Terremoto de magnitude 7,8 mata mais de 1,2 mil na Turquia e Síria

Um terremoto de magnitude 7,8 atingiu a região central da Turquia e o noroeste da Síria na manhã desta segunda-feira (6), causando mais de 1.200 mortes nos dois países e deixando mais 5 mil pessoas feridas, além de milhares de desaparecidos. Este é o terremoto mais forte desde 1939 na região, que fica sobre várias placas tectônicas. Segundo relatos, o tremor durou mais de um minuto e meio e gerou dezenas de réplicas. A última delas foi outro terremoto de magnitude 7,6 também na região central da Turquia por volta de 13h30 no horário local (07h30 no horário de Brasília).

A profundidade, de cerca de dez quilômetros, e a duração do tremor são dois fatores que explicam a grande destruição provocada – imagens mostram prédios inteiros desabados e municípios amplamente destruídos. O presidente da Turquia, Recep Tayip Erdogan, lamentou o episódio. “Transmito meus melhores votos a todos os nossos cidadãos que foram afetados pelo terremoto que ocorreu em Kahramanmaraş e foi sentido em muitas partes do nosso país. Todas as nossas unidades relevantes estão em alerta sob a coordenação da AFAD”, disse.

Reforma tributária é a aposta do Executivo e do Legislativo em 2023

A reforma tributária é a grande prioridade do governo no Congresso este ano. Para o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), é possível aprovar um texto de reforma até o final deste ano. A negociação está sob comando do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e os vice-líderes que dominam a área vão ajudar. “Vamos começar a dialogar a partir de segunda-feira [6] sobre o conteúdo dela e o que podemos fazer antecipadamente para termos uma reforma tributária robusta que dê conta dos problemas”, disse. Haddad – que já declarou que o governo pretende votar a reforma tributária sobre o consumo no primeiro semestre deste ano e a reforma sobre a renda no segundo semestre – também deve participar de reuniões sobre o assunto na semana que vem.

“Já vamos ter as primeiras conversas no início da semana com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para a gente buscar a curto prazo, no máximo até abril, como o ministro quer, nós apresentarmos, o governo apresentar uma boa e consistente proposta de reforma tributária a partir das duas PECs que estão tramitando”, disse Guimarães.  Em mais um esforço no sentido de consolidar a base de apoio no parlamento, na quarta-feira (8) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá lideranças e presidentes de partidos que apoiam o governo, desta vez, para um café da manhã. Para dar mais agilidade à discussão, de acordo com Guimarães, a ideia é que a sugestão a ser apresentada pelo governo tome como base as duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) sobre o tema que já tramitam no Congresso.

Congresso: A importância da aprovação de uma reforma tributária e de um novo paradigma fiscal também foi destacada pelo presidente da Câmara Arthur Lira (PP-AL). “Não tenho dúvidas de que a simplificação do nosso sistema tributário terá efeitos positivos na arrecadação e na justiça social. O Brasil há muito clama por uma solução definitiva para esse desafio”, destacou.  Além da reforma tributária, o presidente do Congresso e do Senado, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), acrescentou que a saúde pública, o crescimento econômico e o desenvolvimento social deverão ser prioridade do Parlamento em 2023. Outro ponto destacado por Pacheco foi a necessidade de pacificação da sociedade a partir da atuação harmônica das instituições. Ele lembrou os ataques golpistas de 8 de janeiro às sedes dos Três Poderes e afirmou que as autoridades devem dirigir a sociedade para o caminho do respeito às divergências.

“Neste momento, assumo meu comprometimento com o pacto democrático com as instituições, com o diálogo, com a cooperação. O Senado Federal e a Câmara dos Deputados não se omitirão em nenhum momento perante as ameaças ao processo democrático, às eleições livres e diretas e à integridade e à confiabilidade das urnas eletrônicas”, disse. O presidente do Senado falou ainda da necessidade de investimentos em educação como arma contra a polarização política. “A educação é fator essencial para a propagação do respeito e da tolerância, para o desenvolvimento do espírito de cidadania, solidariedade e união”, defendeu. Na avaliação de Rodrigo Pacheco um “país dividido não cresce”. Nesse sentido ele defendeu o aprimoramento de ferramentas de transparência e combate às notícias falsas. “A tranquilidade política, a segurança jurídica e a estabilidade institucional são elementos indispensáveis à confiança externa no país e ao desenvolvimento nacional”, ressaltou.

