PF tem mais 5 suspeitos de participar da morte de Dom e Bruno Pereira

A Polícia Federal divulgou neste domingo (19) que identificou oito pessoas envolvidas na morte do  indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, sendo que três estão presos e cinco foram identificados por terem participado da ocultação dos cadáveres. Os presos são Amarildo da Costa Pereira, conhecido como Pelado, Jefferson da Silva Lima e Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos. Até o momento, apenas Amarildo confessou o crime. Segundo a PF, as investigações continuam para esclarecer todas as circunstâncias, os motivos e os envolvidos no caso.

Nesse sábado, a polícia divulgou que concluiu a análise da causa da morte de Bruno Pereira e de Dom Phillips. Bruno Pereira foi morto com dois tiros na região abdominal e torácica e um na cabeça. Dom Phillips levou um tiro no abdômen/tórax. A munição usada no assassinato foi típica de caça. A munição de caça utilizada no crime dispara projéteis múltiplos, chamados de balins. Assim, um único tiro pode causar uma série de perfurações provocadas por pequenas esferas de chumbo. Nos últimos dias, a PF confirmou a identidade de Phillips e Pereira nos restos mortais enviados a Brasília para a perícia.

Os corpos foram encontrados após a confissão do pescador Amarildo da Costa Pereira. Dom Phillips, que era colaborador do jornal britânico The Guardian, e Bruno Pereira, servidor licenciado da Fundação Nacional do Índio (Funai), foram vistos pela última no dia 5 de junho, na região da reserva indígena do Vale do Javari, a segunda maior do país, com mais de 8,5 milhões de hectares. Eles se deslocavam da comunidade ribeirinha de São Rafael para a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas, quando sumiram sem deixar vestígios.

A embarcação na qual viajavam o indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips foi encontrada no Rio do Itacoaí, nas proximidades da comunidade de Cachoeira na noite deste domingo (19), de acordo com a Polícia Civil. A Polícia Federal também confirmou a localização da embarcação. O local foi indicado por Jeferson da Silva Lima, o “Pelado da Dinha”, preso no sábado (18). Ele é um dos oito suspeitos de ter assassinado Bruno e Dom três deles já foram presos durante as investigações sobre o caso. De acordo com a polícia, a lancha foi localizada a cerca de 20 metros de profundidade, emborcada com seis sacos de areia para dificultar a flutuação, a uma distância de 30 metros da margem direita do rio.

.

A Polícia Federal (PF) concluiu a análise da causa da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips. Em nota divulgada neste sábado (18), a PF informou que Bruno Pereira foi morto com dois tiros na região abdominal e torácica e um na cabeça. Dom Phillips levou um tiro no abdômen/tórax. A munição usada no assassinato foi típica de caça. A munição de caça utilizada no crime dispara projéteis múltiplos, chamados de balins. Assim, um único tiro pode causar uma série de perfurações provocadas por pequenas esferas de chumbo. Nos últimos dias, a PF já havia confirmado a identidade de Phillips e Pereira nos restos mortais enviados a Brasília para a perícia.

Os corpos foram encontrados após a confissão do pescador Amarildo da Costa Pereira, conhecido como Pelado. Ele indicou à polícia o local onde os corpos foram enterrados. Até o momento, três pessoas estão presas por suspeita de participação no crime. Ontem, Jefferson da Silva Lima entregou-se na Delegacia de Polícia de Atalaia do Norte, região do Vale do Javari, oeste do Amazonas. Lima tinha mandado de prisão expedido pela Justiça do Amazonas e estava foragido. Além dele, estão presos por envolvimento na morte e na ocultação dos corpos os pescadores Amarildo e seu irmão Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como Dos Santos.Até o momento, apenas Amarildo confessou o crime.

Justiça aumenta uso da inteligência artificial nos tribunais

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) concluiu que houve aumento no número de projetos de inteligência artificial no Judiciário brasileiro. De acordo com pesquisa divulgada pelo conselho, houve aumento de 171% em relação ao mesmo levantamento realizado no ano passado. O número de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento passou de 41 para 111. As ferramentas de inteligência artificial são usadas pelos tribunais para aumentar a produtividade e reduzir os custos dos serviços judiciários oferecidos à população.

