Novo aumento dos combustíveis

Embora com os preços nas alturas e na véspera de um novo reajuste do preço dos combustíveis, o presidente da República, Jair Bolsonaro, garantiu, hoje (24), que o governo federal não vai interferir na execução da atual política de preços da Petrobras e de nenhum outro setor.

Bolsonaro, no entanto, confirmou que tem conversado com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o futuro da empresa energética, não descartando, inclusive, a opção de privatização – hipótese que admitiu ser “complicada.”

“Alguns querem que a gente interfira no preço, mas não vamos interferir no preço de nada. Isto já foi feito no passado e não deu certo”, disse o presidente ao admitir que não tem poderes para influenciar na definição de negócios e de preços da companhia.

Petrobras: Criada em 1953, como empresa estatal responsável por garantir o monopólio da produção petrolífera nacional, a Petrobras se tornou uma sociedade de economia mista em 1997. Desde então, embora o Estado continue sendo o principal acionista, ela deve seguir regras de mercado, assegurando os interesses dos demais acionistas.

“Não tenho poderes para interferir na Petrobras. Tenho conversado com o Paulo Guedes sobre o que propormos fazer com ela para o futuro. É um monopólio, a legislação a deixa praticamente independente. Eu indico o presidente [da empresa], e nada mais que isto”, comentou Bolsonaro, que, esta manhã, visitou o Parque de Exposições da Granja do Torto, em Brasília, na companhia do ministro da Economia, Paulo Guedes. “E privatizá-la não é colocar na prateleira e tudo bem. É complicada a situação. Eu teria privatizado muito mais coisas se não tivesse essa burocracia toda”, acrescentou.

Ao falar com a imprensa e com apoiadores, o presidente reconheceu o impacto dos sucessivos aumentos dos combustíveis na inflação brasileira, mas assinalou que o preço dos combustíveis vem subindo em praticamente todos os países. “Infelizmente, pelo preço do petróleo lá fora e o comportamento do dólar aqui dentro, teremos um novo reajuste do preço dos combustíveis a partir de hoje [25]. Prevendo isto, nós discutimos bastante um auxílio aos caminhoneiros. Sabemos que é pouco, R$ 400 mensais, mas estamos fazendo isto no limite da responsabilidade fiscal”, comentou, a respeito da proposta federal de conceder uma ajuda financeira temporária a cerca de 750 mil caminhoneiros de todo o país, em função da alta do preço do diesel.

MME reitera que horário de verão não resulta em economia de energia

Um novo estudo encomendado pelo Ministério de Minas e Energia reitera avaliação anterior de que a adoção de horário de verão não resulta em “economia significativa de energia”, e que as medidas adotadas pelas autoridades do setor são suficientes para garantir o fornecimento de energia. Em nota, o ministério informa que “considerando análises técnicas devidamente fundamentadas, o MME entende não haver benefício na aplicação do horário de verão e que as medidas tomadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e pela Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (CREG) têm se mostrado suficientes para garantir o fornecimento de energia elétrica ao Sistema Interligado Nacional de energia elétrica (SIN) na transição do período seco para o período úmido”.

De acordo com a pasta, a aplicação do horário de verão “não produz resultados na redução do consumo nem na demanda máxima de energia elétrica ou na mitigação de riscos de déficit de potência. Além disso, na avaliação mais recente das condições de atendimento eletroenergético do SIN, realizada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) para este mês de outubro, verifica-se que o sistema se encontra com recursos energéticos suficientes para o adequado atendimento à potência”. O MME acrescenta que, segundo os novos estudos, a redução observada no horário de maior consumo (entre as 18 e 21h) acaba sendo compensada pelo aumento da demanda em outros períodos do dia, em especial no início da manhã. “Pelas prospecções realizadas pelo ONS, não haveria impacto sobre o atendimento da potência, pois o horário de verão não afeta o consumo no período da tarde, quando se observa a maior demanda do dia”, complementa a nota.

Facebook e Instagram excluem live em que Bolsonaro relaciona vacina contra Covid à Aids

Especialistas afirmam que não se conhece nenhuma relação entre a vacina e a Aids; entidades médicas reforçam que pessoas que têm a síndrome devem ser vacinadas, inclusive com a dose de reforço. O Facebook e o Instagram excluíram a live do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) transmitida na última quinta-feira (21). No vídeo, o presidente associa a vacinação contra a Covid-19 ao desenvolvimento do vírus da Aids. A empresa enviou nota dizendo que as políticas não permitem alegações de que as vacinas contra o coronavírus matam ou podem causar danos graves às pessoas. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a Associação Médica Brasileira (AMB) lançaram uma nota para rebater a afirmação do presidente.