Brasil bate recorde em geração de energia renovável

A geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis no ano passado alcançou a marca de 92%. O resultado, divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), na última quarta-feira (1°), mostra que a participação das usinas hidrelétricas, eólicas, solares e de biomassa no total de energia gerado pelo Sistema Interligado Nacional (SIN) foi a maior dos últimos 10 anos. No total, em 2022, foram gerados quase 62 mil megawatts médios por mês de energia. Segundo a CCEE, o resultado se deu, entre outros fatores, a um cenário hídrico climático mais favorável, que contribuiu para a recuperação dos reservatórios de água e da expansão das usinas movidas pelo vento e pelo sol. No ano passado, as usinas hidrelétricas responderam por 73,6% do total gerado (45.613 MW médio). As eólicas por 14,6% (9.066 MW médio). Já as demais fontes, como biomassa, pequenas centrais elétricas (PCH), solar e as centrais geradoras hidrelétricas (CGH) foram responsáveis por 11,8% (7.291 MW médio).

Com relação à geração hidráulica, as chuvas de 2022 contribuíram para um aumento de 17,1% na produção das hidrelétricas, para 48 mil MW médios. Os estados que apresentaram o maior crescimento na produção de energia hidráulica em 2022 foram: Mato Grosso com aumento de 44 MW médio, São Paulo (219 MW médio), Tocantins (51 MW médio), Pará (599 MW médio), Goiás (194 MW médio ), Sergipe (176 MW médio), Rio Grande do Sul (366 MW médio), Paraná (1.728 MW médio), Minas Gerais (1.178 MW médio), Santa Catarina (545 MW médio) e Alagoas (484 MW médio). “A reversão do cenário crítico de 2021 deixa o país em uma situação muito mais confortável para 2023. Hoje a capacidade instalada desta fonte é de 116.332 MW”, informou a CCEE Já a geração solar centralizada foi o maior destaque. Este tipo de fonte teve o maior aumento de geração em 2022, de 64,3% na comparação com o ano anterior. Ao todo foram produzidos mais de 1,4 mil MW médios.

PGR denuncia mais 152 pessoas pelos atos golpistas; total chega a 653

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, mais 152 pessoas por envolvimento nos atos terroristas que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro. Segundo a PGR, até o momento, 653 suspeitos de participação nos atos golpistas foram denunciados, no total. As denúncias – assinadas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos – narram a sequência de acontecimentos até a formação do acampamento no Quartel-General (QG) do Exército, na capital federal. Segundo as peças, o local apresentava “evidente estrutura a garantir perenidade, estabilidade e permanência” dos manifestantes que defendiam a tomada do poder. Além da condenação pelos crimes apontados, o subprocurador-geral pede que os envolvidos sejam condenados também ao pagamento de indenização mínima, conforme prevê o Código de Processo Penal, “ao menos em razão dos danos morais coletivos evidenciados pela prática dos crimes imputados”.

Denunciados: Os denunciados foram detidos no acampamento em frente ao QG do Exército, em Brasília, e estão presos em unidades do sistema prisional do Distrito Federal, após a decretação das prisões preventivas e as respectivas audiências de custódia. Eles são acusados de associação criminosa e de incitar a animosidade entre as Forças Armadas contra os Poderes Constitucionais, ambos previstos no Código Penal. Nas peças, também há o pedido para que as condenações considerem o chamado concurso material, ou seja, que os crimes sejam considerados de forma autônoma e as penas, somadas.

Celeridade: Pela expectativa de volume de ações e com o objetivo dar celeridade ao andamento dos processos que poderão advir das denúncias apresentadas contra envolvidos nos atos golpistas, o subprocurador-geral, que também coordena do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, solicitou a abertura de uma consulta nacional para que procuradores da República lotados em todo o Brasil possam contribuir com o trabalho. Os interessados atuarão em apoio ao Grupo na instrução processual dos casos.

