Nova Zelândia anuncia que não tem mais casos ativos de coronavírus no país

A Nova Zelândia anunciou nesta segunda-feira (8) que o último paciente isolado por causa do novo coronavírus teve alta e que o país não tem mais casos ativos de Covid-19. “Não ter casos ativos pela primeira vez desde 28 de fevereiro é certamente um marco importante em nosso caminho, mas, como dissemos anteriormente, será essencial manter a vigilância contra a Covid-19”, afirmou Ashley Bloomfield, diretora-geral do Ministério da Saúde, em comunicado. O arquipélago do Pacífico Sul, com uma população de cinco milhões de habitantes, registrou 1.154 casos confirmados e 22 mortes. Não há registro de novas infecções por 17 dias. Há uma semana, restava apenas um caso ativo. “O último caso não apresentou sintomas por 48 horas e é considerado curado”, afirmou o Ministério da Saúde. A Nova Zelândia foi elogiada por sua resposta à epidemia de coronavírus, que passou por um rígido período de sete semanas até maio.

Manifestações pró e contra governo são registradas neste domingo

Em Brasília, as manifestações foram realizadas neste domingo (7), na Esplanada dos Ministérios, que se dividiu em duas nesta manhã. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) se posicionou no gramado central e manteve manifestantes contra o governo do lado esquerdo, onde fica o Ministério da Justiça, e grupos a favor do presidente Jair Bolsonaro no lado direito, onde fica o Itamaraty. O ato contrário ao governo do presidente Jair Bolsonaro reuniu mais pessoas. Ao longo da última semana, em diferentes ocasiões, o presidente pediu a seus apoiadores que não saíssem às ruas  para evitar confrontos com grupos contrários. Na Esplanada dos Ministério, pouco depois das 9h, um grande grupo caminhou até o Ministério da Justiça, onde havia uma barreira policial impedindo o avanço além daquele ponto. A manifestação unificou pautas como o combate ao racismo, ao fascismo e contrários ao governo federal. Os manifestantes usavam máscaras, item de uso obrigatório no Distrito Federal, em virtude da epidemia de covid-19. Esse grupo ficou na Esplanada por pouco tempo. Às 11h, ele já caminhava de volta, se afastando do Congresso Nacional em direção à Biblioteca Nacional, onde começou a dispersão. O protesto foi pacífico. Do lado favorável ao governo, o público foi muito inferior e saiu às ruas vestido de verde e amarelo. Os manifestantes tiveram acesso à Praça dos Três Poderes, local que tem concentrado apoiadores do presidente aos domingos. A Polícia Militar informou que não houve registro de ocorrência durante a manifestação e ninguém foi detido. Além disso, a PMDF informou que não faz estimativa de público. Os atos aconteceram em 20 capitais.

Auxílio emergencial: Caixa libera 2ª parcela para nascidos em agosto

A Caixa Econômica Federal encerra no próximo sábado (13) o calendário de liberação de saques e transferências da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras). Hoje (8), será feita a liberação para 2,6 milhões de beneficiários nascidos em agosto. O dinheiro visa reduzir os efeitos do novo coronavírus nas camadas mais necessitadas. A liberação do saque e a transferência da poupança social da Caixa para outros bancos estão sendo feitas de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos estão sendo transferidos automaticamente para as contas indicadas. Amanhã (9), será liberado o saque para 2,6 milhões de beneficiários nascidos em setembro; na quarta-feira (10), para 2,6 milhões nascidos em outubro; na quinta-feira (11), feriado, não haverá liberação; na sexta-feira (12), para 2,5 milhões nascidos em novembro; e no sábado (13), para 2,5 milhões nascidos em dezembro. Segundo a Caixa, quem não sacar o auxílio nesse período continua com o crédito disponível nas contas indicadas e poderá realizar o saque, independente do dia de nascimento, a partir da próxima segunda-feira (15).

