SC: maiores de 50 anos podem tomar a segunda dose de reforço contra a Covid-19 a partir de segunda-feira

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina, seguindo orientação do Ministério da Saúde, passa a recomendar a partir de segunda-feira, 6, a aplicação da segunda dose de reforço para maiores de 50 anos e trabalhadores de saúde. Os municípios catarinenses foram orientados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) que se tiverem doses disponíveis em estoque podem iniciar a aplicação da segunda dose de reforço neste público. É importante que a população verifique junto à Secretaria Municipal de Saúde a estratégia de vacinação adotada.

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

A segunda dose de reforço deve ser aplicada com um intervalo de quatro meses após a primeira dose de reforço. As vacinas usadas podem ser a Pfizer, a AstraZeneca ou a Janssen. De acordo com o Ministério da Saúde, estudos mostram que a aplicação de mais uma dose de reforço aumenta em mais de cinco vezes a imunidade uma semana após a aplicação.

SC: Estado confirma 1.750.684 casos, 1.715.298 recuperados e 21.870 óbitos

Há, em Santa Catarina, 1.750.684casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.715.298 se recuperaram e 14.485 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste sábado, 4. A doença respiratória causou 21.870 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,25%.

Confira boletim completo

Covid-19: Brasil registra 15,5 mil casos e 26 mortes em 24 horas

Balanço divulgado na noite de ontem (4) pelo Ministério da Saúde (MS) mostra que 26 pessoas morreram devido à covid-19 em apenas 24 horas, totalizando 666.997 óbitos em decorrência da doença. O número de casos confirmados aumentou em 15.590, chegando a 31.153.069.

boletim 04.06.2022
boletim 04.06.2022 – Divulgação/ Ministério da Saúde
.

Há, ainda, 422.496 casos sendo acompanhados e outros 3.280 sob investigação. Segundo MS, 30.063.576 pessoas já se recuperaram da doença. São Paulo se mantém como o estado com maior número de casos (5.527.726) e de óbitos (169.415), seguido de Minas Gerais (3.435.501 casos e 61.579 óbitos). Com relação ao número de óbitos, o Rio de Janeiro ocupa a segunda posição neste ranking, tendo registradas 73.830 mortes devido à doença, em meio aos 2.208.212 casos já registrados.

Saúde confirma mais 1.410 casos de Covid-19 e um óbito no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou neste domingo (05) mais 1.410 casos e uma morte em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Estado soma 2.538.407 casos e 43.162 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de junho (1.241), maio (42), abril (1), março (1), fevereiro (107) e janeiro (10) de 2022; novembro (1), outubro (1), setembro (1), julho (1), junho (2), maio (1) e fevereiro (1) de 2021. O óbito é de junho (1) de 2022.

INTERNADOS – 191 pacientes com diagnóstico confirmado ou suspeito de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (69 em UTI e 122 em leitos clínicos/enfermaria).

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais um paciente. Trata-se de uma mulher de 81 anos, residente em Foz do Iguaçu. O óbito ocorreu em 3 de junho de 2022.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 11.169 casos de não residentes no Estado – 238 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Tubulação de aço para dragagem da praia de Matinhos é transportada para o mar

As linhas de tubos que vão ser utilizadas para a dragagem da praia de Matinhos, no Litoral do Paraná, começaram a ser colocadas no mar, neste domingo (05). Ao todo, serão 2,6 km de tubulação no trecho marítimo, que será acoplada à draga, e mais 1,8 km ao longo da orla para o espalhamento da areia na praia. Os tubos soldados estão sendo colocados na água no Balneário Flórida e serão transportados via mar até a praia de Caiobá, na altura da Avenida Paraná, onde iniciarão os trabalhos, previstos para este mês. O Governo do Estado e o Consórcio Sambaqui orientam a população para o cuidado ao passar pelo local, tanto na faixa de praia, quanto na área marítima, obedecendo a sinalização.

