Maioria dos estados avança nos planos de retomada econômica

Há cerca de quatro meses, desde que a pandemia do novo coronavírus impôs o isolamento social, para tentar conter o avanço do número de casos e mortes por covid-19, os governos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal criaram planos que definem a retomada gradual das atividades econômicas. Em linhas gerais, nota-se que todos os planos levam em consideração questões como número de infectados, de óbitos, de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis e de respiradores. A maioria dos estados também classificou as atividades de acordo com a importância ecônomica e o risco de disseminação do vírus que apresentam. A partir do cruzamento desses indicadores, o planos de flexibilização enquadram os municípios em diferentes fases ou etapas. A depender da evolução dos indicadores, municípios ou subregiões estaduais ampliam a abertura econômica ou, em caso de piora nos indicadores, podem também retroceder para etapas de maior isolamento.  Nos últimos 15 dias, por exemplo, estados como Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará, tiveram avanços no cronograma seja em todo o estado seja em regiões específicas.

Caixa libera novos saques do FGTS para trabalhadores nascidos em abril nesta segunda-feira

A Caixa Econômica Federal libera nesta segunda-feira (20) o crédito dos novos saques do FGTS para os trabalhadores nascidos em abril. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. Nesta etapa, poderão ser pagos até R$ 3,3 bilhões. O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de abril, estão liberados a partir de 5 de setembro. A liberação dos créditos para os nascidos em janeiro começou em 29 de junho, e os saques para esse grupo começarão em 25 de julho. Essa nova liberação do saque do FGTS se deu em razão da pandemia do novo coronavírus, que afetou as atividades econômicas e a renda dos trabalhadores.

PEC que torna Fundeb permanente deve ser analisada hoje

O plenário da Câmara dos Deputados deve iniciar nesta segunda-feira (20) a votação da proposta de emenda à Constituição que torna o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) permanente (PEC 15/15). A sessão virtual que analisará a matéria está prevista para começar às 15h. Em discussão há cinco anos, a proposta prevê 12,5% de complementação em 2021, 15% em 2022, 16,5% em 2023, 18% em 2024, 19% em 2025 e 20% em 2026. Atualmente, o governo federal aporta no Fundeb 10% da contribuição total dos estados e municípios. Inicialmente, discutia-se a elevação do índice para 15% a partir de 2021 e o aumento de forma escalonada, até 2026, a 20%. No entanto, o percentual foi alterado em função da diminuição das receitas de estados e municípios provocada pela pandemia de covid-19. De acordo com a relatora, deputada Professora Dorinha (DEM-TO), em 2019 os recursos do Fundeb equivaleram a cerca de R$ 156,3 bilhões, provenientes, predominantemente do tesouro dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que contribuem com 90% desse valor.

Desembargador que humilhou guarda será investigado pelo TJSP e CNJ

Após ser divulgado um vídeo no qual o desembargador Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira ofende um guarda municipal de Santos (SP) depois de ser multado por não utilizar máscara, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) informaram, neste domingo (19/7), que irão apurar a conduta de Eduardo. Em nota, o TJSP afirmou que irá ouvir, “com a máxima brevidade”, os guardas civis e o magistrados envolvidos no episódio. Além disso, o órgão declarou que não compactua com as atitudes do desembargador. “O TJSP não compactua com atitudes de desrespeito às leis, regramentos administrativos ou de ofensas às pessoas. Muito pelo contrário, notadamente em momento de grave combate à pandemia instalada, segue com rigor as orientações técnicas voltadas à preservação da saúde de todos”, diz a nota. O Conselho Nacional de Justiça também determinou a abertura de um pedido de providência para apurar a conduta de Eduardo Almeida Prado Rocha de Siqueira. A determinação foi feita pelo corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Para Humberto Martins, o vídeo demonstra indícios de uma possível violação aos preceitos da Lei Orgânica da Magistratura Nacional (Loman) e ao Código de Ética da Magistratura, o que exige a necessidade de averiguação pelo órgão. O desembargador terá 15 dias para dar uma resposta ao CNJ sobre os fatos expostos.