Segundo a pesquisa, os tribunais federais apresentaram a maior média de projetos por tribunal (2,8). Em seguida aparecem os tribunais estaduais, que apresentaram média de 2,7. O Tribunal de Justiça de Rondônia foi o que registrou o maior número de projetos na edição deste ano da pesquisa, totalizando 20 ferramentas em uso.

Entre os exemplos de ferramentas de inteligência artificial que foram identificadas estão o Janus, solução usada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia para automatizar tarefas repetitivas e agilizar o julgamento de registros de candidaturas e prestações de contas eleitorais. O sistema classifica processos e identifica pareceres equivalentes para compor uma decisão. No Tribunal de Justiça da Bahia, a assistente de virtual (chatbot) chamada Sofia realiza a triagem automática de processos dos juizados especiais. O levantamento faz parte do Programa Justiça 4.0 do CNJ, que promove ações para acelerar a transformação digital da Justiça em todo o país.

Ministério da Saúde confirma 8º caso de varíola dos macacos no país

O Ministério da Saúde foi notificado sobre o oitavo caso registrado no Brasil do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos O paciente é um homem de 25 anos, morador de Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Ele não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros.O caso foi confirmado pelo Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio, que utilizou o método de Isolamento Viral para fazer o diagnóstico.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, o paciente está com quadro clínico estável, sem complicações e é monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias de Saúde do estado e do município. “Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos”, informou o Ministério da Saúde, que notificou a Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o caso.

Casos investigados: Dois oito casos confirmados no país até o momento, quatro foram em São Paulo, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Há, ainda, seis casos em investigação. O sétimo caso foi confirmado na sexta-feira (17), no Rio de Grande do Sul. As cinco pessoas que tiveram contato com o homem diagnosticado com varíola dos macacos no Rio de Janeiro não apresentaram sintomas até o sábado. No sábado (18), a OMS informou que deixaria de tratar de forma diferenciada os casos em países onde a doença é considerada endêmica, ou seja, com circulação o ano inteiro, e os demais países.

A varíola dos macacos era considerada endêmica em países da África Central e da África Ocidental, mas nos últimos meses houve relatos da doença em diversos outros países não endêmicos, especialmente na Europa, que já responde por 84% dos casos notificados, segundo a OMS. Entre os dias 1º de janeiro e 15 de junho deste ano, a OMS foi notificada sobre 2.103 casos confirmados da varíola do macaco, em 42 países, assim como um caso provável e uma morte.

Covid-19: país registra 10,6 mil casos e 55 mortes em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia de covid-19, 669.117 mortes pela doença, segundo o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (19) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 31.704.193. Em 24 horas, foram registrados mais 10.691 casos. No mesmo período, foram confirmadas 55 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 30.366.011 pessoas se recuperaram da doença e 669.117 casos estão em acompanhamento.

No levantamento de hoje, não consta atualização do Distrito Federal e dos estados do Tocantins, de Minas Gerais, do Maranhão, de Mato Grosso, do Rio de Janeiro e de Roraima, além dos óbitos em Mato Grosso do Sul. Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras ou nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral, há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Boletim epidemiológico covid-19
Ministério da Saúde
.

Estados

De acordo com os dados disponíveis, São Paulo lidera o número de casos de covid-19, com 5,63 milhões de registros, seguido por Minas Gerais (3,50 milhões) e Paraná (2,58 milhões).
O menor número de casos é registrado no Acre (125,2 mil). Em seguida, aparecem Roraima (156,2 mil) e Amapá (160,5 mil). Quanto ao número de mortes, de acordo com os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (170.171), seguido de Rio de Janeiro (73.957) e Minas Gerais (61.843). Os estados que registram menor número de mortes em decorrência da covid-19 são o Acre (2.002), o Amapá (2.140) e Roraima (2.152).

SC: Estado confirma 1.772.339 casos, 1.739.254 recuperados e 21.934 mortes

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.772.339 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.739.254 estão recuperados e 11.151 continuam em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 21.934 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,24%.

