Eleições 2022: desistências de candidaturas superam as de 2018

A um dia do prazo para que a Justiça Eleitoral julgue todos os registros de candidatura, o número de candidatos que desistiram da disputa nas Eleições 2022 chegou a 799, superando a quantidade de desistentes nas eleições gerais de 2018, quando 770 candidatos abandonaram a campanha. As desistências deste ano representam 25,3% de todos as candidaturas consideradas ineptas. Até o momento, 876 (51,35%) tiveram o pedido de registro negado pela Justiça Eleitoral por não atenderem aos critérios da legislação eleitoral ou apresentarem algum impedimento, incluindo os previstos da Lei da Ficha Limpa. São os casos, por exemplo, das duas candidaturas à Presidência da República negadas até o momento: a de Pablo Marçal, que pretendia concorrer pelo Pros, mas não comprovou o apoio partidário necessário; e Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, que foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa por sua condenação no caso do Mensalão.

Outro motivo para uma candidatura ser considerada inapta é quando o registro foi cancelado pelo partido, o que ocorreu 13 vezes até o momento. É possível ainda que o pedido sequer seja conhecido pela Justiça Eleitoral, em geral devido alguma irregularidade formal que impede seu julgamento. Neste ano, esse foi o caso de 15 registros. Há ainda as situações em que houve morte de candidato. Desde o início da campanha, três candidatos às eleições deste ano morreram. Todos disputavam uma vaga de deputado federal. São eles o empresário Ilson Baiano (Solidariedade-BA), que morreu de causas naturais não declaradas; o aposentado Adair Ferreira de Souza (Patriota-RO), que teve um ataque cardíaco; e o advogado Antonio Weck (PSC-RS), que morreu em acidente de trânsito na BR-116. Em todos os casos – seja por indeferimento, cancelamento, não conhecimento ou morte – o partido ou federação correspondente tem até 10 dias corridos para apresentar um substituto.

Sobe para 22 os mortos em naufrágio de lancha no Pará

As buscas por desaparecidos no naufrágio de uma lancha no Pará foram retomadas às 5h deste domingo (11), e mais dois corpos foram encontrados pelas equipes de busca e salvamento logo pela manhã, informou a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup-PA). Subiu para 22 o número de mortos na tragédia. Nas primeiras horas do dia, o corpo de uma mulher foi avistado em sobrevoo de helicóptero pela região do naufrágio. Pouco depois, outro corpo, cujo sexo não foi confirmado, foi retirado de dentro da própria embarcação que afundou. Ao todo foram contabilizadas as mortes de 13 mulheres, cinco homens, três crianças e uma pessoa ainda sem identificação. Do total, 15 corpos foram transladados para Marajó e cinco entregues a familiares em Belém.

Sobreviveram ao naufrágio 65 pessoas. Todas foram resgatadas ainda nas primeiras horas após a embarcação ir à pique. Segundo o governo do Pará, elas receberam atendimento psicossocial e prestaram depoimento às autoridades. O naufrágio ocorreu próxima à Ilha de Cotijuba, em Belém, na manhã de quinta-feira (8). As autoridades ainda não sabem quantas pessoas havia na lancha que afundou, pois a embarcação fazia transporte intermunicipal irregular de passageiros e não tinha lista de pessoas embarcadas. O barco partiu de um porto clandestino em Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, com destino a Belém, informou o governo estadual. A operação de busca e resgate conta com nove embarcações das forças de segurança estaduais, um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará, bem como dois barcos e uma aeronave da Marinha. De acordo com o mais recente comunicado da Segup-PA, as buscas seguem “até que todos os procurados por familiares sejam localizados”.

O governo orienta os familiares de desaparecidos após o naufrágio que procurem o Grupamento Fluvial, no centro de Belém, “onde serão atendidos por uma equipe multidisciplinar para oferecimento de informações, serviços essenciais, assistência psicossocial ou qualquer outra necessidade urgente”, disse a Segup-PA em nota. Pertences das vítimas também se encontram no local. O governo disponibilizou também o telefone celular 91 988996323, da Defesa Civil estadual, para o fornecimento de informações. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o naufrágio. Os responsáveis pela lancha Dona Lourdes II ainda não foram localizados para prestar esclarecimentos.

