Vacina da Novavax é eficaz contra variantes da Covid-19

A vacina anti-Covid da Novavax tem uma eficácia global de 90,4% e conseguiu atuar contra as variantes do coronavírus Sars-CoV-2, informou o laboratório norte-americano nesta segunda-feira (14). Os dados ainda precisam ser confirmados por estudos independentes. A nota ressalta que o imunizante NVX-CoV2373 “mostrou uma proteção de 100% contra as formas moderadas e graves e de 90,4% de maneira geral”. Para chegar ao resultado, a Novavax fez os testes clínicos com 29.960 em 119 cidades dos Estados Unidos e México. Foram constatados 77 casos de Covid-19 nos estudos, sendo que 63 estavam no grupo de pessoas que receberam o placebo e 14 nos que receberam as duas doses da vacina. Já as reações adversas foram leves, sendo as mais comuns dor muscular e no lugar da aplicação, fadigas e dores de cabeça que duraram, no máximo, três dias.

Sobre as variantes, a Novavax informou que 65% dos casos constatados nos testes eram da variante Alpha, primeiramente detectada no Reino Unido. Um estudo preliminar anterior, feito no Reino Unido, havia mostrado uma queda de proteção quando a variante era a Delta, identificada na África do Sul. O imunizante usa uma fórmula bastante inovadora, que usa proteínas do Sars-CoV-2 para ativar uma resposta imune. A empresa informou que pretende pedir o registro de uso emergencial da NVX-CoV2373 para a FDA, a agência regulatória norte-americana, ainda no terceiro trimestre. A capacidade de produção é de 100 milhões de doses por mês no início do segundo semestre, subindo para 150 milhões no fim do ano. (ANSA).

Governo de São Paulo adianta vacinação contra a covid-19

O governo do estado de São Paulo adiantou em 30 dias o calendário de vacinação contra a covid-19 e pretende agora vacinar toda a população adulta do estado, ao menos com a primeira dose, até o dia 15 de setembro. O anúncio foi feito hoje (13), durante entrevista coletiva convocada pelo governador João Doria. Segundo o novo calendário, adultos sem comorbidades com idades entre 50 e 59 anos serão vacinados a partir do dia 16 de junho. Esse público é formado por cerca de 3 milhões de pessoas. Já adultos sem comorbidades com idades entre 43 e 49 anos serão vacinados a partir do dia 23 de junho. A expectativa do governo paulista é vacinar cerca de 3 milhões de pessoas dessa faixa etária.

Pessoas com idade entre 40 e 42 anos serão vacinadas a partir do dia 30 de junho. Esse público corresponde a cerca de 1,45 milhão de pessoas. Além desses grupos, o governo divulgou que pretende vacinar pessoas com idades entre 35 e 39 anos a partir do dia 15 de julho; pessoas entre 30 a 34 anos a partir de 30 de julho e pessoas entre 25 e 29 anos a partir do dia 16 de agosto. O último grupo a ser vacinado será o das pessoas com idades entre 18 e 24 anos, a partir do dia 1° de setembro. O novo calendário foi planejado com base na programação de entrega de vacinas prevista pelo Programa Nacional de Imunizações, anunciado pelo Ministério da Saúde.

Vacinação/Calendário
Governo Estado de São Paulo

Segunda dose

O governo paulista alerta que a vacinação contra a covid-19 é feita atualmente com duas doses de vacina. Por isso, ele pede para que as mais de 400 mil pessoas que ainda não tomaram a segunda dose no estado procurem um posto de saúde para completar o seu esquema vacinal. “Fica aqui nossa solicitação para que as pessoas que não retornaram e não tomaram a segunda dose o façam independentemente do tempo que tomaram a primeira dose”, disse a coordenadora do Programa Estadual de Vacinação de São Paulo, Regiane de Paula.

Butantan deve iniciar nesta semana pré-cadastro para teste da ButanVac

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter autorizado uma primeira fase de testes clínicos em humanos com a vacina ButanVac, o Instituto Butantan pretende iniciar, ainda nesta semana, um pré-cadastro de voluntários para testar essa vacina. Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, o governo paulista deve lançar, até o fim desta semana, um site onde os voluntários poderão preencher um pré-cadastro.

