Rio Grande do Sul confirma terceiro caso de varíola dos macacos no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou, na noite deste domingo (12), o terceiro caso de varíola dos macacos do Brasil. O paciente é um homem de 51 que chegou ao país por Porto Alegre após viagem a Portugal. O caso estava em monitoramento desde o dia 27 de maio, segundo a Secretaria da Saúde (SES) do Rio Grande do Sul. A SES informou que o resultado foi confirmado laboratorialmente por RT-PCR pelo Instituto Adolf Lutz de São Paulo (IAL/SP).

O paciente está em isolamento domiciliar, junto com os seus contatos, apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado pela SES e secretaria de saúde da Capital. O homem é morador de Portugal. A SES informou que o homem procurou atendimento médico nos dias 19 e 23 de maio. Paciente desconhece contato com pessoas em Portugal que sejam confirmadas ou suspeitas para a doença varíola do macaco.

De acordo com o Ministério da Saúde todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O Brasil tem três casos confirmados de varíola dos macacos, sendo dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul. Estão em investigação seis casos suspeitos. Todos seguem em isolados e em monitoramento.

Polícia diz que encontrou pertences de Bruno Pereira e de Dom Phillips

A Polícia Federal disse que foram encontrados, neste domingo (12), um cartão de saúde com nome de Bruno Pereira e outros itens dele e de Dom Phillips. Durante a tarde, os bombeiros disseram ter encontrado uma mochila, um notebook e um par de sandálias na área onde são feitas as buscas pelo jornalista inglês e pelo indigenista no interior do Amazonas.

O detalhamento dos objetos foi divulgado por meio de nota da Policia Federal.

Segundo a PF, foram encontrados:

  • um cartão de saúde em nome de Bruno Pereira;
  • uma calça preta de Bruno;
  • um chinelo preto de Bruno;
  • um par de botas de Bruno;
  • um par de botas de Dom Phillips;
  • uma mochila de Dom contendo roupas pessoais.

O material foi encontrado por volta das 16h (horário local) e foi encaminhado para perícia em Manaus. O indigenista Bruno Pereira e o jornalista inglês Dom Phillips estão desaparecidos desde o dia 5 de junho. Durante a tarde, o coordenador da equipe dos Bombeiros em Atalaia do Norte, Barbosa Amorim, disse que o material foi encontrado próximo à casa de Amarildo Costa de Oliveira, suspeito de envolvimento no crime, que segue preso no município.

INSS: autorizado concurso para técnico de seguro social

Diário Oficial da União publica, nesta segunda-feira (13), portaria da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, que autoriza a realização de concurso público para o provimento de mil cargos de Técnico do Seguro Social do quadro de pessoal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A responsabilidade pela realização do concurso será da presidência do Instituto Nacional do Seguro Social, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários”, diz ainda o documento. O prazo para a publicação do edital de abertura do concurso público será de seis meses, contado a partir de hoje, data da publicação da portaria.

Seminário sobre combate a maus-tratos de cães e gatos

O Ministério do Meio Ambiente vai promover, na terça-feira (14), o I Seminário Nacional de Proteção e Bem-estar de Cães e Gatos – Ações e Perspectivas. O evento será realizado no auditório do Ibama, em Brasília e tem o objetivo de discutir iniciativas dos governos federal, estaduais e municipais, Poder Legislativo e entidades da sociedade civil e do setor privado relativas aos cuidados com esses animais. Segundo o ministério, o número de cães e gatos maltratados abandonados e em situação de vulnerabilidade cresceu muito durante a pandemia. A Organização Mundial da Saúde estima que existam cerca de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos soltos pelas ruas do país que, além de sofrerem maus-tratos, também podem transmitir doenças e afetar o meio ambiente.

No seminário, serão abordadas propostas para contornar o problema, como controle populacional de cães e gatos por meio de castração em clínicas ou unidades móveis, atenção veterinária em hospitais, microchipagem, campanhas de vacinação contra zoonoses, guarda responsável, incentivos para a adoção e formação de parcerias entre órgãos governamentais e abrigos e lares mantidos pela sociedade civil.

“Combater o problema é fundamental, mas, mais importante ainda, é evitar que ele ocorra. Para isso, é preciso fazer todo um trabalho de conscientização de guarda responsável, campanhas educativas para que as pessoas adotem todos os cuidados com os seus cães e gatos. Não adianta fazer uma ação pontual sem que a sociedade abrace essa causa”, diz Bernardo Broetto, chefe da Coordenação-Geral Nacional de Proteção e Defesa Animal (CGPRO) do MMA.

