Buscas por corpos continuarão em Capitólio

Resgate em Capitólio, Minas Gerais
Foto: CBMMG – Divulgação

As buscas no Lago de Furnas, em Capitólio (MG), continuarão pelos próximos dias, anunciaram hoje (9) a Defesa Civil e a Polícia Civil de Minas Gerais. Segundo os órgãos, os trabalhos prosseguirão porque, embora todos os dez mortos tenham sido resgatados, algumas vítimas tiveram somente pedaços de corpos encontrados. 

Além disso, a polícia aguarda eventuais comunicações de novos desaparecimentos, no caso de eventuais turistas que estavam sozinhos. “Pode ser que uma pessoa ou um casal estivesse caminhando e tenha caído uma pedra. Até o momento, nenhum dos órgãos recebeu informação de outros desaparecidos. Nós estamos iniciando e não temos pressa de terminar os trabalhos”, disse o delegado Marcos Pimenta, da Polícia Civil mineira.

Segundo Pimenta, até agora foram identificados apenas dois corpos, um formalmente, com base nas impressões digitais, e outro com base em reconhecimento precário de parentes, que ainda requer comparação com material genético. O impacto da rocha, informou o delegado, está dificultando os trabalhos de reconhecimento.

Responsabilidades: O sargento da Defesa Civil de Minas Gerais Wander Silva informou que a apuração sobre a falta de fiscalização e de medidas de segurança, que poderiam ter prevenido a tragédia, será discutida na investigação do inquérito aberto pela Marinha.

“Este não é o momento [de discutir isso]. Estamos concentrados nas buscas, e essas responsabilidades, no decorrer do inquérito, serão apuradas. Isso será verificado posteriormente”, argumentou. Cerca de duas horas antes da tragédia, a Defesa Civil mineira emitiu um alerta de cabeça d´água (forte enxurrada em rios provocada por chuvas) para a região de Capitólio, mas os passeios turísticos continuaram normalmente.

Reunião: Os prefeitos de São José da Barra, Paulo Sergio de Oliveira, e de Capitólio, Cristiano Silva, anunciaram que medidas para reforçar a segurança do turismo no Lago de Furnas serão discutidas amanhã (10). O encontro reunirá prefeitos da região e representantes da Defesa Civil de Minas Gerais, da Polícia Militar e da Marinha.

Segundo o prefeito de Capitólio, uma lei municipal de 2019 disciplina o turismo no cânion, proibindo banhos na área de circulação das lanchas e limitando a 40 o número de embarcações que podem permanecer por até 30 minutos na área do cânion. Além disso, normas da Marinha estabelecem o ordenamento da orla do lago.

Ele admitiu, no entanto, que, até agora, não existia uma norma sobre a distância mínima entre as lanchas e os paredões rochosos. Segundo ele, um perímetro mínimo de segurança só poderá ser definido após estudo técnico. O prefeito ressaltou que o desprendimento de um bloco tão grande é inédito na região.

“Meu pai vive aqui há 76 anos e nunca viu um desligamento de rocha desses. Acredito que, daqui para a frente, a gente precisa fazer uma análise [geológica]. Aquelas falésias estão ali há milhares de anos. Essa formação rochosa de quartzito tem essas fendas e fissuras. Já foram feitos vários estudos geológicos. Se tinha algum risco, tinha de ser emitido por um órgão superior”, explicou.

O prefeito disse ainda que uma foto de 2012, divulgada ontem nas redes sociais, com paredão com fissura larga, não se refere à rocha que desabou, mas a um que continua intacto no trecho central do cânion. De acordo com ele, a fissura no bloco que desmoronou era menor que a da pedra mostrada na foto.

Pará de Minas emite alerta por risco de rompimento de barragem

A Prefeitura de Pará de Minas, em Minas Gerais, emitiu um “alerta máximo” aos moradores sobre o risco de rompimento da barragem da Usina do Carioca. De acordo com o comunicado, os moradores de Pará de Minas, Pitangui, Onça de Pitangi, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará devem deixar as casas imediatamente. A Prefeitura de Pará de Minas e a Defesa Civil recomendam que os moradores abaixo da Usina do Carioca saiam imediatamente de suas cassas, devido ao alto risco de rompimento da barragem”, disse o alerta. “O ponto de apoio em Carioca, no posto de Saúde e no Salão ao lado da igreja, está em funcionamento. Os moradores das imediações da barragem que não têm para onde ir serão recebidos no local”, diz a Prefeitura.

