Mercado aumenta projeção para crescimento da economia em 2023

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu de 0,9% para 0,96%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (24), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos. Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos no país) é crescimento de 1,41%. Em 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,7% e 1,8%, respectivamente. A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, também subiu, de 6,01% para 6,04% neste ano. Para 2024, a estimativa de inflação ficou em 4,18%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 4%, para os dois anos.

A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%. Segundo o BC, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 83%. A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Em março, a inflação desacelerou para todas as faixas de renda. Ainda assim, puxado pelo aumento dos preços dos combustíveis, o IPCA ficou em 0,71%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é inferior à taxa de fevereiro, de 0,84%. Em 12 meses, o indicador acumula 4,65%, abaixo de 5% pela primeira vez em dois anos.

Taxa de juros: Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado, e é o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 12,5% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 10% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 9% ao ano e 8,75% ao ano, respectivamente.

O patamar da Selic é motivo de divergência entre o governo federal e o Banco Central. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica. A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,20 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,25.

GSI divulga imagens do dia da invasão no Palácio do Planalto

O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) divulgou, em seu site, arquivos das imagens das câmeras do circuito interno de segurança do Palácio do Planalto gravadas no dia 8 de janeiro de 2023. Nesse dia, centenas de manifestantes invadiram e vandalizaram a sede do Poder Executivo.

As imagens estavam sob sigilo por fazer parte de inquérito policial que investiga os ataques de 8 de janeiro, mas trechos delas foram divulgadas pela CNN na última quarta-feira (19). Na sexta-feira (21), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos golpistas, determinou a quebra do sigilo das imagens para envio à investigação que está em andamento no STF.

O então ministro-chefe do GSI, general Gonçalves Dias, pediu demissão depois de aparecer nas imagens junto com outros funcionários da pasta, no momento em que os vândalos invadiam o Palácio. Pelo menos nove desses servidores foram identificados pelo próprio GSI.

Imagens do Palácio do Planalto no dia dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Gabinete de Segurança Institucional/Reprodução

Alexandre de Moraes determinou que todos eles fossem ouvidos pela PF no prazo de 48 horas. A Polícia Federal (PF) está colhendo neste domingo (23) os depoimentos. Dias já prestou seu depoimento antes do fim de semana.

Na última sexta-feira (21), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse, em entrevista, que os depoimentos à PF são importantes para apurar responsabilidades.

“Imagens, sobretudo quando elas têm algum grau de edição, não são instrumentos que possam provar absolutamente nada. São instrumentos que as instituições que podem fazer a apuração devem utilizar, como outros, para identificar a responsabilidade de todos aqueles que aparecem”, disse o ministro.

Padilha ressaltou que o ex-ministro Gonçalves Dias tem uma “biografia” de serviços públicos prestados nas Forças Armadas e na segurança da Presidência da República em outros governos. “Aquelas imagens, a priori, não desmontam essa biografia, mas é muito importante que ela sirva de instrumento, com outros, para que a apuração seja feita pela Polícia Federal e pelo Judiciário”.

O ministro Padilha afirmou ainda que o presidente Lula solicitou ao ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, que faça um raio-x dos servidores que estão hoje no GSI e que possam ter participado dos atos golpistas.

Em nota divulgada no dia 19, o GSI, informou que os agentes estavam buscando evacuar o quarto e o terceiro piso para concentrar os invasores no segundo andar, onde foram presos depois da chegada da Polícia Militar do Distrito Federal.

Na nota, o GSI informou ainda que as ações dos agentes da pasta no dia da invasão estão sendo investigadas e, caso sejam comprovadas condutas irregulares, eles serão responsabilizados.

Imagens do Palácio do Planalto no dia dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.
Gabinete de Segurança Institucional/Reprodução

CPMI

Na entrevista de sexta-feira, o ministro Alexandre Padilha afirmou que o governo está aguardando a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas de 8 de janeiro para montar sua estratégia.

