Covid-19: Brasil bate novo recorde de casos registrados em 24h

O Brasil bateu novo recorde de casos registrados em 24 horas. Entre ontem e hoje, foram confirmados pelas autoridades de saúde 224.567 diagnósticos positivos de covid-19. Foi o maior número desde o início da pandemia. Com esses novos dados, o total de pessoas infectadas desde a chegada do coronavírus ao Brasil chegou a 24.535.884. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde contabilizava 24.311.317 casos acumulados.

O total de casos em acompanhamento de covid-19 está em 1.875.303. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. O número de pessoas que perderam a vida em consequência da covid-19 alcançou 624.413. Em 24 horas, foram registradas 570 mortes pelas autoridades de saúde. O sistema de informações contabilizava ontem 623.843 óbitos causados pela covid-19. Ainda há 3.146 falecimentos em investigação. Os óbitos em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores.

Até hoje, 22.036.168 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 89,8% dos infectados desde o início da pandemia. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada nesta quartafeira (26). Nela, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à covid-19. Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras o nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (156.950), Rio de Janeiro (69.726), Minas Gerais (57.038), Paraná (41.065) e Rio Grande do Sul (36.749). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.860), Amapá (2.043), Roraima (2.086), Tocantins (3.986) e Sergipe (6.079).

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza informações sobre a pandemia de covid-19 no Brasil.
Ministério da Saúde

.

Fiocruz aponta piora na ocupação de leitos de UTI por covid-19 no SUS

A ocupação de leitos públicos de unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos com covid-19 está piorando com a rápida disseminação da variante Ômicron, avaliaram pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no boletim do Observatório Covid-19 divulgado hoje (26). “Não se pode ignorar que o quadro está piorando, apesar de estar claro que o cenário com a vacinação é muito diferente daquele observado em momentos anteriores mais críticos da pandemia, nos quais se dispunha de muito mais leitos”, diz o boletim, que pondera que pessoas totalmente imunizadas são pouco suscetíveis a essas internações, mas comorbidades graves ou idade avançada podem deixá-las vulneráveis.

Os pesquisadores explicam que, mesmo com uma proporção menor de casos gerando internações em UTI, os números se tornam expressivos por causa da grande transmissibilidade da variante Ômicron, que é mais contagiosa. O aumento no número de internações já levou 12 estados à zona de alerta intermediário, em que entre 60% e 80% dos leitos de UTI estão ocupados. Além disso, as internações chegaram à zona crítica, com ao menos 80% de leitos ocupados, em Pernambuco (81%), Espírito Santo (80%), Goiás (82%), Piauí (82%), Rio Grande do Norte (83%), Mato Grosso do Sul (80%) e Distrito Federal (98%).

O boletim informa que, entre as 25 capitais com taxas divulgadas, nove estão na zona de alerta crítico: Porto Velho (89%), Rio Branco (80%), Macapá (82%), Fortaleza (93%), Natal (percentual estimado de 89%), Belo Horizonte (95%), Rio de Janeiro (98%), Cuiabá (89%) e Brasília (98%). “É fundamental empreender esforços para avançar na vacinação e controlar a disseminação da Covid-19, com o endurecimento da obrigatoriedade de uso de máscaras e de passaporte vacinal em locais públicos, e deflagrar campanhas para orientar a população sobre o autoisolamento ao aparecimento de sintomas, evitando, inclusive, a transmissão intradomiciliar”, destaca o boletim.

 

Anvisa determina recolhimento de autoteste de covid-19

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de mais um autoteste de covid-19 – o meuDNA PCR-LAMP Autocoleta de Saliva, da empresa Empreendimentos Pague Menos S/A. Ontem (25), a agência suspendeu a comercialização distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do Autoteste Covid-19 Isa Lab. Em nota, a Anvisa informou que, “até o momento, não existe nenhum produto aprovado como autoteste, ou seja, para uso por usuários leigos”. A determinação de recolhimento e as suspensões do Autoteste Covid-19 Isa Lab foram publicadas na Resolução nº 210. A medida relativa ao outro autoteste foi determinada pela Resolução nº 213. Nenhum dos dois produtos tem registro na Anvisa. No caso do Isa Lab, a agência acrescenta que ele é comercializado por empresa não regularizada.