Segundo os especialistas, não se conhece nenhuma relação entre a vacina e a Aids: As entidades ainda reforçam que pessoas que têm a síndrome devem ser vacinadas, inclusive com a dose de reforço.

Reino Unido confirma que notícia é falsa: O Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido afirma que a publicação é de um site que propaga ‘fake news’ e teorias da conspiração e diz que a história não é verdadeira. Zahraa Vindhani, oficial de comunicações da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, também afirma que “as vacinas contra a Covid-19 não causam Aids”. “A Aids é causada pelo HIV.” A notícia falsa mencionada por Bolsonaro foi colocada, na verdade, no site conspiracionista beforeitnews.com, que publica textos dizendo que as vacinas rastreiam os vacinados e que milhões de pessoas morreram com as vacinas.

Covid-19: Brasil registra 6,2 mil novos casos e 187 óbitos

O Brasil registrou neste domingo 6.204 novos casos de covid-19. No total, 21.729.763 pessoas já foram contaminadas no país, segundo revela a atualização do Ministério da Saúde publicada na tarde de hoje (24). O boletim epidemiológico mostra que 187 novos óbitos em decorrência da doença foram confirmados. Outras 3.048 mortes estão em investigação. Segundo aponta o boletim, 76 pessoas morreram em decorrência da síndrome respiratória aguda grave (Srag) nos últimos 3 dias.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde mostra a evolução dos números da pandemia de covid-19.

Cerca de 1% dos contaminados – 216.895 casos – segue em observação médica, seja em hospitais ou em isolamento doméstico. A taxa de recuperação da covid-19 permanece no ápice desde o início da pandemia: 96,2% – 20,9 milhões de pessoas.

Estados

Segundo a Saúde, Mato Grosso não atualizou os números da pandemia desde o dia 22. Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Tocantins não atualizam os dados desde ontem (23). São Paulo segue em primeiro, tanto em casos quanto em mortes. O estado contabiliza 4,39 milhões de casos e 151.544 óbitos. Mesmo desatualizada, a tabela do Rio de Janeiro indica que o estado permanece em segundo lugar nos óbitos, com 1,31 milhões de diagnósticos positivos e 67.997 óbitos – número que deve acumular 2 dias amanhã com a divulgação de um novo boletim. Minas Gerais segue em terceiro, com 55.401 óbitos e 2,17 milhões de casos.

SC: Estado confirma 1.211.401 casos, 1.185.557 recuperados e 19.572 mortes

Santa Catarina tem 1.211.401 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus. Desses, 1.185.557 são considerados recuperados e 6.272 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 24. A Covid-19 causou 19.572 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,6%.

Em comparação com a última atualização diária, há 2 óbitos a mais. A quantidade de casos confirmados subiu 176.

>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 24
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

SC: Matriz de Risco aponta 13 regiões no nível alto e quatro no moderado

Pela terceira semana consecutiva, Santa Catarina não apresenta nenhuma região no risco gravíssimo (cor vermelha) ou grave (cor laranja) para a Covid-19. A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado, 23, aponta 13 regiões como risco potencial alto (cor amarela) e quatro como risco potencial moderado (cor azul).

As regiões do Alto Vale do Itajaí e Oeste, que na semana anterior estavam classificadas como nível alto (amarelo), passaram a ser classificadas como moderado, se juntando às regiões do Alto Vale do Itajaí e Alto Vale do Rio do Peixe, que se mantiveram em azul. Já a Região do Alto Uruguai Catarinense, que na semana anterior estava no nível moderado (azul), passou a ser classificado como alto (amarelo).

:: Clique aqui para ter acesso à matriz completa

As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Nordeste,  Planalto Norte, Serra Catarinense, Vale do Itapocu e Xanxerê.

Matriz passa por adequações para melhor refletir a situação do estado

Três parâmetros da Matriz de Avaliação de Risco passaram por ajustes para refletir melhor a situação do estado: cálculo de casos infectantes, cobertura vacinal e capacidade de atenção. Em relação ao cálculo de casos infectantes, passou-se a utilizar um modelo autorregressivo integrado de médias móveis (ARIMA) amplamente utilizados na análise de séries temporais. Com esse modelo, foi possível obter um melhor ajuste para o cenário epidemiológico, sendo mais apropriado para o atual momento da pandemia de Covid-19 em Santa Catarina.