Semana começa abafada com temporais e chuva forte pelo Brasil

Nesta segunda-feira, o ciclone se afasta e se junta à uma frente fria no oceano que reforça o fluxo de umidade na Região Sudeste. As instabilidades, ainda associadas a circulação dos ventos e o ar quente e úmido da Região Norte, provocam o aumento de nuvens de chuva em grande parte do país, além disso, a atuação da ZCIT, mantém o tempo instável entre o Amapá, litoral do Pará e na costa norte do Nordeste.

Previsão do tempo para 06/02/2023 – segunda-feira

Região Sul: Um sistema de alta pressão atmosférica vai impedir a formação de nuvens carregadas em grande parte da Região nesta segunda. Destaque para o calorão no Rio Grande do Sul. A umidade do ar fica em alerta na Fronteira Oeste e região das Missões. Chove apenas no litoral norte gaúcho e catarinense, as demais regiões e as capitais, seguem com tempo firme. No Paraná, os ventos que sopram do mar ainda deixam o tempo instável no litoral e norte paranaense, mas é pouca chuva. Pancadas mais isoladas no fim de tarde. Curitiba, continua com tempo firme e temperaturas altas.

Região Sudeste: O ar quente e úmido da Região Norte, toda a circulação dos ventos e a passagem da frente fria reforçam a umidade em parte da Região. Norte de São Paulo, sul de Minas e do Rio De Janeiro com possibilidade de chuva desde cedo. As pancadas intercalam períodos de sol e melhoria e durante à tarde o risco de temporais aumenta. Região da Costa Verde, áreas de serra do Rio, e a Zona da Mata, em Minas, ficam em alerta. Já em Vitória, Belo Horizonte e na capital Paulista, sol com variação de nuvens pela manhã e chuva moderada, por vezes forte, entre tarde e noite. O norte capixaba e o Vale do Jequitinhonha, continuam com tempo firme.

Região Centro-Oeste: Calor de verão e chuva típica da estação em toda a Região. Os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, continuam em atenção. A chuva intercala períodos de sol em Goiânia e Brasília e algumas pancadas podem ser registradas pela manhã na região de Campo Grande. Em Cuiabá, chuva mais concentrada entre tarde e noite.

Região Nordeste: A ZCIT continua influenciando o tempo na costa norte da Região. Segunda-feira instável com muita nebulosidade, chuva moderada, por vezes forte desde o litoral do Maranhão até a região de Natal. Em João Pessoa e Recife, as pancadas ocorrem a qualquer momento, intercalando períodos de melhora e o sol, aparece entre muitas nuvens. Salvador, o sertão e interior da Região, continuam com bons períodos de sol e chuva isolada. Já no centro-sul da Bahia, calor e tempo firme.

Região Norte: O ar quente e úmido ainda provoca nuvens de chuva em toda a Região. O dia já pode começar com chuva isolada em Manaus, no estado do Acre e em parte do Amapá. Os temporais se espalham mais durante a tarde em muitas áreas da Região e em capitais como Belém e Porto Velho.

Alertas meteorológicos para 06/02/2023 – segunda-feira

  • Temporais com raios e ventos variando de 60 a 80 km/h no Amazonas, Acre, Rondônia, noroeste do Pará e no Amapá.
  • Atenção para chuva moderada a forte com raios e ventos de 60 km/h no centro-sul do Maranhão, em Teresina, oeste da Bahia, Tocantins, Distrito Federal, leste, sul e norte de Mato Grosso e no centro-norte de Mato Grosso do Sul.
  • Alerta de temporais no nordeste e norte de SP, Triângulo e sul de Minas Gerais, Região Serrana, norte e leste do Rio de Janeiro.
  • Umidade relativa do ar em atenção, abaixo de 30% no sudoeste do PR, sul de MS, oeste de SC, centro-norte, sudoeste e norte do RS. Umidade em alerta, abaixo de 20%, em Uruguaiana e na Fronteira Oeste do RS.
  • Rajadas de vento variando de 40 a 50 km/h no litoral do ES.
  • Umidade do ar em atenção, abaixo de 30% no centro e nordeste da BA.
  • Atenção para chuva moderada no litoral e leste do Nordeste.
  • Pancadas moderadas a forte em Belo Horizonte, Cuiabá e Goiânia.

