Rebeca Andrade fica em quinto lugar na final do solo nas Olimpíadas de Tóquio

A ginasta Rebeca Andrade terminou em quinto lugar na final do solo das Olimpíadas de Tóquio-2020, com 14,033. A medalha de ouro ficou com a norte-americana Jade Carey, com pontuação de 14,366. A prata foi para a italiana Vanessa Ferrari (14,200) e o bronze ficou dividido entre a japonesa Mai Murakami e Angelina Melnikova, do Comitê Olímpico Russo, com 14,166. Anteriormente, a brasileira havia conquistado a prata no individual geral, que mede a ginasta mais completa dos Jogos Olímpicos, e o ouro no salto. Confira abaixo: Especial Olimpíadas.

Empresas tomam medidas para controlar a vacinação de funcionários

Com quase metade da população brasileira vacinada com ao menos a 1ª dose de um imunizante contra a covid-19, muitas empresas começaram uma transição entre o home office e o trabalho presencial. Nesse cenário, o atestado de vacinação surgiu como uma forma de controlar a imunização dos funcionários e garantir um retorno seguro ao trabalho presencial. egundo informações do jornal O Globo, empresas brasileiras estão orientando os funcionários a seguir o calendário de imunização. Também fazem pesquisas para mapear a vacinação dos empregados e solicitam o envio de atestado após a 2ª dose. Mas esse controle não é impositivo, e a recusa em tomar a vacina não causa a demissão do funcionário. Em janeiro, o MPT (Ministério Público do Trabalho) divulgou uma nota técnica na qual orienta sobre o controle da vacinação em empresas. Segundo o órgão, se não houver uma justificativa para a recusa, a empresa pode partir para sanções, como advertência, suspensão e, em última hipótese, demissão por justa causa.

Antes de qualquer sanção, no entanto, o MPT recomenda a conscientização. “Para que as medidas preconizadas sejam compreendidas e aceitas pelos trabalhadores, é dever legal da empresa informá-los e conscientizá-los sobre a importância e necessidade das medidas de saúde e segurança do trabalho”, diz a nota. Também já existem precedentes na Justiça. Em julho, a Justiça do Trabalho de São Paulo confirmou a demissão de uma auxiliar de limpeza que havia recusado a vacinação duas vezes. No julgamento, o desembargador Roberto Barros da Silva, relator do caso, disse que a recusa da empregada colocava em risco os pacientes e trabalhadores do hospital. Pesquisa da consultoria KPMG, com dados de março de 2021, mostrou que 39% dos empresários querem voltar às atividades presenciais no 2º semestre de 2021, enquanto 34% dos respondentes preveem que o retorno ficará para 2022.

Presidentes de partidos afirmam que PEC sobre voto impresso será barrada

Os presidentes de partidos que fecharam posição contrária à proposta do voto impresso que tramita na Câmara dos Deputados afirmaram que as manifestações de domingo em defesa da medida não irão fazer com que a proposta avance. “Efeito zero. Não muda nada. Estamos seguros de que o voto impresso não é necessário. Confiança total nas urnas eletrônicas”, disse Paulinho da Força, do Solidariedade, à Folha de S.Paulo. “No PSD continuamos firmes contra”, disse Gilberto Kassab também ao jornal. Manifestações pelo voto impresso foram registradas em ao menos 25 capitais. Os atos aconteceram depois de o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmarem que a discussão sobre o voto impresso é “perda de tempo“. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 135/2019, apresentada pela deputada Bia Kicis (PSL-DF) tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O presidente tem feito diversas declarações de críticas ao sistema eleitoral com a urna eletrônica, mas não apresentou nenhuma prova de fraudes até o momento.

Na live de 5ª feira (29.jul), o presidente Bolsonaro convocou a imprensa para acompanhar a apresentação de supostas fraudes em eleições anteriores. Mas o chefe do Executivo não apresentou provas e citou “indícios”. O discurso foi criticado pela oposição e rebatido, em tempo real, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com dados sobre o sistema eleitoral. Em 26 de junho, representantes de 11 partidos se reuniram para se posicionarem contra a PEC: DEM, MDB, PSDB, PP, PSD, PSL, Avante, Republicanos, Solidariedade, Cidadania e PL. Desde então, segundo a Folha, o Republicanos abandonou a iniciativa. Ainda assim, os líderes partidários contabilizam 22 votos contrários à PEC na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Para que a proposta seja barrada na Comissão são necessários 18 votos.