Bolsonaro diz que tributação digital não é nova CPMF

O presidente Jair Bolsonaro negou neste sábado (18) que o ministro da Economia, Paulo Guedes, esteja querendo recriar a CPMF. “O que o Paulo Guedes está propondo não é CPMF, é uma tributação digital pra financiar um programa”, disse o presidente da República, em conversa com apoiadores, após cerimônia de arreamento da Bandeira Brasileira.na entrada do Palácio da Alvorada. Segundo Jair Bolsonaro, que estava do outro lado do espelho d’água, na parte interna do gramado do Alvorada, a ideia é que o novo tributo seja uma compensação para desonerar a folha de pagamento. “É uma compensação, é eliminar um montão de encargo em troca de outros”, disse. A Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) foi uma cobrança que incidiu sobre todas as movimentações bancárias  exceto nas negociações de ações na Bolsa, saques de aposentadorias, seguro-desemprego, salários e transferências entre contas correntes de mesma titularidade e vigorou no país por 11 anos.

Projeto de reforma tributária deve ser entregue amanhã sem citar nova CPMF

O ministro da Economia, Paulo Guedes, prometeu entregar amanhã, pessoalmente, a primeira fase do projeto de reforma tributária do governo federal ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). A tendência é de que o texto a ser apresentado para o senador contenha uma proposta para unir os tributos federais PIS-Pasep e Cofins em um único encargo, o Imposto de Valor Agregado (IVA) dual, sem qualquer citação à polêmica da nova versão da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que voltou a ser defendida pelo ministro e ganhou apoio do presidente Jair Bolsonaro. O Executivo optou por fatiar a proposta de reforma para não sobrecarregar o Congresso Nacional e evitar atritos no debate, que já tem dois textos de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) sobre o assunto em tramitação, um do Senado (PEC-110) e um da Câmara (PEC-45). Nesse primeiro momento, o governo entendeu ser melhor apresentar a sugestão de se fundir impostos porque é um tema que não deve enfrentar resistência no parlamento, visto que ambas Casas Legislativas são a favor disso, e já existe uma comissão mista com o objetivo de unificar as propostas.

Toffoli sofre acidente doméstico e passa por exames em São Paulo

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, sofreu hoje (19) um pequeno acidente doméstico e bateu a cabeça. Ele foi submetido a exames e está em observação no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, o presidente do STF passa bem e pode ter alta ainda neste domingo (19). Neste mês de julho, durante o período de recesso na Corte, Toffoli está responsável pelos processos urgentes que chegam ao STF.

Flávio Bolsonaro deve depor ao MPF sobre vazamento da PF  

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos) deve ser ouvido nesta segunda-feira (20), às 14h, em Brasília, pelo Ministério Público Federal (MPF). O procedimento de investigação criminal apura as denúncias de vazamento da Operação Furna da Onça, em 2018. A denúncia de vazamento foi feita pelo empresário Paulo Marinho, ex-aliado do senador. Pela prerrogativa do cargo, o próprio senador escolheu o dia, horário e local do depoimento, que será no gabinete dele no Senado.

Testes com voluntários de vacina chinesa começam nesta 2ª feira em SP

Os testes da 3ª fase da vacina contra o novo coronavírus do laboratório chinês Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, começam nesta 2ª feira (20.jul.2020). O avião com as doses saiu de Frankfurt, na Alemanha, na noite de domingo (19.jul.2020) e pousou nesta madrugada no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP). Ao todo, os testes serão realizados em 9.000 voluntários, em 12 centros de saúdes espalhados por 6 Estados (Distrito Federal, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, em São Paulo e Minas Gerais). O acordo com a China determina que, caso a vacina se prove eficaz, o Brasil teria 60 milhões de doses para distribuição.

Brasil tem mais de 2 milhões de casos de covid-19 e 79 mil mortes

O Ministério da Saúde divulgou hoje (19) novos números sobre a pandemia do novo coronavírus (covid-19) no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem 2.098.389 casos confirmados da doença e 79.488 mortes registradas. Os casos recuperados somam 1.371.229. Nas últimas 24 horas, o ministério 23.529 registrou novos casos e 716 mortes. De acordo com o Ministério da Saúde, 647.672 casos estão em acompanhamento. A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,8 %. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 37,8. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 957,5.