Crise humanitária: mais uma criança yanomami morre em Roraima

Uma criança de apenas um ano e cinco meses de idade morreu, neste domingo (5), na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, vítima de desnutrição grave e desidratação. A informação foi repassada por Júnior Hekurari, presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’Kuana (Codisi-YY), uma das principais lideranças da região de Surucucu, no extremo Oeste do estado e próxima à fronteira com a Venezuela. De acordo com o relato, a criança estava em estado grave desde ontem (4) e as equipes de saúde pediram sua remoção imediata para Boa Vista, mas o mau tempo impediu a decolagem. Ela era da região Haxiu, que fica a cerca de 15 minutos de helicóptero do polo base de Surucucu, onde há um aeródromo e um pelotão de fronteira do Exército Brasileiro.Afetados pela presença do garimpo ilegal em suas terras, os indígenas yanomami têm sofrido com casos de desnutrição e doenças como malária e pneumonia. Nos últimos quatro anos, foram registradas 570 mortes de crianças no território.

Base Aérea: Em visita a Roraima, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, afirmou que a base aérea no Surucucu vai ser reestruturada para que possa receber aviões de maior porte. A medida vai possibilitar levar ainda a infraestrutura para montar um hospital de campanha na região. Ela não estipulou prazo para a efetivação dessas medidas. A pista de Surucucu não opera por instrumentos e só permite voo visual, o que limita o acesso em horário noturno ou com mau tempo.

Remoção de pacientes: De acordo com o Centro de Operações Emergenciais (COE), colegiado interministerial criado pelo governo federal, em janeiro, foram removidos 223 pacientes da terra indígena para a capital do estado. No balanço mais recente, o COE informou também que a Casa de Saúde Indígena (Casai), em Boa Vista, abriga, no momento, 601 yanomami, entre pacientes e seus acompanhantes. Além disso, há 50 indígenas internados, no Hospital Geral de Roraima (HGR) e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), ambos na capital.

Governo lança programa para reduzir filas no sistema de saúde

O governo federal lançará, nesta segunda-feira (6), um programa elaborado para diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) para cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas. A cerimônia de lançamento será no Rio de Janeiro, a partir das 15h, e contará com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Segundo o Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Redução de Filas terá orçamento inicial de R$ 600 milhões, conforme previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição – valores que serão repassados a estados e municípios. Entre os objetivos do programa, está o de “assegurar apoio técnico e financeiro a estados e municípios para responder ao problema crônico das filas de cirurgias eletivas, exames e consultas na atenção especializada”. Na avaliação da pasta, essas filas têm crescido em decorrência do envelhecimento da população; do aumento de doenças crônicas não transmissíveis; e, também, devido a sequelas da covid-19.

Dimensões e fases: O programa terá duas dimensões: uma emergencial, focada no “aumento imediato” da oferta de cirurgias, exames e consultas; e uma estruturante, dedicada à “melhoria dos processos de gestão das filas e do fluxo de atendimento dos usuários (sistema de regulação) e qualificação da atenção básica”. A qualificação da atenção básica ajudará, segundo o ministério, a reduzir demandas para a atenção especializada. Dessa forma, possibilitará um número maior de médicos disponíveis nas equipes de atenção básica, bem como investimento em capacitação e uso mais intenso de tecnologias como telessaúde.

De acordo com o ministério, a primeira fase do programa vai até junho de 2023. Dos R$ 600 milhões previstos para o ano, R$ 200 milhões serão repassados “imediatamente” para apoio na execução de planos locais que incentivem a organização de mutirões em todo país, de forma a  “desafogar a demanda represada”; e R$ 400 milhões serão repassados a depender da quantidade de cirurgias realizadas, principalmente as abdominais, as ortopédicas e as oftalmológicas. “A ação prevê estratégias para garantir equipes cirúrgicas completas e melhorar o fluxo de atendimento em todo o Brasil. Cada estado poderá estabelecer as cirurgias prioritárias, de acordo com a realidade local”, informou o ministério. A segunda fase, entre abril e junho, inclui exames diagnósticos e consultas especializadas, com foco em tratamentos oncológicos.

