Cepa britânica do coronavírus chega à Austrália e cancela voos em Hong Kong

A Austrália anunciou nesta segunda-feira que detectou casos da nova cepa mais virulenta do coronavírus identificada no Reino Unido, e Hong Kong disse que suspenderá voos britânicos. A nova variante do vírus, que o Reino Unido disse poder ser até 70% mais contagiosa, foi encontrada em dois viajantes que iam deste país ao Estado australiano de Nova Gales do Sul. Ambos estão em quarentena, e o pico recente de infecções de Sydney não tem relação com este fato, disseram autoridades. A nova cepa levou os vizinhos europeus do Reino Unido e vários outros países, como Canadá e Irã, a fecharem as portas a viajantes britânicos.

Pouco se sabe sobre a variante, mas especialistas disseram que as vacinas atuais devem se eficientes contra ela. Nações asiáticas como o Japão e a Coreia do Sul disseram que estão monitorando a nova cepa enquanto combatem um pico de infecções em casa. Hong Kong se tornou a primeira cidade da região a proibir voos britânicos na tentativa de conter os números de casos já em crescimento no denso pólo financeiro. A região administrativa especial da China disse nesta segunda-feira que as pessoas que chegarem do Reino Unido antes de 22 de dezembro terão que ficar em quarentena durante três semanas, ao invés de duas.

A Coreia do Sul, que impõe uma quarentena de 14 dias a qualquer pessoa que entra no país, disse que está estudando novas medidas para voos do Reino Unido e que examinará duas vezes as pessoas vindas de lá antes de liberá-las da quarentena. Os casos novos passaram de mil por dia na Coreia do Sul várias vezes na semana passada. No domingo, o país relatou um surto em uma prisão de Seul, onde 188 detentos e funcionários foram infectados. Taiwan, que também adota uma quarentena de 14 dias, disse no domingo que no momento não tem planos para impedir os voos britânicos. A Índia anunciou uma suspensão de todos os voos vindos do Reino Unido até o final do ano e disse que todos os passageiros que chegarem do Reino Unido antes disso serão testados ao desembarcarem nos aeroportos. A nova cepa surgida em solo britânico coincide com um aumento de casos em vários países asiáticos que anteriormente contiveram a pandemia com sucesso. A disparada levou a lockdowns localizados em alguns deles e a campanhas de exames mais agressivas.

Argentina, Colômbia, Chile e Peru suspendem voos com o Reino Unido

A Argentina, Colômbia, o Chile e Peru decidiram fechar as suas fronteiras aéreas com o Reino Unido devido ao avanço da nova variante do coronavírus, sendo os primeiros países da América Latina a seguir o alerta europeu. As medidas entram em vigor hoje (21) na Argentina, na Colômbia e no Peru, e na terça-feira (22) no Chile. “O Governo Nacional decidiu a suspensão preventiva das entradas e das saídas dos voos com a Grã-Bretanha, à raiz da situação epidemiológica que esse país registra, após declarar a aparição de uma nova estirpe de covid-19”, anunciou a Presidência da Argentina em nota. A exceção, esclarece o executivo, é o voo 245 da companhia British Airways, previsto para chegar a Buenos Aires às 09:02 de hoje (12:02 em Lisboa). O voo já estava em pleno processo operacional em Londres quando a decisão argentina foi anunciada, de madrugada.

“Os passageiros e a tripulação deverão cumprir uma quarentena de sete dias, depois de atenderem aos requisitos exigidos para a entrada no país: um exame de PCR negativo e uma cobertura médica contra covid”, destaca a nota. Para a quarentena, o governo argentino montou uma operação especial para controlar a chegada dos passageiros e da tripulação do voo, assim como a deslocação aos lugares onde ficarão isolados. “O Departamento Nacional de Migrações avisará as jurisdições nas quais passageiros e tripulantes ficarão para o estrito controle do isolamento obrigatório”, explica. A cidade de Buenos Aires, depois de meses em queda de contágios, voltou a registrar um ligeiro aumento que, segundo as autoridades, não significa uma nova curva de contágios.