O prefeito de Pará de Minas, Elias Diniz (PSD), publicou vídeo afirmando que a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estão mobilizados para conter possíveis danos. Além do comunicado, circulam imagens de um bombeiro afirmando que a barragem tem 99% de chance de romper devido às fortes chuvas que atingem Minas Gerais. “A informação é 99% de que a barragem pode romper. Se ela romper ela vai estourar Carioca, Onça de Pitangui, vai vir aqui nessa reta, vai chegar na faixa, no mínimo 60m de altura, com igarapé, planta, vai levar tudo isso que está aqui. Pelo amor de Deus, foi orientado que nem os militares vão poder ficar aqui mais. É subir todo mundo para a parte alta do Pitangui”, afirma o bombeiro.

Pará de Minas fica a 83 km de distância de Belo Horizonte. Pelo menos 10 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte acordaram com pontos de alagamento. Há relatos de pessoas ilhadas por causa da chuva.

Defesa Civil não encontra danos estruturais em prédio de BH

A Defesa Civil não identificou danos estruturais em edifício de Belo Horizonte, no bairro Buritis, cuja parte da área de lazer desmoronou hoje (9). Segundo os técnicos, não será necessária a interdição do prédio, e será mantido apenas o isolamento de áreas onde materiais ainda poderão se desprender. 

De acordo com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o desmoronamento – que ocorreu em uma parte íngreme do terreno onde o prédio foi construído – não causou vítimas. Os moradores do edifício chegaram a ser retirados do local, mas já puderam retornar aos apartamentos. A Defesa Civil orientou os moradores a manter o isolamento das áreas afetadas e a providenciar ações para mitigação dos riscos e recuperação do local.

Eleições 2022: confira as regras para propaganda eleitoral

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Foto: Marcelo Camargo – Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, em dezembro, todas as normas que valerão para as eleições gerais de 2022, incluindo aquelas referentes à propaganda eleitoral. Entre as principais novidades está o endurecimento das regras relativas à produção e compartilhamento de informações sabidamente inverídicas sobre candidatos, partidos e o próprio processo eleitoral. Tais condutas já eram vedadas e coibidas pela Justiça Eleitoral, mas a nova resolução prevê a responsabilização penal mais severa de quem espalhar desinformação. Quem divulgar, na propaganda eleitoral ou durante a campanha, fake news sobre candidatos e partidos, por exemplo, fica agora sujeito à pena de detenção de dois meses a um ano, além de multa.

A mesma pena se aplica a quem produz, oferece ou vende vídeo com conteúdo inverídico acerca de partido ou candidato. A punição é acrescida de um terço se a conduta for praticada por meio de rádio, televisão ou redes sociais. Pena ainda maior – de dois a quatro anos de prisão e multa de R$ 15 mil a R$ 50 mil – está prevista para quem contratar terceiros com a finalidade de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou desabonar a imagem de candidato, partido ou coligação. A resolução ainda deixa explícito ser proibida a divulgação e compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinjam a integridade do processo eleitoral.

“Isso quer dizer que eventuais mentiras espalhadas intencionalmente para prejudicar os processos de votação, de apuração e totalização de votos poderão ser punidos com base em responsabilidade penal, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação”, alertou o TSE. Assim como em eleições anteriores, segue também vedado o disparo em massa de comunicações via aplicativos de mensagens instantâneas, embora seja possível contratar o impulsionamento de conteúdo na internet, desde que o serviço seja contratado junto a empresas previamente cadastradas no TSE.

Showmício: Segue vedada ainda a realização, seja de forma presencial ou via transmissão pela internet, dos chamados showmícios – eventos culturais com o objetivo claro de promover candidato ou partido. Contudo, fica permitida a realização de shows e eventos com objetivo específico de arrecadar recursos de campanha, desde que não haja pedido de votos. Essas e outras regras específicas sobre propaganda eleitoral já foram publicadas  no Diário da Justiça Eletrônico e podem ser acessadas aqui.

