Enem 2019: Como foram as questões

As questões do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abordaram diversos temas ligados aos direitos humanos, como violência contra a mulher, racismo, refugiados, escravidão e discursos de ódio nas redes sociais. No entanto, nenhuma das 90 questões trouxe, por exemplo, a temática LGBT, criticada pelo presidente Jair Bolsonaro na edição passada. No domingo (3), milhares de candidatos inscritos fizeram a redação e 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas. O tema da dissertação foi a ‘democratização do acesso ao cinema no Brasil’. Confira a resolução comentada e o gabarito extraoficial.

Educadores: prova manteve padrão dos últimos anos

O primeiro Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado na gestão Jair Bolsonaro manteve o padrão de anos anteriores, a prova que é o passaporte para as 63 universidades públicas federais do país. Milhões de candidatos em todo o Brasil se depararam com uma avaliação que abordou diversos temas relacionadas a direitos humanos, a prova manteve o padrão dos anos anteriores, mas sem assuntos considerados polêmicos. Foi o que mostrou, na avaliação de professores, o primeiro dia de provas, que testou conhecimentos nas áreas de linguagens, ciências humanas e redação.

Aplicador teria vazado foto da prova do Enem, diz ministro

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que a foto com o teor da prova do Enem que vazou no início da tarde deste domingo, 3, não provocou danos ao exame e, em sua avaliação, não abrirá brechas para pedidos na Justiça para a anulação da prova. Análises feitas até o momento, de acordo com ele, indicam que o vazamento teria sido provocado por um aplicador de provas que, notando a ausência de três candidatos, teria aberto os cadernos e fotografado. Weintraub disse esperar que rapidamente a pessoa envolvida seja encontrada. Questionado sobre quais seriam as penas que o autor do vazamento estaria submetido, o ministro afirmou que a intenção seria “escangalhar ao máximo a vida dele”. “A gente vai atrás de absolutamente tudo para que essa pessoa pague pela má-fé e falsidade”, disse.

Enem: primeiro dia teve 23% de abstenção e 376 eliminados

O primeiro dia do Enem 2019 registrou taxa de abstenção de 23%, ligeiramente menor do que a do ano passado (24,9%). A informação foi divulgada pelo ministro da Educação Abraham Weintraub em coletiva de imprensa na noite deste domingo (3), na qual ele também comentou o número de candidatos eliminados e outros problema ocorridos durante a aplicação, classificados por ele como pontuais perante a dimensão da prova. Ao todo, 376 candidatos foram eliminados por descumprirem itens do edital, entre eles o porte de materiais proibidos e o toque de celular durante a prova. O que gerou os maiores questionamentos à segurança da prova, no entanto, foi uma outra situação.

‘A cara do governo Bolsonaro’, diz Weintraub sobre o Enem

Às dezoito horas deste domingo, encerrou-se o primeiro dia de Exame Nacional do Ensino Médio do governo de Jair Bolsonaro. Alvo de polêmicas desde a campanha presidencial por conta de questões consideradas “doutrinárias” pelo então candidato, a prova trouxe textos mais curtos, um tema de redação surpreendente – a democratização do acesso ao cinema – e nenhuma pergunta sobre a ditadura militar, figurinha carimbada nas últimas oito edições do exame. Em entrevista coletiva em Brasília, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que este é o primeiro “Enem do novo ciclo”. “Não fica doutrinando, não fica buscando polêmica. Nem o pessoal mais à esquerda está criticando”, disse o ministro.

Alcolumbre: reforma tributária fica pronto no 1º semestre de 2020

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), 42 anos, estima que o texto da reforma tributária conciliando propostas de deputados, senadores e da equipe econômica do governo deve ficar pronto para ser votado no 1º semestre de 2020. O tema será debatido em uma inédita comissão mista, composta por 15 senadores e 15 deputados, grupo que, segundo o senador, deve ser criado nesta 3ª feira (5.nov.2019). O Regimento Interno do Congresso não tem a figura da comissão mista para debater 1 projeto de lei ou de emenda constitucional. Esse grupo será montado de maneira informal pelo entendimento firmado entre Alcolumbre e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Caso Marielle: ‘Ninguém quer adulterar nada’, diz Bolsonaro

Deixando o Estádio Bezerrão, em Brasília, na noite do último domingo (3), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) declarou que é ‘má-fé ou falta de caráter’ a acusação de ligá-lo ao assassinato da vereadora Marielle Franco. Bolsonaro afirmou que ‘não quer adulterar nada’ em relação aos áudios da portaria de seu condomínio que dissera ter obtido. A fala provocou reação da oposição, que promete acionar a PGR por ‘obstrução de Justiça’.

Bolsonaro diz que pegou áudios para evitar adulteração

O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (2.nov.2019) que pegou a gravação das ligações da portaria do condomínio Vivendas da Barra, no Rio de Janeiro, onde ele tem casa, para evitar adulteração no conteúdo. As gravações tratam sobre a visita de Élcio de Queiroz, 1 dos acusados de matar a vereadora Marielle Franco (Psol), ao condomínio no dia do crime, em março de 2018. Élcio visitou o ex-policial Ronnie Lessa, acusado de ter sido o autor dos disparos que mataram Marielle e o motorista Anderson Gomes. Segundo depoimento do porteiro do condomínio, alguém com a voz que ele julgou ser de Bolsonaro autorizou a entrada de Élcio no condomínio.

Força-tarefa tenta conter óleo em Abrolhos

O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, destacou no domingo que a força-tarefa formada por agentes públicos de diversas instâncias, pescadores e voluntários deve conter a poluição por óleo que atingiu neste fim de semana o Arquipélago de Abrolhos, no sul da Bahia. Um plano de contenção civil, por exemplo, está sendo executado desde o dia 12 e já evitou a chegada à área de 19,2 mil quilos de resíduos.

