Bolsonaro escolhe Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal

O presidente Jair Bolsonaro nomeou nesta segunda-feira (4) o delegado Rolando Alexandre de Souza como novo diretor-geral da Polícia Federal. A nomeação foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União”. A nomeação de Rolando foi oficializada cinco dias depois de o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspender a nomeação do também delegado Alexandre Ramagem para comandar a PF. Rolando Alexandre de Souza é delegado da Polícia Federal. Foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Em setembro de 2019, a convite de Alexandre Ramagem, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Agência Brasileira de Inteligência – Abin. Na PF, Rolando também foi chefe do Serviço de Repressão a Desvio de Recursos Públicos e ocupou cargos de chefia na Divisão de Combate a Crimes Financeiros e na superintendência em Rondônia.

Brasil ultrapassa 7 mil mortes por coronavírus

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registrou 4.588 infecções pelo novo coronavírus de sábado para domingo. Com isso, o País ultrapassou a faixa de 100 mil casos confirmados – são 101.147 no total. O número de óbitos passou de 6.750 para 7.025, com o acréscimo dos 275.

Coronavírus em SC: Governo do Estado confirma 2.519 casos de Covid-19

O Governo do Estado informa que há 2.519 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina. O balanço foi divulgado neste domingo, 3. O novo coronavírus causou 52 óbitos no estado desde o início da pandemia. O número de municípios com casos confirmados é 135, quatro a mais que na última atualização diária. As novidades na lista são Água Doce, Caxambu do Sul, Paial e Planalto Alegre. A maior quantidade de pacientes com Covid-19 está em Florianópolis, que soma 347 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (224), Joinville (199), Chapecó (153), Criciúma (139), Balneário Camboriú (101), Braço do Norte (99), Itajaí (98), Concórdia (88) e Camboriú (73).

Número de mortes por Covid-19 chega a 93 no Paraná; estado tem 1514 casos, diz secretaria

Chegou a 93 o número de pessoas mortas por Covid-19 no Paraná, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), neste domingo (3). Foram três novas confirmações desde o boletim anterior, divulgado no sábado (2). As novas mortes confirmadas são de um homem de 44 anos, de Paranavaí, que morreu no sábado, um homem de 72 anos, de Fazenda Rio Grande, que morreu na manhã deste domingo, e uma mulher de 53 anos que morreu em Tamboara no dia 28 de abril, mas que só agora teve o diagnóstico confirmado da doença.

Estado do Rio ultrapassa marca de mil mortes por novo coronavírus

O Estado do Rio de Janeiro ultrapassou neste domingo, 3, a casa dos mil mortos pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registradas 48 novas mortes, totalizando 1.019 vítimas da doença. Outros 338 óbitos estão sendo investigados e 150 descartados. O Estado tem ainda 11.139 contaminações confirmadas até este domingo, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, entre os casos confirmados, 6.284 pacientes se recuperaram da doença. A capital lidera o ranking dos municípios com mais óbitos e contaminações. Foram 631 mortes e 6.750 casos de doença. Em número de óbitos aparecem, em seguida, Caxias (84), Nova Iguaçu (44), Niterói (27) e São Gonçalo (25).

Cidade de São Paulo teve 52% de isolamento no sábado

O índice de isolamento social na capital paulista foi de 52%, no último sábado (2), de acordo com informações da prefeitura. O percentual é obtido com base em dados de deslocamento dos habitantes, captados pelas operadoras de telefonia móvel Claro, Vivo, Oi e Tim. Os registros são lançados no Sistema de Monitoramento Inteligente (Simi-SP), do governo de São Paulo.

Em ato Presidente diz que ‘chegou no limite’

O presidente Jair Bolsonaro disse neste domingo, 3, que as “Forças Armadas” estão ao lado do seu governo e que pede a Deus que “não tenhamos problemas nesta semana” porque ele “chegou no limite” e “daqui para frente não tem mais conversa” e a Constituição “será cumprida a qualquer preço”.

Ato em Brasília teve 2.600 carros na Esplanada

Participaram de uma carreata na tarde deste domingo (03) na área central de Brasília aproximadamente 2.600 veículos. A estimativa do Poder360 leva em conta a concentração de veículos em algumas das fotos aéreas e a extensão da fila de carros, que, no ápice, chegou a ocupar o trecho de 3,5 km da Torre de TV ao Congresso Nacional. Os motoristas se somaram aos que faziam parte do movimento “Marcha para Brasília”. Haviam faixas de “Fora Maia”e também de represália ao STF (Supremo Tribunal Federal) com a mensagem “Fora STF”.