Enem: contribuição de mulheres nas ciências da saúde é tema de redação

O tema da redação da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizada hoje (9), é “Reconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde no Brasil”, informou o ministro da Educação, Milton Ribeiro, em suas redes sociais. Mais de 340 mil candidatos tiveram neste domingo a reaplicação das provas, destinada a quem estava inscrito no teste regular, mas teve a aplicação prejudicada de alguma forma, e às pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL). O segundo dia da avaliação ocorre no próximo domingo (16). Nesta edição, participaram também da reaplicação os candidatos inscritos no Enem 2020 que tiveram direito à isenção da taxa de inscrição e não compareceram às provas daquele ano. Pelas regras do exame, eles perderiam o direito a não pagar a taxa, mas por causa da pandemia, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), esses candidatos tiveram novo prazo de inscrição no Enem 2021 e a isenção novamente garantida.

Assim como no Enem regular, os participantes fazem, em dois domingos seguidos, quatro provas objetivas de 180 questões no total, sendo 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e redação. Além da redação dissertativa-argumentativa, os candidatos respondem 90 questões objetivas: 45 delas dos componentes linguagens, códigos e suas tecnologias, e 45 de ciências humanas e suas tecnologias. No próximo domingo será a vez das provas de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Para tanto, o candidato não pode tirar nota zero na redação. Os participantes do Enem podem ainda pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e se candidatar a uma vaga em instituições de ensino superior portuguesas que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Nota zero 

Segundo o edital do Enem, são motivos para zerar a redação:

• fuga total do tema proposto;

• não obediência ao tipo dissertativo-argumentativo;

• extensão de até sete linhas manuscritas, qualquer que seja o conteúdo, ou extensão de até dez linhas escritas no sistema braille;

• cópia de texto(s) da prova de redação e/ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante;

• impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, em qualquer parte da folha de redação;

• números ou sinais gráficos sem função clara em qualquer parte do texto ou da folha de redação;

• parte deliberadamente desconectada do tema proposto;

• assinatura, nome, iniciais, apelido, codinome ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante;

• texto predominante ou integralmente escrito em língua estrangeira;

• folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho;

• texto ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes.

Barra Torres rebate declarações de presidente sobre vacinação infantil

O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, divulgou nota em que nega a existência de interesses ocultos por trás da aprovação da vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra covid-19. No texto, ele pede retratação ao presidente Jair Bolsonaro sobre fala relacionada ao assunto.
Em entrevista a uma rádio na semana passada, Bolsonaro questionou o interesse da Anvisa com a aprovação da vacina da Pfizer contra covid-19 para crianças nessa faixa etária. “Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí?”, perguntou.

Na nota, divulgada nesse sábado à noite, Barra Torres diz que se o presidente tiver informações que indiquem corrupção deveria determinar investigação policial. “Agora, se o senhor não possui tais informações ou indícios, exerça a grandeza que o seu cargo demanda e, pelo Deus que o senhor tanto cita, se retrate. Estamos combatendo o mesmo inimigo e ainda há muita guerra pela frente. Rever uma fala ou um ato errado não diminuirá o senhor em nada. Muito pelo contrário”, finaliza Barra Torres.

País tem 24.382 novos casos de covid-19 e 44 mortes em 24 horas

O Brasil registrou 24.382 novos diagnósticos positivos de covid-19, em 24 horas, segundo boletim divulgado hoje (9) pelo Ministério da Saúde. O número de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 22.523.907. No total, 21.634.074 (96%) pessoas se recuperaram da doença. Há 269.852 pessoas em acompanhamento por equipes de saúde. Foram notificadas 44 mortes, em 24 horas. Com esse número, o total de pessoas que perderam a vida para a pandemia alcançou 619.981.

Ainda há 2.830 mortes em investigação, em casos que demandam exames e procedimentos posteriores para saber se a causa foi a covid-19. Esse número não foi atualizado no boletim de hoje. Em geral, os números são mais baixos aos domingos, segundas-feiras e dias seguintes aos feriados por causa da redução das equipes que fornecem os dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral, há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

boletim covid-19 de 09 de janeiro de 2022
boletim covid-19 de 09 de janeiro de 2022 – Divulgação/Ministério da Saúde

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo da lista de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (155.372), Rio de Janeiro (69.532) e Minas Gerais (56.743). Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Tocantins e Acre não atualizaram os dados de casos e mortes hoje.

