Começa hoje registro de chaves digitais do Pix

Novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), previsto para começar a funcionar em novembro, o Pix entrará oficialmente em teste nesta segunda-feira (5). A partir de hoje, os clientes poderão registrar as chaves digitais de endereçamento para enviar ou receber recursos em 644 instituições financeiras. Segundo o BC, as chaves são o “método fácil e ágil” de identificação do recebedor. Desta forma, o pagador não precisará de dados como número da instituição, agência e conta para fazer uma transferência.

Para cadastrar a chave, basta acessar o aplicativo da instituição em que tem conta e fazer o registro, vinculando a uma conta específica uma das três informações: número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ. As informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do Pix.

Anteriormente previsto para iniciar em 3 de novembro, o registro das Chaves Pix foi antecipado para que os clientes e as instituições tenham mais tempo para se familiarizar com o novo sistema. Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves, como registro, exclusão, alteração, reivindicação de posse e portabilidade. As regras específicas constam de regulamento publicado pelo BC em agosto. Neste período antecipado, a participação das instituições financeiras e de pagamentos no registro das chaves ocorre de forma facultativa. O único pré-requisito exigido é a conclusão bem-sucedida da etapa de homologação.

Operação

O Pix funcionará 24 horas por dia e reduzirá para 10 segundos o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes. As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular) ou com base na chave cadastrada.

A nova ferramenta trará agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento, como a transferência eletrônica disponível (TED), que leva até duas horas para ser compensada, e o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte. No caso de empresas, a plataforma traz vantagens em relação ao pagamento por cartão de débito. Isso porque o consumidor pagante não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do Pix para enviar e receber dinheiro.

Cronograma: 

5 de outubro: Início do processo de registro de chaves de endereçamento; 3 de novembro: Início da operação restrita do Pix; 16 de novembro: Lançamento do Pix para toda a população.

Nobel de Medicina 2020 vai para Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice pela descoberta do vírus da hepatite C

Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Medicina, anunciou a Academia Sueca nesta segunda-feira (5), pela descoberta do vírus da hepatite C, uma inflamação do fígado que pode se tornar crônica e causar câncer, levando à morte. A doença, que é transmitida pelo sangue ou outros fluidos corporais, é considerada um problema mundial de saúde. Os vencedores dividirão, em partes iguais, o valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).

Pandemia faz Brasil ter recorde de novos empreendedores

O Brasil caminha, em 2020, para registrar o maior número de empreendedores de sua história. Não exatamente por vocação, mas principalmente por necessidade. Nos nove primeiros meses deste ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de registros. Foram 1.151.041 novas formalizações entre o fim de fevereiro, pouco antes do início da pandemia, até o fim de setembro, segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal. Somados às mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, esse setor representa 99% dos negócios privados e 30% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos) do país.

Impulsionados pela crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, os brasileiros estão buscando na atividade empreendedora uma alternativa de renda. Com isso, uma estimativa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra que aproximadamente 25% da população adulta estarão envolvidos, até o fim do ano, na abertura de um novo negócio ou com uma empresa com até 3,5 anos de atividade. “O desemprego está levando as pessoas a se tornarem empreendedoras.

Não por vocação genuína, mas pela necessidade de sobrevivência”, diz Carlos Melles, diretor-presidente do Sebrae. Comemorado nesta segunda-feira (5), o Dia da Micro e Pequena Empresa marca também um dos momentos mais desafiadores para os pequenos negócios no país. “Embora seja um dia de celebração para os micro e pequenos negócios, vivemos um momento muito difícil, onde a micro e pequena empresa está dentro de um redemoinho causado pela pandemia. Estamos começando a ter que voltar a pagar os impostos que foram suspensos por alguns meses, entre abril e setembro, e o acesso a crédito ainda é um dos principais problemas”, acrescenta Melles.

Gilmar Mendes suspende ação contra denunciados na Operação Esquema S

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu ontem (3) as ações penais contra 30 denunciados pela operação Lava Jato dentro da investigação Esquema S. A operação investiga um suposto esquema de lavagem de dinheiro em órgãos do Sistema S do estado do Rio de Janeiro.

Além de trancar as ações, Mendes anulou todas as medidas cautelares autorizadas até agora pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro. Ele ordenou que a primeira instância deixe de decidir sobre o caso “de forma direta e indireta” até que o STF determine a instância em que deve tramitar o processo.

A decisão atende a pedido apresentado em setembro pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A entidade alegou que as investigações desrespeitaram a prerrogativa de sigilo nas relações entre advogados e seus clientes. A OAB também argumentou que, por envolver autoridades com foro privilegiado, o caso não pode ser julgado em primeira instância, sendo de competência do STF.

