Brasil notificará autoridades espanholas após racismo contra Vini Jr

O Ministério da Igualdade Racial (MIR) informou neste domingo (21) que acionará autoridades da Espanha para tomar providências após mais um caso de racismo sofrido pelo jogador brasileiro Vini Jr., atacante do Real Madrid, no jogo do seu time contra o Valencia, no Estádio Mastalla, casa do adversário.

“Repudiamos mais uma agressão racista contra o Vini Jr. Notificaremos as autoridades espanholas e a La Liga [Liga de futebol da Espanha]. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil! Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, diz uma nota da pasta divulgada nas redes sociais.

Durante a derrota da equipe dele para o Valencia por 1 a 0, Vini escutou insultos racistas e gritos de “macaco” vindos das arquibancadas, gritados por milhares de torcedores. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em uma confusão. Nas imagens, ele chegou a ser contido por jogador adversário com um golpe de enforcamento. Esta não é a primeira vez que o jogador é atacado. Pelas redes sociais, ele manifestou sua revolta com a La Liga.

“Não foi a primeira vez, nem a segunda e nem a terceira. O racismo é o normal na La Liga. A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, desabafou.

Em derrota do Real Madrid, Vini Jr sofre racismo novamente

Imagem: RNC – Redes Sociais – Divulgação

O atacante brasileiro Vinicius Junior, do Real Madrid, foi vítima de mais uma ação racista em um estádio espanhol na tarde deste domingo (21). Durante a derrota da equipe dele para o Valencia por 1 a 0, no Estádio Mestalla, casa dos adversários, Vini escutou insultos racistas e gritos de ‘macaco’ vindos das arquibancadas. O jogo foi paralisado por cerca de oito minutos e, posteriormente, o jogador foi expulso ao se envolver em confusão. O lance que deu origem ao episódio aconteceu aos 29 da segunda etapa. Jogando em ambiente hostil, Vinicius Junior tentou jogada pela esquerda quando uma segunda bola que havia sido arremessada no campo instantes antes foi chutada por Eray Cömert, atleta do Valencia, de maneira proposital para interromper o lance. Naquele momento, Vini se dirigiu à parte da torcida valencianista que estava localizada atrás do gol do time local e apontou para torcedores que o insultavam chamando-o de macaco.

O árbitro De Burgos Bengoetxea paralisou a partida e o sistema de som avisou que o jogo só seria retomado se as ofensas parassem. Vini sinalizou que estava bem para retornar e o jogo prosseguiu depois de aproximadamente oito minutos pausado, com a polícia comparecendo ao local das ofensas. Nos acréscimos da partida, Vini se envolveu em uma confusão com o goleiro Giorgi Mamardashvili e, após ser contido pelo adversário Hugo Duro com uma gravata, acertou o rosto do atleta do Valencia ao tentar se desvencilhar. No fim, apenas o brasileiro foi punido, sendo expulso. Vinicius Junior saiu fazendo gestos mostrando o número dois com a mão, em provocação à torcida do Valencia. O clube briga para não cair para a segunda divisão espanhola.

Após a partida, as figuras envolvidas se manifestaram nas redes sociais. Em sua conta no Instagram, Vinicius Junior disse que os racistas foram premiados com a expulsão dele e ironizou: “Não é futebol, é La Liga (liga de futebol da Espanha)”. O Valencia emitiu comunicado dizendo que embora se tratasse de um “episódio isolado”, não há lugar para insultos deste tipo no futebol. A nota também reitera que os fatos estão sendo investigados pelo clube. Também houve comunicado da liga espanhola, que afirmou ter solicitado todas as imagens da partida para melhor investigar o ocorrido e que também está atenta a possíveis ofensas ao brasileiro do lado de fora do estádio Mestalla. Ainda na nota de La Liga, é dito que foram apresentadas denúncias de práticas racistas contra Vinicius Junior em outras nove ocasiões nos últimos dois anos. Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, se mostrou revoltado e incrédulo com o acontecimento. “Não quero falar de futebol, mas sim do que aconteceu aqui. Isto não pode ocorrer, um estádio inteiro gritando algo assim. Ele não queria continuar e eu acharia justo, porque é a vítima. Isto não pode acontecer”, opinou Ancelotti.

