Demissão de Levy é mal recebida no mercado financeiro

A maneira como o presidente Jair Bolsonaro conduziu a demissão de Joaquim Levy da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi recebida com críticas entre pesos pesados do mercado financeiro que temem mais reflexos negativos na visão do investidor estrangeiro sobre o Brasil. A leitura é que, além de desnecessária, a postura do presidente também pode dificultar a atração de bons nomes para o governo. O pedido de demissão por parte de Levy já era esperado desde a tarde de sábado após Bolsonaro dizer que ‘sua cabeça estava a prêmio’.

Rodrigo Maia se diz ‘perplexo’ com demissão de Levy

A participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no processo de “fritura” de Joaquim Levy antes do pedido de demissão da presidência do BNDES deixou o Congresso com a impressão de que a equipe econômica continua participando da “usina de crises”. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse ao Estado que ficou “perplexo” pela forma como o ministro tratou o subordinado. Para ele, o ex-ministro era um quadro de qualidade que tinha a acrescentar para garantir as reformas que o País precisa neste momento. O presidente da Comissão Especial da Reforma da Previdência, deputado Marcelo Ramos (PR-AM), também criticou a demissão. “O presidente Bolsonaro não entendeu que alguns quadros são suprapartidários. Eles não contribuem com um ou outro governo. Contribuem com o País”, disse. “É uma pena. No fim das contas, quem perde é o Brasil.”

Levy caiu ao rejeitar caça às bruxas, diz associação

A Associação de Funcionários do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) enxerga com preocupação a sucessão de Joaquim Levy no comando do banco. Ele pediu demissão neste domingo, 16, após críticas públicas do presidente Jair Bolsonaro ao seu comportamento à frente da instituição. Para o economista Arthur Koblitz, vice-presidente da AFBNDES, a queda ocorreu porque Levy não validou a “caça às bruxas” que o governo quer que seja feita no banco.  “Vai ser difícil encontrar um nome que tenha responsabilidade de gestão e amor a sua biografia e que irá topar as demandas do governo”, afirmou. Segundo Koblitz, as exigências de Bolsonaro são a abertura da chamada “caixa-preta” do banco, com investigações de supostas propinas pagas a funcionários para que se concedesse empréstimos a empreiteiras nos governos do PT, e o pedido de devolução de dinheiro da União injetado no BNDES – essa pauta é do Ministério da Economia comandado por Paulo Guedes.

Receita paga 1º lote de restituição do IR2019

A Receita Federal paga nesta segunda-feira (17) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoas Físicas de 2019 e lotes residuais de anos anteriores. No total, serão depositados R$ 5,1 bilhões para mais de 2,5 milhões de contribuintes. A consulta de quem faz parte desse lote pode ser feita pela internet.

Petrobrás faz maior descoberta desde o pré-sal 

A Petrobrás fez em Sergipe sua maior descoberta desde o pré-sal, em 2006. De seis campos, espera extrair 20 milhões de m³ por dia de gás natural, o equivalente a um terço da produção total brasileira. Divulgada no mês passado, a descoberta deve gerar R$ 7 bilhões de receita anual à estatal e sócias, calcula a consultoria Gas Energy. Na avaliação do governo, a conquista pode ajudar a tirar do papel o esperado “choque de energia barata” prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes plano para baratear em até 50% o custo do gás natural e “reindustrializar” o País.

Governo torna simulador facultativo para tirar CNH

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou nesta segunda-feira (17) a íntegra da resolução que altera as regras vigentes na formação de motoristas no Brasil. As medidas entrarão em vigor na segunda quinzena de setembro. Entre as principais mudanças, o órgão diminuiu de 25 para 20 horas o período mínimo de aulas práticas a alunos que pretendem tirar a CNH de categoria B antes da realização de uma prova. Além disso, os centros de formação de condutores não serão mais obrigados a dispor de aparelhos para simulações de direção no trânsito, atividade que passa a ser facultativa.

RJ: marido de deputada é morto a tiros

O pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal e cantora gospel Flordelis, do PSD do Rio de Janeiro, foi assassinado a tiros na garagem de casa, na madrugada de domingo, em Pendotiba, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. A deputada estava com o marido no momento do crime. Eles haviam acabado de chegar em casa de carro, por volta das 4 horas, quando Anderson foi morto.

Recife: sobe para 9 o número de mortos em enchentes

Após mais de 60 horas de buscas, o Corpo de Bombeiros encontrou ontem os corpos dos dois irmãos que tiveram a casa soterrada e estavam desaparecidos desde a última quinta-feira (13) por conta do deslizamento de uma barreira no Grande Recife. Com isso, subiu para nove o número de mortes provocadas pelas fortes chuvas que ainda deixam a região sob alerta.

Laudo: ator e família foram mortos com 13 disparos

Um laudo necroscópico aponta que o comerciante Paulo Cupertino Matias disparou 13 tiros no ator Rafael Miguel e nos pais dele no dia 9 em São Paulo (SP). O suspeito, pai da namorada da vítima, ainda continua foragido depois de fugir logo após cometer o crime. O documento mostra que sete tiros atingiram Rafael Miguel, de 22 anos, conhecido por ter participado da novela ‘Chiquititas’, do SBT. Ele foi morto junto com os pais, porque Paulo não aceitava que o jovem se relacionasse com sua filha, Isabela Tibcherani.

Isenção de visto para turistas de 4 países começa a valer

A partir desta segunda-feira (17) entra em vigor a isenção de vistos para entrada no Brasil de moradores de quatro países: Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. A medida foi tomada pelo presidente Jair Bolsonaro durante visita oficial aos Estados Unidos em março. De acordo com o decreto, o visto vale por 90 dias e é apenas para ‘turismo, negócios, trânsito, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional’.

Argentina e Uruguai se recuperam de apagão

Os serviços de energia foram restabelecidos em mais de 70% em Argentina e Uruguai, depois que um apagão deixou os dois países sem eletricidade na manhã do último domingo (16). Às 19h de ontem (horário local), após 12 horas do blecaute, o serviço havia retornado para 77% dos usuários na Argentina, segundo o Ministério da Energia. Autoridades desconhecem as causas do apagão, que deve ser investigado.

FUTEBOL

JOGOS DE HOJE

Copa do Mundo Feminina

13h00 – China x Espanha

13h00 – África do Sul x Alemanha

16h00 – Coreia do Sul x Noruega

16h00 – Nigéria x França

Copa América

20h00 – Japão x Chile