Nasa inicia contagem regressiva para volta à Lua

Imagem: Nasa – RNC – Divulgação

Tudo está praticamente pronto para o tão aguardado lançamento da Missão Artemis I, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), previsto para hoje (29) direto da plataforma de Lançamento 39B, do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

O que ainda preocupa técnicos e engenheiros da missão que pretende retornar à lua são as condições climáticas, já que foram registrados relâmpagos neste fim de semana e há probabilidade de chuvas esparsas. Mesmo assim, segundo comunicado da Nasa nesse domingo (28), as condições climáticas favoráveis para o lançamento do foguete Space Lauch System (SLS) e da cápsula Orion nesta segunda-feira são de 80%.

As equipes de meteorologia da agência destacam, entretanto, que essa probabilidade máxima de tempo favorável (80%) refere-se às primeiras duas horas da janela de lançamento, que começa às 8h33 (9h33, horário de Brasília). Esta é a primeira ação do programa Artemis, que tem o objetivo de levar um voo tripulado ao satélite natural da terra nos próximos anos. E mais, de levar a primeira mulher ao solo lunar. Além disso, a missão ambiciona ampliar a atuação no sistema solar: construir uma base lunar permanente, sustentável e fazer com que a lua seja um ponto de apoio para projetos no planeta vizinho, Marte.

Conquista do espaço: A viagem não tripulada de hoje marca uma série de testes na órbita da Lua, tanto em relação aos equipamentos quanto à cápsula Orion, que deve levar até quatro astronautas na segunda etapa da missão, prevista para ocorrer até 2026. Além disso, será testada uma peça fundamental na missão, o Módulo de Serviço Europeu, responsável, por exemplo, pelos sistemas de abastecimento de água, energia, propulsão, controle da temperatura dentro da cápsula e fruto da parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA). Segundo a ESA, a missão, que será comandada aqui da terra, pode durar entre 20 e 40 dias e terminará de volta à terra com um mergulho no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos. O voo de volta à Lua, organizado pela Nasa em parceria com 21 países, inclusive o Brasil, representa o retorno ao satélite 50 anos após a última viagem tripulada, em 1972, com a missão Apollo. O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, está entre os convidados para o lançamento da Artemis I direto do Centro Espacial Kennedy. Para o coordenador de Satélites e Aplicações da Agência Espacial Brasileira, Rodrigo Leonardi, a Artemis I é ”um marco histórico na retomada dos voos tripulados para a exploração espacial. E a expectativa é que ao se juntar a esse programa, o Brasil também possa abrir novo capítulo em seu programa espacial dedicado”, diz. Ele informou que o país já vem discutindo com países parceiros assuntos ligados a transporte, habitabilidade, operações, infraestrutura e ciência no âmbito do programa Artemis.

O representante da AEB destacou que a missão liderada pela Nasa foi incluída entre as iniciativas do Programa Nacional de Atividades Espaciais, documento que estabelece projetos e prioridades para a próxima década. Para a médica brasileira e empresária no ramo espacial, Thaís Russomano, a expectativa para a contagem regressiva de volta à Lua leva também a desdobramentos para as portas que podem se abrir com o novo passo na corrida espacial. “Depois de 50 anos, começamos o processo da volta à Lua. A missão Artemis reabre o caminho de construção do conhecimento necessário para que, um dia, o ser humano habite o satélite natural da terra, transformando-o no segundo lar cósmico”, diz. A médica, que vive em Londres, chegou a participar de pesquisas sobre a ação da microgravidade no corpo dos astronautas e até mesmo de duas campanhas de voos parabólicos (quando é possível experimentar a gravidade zero sem viajar ao espaço) da Agência Espacial Europeia em 2000 e 2006.

Outras datas: De acordo com as agências espaciais, caso o lançamento desta segunda-feira (29) seja suspenso, mais duas datas são possíveis: 2 e 5 de setembro. A contagem regressiva pode ser acompanhada nos canais da Nasa, no Youtube, e também na página da agência na internet.

Equipe da AIEA visitará a central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia

Uma missão da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) está a caminho da central nuclear ucraniana de Zaporizhzhia, onde deve chegar nos próximos dias, após semanas de bombardeios e medo de uma catástrofe. O diretor-geral da agência, o argentino Rafael Grossi, lidera a missão, integrada por mais de 10 pessoas, para inspecionar a central no sul do país, ocupada pelo exército russo desde o início da guerra. “Chegou o dia, a missão da AIEA está a caminho de Zaporizhzhia. Devemos proteger a segurança da Ucrânia e da maior central da Europa”, escreveu Grossi no Twitter. Ele anunciou que a equipe chegará “esta semana”.