Mercado reduz previsão da inflação de 6,03% para 5,8% este ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, caiu de 6,03% para 5,8% este ano. A estimativa consta do Boletim Focus desta segunda-feira (22), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,13%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 4% para os dois anos.

A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior, 4,75%. Segundo o BC, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 83%. A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Em abril, influenciado pelo aumento dos preços de remédios, o IPCA ficou em 0,61%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é inferior à taxa de março, de 0,71%. Em 12 meses, o indicador acumula 4,18%.

Juros básicos: Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado e é a maior desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre em 12,5% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é de que a taxa básica caia para 10% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 9% ao ano e 8,75% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

PIB e câmbio: A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano passou de 1,02% para 1,2%. Para 2024, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 1,3%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,7% e 1,8%, respectivamente. A previsão para a cotação do dólar está em R$ 5,15 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,20.

Agenda do Congresso inclui regras fiscais e CPI Mista do 8 de Janeiro

A semana no Congresso começa com a possibilidade de votação do Projeto de Lei Complementar das novas regras fiscais na Câmara, na quarta-feira (24). Oficialmente, a sessão ainda não foi convocada, mas, na semana passada, o relator da proposta, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), já tinha informado que, por acordo, o mérito do projeto seria votado no dia 24. Para aprovar a proposta, são necessários pelo menos 257 votos, estando presentes os 513 deputados. A expectativa do governo é de que o texto passe com ampla maioria, como ocorreu com a urgência, na semana passada, quando o requerimento foi aprovado com 367 votos a favor e 102 contra.

Em seguida, o texto segue para o Senado. O pedido dos senadores é para que, ao contrário da Câmara, onde o texto foi direto para o plenário por causa da urgência, na Casa o arcabouço fiscal passe por pelo menos uma comissão, provavelmente a de Assuntos Econômicos. Outra expectativa é com relação à instalação da CPI Mista do 8 de janeiro. A composição já foi definida pelos partidos, falta apenas a indicação de dois senadores titulares por parte do bloco Democracia, formado por União, MDB, Podemos, PDT e PSDB, e um deputado titular pelo blocão, formado por União, PP, Federação PSDB, Cidadania, PDT, PSB, Avante, Solidariedade e Patriota.

A reunião de instalação, que, na prática, significa a escolha de presidente e relator, foi marcada para as 9h de quinta-feira (25). No dia anterior, a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara vai ouvir o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Marcos Amaro dos Santos. Ele foi convidado a falar sobre o vídeo em que o ex-ministro do GSI, general Gonçalves Dias, aparece dentro do Palácio do Planalto durante os ataques golpistas. A semana no Senado também será dedicada à votação de medidas provisórias. A preocupação é com as MPs que estão perto de perder a validade. Quinze delas perdem a validade até 5 de junho. São propostas ainda do governo Bolsonaro, com o a do Perse, que perde a validade no dia 30 e trata da isenção fiscal para o setor de eventos durante a pandemia, e MPs do governo Lula, como a que reestruturou a Esplanada dos Ministérios e perde a validade no dia 1º. Os senadores devem se dedicar também à votação de indicação de autoridades. Há a previsão de oito sabatinas na Comissão de Relações Exteriores de embaixadores para chefiar missões do Brasil no exterior.

Com inclusão de gatilhos, Câmara vota arcabouço fiscal nesta quarta

O plenário da Câmara dos Deputados vai analisar nesta quarta-feira (24) o projeto de lei complementar que fixa novas regras fiscais para as despesas da União, o chamado arcabouço fiscal. A medida substituirá o atual teto de gastos. Com o requerimento de urgência aprovado na semana passada por 367 votos a favor e 102, contra, o texto poderá ser analisado em plenário sem passar pelas comissões da Casa. A perspectiva de líderes da base governista é que o projeto seja aprovado com ampla margem, inclusive com apoio de deputados de partidos de oposição. Caso seja aprovado, o projeto segue para análise do Senado.

