Receita abre consulta ao 7º lote de restituição do IR 2019

Mais de 2,3 mil contribuintes receberão os créditos bancários referentes ao 7º lote da restituição do Imposto de Renda, na Paraíba. A consulta foi liberada pela Receita Federal nesta segunda-feira (9). O valor que será pago atingirá mais de R$ 5,2 milhões no estado. O número exato de contribuintes que serão ressarcidos a partir do dia 16 de dezembro é de 2.365 pessoas. Já o valor pago será de R$ 5.294.729,10 milhões. As consultas podem ser feitas pela página da Receita Federal na internet. Há, ainda, o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.

Brasil cai no IDH e fica atrás de Venezuela

O Brasil caiu uma posição no ranking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em 2018. Em relatório divulgado nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país aparece na 79ª colocação entre 189 países, uma posição abaixo da registrada um ano antes. O IDH brasileiro chegou a 0,759, uma evoluação de 0,001 em relação ao de 2017, mas fez o país perder uma posição na lista divulgada anualmente pelo Pnud. Logo acima do Brasil aparecem atualmente a Venezuela (78ª colocada no ranking, com IDH 0,761).

Fuvest divulga aprovados para 2ª fase

A Fuvest publica nesta segunda-feira (9) a lista dos candidatos aprovados para a segunda-fase do vestibular 2020, que teve mais de 117 mil inscritos. Os cursos de medicina, psicologia e relações internacionais são os que têm maior relação de candidatos por vaga. A Fuvest seleciona estudantes para mais de 8 mil vagas de 182 cursos da Universidade de São Paulo.

Bolsonaro cancela ida de ministro a posse na Argentina

O presidente Jair Bolsonaro desistiu de enviar o ministro da Cidadania, Osmar Terra, para a posse do presidente argentino Alberto Fernández, marcada para a terça-feira (10). Com a decisão de Bolsonaro, o Brasil não terá nenhum representante do governo federal na cerimônia que marca a troca do Poder Executivo no vizinho sul-americano.

Miss África do Sul é coroada Miss Universo 2019

A Miss África do Sul, Zozibini Tunzi, de 26 anos, foi eleita na madrugada desta segunda-feira (9), em Atlanta, nos Estados Unidos, a Miss Universo 2019. A disputa final ficou entre a Miss Porto Rico, Madison Anderson, que levou o segundo lugar, e a Miss México, Sofia Aragon, terceira colocada. Formada em Relações Públicas, Zozibini fez um discurso na competição exaltando a representatividade negra.

 

Bônus Eficiente Celesc 2019 tem 2ª etapa com quase 5 mil equipamentos com desconto

Nesta segunda-feira (9), as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) lançam a segunda etapa do Bônus Eficiente, que permite comprar freezer, geladeira ou ar-condicionado com desconto de 50%. No total 4.999 equipamentos serão disponibilizados aos consumidores. Os produtos devem ser comprados nas lojas Colombo, que venceu a licitação para participar do programa.

Projeto de lei que prevê isenção do pagamento de pedágio será votado pela Comissão de Constituição e Justiça da Alep

O relatório do projeto de lei que prevê a isenção do pagamento da tarifa de pedágio para moradores de municípios que sediam praças de pedágios ou áreas vizinhas deve ser votado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná, na tarde desta segunda-feira (9). Os deputados realizam uma reunião extraordinária no Auditório Legislativo que está prevista para começar às 13h30. O projeto é de autoria do deputado Arilson Chiorato (PT) e já recebeu parecer favorável do relator deputado Luiz Fernando Guerra (PSL). Conforme a proposta, a isenção valerá para futuros contratos de concessão de rodovia. O benefício será dado para veículos registrados, licenciados e emplacados em municípios sede ou cidades vizinhas às praças de pedágio. Para ter o dinheiro a isenção, o projeto estabelece que o morador deverá comprovar que mora ou trabalha no município que tem praça de pedágio. Outra exigência é a apresentação do documento oficial do Detran que comprova a propriedade e indica o registro do veículo no município ou em cidade vizinha de onde está a praça. Se o projeto for aprovado na CCJ, o documento será encaminhado para ser analisado e votado pelos deputados em plenário.

Terremoto atinge Florença, na Itália

Um terremoto atingiu uma região ao norte da cidade de Florença, na Itália, nesta segunda-feira (9) pela manhã. Houve destruição de edifícios, as pessoas saírem de suas casas e serviços de trem foram afetados em todo o país. O tremor de magnitude de 4.8 atingiu a cordilheira dos Apeninos às 3h30 (23h30 de domingo em Brasília), segundo o serviço geológico dos Estados Unidos.