SC: Estado confirma 1.263.180 casos, 1.223.271 recuperados e 20.224 mortes

Santa Catarina tem 1.263.180 casos confirmados de Covid-19, sendo que 1.223.271 se recuperaram e 19.685 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 9. O novo coronavírus causou 20.224 óbitos no estado até esta data. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,6%.

Houve mais nenhum óbito registrado em comparação com o dia anterior. A quantidade de casos confirmados subiu 1.973 e outras 625 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. Esses dados resultam numa alta de 1.348 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 9
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja 43 municípios com o número de casos ativos zerado. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Grande Florianópolis (472 para cada 100 mil habitantes). Em seguida, estão Carbonífera (465) e Extremo-Sul (398). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (54), Alto Vale do Itajaí (78) e Planalto Norte (141).

Dos 1.177 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 709 ocupados, sendo 131 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 60,2%.

*A Secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES/SC) esclarece que o não registro de óbitos de Covid-19 nas últimas 24 horas deve ser visto com cautela, considerando que a notificação dos óbitos pode ser registrada em data posterior à sua ocorrência, especialmente nos finais de semana. Desta forma, possíveis óbitos ocorridos neste período podem vir a ser computados posteriormente.

A SES informa ainda que o acesso aos registros de notificações, hospitalizações e óbitos de Covid-19 do Ministério da Saúde (MS), que foram comprometidos pelo ataque hacker ocorrido em 10 de dezembro de 2021, já foram restabelecidos.

Matriz de Risco aponta 15 regiões no nível moderado e duas no alto

A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado, 8, aponta 15 regiões classificadas como risco potencial moderado (cor azul) e duas regiões no nível de risco alto (cor amarelo). Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, houve piora na Região da Grande Florianópolis e na Região Carbonífera, que antes estavam em risco moderado e agora estão em alto risco. As Regiões Meio Oeste e Nordeste, porém, melhoraram nos indicadores.

Na dimensão de gravidade, que contempla os indicadores de mortalidade e tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), todas as Regiões da Saúde foram classificadas no alto risco, com exceção de Xanxerê. Diferente da matriz divulgada na semana passada, nenhuma região se encontra no nível grave.

::: Confira o documento completo da Matriz

Em relação à transmissibilidade, que monitora o número de casos ativos que estão no período em que é possível a transmissão da doença e a taxa de reprodução (Rt), ocorreu uma piora no cenário, refletindo o aumento de casos notificados nos últimos dias. Enquanto na matriz divulgada no dia 1 de janeiro, todas as regiões estavam no nível alto (1) ou moderado (16), nesta semana a Região Carbonífera foi classificada no nível gravíssimo e as Regiões do Extremo Sul Catarinense e Grande Florianópolis no nível grave. As demais estão no nível alto (5) e moderado (9). Importante destacar que o acesso aos sistemas de informação para registro de casos leves, hospitalizações e óbitos de Covid-19 foi restabelecido no fim do mês de dezembro. No dia 9 do mesmo mês, os sistemas que realizam o monitoramento da Covid-19 no Brasil haviam sido afetados devido a um ataque hacker sofrido pelo Ministério da Saúde. Desta forma, desde o restabelecimento, os dados têm sido registrados normalmente nos sistemas pelos municípios, permitindo uma análise da situação que reflete na análise do risco potencial das regiões.

Na capacidade de atenção, as regiões Nordeste e Grande Florianópolis foram classificadas no nível alto (ocupação de 36% e 22%, respectivamente), enquanto as demais foram classificadas no nível moderado, com taxas de ocupação abaixo de 20%. Enquanto na última matriz uma região estava no nível grave nessa dimensão, nesta semana, nenhuma região se encontra neste nível, demonstrando que não existe comprometimento da capacidade de atenção até o momento.

Na dimensão Monitoramento, que reflete a cobertura vacinal e a variação semanal de casos, todas as regiões foram avaliadas com risco moderado, condição que está melhor em relação à última matriz. Nesta semana, pelo restabelecimento do acesso às informações dos sistemas do Ministério da Saúde, não ocorreu o represamento de dados. Entretanto, a análise demanda cautela, pois o acesso aos dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI) ainda não foi restabelecido. Assim, a última informação disponível é do dia 09 de dezembro de 2021, onde 70,24% da população estava com o esquema completo de imunização. O principal objetivo da matriz de risco é ser uma ferramenta de tomada de decisão. A nota final do mapa de risco considera um intervalo de variação mais adaptado para cada nível, sendo de 1 a 1,9 como moderado, 2 a 2,9 como alto, 3 a 3,9 como grave e igual a 4 como gravíssimo.