Clique aqui para fazer o download do boletim

Paraná: Secretaria da Saúde confirma mais 1.755 casos e nenhuma morte pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais 1.755 casos confirmados e nenhuma morte em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.576.820 casos confirmados e 43.285 mortos pela doença. Os casos são de junho (948), maio (426), abril (5), março (35), fevereiro (145) e janeiro (164) de 2022; novembro (9), outubro (4), setembro (9), julho (2), junho (7) e março (1) de 2021.

INTERNADOS – Os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e suspeitos ou confirmados da Covid-19. Nesta data, 700 pessoas estão internadas nos leitos SUS (169 em UTIs e 531 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs.

Estes dados podem ser consultados diariamente clicando AQUI.

ÓBITOS – A Sesa informa que não há registro de novos óbitos por Covid-19 até o fechamento deste boletim.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra ainda um total de 11.284 casos e 240 óbitos de residentes de fora do Estado.

Confira o informe completo.

Gustavo Petro é eleito presidente na Colômbia

A Colômbia escolheu neste domingo (19) o novo presidente que fará a gestão de 2023 a 2026, com 50,44% dos votos, Gustavo Petro foi eleito no segundo turno das eleições. Petro com 11.281.013 milhões de votos em uma eleição histórica para o país. O senador de esquerda Gustavo Petro, ex-prefeito de Bogotá e ex-guerrilheiro, teve uma disputa acirrada com o empresário Rodolfo Hernández, candidato populista de direita com um discurso antissistema. Hernández teve 47,31% dos votos, totalizando 10.580.412 votantes.

o resultado desta eleição foi divulgado em tempo recorde, em cerca de uma hora após o encerramento da votação. Rodolfo Hernández, candidato derrotado no segundo turno, fez uma publicação nas redes sociais minutos após a apuração apontar a vitória de Petro, onde agradece o país. O atual presidente da Colômbia, Ivan Duque, telefonou para Gustavo Petro para parabenizá-lo pela vitória.

Otan alerta que guerra na Ucrânia pode durar anos

A guerra na Ucrânia pode durar anos, afirmou, neste domingo (19), o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, cobrando apoio constante dos aliados dos ucranianos no momento em que as forças russas lutam por território no leste do país. Stoltenberg disse que fornecer armamentos de última geração às tropas ucranianas aumentaria as chances de liberar a região de Donbas, no leste, que está sob controle russo, segundo o jornal alemão Bild am Sonntag. Após não conseguir tomar Kiev, capital ucraniana, no começo da guerra, as forças russas concentraram esforços na tentativa de completar o controle de Donbas, que já tinha partes nas mãos de separatistas apoiados pela Rússia antes da invasão de 24 de fevereiro.

“Precisamos nos preparar para o fato de que [a guerra] pode levar anos. Não podemos desistir de apoiar a Ucrânia”, disse Stoltenberg, segundo o jornal. “Mesmo se os custos forem altos, não apenas em apoio militar, mas também na alta dos preços de energia e alimentos.” O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, que visitou Kiev na sexta-feira com uma proposta de treinamento às forças ucranianas, também disse no sábado que era importante que o Reino Unido desse apoio no longo prazo, alertando para o risco de haver “saturação da Ucrânia”, com a guerra se arrastando. Em um artigo de opinião no jornal Sunday Times de Londres, Johnson disse que isso significava garantir que “a Ucrânia receba armas, equipamentos, munição e treinamento mais rapidamente do que o invasor”.

Um dos principais objetivos da ofensiva de Moscou para tomar o controle da região de Luhansk – uma das duas províncias que compõem Donbas — é a cidade industrial de Sievierodonetsk. A Rússia infomou ter lançado o que chamou de “operação militar especial” para desarmar a nação vizinha e proteger pessoas ali residentes que falam russo. Kiev e seus aliados rejeitaram a justificativa como um pretexto sem fundamento para uma guerra de agressão. A Ucrânia recebeu encorajamento na sexta-feira quando a Comissão Europeia recomendou que tenha status de candidata, decisão que as nações da União Europeia devem endossar em uma reunião na próxima semana.

Verstappen vence o GP do Canadá da F1

Max Verstappen foi o grande vencedor do GP do Canadá da F1. Na corrida deste domingo (19), o piloto conseguiu segurar todas as investidas, aproveitou boas estratégias e cruzou a linha de chegada na primeira colocação. Após largar da pole-position, o holandês não teve grandes problemas em se manter em primeiro e seguir no posto por todas as voltas.