Grossi solicitava há vários meses uma visita da AIEA à central, com um alerta para o “risco real de uma catástrofe nuclear”. “Esta missão será a mais dura da história da AIEA devido às atividades de combate que a Rússia executa no local”, afirmou o ministro ucraniano das Relações Exteriores, Dmytro Kouleba, em Estocolmo. A Rússia pediu uma “pressão” contra as forças ucranianas para reduzir a tensão ao redor da central e “parar de colocar em perigo o continente europeu bombardeando” as instalações e seus arredores, nas palavras do porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, que chamou de “necessária” a missão da AIEA. Os países do G7 pediram garantias de acesso “com total liberdade” aos inspetores da AIEA.

Chile alerta que área em torno de cratera gigante no Atacama tem alto risco de colapso

As autoridades chilenas alertaram que a área em torno de uma cratera gigante no Atacama corre alto risco de colapso e estabeleceram um perímetro de segurança. O buraco se formou de repente no final de julho, em um terreno de mina de cobre. Agências governamentais e as empresas proprietárias da mina estão estudando o que causou a formação do buraco de 36,5 metros de diâmetro. A área corre alto risco de novas rachaduras ou afundamento perto da mina de Alcaparrosa, que fica a cerca de 665 km ao norte de Santiago, disse o Comitê de Gestão de Riscos de Desastres da região, segundo a agência de notícias Reuters. “Considerando que o referido cenário representa uma ameaça à vida e à integridade física das pessoas, o acesso à zona foi restringido até que os estudos técnicos o justifiquem”, disse o escritório de emergência em seu site.

A empresa canadense Lundin Mining detém 80% da propriedade, enquanto os 20% restantes são das japonesas Sumitomo Metal Mining e Sumitomo Corp. Embora o governo tenha acusado a Lundin de ser responsável pelo ocorrido por meio da superexploração do local, um executivo sênior da empresa disse recentemente à Reuters que são necessários mais estudos para determinar a origem da cratera. As operações na mina continuam suspensas. Tanto o governo quanto a empresa disseram que até agora nenhum perigo foi detectado na cidade vizinha de Tierra Amarilla.

Brasil registra 20 novas mortes por Covid

O Brasil registrou neste domingo (28) 20 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 683.548 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 137. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -30%, indicando tendência de queda.

Brasil, 28 de agosto

Total de mortes: 683.548

Registro de mortes em 24 horas: 20

Média de mortes nos últimos 7 dias: 137 (variação em 14 dias: -30%)

Total de casos conhecidos confirmados: 34.381.076

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 3.380

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 14.619 (variação em 14 dias: -28%)

Estados

Alagoas, Acre, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul , Paraíba, Paraná, Piauí, Roraima e Santa Catarina não registraram novas mortes pela doença no período de 24 horas. Distrito Federal, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Roraima, Rio de Janeiro e Tocantins não divulgaram os dados atualizados neste domingo.

No total, o país registrou 3.380 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.381.076 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de . A variação foi de -28% em relação a duas semanas atrás. As informações são do Consórcio de Imprensa formados por Jornalistas de G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL.

Acidente: Paula Fernandes capota carro em SP: ‘Só sei que eu tô viva

Paula Fernandes capotou o carro na rodovia Castello Branco na noite de sábado (27), quando dirigia para São Paulo ao lado do namorado, o empresário Rony Cecconello. Ela publicou na tarde deste domingo (28) uma foto do carro capotado e escreveu: “Eu só sei que estou viva e que ontem renasci”. Ela diz que estava voltando para casa do interior quando um carro desgovernado bateu na traseira do veículo dela. Ela perdeu o controle da direção com a força da batida e seu carro capotou algumas vezes e arrastou no asfalto até parar. Paula Fernandes diz que está “em choque” e que teve dificuldade para dormir, mas está fisicamente bem. “Nós estamos bem, assustados, mas bem. Eu machuquei um pouco meu braço, mas o Rony só teve alguns arranhões”, ela afirma. Neste domingo a cantora completa 38 anos de idade. “Hoje é meu aniversário e Deus me deu de presente a oportunidade de continuar viva! É um recomeço…”, ela escreveu.

Verstappen vence GP da Bélgica e se aproxima do bi mundial de F1

A Fórmula 1 retornou neste domingo (28), após uma pausa de quase um mês, e viu tudo continuar como estava antes. O holandês Max Verstappen, líder da temporada, venceu o GP da Bélgica, chegando ao nono triunfo em 14 corridas neste ano. Nem mesmo uma punição, que fez Verstappen largar da 13ª posição, impediu que o piloto da Red Bull Racing dominasse a prova no circuito de Spa-Francorchamps. Com o resultado, Verstappen foi a 284 pontos na tabela de classificação dos pilotos, 93 a mais que o mexicano Sergio Pérez, vice-líder e companheiro de equipe, que soma agora 191 pontos. Restam ainda oito corridas para o fim da temporada, mas o bicampeonato do holandês (campeão em 2021) parece inevitável.