A denúncia, recebida pela Anvisa em 20 de janeiro, foi considerada prioridade para investigação. “Nessa etapa é avaliado o risco sanitário iminente à saúde da população, e a medida restritiva tem o objetivo de mitigar o risco rapidamente”, informa a agência, que disponibiliza serviço de consulta a produtos irregulares. Em nota a Isa Lab informou que o kit citado na matéria é um teste de detecção de covid-19 que utiliza como base do diagnóstico a técnica PCR-LAMP a partir de uma amostra de saliva, que é coletada pelo próprio paciente. “Portanto, trata-se de um teste de autocoleta e não um autoteste. Essa é uma maneira de testagem da infecção ativa, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a melhor ferramenta para rastrear o vírus e impedir a transmissão.

Da mesma forma como acontece com o RT-PCR, o teste considerado “padrão ouro”, a técnica PCR-LAMP identifica o RNA do vírus nas células da pessoa infectada desde a fase inicial. E, apesar da amostra de saliva ser coletada pelo paciente, ela é encaminhada para a Mendelics, um laboratório de análises clínicas, líder em genômica no Brasil, devidamente registrado (CRM-SP 955.471) e acreditado (PALC 32290508, CGCRE Inmetro – Norma 15189:2015 – CLC 0007). É no laboratório que é realizada a análise e liberação de resultado”, traz a nota. Segundo a empresa, o kit está registrado na Anvisa e está de acordo com a legislação e regulamentação vigentes. Até que haja uma reavaliação do entendimento da Anvisa, a Isa Lab retirou o produto de comercialização.

SC: Estado confirma 1.394.287 casos, 1.304.319 recuperados e 20.447 mortes

Há 1.394.287 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina. Desses, 1.304.319 são considerados recuperados e 69.521 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 26. Desde o início da pandemia, 20.447 mortes foram causadas pela doença respiratória. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,47%.

Há 29 óbitos a mais na comparação com o boletim anterior. A quantidade de casos confirmados aumentou 11.525 e outras 8.826 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. O número de casos ativos registrou um crescimento de 2.670.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 26
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 291 municípios com casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Serra, que tem 1.467 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Oeste (1.364) e Grande Florianópolis (1.285). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (428), Foz do Rio Itajaí (488) e Planalto Norte (589).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 77,7%. Isso significa que, dos 1.060 leitos existentes no estado para adultos, 824 estão ocupados, sendo 249 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Santa Catarina congela ICMS sobre os combustíveis por mais 60 dias

Santa Catarina vai prorrogar por mais 60 dias o congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis, que se encerraria em 31 de janeiro. A decisão será oficializada por, ao menos, 20 dos 27 governadores nesta quinta-feira, 27 de janeiro. A proposta foi defendida pelo chefe do Executivo do estado, Carlos Moisés.

“O objetivo é reduzir o impacto no bolso dos catarinenses dos aumentos determinados pela Petrobras”, defendeu Moisés.

Foto: Peterson Paul/Secom

A alíquota adotada no estado, de 25% sobre a gasolina, é uma das menores do país. Um documento assinado pelos governadores vai formalizar a decisão nesta quinta-feira. O percentual destinado ao ICMS (que pode chegar a até 34%, conforme o estado) é calculado a partir do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF).

Antes do congelamento, as unidades federativas convalidavam o PMPF no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) a cada 15 ou 30 dias. No entanto, a fim de mitigar o impacto sobre o consumidor dos constantes aumentos no preço dos combustíveis, os governadores decidiram no fim de outubro não corrigir essa tabela. Essa definição acaba de ser prorrogada.

O preço dos combustíveis é determinado pela Petrobras, com base na cotação internacional do barril do petróleo e na variação do dólar. Não há qualquer interferência dos Estados nessa questão.

Paraná registra 25.228 novos casos e 38 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (26) mais 25.228 casos confirmados e 38 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. São notificações das últimas 24 horas e de semanas e meses anteriores. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.862.946 casos confirmados e 40.840 mortos pela doença.

Os casos são de janeiro (25.127) de 2022; dezembro (5), novembro (7), outubro (4), setembro (4), agosto (3), julho (6), junho (11), maio (6), abril (4), março (4), fevereiro (4) e janeiro (7) de 2021; e dezembro (4), novembro (7), outubro (8), setembro (4), agosto (3), julho (8) e junho (2) de 2020. Os óbitos são de janeiro (38) de 2022.