“O que eu sinto, tanto na Câmara quanto no Senado, desde o dia 8 de janeiro, é uma ampla maioria que rechaça os atos terroristas do dia 8. O Legislativo foi atacado, foi invadido, foi violentado. Quem praticou aqueles atos terroristas não queria reconhecer a eleição do presidente da República, mas também não queria reconhecer o papel do Congresso”.

Segundo ele, a CPMI terá o papel de desmontar “uma teoria conspiratória absurda de que as vítimas” foram as responsáveis pelos atos terroristas. Padilha acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro de ser “responsável moral, espiritual e organizativo” pelos atos. O ministro disse que tanto a PF quanto a CPMI vão atrás daqueles que financiaram, planejaram e mobilizaram e também dos servidores que possam ter auxiliado os invasores dentro do Palácio do Planalto.

PF ouve militares que aparecem em gravações durante atos golpistas

A Polícia Federal (PF) tomou ontem (23) o depoimento de militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) que foram identificados em imagens gravadas dentro do Palácio do Planalto em 8 de janeiro. As oitivas estão sendo realizadas na sede da corporação em Brasília. A PF intimou nove militares que foram identificados nas gravações pelo ministro interino do GSI, Ricardo Capelli, após assumir o cargo. Os nomes dos servidores não foram divulgados oficialmente.  Na sexta-feira (21), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator das investigações sobre os atos golpistas, determinou que todos fossem ouvidos pela PF no prazo de 48 horas.

A medida foi tomada após as gravações de câmeras de segurança do Planalto, divulgadas pela CNN Brasil, mostrarem o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias e outros servidores no interior do Palácio do Planalto durante os atos. Dias pediu demissão do cargo após o surgimento das imagens. Moraes também determinou a quebra do sigilo das imagens captadas durante a invasão do Palácio do Planalto para envio à investigação que está em andamento no STF. As imagens estavam em poder do GSI e foram utilizadas como provas iniciais para justificar a abertura de sindicância contra os envolvidos.

Explosão em condomínio residencial deixa 4 feridos em Campos do Jordão

Quatro pessoas ficaram feridas durante explosão em um condomínio residencial no Morro do Elefante, no município de Campos do Jordão, interior de São Paulo, na noite deste sábado (22). De acordo com informações da Defesa Civil do estado, a suspeita, até o momento, é de que o acidente tenha ocorrido devido ao vazamento de gás de um dos apartamentos.

Dez, dos 32 apartamentos do condomínio, foram afetados pela explosão. Ao todo, houve quatro vítimas com ferimentos. Uma mulher de 24 anos de idade e uma adolescente de 14 anos tiveram lesões graves e foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Taubaté. Uma, de 52 anos, e outra adolescente, de 14 anos, com ferimentos leves, receberam atendimento no Hospital Municipal de Campos do Jordão. O prédio foi evacuado e interditado pela Defesa Civil do município. Embora existam pistas sobre a causa do acidente, o local passará por perícia e o caso será acompanhado pela Polícia Civil.

Lula defende que Otan, UE e EUA trabalhem pela paz na Ucrânia

Em entrevista à agência de rádio e televisão de Portugal ( RTP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que é fundamental que os países trabalhem em um plano de paz que consiga levar à mesa de negociação os líderes russos e ucranianos, com o apoio dos Estados Unidos, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia (UE). O presidente procurou esclarecer a posição brasileira em relação à guerra na Ucrânia afirmando que o Brasil não tem posição ambígua. “Eu não sei quem interpreta isso dessa forma. o Brasil tem uma posição clara: condena a Rússia por invadir o espaço territorial da Ucrânia, ponto”. Acrescentou que o país não quer “é se alinhar à guerra, o Brasil quer se aliar a um grupo de países que trabalhem para construir a paz”.