Paraná já soma 1.622.372 casos e 40.689 óbitos pela Covid-19 desde o início da pandemia

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (9) mais 3.122 casos confirmados e duas mortes — referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas — em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.622.372 casos confirmados e 40.689 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (2.972) de 2022, dezembro (26), novembro (13), outubro (6), setembro (6), agosto (9), julho (2), junho (7), maio (1), abril (3), março (1), fevereiro (1) e janeiro (19) de 2021 e dezembro (21), novembro (18), outubro (7), setembro (3), agosto (3) e julho (4) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de janeiro (2) de 2022.

MONITORAMENTO – A Sesa está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários divulgados pela pasta. Neste momento, o aumento está diretamente ligado com a maior circulação de pessoas em todo o Estado, devido às festividades de fim de ano. Além disso, deve-se considerar um atraso no envio de amostras para os laboratórios credenciados do Estado como o Laboratório Central do Paraná (Lacen/PR) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) na última semana, também relacionado com os recessos e feriados. A secretaria reforça que as medidas de prevenção como uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel permanecem sendo necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.

INTERNADOS – 54 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (18 em UTI e 36 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 588 pacientes internados, 206 em leitos UTI e 382 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais dois pacientes. Uma mulher de 72 que residia em Colorado e um homem de 64, morador de Santo Antônio do Sudoeste. Os óbitos ocorreram no dia 8 de janeiro de 2022.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 7.180 casos de residentes de fora do Estado, 224 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Fiscalização intensa do Corpo de Bombeiros leva tranquilidade e segurança às praias de água doce da Costa Oeste

Um intenso trabalho de fiscalização e de monitoramento está sendo feito pelos Guarda-vidas do Corpo de Bombeiros nas cidades da Costa Oeste do Paraná. Ações preventivas estão sendo promovidas nas praias de água doce banhadas pelo Rio Paraná, locais que estão mais movimentados pela presença de turistas e veranistas. Em quase um mês de Verão Paraná – Viva a vida (2021/2022), não houve óbitos em áreas protegidas. De acordo com o Corpo de Bombeiros o único óbito ocorrido nas praias de água doce da região, foi fora do horário de atendimento dos Guarda-vidas e em local proibido. Os dados estão no balanço da corporação deste domingo (9) e compreendem o período de 10 de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022.

“Este óbito ocorreu em Santa Helena e o jovem entrou em área proibida e fora da área do posto de Guarda-Vidas. Mesmo assim, os Guarda-vidas de prontidão e até de folga foram chamados e fizeram todas as manobras de reanimação necessárias, encaminhando-o ao hospital”, relata o Tenente-coronel Antônio Schinda, Comandante do 3º Comando Regional de Bombeiro Militar (3º CRBM). “Recomendamos a todo cidadão que banhe-se apenas em local protegido e durante horário que conta com nossos profissionais, os quais sempre estão atentos para evitar afogamentos”, enfatiza. “Pedimos às pessoas que procurem locais que contenham bandeiras vermelho sobre amarelo e postos Guarda-vidas e, em hipótese nenhuma entrem na água à noite, fora do horário ou em local proibido”, acrescenta o tenente-coronel.

Ainda de acordo com o levantamento do 3º CRBM, que abrange 136 municípios da Costa Oeste, no período de 10 de dezembro de 2021 até 5 de janeiro de 2022, o Corpo de Bombeiros orientou 5.210 pessoas e advertiu 2.043 banhistas, distribuiu 57 pulseirinhas de identificação para crianças, atendeu 24 incidentes com animais aquáticos e registrou 22 crianças perdidas nas praias de água doce da área.