Senado Federal pode apoiar reforma tributária mais ampla

As indefinições em torno da reforma tributária do governo federal têm deixado empresários, analistas e políticos insatisfeitos. O projeto que altera o Imposto de Renda foi severamente alterado pelo relator, deputado Celso Sabino (PSDB-PA). Diante da complexidade da proposta, no Senado, o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), articula um eventual retorno da PEC 110/2019 como proposta principal da reforma tributária. A ideia original do governo era aprovar na Câmara a criação da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e a reforma do IR com taxação de dividendos (texto que o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) quer votar nesta semana). O Senado ficaria com a criação de um passaporte tributário e a criação de um imposto seletivo que substituiria o atual IPI. A união de ICMS e ISS em um IVA subnacional e o que mais restasse seria tratado na PEC 110, também no Senado.

Mais 2,1 milhões de doses da vacina da Pfizer chegam em Viracopos

Pousou na manhã deste domingo(1º) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), um dos aviões que trazem a carga de 2,1 milhões de doses da vacina da Pfizer de combate ao coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, foram desembarcadas, esta manhã, 1,053 milhão de doses. Ainda esta tarde, está prevista achegada de outra aeronave com o restante da carga de imunizantes. De  acordo com o balanço divulgado nesse sábado (31) pelo ministério, o Programa Nacional de Imunizações já distribuiu 23,6 milhões de doses do imunizante da Pfizer a todo o país. O contrato com o Ministério da Saúde prevê a entrega de 100 milhões de doses até setembro e outras 100 milhões de doses entre outubro e dezembro deste ano.

Ontem, o Brasil atingiu a marca de 100 milhões de pessoas com ao menos a primeira dose da vacina contra o coronavírus, o que representa 62,5% do público-alvo, de pessoas com 18 anos ou mais. Já foram completamente imunizados, com as duas doses ou vacinas de dose única, 40 milhões de pessoas, 25% dos 160 milhões de brasileiros com idade a partir de 18 anos. Além das doses da Pfizer, o PNI já distribuiu para todo o país 86,5 milhões de doses da vacina da AstraZEneca contra a convid-19; 69,5 milhões da Coronavac e 4,7 milhões da Janssen, totalizando 184 milhões de doses.

Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia

Sete em cada dez médicos entrevistados em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Outros três em cada dez não constataram esse problema entre pacientes. A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. O estudo foi realizado em abril e junho deste ano.

Entre os que verificaram aumento dos graus de miopia, 6% apontaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%. Dos profissionais ouvidos, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia. Outros 22% entenderam que esse fator pode influenciar, mas apenas com uso de tablets e celulares. Apenas um pequeno percentual não viu relação entre os dois fenômenos.

Celular, televisão e videogames: Quase todos os profissionais ouvidos (98,6%) disseram que a redução do tempo gasto em telas (como celular, televisão e videogames) pode ajudar no caso de crianças míopes. Seis em cada dez entrevistados defenderam as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o tema. A SBP orienta que seja evitada a exposição de menores de dois anos a telas, mesmo que passivamente. Para crianças entre dois e cinco anos, o limite deve ser de uma hora de tela, com supervisão. Para a faixa entre seis e dez anos, o tempo não deve ser superior a duas horas, também com supervisão.

Também quase a totalidade dos médicos consultados (96,3%) respondeu que considera o aumento de atividades fora de casa como um fator que pode contribuir para reduzir os graus de miopia em crianças. Já quanto ao tempo ideal em atividades externas, os entrevistados se dividiram, com a maioria (43,2%) indicando pelo menos duas horas por dia, 31% considerando pelo menos uma hora diária adequada e 10% recomendando pelo menos quatro horas por dia.

O que é a miopia: Miopia é o nome dado a um erro de refração, quando a imagem se forma antes da retina. Ela causa uma visão embaçada, prejudicando a visualização de objetos e imagens que estão mais longe do indivíduo. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), há 59 milhões de pessoas com essa condição no Brasil, mais de 25% da população. Em todo o mundo, o número de pessoas com miopia chega a 2,6 bilhões.

Brasil tem 20.503 casos e 464 mortes por covid-19 em 24 horas

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em 24 horas, 20.503 pessoas foram diagnosticadas com covid-19 e 464 pessoas morreram da doença.

01/08/2021/Divulgação Ministério da Saúde

Desde o início da pandemia, o Brasil acumula 19.938.358 diagnósticos e 556.834 mortes por covid-19. Segundo a pasta, 18.645.993 se recuperaram da doença. Os dados estão na atualização diária sobre a pandemia do Ministério da Saúde, divulgada pela pasta neste domingo (1º). O balanço reúne os registros levantados pelas secretarias estaduais de saúde sobre casos e mortes relacionados à covid-19.

Estados

Com mais de 139 mil mortes, São Paulo é o estado com mais óbitos pelo novo coronavírus; Em seguida estão Rio de Janeiro, com 59.298 e Minas, com 50.611. Acre é o estado com menos mortes, com 1,8 mil óbitos, seguido de Roraima, com 1857 e Amapá, com 1907.

SC: Estado confirma 1.114.412 casos, 1.083.792 recuperados e 17.995 mortes

Santa Catarina tem 1.114.412 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.083.792 estão recuperados e 12.625 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado neste domingo, 1º. Desde o início da pandemia, 17.995 mortes foram causadas pelo novo coronavírus. A taxa de letalidade é de 1,61%. Em comparação com o boletim do dia anterior, recuou em 583 o número de casos ativos e houve mais 17 óbitos. A quantidade de casos confirmados cresceu 655 e outras 1.221 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 1º
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 279 municípios com casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a da Foz do Rio Itajaí, que tem 266 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Oeste (235) e Alto Vale do Itajaí (232). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 71,8%. Isso significa que, dos 1.536 leitos existentes no estado para adultos, 1.103 estão ocupados, sendo 569 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

SC: Estado aplica mais de um 1,6 milhão de doses contra Covid-19 em julho

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Santa Catarina segue cumprindo o calendário vacinal e dando passos importantes na vacinação contra a Covid-19. Em 30 dias, o Estado ultrapassou a marca de junho e aplicou 1.613.444 doses de vacina. Julho se tornou o melhor mês de vacinação contra o coronavírus. No mês anterior, foram 1.030.335 imunizantes. “Trabalhamos para isso. Já esperávamos superar o mês de junho e conseguimos. É muito importante a celeridade na imunização para que tenhamos toda a população adulta vacinada dentro do cronograma”, apontou o governador Carlos Moisés. Neste sábado, Santa Catarina recebeu mais 220 mil doses de vacina. A projeção é que todos os catarinenses com 18 anos ou mais sejam vacinados com menos a primeira dose até 31 de agosto.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, projeta a finalização do calendário vacinal para os grupos já contemplados dentro do prazo e reuniões serão feitas em agosto para ampliar a capacidade de vacinação, inclusive pensando em faixa etárias menores de 18 anos. “Nós seguimos o Plano Nacional de Imunização e estamos em constante contato com o MS. Cada mês que temos, a esta altura da pandemia, com recordes de doses administradas, evidencia que estamos no caminho certo. Acho que o fluxo de trabalho já está claro para todos e temos avançado muito”, finalizou.

Saúde registra mais 2.223 novos casos e 25 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (01) mais 2.223casos confirmados e 25 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.374.610 casos confirmados e 35.069 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (19), fevereiro (16), março (235), abril (248), maio (600), junho (259), julho (800) e agosto (46) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.165 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 896 pacientes em leitos SUS (496 em UTI e 400 em enfermaria) e 269 em leitos da rede particular (131 em UTI e 138 em enfermaria). Há outros 1.340 pacientes internados, 702 em leitos UTI e 638 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 25 pacientes. São 9 mulheres e 16 homens, com idades que variam de 22 a 91 anos. Os óbitos ocorreram de 05 de junho a 01 de agosto de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Guarapuava (4), Curitiba (4), Ponta Grossa (2) e Maringá (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Sengés, Santo Antônio do Sudoeste, Ribeirão do Pinhal, Pato Branco, Paranaguá, Juranda, Jacarezinho, Guaraniaçu, Foz do Iguaçu, Curiúva, Cascavel, Cambé e Araucária.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.637 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 189 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Saúde inicia distribuição de doses para aplicação no público geral

A Secretária Estadual da Saúde (Sesa) já começou a distribuir, neste domingo (01), a maior parte das 329.380 doses de vacinas contra a Covid-19 recebidas na tarde de sábado (31). São 180.180 da Pfizer/BioNTech e 74.600 da CoronaVac (Butantan/Sinovac) que serão entregues para as 22 Regionais de Saúde (RS). Os imunizantes são para aplicação no público em geral por faixa de idade, adultos com 18 anos ou mais. Todas as doses da Pfizer serão destinadas para a primeira aplicação (D1). Já o quantitativo da CoronaVac é metade para D1 e metade para D2, respeitando o intervalo de aplicação de 21 dias. As doses da Coronavac (74.200) para segunda aplicação ficarão armazenadas no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para distribuição em prazo oportuno.

Curitiba e a 2ª Regional de Saúde (Metropolitana) já receberam as doses pela manhã. As demais regionais que são mais próximas da Capital (Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Guarapuava, União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão e Telêmaco Borba) vão retirar o imunizante Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) a partir das 14 horas. As RS mais distantes (Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Umuarama, Cianorte, Paranavaí, Maringá, Apucarana, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo e Ivaiporã) receberão por meio de transporte aéreo, também a partir das 14 horas. “O Governo do Estado tem sido ágil na distribuição dessas doses aos municípios. Precisamos que todos estejam comprometidos e com o mesmo objetivo, que é a vacina no braço do paranaense. Por isso eu peço a colaboração de todos os gestores municipais, para que juntos possamos avançar na vacinação e imunizar o maior número de pessoas possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Vettel é desclassificado do GP da Hungria por falta de combustível no tanque

F1 – RNC Divulgação

Sebastian Vettel foi desclassificado do Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, disputado neste domingo (1) em Hungaroring. O piloto da Aston Martin havia terminado a prova desta manhã na segunda posição, repetindo seu melhor desempenho na temporada. Os comissários de prova, porém, encontraram menos combustível que o mínimo exigido após a corrida, e puniram o alemão. Vettel escapou do acidente ocorrido na largada e que causou uma bandeira vermelha de 25 minutos de duração. Depois da relargada, quando Hamilton foi aos boxes, o alemão avançou para o segundo lugar, e esteve próximo de Esteban Ocon ao longo de toda a corrida, tentando superá-lo em apenas uma oportunidade. Sem conseguir a ultrapassagem, o tetracampeão terminou em segundo.

Após a corrida, o piloto passou a ser investigado por não ter a quantidade mínima de combustível exigida por regulamento no tanque. O carro precisava ter um litro de combustível, mas tinha apenas 300 ml. A punição foi confirmada horas depois de encerrada a prova no circuito localizado em Mogyorod, causando a desclassificação do tetracampeão do mundo, que perde os 18 pontos conquistados na pista. O maior beneficiado pela punição foi Lewis Hamilton, que avançou para a segunda colocação, depois de fazer uma corrida de recuperação. Carlos Sainz, da Ferrari, completa o pódio em Hungaroring. Já Kimi Räikkönen, que terminou na pista em 11º com a Alfa Romeo, ganha uma posição e termina na zona de pontos com o décimo lugar. A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada no dia 29 de agosto, com o Grande Prêmio da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

Corinthians é derrotado em casa pelo Flamengo

O Corinthians não conseguiu emplacar a segunda vitória seguida no Brasileirão ao perder para o Flamengo, por 3 a 1, neste domingo (1), na Neo Química Arena, pela 14ª rodada do campeonato. No meio da tabela de classificação, o Corinthians tem 17 pontos. Por outro lado, o Flamengo emplacou a quarta vitória seguida, chegou aos 24 e subiu para o quinto lugar mesmo tendo dois jogos a menos. O Corinthians volta a campo no próximo domingo (8) contra o Santos, às 16 horas, na Vila Belmiro, em Santos, pela 15ª rodada do Brasileirão. Na quinta-feira (5), o Flamengo enfrenta o ABC, na Arena das Dunas, em Natal-RN, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Santos segura a pressão e vence a Chapecoense

Na Arena Condá, em Chapecó, Chapecoense e Santos se encontraram pela 14ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou com a vitória do time santista por 1 a 0. Carlos Sanchez fez o gol da vitória cobrando pênalti. Com o resultado positivo, o Santos chegou a 19 pontos e ocupa a sétima colocação. Já a Chape segue sem vencer, na lanterna da competição com apenas quatro pontos. Na 15ª rodada, a Chapecoense volta a campo para enfrentar o Grêmio, na segunda-feira. Já o Santos recebe o Juazeirense, na quinta-feira, às 19h15, pelo segundo jogo da Copa do Brasil. O time do litoral tem uma grande vantagem de quatro gols.

São Paulo e Palmeiras empatam no Morumbi

Pela 14° rodada do Campeonato Brasileiro, São Paulo e Palmeiras entraram em campo às 19h, no Estádio do Morumbi, para escrever mais um capítulo na história do clássico paulista. Desta vez ninguém levou a melhor e a partida terminou empatada em 0 a 0. Com o resultado, o São Paulo chegou a 12 pontos e saiu temporariamente da zona de rebaixamento. Já o Palmeiras segue na liderança isolada com 32 pontos. O São Paulo volta a campo para enfrentar o Vasco, na quarta-feira (4), às 21h30, pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o Palmeiras, encara o Fortaleza no sábado (7), às 21h, pela 15° rodada do Brasileirão.

Resultados da Rodada

ESPECIAL OLIMPÍADAS

Tóquio: Isaquias e Jacky se garantem na semi da canoagem velocidade

Os baianos Isaquias Queiroz e Jacky Goldman se classificaram para a semifinal da prova C2 1000 metros da canoagem velocidade na Olimpíada de Tóquio (Japão) logo mais, às 21h44 (horário de Brasília), na baía Sea Forest Waterway, na capital japonesa. Se avançarem disputarão a final na sequência, às 23h46.  A primeira disputa na noite foi a qualificatória, mas Isaquias e Jacky chegaram em terceiro lugar – apenas os dois primeiros, os chineses Liu Hao e Zheng Penfei avançaram direto para semifinal, ao cravarem 3min37s783. Os parceiros brasileiros chegaram em terceiro com 3min48s378. Outro representante brasileiro, Vagner Souta, se despediu de Tóquio 2020 ao não se classificar à semi da prova do caiaque (K1) 1000 m. Na qualificatória o matogrossense chegou em quinto e precisou disputar as quartas, mas ficou em terceiro lugar com o 3min52s402, insuficiente para avançar. Garantiram a classificação o russo Maxim Spesivtsev (3min44s136) e o chinês Zhang Dong (3min44s269).

Com 2ª medalha garantida, boxe brasileiro vive expectativa de recorde

A medalha de bronze conquistada por Servílio de Oliveira em 1968, na Cidade do México, era a única do boxe olímpico brasileiro até os Jogos de Londres, em 2012. Foram três láureas (uma prata e dois bronzes) na capital britânica e uma no Rio de Janeiro (dourada, com Robson Conceição), quatro anos depois. Na Olimpíada de Tóquio (Japão), ao menos dois pódios estão assegurados e há a possibilidade de outros dois que, se ocorrerem, garantem um resultado recorde ao Brasil na modalidade. Além dele, Abner Teixeira já tinha confirmado presença no pódio em Tóquio na última sexta-feira (30), ao também avançar às semifinais da categoria 91 kg.

O paulista, de 24 anos, volta ao ringue na terça-feira (3), às 6h50, contra o cubano Júlio César La Cruz, medalhista de ouro na Rio 2016, mas um peso abaixo. No mesmo dia, ,às 5h, Beatriz Ferreira pode garantir a terceira medalha brasileira nos Jogos se derrotar a uzbeque Raykhona Kodirova pelas quartas de final. Atual campeã mundial, a baiana, de 28 anos, é candidata à láurea dourada na categoria 60 kg. Mais tarde, às 6h18, Wanderson Oliveira, o “Sugar”, decide vaga nas semifinais da categoria 63 kg contra o cubano Andy Cruz, medalhista de ouro pan-americano e mundial. O peso no qual o carioca de 24 anos compete é o mesmo pelo qual Robson Conceição se sagrou campeão olímpico há cinco anos.

Tênis de mesa brasileiro vai às quartas por equipes e reforça boa fase

A Olimpíada de Tóquio (Japão) tem confirmado o que os resultados que antecederam o evento vinham indicando: é a melhor fase do tênis de mesa do Brasil na história. Após dois mesatenistas chegarem simultaneamente às oitavas de final do torneio individual entre os homens e um deles, Hugo Calderano,  alcançar às quartas, todos feitos inéditos, a seleção masculina se classificou neste domingo (1º) às quartas da disputa por equipes, também pela primeira vez. Sexta melhor seleção do mundo entre os homens pelo ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o Brasil superou a Sérvia (42ª) por três vitórias a duas, na melhor de cinco partidas.

