É hora de intensificar a vacinação, diz ministra sobre covid-19

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou neste domingo (7) que infecções pelo vírus Sars-COV 2, responsável pela covid-19, vão continuar ocorrendo e que o momento é de fortalecimento dos sistemas de vigilância, diagnóstico, assistência e vacinação. Segundo ela, o vírus ainda sofrerá mutações e, por isso, os cuidados devem ser mantidos. “É hora de intensificar a vacinação. As hospitalizações e óbitos pela covid-19 ocorrem principalmente em indivíduos que não tomaram as doses de vacina recomendadas”, destacou a ministra em cadeia de rádio e televisão. 

“Por esta razão, o Ministério da Saúde, ao lado de estados e municípios, realiza desde fevereiro um movimento nacional pela vacinação de reforço para covid- 19. Esta é a forma mais eficaz e segura de proteger nossa população. Precisamos estar unidos pela saúde, em defesa da vida”, acrescentou. Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim da emergência de saúde pública de importância internacional. “Depois de termos passado por um período tão doloroso, nosso país recebe essa notícia com esperança”, afirmou Nísia. “O momento é de transição do modo de emergência para enfrentamento continuado como parte da prevenção e controle de doenças infecciosas.” Durante o pronunciamento, a ministra lembrou que o Brasil perdeu 700 mil vidas durante o surto sanitário.

“Outro teria sido o resultado se o governo anterior, durante toda a pandemia, respeitasse as recomendações da ciência. Se fossem seguidas e cumpridas as obrigações de governante de proteger a população do país. Não podemos esquecer. Precisamos preservar esta memória para construir um futuro digno”, reforçou. Ela agradeceu os cientistas e os laboratórios que desenvolveram os imunizantes e fez uma referência especial aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). “Apesar do negacionismo, dos ataques à ciência e da política de descaso, muitas vidas foram salvas devido ao SUS e ao esforço sem limites dos trabalhadores e das trabalhadoras da saúde”, destacou a ministra. “A eles, agradeço em meu nome e em nome do presidente Lula, que tem se dedicado desde o primeiro dia de nosso governo à política do cuidado e ao fortalecimento do SUS”, reforçou Nísia.

Covid-19: 13,5 milhões de pessoas já foram imunizadas com a bivalente

O Ministério da Saúde contabilizou, até sexta-feira (5), 13,5 milhões de pessoas imunizadas com a vacina bivalente. O aumento da cobertura vacinal contra a covid-19 é, segundo o Ministério da Saúde, prioridade do governo federal. Em nota divulgada pela pasta, a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, lembra que a vacinação é “fundamental para minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”. O imunizante Comirnaty, da Pfizer, que protege conta a variante Ômicron, foi disponibilizada para maiores de 18 anos que tenham recebido, pelo menos, duas doses monovalentes, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose.

“Quem ainda não completou o ciclo vacinal e está com alguma dose em atraso, também pode procurar a Atenção Primária, porta de entrada do SUS [Sistema Único de Saúde]. O Ministério da Saúde reforça que, tanto as vacinas monovalentes quanto as bivalentes, têm segurança comprovada e são igualmente eficazes na proteção contra o coronavírus”, diz a nota. A fim de resgatar a confiança da população nas vacinas e reforçar a segurança e eficácia de imunizantes, em geral, o Ministério da Saúde lançou, em fevereiro, o Movimento Nacional pela Vacinação.

Para maior segurança, cheques terão mudanças a partir de 2 de outubro

Os cheques adotarão, a partir do dia 2 de outubro, um novo padrão. A medida anunciada pelo Banco Central pretende modernizar e dar mais segurança ao uso deste instrumento de pagamento. Segundo a autoridade monetária, as mudanças dificultarão a falsificação de cheques. A principal mudança citada pelo BC é a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras. Até então, cabia ao BC fazer essa regulação, que define as características do modelo adotado. Os ajustes terão de ser comunicados ao BC 30 dias antes de serem implementados. A expectativa, no entanto, é a de que não ocorram mudanças significativas, uma vez que isso representaria custos elevados de adaptação.

Outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, a exemplo do que já é feito no Pix. Para tanto, basta o usuário entrar em contato com seu banco. Com relação ao Grupo Consultivo Para Assuntos de Compensação, o Grupo Compe, instituído para opinar sobre questões relativas ao serviço de compensação de cheques, o BC deixará de ser membro permanente, passando a ter papel de observador neste colegiado.

“A modificação do papel do Banco Central não implicará em qualquer risco de descontinuidade às atividades desse grupo, possibilitando maior eficiência ao delimitar a atuação direta da autarquia nos assuntos que sejam de sua competência”, justificou o BC ao informar que o representante da instituição participará de reuniões e atividades do grupo apenas quando for preciso.

Apesar de os cheques serem cada vez menos utilizados (houve redução de 97% em 27 anos), o BC registrou movimentação de R$ 667 bilhões pela modalidade em 2021; e de R$ 666 bilhões em 2022. Mais informações sobre as mudanças que entrarão em vigor em outubro podem ser obtidas no site do BC. Para acessá-las, clique aqui.

STF tem maioria para tornar réus mais 250 acusados em atos golpistas

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria a favor do recebimento das denúncias contra 250 pessoas envolvidas nos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas por vândalos. Com isso, o total de réus sobe para 550. Com a manifestação do voto eletrônico do ministro Gilmar Mendes neste domingo (7), o placar ficou em 6 a 1. Ele acompanhou o voto do relator dos processos, ministro Alexandre de Moraes, para tornar réus os denunciados. Seguiram também o voto do relator, aceitando as acusações, os ministros Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Edson Fachin e Rosa Weber.

O único voto contrário foi o de André Mendonça, que rejeitou a denúncia contra 200 pessoas, mas votou pela aceitação contra outras 50. Mendonça não incluiu os acusados que foram presos um dia após o ocorrido, quando estavam acampados no Quartel-General do Exército. Ainda faltam votar Luís Roberto Barroso, Nunes Marques e Luiz Fux. Devido à aposentadoria de Ricardo Lewandowski, a Corte não conta com o voto do 11° ministro. O julgamento começou na última quarta-feira (3) e segue até segunda-feira (8), no plenário virtual do STF, modalidade em que os ministros depositam seus votos eletronicamente, sem deliberação presencial.

Terceiro grupo: Este é o terceiro grupo de investigados, totalizando 550 das 1.390 denúncias apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), todas focadas nos executores e nas pessoas acusadas de incitar a depredação de prédios públicos no centro da capital. Em dois julgamentos anteriores, iniciados a partir do fim de abril, por maioria, o Supremo decidiu pela abertura de ações penais contra 300 pessoas acusadas de participação nos atos antidemocráticos. O julgamento do quarto grupo, com 250 denunciados, foi marcado para a semana que vem. Se a maioria dos ministros aceitar as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornarão réus no processo.

Eles vão responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime. Haverá coleta de provas e depoimentos de testemunhas de defesa e acusação. Depois, o STF julgará se condena ou absolve os acusados, o que não tem prazo para ocorrer. No dia 5, o ministro Alexandre de Moraes mandou soltar 40 pessoas. Com isso, dos 1,4 mil detidos inicialmente, permanecem presas 253 pessoas (67 mulheres e 186 homens).

Jovens que completaram 15 anos já podem tirar título de eleitor

Desde 2021, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permite que jovens que completaram 15 anos emitam o título de eleitor, mesmo que só possam votar, efetivamente, quando completarem 16 anos de idade. Segundo o capítulo IV da Constituição Federal, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para jovens de 16 e 17 anos, mas são obrigatórios a partir dos 18 anos.

Alistamento eleitoral: A solicitação do primeiro título eleitoral pode ser feita pela internet, pelo Autoatendimento do Eleitor, no sistema on-line TítuloNet. Ao acessar o sistema, o jovem deve selecionar a opção ‘não tenho’, na aba ‘Título de eleitor’ e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do Registro Geral (RG) e local de nascimento. Além dessas informações, é preciso anexar fotografias ao requerimento para comprovação da identidade. Por fim, é necessário juntar um comprovante de residência. Homens até 18 anos estão dispensados de enviar o comprovante de quitação com o serviço militar. Contudo, torna-se obrigatório para eleitores do sexo masculino, a partir dos 18 anos.