Para o anúncio de suspensão dos voos da Colômbia com o Reino Unido, o próprio presidente, Iván Duque, falou à população e foi ainda mais abrangente do que a Argentina: qualquer passageiro que tenha estado no Reino Unido e que tenha entrado na Colômbia nos últimos oito dias ficará em isolamento por duas semanas. “Essas pessoas serão notificadas, a partir da informação migratória que possuímos. Peço-lhes que, ao receberem esta informação, entendam a importância de ficar em isolamento por 14 dias”, frisou o presidente, acrescentando que aqueles que tenham estado no Reino Unido até entre nove e 14 dias serão contactados para um seguimento sobre algum sintoma. “Essas medidas são uma prevenção. Não são para gerar nem pânico nem uma preocupação”, insistiu Iván Duque.

O Chile também anunciou a suspensão dos voos diretos, mas a partir desta terça-feira (22). Além disso, qualquer estrangeiro não residente que tenha estado no Reino Unido nas últimas duas semanas será proibido de entrar no país, venha o voo de onde vier. Aqueles que já entraram no Chile, mas que estiveram no Reino Unido nas últimas duas semanas, serão obrigados a cumprir uma quarentena de 14 dias. O Chile vivia uma contínua queda de contágios até que um novo aumento de casos foi detectado há duas semanas, quando a região metropolitana de Santiago voltou à quarentena durante os fins de semana. O Peru também fechou a fronteira aérea com o Reino Unido. “Como medida preventiva, não autorizaremos voos diretos ou com escala no Reino Unido até novo aviso”, informou o Ministério dos Transportes e Comunicações. O Peru tinha restabelecido a chegada de voos originários da Europa em 15 de dezembro, mas nenhum procedente do Reino Unido, sublinhou o governo peruano.

As autoridades britânicas alertaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a descoberta da nova variante do SARS-CoV-2, que é mais facilmente transmissível, embora não haja provas de que seja mais letal ou que possa ter impacto na eficácia das vacinas desenvolvidas. Os 27 países da União Europeia (UE) reúnem-se hoje (21), ao mais alto nível político, para coordenar respostas à nova variante do SARS-CoV-2 descoberta no Reino Unido, numa reunião de emergência convocada pela presidência alemã do Conselho. Da reunião deverá resultar uma abordagem coordenada à nova variante do coronavírus que provoca a covid-19, numa altura em que os Estados-membros equacionam medidas como a suspensão de viagens com o Reino Unido ou a introdução da obrigatoriedade de realização de testes para quem chega do país. Alguns países já anunciaram medidas, entre os quais Portugal, que decretou, a partir de hoje (21), restrições à entrada de passageiros de voos provenientes do Reino Unido, permitindo apenas a entrada de cidadãos nacionais ou legalmente residentes no país. Outros Estados-membros como Alemanha, Holanda, Bélgica, Itália, Áustria, França e Bulgária adotaram medidas restritivas semelhantes, como a suspensão de viagens aéreas ou ferroviárias.

França iniciará vacinação contra Covid-19 no próximo domingo, diz ministro da Saúde

A França vai começar seu programa de vacinação contra a Covid-19 no próximo domingo, disse o ministro da Saúde do país, Olivier Veran, em sua conta no Twitter. Veran acrescentou na publicação feita nesta segunda-feira que o programa de vacinação começará pelos mais vulneráveis, como os idosos.

O órgão regulador de medicamentos da Europa vai avaliar nesta segunda a vacina contra Covid-19 desenvolvida em conjunto entre a norte-americana Pfizer e a alemã BioNTech, o que pode dar a luz verde para o início da vacinação em uma semana.

Inscrito no Bolsa Família pode contestar auxílio emergencial negado

Os beneficiários do Bolsa Família que tiveram o auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras) cancelado, bloqueado ou negado podem, a partir de hoje (20), requererem o benefício. Até 29 de dezembro, a revisão do benefício deve ser pedida no site da Dataprev, estatal que processa os requerimentos do auxílio emergencial. O processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo o Ministério da Cidadania, a pasta promove mensalmente um pente-fino entre os beneficiários do auxílio emergencial para verificar se eles atendem a todos os requisitos definidos pela lei que criou o benefício. Quem não se enquadra em um dos critérios é excluído da lista de beneficiários, mesmo tendo recebido alguma parcela. De acordo com a pasta, a verificação é necessária para garantir que o público-alvo do auxílio emergencial seja atendido e impedir que pessoas que não precisam do benefício recebam a ajuda. Entre as principais situações verificadas estão morte, descoberta de irregularidades ou obtenção de emprego formal durante a concessão do auxílio.