“Se toda a gente se envolve diretamente na guerra, a pergunta que eu faço é a seguinte: quem é que vai conversar sobre paz? Quem é que vai conversar com os governos que estão em guerra para discutir a paz? Quem é que vai dar esse passo?”, questionou Lula, reafirmando a importância de formar um grupo de países que trabalhe para por fim ao conflito. “É preciso construir uma narrativa que convença Putin e Zelensky de que a guerra não é a melhor maneira para resolver os problemas. A Otan, os Estados Unidos e a União Europeia devem “começar a falar em paz e a discutir a questão”.

Polêmica: O tema da guerra e declarações recentes do presidente provocaram polêmica nos dias anteriores à visita de Lula a Portugal. Lula disse que as pessoas têm direito de opinião em uma democracia e que ele se limita a cumprir uma visita a um país-irmão com quem o Brasil tem relações privilegiadas. “Em Portugal, há também certa polarização com um lado mais extremista de direita com os outros partidos, mas eu não tenho nenhum problema, não vim aqui para entrar na polêmica com o Parlamento português. Vim para cumprir uma agenda e as pessoas não são obrigadas a gostar do Lula, não são obrigadas a gostar do presidente do Brasil”.

Pesquisa revela como criminosos pagam por anúncios falsos nas redes sociais para aplicar golpes

Uma pesquisa inédita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revela como criminosos pagam por anúncios falsos nas redes sociais, com a intenção de aplicar golpes, e conseguem impulsionar o alcance a vítimas em potencial. A regulamentação das redes sociais será tema de uma votação no Congresso, prevista para esta semana. Usuários com nomes falsos. Contas criadas com um único propósito: aplicar golpes. A letra k é do perfil de uma certa Karen Souza no Facebook. Criada em 8 de março, não tem fotos nem publicações, mas pagou à rede social para veicular e impulsionar um vídeo. É assim que funciona a publicidade na internet. O problema é que nesse caso a peça foi toda montada com fakenews.

Segundo a pesquisadora Marie Santini, do Laboratório de Estudos de Internet e Mídias Sociais da UFRJ, a Karen Souza do perfil não existe na vida real. É o chamado perfil inautêntico. “Eles disfarçaram de personagens que não existem para enganar o consumidor e levar ele ao golpe financeiro. Os anunciantes normalmente procuram perfis que são alvos, que eles escolhem para receber os anúncios que eles estão veiculando. Desde idade, geolocalização, os principais interesses, os hábitos de consumo dentro da internet. Então há uma indústria sim, muitas pessoas ganhando dinheiro com essas fraudes, esses golpes”, destaca.

Terremoto de magnitude 7,1 atinge Ilhas Kermadec, perto da Nova Zelândia

Um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a região das Ilhas Kermadec, perto da Nova Zelândia, na segunda-feira (24), horário local, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km. A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências da Nova Zelândia (Nema) avaliou que não há risco iminente de tsunami. Mais cedo, a agência chegou a emitir um alerta pedindo para que quem estivesse perto da costa e tivesse sentido tremores se encaminhasse a um terreno elevado.

Nuvens carregadas espalham chuva sobre parte do país

O vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN) vem aumentando as condições de chuva nesta segunda-feira sobre o Sul do país. Além disso, ar quente e úmido que ainda favorece nuvens de chuva sobre o Norte, Centro-Oeste do país e parte do interior de SP. Infiltração marítima, provocando o aumento da nebulosidade no sul da Bahia e chuva fraca e passageira no litoral do ES e do RJ. O ar seco continua atuando sobre parte do Nordeste, em Goiás, Minas e no centro-leste paulista.

Previsão do tempo para 24/04/2023 – segunda-feira

O ar quente e úmido ainda continua favorecendo nuvens muito carregadas sobre a Região Norte do país. Semana que começa novamente com alerta para os temporais entre Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Ar abafado ainda nas capitais, mas com chuva que ocorre por várias vezes ao longo do dia, intercalando momentos de melhoria. No Nordeste, a situação ainda é de alerta para o litoral da Bahia, Chuva a qualquer momento em Salvador e risco de transtornos entre Ilhéus, Porto Seguro, Itaparica e Caravelas. No sul do Piauí, oeste da Bahia, sudeste do Maranhão e interior do Pernambuco, tempo aberto e sem previsão de chuva. Pancadas moderadas a forte, durante à tarde, desde João Pessoa até a região de Aracaju.