Proposta: O relator do projeto, deputado Cláudio Cajado (PP-BA), incluiu gatilhos para obrigar o corte e a contenção de gastos no caso de descumprimento da meta fiscal. A proposta estabelece o chamado sistema de bandas para o resultado primário, estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada anualmente, e critérios para a correção das despesas públicas. O modelo prevê um piso e um teto para os gastos do governo. O novo arcabouço fiscal limitará o crescimento da despesa a 70% da variação da receita dos 12 meses anteriores. O texto de Cajado altera o período de inflação considerado para a correção das despesas para julho de 2022 a junho de 2023. Segundo o parlamentar, a medida permitirá a aplicação das novas regras no Orçamento de 2024, com um valor já realizado. O governo havia proposto considerar somente a inflação de 2023, fazendo uma estimativa para o valor anual.

“Optamos em não trabalhar com estimativas, mas em dar o realismo orçamentário e ‘possibilitar’ a incorporação na base de tal diferença de inflação. Sem esse ajuste, o substitutivo reduziria cerca de 2% do limite de despesas de 2024 (em torno de R$ 40 bilhões), sem considerar os efeitos na inflação do segundo semestre da nova política de preços de combustíveis anunciada pela Petrobras. O que fizemos no substitutivo foi criar uma regra para que não houvesse essa perda”, afirmou o relator. Em momentos de maior crescimento da economia, a despesa não poderá crescer mais de 2,5% ao ano acima da inflação. Em momentos de contração econômica, o gasto não poderá aumentar mais que 0,6% ao ano acima da inflação.

Gatilhos: Chamado de Regime Fiscal Sustentável pelo relator, o projeto prevê que, no caso de descumprimento das metas, haverá contingenciamento (bloqueio) de despesas discricionárias. O projeto de Cajado estabelece a adoção, no ano seguinte ao descumprimento, de medidas automáticas de controle de despesas obrigatórias, como a não concessão de aumento real de despesas obrigatórias e a suspensão de criação de novos cargos públicos e da concessão de benefícios acima da inflação. Caso o descumprimento aconteça pelo segundo ano consecutivo, novas proibições serão acrescentadas às existentes, como o aumento de salários no funcionalismo público, admissão ou contratação de pessoal e realização de concurso público (nos últimos dois pontos, a exceção é para reposição de cargos vagos). Segundo Cajado, o reajuste real do salário mínimo estará fora dos gatilhos e terá aumento acima da inflação. Inicialmente, havia previsão de também retirar o Bolsa Família do limite de gastos. No entanto, o deputado manteve o benefício sujeito às normas gerais para que seja reajustado acima da inflação.

Notícias RNA/Acaert

Hoje é dia de…

  • Dia Internacional da Biodiversidade
  • Dia Nacional do Abraço
  • Dia do Apicultor

EM SANTA CATARINA

CULTURA – O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, irá lançar uma Chamada Pública com R$ 20 milhões de investimento para o PIC (Programa de Incentivo à Cultura) do governo Estadual. O anuncio será na manhã desta segunda-feira (22), conforme informou a Secretaria de Comunicação. Conforme a nota, o valor em novos incentivos será destinado por meio da Celesc à FCC (Fundação Catarinense de Cultura). Esse é o maior montante já pago pela Companhia, como explica a pasta. O ato será na sede da Empresa, em Florianópolis, a partir das 10h30. Ainda segundo o comunicado, o incentivo fiscal – autorizado pelo PIC através do crédito do ICMS – visa promover a cultura em toda Santa Catarina, por meio das ações da Fundação Catarinense de Cultura, priorizando escolas, comunidades carentes e a população de baixa renda. Na oportunidade, o governador também participará de ato simbólico de assinatura de contrato que prevê repasses financeiros para quatro projetos sociais selecionados para receber os incentivos fiscais das Leis de Incentivo à Cultura e de Incentivo ao Esporte. O valor é referente à última seletiva por Chamadas Públicas dos Editais nº 01/2022 e nº 02/2022. Além destes quatro projetos foram aportados recursos para o FIA (Fundo da Infância e Adolescência), e no FEI (Fundo Estadual do Idoso). (ND)