Contestações: Hoje acaba o prazo de revisão por quem teve o auxílio cancelado por indícios de irregularidade verificados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ou pela Controladoria-Geral da União (CGU). O prazo para apresentar o requerimento à Dataprev começou no dia 11. O Ministério da Cidadania também abriu prazo para a contestação de quem teve a extensão do auxílio emergencial indeferido por não atender aos novos critérios de concessão. Os pedidos podem ser feitos desde a última quinta-feira (17) até o dia 26. Ao prorrogar o auxílio emergencial por três meses com metade do valor do benefício, o governo endureceu alguns critérios, como a utilização de dados fiscais de 2019, em vez de 2018. Na sexta-feira (18), acabou o prazo de contestação para os trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico que tiveram o auxílio emergencial extensão bloqueado, cancelado ou indeferido. Para essa categoria de beneficiários, o prazo tinha começado no último dia 9.

Governo não tem plano estratégico contra a covid-19, diz TCU

Uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) concluiu que, até o momento, o Ministério da Saúde não tem um plano estratégico para o enfrentamento da covid-19. O tribunal acompanha as ações do governo no controle da pandemia desde março. Essa é a 5ª avaliação feita pelo TCU.

O documento (íntegra – 3 MB) apresentado agora foi elaborado pela SecexSaúde (Secretaria de Controle Externo da Saúde) e anexado ao processo sob a relatoria do ministro Benjamin Zymler.

O órgão afirma que não existe planejamento “minimamente detalhado” por parte do governo federal. Segundo o tribunal, entre os problemas estão a falta de entrega de EPIs (equipamentos de proteção individual), respiradores, kits de testes e descumprimento de prazos estabelecidos em contratos. O documento aponta que representantes do Ministério da Saúde não teriam compreendido como função da pasta a articulação com os governos estaduais e municipais. O tribunal diz que a pasta deve recorrer caso não entenda como sua função a elaboração de planos tático-operacionais. Caso contrário, estará descumprindo determinações do TCU, sem justificativa, o que acarretaria na “responsabilização dos gestores do ministério”.

A auditoria mostra como um dos exemplos de problemas nas ações da Saúde a aquisição de seringas e agulhas para as vacinas contra a covid-19. De acordo com o TCU, a pasta abriu processo para a aquisição de 300 milhões de unidades do material. Onze Estados, no entanto, também disseram que iriam comprar 150 milhões de unidades dos mesmos itens. A CGU (Controladoria Geral da União), segundo o tribunal, alertou que não havia documentos para embasar a demanda do material pelos Estados. Também não havia um cronograma de entregas. Os técnicos manifestaram preocupação com o possível descompasso entre o fornecimento das doses de vacinas e a data de entrega das seringas e agulhas.

O desabastecimento de medicamentos usados na intubação de pacientes ainda não foi solucionado, de acordo com o tribunal. Os auditores disseram que existem entraves na compra de analgésicos e respiradores. O TCU ressalta que existe um estoque de respiradores no almoxarifado da Saúde em Guarulhos (SP). A assessoria do Ministério da Saúde afirma que não poderia informar a quantidade de aparelhos no local “por questões de segurança”, mas que o material pode ser solicitado pelas secretarias de saúde estaduais e municipais. De acordo com o tribunal, prazos de diversos contratos não foram cumpridos. Um deles, assinado em 26 de março, previa que, em 15 dias corridos, seriam entregues 20 milhões de máscaras cirúrgicas. Só 3 milhões tiveram a destinação concluída até setembro.

Outro contrato previa a entrega de outras 200 milhões de máscaras cirúrgicas em até 30 dias da 1ª remessa, em 26 de abril. Estados e municípios receberam apenas 77% desse material. Em nota, o Ministério da Saúde afirma que está viabilizando a compra de seringas, agulhas e EPIs. A pasta diz que repassa recursos para que Estados comprem os itens, mas que, em razão da pandemia, realiza excepcionalmente a aquisição de forma centralizada.