Há, ainda, a opção de ir ao cartório eleitoral do município. O Alistamento Eleitoral deve ser feito até a data de fechamento do cadastro, que ocorre sempre no mês de maio do ano em que houver eleição. A próxima eleição no Brasil será em 2024 para eleger prefeitos e vereadores de mais de 5.550 municípios. A secretária da Corregedoria-Geral Eleitoral, responsável pela fiscalização da regularidade dos serviços eleitorais em todo o país, Roberta Gresta vê vantagem no alistamento eleitoral no período facultativo:

“A realização do alistamento da pessoa aos 15 anos estimula o jovem, pois, ao completar 16, já estará apto a votar, tornando-se efetivamente pertencente à comunidade política brasileira e responsável pelo fortalecimento da democracia”. O pedido de emissão do documento pode ser acompanhado pela internet. Para isso, basta clicar na guia ‘Acompanhar Requerimento‘, no site do TSE, e informar o número do protocolo gerado na primeira fase do atendimento. Caso não haja pendências, após o processamento dos dados, o jovem futuro eleitor pode baixar o aplicativo e-Título no celular e, assim, utilizar a versão digital do documento, dispensando o título em papel, inclusive em futuras votações, dentro da seção eleitoral do eleitor.

Governo destinará R$ 200 milhões para complementação do Plano Safra

O valor dos recursos que serão disponibilizados para a complementação do Plano Safra 2022/23, que termina em 30 de junho, será de R$ 200 milhões. O montante deve permitir a equalização de cerca de R$ 8,4 bilhões para aplicação imediata nos programas de financiamento do Moderfrota, em irrigação e demais investimentos e em pré-custeio e custeio. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. De acordo com Fávaro, a medida foi necessária porque o Plano Safra em curso não conseguiu cumprir todas as demandas dos produtores por esse crédito.

“Nós tínhamos investimentos há muito tempo paralisados. Ainda em janeiro, quando o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante assumiu, foram liberados R$ 2.7 bilhões para investimentos, que rapidamente foram tomados, e nós começamos então a busca por complementos orçamentários. Buscamos a complementação de recursos por meio de remanejamento de outros orçamentos para que nós pudéssemos disponibilizar os valores para o Plano Safra”, explicou.

Segundo o ministro, o sucesso da linha de crédito rural dolarizada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), construída com o Mapa, mostrou a necessidade da alocação de mais recursos para esse tipo especial financiamento. Ele disse ainda que o ajuste foi feito para contemplar os produtores e possibilitar que continuassem fazendo investimentos e se preparando para o pré-custeio até a chegada do novo Plano Safra. “Com juros de 7,59% ao ano, mais variação cambial em dólar, mais baratos que do Plano Safra, sem comprometer recurso do tesouro, foi uma grande novidade com alta aptidão dos produtores”, avaliou.

Com covid-19, Marina Silva segue internada e tem “boa evolução”

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, permanece internada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (InCor), na capital paulista. “Sua condição clínica mantém-se estável e com boa evolução”, informou o mais recente boletim médico, divulgado neste domingo (7). A ministra é acompanhada por uma equipe formada por cardiologista, infectologista e pneumologista.

Marina Silva deu entrada ontem no hospital, após ter testado positivo para covid-19, para realizar exames. Em um comunicado feito ontem em suas redes sociais, a ministra disse estar recebendo atendimento médico adequado e que os sintomas que apresentava estavam sob controle. Ela também recomendou a todos que estiveram com ela no sentido de realizar teste diagnóstico para a doença. Ainda não há expectativa sobre quando a ministra receberá alta.