A fase inicial de estudos em humanos busca avaliar a segurança da vacina e sua capacidade de induzir uma resposta imunológica. Para uma vacina ser aplicada na população, ela passa por uma fase de estudos em laboratório, uma fase pré-clínica de testes em animais e três etapas clínicas de testes em voluntários humanos, que avaliam a produção de anticorpos, a sua segurança e a sua eficácia. A Anvisa autorizou apenas a realização da fase A, a primeira etapa dos testes em humanos, da qual vão participar 400 voluntários. Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Poderão participar dos testes pessoas com idade acima de 18 anos. Nesses testes poderão fazer parte, inclusive, adultos já vacinados ou que já tiveram covid-19. “São três categorias [que serão incluídas nos testes]: o grupo que não teve contato com o vírus, o grupo que já teve contato e o grupo já vacinado”, falou Covas. “Houve autorização da Anvisa para o início do estudo clínico. Essa semana temos ainda a fase de aprovação ética: os comitês de pesquisa [dos hospitais envolvidos] tem que aprovar [o estudo] e, posteriormente a Comissão de Ética em Pesquisa. Esta semana está previsto iniciar um pré-cadastro dos voluntários. É um estudo de fase 1, nesse momento, para avaliar a segurança da vacina”, explicou Dimas Covas.

Fiocruz: produção e controle de qualidade do IFA levam 90 dias

Desde a chegada dos bancos de células e vírus na semana passada, cientistas do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) deram início a uma maratona de cerca de três meses para produzir o primeiro lote nacional do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19. Em ritmo de urgência, o trabalho requer alta precisão para evitar desperdício da matéria-prima, já que apenas 1 mililitro (ml) das células recebidas é o ponto de partida para a produção de 7 milhões de doses de vacinas. Em entrevista à Agência Brasil, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, explicou cada passo dessa jornada, que considera revolucionária para enfrentar novos e antigos desafios da saúde pública. O “coração” do processo produtivo, explica Krieger, é a utilização do mesmo banco de células e da mesma semente de vírus que os desenvolvedores da vacina usaram, para garantir que se chegue aos mesmos resultados dos testes clínicos que confirmaram a eficácia e a segurança do imunizante.

“Em todo o processo de transferência de tecnologia, a parte mais importante, e que normalmente fica até para o final do processo, é o recebimento desse banco de células e banco de vírus, porque agora a gente tem as condições de iniciar todo o processo de produção a partir de células que já foram analisadas, classificadas, e com que a gente já tem garantias de que terá o produto esperado”, diz Krieger. “Já temos aqui todo o coração da tecnologia, o que normalmente aconteceria em dez anos”. Os bancos de células e vírus que chegaram à Fiocruz na semana passada garantem a produção de IFA por mais de um ano, segundo o vice-presidente da fundação. O contrato de transferência de tecnologia com a AstraZeneca prevê que outros carregamentos vão chegar para alimentar a produção por quatro anos. Essas novas remessas poderão trazer aprimoramentos da vacina que, futuramente, poderão surgir a partir de novos estudos ou mutações do vírus. Bio-Manguinhos também se tornará autossuficiente na produção desses bancos de células ao final desse período, o que vai permitir a produção da vacina contra covid-19 por cerca de 30 anos.

Mortes por covid-19 somam 487,4 mil e casos chegam a 17,4 milhões

O total de pessoas que contraíram a covid-19 desde o início da pandemia no Brasil subiu para 17.412.766. Em 24 horas, houve 37.948 novas ocorrências da doença notificadas. O país tem 1.130.817 casos de pessoas com a infecção ativa, em acompanhamento. Os dados são do balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo (13). O balanço sistematiza as informações coletadas por secretarias estaduais de Saúde sobre casos e mortes.

O número de óbitos da pandemia do novo coronavírus agora é de 487.401. De ontem para hoje, foram confirmadas 1.129 novas mortes. Ainda há 3.824 falecimentos em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito. O número de pessoas que foram infectadas, mas se recuperaram desde o início da pandemia, chegou a 15.794.548, o que representa 90,7% dos casos.

Boletim Covid 19- 13.06.2021

Covid nos Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (118.121). Em seguida, vêm Rio de Janeiro (52.998), Minas Gerais (43.124), Rio Grande do Sul (29.672) e Paraná (28.135). Já na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.679), Acre (1.712), Amapá (1.762), Tocantins (3.019) e Alagoas (5.002).

Vacinação

Na última atualização, o governo federal informou que foram enviados a estados e municípios 109,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, 72,1 milhões de doses foram aplicadas, sendo 50,5 milhões da primeira dose (23,7%) e 21,5 milhões da segunda (10,1%).