Polícia Civil localiza criança que foi sequestrada em Palhoça

A Polícia Civil de Santa Catarina localizou, na madrugada deste domingo, 20, a criança que foi sequestrada da casa dos pais em Palhoça, na Grande Florianópolis, na noite de sexta-feira, 18. A menina está bem. Ela foi encontrada em Florianópolis, no Norte da Ilha de SC, com um casal, que foi preso em flagrante por sequestro qualificado. Mais detalhes do caso foram dados em entrevista coletiva neste domingo, na Delegacia Geral da Polícia Civil, em Florianópolis, com a presença também da Polícia Militar e do Instituto Geral de Perícias (IGP), que atuaram integrados no caso. Estiveram presentes pela PM o coronel Áureo Cardoso, comandante da 11ª RPM, e pelo IGP, o diretor de Identificação, Fernando Souza. “Integração”, destaca presidente do Colegiado e Delegado Geral

“Nós podemos com toda a certeza, nesta manhã, afirmar que todos que integramos as forças policiais de Santa Catarina e do Sistema de Segurança Pública de SC, que nós ganhamos o nosso presente de Natal. Um sucesso e mais uma vez o Estado de Santa Catarina mantém-se na vanguarda há mais de 25 anos na elucidação de todos os casos de sequestro que aconteceram no nosso território catarinense”, destacou o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial e Delegado Geral da Polícia Civil de SC, Paulo Koerich.

A diretora de Polícia da Grande Florianópolis, delegada de Polícia Eliane Chaves, também ressaltou o trabalho conjunto. “Com a segurança unida nós conseguimos chegar a esses resultados positivos que vêm sendo uma consequência do nosso trabalho”. O delegado de Polícia da DPCAMI de Palhoça, Fábio Pereira, afirmou que desde o registro do boletim de ocorrência, as forças de segurança estiveram atuantes para lograr êxito em descobrir o cativeiro onde estava localizada a vítima.

Liminar suspende trecho da Lei da Ficha Limpa

O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar (decisão provisória) para suspender trecho da Lei da Ficha Limpa segundo o qual a contagem da inelegibilidade de oito anos começa após o cumprimento de pena, no caso de condenados em segunda instância ou em órgãos colegiados da Justiça. Marques assinou a decisão ontem (19). Pela liminar, ficam suspensos os efeitos da frase “após o cumprimento da pena” que consta em um dos dispositivos sobre as hipóteses de inelegibilidade da Lei da Ficha Limpa.

Pela alínea “e”, do inciso I, do Artigo 1º da Lei da Ficha Limpa, todos os que foram condenados em segunda instância ou em qualquer órgão colegiado da Justiça em certos tipos de crimes ficam inelegíveis “desde a condenação até o transcurso do prazo de oito (oito) anos após o cumprimento da pena”. A liminar de Marques, portanto, impede que a inelegibilidade valha por período maior do que os oito anos contados a partir da condenação.

Pela decisão, candidatos que disputaram as eleições municipais de 2020 podem já se beneficiar, se os seus casos ainda estiverem pendentes de análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo próprio Supremo. A Lei da Ficha Limpa traz uma lista com dez tipos de crimes que acarretam inelegibilidade, entre eles os praticados contra a economia popular, o sistema financeiro e o patrimônio privado. Estão incluídos também lavagem de dinheiro, crimes ambientais, contra a vida e o abuso de autoridade, por exemplo.

O ministro atendeu a um pedido feito pelo PDT na última terça-feira (15). A supressão da expressão “após o cumprimento de pena” é necessária para “que o prazo de oito anos trazido por tal lei [da Ficha Limpa] seja respeitado, sem o aumento indevido por meio de interpretação que viola preceitos, normas e valores constitucionais”. Isso porque, argumentou o partido, muitas vezes a demora no julgamento de recursos acarretava um tempo de inelegibilidade indeterminado, uma vez que o cumprimento de pena deve iniciar somente após o trânsito em julgado (quando não é possível mais apelar contra uma condenação).

Ministro do STJ converte em preventiva prisão de magistrada da Bahia

O ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), converteu em preventiva a prisão temporária da desembargadora Lígia Cunha, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Ela é investigada no âmbito da Operação Faroeste, que apura um esquema de venda de decisões por magistrados do estado. A medida passa a valer a partir de hoje (20). O ministro do STJ atendeu a um pedido da subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, responsável pelo caso, que argumentou que a magistrada atuava para impedir as investigações.