Brasil registra 11,7 mil casos de covid-19 e 36 mortes em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 668.110 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (12) pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o total de casos confirmados da doença é de 31.456.865.

Em 24 horas, foram registrados 11.728 casos e 36 mortes causadas pelo novo coronavírus. Ainda segundo o boletim, 30.180.290 (95,9%) pessoas se recuperaram da doença e 608.465 casos estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização do Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins, além dos óbitos em Mato Grosso do Sul.

Estados

São Paulo tem o maior número de casos entre os estados (5,59 milhões) seguido por Minas Gerais (3,47 milhões) e Paraná (2,57 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (125,17 mil). Quanto às mortes, São Paulo apresenta o maior número (169.845), seguido de Rio de Janeiro (73.870) e Minas Gerais (61.719). O menor número de mortes está no Acre (2.002).

Boletim da covid-19 de 12 de junho de 2022

Divulgação/Ministério da Saúde

.

SC: Estado confirma 1.762.938 casos, 1.728.093 recuperados e 21.907 óbitos

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.762.938 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.728.093 estão recuperados e 12.938 continuam em acompanhamento. Desde o início da pandemia, 21.907 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,25%.

Clique aqui para fazer o download do boletim.

Governador volta a apelar à população para vacinação contra doenças respiratórias

O governador Carlos Moisés voltou a fazer um apelo à população para que busque as vacinas contra doenças respiratórias disponíveis no sistema de saúde. O chefe do Exectuvio estadual enfatizou que dados da Secretaria de Estado da Saúde indicam que o alto índice de internações hospitalares está diretamente ligado à baixa cobertura vacinal de crianças, adultos e idosos.

“Temos vacinas disponíveis, seguras e eficientes contra a Covid-19 e contra a gripe. Novos casos de doenças respiratórias estão lotando hospitais e sobrecarregando o sistema. Em dois anos de pandemia, o Governo mais que dobrou o número de leitos na rede pública, estamos abrindo mais 82, e não tem sido suficiente diante da demanda. Vamos nos prevenir, nos cuidar e proteger quem está a nossa volta, principalmente crianças e idosos. Se você ainda não tomou as vacinas, procure um posto de saúde e faça a sua imunização”, reforçou o governador. A cobertura vacinal da gripe está em 52% nos grupos prioritários, mas já chegou a mais de 90% em anos anteriores. Ao todo, 1.298.792 doses foram aplicadas até sexta-feira, 10.

Também há redução na busca de imunização contra Covid-19. Atualmente, mais de 5,8 milhões de catarinenses completaram o esquema primário de vacinação, o que equivale a 86,1% da população vacinável. Porém, apenas 47,1% da população acima dos 18 anos recebeu a dose de reforço, que está liberada para este público desde 20 de novembro de 2021. O principal alerta é para a população acima dos 50 anos. Segundo os dados do boletim epidemiológico da Covid-19, dos 77 óbitos por Covid em maio deste ano, 71 deles (92%) foram de pessoas dessa faixa etária. Nessa população, o esquema primário de duas doses ou dose única alcançou 98,2%, mas a cobertura da primeira dose de reforço ficou em 66,5%. Além disso, desde a semana passada, uma segunda dose de reforço passou a ser recomendada para uma maior proteção deste público-alvo, e menos de 10% das pessoas aptas já a recebeu.

Temperaturas baixas e muito frio no estado

Neste domingo (12), a massa de ar polar que está em atuação em Santa Catarina proporcionou um registro histórico para o Estado em 2022: o município de Urupema, no Planalto Sul catarinense, marcou em seus termômetros a menor temperatura de todo o Brasil, -6,1 °C. As mínimas negativas foram sentidas em outras cidades do Estado, como nos casos de São Joaquim (-4,38°C), Bom Jardim da Serra (-3,78°C) e Urubici (-3,58°C). A massa de ar frio e seco, responsável pelo declínio das temperaturas em todo o Estado catarinense, mantém o clima desta maneira até quarta-feira (15), quando passa a se afastar de Santa Catarina. Com isso, as temperaturas devem começar a aumentar gradativamente.