SC: Estado confirma 1.006.090 casos, 966.868 recuperados e 15.964 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.006.090 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. Desses, 966.868 são considerados recuperados e 23.258 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 13. O novo coronavírus causou 15.964 mortes no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,59%. Em relação à última atualização diária, há 27 óbitos a mais. Aos casos confirmados se somaram 1.296, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 2.171. O número de casos ativos registrou uma diminuição de 902.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 13
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja casos ativos em 291 municípios. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é Meio-Oeste, com 751 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Xanxerê (558) e Serra (496). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 97,4%. Isso significa que, dos 1.512 leitos existentes no estado para adultos, 1.473 estão ocupados, sendo 964 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Matriz de Risco aponta todas as 16 regiões de Santa Catarina em situação gravíssima

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou neste sábado, 12, a Matriz de Risco Potencial e mostrou piora da semana passada para esta. A região da Grande Florianópolis, que vinha se mantendo no patamar grave (cor laranja) há semanas, além do Nordeste e do Médio Vale do Itajaí, que estavam com o mesmo índice na semana anterior, passaram para o nível de alerta gravíssimo (cor vermelha). As demais 13 regiões de saúde permanecem em situação gravíssima para transmissão da Covid-19.

Uma das maiores preocupações continua sendo a capacidade de atenção, que avalia a taxa de ocupação de UTIs no Estado. Todas as regiões de saúde foram avaliadas com risco máximo (nota 4). “Além disso, houve aumento considerável no índice de transmissibilidade em todo o estado, possivelmente fruto do feriado prolongado”, afirma Bianca Vieira, diretora de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da SES. Todas as 16 regiões apresentaram maior nível de variação do número de casos de Covid-19, classificando-as com a cor vermelha.

> Mais detalhes da Matriz aqui

Bianca Vieira ainda alerta que há um ensaio de alta no número de casos se formando. “É possível que estejamos entrando em nova onda, reforçada pela queda das temperaturas que afeta a imunidade geral da população. É importante reforçar à população a necessidade de se vacinar, independentemente da vacina disponível, pois talvez estejamos à frente de uma das maiores ondas no estado de Santa Catarina, sem ainda termos nos recuperado dos impactos causados pela última onda de fevereiro e março no sistema hospitalar”.

Estado confirma mais 2.329 casos e 49 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (13) mais 2.329 casos confirmados e 49 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.143.636 casos confirmados e 27.976 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (27), fevereiro (12), março (3), abril (5), maio (65) e junho (2.211) de 2021, e dos seguintes meses de 2020: junho (1), agosto (1), novembro (2) e dezembro (2).

INTERNADOS  O informe relata que 2.671 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 2.037 pacientes em leitos SUS (944 em UTIs e 1.093 em enfermarias) e 634 em leitos da rede particular (323 em UTIs e 311 em enfermarias). Há outros 3.237 pacientes internados, 1.185 em leitos de UTI e 2.052 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos.

MORTES – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 49 pacientes. São 17 mulheres e 32 homens, com idades que variam de 35 a 87 anos. Os óbitos ocorreram de 31 de maio a 13 de junho de 2021. Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (13), Guarapuava (6), Cascavel (5), Tapejara (2), Telêmaco Borba (2), Ampére (1), Assis Chateaubriand (1), Bandeirantes (1), Campo Magro (1), Capanema (1), Capitão Leônidas Marques (1), Castro (1), Catanduvas (1), Corbélia (1), Cornélio Procópio (1), Fazenda Rio Grande (1), Luiziana (1), Mariópolis (1), Matinhos (1), Medianeira (1), Palmas (1), Pinhais (1), Quedas do Iguaçu (1), São Jerônimo da Serra (1), São Pedro do Iguaçu (1) e Uraí (1).

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.043 casos e 159 óbitos de residentes de fora.

Confira o Informe completo.

Ex-presidente do Banco Central, Carlos Langoni morre de covid-19

O economista e ex-presidente do Banco Central Carlos Langoni se tornou mais uma vítima da covid-19. Aos 76 anos, ele não resistiu ao avanço da doença e morreu hoje (13) no Rio de Janeiro. Langoni estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital CopaStar desde novembro. Natural de Nova Friburgo (RJ), ele deixa deixa a mulher, Cristiana Dutra, dois filhos e quatro netos. Em 1980, Langoni se tornou o mais jovem presidente do Banco Central. Aos 35 anos, ele assumiu a função no governo do presidente João Figueiredo, o último da ditadura militar, e ocupou o posto até 1983.