Lígia Cunha e outra desembargadora do TJBA, Ilona Reis, foram presas temporariamente na última segunda-feira (14), quando foram cumpridos também 36 mandados de busca e apreensão na 5ª e 6ª fases da Operação Faroeste. Em nota, o Ministério Público Federal (MPF) disse que “a hipótese criminal apurada é a de que as desembargadoras criaram organizações criminosas especializadas em vendas de decisões e lavagem de ativos, com atuação nos conflitos de terras do Oeste baiano e outras regiões”. Segundo as investigações, Lígia Cunha teria recebido R$ 950 mil para proferir decisões em quatro processos e para praticar tráfico de influência em relação a outro. Ela teria intimidado uma servidora do TJBA para que apagasse informações de um computador, entre outros atos para tentar acobertar os crimes, disse o MPF. Os filhos dela, que são advogados, também estariam envolvidos no esquema. Ilona Reis, por sua vez, teria atuado em três processos e recebido R$ 300 mil.

Na decisão que autorizou a prisão temporária das desembargadoras, o ministro Og Fernandes escreveu haver indícios da existência de “uma engrenagem judicial criminosa no seio do Tribunal de Justiça baiano, que possui a venda de decisões como mercadoria para o enriquecimento ilícito em escala geométrica”. A Agência Brasil tenta contato com a defesa das magistradas. Diversos outros magistrados do TJBA já foram afastados ou presos em fases anteriores da Operação Faroeste. Segundo o MPF, a suspeita é que diferentes organizações criminosas tenham permitido a grilagem de mais de 360 mil hectares de terras, movimentando bilhões de reais. Até o momento, as investigações resultaram na abertura de três ações penais no STJ, onde os magistrados envolvidos têm foro privilegiado.

Brasil ultrapassa 7,2 milhões de casos de covid-19

O Brasil tem, segundo o boletim divulgado na noite deste domingo (20) pelo Ministério da Saúde, 7,213 milhões de casos confirmados de covid-19. Deste total, há 6,22 milhões de casos recuperados  e 804 mil em acompanhamento. Segundo o ministério, desde o início da pandemia, foram registrados 186.356 mortes pela doença.

Nas últimas 24 horas, foram registrados 50.177 novos casos e 706 óbitos. A taxa de letalidade da doença é de 2,6%.

Sem SP e GO, Brasil registra a maior média móvel de casos da pandemia pelo 2º dia consecutivo

Mesmo sem os dados de São Paulo e Goiás, o Brasil registrou a maior média móvel de casos confirmados de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo, desde o início da pandemia: foram 47.909 diagnósticos diários, em média, nos últimos 7 dias, segundo dados das secretarias estaduais de Saúde consolidados pelo consórcio de veículos de imprensa até as 20h deste domingo (20). No sábado (19), o país havia alcançado a média móvel de 47.439 casos da doença. Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 7.237.350 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 24.680 desses confirmados no último dia. A média móvel variou +15% em relação aos casos registrados em duas semanas, o que indica tendência de estabilidade nos diagnósticos.

O país registrou 408 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 186.773 óbitos desde o começo da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 765. A variação foi de +27% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença. O DF e 15 estados apresentaram alta na média móvel de mortes: PR, RS, SC, ES, MG, RJ, MS, MT, AM, PA, RO, AL, PB, RN e SE. Os dados do consórcio deste domingo não contemplam o número de mortes e os casos de Covid-19 registrados nas últimas 24 horas nos estados de São Paulo e em Goiás. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde de SP, as informações não foram divulgadas pelo governo paulista, devido a uma nova falha em sistema do Ministério da Saúde em que os municípios inserem as informações.

SC: Estado confirma 461.244 casos, 430.610 recuperados e 4.706 mortes por Covid-19

Santa Catarina já registrou 461.244 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. Desses, 430.610 são considerados recuperados e 25.928 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado neste domingo, 20. A Covid-19 causou 4.706 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,02%.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 20
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há casos confirmados em todos os 295 municípios catarinenses, e há 257 com pelo menos um óbito. Estima-se que haja casos ativos em 287. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que soma 40.447 casos. Em seguida, estão Florianópolis (39.861), Blumenau (24.854), São José (21.309), Criciúma (17.438), Palhoça (14.333), Itajaí (13.965), Balneário Camboriú (13.907), Chapecó (12.767) e Brusque (12.176). Atualmente, há 1.480 leitos de UTI ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.296 estão ocupados, sendo 648 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 87,6% e há 184 leitos livres atualmente.