INTERNADOS – 118 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (41 em UTIs e 77 em leitos clínicos/enfermarias) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.157 pacientes internados, 429 em leitos de UTI e 728 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 38 pacientes. São 15 mulheres e 23 homens, com idades que variam entre 0 e 99 anos. Os óbitos ocorreram entre 9 e 26 de janeiro de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (7), Foz do Iguaçu (4), Maringá (3), Sarandi (2), Piraí do Sul (2), Londrina (2), Guarapuava (2), Castro (2), Tamboara, Pranchita, Pinhais, Paranavaí, Paranaguá, Palotina, Palmas, Paiçandu, Nova Esperança, Matinhos, Mandaguaçu, Japurá, Imbaú e Assaí.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 9.080 casos de residentes de fora do Estado, 225 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando AQUI

Estado distribui mais 355 mil vacinas contra a Covid-19 e 634 mil testes rápidos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) descentralizou nesta quarta-feira (26), para suas 22 Regionais de Saúde, 634 mil unidades de testes rápidos de antígeno para detecção do SARS-CoV e 355.988 vacinas contra a Covid-19.  “São quase um milhão de unidades em material para o enfrentamento à Covid-19. Referente aos testes, somos o Estado que mais testou proporcionalmente sua população e continuamos a fazê-lo. É uma estratégia importante para controle nesse momento em que a circulação aumentou, com a variante Ômicron”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.  “Quanto às vacinas, a Saúde enviará primeira e segunda doses, doses de reforço e doses infantis. Temos para todos os públicos. Essa remessa contempla vários grupos e tenho a esperança de que todas elas sejam aplicadas na população o quanto antes”, acrescentou.

VACINAS – Do total distribuído, via terrestre, 296.848 são vacinas da Pfizer/BioNTech, sendo 95.200 exclusivas ao público infantil, para crianças de 5 a 11 anos de idade. O restante do quantitativo é para dose de reforço (163.386), segunda dose (36.318) e para a primeira dose (1.944), destinadas para a população acima de 12 anos de idade.

Também faz parte deste envio 59.140 doses da CoronaVac para o início do esquema vacinal com a D1 de crianças entre 6 e 11 anos. Este quantitativo foi distribuído proporcionalmente entre os 399 municípios, incluindo os 10% de reserva técnica, considerando a estimativa populacional. Somando ao envio desta quarta, já foram distribuídas, desde o dia 14 de janeiro, quando iniciou a vacinação em crianças, 285.340 doses.

Confira a distribuição de doses por Regional de Saúde:

Estado distribui mais 355 mil vacinas contra a Covid-19 e 634 mil testes rápidos
.

Reajuste médio dos salários ficou abaixo do INPC em dezembro

O reajuste médio dos salários obtidos nas negociações salariais em dezembro foi de 9,5%, ficando 1,5 ponto percentual (pp) abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado dos últimos 12 meses, que foi de 11%. De acordo com o boletim mensal da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) Salariômetro – Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas, 67,2% das negociações ficaram abaixo do INPC, 19,7% foram iguais e 13,1% ficaram acima. O piso salarial mediano foi de R$ 1.346 e o piso médio foi de R$ 1.444.

O boletim mostra ainda que no ano de 2021 o reajuste mediano foi de 6,5%, ficando abaixo da inflação, enquanto nos anos de 2019 e 2020, o reajuste ficou empatado com a inflação. A proporção de reajustes abaixo do INPC foi de 50,2%, enquanto as iguais foram 31,1% e as acima foram 18,6%. O piso salarial mediano foi de R$ 1.338 e o piso médio foi de R$ 1.435.

Segundo os dados, o setor do comércio conseguiu reajuste de 7,6%, ficando 15,7% do INPC; a construção civil e a indústria repetiram esses números. A agropecuária obteve reajuste mediano de 6,2%, 30,9% a menos do que o INPC e o setor de serviços reajustou em 5,5%, o que representa um percentual 38,9% do INPC. Entre as regiões, a Sul conseguiu reajuste mediano de 7,6%, o Sudeste, de 6,9%, o Norte, de 6%, o Centro-Oeste de 6% e o Nordeste de 5,5%.

Dívida pública fecha 2021 acima de R$ 5,6 trilhões

A Dívida Pública Federal – que inclui o endividamento interno e externo do Brasil – fechou 2021 em R$ 5,613 trilhões, informou hoje (26) a Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Economia. O valor representou aumento de 12% em relação a 2020, quando a dívida estava em R$ 5 trilhões. Em relação a novembro, o valor representou alta de 2,09% quando a dívida era de R$ 5,498 trilhões. Apesar do alto volume de emissões em dezembro, a dívida ficou dentro dos limites estabelecidos pelo Plano Anual de Financiamento (PAF) de 2021, que determinava que a dívida pública poderia fechar o ano passado entre R$ 5,5 trilhões e R$ 5,8 trilhões. No ano passado, o PAF inicialmente previa que a Dívida Pública Federal poderia encerrar 2021 em R$ 5,9 trilhões. Por causa da redução das incertezas relativas à pandemia de covid-19, o limite foi reduzido para R$ 5,8 trilhões em maio.