Covid-19: Brasil tem 2,4 mil novos casos e 7 mortes em 24 horas

O Ministério da Saúde informou hoje (11) que foram registrados sete mortes e 2.477 casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Os dados não incluem, no entanto, informações sobre óbitos de 11 unidades da federação, seis das quais também não atualizaram o número de casos. Desde o início da pandemia, foram registrados 34.528.625 casos, dos quais 684.860 resultaram em morte, 211.198 ainda estão em acompanhamento e 33.632.567 terminaram com a recuperação do paciente.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza os números da pandemia de covid-19 no Brasil.
Ministério da Saúde

.
O estado de São Paulo acumula 6,05 milhões de casos e 174,3 mil óbitos. Minas Gerais é o segundo estado com maior número de casos (3,87 milhões), enquanto o Rio ocupa a segunda posição entre aqueles com maior número de mortes (75,6 mil). O painel de vacinação do Ministério da Saúde registra 480,2 milhões de doses de vacinas aplicadas no país. Destas, 179,5 milhões são referentes à primeira dose; 160,8 milhões são referentes à segunda dose; 4,9 milhões são referentes à dose única. Nas doses de reforço, 102,8 milhões de doses do primeiro reforço já foram aplicadas; 27,2 milhões referentes à segunda dose de reforço e 4,8 milhões são classificadas como doses adicionais.

Ucrânia desliga maior usina nuclear da Europa

Por questões de segurança, a Ucrânia anunciou neste domingo (11) que desligou, o último dos seis reatores que ainda estava em operação na usina nuclear de Zaporizhzhia, atualmente ocupada por tropas russas. Com isso, a planta foi desconectada da rede elétrica e deixa de gerar eletricidade. A maior usina nuclear da Europa foi tomada por forças russas nos primeiros dias de sua invasão ao país vizinho, e se tornou palco de violentos combates após investidas das tropas locais para tentar retomar o controle da usina. Segundo a Energoatom, o desligamento foi possível após o restabelecimento no fornecimento de eletricidade à usina, que havia sido cortado na segunda-feira devido a combates na região. A agência disse que uma das linhas que ligava a central à rede nacional ucraniana de eletricidade foi restaurada na noite de sábado, permitindo à empresa desligar o último reator.

Piloto Felipe Drugovich é campeão mundial de Fórmula 2

O piloto paranaense Felipe Drugovich confirmou a conquista do título mundial de Fórmula 2 neste sábado (10). O palco foi o Autódromo de Monza, na Itália. Guiando um carro da equipe holandesa MP Motorsport, ele se tornou o primeiro brasileiro campeão da história da Fórmula 2, a última categoria antes da Fórmula 1. Antes da corrida, o brasileiro de Maringá (PR) tinha uma folga de 69 pontos na liderança da tabela de classificação em relação ao rival Theo Pourchaire. Felipe Drugovich largou em 12º e teve que abandonar a corrida depois de uma batida nos primeiros instantes da prova. O piloto francês também largava no meio do pelotão, em 14º, e precisava chegar pelo menos em quinto para adiar a decisão do título. Pourchaire tentou uma corrida de recuperação, mas finalizou apenas em 17º, sem marcar pontos.

Assim, a festa verde e amarela estava garantida com três provas de antecedência. A corrida sprint foi vencida por Juri Vips da Hitech, seguido por Frederik Vesti companheiro de equipe de Pourchaire na ART, e fechando o pódio o piloto da Prema Jehan Daruvala.  “Foi uma corrida estranha. Não tínhamos muito o que fazer depois da curva 4 porque eu fui empurrado para a grama e obrigado a abandonar”, disse Felipe Drugovich à própria equipe de assessoria de imprensa. “Fechar o campeonato assim é diferente, mas muito bom também, porque mostramos que fomos fortes ao longo do ano. Agora vamos nos preocupar em conquistar também o campeonato de equipes”. Na temporada, o brasileiro venceu a corrida da Arábia Saudita, as duas provas em Barcelona, a prova principal em Mônaco e em Zandvoort, nos Países Baixos. Dos seis campeões da Fórmula 2, quatro chegaram à F1: Charles Leclerc (2017), George Russell (2018), Mick Schumacher (2020) e Oscar Piastri (2021).

