Procuradoria pede prisão de diretor de presídio e de 30 agentes penitenciários após fuga no Paraguai

A Procuradoria do Paraguai pediu a prisão do diretor de presídio regional de Pedro Juan Caballero e de 30 agentes penitenciários após a fuga de 76 presos de uma facção criminosa brasileira que aconteceu no domingo (19). O Bom Dia Brasil (Globo), informou que eles foram detidos e prestam depoimento na manhã desta segunda-feira (20). A prisão fica na fronteira com a cidade brasileira de Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul, o que levou autoridades brasileiras a montar um bloqueio na região. Uma lista de foragidos brasileiros e paraguaios foi divulgada pelo Ministério da Justiça do Paraguai. Entre eles, estão o brasileiro Timóteo Ferreira, apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) dentro do presídio, e seis supostos integrantes do grupo de matadores de aluguel ligados ao tráfico “Minotauro”. Eles atuam na fronteira e na semana passada buscavam deixar a prisão com uma ordem judicial.

MS reforça segurança após fuga de presos no Paraguai

O governo do Mato Grosso do Sul reforçou no domingo (19) a segurança na fronteira com o Paraguai e também nas divisas com outros Estados após a fuga de 75 presos, vários deles ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), da Penitenciária Regional de Pedro Juan Caballero. O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse que o governo federal está trabalhando junto com a Justiça do Mato Grosso do Sul para impedir a entrada de criminosos no Brasil. Segundo Moro, o país mantém diálogo com o Paraguai para conseguir recapturar os detentos.

Liberdade de líderes do PCC foi comprada, diz ministra

Em coletiva de imprensa, a ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Pérez Rivas, afirmou neste domingo, 19, que havia um plano para liberar líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC) da penitenciária de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, cidade que faz fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. Setenta e cinco detentos, entre eles brasileiros ligados à facção criminosa, fugiram da prisão neste domingo. A ministra classificou o episódio como “sem precedentes” e ponderou que já havia denunciado um esquema para a liberação de lideranças da facção brasileira. “Nós denunciamos o plano de fuga ao Ministério Público, à polícia e à opinião pública. Havia um oferecimento de 80 mil dólares para liberar os líderes do PCC”, disse Rivas.

Regina Duarte pede mais tempo para responder Bolsonaro

A atriz Regina Duarte, convidada na sexta-feira (17) pelo presidente Jair Bolsonaro para chefiar a Secretaria Especial da Cultura, pediu mais tempo para tomar uma decisão  antes, ela havia informado que responderia até este sábado (18). Ela conversou com assessores do presidente e pediu para falar pessoalmente com o Bolsonaro nesta segunda-feira (20). Eles devem se encontrar no Rio de Janeiro, durante pausa na agenda oficial do presidente.

Alvim assume culpa por vídeo após demissão

Demitido do cargo de secretário da Cultura pelo presidente Jair Bolsonaro por causa de um vídeo em que copia uma fala do nazista Joseph Goebbels, ministro da Propaganda de Adolf Hitler, Roberto Alvim divulgou no domingo (19) um áudio e um comunicado a seus contatos no WhatsApp em que assume a responsabilidade pelo discurso. ‘Eu escrevi o texto do meu discurso no vídeo, a partir de várias fontes e ideias, que me chegaram de muitos lugares’, diz.

Guedes: juros baixos e dólar alto são ‘o novo normal’

O ministro Paulo Guedes (Economia) declarou em entrevista ao programa ‘Poder em Foco’ que o dólar alto e os juros baixos são ‘o novo normal’ da economia brasileira. Para ele, o país saiu do abismo fiscal com a aprovação da reforma da Previdência, e deu espaço para inflação e taxa básica Selic menores. O ministro também defendeu 3 reformas, o Pacto Federativo, a PEC dos Fundos e a PEC emergencial, encaminhadas ao Congresso em novembro de 2019.

Enem: Inep apura se houve ‘inconsistências’ na correção

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou no domingo que apura ‘possíveis inconsistências’ na correção das provas tanto do primeiro quanto do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. No sábado (18), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que havia sido detectada uma inconsistência apenas no gabarito do segundo dia de provas do exame.

Harry expressa ‘grande tristeza’ por se afastar

O príncipe Harry expressou no domingo (19), em vídeo postado no Instagram, sua ‘grande tristeza’ pela forma como ele e sua esposa, Meghan, renunciaram a seus títulos de nobreza como parte do acordo de separação da família real britânica. O acordo para selar o afastamento da família real destituiu Harry e Meghan de recursos públicos e lhes exige que reembolsem 2,4 milhões de libras (US$ 3,1 milhões), utilizados nas restauração do complexo onde moram, perto do castelo de Windsor.