O Banco Central emitiu nota de pesar afirmando que Langoni ajudou a construir a estabilidade econômica do país e zelou pelo papel institucional que cabe aos bancos centrais de todas as economias. “Sempre atualizado, Langoni manteve diálogo constante com as figuras mais proeminentes do cenário econômico brasileiro e global. Ele fez do Centro de Economia Mundial da Fundação Getúlio Vargas um local de debate livre e vivo sobre os temas econômicos mais candentes da atualidade. O conhecimento de Langoni certamente fará falta no debate econômico”, diz o texto. O economista foi o primeiro brasileiro a obter doutorado em economia na Universidade de Chicago, um centro de formação de liberais por onde também passou o atual ministro da Economia, Paulo Guedes. Langoni chegou na instituição em 1970 e foi influenciado pelas teorias monetaristas de Milton Friedman, considerado um dos economistas mais influentes do mundo no século passado.

STF mantém quebra de sigilo de coordenadora do PNI

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou neste domingo (13) um pedido liminar em mandado de segurança ajuizado pela coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, Francieli Fontana Fantinato, contra a quebra de sigilos telefônico e telemático aprovada pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) do Senado que investiga a pandemia. Em seu pedido, Francieli alegou que o pedido de quebra de sigilo teria sido baseado em “ilações” e informações desprovidas de comprovação. Além disso, sustentou a servidora pública, ela sequer foi convocada como testemunha pela CPI para esclarecer fatos relativos às suas funções no ministério.

Apesar dos argumentos, Moraes considerou que a quebra de sigilo está entre as atribuições legais da CPI e o requerimento teria sido formulado de maneira fundamentada, tendo sido aprovado seguindo os ritos legislativos estabelecidos. O despacho do ministro Alexandre de Moraes segue a mesma linha de uma outra decisão, tomanda ontem (12) pelo STF, que também manteve as quebras de sigilos dos ex-ministros da Saúde Eduardo Pazuello, e das Relações Exteriores Ernesto Araújo; bem como da secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro. Eles também haviam ingressado com uma ação no STF para invalidar a devassa em suas comunicações pessoais. Os requerimentos de quebra de sigilos foram aprovados em sessão da CPI ao longo da última semana.

Ministros do STF mantêm quebras de sigilo de Pazuello, Araújo e Mayra

Os ministros Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiram hoje (12) manter as quebras de sigilo dos ex-ministros Eduardo Pazuello, da Saúde, e Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e da secretária do Ministério da Saúde Mayra Pinheiro. O STF recebeu mandados de segurança questionando as quebras de sigilo determinadas na última quinta-feira (10) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. O ministro Ricardo Lewandowski negou os pedidos de Mayra Isabel Correia Pinheiro e de Pazuello. Na decisão, Lewandowski destaca que “os dados e informações” da quebra de sigilo devem permanecer sob “rigoroso sigilo, sendo peremptoriamente vedada a sua utilização ou divulgação”.

Lewandowski justifica a decisão afirmando que o país “enfrenta uma calamidade pública sem precedentes, decorrente da pandemia”. “Diante disso, mostram-se legítimas medidas de investigação tomadas por pela Comissão Parlamentar de Inquérito em curso, que tem por fim justamente apurar eventuais falhas e responsabilidades de autoridades públicas ou, até mesmo, de particulares, por ações ou omissões no enfrentamento dessa preocupante crise sanitária, aparentemente ainda longe de terminar”.

Oposição vai acionar MP e TCU contra Bolsonaro por desvio de recursos da covid

O senador Alessandro Molon divulgou neste domingo (13.jun.2021) que partidos da oposição vão acionar o MP (Ministério Público) e o TCU (Tribunal de Contas da União) contra o governo de Jair Bolsonaro por desvio de recursos destinado à publicidade sobre a covid. A declaração foi feita em seu perfil no Twitter. Molon afirmou que se trata de um “gravíssimo crime de responsabilidade”. “Também será acrescentado ao nosso pedido de impeachment contra Bolsonaro”, disse. A informação sobre o desvio foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo no sábado (12.jun). De acordo com a reportagem, o governo Bolsonaro desviou R$ 52 milhões previstos para campanhas com peças informativas sobre o combate ao coronavírus para fazer propaganda institucional de ações do Executivo.