Logo na largada, o atual campeão subiu cinco posições. Sainz manteve a ponta e viu a confusão acontecer logo atrás. Dois ex-campeões do mundo, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que largaram respectivamente em terceiro e quarto, conseguiram ultrapassar Perez, que havia saído da segunda posição. Porém, logo em seguida, Hamilton tocou em Alonso na parte lateral do carro e os dois saíram da pista. A transmissão mostrou o espanhol chamando o antigo companheiro de McLaren de “idiota” em conversa por rádio com a atual equipe, a Alpine. Hamilton, da Mercedes, perdeu desempenho e abandonou a prova, algo inédito nesta temporada. Alonso fechou em quinto.

Verstappen seguiu sua escalada até se firmar na primeira posição na 18ª volta. De lá não saiu e venceu a prova com uma robusta vantagem de quase 18 segundos para o segundo colocado, que foi o companheiro de RBR, Sergio Pérez. Carlos Sainz fechou o pódio em terceiro, já 26 segundos após o holandês cruzar a linha de chegada. O britânico George Russell, da Mercedes, ficou em quarto. Originalmente, o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, havia terminado em quinto, porém com o acréscimo de cinco segundos em seu tempo final como punição por ter acelerado no pitlane, ele acabou perdendo a posição para Alonso e caindo para sexto. O resultado fez com que Leclerc também caísse na classificação do Mundial de pilotos. Ele, que havia começado a prova na vice-liderança, é agora o terceiro colocado, atrás de Verstappen e Pérez, com 186 pontos.

O GP da Bélgica permanecerá no calendário da Fórmula 1 no próximo ano, segundo nota oficial do organizadores antes do início da corrida deste domingo (28). No próximo domingo (4 de setembro), às 10h (horário de Brasília), os pilotos voltam a competir o GP da Holanda, no circuito de Zandvoort, a 15ª corrida da temporada 2022.

Flamengo vence Botafogo e retorna à vice-liderança do Brasileirão

O Flamengo deu sequência à boa fase e chegou a 14 jogos de invencibilidade ao derrotar o Botafogo por 1 a 0, na noite deste domingo (28), no Estádio Nilton Santos, pela 24ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O triunfo, alcançado graças ao gol de Arturo Vidal no segundo tempo, fez o time pular da terceira para a segunda posição, com 43 pontos, ultrapassando o rival Fluminense para se tornar o mais próximo perseguidor ao líder Palmeiras. O Botafogo, que agora soma cinco jogos sem vitória, estacionou nos 27 pontos e ocupa o 14º lugar na tabela de classificação.

Cuiabá e Santos empatam na Arena Pantanal

Diante de mais de 19 mil torcedores presentes à Arena Pantanal, Cuiabá e Santos não tiraram o zero do placar. O Cuiabá assumiu o controle das ações desde o início, finalizando muito mais vezes, mas parou no goleiro João Paulo. O Dourado chegou a marcar no segundo tempo, mas o gol de Rodriguinho foi anulado pelo VAR por toque de mão de Felipe Marques no início da jogada. Com o resultado, o Cuiabá não conseguiu sair da zona de rebaixamento e vai fechar a rodada em 17º, com 25 pontos. Já o Santos, com 34, dorme em oitavo, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Bragantino no desfecho da rodada, na segunda (29).

Fortaleza bate São Paulo e chega à 5ª vitória seguida no Brasileirão

O Fortaleza segue com 100% de aproveitamento no segundo turno depois de vencer o São Paulo por 1 a 0, em pleno estádio do Morumbi, na tarde deste domingo (28). Esta é a quinta vitória consecutiva da equipe cearense, a sexta partida seguida sem derrotas no Campeonato Brasileiro e o sétimo duelo em sequência sem reveses contando também a Copa do Brasil. O triunfo fora de casa fez com que o Leão do Pici ultrapassasse o próprio São Paulo na tabela, alcançando os 30 pontos, um a mais que o tricolor paulista. Juninho Capixaba foi o autor do gol da partida. Na próxima rodada, os comandados de Vojvoda recebem o Botafogo, no domingo (4). No mesmo dia, o São Paulo visita o Cuiabá. No entanto, antes disso, na quinta-feira (1), o tricolor paulista começa a decidir uma vaga na final da Copa Sul-Americana diante do Atlético Goianiense, em Goiânia.

Dérbi mineiro termina empatado no Independência

América e Atlético fizeram um clássico mineiro de muitas emoções, concentradas no primeiro tempo. O jogo terminou empatado em 1 a 1. O Coelho entra em campo novamente no sábado (3), novamente no Independência, para enfrentar o Coritiba. Já o Atlético volta a jogar no domingo, contra o xará Atlético Goianiense, fora de casa.

Nesta segunda-feira, 20h, no Beira-Rio

No Beira-Rio

INTERNACIONAL X JUVENTUDE

Na Neo Química Arena 21h30

CORINTHIANS X BRAGANTINO

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495