“São tubulações pesadas, que somente na água somam 2.600 metros, mais os acessórios e os flutuantes. O Consórcio Sambaqui realiza o trabalho de interditar esse espaço da praia, e é necessário que a população tenha essa consciência para evitar acidentes”, destaca o diretor de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos do IAT, José Luiz Scroccaro. Um comunicado oficial foi encaminhado a todos os usuários de embarcações nas proximidades para que fiquem atentos à movimentação entre os balneários de Matinhos e o Morro do Boi, um trajeto de 6,3 km contemplados pelas obras de recuperação da orla de Matinhos. As intervenções preveem o engordamento da faixa de areia em até 100 metros neste trecho.

TUBULAÇÃO – A linha de tubos soldados foi posicionada flutuando, já pressurizada, e será posteriormente ancorada e afundada. Este processo, realizado por rebocadores na área marítima e equipamentos na parte terrestre, será realizado de acordo com condições climáticas. Segundo o gerente de projetos do Consórcio Sambaqui, Elvio Torres, o trabalho deve ter duração de cerca de duas semanas. “Dependemos das condições climáticas e a equipe acompanha a movimentação das ondas e da maré diariamente. Essa etapa termina com a uma tubulação flexível de borracha, ligada à ponta dentro do mar, e um equipamento acoplado, que fará a ligação da tubulação à draga”, explicou.

OBRAS – As Obras de Recuperação da Orla de Matinhos têm investimento de R$ 314,9 milhões por parte do Governo do Estado. As intervenções são necessárias para minimizar os impactos gerados pela combinação do desequilíbrio de sedimentos, ocupações mal planejadas e ressacas no Litoral, que comprometem boa parte da infraestrutura urbana, turística e de lazer na região.

Quase 50% precisaram ajustar orçamento para não perder plano de saúde

Pesquisa da Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (Anab) mostra que 47% dos entrevistados tiveram que ajustar o orçamento em 2021 para não perder o plano de saúde. O levantamento, que ouviu mais de mil pessoas em todo o país, revela ainda que 83% das pessoas têm medo de perder o plano. A pesquisa foi feita no último mês de abril com 1.012 pessoas, de 16 anos ou mais, responsáveis pelas principais decisões do domicílio. As entrevistas foram realizadas por telefone. “O medo de perder o acesso [ao plano de saúde] pode ser motivado pelo aumento das taxas de desemprego ao longo da pandemia de covid-19”, destacou o presidente da Anab e idealizador do estudo, Alessandro Acayaba de Toledo.

De acordo com ele, a portabilidade é uma das saídas para quem precisa reduzir o custo com o plano de saúde, mas sem perdê-lo. “É direito do beneficiário. O interesse pela portabilidade aumentou 12,5% de acordo com a ANS [Agência Nacional de Saúde]. Em alguns casos, foi possível reduzir em 40% os custos com a saúde”, ressaltou Toledo. Segundo o levantamento, entre os que não têm plano de saúde, 83% consideraram que ele é necessário. Dos entrevistados que são usuários exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS), 68% precisaram de algum tipo de atendimento médico em 2021, mas relataram dificuldade no acesso. Para 88% das pessoas ouvidas, a necessidade de assistência médica permaneceu a mesma ou aumentou durante a pandemia. A pesquisa mostrou ainda que um em cada quatro pessoas disse que precisou buscar mais ajuda médica após o início da pandemia de covid-19.

Campanha Junho Lilás alerta para importância do teste do pezinho

A 6ª edição da campanha Junho Lilás, iniciada no último dia 1º, chama a atenção para a realização do teste do pezinho e, especialmente, do teste do pezinho ampliado. A campanha é encabeçada pelo Instituto Jô Clemente (IJC), antiga Apae de São Paulo, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert). “Nosso intuito é orientar a sociedade sobre a necessidade de se fazer o teste do pezinho e de expandir a todos os bebês brasileiros o acesso ao teste do pezinho ampliado para o diagnóstico precoce de dezenas de doenças graves e raras, que demandam intervenções clínicas, emergenciais e tratamentos específicos”, destaca a superintendente Geral do IJC e presidente da Unisert, Daniela Mendes.