Médico mostra importância da mamografia para prevenir câncer de mama

O câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres no Brasil, além de ser a principal causa de morte por câncer em todas as regiões, exceto na Região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa a liderança. Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta para o surgimento de 74 mil casos novos por ano de câncer de mama no país, no triênio 2023/2025.De acordo com o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, atingiu 11,84 óbitos por 100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas registradas no Sudeste e no Sul, da ordem de 12,64 e 12,79 óbitos por 100.000 mulheres, respectivamente.

Neste domingo (5), quando  se comemorou o Dia Nacional da Mamografia, o diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni, disse à Agência Brasil que o objetivo da data é  chamar a atenção para a importância do exame das mamas. Segundo Maltoni, a primeira função principal da mamografia se refere às mulheres que têm algum tipo de sinal ou sintoma, como presença de nódulos ou dor nos seios. “Para essas mulheres, (o exame) já é um dos melhores métodos de diagnóstico do câncer da mama. A mamografia bem-feita, com qualidade, consegue definir bem nódulos, presença de alterações. A mamografia é um exame excelente para o estudo das mamas naquelas mulheres que têm algum sintoma e para as quais ele foi indicado pelos seus médicos”. Outro aspecto considerado por Maltoni, “talvez o mais importante na mamografia” é o que fala da detecção precoce, do rastreamento. “São os exames realizados nas mulheres que não sentem absolutamente nada, estão assintomáticas, não notaram nenhuma alteração nas mamas e estão levando a vida normalmente”.

Para essas mulheres sem sintomas, o Ministério da Saúde recomenda que a mamografia de rastreamento, ou precoce, seja feita a cada dois anos, na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade. O diretor executivo da Fundação do Câncer destacou que nas mulheres em que existe uma história familiar para câncer de mama, especialmente na linha direta de parentesco, a mamografia deve ser antecipada para a faixa acima de 35 anos. “A importância da mamografia é essa: tanto no diagnóstico das lesões que já estão dando sintomas e sinais, como, sobretudo, para poder identificar precocemente alguma alteração nas mulheres que não sentem nada”. Lembrou ainda que é fundamental complementar a mamografia com o exame clínico das mamas por um profissional de saúde pública treinado. O exame está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e na saúde complementar.

Rayssa Leal conquista Mundial de Skate Street

A brasileira Rayssa Leal conquistou, neste domingo (5), o título do Campeonato Mundial de Skate Street que foi disputado em Sharjah (Emirados Árabes). Para garantir a conquista, a maranhense de 15 anos somou 255,58 na grande decisão, na qual Gabriela Mazetto terminou na 6ª posição e Pâmela Rosa na 8ª. O pódio da disputa feminina foi completado pela segunda colocada Chloe Covell, da Austrália, e por Momiji Nishiya, do Japão. O feito garantiu à brasileira 80 mil pontos no ranking de classificação para os Jogos de 2024, em Paris. Após a conquista, Rayssa postou uma mensagem em uma rede social na qual agradece de forma especial ao fisioterapeuta Alison Leff Paz, que a ajudou a tratar de uma dor no punho, causada por uma queda que sofreu em um treino na última sexta-feira (3): “Que dia incrível! Ouvir nosso hino no lugar mais alto do pódio foi emocionante. Ninguém conquista nada sozinho. Sou abençoada por ter o apoio da minha família e do meu time, que só me fortalece nos momentos de dificuldade. E hoje o meu agradecimento especial é para o meu fisioterapeuta, que elaborou um plano de tratamento intensivo que me fez melhor dia pós dia, me fazendo subir cada degrau até o topo. Alisson muito obrigada”. Já na disputa masculina o brasileiro melhor colocado foi Kelvin Hoefler. O medalhista olímpico terminou a competição na 4ª posição, atrás do francês Aurelian Giraud, primeiro colocado, do português Gustavo Ribeiro, segundo, e do japonês Ginwoo Onodera, terceiro.

