Clínicas privadas negociam compra de 5 milhões de doses de vacina da Índia contra a covid-19

A Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC) informou neste domingo, 3, que o setor negocia a compra de cinco milhões de doses da Covaxin, imunizante contra a covid-19 fabricado pela farmacêutica indiana Bharat Biotech. O produto obteve no sábado, 2, recomendação de uso emergencial na Índia, mas os dados sobre a sua eficácia ainda são desconhecidos. A ABCVAC afirma que cinco milhões de doses devem vir ao mercado brasileiro até meados de março. Este calendário, porém, depende de certificações do produto no País. Para ser aplicada, a vacina deve ser registrada ou receber aval para uso emergencial no Brasil. A fabricante da vacina precisa pedir essas permissões à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Uma delegação da associação brasileira irá à Índia na próxima semana para discutir a compra da vacina. “A vacina, administrada em duas doses com intervalo de duas semanas entre elas, induziu um anticorpo neutralizante, provocando uma resposta imune e levando a resultados eficazes em todos os grupos de controle, sem eventos adversos graves relacionados a` vacina. Na última fase antes da liberação para uso emergencial, ela foi aplicada em 26 mil voluntários em 22 localidades da Índia”, afirma a ABCVAC. Os dados sobre os estudos finais da vacina ainda não foram publicados. Em nota, a Bharat Biotech disse que iniciou procedimentos junto à Anvisa para “submissão contínua” dos resultados. Por este caminho, a empresa deve apresentar os dados das pesquisas em etapas, mesmo antes de finalizar todos os estudos. Mas a entrega de documentos ainda não começou. A ideia é acelerar o processo de registro na Anvisa. Só quatro laboratórios (AstraZeneca, Butantã, Janssen e Pfizer/BioNtech) já adotaram esse procedimento.

Governo federal suspende exportação de seringas e agulhas

A Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Economia restringiu a exportação de seringas e agulhas ao incluir os produtos entre os que precisam de licença especial para serem exportados. Segundo a portaria editada pela secretaria, a restrição começou a valer no dia 1º de janeiro. A mudança foi solicitada pelo Ministério da Saúde em 30 de dezembro. Ao Ministério da Economia, a pasta afirmou que a medida é necessária “para que o Governo Federal possa dotar o Plano Nacional de Imunizações/ PNI dos insumos necessários na realização de todas as etapas das vacinações programadas, sem prejuízo do Plano de Vacinação contra COVID”.

“O Ministério da Saúde esclarece que solicitou ao Ministério da Economia que interrompa provisoriamente exportação das seringas e agulhas excedentes dos contratos de venda para mercados externo e interno, firmados entre as empresas brasileiras e seus clientes. Assim, a pasta comprará apenas aquilo que exceder os lotes já contratados”, afirmou a pasta em nota neste domingo (3). Na nota, o ministério disse também que “existe um estoque satisfatório de seringas distribuídas nos postos de vacina do Brasil. Estes insumos, inclusive, podem ser utilizados para dar início à vacinação de forma célere e segura”. Uma lei de abril de 2020 permitiu a proibição de exportação de produtos médicos, hospitalares e de higiene essenciais ao combate à pandeia do novo coronavírus.

Justiça determina fechamento de atividades não essenciais no Amazonas

A Justiça do Amazonas determinou, neste sábado (2), o fechamento de atividades não essenciais no estado por 15 dias, em virtude da pandemia de covid-19. O juiz Leoney Harraquian atendeu um pedido do Ministério Público (MP). A liminar concedida por Harraquian também determina a adoção de medidas de contenção de aglomeração social nos estabelecimentos essenciais. No pedido, o MP argumentou que o período eleitoral e os preparativos para as festas de fim de ano levou ao aumento do “contato entre pessoas infectadas e não infectadas, gerando uma aceleração da curva de casos de infecção e, assim, nova mais grave sobrecarga ao sistema estadual de saúde”.