Paraná: Saúde confirma 41 óbitos e 728 novos casos da Covid-19 neste domingo

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (20) boletim epidemiológico com mais 728 casos confirmados e 41 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O informe registra também 927 casos confirmados retroativos ao período entre 27 de março a 18 de dezembro. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 373.062 casos e 7.252 mortos em decorrência da doença.

INTERNADOS – Neste domingo, 1.606 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.260 pacientes em leitos SUS (635 em UTI e 625 em leitos clínicos/enfermaria) e 346 em leitos da rede particular (137 em UTI e 209 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.239 pacientes internados, 485 em leitos UTI e 754 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 41 pacientes. São 20 mulheres e 21 homens, com idades que variam de 22 a 96 anos. Os óbitos ocorreram entre 27 de novembro a 20 de dezembro. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (26) e Pato Branco (2). Há registro ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Arapongas, Boa Esperança, Cascavel, Cornélio Procópio, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Guaratuba, Marechal Cândico Randon, Marialva, Pinhais, Ponta Grossa, Sarandi e Verê.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 2.947 casos de residentes de fora, 60 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

INTERNACIONAL

Explosão em prédio no centro de Lisboa deixa cinco feridos

Uma explosão, seguida de incêndio, em um prédio da Rua de Santa Marta, na Avenida da Liberdade, em Lisboa, deixou pelo menos cinco feridos. Quatro já tiveram alta hospitalar e um permanece internado em estado grave. O edifício desabou parcialmente. O alerta foi dado no início deste domingo (20). Para o local foram enviados bombeiros e integrantes do Instituto Nacional de Emergência Médica (Inem) de Portugal.
Os bombeiros fazem buscas, pois teme-se que possa haver mais vítimas debaixo dos escombros do prédio de quatro andares. As primeiras imagens – de vídeo amador – captadas nas proximidades do local da explosão mostram uma coluna de fumaça.

O vereador Carlos Manuel Castro, da Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, disse que equipes procurar eventuais vítimas. “A indicação que temos é que no edifício viviam nove pessoas. Dessas nove, há duas que já foram contactadas, não estavam no edifício. Em princípio, tudo indica que há cinco pessoas feridas, só nos falta confirmar se são pessoas do edifício ou pessoas que passavam por lá. Nesse sentido, temos aqui a suspeita de que faltam duas pessoas. Vamos avançar com a equipe de buscas do Regimento de Bombeiro, afirmou o vereador. Segundo ele, os primeiros dados indicam que houve uma explosão de gás. Os cinco feridos foram transportados para o Hospital de São José. Um deles continua internado em estado grave com queimaduras e quatro já tiveram alta hospitalar.

LOTERIA

Prêmio da Mega da Virada deve chegar a R$ 300 milhões

Já começaram as apostas para a Mega da Virada que, segundo estimativas da Caixa, deve ter uma premiação de R$ 300 milhões este ano. As apostas poderão ser feitas até as 17h (horário de Brasília) do dia 31 de dezembro nas lotéricas de todo do país, pelo portal Loterias Caixa ou pelo app Loterias CAIXA, disponível para usuários das plataformas Android e iOS; e pelo internet banking da Caixa. O valor de uma aposta simples da Mega, com seis números, é de R$ 4,50. No caso do Bolão Caixa, o preço mínimo de apostas é de R$ 10. Com isso, o valor mínimo da cota é de R$ 5. De acordo com a Caixa, é possível que seja cobrada, a critério da lotérica, uma tarifa de serviço adicional de até 35% do valor da cota, para o bolão.

As apostas pela internet só podem ser feitas por pessoas maiores de 18 anos, após o preenchimento de um pequeno cadastro. Nesse caso, o pagamento deve ser feito por cartão de crédito, e o valor mínimo do conjunto de apostas é de R$ 30, podendo chegar a R$ 945 por dia. Como a Mega da Virada não acumula, caso ninguém acerte as seis dezenas, o prêmio será rateado entre os acertadores de cinco números, e assim sucessivamente conforme as faixas de premiação. De acordo com o banco, “se apenas um ganhador acertar as seis dezenas da Mega da Virada e aplicar o prêmio estimado na poupança, terá uma renda mensal de R$ 347,7 mil”.