Athletico-PR e Coritiba empatam em clássico marcado por confusão

O Athletico-PR arrancou um empate em clássico com o Coritiba e manteve a ponta da classificação do Campeonato Paranaense. A partida, disputada neste domingo (5) na Arena da Baixada, em Curitiba, foi marcada também por uma confusão nos minutos finais. Após o primeiro Atletiba de 2023, o Furacão chegou aos 19 pontos, dois a mais do que o Coxa, que ocupa a vice-liderança da classificação. Os melhores momentos da partida se concentraram na etapa inicial, quando o Coritiba abriu o placar com o atacante Kaio César, que finalizou com violência uma jogada coletiva aos 16 minutos. E, aos 24 minutos, o Athletico-PR igualou com Pablo, que bateu na saída do goleiro Gabriel após boa trama com o uruguaio Terans. Já o segundo tempo acabou ficando marcado por uma grande confusão nos últimos minutos da partida que envolveu vários atletas das duas equipes.

Com gols de Roger Guedes e Adson, Corinthians vence o Botafogo-SP

O Corinthians derrotou o Botafogo-SP por 2 a 0, na noite deste domingo (5) em Itaquera, para chegar à terceira vitória consecutiva no Campeonato Paulista, o que lhe mantém com folga na liderança do Grupo C da competição com 13 pontos em seis partidas. Na próxima rodada o Corinthians terá pela frente o São Bento, a partir das 21h30 (horário de Brasília) de quinta-feira (9) no Estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo.

Vitória suada: São Paulo, que bateu o Santo André

Quem não teve facilidade para somar três pontos neste domingo foi o São Paulo, que bateu o Santo André por 1 a 0 graças a um gol do zagueiro Alan Franco nos acréscimos da partida. O resultado levou o Tricolor aos 11 pontos, na ponto do Grupo B.

Cano comanda vitória do Fluminense sobre Audax no Carioca

Comandado pelo artilheiro argentino Germán Cano, o Fluminense retomou o caminho das vitórias na Taça Guanabara do Campeonato Carioca. Jogando neste domingo (5) no estádio do Maracanã, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Audax por 3 a 0. Depois de conquistar os três pontos na partida da 7ª rodada da competição, a equipe comandada por Fernando Diniz permanece na 4ª posição da classificação, agora com 13 pontos. Já o time de Angra dos Reis caiu para a 8ª posição com seis pontos após o revés.

Goleada alvinegra: Botafogo, vence o Boavista por 4 a 0

O domingo também foi de comemoração para a torcida do Botafogo, que goleou o Boavista por 4 a 0 no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com gols de Patrick de Paula, Victor Sá e Tiquinho Soares (dois) o Alvinegro venceu para assumir a vice-liderança com 13 pontos (um a menos do que o líder Flamengo).

Supercopa do Brasil Feminina: Flamengo faz 10 a 0 no Ceará  

O Flamengo não tomou conhecimento do Ceará e goleou por 10 a 0 em sua estreia na edição 2023 da Supercopa do Brasil Feminina, competição que inaugura a temporada 2023 do futebol feminino brasileiro. Com o triunfo na partida disputada neste domingo (5) no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, a equipe da Gávea carimbou o passaporte para as semifinais, nas quais mede forças com o Real Brasília.O destaque da partida foi Crivelari, que superou a goleira adversária em três oportunidades. Porém, o jogo também contou com gols de Duda (dois), Sole Jaimes, Maira Alves, Thaisa, Gica e Jucinara.

Corinthians vence o Atlético-MG

Outra equipe a carimbar a classificação neste domingo foi o Corinthians, que bateu o Atlético-MG por 1 a 0, no Estádio Distrital de Inamar, em Diadema, para avançar para a próxima fase, na qual pega o Internacional. O gol da vitória foi marcado por Vic Albuquerque.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495