Barroso: ‘Forças Armadas são do Brasil, não do governo’

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, neste domingo (3/5), em entrevista a Globo News, que “vê com preocupações” as declarações de que as Forças Armadas estão do lado do governo. Para o magistrado, as manifestações que ocorreram na Esplanada e pediram o fechamento do Supremo e do Congresso Nacional estão “dentro da democracia”, mas é necessário protestar dentro da legalidade. Ele condenou ataques contra jornalistas. o ministro declarou que são instituições de Estado, e não de governo. “A mim, pessoalmente, só me preocupou uma coisa. A invocação de que as Forças Armadas apoiavam o governo. E ai eu acho que esse é um fato que trás algum grau de preocupação. As Forças Armadas são instituições do Estado, subordinadas à Constituição, e portanto, não estão dentro de governo, não estão vinculadas a governo algum. Portanto, não se deve lançar as Forças Armadas no varejo da política. Isso foi o que aconteceu na Venezuela, com os resultados que nós verificamos”, acrescentou.

Brasil luta contra coronavírus e o extremismo, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que o Brasil luta contra o coronavírus e contra o vírus do extremismo. Segundo ele, o pior efeito dessa realidade é levar parte dos brasileiros a ignorar a ciência e negar a realidade. A declaração, feita no Twitter, foi acompanhada de outros comentários do parlamentar sobre os ataques que profissionais da saúde e da imprensa estão sofrendo por parte de apoiadores do governo.

PF resgata mensagens de Bolsonaro no celular de Moro

Peritos da Polícia Federal extraíram do celular do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro mensagens trocadas com o presidente Jair Bolsonaro, incluindo as que foram deletadas para aumentar o espaço de armazenamento do aparelho. A ação foi realizada durante o depoimento de Moro, que durou mais de oito horas na sede da Superintendência da PF em Curitiba. Uma varredura completa foi realizada no celular de Moro e localizou áudios de conversas do ex-ministro com Bolsonaro enviadas por aplicativo de mensagem. Os peritos também copiaram comunicações trocadas por Moro com a deputada Carla Zambelli, algumas delas que também haviam sido deletadas para liberar espaço de armazenamento, mas que permanecem na memória do aparelho. O próximo passo é a elaboração de um laudo no Instituto Nacional de Criminalística sobre as conversas e os áudios.

Itália e Espanha têm menor número diário de mortos por Covid-19 em quase dois meses

No último domingo, Itália e Espanha registraram o menor número diário de mortes em quase sete semanas. O novo coronavírus matou 174 pessoas na Itália, atingindo o menor balanço diário de mortos da epidemia desde o início do confinamento no país, em 9 de março. Já a Espanha registrou 164 óbitos.

Trump diz que EUA terá vacina contra coronavírus até o fim deste ano

O presidente Donald Trump disse  neste domingo que os Estados Unidos terão uma vacina contra o coronavírus até o final deste ano. “Estamos muito confiantes de que vamos ter uma vacina no final do ano, até o final do ano”, disse Trump em um programa da da Fox News transmitido do Lincoln Memorial em Washington, DC. Ele também disse que pedirá a reabertura de escolas e universidades em setembro, dizendo “eu quero que eles de volta”. A previsão da vacina avança é discutida enquanto os Estados Unidos e outros países correm para serem os primeiros a descobrir uma maneira de prevenir o COVID-19.

Agências da Caixa abrirão 2 horas mais cedo a partir de 2ª feira

A partir desta 2ª feira a Caixa antecipará em 2 horas a abertura de todas as agências do país. A mudança tem o objetivo de agilizar o atendimento e evitar grandes filas e aglomeração de pessoas aptas a receber o auxílio emergencial de R$ 600. As unidades passarão a funcionar de 8h às 14h.

Coreias do Norte e do Sul trocam disparos na fronteira

Na manha do último domingo, as duas Coreias trocaram diversos disparos ao longo da fronteira. Esse foi o 1º incidente desse tipo desde que os 2 países tomaram medidas sem precedentes para estreitar suas relações em 2018. Segundo as autoridades sul-coreanas, não houve feridos entre seus soldados, que encontraram marcas de bala na unidade localizada em Cheorwon, na região central da DMZ. Seul também não acredita que haja vítimas do lado norte-coreano, já que os disparos do Sul foram de advertência e efetuados contra território inabitado na Coreia do Norte. A agência de notícias estatal do regime, KCNA, não informou imediatamente sobre o incidente.