Para o cálculo da cobertura vacinal, foi utilizado o total de doses (D2 e DU) aplicadas em relação à população de 12 anos ou mais residente em cada uma das regiões do estado, o que representa a cobertura vacinal completa desta população. Considerando o avanço na vacinação, os parâmetros que determinam o nível de gravidade foram revistos, sendo que cobertura abaixo de 60% é considerado gravíssimo, entre 60% e 70% grave, de 70% a 80% alto e acima de 80% moderado. Com isso, busca-se incentivar que os municípios promovam ações para ampliar a cobertura vacinal completa, contribuindo para um maior controle da pandemia.

Por fim, houve mudança no cálculo da capacidade de atenção. Considerando que várias regiões estão com um número de leitos de UTI Adulto cada vez menos ocupados para Covid-19, já é possível retomar as cirurgias eletivas, que demandam menor tempo de uso de leitos de UTI. Considera-se como nível gravíssimo uma ocupação acima de 60% dos leitos disponíveis, como grave uma ocupação entre 40% e 60%, alto de 20% a 40% e moderado abaixo de 20%. Com isso, nove regiões apresentam uma ocupação abaixo de 20% (Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Serra Catarinense), seis estão com ocupação de 20% a 40% permanecendo em nível alto (Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Oeste, Planalto Norte e Vale do Itapocu) e duas regiões apresentam ocupação de 40% a 60% estando em nível grave (Nordeste e Xanxerê). Nenhuma região se apresenta em nível gravíssimo.

Boletim confirma mais 747 casos e 53 mortes por Covid-19 no Paraná

O Paraná ultrapassou neste domingo (24) a marca de 40 mil mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. No total, o Estado soma 40.022 mortos pela doença e 1.538.812 casos confirmados desde o início da pandemia. No boletim divulgado no domingo pela Secretaria de Estado da Saúde foram registrados mais 747 casos confirmados e 53 mortes. As ocorrências são de meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de outubro (645), setembro (85), agosto (9), julho (2), junho (2), maio (2) e fevereiro (2) de 2021. Já os óbitos divulgados são de outubro (30), setembro (13), agosto (2), junho (3), maio (2), abril (1) e março (2) de 2021.

INTERNADOS – 414 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 336 pacientes em leitos SUS (209 em UTIs e 127 em leitos clínicos/enfermarias) e 78 em leitos da rede particular (43 em UTIs e 33 em leitos clínicos/enfermarias). Há outros 1.039 pacientes internados, 618 em leitos de UTI e 421 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS  A Sesa informa a morte de mais 53 pacientes. São 27 mulheres e 26 homens, com idades que variam de 28 a 97 anos. Os óbitos ocorreram entre 18 de março a 24 de outubro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (6), Ponta Grossa (5), Paranavaí (5), Pinhão (3), Maringá (2), Marechal Cândido Rondon (2), Londrina (2), Ibaiti (2), Foz do Iguaçu (2) e Apucarana (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Tuneiras do Oeste, Toledo, Santa Tereza do Oeste, Santa Maria do Oeste, Rolândia, Rio Bonito do Iguaçu, Presidente Castelo Branco, Porto Rico, Pitangueiras, Matelândia, Marialva, Guaíra, Fazenda Rio Grande, Cândido de Abreu, Cascavel, Campo Mourão, Bela Vista do Paraíso, Barbosa Ferraz, Araucária, Arapongas, Anahy e Almirante Tamandaré.

FORA DO PARANÁ  O monitoramento da Sesa registra ainda um total de 6.155 casos de residentes de fora do Estado, com 216 mortos.

Confira o Informe completo aqui.

Temporal do fim de semana foi o mais grave enfrentado pela Copel no Interior

O domingo (24) foi de avanços na recuperação dos estragos causados pelo temporal deste fim de semana em diversas regiões do Paraná. A avaliação é de que o impacto deste evento climático foi 20% maior que o último temporal mais recente, que já era considerado o mais grave já enfrentado pela Copel no Interior. Equipes de emergência, manutenção e obras da Companhia estiveram em campo e seguem trabalhando na reconstrução das redes elétricas do Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte do Estado. São 1.350 profissionais empenhados em religar tudo o mais rapidamente possível.

No pior momento do temporal, 552 mil unidades consumidoras chegaram a ter o fornecimento de energia interrompido pela ocorrência de raios, queda de árvores, e rajadas de vento que variaram entre 80 e 90 km/h em diversas localidades, chegando aos 100 km/h em Cianorte. Alternadamente, mais de um milhão de domicílios tiveram desligamento de energia por algum tempo durante a ocorrência do temporal, dos quais aproximadamente 144 mil seguem sem energia. Quinze municípios seguem quase que totalmente sem energia, principalmente no Noroeste do Estado. São eles: Alvorada do Sul, Amaporã, Ângulo, Cafeara, Guairacá, Inajá, Indianópolis, Itaguajé, Jardim Olinda, Ourizona, Paranapoema, Planaltina do Paraná, Santa Inês, Tapira e Terra Rica.

