Atos pró-Bolsonaro tomam as ruas de todos os Estados

Milhares de manifestantes foram às ruas de cidades brasileiras no domingo, (26), em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e em defesa de temas como a reforma da Previdência e o pacote anticrime do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. As mobilizações mais significativas foram registradas em São Paulo e no Rio. Houve registros de manifestações em todos os Estados e no Distrito Federal.

Foram ‘pautas legítimas e democráticas’, diz Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro afirmou no final da tarde de domingo, por meio do Twitter, que a grande maioria dos manifestantes foi às ruas durante o dia pelo país ‘com pautas legítimas e democráticas’. ‘Há alguns dias, fui claro ao dizer que quem estivesse pedindo o fechamento do Congresso ou STF hoje estaria na manifestação errada. A população mostrou isso. Sua grande maioria foi às ruas com pautas legítimas e democráticas, mas há quem ainda insista em distorcer os fatos’, afirmou sem especificar a quem estava se referindo.

Sérgio Moro: atos pró-governo são ‘festa da democracia’

O Ministro da Justiça, Sergio Moro, publicou hoje em sua conta no Twitter mensagem de agradecimento aos manifestantes que foram às ruas neste domingo (26.mai) em apoio ao governo. “Sem pautas autoritárias. Povo na rua é democracia. Com povo e Congresso, avançaremos. Gratidão”, escreveu.  Ao final do tweet, o ministro utilizou a hashtag #Brasil

Rebelião em presídio de Manaus deixa 15 mortos

Quinze detentos foram mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus, por volta das 12h30 de domingo. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo do Amazonas, os óbitos ocorreram durante uma briga entre os presos. A situação foi controlada por volta das 15 horas. A unidade é a mesma onde em 2017 aconteceu um massacre que deixou 56 mortos.

Ataque a bar deixa 4 mortos em São Gonçalo (RJ)

Um ataque a tiros em um bar na Rua João Damasceno, no bairro de Porto Velho, em São Gonçalo, na região metropolitana do Rio de Janeiro, deixou ao menos quatro mortos e sete feridos neste domingo 26. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, duas pessoas morreram no local e outras duas chegaram a ser encaminhadas a um hospital, mas não resistiram. Não há informações sobre o estado de saúde de outros sete sobreviventes que foram hospitalizados.

MG: paredão de mina em Cocais cede até 20 cm

A Defesa Civil continua monitorando a movimentação do talude norte da mina de Gongo Soco, da mineradora Vale, em Barão de Cocais (MG), a 100 quilômetros de Belo Horizonte. A movimentação do paredão chegou a 20 centímetros em alguns pontos, um centímetro acima do observado anteriormente.

População de Cocais vive expectativa de tragédia

Às vésperas de completar 38 anos, a empacotadora Creuza Camilo não vê motivos para comemorar. Moradora de Barão de Cocais (MG), ela faz aniversário neste domingo, 26 mas a data coincidiu com o limite para o rompimento do talude, a parede de contenção, da mina de Gongo Soco. “Quero nem mexer com isso de aniversário, sabe? A cabeça da gente não tá boa”, diz. Desde que nasceu, Creuza vive em uma casinha de tijolos aparentes, ladeada por meia dúzia de bananeiras, no bairro de João Paulo, área considerada de risco. As paredes foram erguidas sobre o chão de terra batida, em um pedaço que fica bem na curva do Rio São João, cujo leito pode – se a barragem vier abaixo arrastar a lama de rejeitos e inundar o local.

União Europeia terá parlamento mais verde e populista

As eleições mais disputadas para o Parlamento Europeu em décadas chegaram ao fim no domingo (26) com a direita eurocética e anti-imigração e os ambientalistas ganhando espaço sobre partidos tradicionais que costumavam formar o centro político do bloco. Ao todo, 426 milhões de pessoas foram convocadas a votar. As eleições deste ano foram vistas como um teste da influência dos movimentos nacionalistas, populistas e de extrema direita, que ganharam força no continente nos últimos anos e influenciaram decisões importantes como a saída do Reino Unido da União Europeia.

França castiga Macron e dá vitória a Le Pen

Os franceses castigaram Emmanuel Macron neste domingo com a primeira derrota eleitoral de sua carreira, e concederam a Marine Le Pen uma vitória que a reafirma como uma força central na França, de acordo com as primeiras projeções. O Agrupamento Nacional (RN, na sigla em francês) a nova marca do antigo partido de extrema direita Frente Nacional venceu as eleições europeias com um resultado entre 23 e 24% dos votos. A lista de candidatos macronistas ficou em segundo, com 22 a 22,5%. O sucesso da lista dos ecologistas, na terceira posição, e o desastre da direita tradicional de Os Republicanos são as surpresas da eleição.

Terremoto sacode Peru e é sentido até no Brasil

Um forte terremoto de magnitude 8, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos e 7,5, segundo o instituto geofísico peruano, sacudiu o Peru e os países vizinhos na madrugada de domingo. O tremor também foi sentido no Acre e no Amazonas, no Brasil.Até o momento, há ao menos 12 feridos e ainda poucas informações sobre o alcance dos danos.

Fiat Chrysler apresenta projeto de fusão à Renault

A montadora Fiat Chrysler (FCA), de capital italiano e americano, apresentou nesta segunda-feira um projeto de fusão com a francesa Renault, o que criaria o terceiro maior grupo mundial do setor, um anúncio celebrado pelos investidores e o governo francês. De acordo com a proposta da FCA para a Renault, o novo grupo pertenceria em 50% aos acionistas da empresa ítalo-americana e em 50% aos acionistas da montadora francesa.

Piloto do SuperBike more após acidente em SP

Após sofrer acidente no circuito de Interlagos, em São Paulo, na curva do Laranjinha, em atividade anterior à prova do SuperBike Brasil, principal categoria de motovelocidade do País, Danilo Berto não resistiu aos ferimentos e morreu. O piloto de 35 anos foi levado de helicóptero à unidade hospitalar e passou por cirurgia, mas não sobreviveu. Ele teve fraturas no fêmur e na bacia, além de perfuração no pulmão e hemorragia, que havia sido controlada.

FUTEBOL

Flamengo vira no fim e vence Athletico

Contra um time misto do Athletico Paranaense, que se prepara para o jogo de volta da decisão da Recopa Sul-Americana, o Flamengo encontrou dificuldades no Maracanã, chegou a sair na frente, mas acabou levando a virada. Entretanto, já nos minutos finais, no abafa, o Rubro-Negro Carioca voltou a virar e, com o coração na ponta da chuteira, venceu, por 3 a 2.

Corinthians mantém tabu sobre o São Paulo

Nove vitórias e três empates. Este é o atualizado retrospecto dos confrontos entre Corinthians e São Paulo, na Arena, em Itaquera. No domingo, pelo Campeonato Brasileiro, mais um capítulo desse tabu. Com gol de Pedrinho, os corintianos mantiveram a escrita e venceram, por 1 a 0, a equipe são-paulina.

Outros resultados:

O Cruzeiro perde para Chape por 2 a 1 e fica perto do Z-4. Em noite de Gilberto, Bahia vence Fluminense por 3 a 2. Santos e Inter ficam no 0 a 0, em jogo animado na Vila Belmiro. O Fortaleza arranca empate no final do jogo e ficam no 1 a 1 e Vasco segue sem vencer

JOGOS DE HOJE

Brasileirão

20h00 – Avaí x Ceará

20h00 – CSA x Goiás