Na maior parte do país, o teste do pezinho oferecido na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS) contempla a análise de seis doenças – fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, anemia falciforme e demais hemoglobinopatias, hiperplasia adrenal congênita e deficiência biotinidase. Já o teste ampliado pode detectar 50 doenças. Na capital paulista, os bebês nascidos na rede pública já têm acesso ao teste do pezinho ampliado. “O diagnóstico precoce é capaz de descobrir doenças genéticas, congênitas, infecciosas, erros inatos do metabolismo e da imunidade e, assim, realizar a intervenção precoce e oportuna, evitar danos relacionados ao desenvolvimento neuropsicomotor, sequelas, internações e mortes, proporcionando qualidade de vida à criança e à sua família”, ressalta a diretora da Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, a médica Athenê Maria de Marco França Mauro.

O teste do pezinho, obrigatoriamente, deve ser oferecido a todas as crianças nascidas no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Lei 14.154 de 2021, sancionada em 26 de maio de 2021 pelo presidente Jair Bolsonaro, ampliou para 53 a lista de doenças a serem investigadas no teste do pezinho feito pela rede pública em todo o país. “O grande número de erros no metabolismo existentes pode resultar em quadros clínicos diversos, variando desde pacientes assintomáticos até casos mais graves, incluindo situações em que o bebê vai a óbito. O foco da Triagem Neonatal Ampliada é evitar sequelas como a deficiência intelectual, além de melhorar a qualidade de vida do paciente tratado precocemente”, afirma médica Fernanda Monti, consultora em Erros Inatos do Metabolismo, no laboratório do Instituto Jô Clemente.

Justiça Eleitoral disponibiliza lista de devedores de multa eleitoral

A Justiça Eleitoral disponibiliza, a partir de hoje (5) aos partidos políticos, a relação de todos os devedores de multa eleitoral. Essa lista serve de base para a expedição das certidões de quitação eleitoral, documento que é “pré-requisito para quem pretende concorrer a um cargo público nas Eleições de 2022”, informou, em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o TSE, a principal causa de indeferimento de registros de candidaturas é a falta deste documento. Para consultar a lista, é necessário que os partidos acessem o Sistema de Filiação Partidária (Filia).

“A ferramenta, que é acessada pelos partidos, possui funcionalidade específica para a geração dos arquivos com esses dados. Basta o usuário autorizado pela legenda clicar no menu Arquivos > Dados Devedores e gerar os dados, no momento que quiser”, informou o TSE referindo-se à regra prevista na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Além de dispor sobre a certidão de quitação eleitoral, a Lei de Eleições detalha quais são os documentos que precisam ser apresentados no momento do pedido de registro de candidatura. “Entre eles, estão a cópia da ata da convenção partidária, a certidão de quitação eleitoral, a prova de filiação partidária e a autorização do filiado para incluir seu nome como candidato”, acrescentou o TSE.

“Para fins de expedição da certidão, são considerados quites aqueles que: condenados ao pagamento de multa, tenham, até a data da formalização do pedido de registro de candidatura, comprovado o pagamento ou o parcelamento da dívida regularmente cumprido; e os que pagarem a multa que lhes couber individualmente, excluindo-se qualquer modalidade de responsabilidade solidária, mesmo quando imposta concomitantemente com outros candidatos e em razão do mesmo fato”, explicou.

Sergei Lavrov cancela visita a Belgrado

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, cancelou a visita que faria hoje (6) à Sérvia, depois de as autoridades da Bulgária, Macedônia do Norte e Montenegro terem vedado os espaços aéreos ao avião russo. Para Moscou, o incidente é “mais um canal de comunicação fechado”. O chefe da diplomacia russa iria se encontrar nas próximas horas, em Belgrado, com o presidente sérvio, Aleksandar Vučić. Entretanto, o avião que o transportaria até a Sérvia não recebeu luz verde para cruzar os espaços aéreos dos três países, informou o jornal sérvio Vecernje Novosti. Sérvios e russos mantêm relações próximas – baseadas em laços históricos e culturais. Moscou tem sido, por exemplo, o esteio de Belgrado no seio do Conselho de Segurança das Nações Unidas, ao bloquear o completo reconhecimento da independência do Kosovo.

Os laços são também comerciais. A economia sérvia é completamente dependente do petróleo e do gás russos. A invasão russa da Ucrânia levou a União Europeia a fechar o espaço aéreo a companhias aéreas da Rússia. Reeleito para um segundo mandato em abril, o presidente sérvio acusou a Ucrânia e um país-membro da União Europeia, que se recusou a nomear, de terem orquestrado um conjunto de falsas ameaças de bomba contra aviões da companhia Air Serbia. Acusação que Kiev classificou de “sem fundamento”. Vučić surge assim como o rosto de um país dividido entre a candidatura à UE e a tradicional aliança com Moscou Em maio, o presidente sérvio acertou com Vladimir Putin a continuação do abastecimento de gás natural russo ao país.