FUTEBOL

Apático, Cruzeiro perde e é rebaixado pela 1ª vez

O Cruzeiro se despediu do Campeonato Brasileiro de maneira melancólica ao perder para o Palmeiras por 2 a 0, neste domingo, no Mineirão, pela 38ª rodada. Os gols da partida foram marcados por Zé Rafael, aos 12 minutos, e Dudu, aos 39 minutos do segundo tempo. Com o resultado, o time celeste está rebaixado e vai disputar a Série B em 2020.

Cruzeirense depredam Mineirão; polícia usa bombas

Um tumulto generalizado tomou conta das arquibancadas do Mineirão, na tarde deste domingo, antes do final do jogo entre Cruzeiro x Palmeiras. O jogo estava com 36 minutos do segundo tempo, quando alguns torcedores celestes começaram a arrancar cadeiras e arremessar para dentro do gramado. Muitas bombas foram ouvidas e houve corre e corre. O Batalhão de Choque da Polícia Militar (PM) teve que agir. Os militares tiveram que utilizar armas com munição não letal, as balas de borracha. O jogo acabou antes mesmo de completar o tempo regulamentar, em 2 a 0 para a equipe alviverde.

Perrella pede perdão à torcida e diz que quer seguir no Cruzeiro

O gestor de futebol Zezé Perrella concedeu entrevista depois do rebaixamento do Cruzeiro à Série B, com derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, neste domingo, no Mineirão. A primeira resposta dele, em tom de desabafo, durou 12 minutos. Entre os principais pontos, a sensação de enfrentar um dos piores dias da vida, o pedido de perdão aos torcedores, o desejo de continuar na diretoria para reerguer o departamento de futebol e a garantia de que o clube voltará fortalecido à primeira divisão.

Ceará quebra marca e vira ‘pior time’ que não caiu

A torcida do Ceará viveu um domingo de muita aflição, mas pôde respirar aliviada ao final do dia. Isso porque a equipe garantiu a permanência na Série A do Campeonato Brasileiro. O Vozão empatou com o Botafogo por 1 a 1 no Nilton Santos e ficou nos 39 pontos. O Cruzeiro acabou derrotado pelo Palmeiras no Mineirão, estacionou nas 36 unidades e foi o último rebaixado à segunda divisão. Dessa forma, o Ceará torna-se a equipe de pior pontuação sem cair na história do Brasileirão nos pontos corridos com 20 equipes, o que ocorre desde 2006. Até então, a marca pertencia ao Palmeiras de 2014, que somou 40 unidades naquela edição.

Sampaoli revela reunião definitiva nesta 2ª e nega ofertas

O futuro de Jorge Sampaoli será decidido nesta segunda-feira. Em coletiva de imprensa após a goleada do Santos sobre o Flamengo, por 4 a 0, na Vila Belmiro, o argentino revelou que terá reunião com o presidente José Carlos Peres para decidir se permanece no Peixe para 2020 ou se deixa o clube.

RESULTADOS DA ÚLTIMA RODADA (38ª)

Domingo, 8 de dezembro, 16h
Internacional 2 x 1 Atlético-MG
Cruzeiro 0 x 2 Palmeiras
Fortaleza 2 x 1 Bahia
Corinthians 1 x 2 Fluminense
Santos 4 x 0 Flamengo
Vasco 1 x 1 Chapecoense
Botafogo 1 x 1 Ceará
Avaí 0 x 0 Athletico-PR
Goiás 3 x 2 Grêmio
CSA 1 x 2 São Paulo

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1) Flamengo (90 pontos)
2) Santos (74 pontos)
3) Palmeiras (74 pontos)
4) Grêmio (65 pontos)

5) Athletico-PR (64 pontos)
6) São Paulo (63 pontos)
7) Internacional (57 pontos)
8) Corinthians (56 pontos)

9) Fortaleza (53 pontos)
10) Goiás (52 pontos)
11) Bahia (49 pontos)
12) Vasco (49 pontos)
13) Atlético-MG (48 pontos)
14) Fluminense (46 pontos)

15) Botafogo (43 pontos)
16) Ceará (39 pontos)
17) Cruzeiro (36 pontos)
18) CSA (32 pontos)
19) Chapecoense (32 pontos)
20) Avaí (20 pontos)

• Campeão da Libertadores 2019 e classificado para a Libertadores 2020
• Classificados para a Libertadores de 2020
• Campeão da Copa do Brasil e classificado para a Libertadores 2020
• Classificados para a Pré-Libertadores de 2020
• Classificados para a Copa Sul-Americana de 2020
• Rebaixados para a Série B de 2020