GP da Itália: Verstappen vence pela primeira vez em Monza 

Max Versrtappen venceu o Grande Prêmio da Itália, a 16ª etapa da temporada 2022 da Fórmula 1, realizada neste domingo (11), em Monza. Com a vitória, a 11ª da temporada e 31ª da carreira, o atual campeão se aproxima do bicampeonato e pode garantir matematicamente o feito na próxima corrida, o GP de Singapura. A Ferrari teve um dia impecável, contestada a equipe desta vez não errou, tentou uma estratégia alternativa para Charles Leclerc, mas não foi o suficiente para bater uma Red Bull que sobra, ainda mais com a pilotagem perfeita de Verstappen. Leclerc, que largou da pole, teve que se contentar com a segunda posição no pódio.

Seu companheiro de equipe na Ferrari, Carlos Sainz, fez uma excelente corrida de recuperação para terminar na P4 depois de largar da P18. George Russell completou os três primeiros para a Mercedes, enquanto seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, largou de 19º para receber a bandeira quadriculada na P5. Sergio Perez teve uma corrida discreta. O mexicando, que perdeu 10 posições no grid de largada, terminou em sexto.

A FIA declarou que a falha na McLaren de Daniel Ricciardo não foi grave o suficiente para levar à instauração de uma bandeira vermelha em Monza. A segurança da operação de remoção é nossa única prioridade. O incidente não foi significativo o suficiente para requerer uma bandeira vermelha. A corrida terminou sob safety car seguindo os procedimentos concordados entre a FIA e todos os competidores. O timing do safety car em uma corrida não tem impacto neste procedimento – completou a FIA por meio de seu porta-voz.

Futebol: Brasileirão – Série A

Goiás e Flamengo empatam 

O domingo consolidou mudanças na parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. No último jogo do dia, no Estádio da Serrinha, o Flamengo empatou em 1 a 1 com o Goiás – Diego marcou para o Esmeraldino, e Matheus França, para o Rubro-Negro – e viu o Internacional ficar com o segundo lugar que era seu até o início da 26ª rodada. O Fla, agora em terceiro, tem os mesmos 45 pontos do arquirrival Fluminense, mas leva vantagem no saldo de gols (19 contra dez). Os goianos, com 36, continuam na nona colocação.

São Paulo e Corinthians empataram em 1 a 1

No Morumbi, São Paulo e Corinthians empataram em 1 a 1, gols de Yuri Alberto, para o Timão, e Eder, para os donos da casa. Com o resultado no clássico estadual, a equipe do Parque São Jorge perdeu a chance de voltar ao G-4 – está em quinto lugar com 44 pontos, um a menos que o Fluminense –, e o Tricolor Paulista subiu para a 13ª posição, com 31, cinco à frente do Z-4.

Coritiba vence o Atlético-GO

Fabrício e Alef Manga fizeram os gols da vitória do Coritiba sobre o Atlético-GO, no Couto Pereira, e tiraram o Coxa da zona de rebaixamento: o time agora é o 16º colocado, com 28 pontos, dois a mais que o Cuiabá. A equipe goiana, por sua vez, segue na vice-lanterna, com 22.

Avaí empata em 1 a 1 com o Athletico-PR

Também no Z-4, o Avaí não se mexeu na tabela ao empatar em 1 a 1 com o Athletico-PR, na Ressacada. Pottker colocou o time anfitrião em vantagem, mas Terans igualou o marcador. Com 25 pontos, o Leão está em 18º lugar, e o Furacão, com 43, em sexto.

 

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495