Dívida interna e externa: A Dívida Pública Mobiliária Federal interna (DPMFi), que é a parte da dívida pública no mercado interno, teve o estoque ampliado em 2,22% em dezembro, passando de R$ 5,233 trilhões para R$ 5,349 trilhões. Esse crescimento da dívida ocorreu por causa da apropriação positiva de juros, no valor de R$ 47,5 bilhões (quando os juros da dívida são incorporados ao total mês a mês), e pela emissão líquida mensal de R$ 68,91 bilhões (quando o Tesouro emitiu mais títulos do que resgatou).

O estoque da Dívida Pública Federal Externa (DPFe), captada do mercado internacional, caiu 0,59% no último mês de 2021, encerrando o ano em R$ 264,72 bilhões (US$ 47,44 bilhões). O principal motivo foi a queda de 0,7% do dólar no mês passado. Desse total, R$ 228,60 bilhões (US$ 40,96 bilhões) referem-se à dívida mobiliária (em títulos no mercado internacional) e R$ 20,77 bilhões (US$ 4 bilhões), à dívida contratual (com bancos e organismos internacionais).

Prévia da inflação, IPCA-15 de janeiro fica em 0,58%, informa IBGE

A prévia da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), desacelerou em janeiro para 0,58%, após registrar alta de 0,78% em dezembro de 2021. No acumulado de 12 meses, o indicador ficou em 10,20%, depois de bater 10,42% nos 12 meses imediatamente anteriores. Em janeiro de 2021, o IPCA-15 foi de 0,78%. Os dados foram divulgados hoje (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o Instituto, o resultado foi puxado pela queda de 0,41% no grupo dos transportes, que foi influenciado pela diminuição nos preços da gasolina (-1,78%) e das passagens aéreas (-18,21%). Também tiveram redução no período apurado o etanol (-3,89%) e o gás veicular (-0,26%). Por outro lado, os outros oito grupos componentes do IPCA-15 tiveram alta no primeiro mês do ano. Alimentação e bebidas subiram 0,97%, puxadas pela alta de 1,03% na alimentação no domicílio.

Os principais impactos foram na cebola (17,09%), frutas (7,10%), café moído (6,50%) e carnes (1,15%). No mês, foram registradas quedas nos preços da batata-inglesa (-9,20%), do arroz (-2,99%) e do leite longa vida (-1,70%). A alimentação fora do domicílio subiu 0,81%, acelerando em relação à alta de 0,08% registrada em dezembro. Enquanto o lanche passou -3,47% no mês anterior para 1,25%, a refeição ficou em 0,63%, abaixo da alta de 1,62% de dezembro. O grupo saúde e cuidados pessoais subiu 0,93%, com destaque para os itens de higiene pessoal, que ficaram 3,79% mais caros em janeiro. Já os planos de saúde recuaram 0,69%, após a incorporação, em dezembro, da última fração mensal do reajuste anual suspenso em 2020. Segundo o IBGE, com isso, em janeiro foi incorporada a fração referente ao reajuste negativo de -8,19% anunciado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no ano passado.

O grupo habitação subiu 0,62%, refletindo o impacto da alta de 1,55% no aluguel residencial. Também tiveram alta o gás encanado (8,40%), consequência do reajuste de 17,64% em São Paulo. Por outro lado, a energia elétrica desacelerou para 0,03%, depois de subir 0,96% em dezembro. A taxa de água e esgoto subiu 0,28%, com o reajuste de 9,05% ocorrido em Salvador. A maior variação foi verificada em vestuário, que subiu 1,48%. Todos os itens pesquisados ficaram mais caros, como roupas masculinas (2,35%), roupas femininas (1,19%) e calçados e acessórios (1,20%). Nos artigos de residência, a alta foi de 1,4%, com destaques para a alta de 2,26% nos eletrodomésticos e equipamentos e de 2,04% nos itens de mobiliário. Despesas pessoais subiram 0,51% em janeiro, educação ficou 0,25% mais cara e comunicação subiu 1,09%. De acordo com o IBGE, todas as áreas pesquisadas para o IPCA-15 tiveram alta em janeiro. A maior foi na região metropolitana de Salvador, onde a taxa subiu 1,08%, influenciada pelos itens de higiene pessoal (4,57%) e pelas frutas (9,90%). O menor resultado foi o de Brasília, com alta de 0,19%, impactada pela queda no preço da gasolina (-4,89%) e das passagens aéreas (-14,37%).