Até lá, a sensação continua sendo de frio intenso, sobretudo nas noites e madrugadas, quando há condições para a geada ampla em todo o Estado. As temperaturas sobem durante a tarde, mas continuam amenas. As informações são da Defesa Civil. Nesta segunda-feira, cidades catarinenses registraram novamente temperaturas negativas no amanhecer e nas primeiras horas do dia. Tempo firme deve predominar ao longo do dia e devido à presença do sol, as temperaturas sobem no Estado, com chances de alcançar 20 °C.

Paraná: Secretaria de Saúde divulga 1.793 novos casos e um óbito pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (12) mais 1.793 casos confirmados e uma morte em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas foram 865 casos e nenhum óbito.

Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.560.298 casos confirmados e 43.235 mortos pela doença. Os casos são de junho (1.069), maio (401), abril (2), março (3), fevereiro (275) e janeiro (39) de 2022; julho (1), junho (1), março (1); e dezembro (1) de 2020. Em relação ao óbito, trata-se de uma mulher de 87 anos residente de Guaíra. Ele ocorreu no dia 10 de junho de 2022.

INTERNADOS – A Sesa alterou a base de dados para expandir a pesquisa de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Paraná, em razão da sazonalidade de doenças respiratórias. Agora, os dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de SRAG e suspeitos ou confirmados da Covid-19.

Nesta data, 541 pessoas estão internadas nos leitos SUS (155 em UTIs e 386 em leitos clínicos/enfermaria), seja por suspeita ou diagnóstico de Covid-19 ou de outras SRAGs. Estes dados podem ser consultados diariamente clicando AQUI.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.232casos de residentes de fora do Estado, 236 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo AQUI.

Com temperatura de até -3,9°C, Simepar registra madrugada mais fria do ano em 44 cidades

As baixas temperaturas do sábado (11) deram as caras novamente na madrugada deste domingo (12), com direito a registro de -3,9°C em General Carneiro e -1,5°C em Pinhão, na região Sul do Estado, e -2,5°C em Guarapuava, no Centro-Sul, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). De acordo com os registros do órgão, 44 estações meteorológicas registraram as temperaturas mais frias do ano, superando a onda de frio do fim de maio. As mínimas abaixo de zero também chegaram a Pato Branco (-1°C), Ponta Grossa (-0,9°C), Lapa (-0,2°C), Francisco Beltrão (-0,1°C), Cascavel (-0,1°C).

Um pouco acima disso ficaram Palotina (0,6°C), Laranjeiras do Sul (0,6°C), Irati (0,4°C), Foz do Iguaçu (0,4°C), Fazenda Rio Grande (0,4°C) e Colombo (0,4°C). Na faixa de 1°C estiveram Capanema (1°C) e Capitão Leônidas Marques (1,6°C). “Essa massa polar atua desde o final da semana em toda a região Sul e tivemos o dia mais frio do ano em praticamente todo o Estado, com exceção do Norte Pioneiro, onde o pico foi em maio. O destaque foi para a formação de geadas e frio muito intenso no Sul, Sudoeste e até Oeste do Paraná”, explica Samuel Braum, meteorologista do Simepar.

E, segundo ele, a trégua ainda vai demorar. “Esse frio intenso segue na segunda-feira novamente, com valores baixos e possibilidade de geada”, completa. No Paraná, apenas as estações de Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Santo Antônio da Platina, Cambará, Joaquim Távora, Ventania, Nova Fátima e Japira não registraram frio tão intenso quando o mês de maio. Mesmo assim nesses locais a temperatura variou de 1,6°C em Telêmaco Borba a 6,8°C em Cornélio Procópio.

Confira as mínimas para esse domingo de Dia dos Namorados AQUI .

Rússia afirma ter destruído depósito de armas no oeste da Ucrânia

Ao menos 22 pessoas ficaram feridas no ataque que, segundo Moscou, tinha o objetivo de destruir armamentos fornecidos pelos países ocidentais a Kiev. o ataque foi em Tchortkiv, no oeste da Ucrânia. As tropas russas concentram seus combates na região do Donbass, no leste. No entanto, em um dos raros ataques à região ocidental da Ucrânia, perto da fronteira com a Romênia e a Moldávia, a Rússia diz ter visado um armazém de material militar.