NOROESTE – Na região Noroeste ao menos 49 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia regularizado na tarde deste domingo, e a Copel segue trabalhando para religar outras 73 mil que permanecem sem luz, especialmente nos municípios que tiveram o fornecimento total ou quase totalmente interrompido. É o caso de Terra Rica e Jardim Olinda, em cuja fonte de alimentação 33 postes foram quebrados pelo temporal. Em Amaporã, são 10 estruturas danificadas na alimentação da cidade e três na linha que atende Guairaçá. Há ainda 2,3 mil serviços para atendimento em toda a região Noroeste e a conta de postes quebrados chegou a 145 neste domingo.

NORTE – Na região Norte há 30 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos alimentadores de média tensão já foi restabelecida, mas as equipes ainda têm 1,9 mil ocorrências para atendimento, nas áreas urbana e rural. Em Londrina, equipes de construção trabalharam o dia todo para reerguer as redes derrubadas pelos fortes ventos às margens da rodovia na saída para Bela Vista do Paraíso, na zona Norte do município. Aproximadamente 30 postes foram derrubados na região e o trânsito de caminhões no local dependeu do apoio de tratores. Em todo o Norte do Estado, a conta de postes quebrados chega a 178.

OESTE E SUDOESTE – As regiões Oeste e Sudoeste somam 37 mil domicílios sem energia. A maior parte dos circuitos de baixa tensão já foi restabelecida, restando 2,4 mil ocorrências para atendimento por parte das equipes que continuam trabalhando na recomposição das redes elétricas urbanas e rurais. Até o momento, a Copel registrou 170 postes quebrados nos municípios dessas regiões.

ATENDIMENTO – Os canais de atendimento mais utilizados (0800 5100116 e WhatsApp 41 3013-8973) receberam, somente nas últimas 24 horas o equivalente ao volume de chamados mensal e, com isso, os consumidores acabaram enfrentando dificuldade para contatar a empresa. A Copel lembra que a falta de luz também pode ser comunicada pelo site, pelo aplicativo ou por mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Afeganistâo: quase 23 milhões vão sofrer insegurança alimentar aguda

Cerca de 22,8 milhões de afegãos, mais de metade da população do país, estarão neste inverno em situação de insegurança alimentar aguda, levando o país a uma das piores crises humanitárias do mundo. O alerta foi feito hoje (25) por agências da Organização das Nações Unidas (ONU). “Neste inverno, milhões de afegãos serão forçados a escolher entre migrar ou morrer de fome, a menos que possamos aumentar nossa ajuda para salvar vidas”, disse David Beasley, diretor executivo do Programa Alimentar Mundial (PAM), em comunicado conjunto com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). A crise alimentar no Afeganistão já é mais grave do que na Síria ou no Iêmen. Apenas a República Democrática do Congo (RD Congo) está numa situação mais desesperadora, disseram funcionários da ONU à agência de notícias francesa AFP.

“O Afeganistão está agora entre os piores desastres humanitários do mundo, senão o pior”, acrescentou Beasley. “A contagem regressiva para o desastre começou e se não agirmos agora, teremos o desastre total nas nossas mãos”, alertou. Sob os efeitos combinados da guerra, aquecimento global e crises econômicas e de saúde, mais de 50% da população afegã estarão neste inverno nos níveis 3 (crise alimentar) e 4 (emergência alimentar) do índice IPC (Quadro Integrado de Classificação de Segurança Alimentar), desenvolvido em colaboração com a ONU. O estágio 3 é caracterizado por subnutrição aguda grave ou incomum e o estágio 4, por subnutrição aguda muito elevada e mortalidade excessiva. O último estágio (5) é o da fome.

Esse é o número mais alto desde que as Nações Unidas começaram a analisar esses dados no Afeganistão, há dez anos. De acordo com o PAM, 37% mais afegãos sofrem atualmente de insegurança alimentar aguda em comparação com abril de 2021. Entre esses, 3,2 milhões de crianças menores de cinco anos sofrerão de subnutrição aguda até o fim do ano. O Afeganistão está devastado por mais de quatro décadas de conflito e sofre as consequências do aquecimento global, que levou a secas severas em 2018 e 2021. A sua economia estagnou desde que os talibãs assumiram o poder em agosto, o que levou a comunidade internacional a congelar a ajuda da qual o país já dependia fortemente.