O comandante do Verão Paraná – Viva a vida (2021/2022) pelo Corpo de Bombeiros da Costa Oeste, tenente Misael Duarte, avaliou a primeira fase da operação na região. “Tendo em vista o recente período de alta da pandemia da Covid-19, que restringiu o número de pessoas em relação a esse ano, que foi flexibilizado o acesso e teve como consequência o aumento considerável no número de banhistas, o balanço no geral, do Corpo de Bombeiros da região, das primeiras semanas, é positivo, sem nenhuma gravidade e, principalmente, sem nenhum óbito em local protegido e durante os serviços dos guarda-vidas”, disse.
CRIANÇAS – Segundo o tenente Duarte, a faixa etária que está recebendo mais advertências do Corpo de Bombeiros na Costa Oeste é a das crianças, em decorrência, muitas das vezes, de estarem distantes dos pais ou responsáveis. Para o tenente Duarte, outra situação que chamou atenção neste período do Verão, é a incidência de crianças perdidas nas praias da região oeste.

“Esse ano tivemos 22 situações de crianças perdidas e os nossos guarda-vidas conseguiram encontrá-las e entregá-las aos pais. Foi algo considerável por serem praias de água doce e fechadas, local bem menor em comparação com o litoral paranaense e mesmo assim tivemos esses incidentes”, esclarece. “Por isso pedimos aos pais que não se distanciem de seus filhos e peguem a pulseirinha conosco para colocar neles”, lembra Duarte.

DIFERENÇA – Advertência é a situação em que o Guarda-Vidas alerta o banhista sobre algum risco, quando ele já está no rio. Como recurso é utilizado o apito, a voz ou gestos. Já a orientação é dada no posto de Guarda-vidas, quando o profissional é procurado pelo banhista para sanar alguma dúvida, pedir informações.

VERÃO PARANÁ 2021/2022 – Desde 09 de dezembro de 2021, o Corpo de Bombeiros está reforçando a segurança na região Oeste pelo Verão Paraná – Vida a Vida 2021/2022, ação que congrega diversos órgãos estaduais e é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Os trabalhos seguem até a semana do Carnaval, com aplicações e ações planejadas e integradas com o objetivo de manter o cidadão seguro, para que ele possa curtir a temporada de verão tranquilamente.

Incêndio em Nova York deixa 19 mortos, nove deles crianças

Dezenove mortos, dos quais nove crianças, é o balanço do incêndio ocorrido nesse domingo (9) em um edifício de 19 andares em Nova York, o pior dos últimos anos, segundo o comissário dos bombeiros, Daniel Nigro. O fogo, no bairro de Bronx, deixou ainda dezenas de feridos. Pelo menos 32 pessoas foram hospitalizadas, depois do socorro prestado por cerca de 200 bombeiros. O incêndio ocorre poucos dias depois de outro, em Filadélfia que provocou 12 mortes, oito delas de crianças. Os feridos foram transportados para cinco hospitais, a maior parte por inalação grave de fumaça, informou o comissário. Ele disse que os bombeiros encontraram vítimas em todos os andares.

Daniel Nigro comparou a gravidade do incêndio ao que ocorreu em 1990 num clube e que provocou a morte de 87 pessoas. Segundo o comissário, o incêndio começou em um apartamento duplex que abrangia o segundo e terceiro andares. Os bombeiros encontraram a porta do apartamento aberta, o que pode ter levado à rápida propagação das chamas e da fumaça. Não há suspeitas de origem criminosa, mas a causa do incêndio está sendo investigada.

Cazaquistão: governo diz que quase 8 mil pessoas foram detidas

Quase 8 mil pessoas foram detidas após uma semana de tumultos no Cazaquistão, anunciou hoje (10) o governo. “Desde 10 de janeiro, 7.989 pessoas foram detidas”, informou o Ministério do Interior em comunicado divulgado no site. Pelo menos 164 pessoas morreram em protestos no país, segundo dados não governamentais, enquanto o governo aponta cerca de duas dezenas de mortos. Os protestos transformaram-se em violência na semana passada e levaram a uma aliança militar liderada pela Rússia, responsável por enviar tropas ao país. As autoridades disseram ter recuperado o controle dos edifícios administrativos ocupados pelos manifestantes, que apelidam de “terroristas” com apoio estrangeiro, embora os protestos não tenham mostrado líderes ou organizações óbvias.