Começam hoje campanhas de vacinação contra pólio e de multivacinação

Começa hoje (5) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de até 5 anos. A mobilização vai até o dia 30 de outubro em postos de saúde de todo o país. Os órgãos de saúde alertam que a população deve procurar o serviço mesmo com a pandemia de covid-19, pois a vacina é de extrema importância para manter as crianças imunes à doença. No sábado (17), a vacinação será reforçada com o dia de mobilização nacional.

Também a partir desta segunda-feira, inicia-se a campanha nacional de multivacinação. Crianças e adolescentes menores de 15 anos, não vacinados ou com esquemas incompletos de qualquer vacina, devem comparecer às unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação.

No público-alvo da campanha contra a poliomielite estão crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para crianças com até 1 ano incompleto e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos. A depender do esquema vacinal registrado na caderneta, a criança poderá receber a Vacina Oral Poliomielite (VOP), como dose de reforço ou dose extra, ou a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), como dose de rotina. A estimativa do Ministério da Saúde é que haja no país 11,2 milhões de crianças nessa faixa etária. A meta é imunizar 95% desse público.

Covid-19: Brasil registra 365 mortes e 8.456 novos casos em 24 horas

O balanço divulgado ontem (4) pelo Ministério da Saúde (MS) mostra 8.456 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. Já são 4.915.289 casos desde o começo da pandemia. Além disso, foram registradas 365 novas mortes, totalizando 146.352 óbitos. Até o momento, 4.263.208 de brasileiros (86,7%) já se recuperaram da doença.

Os números mais baixos são comuns nos domingos, em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de saúde aos fins de semana. Contudo, os 8,4 mil novos casos registrados hoje são inferiores aos domingos anteriores. Os últimos três domingos (27/09, 20/09 e 13/09), por exemplo, foram registrados 14,3 mil, 16,3 mil e 14,7 mil novos casos respectivamente. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente, 505.729 pacientes estão em tratamento.

Covid nos estados

São Paulo, que atingiu ontem (3) um milhão de casos de covid-19, chegou a 1.003.902 casos acumulados de covid-19. Os outros estados com maior número de incidência no país são Bahia (315.440), Minas Gerais (307.199) e Rio de Janeiro (271.701). Já o Acre é tem o menor número de casos (28.672). Em seguida estão Amapá (48.628), Roraima (51.368) e Rondônia (66.623).

São Paulo também lidera o número de mortes, com 36.178. Rio de Janeiro (18.769), Ceará (9.051) e Minas Gerais (7.643) aparecem na sequência. Os estados com menos mortes são Roraima (661), Acre (667), Amapá (716) e Tocantins (968).

SC: Estado confirma 219.218 casos, 209.180 recuperados e 2.847 mortes por Covid-19

O Governo do Estado relatou que 219.218 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, dos quais 209.180 estão recuperados e 7.191 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 4. A Covid-19 causou 2.847 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,3%.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 4
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há casos confirmados em todos os 295 municípios catarinenses, e há 228 com pelo menos um óbito. O local com a maior quantidade de casos é Joinville, que soma 22.541 casos, seguida por Florianópolis (13.624), Blumenau (11.951), Itajaí (7.933), São José (7.535), Balneário Camboriú (7.233), Criciúma (7.225), Chapecó (6.879), Palhoça (6.102) e Brusque (5.765). Atualmente, há 1.520 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 906 estão ocupados, sendo 198 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação geral é de 59,6% e há 614 leitos livres atualmente.

Paraná: 4.545 pessoas já morreram de Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde confirma neste domingo (4), 753 novos casos e 15 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 182.525 casos e 4.545 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – 735 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados hoje; 618 pacientes estão em leitos SUS (300 em UTI e 318 em leitos clínicos/enfermaria) e 117 em leitos da rede particular (51 em UTI e 66 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.020 pacientes internados, 443 em leitos UTI e 577 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 15 pacientes, todos estavam internados. São seis mulheres e nove homens, com idades que variam de 46 a 91 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 2 e 4 de outubro. Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (4), Colombo (3), e, um caso em cada um dos seguintes municípios: Bandeirantes, Campo Largo, Cruzeiro do Iguaçu, Itaperuçu, Ortigueira, Pinhais, Piraquara e Santa Mariana.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 1.951 casos de residentes de fora, 44 pessoas foram a óbito.

INTERNACIONAL

Itália deve impor restrições para conter aumento da covid-19

O governo italiano deve impor novas restrições no país na próxima semana para tentar conter o número crescente de casos do novo coronavírus, disse o ministro da Saúde, Roberto Speranza. O gabinete deve se reunir na terça-feira (6) para decidir como reagirá ao aumento no número de infecções, com o Sul da Itália pela primeira vez parecendo mais vulnerável à doença. “A batalha ainda não acabou. Não temos os números vistos em outros países europeus, mas estamos em uma fase de crescimento significativo e espero que o país encontre espírito de unidade”, disse Speranza à emissora estatal RAI.