Ucrânia: Capital Kiev volta a ser atacada

Neste domingo (5) em Kiev voltou a ser atacada, segundo informações da Agência France Press, bombardeios russos atingiram a capital ucraniana. Um dos alvos foi uma infraestrutura ferroviária 10 quilômetros a sudeste do centro da capital. A Rússia afirma ter destruído blindados entregues à Ucrânia por países do Leste Europeu. Correspondentes da AFP puderam observar diversos galpões destruídos e uma enorme cratera causada por um projétil, enquanto os bombeiros continuavam tentando controlar um pequeno incêndio.

De acordo com as primeiras notícias, não houve mortes. Uma pessoa pessoa ferida foi hospitalizada, anunciou o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, no Telegram, mas já recebeu alta. Um edifício rosa de 10 andares teve todas as suas janelas quebradas. As tropas russas levantaram o cerco à capital ucraniana e ao norte do país no final de março, para concentrar seus esforços no Donbass, no leste, que os separatistas pró-russos controlam parcialmente desde 2014. Klitschko ressaltou, no entanto, que as autoridades não podem dar garantias de segurança aos moradores. Por sua vez, várias autoridades ucranianas disseram que a Rússia não abandonou sua ambição de tomar Kiev.

Grand Slam: Nadal vence em Roland Garros e leva o seu 14º título 

Rafael Nadal venceu o norueguês Casper Ruud neste domingo para erguer o 14º troféu do Aberto da França, um recorde, ampliando a liderança entre os maiores vencedores de títulos de Grand Slams. O espanhol, chegou à final no torneio, a vitória deu a Nadal o 22º título de grand slam recorde, dois a mais que o número um do mundo, o sérvio Novak Djokovic.

Fortaleza vence o Flamengo no Maracanã e conquista 1ª vitória no Brasileiro

Mais de 60 mil rubro-negros saíram do Maracanã de cabeça quente. O Fortaleza, lanterna da Série A do Campeonato Brasileiro, venceu o Flamengo por 2 a 1 neste domingo, pela 9ª rodada do Brasileirão, conquistando a primeira vitória na competição e deixando uma crise no adversário. A torcida carioca hostilizou o técnico Paulo Sousa, o vice-presidente Marcos Braz e vaiou a equipe.Com o resultado, o Flamengo ocupa momentaneamente a 10ª posição, com 12 pontos conquistados. Já o Leão do Pici soma cinco pontos, e segue na última colocação. Na próxima rodada, o Flamengo enfrenta o Bragantino, quarta-feira (08), às 20h30min, no Nabi Abi Chedid. O Fortaleza recebe o Goiás no Castelão, na quinta-feira (09), às 20h (horário de Brasília).

Palmeiras e Atlético-MG empatam e Corinthians assume liderança

Diante de um público de mais de 40 mil pessoas no Allianz Parque, Palmeiras e Atlético-MG não justificaram as expectativas e empataram por 0 a 0, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, ambas equipes vão a 16 pontos na tabela, vendo o Corinthians, que havia iniciado a rodada empatado com as duas, assumir a liderança isolada da competição, com 18 pontos. No último jogo deste sábado (4), o Timão venceu fora de casa o Atlético-GO por 1 a 0.

Zé Ricardo pede demissão e deixa comando técnico do Vasco

O Vasco anunciou na manhã deste domingo (5) que o técnico Zé Ricardo não é mais o comandante do time. O clube foi pego de surpresa com o pedido de demissão entre a noite de sábado (4) e a manhã de hoje (5). Segundo pronunciamento do gerente executivo de futebol do Vasco, Carlos Brazil, o treinador, o auxiliar Cléber dos Santos e o preparador físico Fábio Eiras receberam proposta de outro clube. “É um time de fora do Brasil. Nesse momento, só temos agradecimentos a eles por tudo que realizaram e desejamos total sucesso”, disse o dirigente.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495