Walter Mercado morre aos 87 anos

O astrólogo Walter Mercado, conhecido por suas participações frequentes na TV dos Estados Unidos, América Latina e Brasil, morreu no domingo (3), aos 88 anos. A porta-voz do hospital Auxilio Mutuo, de San Juan, em Porto Rico, Sofia Luquis afirmou que Walter Mercado morreu após uma falência renal. Em seus últimos anos de vida, ele viveu na região de Cupey, na própria cidade. Walter Mercado era conhecido com frequência por conta do bordão ‘Ligue já!’

LOTERIA

Mega-Sena sorteia R$ 40 milhões nesta segunda

Devido ao feriado de Finados, no último sábado (2), o concurso 2.204 da Mega-Sena será realizado nesta segunda(4). O prêmio estimado para quem acertar as seis dezenas é de R$ 40 milhões. O sorteio acontece às 20h, horário de Brasília, e as apostas podem ser feitas até uma hora antes.

ESPORTES

FÓRMULA 1

Hamilton faz história e se torna hexacampeão

A Fórmula 1 escreveu um grande capítulo da sua história na tarde de domingo. Em Austin, palco do GP dos Estados Unidos, Lewis Hamilton confirmou as expectativas e tornou-se o segundo homem a alcançar a marca de seis títulos mundiais. O britânico, hoje com 34 anos, repete o feito logrado por Michael Schumacher há 16 anos. Lewis Hamilton já fazia parte da galeria dos maiores pilotos da F1 em todos os tempos. Nesta tarde de domingo (3), ao confirmar a conquista do hexacampeonato ao terminar o GP dos EUA em segundo lugar, já não há mais dúvidas de que o britânico é um dos gigantes da história do esporte. Em entrevista concedida pouco depois de descer do carro e ainda digerir as fortes emoções vividas em Austin, Hamilton desabafou: “É simplesmente intenso”.  Sobre a corrida, Lewis parabenizou o vencedor e companheiro de equipe, Valtteri Bottas, e falou sobre a estratégia de uma parada, algo que o próprio piloto não esperava que fosse possível ser concretizada.

Carille deixa Corinthians após goleada

A pressão ficou insuportável para Fábio Carille. Após a goleada sofrida neste domingo para o Flamengo, o Corinthians confirmou a saída do treinador do comando técnico da equipe. O vínculo entre as partes tinha vencimento em dezembro de 2020, mas a multa rescisória não precisará ser paga por ninguém. Técnico e dirigentes do clube se reuniram e chegaram a um consenso de que seria melhor para todos a interrupção do trabalho nesse momento.

FUTEBOL

Tiago Nunes é alvo do Corinthians para 2020

O Corinthians tem um favorito para assumir o posto deixado por Fábio Carille, que foi demitido logo após a derrota por 4 a 1 para o Flamengo, neste domingo, no Maracanã. Trata-se de Tiago Nunes, que tem contrato apenas até o fim do ano com o Athletico Paranaense e, sabe a Goal, já foi procurado nos últimos dias pelo Timão.
A ideia de trazer Nunes para 2020, na verdade, está sendo discutida há semanas no bastidores do clube alvinegro, que ainda vê Sylvinho, que caiu recentemente no Lyon, como plano B.

Flamengo diz ter acerto com a Inter e cobra Gabigol

Depois, parte de uma das notícias que os torcedores mais vêm aguardando: o acordo com a Inter de Milão por Gabigol. “Ele tem que decidir a vida dele, se quer estar aqui em 2020. A situação está com ele. Com a Inter, está tudo muito bem encaminhado, equacionado. Agora, a decisão é dele. O Flamengo fez a proposta, está tudo equacionado. Agora, vamos ver se ele quer jogar em 2020 no Flamengo”, disse Marcos Braz, vice-presidente do clube rubro-negro.

Resultados da Rodada – Série A – Brasileirão

Flamengo vence o Corinthians

O Flamengo derrotou o Corinthians neste domingo (3) sem grandes dificuldades, por 4 a 1. O time de Jorge Jesus segue na liderança com oito pontos de vantagem para o Palmeiras. Restam agora, apenas oito rodadas para o encerramento do Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro busca empate com Bahia, mas segue ameaçado

O Cruzeiro superou a expulsão de Orejuela e, mesmo com um a menos e atrás no placar, conseguiu correr atrás do empate contra o Bahia, no Mineirão, em 1 a 1.

Grêmio bate Inter e abre 4 pontos sobre o rival

Em um Gre-Nal animado pela luta por um lugar na próxima Libertadores, o Grêmio fez valer o fator casa e venceu o Internacional, que teve Marcelo Lomba expulso de forma polêmica. Pedro Geromel e Rômulo marcaram os gols da vitória gremista por 2 a 0.

Marinho dá show, Santos goleia e afunda Botafogo

O Santos venceu o Botafogo por 4 a 1 na noite de domingo, na Vila Belmiro, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Soteldo (2), Eduardo Sasha e Marinho. Os cariocas fizeram o de honra com Igor Cássio. O Peixe contou com alto nível de Soteldo e Marinho para construir a goleada. O camisa 10 fez dois gols, enquanto o dono do ‘mini míssil’ anotou um e deu uma assistência.

Athletico-PR vence CSA na Baixada e chega ao G6

O Athletico Paranaense venceu o CSA por 1 a 0, na noite deste domingo, na Arena da Baixada, em Curitiba, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Marcelo Cirino foi o autor do gol. A vitória colocou o Furacão no G6, na sexta posição na tabela, com 46 pontos. Já o time marujo segue em 18º, com 29, na zona de rebaixamento, e vê a distância para o Cruzeiro, primeiro time fora da degola, aumentar para quatro pontos.