As medidas em análise incluem tornar obrigatório o uso de máscaras ao ar livre em todo o país e retomar restrições às reuniões sociais. A Itália registrou 2.844 novos casos no sábado (3), o maior número desde o fim de abril, quando o país estava sob lockdown. As autoridades estão alarmadas com os surtos no Sul, na região da Campânia, principalmente Nápoles, onde são notificadas mais de 400 novas infecções por dia pela primeira vez.

Para ajudar a manter o controle e garantir que as regras de distanciamento social sejam respeitadas, o Ministério do Interior disse que soldados podem ser enviados, bem como a polícia, a alguns pontos críticos. A Itália foi o primeiro país da Europa a ser atingido pela covid-19 e tem o sexto maior número de mortes no mundo, com quase 36 mil vítimas desde o início do surto em fevereiro. Até sábado, haviam sido registrados 322.751 casos.

Nova York planeja lockdown em pontos críticos a partir de quarta

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que a cidade se prepara para fechar negócios não essenciais e também escolas em nove bairros identificados como focos do novo coronavírus a partir da próxima quarta-feira (7), em uma tentativa de conter a disseminação da covid-19 no que já foi o epicentro da pandemia nos Estados Unidos.

Buscando a aprovação do governo do estado para o lockdown, de Blasio afirmou que a medida afetará nove regiões onde as taxas de testes positivos para o novo coronavírus aumentaram, possivelmente como resultado de falha no distanciamento social e no uso de máscaras faciais. Ele acrescentou que bairros em mais 11 áreas da cidade estão em uma “lista de observação” por causa de suas crescentes taxas.

Nova York é um dos 18 estados onde os casos não aumentaram nas duas últimas semanas, de acordo com análise da Reuters. Nove estados relataram aumentos recordes em casos de covid-19 nos últimos sete dias, principalmente no meio-oeste e no oeste, onde o clima leva a atividades em ambientes fechados. Se o governador de Nova York, Andrew Cuomo, aprovar a paralisação, áreas do Brooklyn e do Queens seriam obrigadas a fechar todos os estabelecimentos não essenciais, restaurantes e escolas públicas e privadas. Cerca de 100 escolas públicas e 200 escolas privadas seriam fechadas por um período entre duas e quatro semanas, caso a aprovação do estado seja obtida, disse o prefeito.

Trump recebeu resultado de teste rápido positivo para Covid-19, mas não revelou, segundo jornal

Antes de divulgar o resultado definitivo de seu exame de Covid-19 na madrugada de sexta-feira, Donald Trump deu entrevista por telefone a um programa de TV, mas não revelou que um teste inicial já indicava que ele estava com coronavírus, de acordo com uma reportagem do jornal “The Wall Street Journal” do domingo (4).

De acordo com a publicação, ele recebeu o resultado de um teste rápido na quinta-feira. Depois disso, Trump deu uma entrevista a um programa de TV da Fox News no qual falou da infecção de uma de suas assessoras, mas nada sobre a sua própria contaminação.

Trump sente-se muito bem e permanecerá hospitalizado, diz Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se sente muito bem e quer voltar a trabalhar na Casa Branca, mas permanecerá hospitalizado, disse o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Robert O’Brien, neste domingo (4). “Falei com o chefe de Gabinete [Mark Meadows] esta manhã e a boa notícia é que o presidente se sente muito bem e realmente quer voltar para a Casa Branca e voltar ao trabalho, mas acho que ele vai ficar no [hospital] Walter Reed por pelo menos outro período de tempo”, disse O’Brien no programa Face the Nation, da CBS.

Por repetidas vezes Trump minimizou a ameaça da pandemia, mesmo após a morte de mais de 208.000 americanos e diante da destruição da economia dos EUA. Em um tuíte na manhã deste domingo, Trump disse “muito obrigado!”, referindo-se aos apoiadores que se reuniram na noite de sábado em frente ao hospital Walter Reed agitando bandeiras da campanha Trump 2020. Diferentes avaliações sobre a saúde de Trump feitas por funcionários do governo no sábado (3) não deixaram claro o estado de saúde do presidente desde que testou positivo para o coronavírus na noite de quinta-feira(1).

Uma equipe de médicos da Casa Branca disse no sábado que a condição de Trump estava melhorando e que ele já estava falando em voltar para a sede do governo. Minutos depois, o chefe de gabinete da Casa Branca, Mark Meadows, deu aos repórteres uma avaliação menos otimista, dizendo que os sinais vitais do presidente nas 24 horas anteriores foram muito preocupantes e que as próximas 48 horas seriam críticas em termos de cuidado. Disse também que ainda não estavam em um caminho claro que apontasse para uma recuperação completa. Funcionários do governo descreveram a transferência para o hospital Walter Reed como preventiva e disseram que Trump ficaria lá por vários dias.