Segundo informações do MP no pedido, a taxa de ocupação de leitos em unidades de terapia intensiva (UTI) na rede pública e privada de saúde está em 84,7%. O juiz concordou com os argumentos do MP e entendeu que o estado deve tomar medidas mais eficazes no combate à covid-19. E que uma “flexibilização de fato” só deverá ocorrer após o total controle dos casos no estado. Harraquian determinou o uso de força policial para o cumprimento da decisão. A multa diária em caso de não cumprimento das determinações é de R$ 50 mil, a ser aplicada ao governador do estado. Além disso, o juiz determinou que, após o prazo de 15 dias, as decisões do estado visando a liberação do convívio social sejam respaldadas na Avaliação de Riscos apresentada pela Fundação de Vigilância em Saúde.

STJ nega retorno de dois brasileiros ao país sem teste de covid-19

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, negou neste sábado (2), um pedido de liminar de dois brasileiros que estão no exterior e desejam voltar ao Brasil, mas não fizeram o teste de covid-19. Os viajantes estão em Punta Cana, na República Dominicana, e alegam não ter laboratórios disponíveis para realização dos testes RT-PCR. Desde o último dia 30 de dezembro, está em vigor uma portaria que obriga o viajante a realizar o teste nas 72 horas anteriores ao momento do embarque para o Brasil. A portaria foi assinada pelos ministros da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto; da Justiça e Segurança Pública, André Luiz de Almeida Mendonça; e da Saúde, Eduardo Pazuello.

A defesa dos dois brasileiros pediu autorização de embarque e realização do teste de covid-19 em São Paulo, em laboratório localizado dentro do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O magistrado, porém, entendeu que a portaria deve ser obedecida e que não há ilegalidade ou abuso de poder em seu texto. “A meu sentir, não é razoável possibilitar o embarque de passageiros sem atender as restrições impostas excepcionalmente e temporariamente pelas autoridades tidas como coatoras, em detrimento da coletividade, especialmente, considerando o cenário que vem vivenciando o país com o impacto epidemiológico causado pelo coronavírus”, disse Martins, em sua decisão.

Reino Unido aplica primeira dose da vacina de Oxford

O Reino Unido começou, nesta segunda-feira (4), a vacinar pessoas de grupos de risco contra a Covid-19 com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. O país, o primeiro do mundo a aprovar a vacina, também é o primeiro a começar a aplicá-la. Segundo o serviço público de saúde britânico (NHS, na sigla em inglês), 520 mil doses estão prontas para serem distribuídas. A vacina é aplicada em duas doses.

Brian Pinker, de 82 anos, foi o primeiro a receber a vacina, em um hospital da própria Unversidade de Oxford, perto de onde a vacina foi desenvolvida. Pinker faz diálise e afirmou que estava muito satisfeito. Ele disse que, agora, espera comemorar seu 48º aniversário de casamento com sua esposa, Shirley, este ano. O Reino Unido passa por uma nova alta de casos, mais de 50 mil novas infecções por coronavírus por dia nos últimos seis dias. No domingo (3), foram vistos 54.990 novos casos e mais 454 mortes por Covid-19 no país. Mais de 75 mil pessoas já morreram pela doença em solo britânico, um dos piores números da Europa.

Indonésia pretende iniciar vacinação contra Covid-19 na próxima semana 

O programa de vacinação em massa contra a Covid-19 na Indonésia começará na semana que vem, disse nesta segunda-feira um ministro de alto escalão, a depender da autorização da agência regulatória de alimentos e medicamentos do país (BPOM), e 700 mil doses do imunizante já foram amplamente distribuídas pelo país. A Indonésia, que enfrenta um dos surtos de coronavírus mais persistentes da Ásia, garantiu 329 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, principalmente da Pfizer e da sua parceira BioNTech, e da AstraZeneca.

As doses que serão usadas na primeira fase da vacinação são as da chinesa Sinovac, cujo imunizante foi batizado de CoronaVac. O ministro-chefe da Economia da Indonésia, Airlangga Hartarto, disse que a campanha de vacinação em massa está agendada para começar na semana que vem, dependendo de dados da BPOM, que ele disse incluir conclusões de testes feitos com a vacina no Brasil e na Turquia. A farmacêutica estatal indonésia Bio Farma já enviou 714 mil doses da CoronaVac às 32 províncias do país, disse a companhia em comunicado nesta segunda. Até agora a Indonésia recebeu 3 milhões de doses da vacina da Sinovac.

Índia aprova uso da vacina AstraZeneca para coronavírus

O governo da Índia aprovou a vacina contra a covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, abrindo caminho para uma campanha massiva de imunização no segundo país mais populoso do mundo, disse neste sábado o ministro da Informação da Índia, Prakash Javadekar. Javadekar acrescentou que a vacina foi aprovada na sexta-feira, confirmando o que fontes próximas ao assunto disseram à Reuters. É a primeira vacina para coronavírus aprovada para uso emergencial pela Índia, que apresenta o maior número de infecções depois dos Estados Unidos.

Javadekar disse que pelo menos mais três vacinas aguardam aprovação. “A Índia é talvez o único país onde pelo menos quatro vacinas estão sendo preparadas”, disse ele. “Um foi aprovado ontem para uso emergencial, a Covishield”, disse, referindo-se à vacina da AstraZeneca, que está sendo desenvolvida localmente naquele país por meio do Sorum Institute of India (SII, na sigla em inglês). A Índia relatou mais de 10 milhões de casos de Covid-19, embora sua taxa de infecção tenha caído significativamente desde o pico em meados de setembro. O país espera inocular 300 milhões de seus 1,35 bilhão de habitantes nos primeiros seis a oito meses de 2021.

Governo federal pode perder testes encalhados mesmo com validade estendida

O Ministério da Saúde pode perder milhões de testes para detectar a covid-19 mesmo após ter estendido o prazo de validade dos exames por 4 meses. De acordo com reportagem publicada no jornal O Estado de S. Paulo nesta 2ª feira (4.jan.2020), 6,5 milhões de testes RT-PCR não foram distribuídos para a rede pública e seguem encalhados no galpão da pasta no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Há ainda outras unidades em posse dos Estados. O número é incerto, mas pode ser de mais de 3 milhões de unidades, segundo estimativa de gestores de saúde ouvidos pela reportagem.

Um dos obstáculos para utilização dos testes é a escassez do reagente de extração do RNA das amostras, cujo estoque atual do governo permite apenas 390 mil análises. O Ministério da Saúde afirmou que ainda pretende comprar mais de 6 milhões de reagentes desse tipo. Outra barreira para o uso do estoque é que o modelo de testes encalhados não é compatível com parte da rede de laboratórios da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Os testes tiveram custo de R$ 275 milhões aos cofres públicos (R$ 42 por unidade). Eles são comercializados na rede privada por R$ 290 a R$ 400. O exame é um dos mais eficazes para diagnosticar a covid-19, pois detecta o vírus ativo no organismo. A coleta é feita por meio de um cotonete aplicado na região nasal e faríngea. Em nota, o ministério afirma que ainda pretende distribuir e utilizar todos os testes antes do vencimento.

Na contra mão: SC dá péssimo exemplo tem praias lotadas e aglomeração

Os dois dias de sol e muito calor no primeiro final de semana de 2021 levaram muita gente às praias do Litoral de Santa Catarina. A volta para casa dos banhistas que escolheram as praias de Florianópolis foi bastante movimentada nas estradas, com diversos pontos de congestionamento no sábado (2) e no domingo (3). No domingão, Ingleses e Canasvieiras, Norte da Ilha, tiveram presença intensa de banhistas. O barco pirata, atração turística famosa da praia de Canas, gerou aglomeração no trapiche por parte dos banhistas. um grupo de banhistas, que preferiu não se identificar, relatou congestionamento e filas no retorno para casa, em especial na Avenida das Rendeiras, na Lagoa da Conceição, Leste da Ilha. Em Balneário Piçarras, imagens mostram pessoas em pé no que se assemelha a uma balada.