Preço do gás de cozinha tem nova alta nas distribuidoras a partir desta segunda

A partir desta segunda-feira (14) o gás de cozinha está mais caro. O preço médio de GLP sofreu reajuste de 5,9% nas distribuidoras, passando para R$ 3,40 por quilograma (kg), o que representa aumento médio de R$ 0,19 por kg. A Petrobras anunciou o aumento na última sexta-feira (11). Antes deste último aumento, o botijão de 13 kg já podia ser encontrado por mais de R$ 100 na cidade de São Paulo. Na região Norte da capital, por exemplo, o preço chegava a R$ 113. Em maio, o preço do gás de cozinha subiu 1,24%, em média, em todo o Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Já o gás encanado teve aumento de 4,58%.

Cinco municípios elegeram novos prefeitos neste domingo

Eleitores de cinco municípios foram às urnas neste domingo (13) para eleger novos prefeitos e vice-prefeitos. As novas eleições ocorreram em Sidrolândia (MS), Nova Prata do Iguaçu (PR), Petrolândia (SC), Campestre (MG) e Espera Feliz (MG). O novo pleito foi marcado porque os prefeitos eleitos em 2020 tiveram registro indeferido. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a legislação determina que sejam realizadas novas eleições quando o candidato mais votado em uma eleição para uma prefeitura tiver o seu registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral de forma definitiva. Em Petrolândia (SC), foi eleito o candidato Irone Duarte, do Partido Progressista (PP), que obteve 2.195 votos (47,98% do total de votos válidos). O vice eleito na chapa é Egoni, também do PP.

No município de Espera Feliz (MG), foi eleito Oziel Gomes, do Partido Social Democrata (PSD), com 5.484 votos (45,43%). O vice-prefeito eleito é o Sr. Edinho, do PSD. Em Nova Prata do Iguaçu, Serginho Faust, do Partido Liberal (PL), foi eleito com 3.455 votos, que representam 51,09% dos válidos. Faust é servidor público municipal e tem 53 anos. O vice-prefeito eleito é Odair Pez, também filiado ao PL. O candidato Marquinho Turquinho, do Democratas (DEM), foi eleito neste domingo para prefeito de Campestre (MG). Ele obteve 5.790 votos, o que representa 50,7% dos votos válidos. Seu vice na chapa é Dr. Zenun, também do DEM. Já em Sidrolândia (MS), a candidata Vanda Camilo do PP, ficou em primeiro lugar para a prefeitura, com 10.768 votos (52,4% dos votos válidos). A vice-prefeita eleita na mesma coligação é Rose Fiuza, do PP.

G7 promete doar 1 bilhão de vacinas contra a covid-19 até 2022

Os líderes do G7, grupo de países que reúne sete das maiores economias do planeta, oficializaram neste domingo (13) a promessa de doar um total de 2 bilhões de doses de vacina contra a covid-19 para países pobres e em desenvolvimento, sendo 1 bilhão distribuídas até o final de 2022. O compromisso consta na declaração final do encontro de cúpula, ocorrido na Baía de Carbis, na Cornualha, sudoeste do Reino Unido. O G7 é formado por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. A reunião do G7 começou na última sexta-feira (11) e terminou hoje. “Tenho o prazer de anunciar que os líderes do G7 prometeram mais de 1 bilhão de doses para os países mais pobres do mundo – outro grande passo para vacinar o mundo”, afirmou o primeiro-ministro britânico Boris Johnson, anfitrião do encontro, em postagem nas redes sociais.

“Os compromissos totais do G7 desde o início da pandemia preveem um total de mais de 2 bilhões de doses de vacina, com os compromissos desde nosso último encontro em fevereiro de 2021, incluindo aqui na Baía de Carbis, prevendo 1 bilhão de doses no decorrer do próximo ano”, diz o documento oficial da reunião. Ainda não há detalhes sobre quais países serão beneficiados pela doação das vacinas. Esse volume de vacinas a serem doadas pelo G7 já incluem as 500 milhões de doses anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, a serem distribuídas para mais de 90 países. Além do esforço da doação de vacinas, o documento final do G7 aponta metas para fortalecer ações coletivas de defesa global na área da saúde, incluindo aumento da capacidade de fabricação de vacinas em todos os continentes, melhora dos sistemas de alerta precoce e suporte à ciência na tarefa de encurtar para até 100 dias o ciclo de desenvolvimento de vacinas seguras e eficazes, tratamentos e testes.