Nas quartas de final, os brasileiros terão pela frente a Coreia do Sul, algoz nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. O duelo contra a equipe asiática, a quarta do mundo, será nesta segunda-feira (2), às 2h30 (horário de Brasília). No feminino, também neste domingo, o time nacional foi superado por Hong Kong, favorito a medalha, por três vitórias a uma. As brasileiras estão no 25º lugar no ranking de equipes da ITTF. As rivais aparecem em quinto. Vale lembrar que, entre os homens, o Brasil tem, atualmente, cinco mesatenistas entre os 100 melhores do mundo, sendo que Calderano figura no top-10, em sétimo. No feminino, Bruna Takahashi se tornou a primeira atleta do país a aparecer entre as 50 mais bem colocadas do ranking da ITF, posto que mantém desde 2019.

Vitória sofrida contra a Sérvia

Apesar do favoritismo diante dos sérvios, o time brasileiro teve de mostrar tranquilidade para lidar com as provocações dos europeus. Nas duplas, Zsolt Peto (153º do mundo) e Marko Jevtovic (218º) levaram a melhor sobre Gustavo Tsuboi (36º) e Vitor Ishiy (59º) por 3 sets a 1 (7/11, 9/11, 11/8 e 8/11). Depois, Calderano sofreu, mas derrotou Dimitrije Levajac (387º) por 3 a 2 (11/8, 11/13, 11/5, 10/12 e 11/5), empatando o duelo.

Seleção feminina cai nas oitavas

A seleção feminina não teve a mesma sorte contra Hong Kong. Nas duplas, Caroline Kumahara (144ª do ranking da ITTF) e Jéssica Yamada (142ª) não resistiram a Soo Wei Yam Minnie (28ª) e Lee Ho Ching (45ª), que venceram por 3 sets a 0 (9/11, 8/11 e 9/11). No jogo seguinte, Bruna Takahashi (48ª do mundo e número um do Brasil) foi superada por Doo Hoi Ken (15ª), também por 3 a 0 (3/11, 12/14 e 7/11).

As brasileiras esboçaram reação na terceira partida, com Caroline surpreendendo Ho Ching, quase cem posições mais bem colocada no ranking mundial, por 3 sets a 2 (11/8, 11/9, 5/11, 9/11 e 11/6). Jéssica teria que repetir o feito contra Hoi Ken, mas não teve chances contra a melhor mesatenista de Hong Kong. A vitória da asiática por 3 a 1 (5/11, 11/9, 5/11 e 10/12) decidiu o confronto das oitavas de final.

Bronze olímpico nos 50 m livre coroa regularidade de Bruno Fratus

A medalha de bronze conquistada no último sábado (31) por Bruno Fratus na final dos 50 metros (m) livres da Olimpíada de Tóquio (Japão) coroou aquele que é um dos atletas mais regulares da natação mundial. Foi a 91ª vez que o fluminense de 32 anos nadou na marca dos 21 segundos. Segundo a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), ele é o atleta que mais atingiu o tempo na história da prova.

Na final, Fratus cravou 21s57, ficando somente dois centésimos atrás do francês Florent Manandou, que levou a prata. O ouro foi conquistado pelo norte-americano Caeleb Dressel, com 21s07, quebrando o recorde olímpico da prova, que pertencia ao brasileiro César Cielo (21s30). Ouro nos Jogos de Pequim (China), em 2008, Cielo segue como recordista mundial, com os 20s91 atingidos no Campeonato Brasileiro de 2009.

Após desistir de cinco provas, Simone Biles vai disputar final da trave da ginástica em Tóquio

Depois de ficar fora das finais por equipe, individual geral, salto, barras assimétricas e solo para cuidar de sua saúde mental, a ginasta Simone Biles confirmou presença na decisão da trave da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Tóquio, prova que também terá a brasileira Flávia Saraiva.

A confirmação da participação de Biles foi anunciada nesta segunda-feira pela Federação Americana de Ginástica (USA Gymnastics, na sigla em inglês), em um breve comunicado. Desde que foi afastada para cuidar de sua saída mental, Biles permeneceu com o time dos EUA, inclusive nos dias de apresenatações na arena. Ela viu e aplaudiu, por exemplo, as medalhas de Rebeca Andrade.

“Estamos muito animados em confirmar que vocês verão dois atletas americanos na final da trave amanhã – Suni Lee e Simone Biles. Mal podemos esperar para vê-las”, informou a federação americana nas redes sociais, fazendo menção também a Sunisa Lee, atleta americana que faturou o ouro no individual geral e bronze nas barras assimétricas.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495