Situação nos estados

A região Sudeste tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 717.154 casos e 36.050 mortes. O Nordeste aparece em segundo com 700.683 casos e 25.395 óbitos. Em seguida estão as regiões Norte (351.754 casos e 11.048 mortes),  Centro-Oeste (173.720 casos e 3.731 óbitos) e Sul (155.078 casos e 3.264 mortes). São Paulo é o estado mais atingido pelo novo coronavírus. Desde o início da pandemia, acumula 415.049 casos da doença, que resultaram em 19.732 óbitos. Em seguida, os estados que mais registraram casos confirmados são Ceará (146.972), Rio de Janeiro (138.524), Pará (137.484) e Bahia (122.160). Rio de Janeiro é segundo estado que mais registrou número de mortes (12.144) e o Ceará ficou em terceiro com 7.178.

SC: Estado confirma 47.976 casos e 569 mortes por Covid-19

O Governo de Santa Catarina informou que há 47.976 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 38.549 se recuperaram e 8.858 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta quarta-feira, 15. O coronavírus causou 569 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,19%. Há 282 municípios com pelo menos um caso confirmado. No topo está Joinville, que soma 3.985 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (3.164), Balneário Camboriú (2.988), Chapecó (2.943), Itajaí (2.455), Florianópolis (2.293), Concórdia (1.527), Palhoça (1.484), Criciúma (1.402) e São José (1.146). A SES está reunindo os dados de ocupação hospitalar pelo do sistema SES Leitos, que deve estar adequado até o final da semana. São as próprias unidades hospitalares que estão informando estes quantitativos.

Coronavírus em SC: Governo do Estado recebe medicamentos do Ministério da Saúde que integram o “kit intubação”

O Governo de Santa Catarina recebeu neste sábado, 18, medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde (MS) que fazem parte do chamado “kit intubação”. Eles foram adquiridos em compra internacional e já começam a ser distribuídos para unidades hospitalares do Estado. Os insumos foram entregues ao centro de distribuição catarinense após complexa operação de transporte realizada pelas Forças Armadas. Além dos kits de medicamentos, Santa Catarina recebeu essa semana um lote com 250 monitores multiparâmetros para instalação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). A garantia da entrega foi dada pelo secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde, Luiz Otávio Franco Duarte, durante visita realizada ao Estado na última quarta-feira, 15. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o MS entendeu a necessidade de uma compra centralizada para atender os estados da Federação. “A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), segue planejando ações de enfrentamento à pandemia e ampliando leitos em todo o Estado”, destaca. Além disso, para contingenciar e controlar os estoques de fármacos, como bloqueadores neuromusculares, no dia 23 de junho a SES suspendeu as cirurgias eletivas que necessitariam de anestesia geral. Os medicamentos entregues fazem parte do kit intubação e devem suprir o quantitativo das unidades pelo período de dez a quinze dias.

Paraná chega a 54 mil casos confirmados e 1.308 mortos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou, neste domingo (19), 1.062 novas confirmações e 19 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 54.026 casos e 1.308 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto. INTERNADOS – 1.144 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje. 900 pacientes estão em leitos SUS (385 em UTI e 515 em leitos clínicos/enfermaria) e 244 em leitos da rede particular (80 em UTI e 164 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.024 pacientes internados, 499 em leitos UTI e 525 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 19 pacientes, todos estavam internados. São 8 mulheres e 11 homens, com idades que variam de 47 a 95 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 7 de junho a 19 de julho. Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (12), Almirante Tamandaré (1), Barracão (1), Cascavel (1), Colombo (1), Pinhais (1), Piraquara (1), Wenceslau Braz (1). Municípios – 388 cidades paranaenses têm ao menos um caso confirmado pela Covid-19. Em 201 municípios há óbitos pela doença.