LEILÃO – Neste domingo (21), o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) divulgou um grande leilão de veículos e sucatas. O evento vai acontecer no dia 05 de junho, às 9h, de forma exclusivamente online. Quem tiver interesse em participar deve se cadastrar com, no mínimo, 48 horas de antecedência. Serão oferecidos 281 veículos conservados e 299 lotes de sucatas agrupadas, destinadas ao setor de desmonte de veículos. Entre os lotes disponíveis, há veículos como um Ford Edge V6 e uma Kia Sorento, com lance inicial de R$ 7 mil, um Volkswagen Fox a partir de R$ 1,8 mil, um Polo com lance inicial de R$ 1,2 mil, entre outros. Além disso, os veículos poderão ser examinados com agendamento junto aos pátios de depósito, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar, com exceção das sucatas, que são apenas para pessoas jurídicas. Para as sucatas também é exigido que as empresas exerçam atividades do ramo de desmonte ou destruição de veículos. (SCC10).

Pesquisa mostra que pandemia reduziu atividade física de crianças

Pesquisa do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), intitulada Levantamento da Adequação de Crianças e Adolescentes Brasileiros às Diretrizes do Movimento 24 Horas Antes e Durante a Pandemia da Covid-19, mostra impacto significativo das restrições da pandemia na redução da atividade física e no aumento do tempo de tela de crianças e adolescentes brasileiros. O estudo foi feito com 525 crianças e adolescentes até 18 anos de idade de diferentes regiões do Brasil, sendo realizado por meio de um formulário de entrevista digital que inluiu características sociodemográficas das famílias, atividade física moderada a vigorosa, tempo recreativo de tela e duração do sono antes e durante a pandemia.

Os pesquisadores do IFF/Fiocruz, Natália Molleri, Saint Clair Gomes Jr, Daniele Marano e Andrea Zin investigaram a adequação a estes hábitos durante a pandemia da covid-19. “A quantidade de atividade física moderada a vigorosa, tempo de tela recreativo (televisão, celular, computador, notebook ou tablet) e a duração adequada do sono têm reconhecida importância para a saúde de crianças e adolescentes, mostrando associações positivas com o desenvolvimento motor, condicionamento físico, redução da adiposidade (excesso de gordura no organismo) e melhora no condicionamento cardiometabólico. Ainda assim, poucos estudos avaliaram a adequação a estes hábitos em países de baixa e média renda”, informou, em nota, a terapeuta ocupacional do Instituto, Natália Molleri.

Segunda a pesquisadora, as medidas de isolamento social contribuíram para a redução da atividade física. A proporção de famílias que faziam essa adequação baixou de 61,43% antes da pandemia para 38,57% durante a pandemia. Também foi menor a correta adequação do tempo de tela recreativo entre crianças e adolescentes brasileiros, que antes era feita por 67,22% das famílias e reduziu para 27,27%, na pandemia. “Portanto, enquanto Instituto Nacional, exercemos papel essencial na educação quanto à importância da atividade física, redução do uso de telas e tempo de sono adequado de acordo com a faixa etária”, explicou Natália.

Temperaturas amenas no Sul e chuvas forte no Norte/Nordeste

A segunda-feira começa com mais nuvens em SC e chuva fraca no Extremo Oeste e Oeste. No decorrer do dia o sol e temperatura amena. A semana começa com tempo aberto em grande parte do Brasil Central, com baixa umidade do ar ainda sobre o áreas do interior do país, como  no Distrito Federal, e, Goiás, sul e leste de Mato Grosso (incluindo Cuiabá), no centro-norte de Mato Grosso do Sul (incluindo Campo Grande), oeste da Bahia, sul do Tocantins e oeste de Minas Gerais, com umidade do ar em estado de atenção, ou seja, entre 21% e 30%. As atenções quanto a chuva e transtornos por ela provocada continuam no leste do Nordeste, especialmente na costa de Sergipe, de Alagoas e do Pernambuco. Chuva forte de tarde e noite em Aracaju e de madrugada e manhã em Maceió e Recife, em situação de perigo quanto aos altíssimos volumes. Chuvas com trovoadas no Norte do Brasil. Maceió-AL acumulou 150 mm de chuva em apenas 48 horas, de acordo com o Cemaden. Este valor representa quase metade de toda a chuva do mês de maio em apenas dois dias.