Parlamento de Israel aprova novo governo que encerra era Netanyahu

O Parlamento de Israel aprovou nesse domingo (13) um novo governo que encerra o tempo recorde de 12 anos no poder do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Liderado pelo milionário Naftali Bennett, o novo governo promete curar a nação, dividida pela saída de Netanyahu. Político israelense mais dominante de sua geração, o ex-primeiro-ministro, de 71 anos, fracassou na formação de um governo após as eleições em 23 de março, a quarta em dois anos. O novo governo de Naftali Bennett inclui legisladores de esquerda, de centro e árabes, que ele agrupou com o líder de oposição Yair Lapid.

Bennett, de 49 anos, um judeu ortodoxo, será o premiê por dois anos antes de Lapid, um ex-apresentador de televisão, assumir o cargo. “Obrigado, Benjamin Netanyahu por seu longo serviço, cheio de realizações em nome do Estado de Israel”, disse Bennet em discurso. O governo, que inclui pela primeira vez um partido representante da minoria árabe, que corresponde a 21% da população israelense, planeja evitar mudanças drásticas em questões internacionais polêmicas, como a política em relação aos palestinos, para ter como foco as reformas domésticas. Com poucas perspectivas de progresso em relação à resolução do longo conflito com Israel, muitos palestinos provavelmente continuam impassíveis com a mudança de governo, dizendo que Bennett irá provavelmente seguir a mesma agenda de Netanyahu.

Djokovic vence Tsitsipas e é campeão de Roland Garros

Novak Djokovic conseguiu uma virada após começar perdendo por dois sets a zero, e bateu o quinto cabeça-de-chave Stefanos Tsitsipas por 6-7(6) 2-6 6-3 6-2 6-4 para vencer o título do Aberto da França em Roland Garros, neste domingo.  O sérvio número um do mundo elevou seu número de títulos em torneios de Grand Slam para 19, e agora tem apenas um troféu a menos que o recorde de Roger Federer e Rafael Nadal.

O grego Tsitsipas se recuperou de uma quebra de saque para vencer o set de abertura no tiebreak antes de atropelar no segundo set. Mas Djokovic estava determinado a garantir que todo o esforço empregado para bater o 13 vezes campeão de Roland Garros Nadal nas semifinais não fosse em vão, e começou a impor sua autoridade no terceiro set.

Flamengo bate América-MG no Maracanã

O Flamengo recebeu o América Mineiro no Maracanã, na tarde deste domingo (13), e conseguiu a segunda vitória em dois jogos no Campeonato Brasileiro deste ano. O Rubro-Negro fez 2 a 0 no América Mineiro. Os gols foram marcados pelos atacantes Bruno Henrique e Rodrigo Muniz. O atual bicampeão nacional ocupa, até o momento, a 3ª posição. Enquanto isso, o América, com zero pontos, é o antepenúltimo colocado.

Atlético Mineiro vence São Paulo no Mineirão

O Mineirão recebeu na tarde deste domingo (13) a vitória do Atlético Mineiro sobre o São Paulo por 1 a 0 em partida válida pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado pelo volante Jair. Com o resultado, o Galo chegou aos seis pontos e foi para o 5º lugar na tabela de classificação. Enquanto isso, o São Paulo, que ainda busca a primeira vitória no torneio, tem apenas um ponto e ocupa apenas o 16º lugar.

Athletico Paranaense ganha do Grêmio em Porto Alegre

A tarde de domingo (13) foi de confirmação do bom momento do Athletico Paranaense na Série A do Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela 3ª rodada, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o Furacão fez 1 a 0 no Grêmio com gol do atacante Matheus Babi, ex-Botafogo. Com o resultado, o time paranaense chegou aos nove pontos e lidera o torneio de forma isolada. Para fechar o domingo nessa posição, torce por um tropeço do Fortaleza que enfrenta o Sport no Castelão a partir das 20h30. Enquanto isso, o Tricolor gaúcho, que disputou apenas dois jogos, tem zero pontos e ocupa a 18ª posição.

Brasil estreia na Copa América com vitória sobre uma Venezuela esfacelada pela covid-19

O Brasil estreou na Copa América 2021 batendo a Venezuela por 3 a 0 no estádio Mané Garrincha, em Brasília, na noite deste domingo (13). A Venezuela esfacelada pela pandemia 13 membros da seleção, entre jogadores e funcionários contraíram covid-19 às vésperas doa partida.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.