Em Itapema, PM precisou dispersar aglomeração na orla da praia Vídeos mostram aglomeração e falta do uso de máscara na noite deste sábado (2), em um bar no Centro de Balneário Piçarras. Na página do Instagram, o estabelecimento exibe uma agenda de show diários. De acordo com o último decreto do Governo do Estado, nas regiões que estiverem em situação gravíssima (vermelha) estão proibidas o funcionamento de boates, casas de shows e pubs, mas esta regra não tem sido obedecida pelos estabelecimentos e pela população. Correria e tumulto em Itapema. A madrugada deste domingo (3) também foi marcada por aglomerações em Itapema. Vídeos registrados por moradores mostram a Polícia Militar dispersando um grupo de pessoas que estava na orla da Meia Praia.

Com a chegada dos agentes houve correria e tumulto no local. Algumas pessoas chegaram a arremessar objetos contra os policiais, que precisaram fazer a contenção da ação com balas de borracha. nformações preliminares dão conta de que os envolvidos estariam participando de uma festa irregular na orla da praia, pouco antes da chegada dos policiais. Outro vídeo gravado por moradores mostra os agentes tentando dispersar as pessoas, que correm em várias direções.

UTI lotada em Balneário Camboriú

Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte. Apesar do reforço na fiscalização da prefeitura, imagens na orla da Praia Central mostram aglomerações e pessoas sem utilizar máscaras, que é obrigatória na faixa de areia. Todos os 27 leitos reservados para casos de Covid-19 no Hospital Ruth Cardoso, o único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na região, estão ocupados por pacientes do Litoral e do Vale do Itajaí. Os três leitos restantes estão com as bombas de infusão, que controlam a medicação dos pacientes, estragadas e os leitos foram desativados temporariamente. Segundo a unidade de saúde, não há peças disponíveis para a reposição.

Nas últimas 24 horas, 20 pessoas morreram e 821 tiveram o diagnóstico confirmado pelo novo coronavírus. Conforme os dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 475.841 já se recuperaram da doença. A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública permanece em está em 81,1%. Se forem levados em conta apenas os leitos para adultos, esse percentual chega a 83,3%.

Covid-19: Brasil registra 196 mil mortes e 7,73 mi de casos

As mortes por causa da pandemia do novo coronavírus chegaram a 196.018. Nas últimas 24 horas, foram registradas 293 mortes. A soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia atingiu 7.733.746. Entre ontem e hoje (2), foram registrados 17.341 novos diagnósticos positivos. No total, 6.813.008 pessoas já se recuperaram da covid-19.

O balanço foi divulgado hoje (3) pelo Ministério da Saúde. O levantamento reúne as informações das secretarias estaduais de Saúde de todo o país.

Em geral, os registros de casos e mortes são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação dos dados pelas secretarias de Saúde aos fins de semana. Já às terças-feiras, os totais tendem a ser maiores pelo acúmulo das informações de fim de semana que são enviadas ao ministério.

Covid nos estados

São Paulo registrou 1.471.422 de pessoas contaminadas. Os outros estados com maior número de casos no país são Minas Gerais (550.672) e Santa Catarina (497.345). Já o Acre tem o menor número de casos (42.046), seguido de Amapá (68.568) e Roraima (68.875). São Paulo também lidera o número de mortes, com 46.865. Rio de Janeiro (25.616) e Minas Gerais (12.037) aparecem na sequência. Os estados com menos mortes são Roraima (787), Acre (802) e Amapá (927).

SC: Estado confirma 497.345 casos, 475.841 recuperados e 5.314 mortes por Covid-19

Há 497.345 pessoas que testaram positivo para Covid-19 em Santa Catarina, das quais 475.841 estão recuperadas e 16.190 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 3. O coronavírus causou 5.314 óbitos no estado até agora. A taxa de letalidade é de 1,07%.