Previsão do tempo para o Brasil para 22/05/2023

O ar seco ganha força no centro do Nordeste e deixa o tempo firme em grande parte da Bahia, do centro-sul do Piauí, incluindo Teresina, no sul e leste do Maranhão e entre o sul do Ceará e o centro oeste de Pernambuco. O ar seco também responsável por deixar o céu aberto em grande parte do Centro-Oeste, do Sudeste e do Sul do Brasil, além de deixar a umidade do ar abaixo dos 30% entre o extremo sul do Maranhão até o norte do Paraná, passando por GO, TO, DF, oeste MG, interior SP, MT  e partes de MS. Por outro lado, há tempo nublado e chuva isolada no oeste do Paraná e extremo sul de MS, no norte do RJ e no ES (devido a umidade que vem do mar) e chuvas fortes na costa do Nordeste e Norte do Brasil. Chances de geadas no Sul de Minas Gerais e frio frequente no Centro-Sul do Brasil pela manhã.

Chuva volumosa persiste em Alagoas, Pernambuco e Sergipe

A presença de um cavado meteorológico, nos níveis mais altos da atmosfera, na costa leste do Nordeste e mais a umidade constante que vem do mar, causam muita chuva entre o litoral de Sergipe, Alagoas, de Pernambuco, os acumulados são elevados e podem ocasionar em transtornos. Destaca-se o grande volume de água, com risco de inundações e deslizamentos no litoral alagoano e pernambucano. Pancadas fortes de chuva e volumes altos de chuva também no norte e noroeste do Maranhão, incluindo São Luís. Segunda (22) com chuva pelo Acre e norte de Rondônia, de maneira isolada, mas a qualquer momento do dia. Chuva na forma de pancadas fortes e com temporais no norte e noroeste do Amazonas, em Roraima, no norte e noroeste do Pará e no Amapá, além de volumes de chuva bem elevados, com risco para alagamentos, devido a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Ressalta-se que também chove de moderada a forte intensidade, mesmo que de maneira pontual, no norte do Tocantins.

Alertas meteorológicos para 22/05/2023 – segunda

PERIGO: de tarde e noite para chuva forte no litoral do SE, incluindo Aracaju;

Alerta para chuva forte na madrugada e manhã em todo o litoral de AL e PE, incluindo Maceió e Recife;

Atenção para chuva moderada à forte nas capitais Manaus, Macapá, Belém, São Luís, Boa Vista, Recife, João Pessoa, Maceió, Salvador e Aracaju;

Atenção para chuva forte em áreas do Acre ao norte do Maranhão e em todo o litoral desde o sul da Bahia até o litoral da Paraíba;

Rajadas de vento de 40-50 km/h no litoral do RS, no Rio De Janeiro e desde o Ceará até a costa leste do Nordeste, incluindo o Sertão Nordestino;

Umidade do Ar abaixo dos 30%: no DF, GO, sul e leste de MT, no centro-norte de MS, no oeste da BA, centro-sul do TO e no oeste de MG;

Possibilidade para nevoeiro no início de segunda-feira em Curitiba e região.

RNA – TEMPO (Epagri/Ciram) – REGIÕES – SC

LITORAL NORTE – 24º/15º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

PLANALTO NORTE – 21º/8º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

GRANDE FLORIANÓPOLIS – 24º/16º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

VALE DO ITAJAÍ – 22º/11º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

LITORAL SUL – 24º/15º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

PLANALTO SUL – 14º/7º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

MEIO-OESTE – 22º/10º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

OESTE – 23º/10º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

EXTREMO OESTE – 26º/12º
Encoberto, melhorando no decorrer do dia⛅

Botafogo bate Fluminense e segue líder da Série A por mais uma rodada

A rodada de sábado do Campeonato Brasileiro reservava chances de mudanças no topo da tabela com clássicos regionais, mas terminou com as duas primeiras posições inalteradas. O Botafogo venceu o Fluminense no Estádio Nilton Santos, por 1 a 0, e não apenas manteve a primeira colocação como ampliou a vantagem na ponta para três pontos. A folga maior na liderança se deveu ao empate entre Santos e Palmeiras na Vila Belmiro.