Paraná: Governo do Estado faz novo carregamento nos cartões Comida Boa

O Governo do Estado depositou neste sábado (18) a terceira parcela de R$ 50 do Cartão Comida Boa, beneficiando cerca de 794 mil paranaenses que retiraram os vouchers em todos os 399 municípios, entre abril e julho. O valor pode ser usado exclusivamente para a compra de gêneros alimentícios da cesta básica nos estabelecimentos comerciais previamente cadastrados. O auxílio é voltado para quem está inserido no Cadastro Único (CadÚnico) e atende aos requisitos estabelecidos no decreto que regulamentou o programa. Também foram contemplados autônomos e microempreendedores individuais que tiveram a renda afetada pela pandemia. COMPRAS – As duas primeiras parcelas geraram cerca de R$ 77,5 milhões em compras. Foram efetuadas aproximadamente 1,8 milhão de transações em todo o Paraná. Em Curitiba foram distribuídos 65,7 mil vouchers, gerando R$ 6,4 milhões em aquisições nos supermercados. “O objetivo é suprir, ao menos em parte, as necessidades de alimento das pessoas em situação de maior vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, o programa gera rendimentos para estabelecimentos comerciais que também vivem um período de dificuldades”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Basta ir aos mercados cadastrados e comprar R$ 50 em alimentos”.

INTERNACIONAL

Premiê britânico diz que não pode garantir vacina até o fim do ano

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira (20) que não pode prometer que haverá uma vacina bem-sucedida contra a covid-19 desenvolvida até o fim deste ano, afirmando que “não estamos lá ainda”, apesar de o país estar montando estoques. “Afirmar que estou 100% confiante que teremos uma vacina, neste ano ou de fato ano que vem, é, infelizmente, simplesmente um exagero. Não estamos lá ainda”, disse Johnson após o Reino Unido anunciar acordos para o fornecimento de mais duas potenciais vacinas que estão em desenvolvimento.

Trump diz que covid-19 está sendo controlada

O estado norte-americano da Flórida informou mais de 12 mil novos casos de covid-19 nesse domingo (19), o quinto dia seguido com mais de 10 mil novas infecções, mesmo após promessas do presidente Donald Trump de que o vírus estava começando a ficar sob controle. A pandemia já causou a morte de mais de 140 mil pessoas nos Estados Unidos (EUA). A Flórida, a Califórnia, o Texas e outros estados do Sul e Oeste estão batendo recordes diariamente. Apesar do número de novos casos notificados nacionalmente, o governo Trump está pressionando pela reabertura de escolas em algumas semanas e combatendo uma norma federal para o uso de máscaras em público. Trump defendeu sua gestão na crise do novo coronavírus em uma entrevista ontem, dizendo que há apenas focos do vírus ocorrendo ao redor do país. “Temos brasas e temos chamas. A Flórida está como uma chama, mas que será controlada”, afirmou. O presidente norte-americano repetiu à emissora Fox News seu mantra de que o vírus vai sumir em algum momento. “Eu estarei certo, eventualmente. Ele vai desaparecer e eu estarei certo”, disse.

Inundações na Índia e no Nepal desabrigam quase 4 milhões

Quase 4 milhões de pessoas no estado de Assam, no Nordeste da Índia, e no vizinho Nepal foram desabrigadas por fortes inundações devido à chuva de monções, que deixou dezenas de desaparecidos e matou pelo menos 189, segundo autoridades do governo. O transbordamento do Rio Brahmaputra, que atravessa o Tibete, a Índia e Bangladesh, danificou as plantações e provocou deslizamentos de terra, afetando milhões de pessoas. Mais de 2,75 milhões de pessoas em Assam foram desabrigadas por três ondas de inundações desde o fim de maio, que tiraram 79 vidas depois que mais duas mortes foram registradas durante a noite, informou uma autoridade do governo do estado. “A situação das enchentes permanece crítica, com a maioria dos rios fluindo ameaçadoramente acima da faixa de perigo”, disse à Reuters o ministro dos Recursos Hídricos de Assam, Keshab Mahanta. O estado está enfrentando o duplo desafio de combater inundações e a pandemia do novo coronavírus. Dos 33 distritos, 25 foram afetados após a atual onda de inundações, que começou há 15 dias. Cerca de 1,1 milhão de pessoas e 26.816 morreram de covid-19 na Índia, mostraram dados do governo.