Ministério da Saúde informa números contraditórios sobre covid-19

Após alterar na semana passada a divulgação de mortes e infecções por covid-19, o Ministério da Saúde divulgou neste domingo, 7, números contraditórios sobre a doença. Às 20h37, as informações oficiais da pasta eram de 1.382 novos óbitos em 24 horas (um recorde para um domingo) e 12.581 novos casos de infectados, no mesmo período. Entretanto, às 21h50, a plataforma oficial trazia dados diferentes. De acordo com o site, foram registrados 525 novos óbitos e 18.912 novos casos confirmados de sábado para domingo. Os números estavam mais próximos dos relatados pelas secretarias estaduais e por grupos independentes, que começaram no fim de semana a fazer levantamento próprio após o governo atrasar divulgações, deixar de dar somatórios e considerar que só deveria divulgar os óbitos nas últimas 24 horas, deixando de incluir históricos. Indagado, o ministério, mas não se manifestou.

Conselho de secretários estaduais lança painel com números da covid-19

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) disponibilizou hoje (7), em seu site, um painel com dados atualizados sobre o número de casos da covid-19 no país. As informações sobre casos confirmados da doença; de mortes decorrentes de complicações causadas pelo novo coronavírus e de pacientes que se recuperaram são fornecidas pelos estados. O conselho reúne os secretários de saúde das 27 unidades da federação. Em um texto no qual justifica a iniciativa, o conselho informa que os dados serão atualizados diariamente, até as 18 horas, e que trabalhará para aperfeiçoar o portal. O lançamento do portal ocorre em meio à decisão do Ministério da Saúde de alterar o formato de divulgação dos dados oficiais. Antes, a pasta divulgava boletins atualizados diariamente entre 17h e 18h, durante coletivas de imprensa. Desde a última quinta-feira, os dados têm sido divulgados próximo às 22h. O Conass afirma estar atuando pautado “pelo mais alto interesse público”, com vista à “defesa da saúde e da vida” dos brasileiros.

Coronavírus em SC: Estado confirma 11.565 casos e 171 óbitos por Covid-19

Santa Catarina registra 11.565 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 7.154 estão recuperados e 4.240 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 7. A doença respiratória já causou 171 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,48%.

Governador Moisés participa de festa junina em meio à pandemia

A realização de festas em Santa Catarina segue proibida por decreto do governador Carlos Moisés da Silva até o dia 5 de julho de 2020. Entretanto na noite de sábado (6), o próprio Moisés foi filmado e fotografado em um evento com grande concentração de pessoas ao seu redor. As imagens mostram Moisés numa roda conversando com outras duas pessoas, ambas usando as máscaras de forma indevida. Moisés sequer a usava, assim como vários dos presentes. O caso aconteceu em um hotel de Gaspar, no Vale do Itajaí, e as imagens mostram um espaço devidamente decorado e pronto para uma festa junina, tradicional comemoração dessa época do ano. segundo nota da assessoria do governador afirmou que ele não participou de nenhuma festa junina, mas que está hospedado no hotel com a esposa e seguindo todas as recomendações. a presença do governador foi mencionada pelos cantores e, neste momento, teria ocorrido uma aglomeração de pessoas que foram atendidas por Moisés. Ele estaria sem máscara porque estava jantando e bebendo, e foi interrompido para atender aos demais hóspedes.

Paraná: Saúde divulga mais 293 confirmações e cinco óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde informa 293 novas confirmações e cinco óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus no boletim deste domingo (7). O acumulado de casos é de 6.897 e 237 mortos em decorrência da doença. Os cinco homens que morreram estavam internados. Um deles, de 49 anos, residia em Fernandes Pinheiro e faleceu quinta-feira (4). Outros três moravam em Curitiba e morreram sexta-feira (5), dois tinham 87 anos e um deles 77. O outro homem que foi a óbito era residente de São José dos Pinhais, 59 anos, faleceu hoje (7).

Senado deve votar projeto das fake news na semana que se inicia

Na semana que se inicia os senadores devem votar o projeto contra fake news. Antes, porém, a proposta deve ser suavizada. Na 3ª feira (2.jun.2020) a votação da proposta foi adiada. O relatório na versão do projeto inicial depois de sugestões dos congressistas, que estava sendo gestado repercutiu mal entre senadores. Estipulava, por exemplo, até 5 anos de prisão para financiadores de crimes contra a honra e discursos de ódio na internet. A votação da proposta ainda não está na agenda oficial do Senado. A Câmara tem em sua pauta MPs (medidas provisórias) voltadas à economia durante a crise do coronavírus. A pauta é remanescente da semana anterior.