Santos e Palmeiras não saem do zero

O Palmeiras tinha a chance de manter distância de um ponto para o líder Botafogo, mas protagonizou um clássico de poucas emoções com o Santos, na Vila Belmiro. As equipes ficaram no 0 a 0 em um jogo morno. Como consolo para o Alviverde, o time se manteve como o único invicto da competição, com 15 pontos oriundos de quatro vitórias e três empates em sete rodadas.

Atlético vira sobre o Coxa e sobe na tabela

O Galo, que começou o campeonato com tropeços, chegou à terceira vitória consecutiva no Brasileirão ao bater o Coritiba de virada, fora de casa, por 2 a 1. No primeiro tempo, Robson cobrou pênalti e abriu o placar para os donos da casa no Couto Pereira. Ainda no primeiro tempo, Hyoran desviou cobrança de falta com a cabeça e igualou. Na reta final do jogo, Hulk, também de pênalti, deu a vitória ao Atlético.

São Paulo bate Vasco

No Morumbi, São Paulo e Vasco fizeram o jogo mais movimentado da noite. O São Paulo abriu dois gols de vantagem no primeiro tempo, com Calleri e Rodrigo Nestor. Barros diminuiu de cabeça antes do intervalo. A partida teve mais emoções na reta final da segunda etapa. Galarza empatou aos 37 e, nos minutos finais, o São Paulo desempatou e matou o jogo com gols de Beraldo, aos 44 e Juan, aos 47: 4 a 2.

Bragantino se recupera

Em Bragança Paulista, o Bragantino conseguiu dar fim a uma sequência de seis jogos sem vitórias, somando todas as competições. O Massa Bruta recebeu o Athletico Paranaense e venceu por 2 a 0, com um gol em cada tempo. Eduardo Sasha abriu o placar na primeira etapa e Thiago Borbas, nos minutos finais, fez o segundo gol dos donos da casa no Estádio Nabi Abi Chedid.

América, enfim, vence a primeira

América e Fortaleza entraram em campo no Estádio Independência em situações opostas na tabela: o Coelho sem vitórias e o Leão sem derrotas. No entanto, ao final dos 90 minutos, as duas sequências chegaram ao fim. O América conseguiu o triunfo com gols de Breno e Felipe Azevedo, enquanto Pochettino marcou para a equipe cearense.

Flamengo vence Corinthians com gol heroico de Léo Pereira

Flamengo e Corinthians protagonizaram uma boa partida no Maracanã que terminou em vitória rubro-negra por 1 a 0, com gol heroico do zagueiro Léo Pereira, que só estava no ataque por ter se lesionado e não poder ser substituído, aos 48 do segundo tempo. A partida foi de muito equilíbrio e alternância de momentos entre os donos da casa e os visitantes. Flamengo e Corinthians tem, nesta próxima semana, o foco na América do Sul com compromissos pela Libertadores. O Rubro-Negro encara o Ñublense no Chile na próxima quarta-feira, às 21h30. No mesmo dia e horário, o Timão entra em campo na Argentina para encarar o Argentinos Juniors.

Grêmio vence o Gre-Nal e afunda ainda mais o Inter na crise

O Gre-Nal 439 confirmou o que todo mundo já sabia: Luis Suárez é um tremendo jogador e o Inter de Mano Menezes é um time completamente sem rumo. Com um golaço e uma assistência do centroavante uruguaio, o Grêmio venceu o clássico por 3 a 1 na noite deste domingo, na Arena, pela sétima rodada do Brasileirão. Com a vitória no clássico, o Grêmio chega a 11 pontos e pula para a 10ª posição na tabela de classificação. Já o Inter permanece com sete pontos e cai para o 14º lugar.

Jogo desta segunda-feira (22/05)

20h Cruzeiro x Cuiabá

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação   3642-7495