Pai de Meghan acusa filha de ‘depreciar’ realeza

O pai de Meghan Markle, Thomas Markle, acusou a filha de “depreciar” a família real britânica em uma entrevista ao Channel 5, divulgada um dia após o Palácio de Buckingham confirmar que ela e o príncipe Harry não seriam mais membros ativos da monarquia. O palácio anunciou no sábado, 18, que o casal não usará mais os títulos de ‘alteza real’ nem receberá dinheiro público, sendo responsável pelas próprias despesas.

FUTEBOL

Brasil vence o Peru em estreia no Pré-Olímpico

Não foi um jogo fácil, mas o Brasil estreou com vitória no torneio Pré-Olímpico. Com gol do atacante Paulinho, a seleção brasileira derrotou o Peru por 1 a 0 e segue na luta por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O time do técnico André Jardine volta a campo nesta quarta (22), às 22h30, contra o Uruguai.

 

Fluminense derrota a Cabofriense no Carioca

Para fechar a primeira rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca, o Fluminense visitou a Cabofriense na noite deste domingo e venceu por 1 a 0. O duelo, em Saquarema.

Athletico Paranaense é derrotado pelo Boca Juniors em amistoso

Enquanto o time sub-23 joga pelo Campeonato Paranaense, a equipe principal do Athletico Paranaense disputa amistosos na Argentina. Após o empate em 2 a 2 com o Racing, o Furacão foi derrotado pelo Boca Juniors, por 3 a 1, no Estádio Bicentenário, em San Juan. Zárate, duas vezes, e Reynoso fizeram para a equipe argentina, enquanto Nikão descontou para os rubro-negros.

Liverpool põe United no bolso e dispara no Inglês

Em uma das partidas mais aguardadas do final de semana, o Liverpool segue mostrando porquê é o melhor time do mundo. Jogando no estádio de Anfield, os ‘reds’ derrotaram o Manchester United por 2 a 0, com gols de Van Dijk e Salah. A equipe de Jurgen Klopp abriu impressionantes 16 pontos de vantagem para o vice-líder, o Manchester City.

Barcelona vence Granada na estreia de Setién

Na primeira partida como treinador do Barcelona, Quique Setién estreou com uma importante vitória. No Camp Nou, o Barça viu o Granada engrossar o jogo e até acertar a trave de Ter Stegen, mas quem tem Messi leva vantagem. Com gol do argentino, o time catalão venceu por 1 a 0 e voltou para a liderança do Campeonato Espanhol.

CINEMA

‘1917’ vence prêmio e sai na frente na disputa pelo Oscar

O filme de guerra “1917” conquistou, na noite de sábado (18/1), o prêmio anual do Sindicato do Produtores dos Estados Unidos (PGA), tornando-se o franco-favorito ao Oscar 2020. Dirigido pelo cineasta britânico Sam Mendes com o formato de um longo plano-contínuo (como se não tivesse cortes), o drama acompanha uma missão desesperada de dois soldados ingleses na 1ª Guerra Mundial e já tinha vencido o Globo de Ouro e o Critics’ Choice de Melhor Filme, além de estar indicado em 10 categorias no Oscar, incluindo a principal.

‘Parasita’ e ‘The Marvelous Mrs. Maisel’ vencem prêmio

A cerimônia do SAG Awards, premiação anual do Sindicato dos Atores dos EUA, consagrou Joaquin Phoenix como Melhor Ator do ano por seu trabalho em ‘Coringa’. ‘Parasita’ e ‘The Marvelous Mrs. Maisel’ foram os grandes vencedores, enquanto Robert De Niro foi o homenageado da noite. Confira a lista completa dos premiados: 

MELHOR ELENCO

Parasita

MELHOR ATOR 

Joaquin Phoenix, por Coringa

MELHOR ATRIZ

Renée Zellweger, por Judy

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Brad Pitt, por Era Uma Vez em… Hollywood

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Laura Dern, por História de um Casamento

MELHOR ELENCO – DUBLÊS EM AÇÃO

Vingadores: Ultimato

TELEVISÃO

MELHOR ELENCO – DRAMA

The Crown

MELHOR ELENCO – COMÉDIA

The Marvelous Mrs. Maisel

MELHOR ATOR – DRAMA

Peter Dinklage, por Game of Thrones

MELHOR ATRIZ – DRAMA

Jennifer Aniston, por The Morning Show

MELHOR ATOR – COMÉDIA

Tony Shalhoub, por The Marvelous Mrs. Maisel

MELHOR ATRIZ – COMÉDIA

Phoebe Waller-Bridge, por Fleabag

MELHOR ATOR – SÉRIE LIMITADA

Sam Rockwell, por Fosse/Verdon

MELHOR ATRIZ – SÉRIE LIMITADA

Michelle Williams, por Fosse/Verdon

MELHOR ELENCO DE DUBLÊS – COMÉDIA OU DRAMA

Game of Thrones