Azerbaijão: ofensiva não cessa até que Armênia programe retirada

O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, exigiu nesse domingo (4) que a Armênia estabeleça um cronograma de retirada do enclave de Nagorno-Karabakh e territórios azeris vizinhos, e disse que o país não interromperá a ação militar até que isso ocorra. Em discurso transmitido pela televisão à nação, Aliyev disse que as forças azeris avançam em uma ofensiva para retomar terras perdidas para os armênios étnicos nos anos 1990. O conteúdo e o tom da mensagem de Aliyev deixaram claro que o Azerbaijão não aceitará apelos por um cessar-fogo imediato, como a Rússia, os Estados Unidos e a União Europeia pediram reiteradas vezes. Centenas de pessoas foram mortas na semana passada em confrontos entre o Azerbaijão e as forças étnicas armênias, incluindo mais de 40 civis.

FUTEBOL

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

Atlético-MG goleia Vasco e amplia vantagem na liderança

Na partida que fechou a 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG venceu o Vasco por 4 a 1 no estádio do Mineirão e ampliou a vantagem na liderança da competição, alcançando 27 pontos e abrindo cinco sobre o vice-líder Internacional.

Flamengo vence Athletico-PR e entra no G4

O Flamengo venceu o Athletico-PR por 3 a 1 na tarde deste domingo (4), no estádio do Maracanã pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com este resultado, a equipe carioca chegou à quarta posição, com 21 pontos. Contudo, para permanecer no G4 até o final da rodada, terá de torcer para o Vasco não vencer o líder Atlético-MG ainda neste domingo, no Mineirão. Já o Athletico-PR, com 14, fica com apenas dois pontos de vantagem sobre a primeira equipe dentro da zona do rebaixamento, o Coritiba.

Jogo movimentado

O Santos venceu o lanterna Goiás, de virada, por 3 a 2, e terminou a 13ª rodada do Brasileirão mais próximo do pelotão da frente. O VAR teve muito trabalho na partida, sendo decisivo para marcar um pênalti para o Santos, expulsar o atacante Arthur Gomes e anular um gol dos donos da casa nos acréscimos do segundo tempo.

Vitória dos visitantes

Outro jogo que terminou que terminou com vitória da equipe visitantes acontece em Salvador, onde o Sport bateu o Bahia por 2 a 1. A equipe pernambucana abriu 2 a 0 com Hernane e Marcão, mas o time baiano descontou com Saldanha.

Igualdade no Couto Pereira

Também pela 13ª rodada do Brasileiro, Coritiba e São Paulo empataram em 1 a 1 em partida disputada, neste domingo (4), no estádio Couto Pereira.

Travessão e Muriel param Botafogo, que fica no empate com Fluminense

Na partida que abriu o domingo (4) de futebol pela Série A do Campeonato Brasileiro, Botafogo e Fluminense ficaram no 1 a 1 no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. A partida, válida pela 13ª rodada, marcou o nono empate do Glorioso no torneio. A equipe alvinegra, que teve a estreia do técnico Bruno Lazaroni, não vence há 10 compromissos pelo torneio nacional. Já o Tricolor das Laranjeiras perdeu a chance de, ao menos temporariamente, entrar no G-4.

Fortaleza e Atlético-GO

No último jogo deste domingo, Fortaleza e Atlético-GO ficaram no 0 a 0.

Seleção: Ederson substitui Alisson, cortado após lesão no ombro

O goleiro Ederson foi convocado para defender a seleção brasileira nos jogos contra Bolívia e Peru pelas eliminatórias para a Copa do Mundo do Catar, em 2022. O arqueiro do Manchester City (Inglaterra) substitui Alisson, do também inglês Liverpool, que sofreu uma lesão no ombro esquerdo durante um treinamento.

Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou que, segundo o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, a contusão de Alisson “não possui tempo suficiente de recuperação” para que ele possa reforçar o Brasil nos jogos. Ainda conforme a entidade, os atletas chamados pelo técnico Tite começam a se apresentar neste domingo (4), na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). O primeiro treino está marcado para segunda-feira (5), às 16h (horário de Brasília).

Além de Ederson, as outras opções de Tite para o gol nos duelos contra bolivianos e peruanos são Weverton, do Palmeiras, e Santos, do Athletico-PR. O arqueiro do City esteve em campo no sábado (3), no empate por 1 a 1 com o Leeds United, pelo Campeonato Inglês. Weverton também atuou sábado, na vitória do Verdão, por 2 a 1, sobre o Ceará, pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná