Caminhoneiros ameaçam nova greve pelo País

Nesta segunda-feira (16), uma nova paralisação de caminhoneiros pode ter início em várias regiões do País. A mobilização, que começou a circular em grupos de WhatsApp nas últimas semanas, é apoiada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logísticas (CNTTL), instituição ligada à Central Única dos Trabalhadores (CUT). O movimento dos caminhoneiros, porém, está completamente dividido em relação a uma nova greve.

IR 2019: Receita deposita hoje restituição do 7º lote

O crédito bancário do 7º lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2019 está disponível nas contas dos contribuintes a partir desta segunda-feira (16). O lote contempla também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. Ao todo 320.606 contribuintes têm direito ao crédito, totalizando R$ 700 milhões.

Câmara pode votar maiores repasses para municípios

A proposta que altera o Fundo de Participação dos Municípios está prevista para ser votada pelo plenário da Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (16). A proposta de Emenda à Constituição 391/17, de autoria do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), aumenta em um ponto percentual os repasses de certo tributos do governo federal para as prefeituras.

Ministro ironiza Cúpula do Clima com foto de churrasco

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que durante a manhã de domingo afirmou que a COP25 ‘não deu em nada’, voltou a ironizar o resultado da Conferência das Partes da Organização das Nações Unidas (ONU) nas suas redes sociais. Em uma nova publicação, que trazia a foto de um prato de churrasco, Salles afirmou que a refeição foi escolhida para a despedida de Madri para poder compensar as emissões de gases poluentes realizadas pelo Brasil na COP.

Bolsonaro explica por que não quis COP25 no Brasil

Questionado sobre a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 25encerrada na manhã deste domingo, 15, em Madri, na Espanha, o presidente Jair Bolsonaro explicou por que não aceitou a realização do evento no Brasil. “Eu não aceitei, eu que decidi. Estariam fazendo um carnaval aqui no Brasil”, disse na saída do Palácio do Alvorada. Bolsonaro criticou a cobrança internacional sobre a questão ambiental no Brasil. “Eu quero saber: alguma resolução para a Europa começar a ser reflorestada? Alguma decisão ou só ficam perturbando o Brasil? É um jogo comercial”, declarou.

Toffoli diz que Lava Jato ‘destruiu empresas’

O presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, ministro José Antônio Dias Toffoli, disse que ‘o Ministério Público deveria ser uma instituição mais transparente’ como entende que o Judiciário o seja -, e que ‘a Lava Jato destruiu empresas – o que jamais aconteceria nos Estados Unidos, por exemplo’. Para Toffoli, a colaboração da pessoa jurídica na operação ‘não ficou clara’.

Bolsonaro vetará artigo sobre crimes contra honra

O presidente Jair Bolsonaro disse no domingo que vai vetar do pacote anticrime aprovado pelo Congresso o trecho que aumenta a pena para crimes contra a honra (injúria, calúnia e difamação) cometidos na internet. O Senado aprovou no dia 11 o projeto anticrime formulado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e que ganhou uma nova versão aprovada pela Câmara. O pacote está pronto agora para ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro e parlamentares já esperam vetos em alguns pontos.

Brasil inaugura escritório comercial em Jerusalém

O Brasil abriu um escritório comercial em Jerusalém no domingo, na presença de Eduardo Bolsonaro, filho do presidente Jair Bolsonaro, que confirmou a intenção de seu pai de transferir a embaixada do país para a Cidade Santa. Em visita a Israel em março, o presidente do Brasil disse que a abertura em Jerusalém de um escritório da agência brasileira de promoção de comércio e investimento (Apex) seria o primeiro passo para mudar a embaixada, atualmente em Tel Aviv.

Nova Zelândia presta homenagem a vítimas de erupção vulcânica

A Nova Zelândia observou um minuto de silêncio nesta segunda-feira em homenagem às vítimas da erupção vulcânica da Ilha Branca, uma semana após o desastre que deixou 18 mortos. Em todo o arquipélago, os moradores respeitaram um minuto de recolhimento às 14h11 (22h11 de domingo no horário de Brasília), hora em que a dramática erupção começou. As bandeiras foram hasteadas a meio mastro do lado de fora do Parlamento da Nova Zelândia em Wellington, onde a primeira-ministra Jacinda Ardern interrompeu uma reunião de seu governo antes de se levantar e observar o minuto de silêncio. “Nossos pensamentos continuam com as famílias daqueles que morreram e com os que ficaram feridos”, disse ela.

FUTEBOL

Luxemburgo é o novo técnico do Palmeiras

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Palmeiras. O anúncio foi feito pelo clube alviverde por meio de suas redes sociais. O acerto aconteceu no domingo (15), um dia após o clube anunciar o fim das negociações com o argentino Jorge Sampaoli. Luxemburgo fechou contrato com o time paulista até dezembro de 2021, com salário mensal de RS 600 mil. A multa rescisória terá valor de um salário.

Flamengo faz último treino antes de enfrentar o Al Hilal na semifinal do Mundial

O Flamengo realizou na manhã deste segunda-feira, em Doha, no Catar, madrugada no Brasil, o último treino de preparação para a semifinal do Mundial de Clubes, terça, contra o Al Hilal, às 14h30 (de Brasília). Os jornalistas puderam acompanhar apenas os primeiros 15 minutos do aquecimento no campo do Abdullah Bin Khalifa Stadium. Com força máxima e sem dúvidas para a escalação, o técnico Jorge Jesus pôde fazer os ajustes finais para a estreia. Para o time retomar o ritmo de competição, o mister tem colocado uma grande intensidade nas atividades, que desde a última quarta-feira chegam a durar três horas. O Rubro-Negro entra em campo contra o Al Hilal com a formação que já está na ponta da língua da torcida: Diego Alves, Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Arão, Gerson, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.

Fórmula 1

Verstappen elogia Leclerc mas diz que ele não pode barrá-lo na Ferrari: “Não tem voz”

Max Verstappen x Charles Leclerc. O confronto que já vem desde as categorias de base e já chegou à Fórmula 1 na última temporada tem tudo para explodir nos próximos anos, já que os dois são cotados como os grandes nomes do futuro da categoria. Max não se vê como possível companheiro de Leclerc na Ferrari, mas, polêmico de costume, soltou um torpedo na direção do monegasco. – Ele absolutamente não tem voz em relação a se vou ter uma vaga na Ferrari ou não. Mas não acho que isso vá acontecer. Você não deve ter dois potenciais pilotos número 1 lado a lado. Eu me dou bem com ele mas existe competição dura entre nós, e isso faz parte – disse o piloto da RBR à TV Ziggo Sport.

Daniel Serra faz corrida segura, fica em segundo, leva o tri da Stock Car

Daniel Serra fez uma corrida sem grandes riscos neste domingo, em Interlagos, na última etapa da Stock Car, chegou em segundo lugar e garantiu o tricampeonato da categoria, igualando o feito do pai, Chico Serra, que levantou o troféu em 1999/2000/01. Seu principal rival na briga pelo campeonato, Thiago Camilo, foi o vencedor da etapa, mas não conseguiu o bastante para tirar os 29 pontos de desvantagem.

Basquete: NBA

Segue a rotina de vitórias do Los Angeles Lakers. Líder da Conferência Oeste, o time angelino foi até a cidade de Atlanta para encarar os Hawks e não só ampliou sua sequência de triunfos consecutivos para sete, como chegou a 24 em 27 confrontos. Além disso, a franquia californiana alcançou 14 resultados positivos seguidos como visitante, comandada por LeBron James. O jogo não foi um show de técnica de nenhum dos lados, mas os Lakers levaram a melhor, e o placar final ficou em 101 a 96.