FUTEBOL

 Flamengo vence Bahia por 4 a 3 e sobe para a vice-liderança do Brasileirão

O Flamengo acreditou até o fim e venceu. Mesmo com um a menos desde os nove minutos do primeiro tempo e sofrendo a virada no início da segunda etapa. O time de Rogério Ceni buscou os três pontos até o fim do jogo e derrotou o Bahia por 4 a 3, no Maracanã, em um jogo alucinante. Com a vitória, o Rubro-Negro chegou a 48 pontos e agora é o vice-líder do Brasileirão, cinco ponto atrás do São Paulo e com um jogo a menos. Já o Bahia chegou à quinta derrota consecutiva e permanece com 28 pontos, na 16ª colocação.

Racismo: Logo após o Bahia marcar o primeiro gol no Maracanã, o meio-campista Gerson se revoltou com Ramírez. O camisa 8 do Flamengo estava visivelmente irritado com o jogador colombiano. Durante entrevista após o jogo Gerson acusou  Ramírez de racismo e criticou o técnico Mano Menezes.

“Eu tenho vários jogos pelo profissional e eu nunca vim na imprensa falar nada até porque eu nunca sofri esse preconceito e nunca fui vítima nenhuma vez, mesmo sendo eliminado de Libertadores, Copa do Brasil, eu nunca sofri esse preconceito. Depois ali o Mano até falou: ‘agora você é vítima, né. O Daniel Alves te atropelou e você não falou nada’. Claro, porque teve respeito. Eu e ele.  O Ramirez – acho que foi quando a gente tomou o segundo gol,  não lembro –  o Bruno Henrique fingiu que ia chutar e ele reclamou com o Bruno. Fui falar com ele e ele falou bem assim para mim: ‘cala a boca, negro’. Eu nunca falei nada disso, porque eu nunca sofri, mas isso eu não aceito. Nunca falei de treinador, mas o Mano precisa saber respeitar. Estou vindo falar aqui em meio de todos os negros que existem no Brasil”, disse Gerson.

Após a partida, o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, fez um pronunciamento oficial sobre a ofensa racista a Gerson. “A gente está feliz com o resultado esportivo, mas muito infeliz por um fato que ocorreu dentro do campo relatado pelo Gerson em que sofreu uma… eu acho que a gente tem até dificuldade de falar. Ele sofreu uma ação de racismo dentro de campo, relatou isso para a imprensa, e o Flamengo, como instituição, como instituição centenária, vem se colocar à disposição do atleta, ao lado do atleta, e mais do que isso, peço a profunda apuração desse episódio que é infeliz, ele sempre foi infeliz, só que, infelizmente, é contundente no mundo de hoje. O Flamengo está ao lado do atleta, com o atleta, e pede uma profunda investigação sobre o relatado e as acusações [feitas] pelo atleta do Flamengo”., afirmou o dirigente. O Vasco da Gama também manifestou solidariedade ao jogador rubro-negro nas redes sociais. Após a partida, o Bahia anunciou a demissão do técnico Mano Menezes e afirmou que vai se posicionar em breve sobre a denúncia de injúria racial do jogador Ramírez após finalizar a apuração do caso.

Ceará supera Fortaleza e sobre para a nona posição no Brasileiro

O Ceará levou a melhor no Clássico-Rei e derrotou o Fortaleza por 2 a 0, neste domingo (20), no Castelão, pela 26ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Sem sofrer sustos, o Vozão garantiu mais três pontos e chegou a 35, aparecendo na nona posição. Já o Tricolor de Aço permanece com 30 pontos, em 14º lugar, apenas dois pontos a mais que o Vasco, que abre a zona do rebaixamento.

Vasco segura Santos e vence em São Januário por 1 a 0

Depois de quatro rodadas sem triunfar na Série A do Campeonato Brasileiro, o Vasco voltou a vencer em São Januário: 1 a 0 sobre o Santos.  Com o resultado, o Gigante da Colina chegou a 28 pontos, mas ainda não saiu da zona do rebaixamento (Z4), ocupando a 17ª posição. Já o Peixe perdeu a segunda partida consecutiva e estacionou nos 38 pontos.

Athletico-PR 1 x 0 Bragantino

O Furacão também entrou em campo neste domingo e venceu o Bragantino por 1 a 0, no Nabi Abi Chedid e empatou com o próprio Massa Bruta em número de pontos, 31. Entretanto, o Furacão fica na frente por ter duas vitórias a mais.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.