ESPORTES

Hamilton repete outra marca de Schumacher e assume liderança na F-1

Lewis Hamilton colocou mais um recorde da Fórmula 1 no currículo neste domingo (19). Ao ganhar o Grande Prêmio da Hungria pela oitava vez, o inglês da equipe Mercedes tornou-se o piloto com mais triunfos em um mesmo circuito na categoria, igualando-se ao alemão Michael Schumacher e suas oito vitórias no GP da França. De quebra, Hamilton assumiu a liderança da temporada após três corridas, deixando o companheiro Valtteri Bottas para trás. O inglês foi a 63 pontos, cinco a mais que o finlandês, que chegou em terceiro na Hungria, após uma péssima largada. O holandês Max Verstappen, da Red Bull, superou uma inusitada batida ainda na volta de alinhamento dos carros no grid, que quase comprometeu a participação na corrida, para terminar o GP em segundo. No campeonato de construtores, a Mercedes segue à frente, agora com 121 pontos. A Red Bull ultrapassou a McLaren e assumiu o segundo lugar, com 55 pontos, 15 a frente da rival. O destaque negativo é a Ferrari, 15 vezes campeã mundial, apenas em quinto na temporada. Neste domingo, a escuderia italiana pontuou somente com o alemão Sebastian Vettel, que chegou em sexto. O monegasco Charles Leclerc foi o 11º, passando em branco. A vitória em Hungaroring também aproximou Hamilton de outra marca de Schumacher. Agora com 86 triunfos na carreira, o inglês está a cinco de igualar os 91 do alemão, piloto que mais venceu na Fórmula 1. O maior dos recordes, porém, só poderá ser alcançado ao final da temporada, que é o número de títulos: Schumacher tem sete, contra seis de Hamilton.

Brasileiro estreia com vitória na temporada 2020 do Mundial de MotoE

A temporada 2020 da MotoE (campeonato de motos elétricas do Mundial de Motovelocidade) começou da mesma forma que a de 2019 terminou: com vitória de brasileiro. Ganhador das duas últimas etapas do ano passado, Eric Granado venceu o Grande Prêmio da Espanha,no circuito de Jerez de la Frontera, realizado neste domingo (19). O paulistano de 24 anos, que largou na pole position, chegou a ser ultrapassado pelo alemão Lukas Tulovic, mas logo retomou a liderança e não a perdeu até finalizar as seis voltas e os 26,5 mil quilômetros da corrida. Granado cruzou a linha de chegada três segundos à frente do italiano Matteo Ferrari, atual campeão. O suíço Dominique Aegerter completou o pódio, em terceiro. É a terceira vitória consecutiva de Granado na MotoE. A primeira foi em novembro do ano passado, em Valencia, também na Espanha, dando fim a 14 anos sem triunfos brasileiros em um mundial de motos. Antes dele, o último piloto do país a vencer tinha sido Alexandre Barros em 2005, pela MotoGP, principal categoria da motovelocidade.

FUTEBOL

Clássicos sem público marcam rodada da volta do futebol no PR e em PE

A volta das competições de futebol no Brasil, após quase quatro meses, devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), tem sido marcada por clássicos pelo país. Em Pernambuco, não foi diferente, apesar do cenário no qual Sport e Santa Cruz se enfrentaram, na Ilha do Retiro, em Recife, nem de longe ser o do “Clássico das Multidões”, como o duelo é conhecido. Por exigência da autoridade sanitária, a partida foi realizada com portões fechados. Sem o apoio do torcedor e diante do rival mais bem colocado no campeonato pernambucano, o Sport se complicou neste domingo (19). A derrota por 2 a 1, pela nona e última rodada da primeira fase, deixou o Leão fora do mata-mata. Pior: o time rubro-negro, que acabou de assegurar a volta à Série A do Campeonato Brasileiro, terá que disputar um quadrangular, em turno único, com Petrolina, Decisão e Vitória das Tabocas, que definirá os dois rebaixados à segunda divisão do Estadual.

O Sport, que iniciou o fim de semana em quinto lugar, com 11 pontos, foi prejudicado pelas vitórias do Central sobre o Decisão (5 a 0) e do Afogados para cima do Vitória (1 a 0). Ambos foram a 13 pontos. O Santa Cruz, que já estava com o primeiro lugar assegurado, saiu na frente aos 40 minutos do primeiro tempo, com o atacante Pipico. O centroavante Hernane, aos 19 minutos da etapa final, deu esperança à torcida do Leão. Mas, nos acréscimos, Pipico garantiu a oitava vitória tricolor em nove jogos pelo Estadual e, de quebra, assumiu a artilharia do certame, com seis gols.