Antes de assumir Carlos Wizard deixa o cargo

O empresário Carlos Wizard desistiu de assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos e também deixou o cargo de conselheiro do Ministério da Saúde. Ele tomaria posse na secretaria nesta segunda-feira, dia 8. Por meio de nota, o bilionário informou que não vai mais atuar na pasta. “Informo que hoje (7/junho) deixo de atuar como Conselheiro do Ministério da Saúde, na condição pro bono. Além disso, recebi o convite para assumir a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta. Agradeço ao ministro Eduardo Pazuello pela confiança, porém decidi não aceitar para continuar me dedicando de forma solidária e independente aos trabalhos sociais que iniciei em 2018 em Roraima”, declarou Wizard. O empresário lamentou as declarações que deu nos últimos dias, sobre o plano de recontar os mortos pela covid-19, porque haveria irregularidades nas informações. “Peço desculpas por qualquer ato ou declaração de minha autoria que tenha sido interpretada como desrespeito aos familiares das vítimas da Covid-19 ou profissionais de saúde que assumiram a nobre missão de salvar vidas”, afirmou, na nota.

Funeral de George Floyd será nesta terça-feira em Houston

O corpo de George Floyd chega hoje (8) à cidade de Houston, no Texas, onde reside a família desse homem negro que se transformou no símbolo da luta contra o racismo e a violência policial nos Estados Unidos. O funeral do norte-americano está marcado para amanhã (9), será aberto ao público e a previsão é de que milhares de pessoas compareçam. As cerimônias fúnebres de George Floyd começaram na quinta-feira (4) em Minneapolis, onde o afro-americano morreu. A estrutura da polícia em Minneapolis enfrenta problemas. A Assembleia Municipal da cidade norte-americana votou a favor do desmantelamento do Departamento da Polícia. Isso significa que o financiamento das forças de segurança fica suspenso após o caso da morte de George Floyd, morto pela polícia.

China registra quatro casos de covid-19 nas últimas 24 horas

A China diagnosticou quatro casos de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram hoje (8) as autoridades. A Comissão de Saúde da China informou que os novos casos são procedentes do exterior e foram detectados em Xangai, a “capital” econômica do país, e na província de Sichuan, no sudoeste chinês. A China proibiu a entrada de cidadãos estrangeiros, incluindo residentes, a partir de 28 de março, e, por isso, a maioria dos casos “importados” é de chineses que regressam ao país. As autoridades de saúde acrescentaram que nove pacientes receberam alta nas últimas 24 horas e que o número de pessoas infectadas ativas é 65. De acordo com os dados oficiais, desde o início da pandemia, a China registou 83.040 infectados e 4.634 mortos devido à covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Até o momento, 78.341 pessoas tiveram alta. As autoridades chinesas disseram que 747.066 pessoas que tiveram contato próximo com infectados estiveram sob vigilância médica, 3.232 das quais permanecem sob observação.

Vasco espera resposta do Atlético-MG, e venda de Marrony pode ser definida nesta segunda

A negociação entre Vasco e Atlético-MG avançou e pode ser definida nesta segunda-feira. Após fazer apontamentos na oferta de parcelamento, a direção do time de São Januário aguarda uma resposta do Galo. O Atlético-MG ofereceu cerca de 3,5 milhões de euros (R$ 20 milhões), que seriam pagos em três vezes. Funcionaria assim: metade no ato da compra, 25% em dezembro de 2020 e os outros 25% em junho de 2021.

Milton Neves passa mal durante programa e é levado para hospital

O jornalista e apresentador Milton Neves passou mal durante a transmissão do programa Terceiro Tempo, na Band, neste domingo, e foi levado para o hospital São Luiz. Ele teve quadro estabilizado e foi transferido para o hospital Sírio-Libanês, onde ficará internado em observação. Milton Neves apresentava o programa ao lado de Larissa Erthal quando começou a se sentir mal, com a aceleração súbita dos batimentos cardíacos. O site do programa “Terceiro Tempo” divulgou nota sobre o estado clínico de Milton Neves. Segundo o comunicado, o apresentador “segue com boa evolução clínica” e aguarda exames complementares. “Na noite deste domingo (7), durante a apresentação do “Terceiro Tempo”, da TV Bandeirantes, o apresentador Milton Neves sentiu um mal-estar e foi prontamente atendido pelos socorristas da emissora. Constatado um quadro de arritmia cardíaca aguda, a equipe de atendimento decidiu levá-lo ao Hospital São Luiz, localizado no Morumbi.