Microscópio usado por Darwin em observações científicas será leiloado

Autor de A Origem das Espécies – tratado sobre biologia que propõe a ideia do mecanismo de seleção natural e foi fundamental para a concepção moderna de evolução -, Charles Robert Darwin é um dos maiores nomes da história da ciência. As anotações e instrumentos utilizados por ele são considerados valiosíssimos, já que foram essenciais na descoberta de um dos maiores marcos da ciência humana. É o caso de um microscópio que Charles Darwin deu de presente para o filho Leonard, e que permaneceu na família por cerca de 200 anos. Segundo os registros do instrumento, Darwin usou as lentes para observar zoófitos – pequenos seres invertebrados que possuem características semelhantes à plantas –  em suas pesquisas sobre evolução.

Agora, 139 anos após a morte do cientista, os herdeiros do pai da evolução decidiram leiloar o artefato histórico. A empresa responsável pelo leilão será a inglesa Christie’s, que pretende arrecadar entre 250 mil libras esterlinas e 350 mil libras esterlinas – o equivalente a R$ 2,68 milhões. “É incrivelmente emocionante olhar por ele e ver o mundo microscópico que Charles Darwin deve ter visto entre os anos de 1820 e 1830”, afirmou James Hyslop, chefe do departamento responsável por objetos científicos, históricos e naturais da Christie’s à agência de notícias Reuters. “Mais tarde, em 1858, há uma carta incrível que ele [Charles Darwin] escreve para o filho mais velho dizendo que o jovem Leonard estava dissecando com ajuda do microscópio e disse: ‘papai ficarei feliz em fazer isso pelo resto da minha vida’. É maravilhoso ter essa conexão familiar de Darwin pouco antes dele ter ficado famoso”, argumentou Hyslop. O leilão do microscópio que pertenceu a Charles Darwin acontecerá em 15 de dezembro. A casa de leilões Christie’s ainda não confirmou se o evento será online ou presencial.

Verstappen vence o GP dos EUA e abre vantagem no mundial 2021 de F1

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio dos EUA de Fórmula 1, realizado neste domingo (24) no Circuito das Américas, em Austin. Foi a vitória número 18 de sua carreira na F1 e a oitava do ano. Com o resultado, o piloto da Red Bull abre 12 pontos de vantagem no mundial 2021 de Fórmula 1 faltando apenas cinco corridas para o fim da temporada. Lewis Hamilton chegou a liderar a corrida, mas a Mercedes optou por manter seu piloto na pista depois do primeiro pit-stop de Verstappen na esperança de retomar a posição nas voltas finais, o que não aconteceu. Hamilton até se aproximou, mas não teve tempo de disputar a posição com seu rival nos momentos finais. A Red Bull também somou bons pontos na classificação de construtores.

Sérgio Perez completou o pódio na terceira posição, em um dia apagado de Valtteri Bottas, que largou em nono, com a penalidade pela troca de um componente do motor, e terminou em sexto. Charles Leclerc liderou a disputa pela terceira força do grid. O piloto da Ferrari terminou na quarta posição, à frente de Daniel Ricciardo, da McLaren. Carlos Sainz, da Ferrari, mesmo com problemas nos estágios finais da corrida depois de uma disputa com Ricciardo, foi o sétimo colocado à frente de Lando Norris, da McLaren. A AlphaTauri se posicionou imediatamente atrás de Ferrari e McLaren como a quinta força do grid nos Estados Unidos. Pierre Gasly vinha bem na corrida até abandonar com problemas, mas Yuki Tsunoda garantiu alguns pontos para o time na nona posição. Sebastian Vettel, da Aston Martin, completou a zona de pontuação em décimo.

Confira o resultado do Grande Prêmio dos EUA de Fórmula 1:

1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
6) Valtteri Bottas (Mercedes)
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
9) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
10) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
11) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)
14) George Russell (Williams/Mercedes)
15) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
16) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
17) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
18) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
19) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
OUT) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

RESULTADO DOS JOGOS DA 28ª RODADA

Sábado, 23 de outubro
17h – Juventude 0 x 0 Ceará
17h – Santos 0 x 2 América-MG
19h – Fluminense 3 x 1 Flamengo
19h15 – Fortaleza 3 x 0 Athletico-PR

Domingo, 24 de outubro
16h – Internacional 2 x 2 Corinthians
16h – Atlético-MG 2 x 1 Cuiabá
18h15 – Red Bull Bragantino 1 x 0 São Paulo
20h30 – Bahia 3 x 0 Chapecoense

Segunda-fira, 25 de outubro
20h – Atlético-GO x Grêmio
21h30 – Palmeiras x Sport

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495