Nos giros finais, entretanto, precisou lidar com um insistente Carlos Sainz que tentava ultrapassar. Mas o atual líder conseguiu segurar o adversário da Ferrari e recebeu a bandeira quadriculada em primeiro.  O espanhol terminou o dia em segundo, com Lewis Hamilton, George Russell e Charles Leclerc, em dia de corrida de recuperação, completando os cinco primeiros colocados em Montreal.

O GP do Canadá de Fórmula 1 2022 ficou assim:

1) Max Verstappen (Red Bull)
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Charles Leclerc (Ferrari)
6) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
7) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
8) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
9) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
12) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
14) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
15) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
17) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
OUT) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
OUT) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
OUT) Sergio Pérez (Red Bull)

Fluminense bate Avaí e dá salto na classificação do Brasileiro

O Fluminense deu um salto na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro após derrotar o Avaí por 2 a 0, na noite deste domingo (19) no estádio do Maracanã, com gols do argentino Germán Cano e de Matheus Martins. Com a vitória, a equipe das Laranjeiras subiu seis posições, alcançando os 18 pontos, na 6ª posição. Para o Leão da Ilha a derrota representou uma queda de quatro posições, para a 11ª com 17 pontos.

Botafogo arranca vitória sobre o Internacional no Brasileiro

O Botafogo arrancou uma vitória de 3 a 2 sobre o Internacional, neste domingo (19) no estádio Beira Rio, e assumiu a 7ª posição da Série A do Campeonato Brasileiro com 18 pontos. Já o Colorado ficou na 5ª posição da classificação, com 21 pontos, com o revés.

Vitória do Dragão

Uma equipe que venceu em casa neste domingo foi o Atlético-GO, que bateu o Juventude por 3 a 1 no estádio Antônio Accioly. Com o resultado, construído com gols de Léo Pereira, Wellington Rato e Airton, o Dragão chegou à 12ª posição com 16 pontos. Já a equipe gaúcha permaneceu com 10 pontos, caindo para a lanterna.

Adeus última posição

Quem deixou a última posição da classificação foi o Fortaleza, que bateu o América-MG por 1 a 0 no estádio do Castelão com gol de Yago Pikachu. A vitória fez o Tricolor do Pici subir uma posição, ficando na vice-lanterna com 10 pontos. Já o Coelho é o 16º colocado com 15 pontos.

Corinthians vence Goiás e empata em pontos com líder Palmeiras

O Corinthians derrotou o Goiás por 1 a 0, neste domingo (19) na Neo Química Arena, em São Paulo, para empatar em número de pontos com o líder Palmeiras, que ainda joga pela 13ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Com a vitória em casa, o Timão chegou aos mesmos 25 pontos do Palmeiras, que disputa clássico com o São Paulo na próxima segunda-feira (20) no estádio do Morumbi. Para o Esmeraldino o revés representou permanecer com 14 pontos, muito próximo do Z4.

Atlético-MG derrota Flamengo

O Atlético-MG venceu o Flamengo por 2 a 0, na tarde deste domingo (19) no estádio do Mineirão pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Esta partida pode ser vista como espécie de prévia dos confrontos entre as equipes pelas oitavas de final da Copa do Brasil, cujo primeiro capítulo será na próxima quarta-feira (22). As equipes voltam a se encontrar na próxima quarta, pela Copa do Brasil. Depois voltam a se concentrar no Brasileiro, onde o Flamengo recebe o América-MG no Maracanã no sábado (26), mesmo dia no qual o Atético-MG recebe o Fortaleza no Mineirão.

Furacão vence Atletiba

O domingo também foi de clássico no Paraná, com o Athletico-PR derrotando o Coritiba por 1 a 0, graças a gol em cobrança de pênalti do lateral Khellven já nos acréscimos da etapa final da partida. O resultado levou o Furacão aos 21 pontos, podendo terminar a rodada dentro do G4 (mas dependendo de outros resultados). Já o Coxa permanece com 15 pontos, perto do Z4.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495