Na comparação com o boletim anterior, reduziu em 727 o número de casos ativos e há 20 novos óbitos. Aos casos confirmados, somaram-se 821, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 1.528.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 3
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 264 cidades registraram pelo menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 283 tenham casos ativos. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que registra 45.153 casos, seguida por Florianópolis (42.814), Blumenau (26.480), São José (21.871), Criciúma (19.104), Palhoça (15.232), Balneário Camboriú (14.794), Itajaí (14.698), Chapecó (13.742) e Brusque (13.050). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 81,1%. Isso significa que, dos 1.518 leitos existentes no estado, 287 estão livres e 1.231 estão ocupados, sendo 593 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Casos confirmados de Covid-19 já passam de 418 mil no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (03) 1.688 novos casos confirmados e 27 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 418.122 casos confirmados e 7.965 mortos em decorrência da doença. Os casos divulgados neste domingo são de janeiro deste ano (1.063) e de maio (1), setembro (2), outubro (21), novembro (30) e dezembro (571) de 2020.

INTERNADOS – Neste domingo, 1.504 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.158 pessoas em leitos SUS (590 em UTI e 568 em leitos clínicos/enfermaria) e 346 em leitos da rede particular (137 em UTI e 209 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.064 pacientes internados, 415 em leitos UTI e 649 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em hospitais das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 27 pacientes. São 11 mulheres e 16 homens, com idades que variam de 26 a 91 anos. Os óbitos ocorreram entre 24 de novembro e 03 de janeiro. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (6), Cascavel (3), Foz do Iguaçu (3) e Guarapuava (3). A secretaria registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Arapongas, Assis Chateaubriand, Campina da Lagoa,  Campo Bonito, Campo Largo, Dois Vizinhos, Imbituva, Luiziana, Palmeira, Pinhais, Pontal do Paraná e Ventania.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento aponta ainda 3.193 casos de residentes de fora. Desse total, 63 pessoas foram a óbito.

Confira aqui o boletim completo.

Vaticano planeja campanha de vacinação rápida contra a covid-19

A Cidade do Vaticano, menor Estado soberano do mundo, informou neste sábado (2) que espera receber doses suficientes da vacina contra a covid-19 nos próximos dias para inocular todos os seus trabalhadores e residentes. O Vaticano abriga cerca de 450 pessoas, incluindo o papa Francisco, enquanto várias centenas de seus funcionários vivem em Roma, que circunda a cidade-estado.

“É provável que as vacinas cheguem na segunda semana de janeiro em quantidade suficiente para cobrir as necessidades da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano”, afirmou o comunicado da cidade-estado. A Santa Sé é o órgão governante da Igreja Católica Romana que opera dentro do território do Vaticano. O Vaticano disse ter comprado um refrigerador de ultracongelamento para armazenar as doses, sugerindo que usará a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech, que deve ser armazenada a cerca de 70 graus Celsius negativos.

A vacinação terá início na segunda quinzena de janeiro, com prioridade para os profissionais de saúde e segurança pública, idosos e funcionários em contato frequente com o público, disse o Vaticano, com injeções administradas de forma voluntária. O papa Francisco tem 84 anos e parte de um pulmão removido por uma doença quando ele era jovem na Argentina, seu país de origem, o que o tornou potencialmente vulnerável à covid-19. O Vaticano, no entanto, não disse se ou quando ele seria vacinado.

Papa critica pessoas que saem de férias para fugir dos bloqueios da covid-19

O papa Francisco criticou neste domingo, 3, as pessoas que viajaram para o exterior em férias para escapar dos bloqueios do novo coronavírus em seus países, dizendo que precisavam demonstrar mais consciência pelo sofrimento dos outros. Falando após sua bênção semanal ao meio-dia, Francisco disse que leu notícias de jornal sobre pessoas que pegavam voos para fugir de restrições impostas pelos governos e buscar diversão em outro lugar.

“Eles não pensaram nos que estavam ficando em casa, nos problemas econômicos de muitas pessoas que foram duramente atingidas pelo bloqueio, nos doentes. (Pensaram) apenas em sair de férias e se divertir”, disse o pontífice. “Isso realmente me entristeceu”, afirmou ele em um discurso em vídeo da biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano.