O ex-chefe da agência antiterrorismo do Cazaquistão Karim Masimov foi detido por suspeita de tentar derrubar o governo, poucos dias depois de ter sido demitido do cargo de chefe do Comitê de Segurança Nacional. Rico em hidrocarbonetos, o Cazaquistão foi abalado por onda de protestos sem precedentes desde a sua independência, em 1989, que resultaram na morte de dezenas de pessoas. Os protestos começaram no domingo (2) nas províncias, após subida do preço do gás, antes de se espalharem pelas grandes cidades, especialmente Almaty, onde as manifestações se transformaram em tumultos contra o regime. Um contingente de tropas da Rússia e outros aliados de Moscou chegou ao Cazaquistão na quinta-feira (6) para apoiar o governo, protegendo edifícios estratégicos e colaborando na operação antiterrorista e de manutenção da paz.

Tênis: Marcelo Melo é vice-campeão nas duplas do ATP 250 de Adelaide

O brasileiro Marcelo Melo alcançou neste domingo (9) o vice-campeonato de duplas do ATP 250 de Adelaide (Austrália). Ao lado do croata Ivan Dodig, o mineiro acabou derrotado pelos indianos Rohan Bopanna e Ramkumar Ramanathan por 2 sets a 0, parciais de 7/6 (8-6) e 6/1, em 1h21min. “Não deu para nós hoje aqui. Eles jogaram muito bem. Tivemos algumas oportunidades no primeiro set, que acabamos não aproveitando, entre as quais um mini break na frente no tie-break. Poderia ter sido diferente o jogo, mas, às vezes, vem para o nosso lado, às vezes não vem. Depois, no segundo, eles acabaram quebrando em um game atípico, que estava 40/0, devolveram muito bem e os dois também sacaram muito bem, o que dificultou termos mais chances”, declarou Marcelo por meio de sua assessoria de imprensa. Agora Melo e Dodig seguem na cidade australiana para a disputa de mais um ATP 250 como preparação para o Aberto da Austrália.

Santos encerra primeira fase da Copinha com 100% de aproveitamento

O Santos derrotou a Ferroviária por 2 a 0 na noite deste domingo (9) na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, e encerrou a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior com 100% de aproveitamento. O triunfo do Peixe veio graças a gols de Lucas Barbosa e Rwan Secco. Ao se classificar na primeira posição do Grupo 8, o Santos enfrenta na próxima fase o Chapadinha. Já a Ferroviária terminou na segunda posição com 6 pontos, e enfrenta o Nova Iguaçu na segunda fase.

O domingo também foi de classificação do Athletico-PR, que bateu o União São João por 2 a 0 no estádio Doutor Hermínio Ometto, em Araras. Com este resultado o Furacão passou para a segunda fase como primeiro colocado do Grupo 12. O Athletico-PR abriu o placar, no primeiro tempo, com John Mercado. Já na etapa final, Dourado deu números finais ao confronto.

Outros resultados deste domingo:

Aparecidense 3 x 2 Petrolina
Taquarussú 0 x 7 Velo Clube
Chapadinha 1 x 1 Nova Iguaçu
União ABC 0 x 5 Novorizontino
Taubaté 0 x 2 Botafogo
Mixto 1 x 3 Castanhal-PA
Comercial 1 x 2 Criciúma
União de Iacanga 0 x 1 Santa Cruz
XV de Jaú 1 x 0 Grêmio
Falcon 2 x 1 São Carlos
São-Carlense 0 x 1 América-MG

Copa Africana de Nações começa com vitória de Camarões

Graças a dois gols do atacante Aboubakar, a anfitriã Camarões derrotou Burkina Faso por 2 a 1, neste domingo (9) no estádio Olembe, em Yaoundé, na partida inaugural da Copa Africana de Nações. Mesmo jogando em casa, diante de mais de 48 mil torcedores, os Leões Indomáveis saíram atrás do placar quando, após falha do goleiro Onana, Sangaré aproveitou para abrir o placar. Porém, Camarões permaneceu insistindo no gol, e conseguiu a virada antes do intervalo, graças a dois gols em cobrança de pênalti de Aboubakar. A Copa Africana de Nações é a principal competição de seleções nacionais do continente africano. A edição deste ano, que é realizada em Camarões, envolve 24 seleções, que estão divididas em 2 grupos na fase inicial. As duas melhores equipes de cada chave, além dos melhores terceiros no geral, avançam para o mata-mata, que termina no dia 6 de fevereiro.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495