais e bombeiros. “O avião da Ryanair solicitou uma aterrissagem de emergência e foi imediatamente autorizado”, disse o porta-voz do aeroporto Jan-Peter Hack ao diário Bild, acrescentando que os passageiros foram levados ao terminal para se alimentar.

China prepara-se para enviar tripulação à sua estação espacial

A República Popular da China vai enviar, neste mês de junho, à nova estação espacial chinesa uma tripulação composta por três astronautas. É uma missão de três meses onde estão previstas saídas extraveiculares, manutenção e preparação do equipamento orbital, bem como experiências científicas. A informação foi divulgada na televisão estatal chinesa pelo representante do programa espacial tripulado, Yang Liwei. O anúncio foi feito depois de a China ter lançado um segundo módulo espacial automatizada com combustível e suprimentos para a estação Tianhe (“Harmonia Celestial”, em português), que irá acoplar ao primeiro em órbita desde 29 de abril. A nova estação espacial é a terceira e a maior lançada pelo programa espacial da China, depois de, em 2011, o país ter enviado um primeiro módulo, o Tiagong 1, e cinco anos depois um segundo módulo (Tiangong 2), uma estação primária, tripulada não permanentemente, que esteve em operação até abril de 2018.

A nova estação, com mais módulos e maior durabilidade, vai receber a primeira tripulação já no mês que vem por meio da cápsula Shenzhou 12. A tripulação vai partir da base de Jiuquan, no noroeste da China, disse o antigo astronauta Yang à televisão estatal chinesa CCTV. Yang, que orbitou a Terra em 2003, não falou sobre a identidade dos astronautas ou a data exata de partida e disse que a tripulação foi escolhida entre os dois primeiros grupos de astronautas do programa espacial. A agência espacial chinesa planeja um total de 11 lançamentos até o fim do próximo ano, para entregar mais dois módulos, suprimentos e transportar os membros da tripulação. Pequim não participa da Estação Espacial Internacional, principalmente devido às objeções dos Estados Unidos. Washington desconfia da opacidade do programa chinês e das ligações às Forças Armadas. A China já enviou 11 astronautas, incluindo duas mulheres, ao espaço, começando com o voo realizado por Yang em outubro de 2003. A primeira astronauta foi Liu Yang, em 2012. Até agora, todos os astronautas da China são ex-pilotos do Exército de Libertação Popular.

Homens armados matam duas pessoas e ferem mais de 20 na Flórida

Homens atiraram contra uma multidão do lado de fora de um show na Flórida na madrugada deste domingo (30), matando duas pessoas e ferindo mais de 20, informaram a polícia e a mídia. Três pessoas saíram de um carro branco e dispararam contra pessoas reunidas no El Mula Banquet Hall, perto de Hialeah, uma cidade no condado de Miami-Dade, segundo a imprensa local. “Estou no local de outro ato direcionado e covarde de violência armada, onde mais de 20 vítimas foram baleadas e duas morreram tristemente”, disse o diretor da polícia de Miami-Dade, Alfredo Ramirez, no Twitter. “Esses são assassinos de sangue frio que atiraram indiscriminadamente em uma multidão, e nós buscaremos justiça.”

A CNN disse que de 20 a 25 feridos foram levados a hospitais locais. A CBS4 Miami informou que pelo menos um estava em estado crítico e que a polícia não tinha ninguém sob custódia até o começo deste domingo. O governador da Flórida, Ron DeSantis, afirmou que as autoridades estaduais estão trabalhando para capturar os atiradores. “A Justiça precisa ser rápida e severa!” escreveu no Twitter. Os Estados Unidos viram pelo menos 200 tiroteios em massa nos primeiros 132 dias deste ano, de acordo com um relatório do Gun Violence Archive, um grupo de pesquisa sem fins lucrativos.

Com Pedro decisivo, Flamengo vence Palmeiras na estreia do Brasileiro

No confronto entre o atual bicampeão nacional e o detentor dos últimos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, melhor para o primeiro. Neste domingo (30), o Flamengo derrotou o Palmeiras por 1 a 0 no Maracanã, no Rio de Janeiro, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

Fernando Miguel brilha e Atlético-GO bate Corinthians no Brasileiro

O Atlético-GO superou o Corinthians por 1 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, pela primeira rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O goleiro Fernando Miguel, do Dragão, teve uma noite de domingo (30) inspirada, com grandes defesas. Entre elas, a do pênalti cobrado por Mateus Vital e a do rebote, em tentativa do próprio atacante.

Resultados da 1ª Rodada

Brasileirão – Classificação da 1ª Rodada

Chelsea é campeão da Liga dos Campeões da Europa

O Chelsea é o grande campeão da Liga dos Campeões da Europa. Em final realizada na tarde deste sábado (29) no Estádio do Dragão, em Portugal, o time de Thomas Tuchel bateu o Manchester City por 1 a 0 e levantou seu segundo título da competição continental.

Mas apesar do equilíbrio no primeiro tempo, as duas equipes conseguiram criar boas chances. Antes dos 10 primeiros minutos, o Chelsea criou duas boas oportunidades, mas parou em Ederson. Já o City chegou com Sterling, mas Mendy salvou o time de Londres.

Eliminatórias: Tite convoca Rodrigo Caio para substituir Thiago Silva

Poucas horas após a vitória do Flamengo em cima do Palmeiras, na estreia do Campeonato Brasileiro, o zagueiro rubro-negro Rodrigo Caio teve mais um motivo para comemorar neste domingo (30): a convocação para os próximos dos jogos da seleção brasileira pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar 2020. O técnico Tite chamou o jogador para o lugar de Thiago Silva, do Manchester City (Inglaterra), cortado do escrete canarinho após confirmação de lesão muscular na coxa esquerda.

O zagueiro se machucou no último sábado (29), no primeiro tempo da final da Liga do Campeões, vencida pelo Chelsea, por 1 a 0. Na próxima sexta-feira (5 de junho) o Brasil encara o Equador, às 21h30, no Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, pela quinta rodada das Eliminatórias. Na semana que vem, dia 8 de junho, a seleção visita o Paraguai, na capital Assunção, em duelo válido pela rodada seis.

Conmebol tira Copa América da Argentina por agravamento da pandemia

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou neste domingo (30) que suspendeu a realização da Copa América de 2021 na Argentina. Em publicação no Twitter, o perfil oficial da entidade disse que “analisa a oferta de ouros países que mostraram interesse em abrigar o torneio continental” e que a decisão foi tomada “em atenção às circunstâncias presentes”. Por “circunstâncias presentes”, leia-se agravamento da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Na última quinta-feira (27), segundo o governo da Argentina, foi registrado um recorde de 41.080 novos casos diários no país. Ainda neste domingo (30), horas antes do anúncio da Conmebol, o ministro do Interior, Wado de Pedro disse no Twitter, que considerando “a situação sanitária de todas as jurisdições, em particular as de Buenos Aires, Tucumán, Mendoza, Córdoba e Santa Fe”, seria “muito difícil” ter a Copa América em território argentino.

Segundo o Ministério da Saúde da Argentina, o país está com 76,5% dos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) ocupados. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, são 3.753.609 casos e 77.456 mortes pelo novo coronavírus. Inicialmente, a Copa América seria realizada, de forma conjunta, por Argentina e Colômbia. Este último foi retirado da organização por conta da onda de protestos sociais no país. Caso a Conmebol encontre uma nova sede e mantenha o calendário inicial, a competição deverá começar em 13 de junho. Vale lembrar que, por consequência da covid-19, Austrália e Catar, que disputariam o torneio como convidados, declinaram da participação.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.