Esse ar quente e úmido do interior do país, favorece nuvens de chuva também sobre a Região Centro-Oeste. Pela manhã, sol, temperaturas em elevação em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas com chuva que pode começar desde cedo, intercalando períodos de melhora. Temporais à tarde em Cuiabá e Campo Grande. Goiânia e Brasília continuam com tempo aberto, bastante sol, sem previsão de chuva.

As temperaturas seguem amenas pela manhã em grande parte do Sudeste, mas tem destaque ainda para o ar seco atuando em parte da Região. Dia de sol, poucas nuvens no centro-leste de SP e sem chuva na capital. A cidade do Rio amanhece com nebulosidade variável, mas aos poucos o sol brilha forte e esquenta; não chove. Chuva passageira no litoral do Espírito Santo, em Vitória e no litoral norte do RJ. No interior de SP e Triângulo de Minas, chuva entre tarde e noite, mas sem grandes alertas. Belo Horizonte, continua sem chuva. A atuação de um VCAN, favorece o aumento da chuva na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Dia que começa com temperaturas amenas, mas com sol. Durante à tarde, pancadas de chuva por todo o interior da Região Sul, podendo vir forte em Uruguaiana. Muitas nuvens e pouca chuva no litoral do PR e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Não chove em Porto Alegre, mas venta bastante no litoral gaúcho.

Alertas meteorológicos para 24/04/2023 – segunda-feira

Alerta de temporais no sul de Mato Grosso, inclusive em Cuiabá, no centro-norte de Mato Grosso do Sul e em Campo Grande

Atenção para chuva moderada a forte no centro-sul de Rondônia, norte e sul do Pará, litoral do Maranhão, no Amapá e noroeste do Amazonas

Temporais no leste e sul do AM, em Manaus, no Acre, em Rio Branco e em Porto Velho, capital de Rondônia e em Boa Vista

Atenção para chuva moderada a forte com raios e ventos em Uruguaiana e no oeste do Rio Grande do Sul

Rajadas de vento de 40 a 50 km/h no litoral sul de SC e litoral do RS

Chuva moderada no sul da Bahia

Temporais em Salvador, Porto Seguro e Ilhéus

Atenção para chuva moderada a forte em João Pessoa, Recife, Maceió e Aracaju

Rajadas de vento de 40 a 55 km/h no Nordeste, norte do ES, DF, interior e sul do PI.

Palmeiras arranca empate com o Vasco em jogo movimentado

Em partida muito movimentada no estádio do Maracanã, o Vasco chegou a abrir uma vantagem de dois gols, mas viu o Palmeiras se recuperar para fechar o placar com um empate de 2 a 2, na tarde deste domingo (23). Com o resultado o Verdão passa a ocupar a 3ª posição da classificação com quatro pontos, mesma pontuação do Cruzmaltino, que é o 4º colocado.

Virada Colorada

O domingo iniciou com a vitória de 2 a 1 de virada do Internacional sobre o Flamengo. O Rubro-Negro abriu o placar com Gerson, mas Maurício marcou duas vezes para dar a vitória final do Colorado. Desta forma, a equipe de Porto Alegre ocupa a 5ª posição da classificação com quatro pontos. Já o time da Gávea é o 7º com três pontos.

Triunfo do Fortaleza

A vice-liderança do Brasileiro é do Fortaleza, que bateu o Coritiba por 3 a 0, em pleno Couto Pereira, com dois gols de Yago Pikachu e um de Silvio Romero.

Outros resultados:

Cruzeiro 1 x 0 Grêmio
Santos 0 x 0 Atlético-MG
Goiás 3 x 1 Corinthians

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação   3642-7495