Santa e Salgueiro, que avançou em segundo lugar, vão direto à semifinal do Pernambucano. Nas quartas de final, o Náutico (que se classificou em quarto, após superar o Salgueiro por 2 a 1) terá pela frente o Central, enquanto o Retrô, que goleou o Petrolina por 5 a 0 e se manteve em terceiro, enfrentará o Afogados. O mata-mata será no próximo domingo (26).

Campeonato Paranaense

O Coritiba saiu na frente do Paraná no clássico das quartas de final do Campeonato Paranaense, disputado na Vila Capanema. Neste domingo, o Coxa fez 1 a 0 e tem a vantagem do empate no jogo de volta ainda não agendado. O atacante Robson, após uma troca de passes, assinalou o gol da vitória alviverde aos cinco minutos do segundo tempo. Assim como em Pernambuco, as partidas do Paranaense são realizadas com portões fechados. Os times, aliás, tiveram baixas para o duelo por conta da covid-19. O goleiro Muralha, do Coritiba, e o atacante Andrey, do Paraná, testaram positivo e sequer foram relacionados. Ambos os jogadores, segundo os clubes, estão assintomáticos e em isolamento. No sábado (18), mais duas partidas marcaram o retorno da competição. Atuando como mandante, mas, sem poder jogar em Paranaguá (PR) por conta do decreto estadual que proíbe eventos na cidade em razão da pandemia, e com apenas um atleta no banco, o Rio Branco foi presa fácil para o Futebol Clube Cascavel, perdendo por 3 a 0 em Ponta Grossa (PR). No outro duelo, o Operário (que é de Ponta Grossa) bateu o Cianorte, fora de casa, por 1 a 0. O Fantasma tem a vantagem do empate na partida de volta, também sem data confirmada pela Federação Paranaense de Futebol (FPF). Por fim, Londrina e Athletico empataram por 1 a 1 e seguem com a obrigação da ganhar o segundo jogo, para se classificarem no tempo normal. A partida foi realizada em Cornélio Procópio (PR), já que a prefeitura de Londrina (PR) não autorizou a realização da partida na cidade, por conta da pandemia.

Campeonato Cearense

O Clássico-Rei entre Ceará e Fortaleza decidirá o título do Campeonato Cearense. Neste domingo, na vazia Arena Castelão, em função do combate à covid-19, o Vozão superou o Ferroviário por 1 a 0, gol do meia Felipe Baixola após cruzamento do atacante Rafael Sóbis, e garantiu vaga na final contra o maior rival – que eliminou o Guarany de Sobral no sábado, ao vencer também por 1 a 0, com gol do atacante Orobó. Alvinegros e tricolores se enfrentaram duas vezes em 2020. Pela Copa do Nordeste, em fevereiro, empate por 1 a 1. Na última quarta-feira (15), pelo Estadual, deu Fortaleza, 2 a 1. O resultado igualou o retrospecto do técnico do Leão, Rogério Ceni, nos duelos contra o Vozão – são quatro vitórias para cada lado, além de quatro empates.

Chelsea supera Manchester United e vai decidir Copa da Inglaterra

A Copa da Inglaterra terá uma final entre dois times londrinos – e no mais tradicional estádio da capital britânica. Neste domingo (19), pelas semifinais do mais antigo torneio de clubes do mundo, o Chelsea derrotou o Manchester United por 3 a 1, no mesmo Wembley onde decidirá o título com o Arsenal no próximo dia 1º de agosto. No sábado (18), os Gunners levaram a melhor sobre o Manchester City, por 2 a 0, também em Wembley, na outra semifinal. Todas as partidas têm sido realizadas com portões fechados, como medida contra a disseminação do novo coronavírus (covid-19). O mesmo ocorrerá na decisão, daqui a 13 dias. Será a oportunidade de Frank Lampard, ídolo do Chelsea como jogador, conquistar o primeiro título no comando da equipe, cargo que assumiu há um ano. Atuando no meio-campo dos Blues, foi tricampeão da Premier League (Campeonato Inglês) e tetra da própria Copa da Inglaterra – ou seja, Lampard fez parte de metade dos títulos do time na história da competição.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná