Araçatuba: Quadrilha ataca agências bancárias e faz moradores reféns; três pessoas morreram

Homens fortemente armados invadiram e atacaram pelo menos três agências bancárias do Centro de Araçatuba, a 521 km de São Paulo, na madrugada desta segunda-feira, 30. Segundo a Polícia Militar, pelo menos três pessoas morreram, dois moradores da cidade e um criminoso. Ainda não se sabe o número exato de feridos, mas há relatos de pessoas que deram entrada no Pronto Socorro Municipal com ferimentos provenientes de arma de fogo. Um homem teve a perna amputada após passar de bicicleta próximo a um artefato explosivo.

Amarrados em carros, reféns foram feitos de 'escudo humano' para impedir ataques da polícia contra os criminosos.  
Reprodução: Twitter

Segundo relato de moradores nas redes sociais, após o ataque ao banco e troca de tiros com a polícia, pedestres e motoristas foram abordados e feitos reféns. Em vídeos, é possível ver moradores da cidade amarrados em carros sendo feitos de “escudo humano” para a fuga da quadrilha.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), afirmou em entrevista à TV Globo que comunicou o assalto ao governador João Doria durante a madrugada e a cidade recebeu reforço de segurança de Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Borges recomendou que a população aguarde em casa enquanto o trabalho da polícia é feito, e acrescentou que os criminosos podem ter esparramado artefatos explosivos nas vias enquanto fugiam. “Eles colocaram barricadas nas rodovias principais, atearam fogo em carros e caminhões”, disse.

Covid-19: Brasil chega a 80% da população acima de 18 anos com 1ª dose

O Brasil atingiu a marca de 80% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose da vacina contra a covid-19, de acordo com o Ministério da Saúde. Isso significa que mais de 128 milhões de brasileiros receberam a primeira dose. A pasta estima que até o dia 15 de setembro serão distribuídas vacinas suficientes para aplicar a primeira dose a toda a população brasileira com mais de 18 anos, o que representa um total de 160 milhões de pessoas.

Para ter a proteção, é preciso completar o esquema vacinal. A maior parte das vacinas aplicadas no Brasil precisa de uma segunda dose para atingir a potência máxima. Ao todo, até o momento, 60 milhões de brasileiros, o equivalente a 37% da população adulta, estão com o esquema vacinal completo.

Estudos divulgados recentemente mostram que as vacinas reduzem significativamente o risco de morte, de internações e de infecções causadas pelo vírus, mas não evitam completamente que a pessoa se contagie nem que leve o vírus para outras pessoas. O Ministério da Saúde ressalta que, mesmo com a vacina, os cuidados individuais, como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social, são importantes para evitar o contágio. “O cuidado é de cada um, mas o benefício é para todos”, diz em nota.

Brasil registra 20,7 milhões de casos e 579,3 mil mortes por covid-19

O Ministério da Saúde divulgou hoje (29) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem, desde o início da pandemia, 20,7 milhões de casos confirmados da doença e 579,3 mil mortes registradas. O número de recuperados soma 19,6 milhões. Em 24 horas, o ministério registrou 13,2 mil novos casos e 298 mortes.

Nos estados

São Paulo se mantém como a unidade federativa com maior número tanto de óbitos (145,5 mil) quanto de casos (4,2 milhões). Em seguida estão Minas Gerais (2 milhões de casos e 52,9 mil óbitos); Paraná (1,4 milhão casos e 37,4 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (1,4 milhão de casos e 34,1 mil óbitos).

Boletim epidemiológico covid-19 29.08-2021

 

Vacinação

O Brasil já aplicou 189 milhões de doses de vacina contra a covid-19, de acordo com dados da manhã deste domingo divulgados pelo Ministério da Saúde. Com isso, o Brasil atingiu a marca de 80% da população acima de 18 anos vacinada com a primeira dose da vacina. Isso significa que mais de 128 milhões de brasileiros receberam a primeira dose. Para ter a proteção, é preciso completar o esquema vacinal. A maior parte das vacinas aplicadas no Brasil precisa de uma segunda dose para atingir a potência máxima. Ao todo, até o momento, 60 milhões de brasileiros, o equivalente a 37% da população adulta, estão com o esquema vacinal completo.

SC: Estado confirma 1.154.131 casos, 1.123.114 recuperados e 18.646 mortes

Há 1.154.131 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.123.114 se recuperaram e 12.371 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 29. O novo coronavírus causou 18.646 óbitos no estado até esta data. A taxa de letalidade atual é de 1,62%.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 29
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 24 municípios sem casos ativos. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a Oeste, com 364 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Nordeste (317) e Xanxerê (298). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (65), Carbonífera (80) e Extremo-Oeste (88). Atualmente, há 1.520 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 993 estão ocupados, sendo 443 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 65,3%.

SC: Estado tem apenas uma região em gravíssimo pela primeira vez desde novembro de 2020

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 28, pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas uma região está classificada com o risco gravíssimo (cor vermelha). A região Nordeste é a única no nível máximo de atenção para a Covid-19 – isto não ocorria desde o dia 4 de novembro de 2020. Outras nove regiões estão em risco grave (cor laranja) e as outras seis em risco alto (cor amarela).

>>> Clique aqui para fazer o download do boletim

As regiões em risco alto são Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul, Médio Vale do Itajaí e Meio-Oeste. As demais estão no nível Grave. A capacidade de atenção continua demonstrando níveis moderados de atenção e apenas a região Nordeste e o Planalto Norte continuam em alertas máximos. Já a região do Extremo Sul Catarinense se destaca positivamente no índice de transmissibilidade, a única do Estado em nível moderado.

Como a Matriz classifica o risco das regiões: A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes continua como Gravidade, por ser a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão traz também a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave para avaliação por 100 mil habitantes. A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a dimensão de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção permanece como taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.

Mais 1.320 casos e 46 óbitos pela Covid-19 são confirmados no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (29) mais 1.320 casos confirmados e 46 mortes, referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas, em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.449.054 casos confirmados e 37.192 mortes em decorrência da doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (1.067), julho (33), junho (76), maio (141) abril (1) e março (2).

INTERNADOS – 1.097 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 783 pacientes em leitos SUS (458 em UTI e 325 em leitos clínicos/enfermaria) e 314 em leitos da rede particular (149 em UTI e 165 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.428 pacientes internados, 696 em leitos UTI e 732 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 46 pacientes. São 18 mulheres e 28 homens, com idades que variam de 25 a 97 anos. Os óbitos ocorreram de 3 de maio a 28 de agosto de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Ponta Grossa (10), Curitiba (5), Londrina (3), Piraquara (2), Pinhais (2) e Maringá (2).
A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Siqueira Campos, Ribeirão do Pinhal, Rebouças, Palmeira, Mercedes, Medianeira, Iretama, Imbituva, Iguatu, Fazenda Rio Grande, Cruzmaltina, Contenda, Colombo, Cianorte, Cascavel, Campo Mourão, Campina Grande do Sul, Cambé, Califórnia, Bela Vista do Paraíso, Assis Chateaubriand e Araucária.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.645 casos de residentes de fora do Estado, 219 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Paraná receberá mais 182,1 mil doses de vacinas contra a Covid-19 nesta segunda-feira

O Ministério da Saúde confirmou o envio de mais 182.100 doses de vacinas contra a Covid-19 ao Paraná nesta segunda-feira (30). São 64.350 doses da Pfizer/BioNTech e 117.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz. A pauta de distribuição foi divulgada neste domingo (29).

As vacinas da Pfizer devem desembarcar no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 19h10 no voo LA 4721. Já os imunizantes da AstraZeneca, chegam às 20h05 no voo AD 4078. De lá, as doses serão enviadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), para conferência e armazenamento até que sejam distribuídas.

O governo federal ainda não confirmou se os imunizantes serão destinados à primeira ou à segunda doses. A Secretaria de Estado da Saúde aguarda a divulgação do Informe Técnico para definir a distribuição das vacinas. Até a manhã deste domingo (29), o Paraná já aplicou 10.634.474 doses, sendo 7.361.122 primeiras (D1), 317.810 doses únicas (DU) e 2.955.542 segundas doses (D2). De acordo com a estimativa do Ministério da Saúde, o Estado possui 8.720.953 pessoas acima de 18 anos. Dentre primeiras doses e doses únicas, o Paraná aplicou 7.678.932 vacinas, atingindo 88% da população adulta com, pelo menos, uma dose.

EUA interceptam cinco mísseis disparados contra aeroporto de Cabul

Nas últimas horas, pelo menos cinco mísseis foram lançados contra o aeroporto da capital afegã, tendo sido interceptados por baterias antimísseis dos Estados Unidos (EUA). Até o momento, não houve registro de feridos, e a Casa Branca garantiu que não houve interrupções na evacuação do aeroporto, isso quando faltam menos de 48 horas para a retirada oficial das forças ocidentais do país, após 20 anos de guerra. Os cinco mísseis interceptados pelos EUA tinham a capital do Afeganistão como alvo, sendo que ainda não se sabe ao certo quem ordenou o ataque. Nas derradeiras horas antes do prazo de 31 de agosto para a retirada dos Estados Unidos, esperam-se novos ataques, sobretudo no aeroporto de Cabul, onde milhares de pessoas se concentram na tentativa de abandonar o país.

Antes dos mísseis interceptados, um ataque de drone dos EUA atingiu um veículo na capital afegã nesse domingo, tendo deixado pelo menos nove mortos, incluindo crianças. De acordo com as autoridades norte-americanas, o ataque visou um carro onde seguiam explosivos e terroristas que planejavam atacar o aeroporto de Cabul em breve. Nesta segunda-feira, o Conselho de Segurança das Nações Unidas reúne-se para debater a situação no Afeganistão. A reunião foi convocada pelo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, na sequência do ataque da última quinta-feira ao aeroporto de Cabul, onde foram registrados mais de 150 mortos, incluindo 13 militares norte-americanos. O atentado foi praticado pelo ramo afegão do Estado Islâmico, denominado ISIS-K. O ataque com bomba suicida ocorreu em um dos portões de entrada do aeroporto da capital afegã, onde milhares têm se aglomerado nas últimas semanas, na tentativa de fugir do país, por medo dos talibãs. A ponte aérea dos EUA e aliados termina amanhã (31).,

Jake Sullivan, conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, disse que as forças norte-americanas vão continuar a tentar garantir uma passagem segura para aqueles que desejem sair do Afeganistão após o prazo final. Às primeiras horas de hoje, quase 100 países emitiram comunicado conjunto, em que asseguram que existem garantias dos talibãs de que os estrangeiros ou afegãos com autorização para viajar continuam a ter permissão para deixar o país. “Recebemos garantias dos Talibã de que todos os cidadãos estrangeiros e qualquer cidadão afegão com autorização de viagem terão permissão para prosseguir de forma segura e ordeira, por meio dos pontos de partida para fora do país. Vamos continuar a emitir documentação para afegãos designados, e temos a expectativa clara e o compromisso dos talibãs de que esses possam viajar para os nossos países”, diz o comunicado divulgado pelo Departamento de Estado norte-americano. Na reunião de hoje do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Nova Iorque, a França e o Reino Unido – membros permanentes – vão apresentar uma resolução que propõe a criação de uma zona segura em Cabul ,com o objetivo de proteger aqueles que tentarem abandonar o país depois de 31 de agosto.

Furacão Ida atinge Louisiana e deixa mais de 1 milhão sem energia

O Furacão Ida varreu o estado de Louisiana, deixando esse território americano quase paralisado, sem eletricidade. De categoria quatro, ele inundou casas, arrancou telhados, fechou estradas e danificou hospitais. Foi registrado pelo menos um morto. Com ventos de 280 quilômetros por hora a sudeste da costa de Houma, na Louisiana, a população ao sul dos Estados Unidos enfrenta a fúria do Ida, que continua a causar estragos. Algumas áreas podem ficar “inabitáveis por semanas ou meses”, disse o Serviço Meteorológico Nacional em Nova Orleans, citado na CNN. A morte de um homem, de cerca de 50 anos, ocorreu no sudeste do estado da Louisiana, aparentemente depois de uma árvore ter caído sobre a sua casa.

Na madrugada de segunda feira (30), mais de 1 milhão de pessoas estavam sem energia no estado de Louisiana, de acordo com PowerOutage.US. As empresas fornecedoras de eletricidade dizem que a reposição dos serviços elétricos pode demorar semanas. O apagão quase paralisou Orleans. Um dique arrebentou na região de Nova Orleans, provocando inundações repentinas. Os ventos fortes,as  inundações repentinas, linhas de transmissão caídas e árvores arrancadas estão prejudicando a atuação das equipes de emergência. Muitos moradores ficaram para trás, esperando que o furacão passasse e agora enfrentam condições muito perigosas, dizem as autoridades. “No auge de um furacão, não se pode obter os primeiros socorros porque é simplesmente muito perigoso.

