Bolsonaro cogita decreto para liberar o trabalho de todas as profissões 

O presidente Jair Bolsonaro disse que pretende publicar nesta segunda-feira (30) um decreto para permitir que todas as profissões possam voltar a trabalhar. Crítico das medidas de isolamento impostas por governadores de alguns Estados, Bolsonaro acredita que a quarentena causará uma onda de desemprego e um grande impacto na economia. ‘Estou com vontade, não sei se vou fazer’, disse.

Ministro do STF afrouxa Lei de Responsabilidade Fiscal

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes liberou o governo federal e todos os entes federativos em estado de calamidade de cumprir trechos da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) durante o estado de calamidade declarado por causa do avanço do coronavírus.

Guedes diz que prefere ficar em isolamento

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ponderou sobre uma dificuldade de manter o equilíbrio entre Saúde e Economia, falando que se de um lado existe a preocupação com a produção do país, do outro existe o receio à contaminação do novo coronavírus, que pode levar o sistema público de Saúde a um colapso. “Como economista, eu gostaria que nós pudéssemos manter a  produção e voltar mais rápido. Eu, como cidadão, seguindo o conhecimento  do pessoal da (área da) Saúde, ao contrário: aí eu já quero ficar em casa e fazer o isolamento.

Senado vota auxílio para autônomos e informais

O Congresso Nacional entra em mais uma semana de pouco trânsito de deputados e senadores em seus corredores, mas deve analisar projetos importantes nos próximos dias. As votações têm sido realizadas remotamente. O Senado deve votar o auxílio de auxílio de R$ 600 para trabalhadores informais já nesta segunda-feira (30). O texto foi aprovado pela Câmara na última semana.

Presidente passeia em Brasília e chama políticos às ruas 

Contrariando as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), o presidente Jair Bolsonaro saiu às ruas de Brasília no domingo e cumprimentou eleitores e trabalhadores. Ele disse que as pessoas querem voltar a trabalhar e recomendou que outros políticos também saiam às ruas para, na opinião dele, entender a realidade do País. ‘Uma experiência que recomendo a todos os políticos do Brasil’, declarou.

Mortes por Covid-19 sobem para 136 no País

Em balanço divulgado no domingo (29), o Ministério da Saúde anunciou 136 mortes causadas pelo novo coronavírus no Brasil, um aumento de 19% em relação ao dia anterior – foram 22 óbitos a mais, o que elevou a taxa de mortalidade para 3,2%. O número de casos confirmados chegou a 4.256, com maior prevalência no Estado de São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal.

Médico confirma 1ª morte por coronavírus em Minas Gerais

Minas Gerais registrou, neste domingo, a primeira morte provocada pelo coronavírus. Trata-se de uma mulher idosa que apresentou insuficiência respiratória grave e não resistiu. Ela estava internada no Hospital Biocor, em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. A informação foi inicialmente divulgada pelo site do G1 e confirmada pelo Estado de Minas com o infectologista do Hospital Biocor, Estevão Urbano. Por uma questão de ética profissional, o médico não deu mais detalhes sobre o perfil da paciente.

Witzel renova hoje isolamento contra coronavírus

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), assina nesta segunda-feira (30) um decreto que renova as medidas de isolamento recomendadas pelas autoridades de saúde para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus. ‘Esta decisão é baseada na avaliação da OMS e das autoridades sanitárias. Não desafie o coronavírus. Não siga atitudes impensadas e descoladas da realidade’, afirmou.

Governador de SC recua e prorroga isolamento social

O governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, desistiu do plano de retomada das atividades econômicas e serviços, que estava previsto para começar na 4ª feira (1º.abr.2020). O anúncio da retomada de algumas atividades foi feito na última semana. A  medida incluía a reabertura de academias, shoppings, bares e hotéis. Em reunião com prefeitos do Estado neste domingo (20.mar.2020) , Moisés sinalizou que prorrogará as medidas de isolamento social, para que o sistema de saúde esteja preparado para combater os efeitos do coronavírus em Santa Catarina. Nesta 2ª feira, agências bancárias e lotéricas poderão reabrir, mas com restrições. A permissão para reabertura de comércios, programada para 4ª feira, deve ser adiada.

Trump prorroga isolamento nos EUA até fim de abril

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no (29) que o pico da taxa de mortalidade causada pela pandemia do novo coronavírus deve ocorrer em duas semanas. O país, que já registra 140 mil infectados e mais de 2,4 mil mortes, vai prorrogar o isolamento social até 30 de abril.

Itália registra queda no número diário de mortes por Covid-19 

A Itália registrou 756 novas mortes no domingo (29), o que indica uma queda em relação aos óbitos de sábado (28), 889. Assim, o país atinge um total de 10.779 vítimas fatais devido à pandemia do novo coronavírus. A boa notíca é que a quantidade de pessoas que se curam da doença continua a subir e já passou de 13 mil.

ESPORTES

Atleta paralímpica morre após contrair Covid-19

Atleta paralímpica de tênis de mesa, Eliane Corrêa morreu no domingo (29) devido a complicações causadas pela infecção do novo coronavírus. Com falta de ar, ela foi levada ao hospital pela família, mas não resistiu.

Atlético-MG reduz salários de jogadores e dirigentes em 25%

Em decorrência da paralisação das competições esportivas por causa da pandemia do coronavírus, o Atlético anunciou a redução salarial de 25% para todos os seguimentos do clube. Jogadores, dirigentes remunerados, comissão técnica e funcionários terão o corte nos vencimentos enquanto durar o efeito do surto de COVID-19. A redução salarial foi a forma encontrada pelos clubes para amenizar a perda financeira com a paralisação das competições. Na nota divulgada no site oficial, o Atlético não especifica o período exato em que a medida vai vigorar. O comunicado diz que o corte de 25% nos vencimentos valerá ‘enquanto durarem os efeitos da pandemia’.