A bênção tradicional do Angelus é normalmente dada de uma janela com vista para a Praça de São Pedro, mas foi realizada na parte de dentro para evitar que qualquer multidão se reunisse e limitar a disseminação da covid-19. “Não sabemos o que 2021 nos reserva, mas o que todos nós podemos fazer juntos é nos esforçarmos um pouco mais para cuidar uns dos outros. Existe a tentação de cuidar apenas de nossos próprios interesses”, afirmou. Muitos países impuseram restrições para evitar a propagação do novo coronavírus, que matou mais de 1,8 milhão de pessoas em todo o mundo, de acordo com a última contagem.

Itália autoriza desembarque de 265 migrantes em navio humanitário

A Itália autorizou hoje (4) o navio espanhol Open Arms a desembarcar em Porto Empedocle (Sicília) os 265 migrantes que estão a bordo, incluindo 63 menores, e que foram resgatados nos últimos dias em duas operações no Mediterrâneo, segundo a organização. “Após repetidas recusas das autoridades de Malta em nos permitir desembarcar as 265 pessoas resgatadas e que estão a bordo do Open Arms, a Itália confirmou um porto seguro para nós, Porto Empedocle, na Sicília, um destino a que chegaremos em algumas horas”, disse uma porta-voz da organização não governamental (ONG).

Os resgatados aguardavam há quase quatro dias no navio humanitário espanhol que um país europeu autorizasse um porto onde pudessem desembarcar, com frio e as más condições do tempo no mar. O barco da ONG catalã resgatou 169 pessoas no Mediterrâneo no dia 31 de dezembro e mais 96 no dia 2 de janeiro. Entre os resgatados há pelo menos 14 mulheres e 63 menores, entre eles seis crianças, sendo que 40 viajavam desacompanhados. O navio esteve, nas últimas horas, perto das águas da ilha italiana de Lampedusa (sul), de onde se aproximou para se proteger das más condições no mar. O segundo grupo deixou a cidade líbia de Zuwarah em 31 de dezembro, enquanto o primeiro grupo partiu da cidade líbia de Sabratha, a cerca de 60 quilómetros de Trípoli, na manhã de 30 de dezembro.

FUTEBOL

Campeonato Brasileiro não teve rodada neste final de semana

Pelo brasileirão da série A não houve rodada neste final de semana, devido ao feriado de ano novo, os clubes retornam a campo na próxima quarta-feira dia 06.

Em clássico argentino, Boca Juniors e River Plate empatam em 2 a 2

O Boca Juniors se recuperou de um placar adverso nos últimos minutos e conseguiu o empate em 2 x 2 em casa ontem (2) no grande clássico do futebol argentino com o River Plate, em partida da quarta rodada da Copa Diego Maradona. Com o resultado, Boca e River mantiveram a liderança compartilhada do grupo A1 da competição, de onde um dos finalistas da competição sairá após um mini-torneio de cinco dias.

Alex Apolinário sofre parada cardiorrespiratória em jogo em Portugal

Um grande susto envolvendo um jogador brasileiro que atua na terceira divisão do futebol português aconteceu neste domingo (3). Alex Apolinário, do Alverca, de 24 anos, sofreu uma parada cardiorrespiratória aos 27 minutos do primeiro tempo, na partida contra o UFC Almeirim. O atleta chegou a ser reanimado em campo, com uso de um desfibrilador, e depois foi levado pelos bombeiros para o Hospital de Vila Franca de Xira. Alex Apolinário, natural de Ribeirão Preto (SP), chegou ao Alverca no início de 2019. No Brasil, ele teve passagens por Cruzeiro, último clube que atuou no país, Botafogo-SP e Athletico-PR. Após o ocorrido, o clube português publicou uma mensagem no Instagram desejando pronta recuperação do atleta. Na imagem aparecem jogadores das duas equipes do confronto deste domingo em oração.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.