A velocidade do vento não permite isso”, explicou John Bel Edwards, à CNN. “Assim que pudermos, estaremos envolvidos em operações de busca e resgate muito robustas.” Dois dos três hospitais que servem à região de Lafourche Parish foram danificados. Com parte dos telhados arrancados, alguns serviços foram transferidos para outro edifício, deixando as unidades de saúde ainda mais lotadas. Os geradores compensam a falha elétrica. “O furacão Ida é uma das tempestades mais fortes que já atingiu a Louisiana”, declarou Edwards em comunicado divulgado nesse domingo (29). Na memória está ainda o furacão Katrina, que assolou a costa sul há 16 anos.

GP da Bélgica: chuva interrompe prova com uma volta e Verstappen vence

As expectativas para o GP da Bélgica, depois da classificação que teve o inesperado George Russell garantindo o segundo lugar no grid de largada ao lado do pole position Max Verstappen, não se concretizaram. A chuva forte que caiu no Circuito de Spa-Francorchamps neste domingo paralisou a prova por mais de três horas e a Fórmula 1 decidiu interromper a disputa após duas largadas e uma volta válida, com vitória de Verstappen e metade dos pontos aos dez primeiros. Com isso, Russell conquista seu primeiro pódio da carreira, em segundo; Lewis Hamilton é o terceiro.

A chuva na região do circuito belga desde a sexta-feira piorou neste domingo e o início da prova foi postergado em mais de 30 minutos. Depois de três voltas de alinhamento, a primeira largada se deu com o carro de segurança na pista, mas a reclamação da visibilidade dos pilotos fez com que a direção de prova acionasse a bandeira vermelha. Inicialmente prevista para durar até 20 minutos conforme os primeiros comunicados da F1, a paralisação se estendeu por três horas. Entretanto, o tempo limite de realização de uma corrida, reduzido no fim de 2020 para quatro horas em caso de bandeira vermelha, começou a preocupar.

Com a diminuição da chuva, uma nova tentativa foi feita sob a contagem regressiva de 60 minutos. A relargada foi do pitlane, com o safety car; porém, as condições voltaram a piorar e uma segunda bandeira vermelha foi acionada. A meia-hora para o fim da contagem, a categoria confirmou que a corrida não seria concluída. Posteriormente, a F1 explicou ter considerado apenas uma volta na corrida, mas para valer a metade dos pontos conforme o regulamento, levou em conta que o líder Verstappen havia feito três voltas antes da segunda bandeira vermelha. A 13ª etapa da temporada 2021 da F1 será no próximo domingo, 5 de setembro, no GP da Holanda. A prova no Circuito de Zandvoort será a segunda da rodada tripla que termina com o GP da Itália.

Resultado da prova

Resultado do GP da Bélgica — Foto: Reprodução FIA
Resultado do GP da Bélgica — Foto: Reprodução FIA

JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO

Brasil leva mais dois Ouros e um Bronze na natação em Tóquio

A natação brasileira continua rendendo medalhas de ouro para o Brasil. Na madrugada desde domingo (29), no horário de Brasília, foi a vez de Carol Santiago e Gabriel Araújo. Carol venceu a prova dos 50m livre, na classe S13 e, de quebra, bateu o recorde paralímpico, com 26s82. “Quando terminei a prova, soube que tinha ganhado porque ouvi o pessoal gritando o meu nome. Agradeço a todos pela torcida e pelos brasileiros que têm chorado e dado risadas com a gente”, disse a nadadora.

 Já Gabriel venceu os 200m livre da classe S2, com o tempo de 4min06s52. Ele fez uma prova muito forte, chegando com sobras na frente do segundo colocado e garantindo o lugar mais alto no pódio. “Espero que esse seja o primeiro [ouro] de muitos outros. Era isso que eu queria. Foi para isso que eu vim. Consegui baixar o meu tempo, fiz o novo recorde das Américas. Treinamos forte, estava tudo controlado, eu sabia o que fazer e o resultado veio. Não existe emoção maior”, disse Gabriel. Essa foi a segunda medalha de Gabriel Geraldo em Tóquio. Ele foi o primeiro medalhista do Brasil nesta edição dos Jogos Paralímpicos de Tóquio ao faturar a prata dos 100m costas, na classe S2.

O Brasil também subiu no pódio com Beatriz Carneiro nos 100 metros peito S14. Beatriz fez o tempo de 1min17s63. Claudiney dos Santos é bicampeão paralímpico no lançamento de disco Com um lançamento de 45m59, o brasileiro Claudiney Batista dos Santos conquistou mais uma medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio (Japão). O favoritismo do atleta no lançamento de disco classe F56 (cadeirantes)  se confirmou: ele conseguiu os quatro melhores lançamentos da prova, em seis tentativas. O bicampeão faturou o primeiro ouro na Rio 2016.

Brasil conquista ouros inéditos no judô e no halterofilismo em Tóquio

Alana Maldonado entrou para a história como a primeira judoca brasileira a conquistar uma medalha de ouro em Jogos Paralímpicos. Na madrugada deste domingo (29), no horário de Brasília, ela derrotou Ina Kaldan, da Geórgia, na final da categoria até 70kg, e subiu no lugar mais alto do pódio. “Agradeço a toda a minha família e à comissão técnica, que estiveram sempre do meu lado neste ciclo tão difícil. Sou outra atleta em relação aos Jogos do Rio. No Brasil, estava do lado dos meus amigos e da minha família. Agora, fui campeã na terra do judô. Obrigado a todos que torceram. Esta medalha não é só minha. É de todos”, disse Alana. Também no judô, Meg Emmerich conquistou a medalha de bronze, derrotando Altantsetseg Nyamaa, da Mongólia.

Halterofilismo

O Brasil também chegou ao ouro inédito no halterofilismo, com Mariana D’Andrea. A paulista de 23 anos e atleta da categoria até 73kg levantou 137 quilos e superou a chinesa Lili Xu, que levantou 134 quilos. “Esperava muito por este momento. Não tem gratidão maior do que ganhar esta medalha após cinco anos de treinamento. Agradeço a todos pela torcida e pela oração. Quero deixar registrado aqui, que se você tem sonho, corra atrás dos seus objetivos e os conquiste”, disse Mariana.

Bronze no remo

Essa madrugada também trouxe medalha no remo. Renê Pereira ganhou a medalha de bronze no single skiff Masculino PR1. Essa foi apenas a segunda medalha da modalidade para o Brasil em todas as edições dos Jogos. “É uma sensação indescritível. Me sinto merecedor por todos os esforços que empenhei em prol dessa medalha. Foi difícil, mas eu sabia que com luta e dedicação era possível. Não tenho nem como descrever o que é poder ser um medalhista paralímpico”, disse Renê, em declaração ao Comitê Paralímpico Brasileiro.

Futebol de 5 em busca do penta no Japão

Quem acompanha esporte há muito tempo já deve ter presenciado ou pelo menos sido contemporâneo de algum atleta ou equipe que parecia imbatível, tamanha a quantidade de vitórias e conquistas em um determinado período. Mas até Mike Tyson, a seleção norte-americana de basquete ou mais recentemente Teddy Riner veem seu reinado se encerrar (Floyd Mayweather, no entanto, ainda pode ter a última palavra nessa discussão).

A seleção brasileira de futebol de 5, embora talvez não tão conhecida do público em geral, alcançou status semelhante, principalmente a partir de 2006, quando já era campeã da primeira edição da Paralimpíada que teve a modalidade em seu programa (Atenas 2004). Após uma derrota para a Argentina na final do Mundial daquele ano, o país ficou mais de dez anos sem ser derrotado em uma decisão, até perder – novamente para a grande rival – no jogo do título da Copa América de 2017. Desde então, não voltou a perder uma competição.

Além disso, em Jogos Paralímpicos, o Brasil nunca saiu de campo derrotado. A invencibilidade se estendeu a 23 partidas com o triunfo na estreia em Tóquio diante da China por 3 a 0. Vale lembrar que os chineses dificultaram a vida dos brasileiros na semifinal no Rio, há cinco anos.

BRASILEIRÃO – SE´RIE A 

RESULTADOS 18ª RODADA

Sábado, 28 de agosto
Sport 0 x 0 Chapecoense
Santos 0 x 4 Flamengo
Palmeiras 2 x 1 Athletico-PR
Grêmio 0 x 1 Corinthians

Domingo, 29 de agosto
América-MG 2 x 0 Ceará
Juventude1 x 1 São Paulo
Atlético-GO 0 x 0 Internacional
Red Bull Bragantino 1 x 1 Atlético-MG

JOGOS DESTA SEGUNDA-FEIRA (30) 

Segunda-feira, 30 de agosto
19h – Fluminense x Bahia
21h30 – Fortaleza x Cuiabá

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495