Aos 91 anos, morre em São Paulo a apresentadora Palmirinha Onofre

A apresentadora e cozinheira Palmira Nery da Silva Onofre, mais conhecida como Palmirinha, faleceu ontem (7) em São Paulo, por volta das 11h20, aos 91 anos. A informação foi confirmada por familiares por meio das redes sociais da apresentadora. Segundo informações da família, ela morreu em decorrência de um agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz desde o dia 11 de abril. Palmirinha atuou por décadas como apresentadora de programas de culinária tanto na TV aberta quanto na fechada. Ela estreou na TV em 1994, aos 63 anos, ao participar de uma matéria de um programa que era apresentado por Silvia Popovic, na TV Bandeirantes.

Depois foi convidada para participar do programa Note e Anote, que era apresentado por Ana Maria Braga na TV Record. Em 1999, ela foi convidada pela TV Gazeta para apresentar seu próprio programa, o TV Culinária, ficando à frente do programa por 11 anos. Ela também apresentou o Programa da Palmirinha, no canal fechado Bem Simples/FOX Life, que ficou no ar até 2015. Seu último trabalho na TV foi em 2019, como jurada do programa Chef ao Pé do Ouvido, do canal GNT. Por meio de suas redes sociais, a apresentadora Ana Maria Braga lamentou a morte da amiga.

Frente fria chega ao Sul e provoca virada no tempo

A semana começa com o clima ainda bastante quente e principalmente muito seco em toda a região central do país. A área que corresponde ao Sudeste, Centro-Oeste e parte do interior nordestino pede atenção com a umidade do ar, que estará muito baixa – em São Paulo e em Goiás poderá ficar abaixo de 20%.  As temperaturas em todas essas regiões ficarão acima dos 28°C. A capital paulista terá máxima de 29°C, assim como em Vitória; 30°C em Belo Horizonte, 33°C no Rio de Janeiro e 32°C em Goiânia. Cuiabá será a capital mais quente desta segunda-feira (8), com máxima de 34°C na parte da tarde.  Já a capital mais fria será Porto Alegre, com apenas 21°C. O motivo é uma frente fria que já chegou ao Sul e trouxe o tempo gelado no lugar das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ao longo da última semana. Santa Catarina também terá uma queda na temperatura, e são esperadas geadas nos próximos dias.

Frio aumenta nesta segunda semana de maio no Sul: As temperaturas vão entrar em declínio e o frio vai aumentar no Sul do Brasil. Com isso, a formação de geadas volta a ser presentes, especialmente nas áreas altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Para a manhã da quarta-feira (10), há condições de geadas no alto da Serra Gaúcha, Serra Catarinense e planalto catarinense. A condição de geada se estende, pelo menos, até a madrugada de sexta-feira (12), sendo que o maior potencial está para a quinta-feira (10). As geadas são comuns na Serra Gaúcha e Catarinense no outono, quando a temperatura cai abaixo de 4°C e forma uma camada de gelo sobre plantas e solo. Apesar de prejudicar colheitas, as geadas podem ser atração turística e trazer benefícios para a natureza, como a retenção de nutrientes no solo e o controle de pragas e doenças.

Bia Haddad é campeã de duplas do Masters Madrid e subirá ao top 10

A brasileira Beatriz Haddad faturou neste domingo (7) o título de duplas do Masters 1000 de Madrid, ao lado da bielorrussa Victoria Azarenka. Elas dominaram a final contra as favoritas norte-americanas Coco Gauf e Jessica Pegula, vencendo por 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 6/4). O triunfo em Madrid é o maior na carreira de Bia, que ingressará pela primeira vez no top 10 do ranking mundial de duplas – a paulista iniciou o torneio da 20ª posição – que será divulgado pela WTA (sigla em inglês de Associação Feminina de Tênis) nesta segunda-feira (8).

Fórmula 1: Verstappen vence GP de Miami

Max Verstappen confirmou seu favoritismo do final de semana do GP de Miami da F1. Na corrida deste domingo (7), o competidor foi escalando o pelotão posição a posição para cruzar a linha de chegada na primeira posição, garantindo a terceira vitória do ano. Sergio Pérez e Fernando Alonso completam o pódio. Esta é a 38ª vitória na carreira de Max Verstappen, a terceira em 2023 – e a segunda nas ruas de Miami!

Imagem: F1 – Divulgação
.
.
São Paulo faz 2 a 0 no Internacional e sobe para o G4 do Brasileirão

O São Paulo derrotou o Internacional por 2 a 0 na tarde deste domingo (7) e subiu provisoriamente para a quarta posição do Campeonato Brasileiro. O Tricolor, que iniciou a competição com derrota para o Botafogo na abertura, emendou três jogos de invencibilidade ao marcar com Luciano e Pablo Maia e agora tem 7 pontos. O Colorado, que começou a rodada com a mesma pontuação, acabou ultrapassado pelo rival no critério saldo de gols. Na próxima rodada, o Internacional entra em campo na quarta (10) para receber o Athletico Paranaense no Beira-Rio. Já o São Paulo visita o Fortaleza no dia seguinte.

Athletico Paranaense vence Flamengo de virada

Na Arena da Baixada, em Curitiba, o Athletico Paranaense saiu atrás no placar diante do Flamengo. Aos 14 minutos, Everton Cebolinha foi derrubado na área. Pênalti que Gabi cobrou e converteu. No entanto, na reta final da primeira etapa, as coisas começaram a mudar de figura para o Furacão. Fernandinho tentou encontrar Vitor Roque dentro da área com um cruzamento pela direita. A bola saiu forte e o atacante não conseguiu dominar. No entanto, o desvio do jogador na bola foi suficiente para marcar, já que o goleiro Santos saiu antecipadamente do gol e foi traído pelo toque inesperado de Vitor Roque. Na segunda etapa, o Athletico seguiu ameaçando, até marcar aos 34. Khellven foi lançado pela direita e cruzou rasteiro para a área. Santos fez a defesa de forma apenas parcial e Erick, sozinho de cara para o gol, marcou no rebote. Com o resultado, o Furacão alcançou os seis pontos. O Flamengo – que sofreu o terceiro revés consecutivo na competição – tem apenas três pontos e pode encerrar a rodada na zona de rebaixamento. O próximo duelo do Rubro-negro carioca é contra o Goiás, na quarta (10).

Bahia faz 3 a 1 no Coritiba

Na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Bahia deu continuidade à recuperação depois de duas derrotas nas primeiras duas rodadas e venceu o segundo jogo seguido ao bater o Coritiba por 3 a 1. No primeiro tempo, após jogada pela esquerda de Matheus Bahia, o cruzamento foi completado para o gol por Victor Luís, que acabou marcando contra para o Tricolor baiano. Na segunda etapa, o Coxa empatou com um golaço de fora da área de Boschilia, mas os donos da casa logo retomaram a frente do placar com gols de Biel e David Duarte. O Bahia agora soma seis pontos, enquanto o Coritiba soma apenas um em quatro, ocupando a penúltima posição. Na próxima rodada, o Bahia visita o Santos, na quarta (10), enquanto o Coritiba enfrenta o Vasco em casa, na quinta (11).

América segue sem pontuar após derrota para o Cuiabá

No duelo que abriu a rodada de domingo, o Cuiabá foi até o Estádio Independência, em Belo Horizonte e derrotou o América, de virada, por 2 a 1. O Coelho abriu o placar com um gol de peito de Aloisio na primeira etapa e estava na frente até os 39 do segundo tempo, quando o Cuiabá igualou com gol contra de Marlon, desviando inadvertidamente um cruzamento da esquerda. Aos 44, o goleiro Matheus Cavichioli foi expulso ao frear jogada do América fora da área com a mão. Na cobrança, Ronald marcou com um chute colocado que venceu o goleiro improvisado Danilo Avelar, que foi para as redes porque o Coelho não podia fazer mais substituições. O triunfo foi o primeiro do Cuiabá no campeonato, levando o Dourado a quatro pontos. Já o América tem quatro jogos e quatro derrotas, em último. Os dois times entram em campo na quarta: o América atua fora de casa diante do Bragantino e o Cuiabá recebe o Atlético-MG.

Jogo desta segunda-feira (08/05)

20h Corinthians x Fortaleza.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação   3642-7495