Um comunicado divulgado neste domingo (12) pelo Ministério da Defesa russo afirma que “mísseis Kalibr, lançados a partir do mar Negro, destruíram perto de Tchortkiv um grande depósito de sistema de mísseis, de sistemas de defesa aérea e de morteiros fornecidos ao regime de Kiev pelos Estados Unidos e países europeus”. Segundo autoridades ucranianas, esse ataque deixou ao menos 22 feridos, entre eles, vários civis. Em uma coletiva de imprensa transmitida pelas redes sociais, o governador regional Volodymyr Trouch afirmou que as vítimas foram hospitalizadas. “Há sete mulheres e uma criança de 12 anos”, ressaltou.

Trouch confirmou que “uma instalação militar foi parcialmente destruída” no bombardeio russo e “residências de civis foram danificadas”. A cidade, que antes da guerra contava com cerca de 30 mil habitantes, está a 140 quilômetros ao norte da fronteira com a Romênia e a 200 quilômetros de Lviv, a maior cidade no oeste da Ucrânia. Ao contrário do leste e do sul do país, onde se concentram os combates atualmente, o oeste é raramente alvo de ataques dos russos. É nesta parte da Ucrânia que se encontram armazéns com material bélico fornecido ao país por nações ocidentais.

 Fórmula 1: Verstappen vence o Grande Prêmio do Azerbaijão

Max Verstappen venceu o Grande Prêmio do Azerbaijão, oitava etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, realizado neste domingo (12) no circuito instalado nas ruas de Baku. Foi a quinta vitória de Verstappen na temporada. Em dia de dobradinha da Red Bull, Sergio Perez chegou a liderar a corrida, mas terminou na segunda posição. George Russell, da Mercedes, completou o pódio em terceiro. Na disputa pelo título dos construtores, a Ferrari saiu sem pontos de Baku depois que ambos os carros se retiraram da corrida.

Verstappen largou em terceiro no grid, mas subiu para o segundo lugar quando o pole position Charles Leclerc parou sob um Virtual Safety Car. Ele então seguiu o companheiro de equipe Sergio Perez, que assumiu a liderança da corrida na primeira curva depois da largada. Verstappen ultrapassou Perez na volta 15, equanto o mexicano não tinha um bom rendimento com seus pneus médios. Nas voltas seguintes, os dois carros da Red Bull foram aos boxes trocar para pneus duros novos e ficaram em segundo e terceiro, mas subiram na ordem quando Leclerc abandonou com um problema.

Imagem
Imagem: F1 – Divulgação

BRASILEIRÃO – SÉRIE A – 11ª RODADA

São Paulo bate o América-MG

O São Paulo não fez um bom jogo. Mas foi o suficiente para vencer o América-MG por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Morumbi, quebrar uma sequência de quatro empates e retornar ao G-4 do Brasileirão. Com a vitória, o São Paulo alcançou 18 pontos e assumiu a terceira colocação. O América, com 14, é o nono, mas pode perder um posto para Botafogo ou Avaí na segunda-feira.

Goiás e Ceará empatam 

Goiás e Ceará ficaram no empate em 1 a 1, neste domingo (12), no Estádio da Serrinha, pela 11ª rodada da Série A do Brasileiro. Os times têm 14 pontos na competição. Na quarta-feira (15), o Ceará encara o Atlético-MG às 19 horas, pela 12ª rodada, na Arena Castelão. O Goiás joga com o Internacional no mesmo dia, às 20h30, em casa

Palmeiras domina o Coritiba, vence e volta à liderança do Brasileirão

O Palmeiras é novamente o líder do Campeonato Brasileiro. Com mais uma partida de amplo domínio, o Verdão venceu o Coritiba por 2 a 0, neste domingo, no Couto Pereira, e recuperou o primeiro lugar que havia sido conquistado pelo rival Corinthians no sábado. O resultado no Couto Pereira faz o Palmeiras chegar aos 22 pontos, um a mais do que o Corinthians e quatro acima do São Paulo. O Coritiba tropeça pela segunda vez seguida em casa e começa a perder contato com os líderes. O time agora está em sétimo, com 15 pontos.

Fortaleza e Athletico ficaram no empate

Fortaleza e Athletico ficaram no empate por 0 a 0 neste domingo, no Castelão, pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Athletico entra em campo na quarta-feira, quando pega o Corinthians, às 21h30, na Arena da Baixada. Já o Fortaleza joga na quinta-feira, contra o Avaí, às 19h, na Ressacada. Os jogos são pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Nesta segunda-feira 13/06
19h – Botafogo x Avaí – Engenhão

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495