Mais de 200 brasileiros deportados dos EUA chegam a Minas Gerais

Mais de 200 brasileiros deportados dos Estados Unidos (EUA) desembarcaram na tarde desta quarta-feira (26) em Minas Gerais. Segundo a Polícia Federal (PF), dos 211 deportados, 90 são menores de idade São pessoas que tentaram entrar ilegalmente nos Estados Unidos e foram detidas pelas autoridades daquele país.

A PF vai investigar como os menores de idade saíram do Brasil e em que condições foram levados até a América do Norte. Segundo a polícia, no grupo que chegou hoje ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, havia crianças de até 10 anos. Foi o segundo voo de deportados que chegou ao Brasil neste ano. O Juizado da Infância e da Juventude de Pedro Leopoldo, município da região metropolitana de Belo Horizonte, acompanhou o desembarque dos deportados, para dar o suporte necessário.

Argentina desobriga teste PCR para brasileiros vacinados

O governo da Argentina publicou, hoje (26), novas regras para a entrada de brasileiros no país. A partir de sábado (29), os brasileiros que estiverem com esquema de vacinação completo contra a covid-19 não precisarão mais apresentar teste PCR para ingressarem no país e também não precisarão passar por quarentena.

De acordo com o Ministério da Saúde argentino, apesar de o teste não ser mais exigido, continuam em vigor as regras que obrigam que o esquema de imunização com duas doses tenha sido completado 14 dias antes da entrada no país e a compra de um seguro de saúde que cubra despesas médicas com internação. As regras também serão aplicadas para uruguaios, paraguaios e chilenos.

Alemanha bate recorde diário de casos de Covid pelo 2º dia seguido

A Alemanha bateu pelo 2º dia o recorde de diário de casos de Covid-19 nesta quinta-feira (27) e ultrapassou pela 1ª vez desde o início da pandemia a marca de 200 mil novas infecções. O país teve 203.136 testes positivos nas últimas 24 horas, quase 70 mil casos a mais do que o mesmo dia da semana anterior e quase 40 mil a mais que o recorde de 164 mil registrado na quarta-feira (26).

Foram registradas também mais 188 mortes, o que elevou o total para 117.314 o total óbitos causados pelo novo coronavírus. Os dados são do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas. Em meio ao avanço da variante ômicron, que é mais transmissível, parlamentares alemães estão debatendo se deveriam impor a vacinação obrigatória contra a Covid-19 — o que causou protestos do lado de fora do Parlamento na quarta-feira (26).

EUA rejeitam demanda principal da Rússia, ainda assim buscam via diplomática

Os Estados Unidos rejeitaram nesta quarta-feira (26), em resposta à Rússia, uma das principais demandas de Moscou, ao se negarem a fechar as portas da Otan para a Ucrânia, mas afirmam ter proposto uma via diplomática, para evitar uma nova guerra. Nesta quarta, Washington disse esperar um possível ataque das forças russas em “meados de fevereiro”, enquanto em Paris, uma reunião de emissários russos e ucranianos sobre o conflito em curso no leste da Ucrânia resultou em um raro compromisso comum para preservar o cessar-fogo. “Tudo indica” que o presidente russo, Vladimir Putin, “vai usar força militar em algum momento, talvez entre agora e meados de fevereiro”, declarou a vice-secretária de Estado dos EUA, Wendy Sherman.

Wendy Sherman, é a número dois da diplomacia americana, ela garantiu que os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim, que começam em 4 de fevereiro, podem influenciar na decisão, já que, em sua opinião, o presidente chinês, Xi Jinping, não gostaria de ter Putin por lá caso “escolha esse momento para invadir a Ucrânia”. Países do ocidente acusam a Rússia de ter enviado mais de 100.000 soldados para a fronteira com a Ucrânia, de olho em uma possível ofensiva. Moscou, por sua vez, exige garantias de segurança, incluindo a não adesão de Kiev à Otan. Os americanos e a Otan entregaram em paralelo duas cartas diferentes nesta quarta-feira aos russos, que exigiam uma resposta por escrito aos projetos dos tratados que tinham enviado aos ocidentais em meados de dezembro.

Grêmio vence o Caxias pelo Campeonato Gaúcho

O Grêmio estreou com vitória no Campeonato Gaúcho. Atuando com o time de transição e recheado de jovens, o Tricolor superou o Caxias por 2 a 1, nesta quarta-feira (26), na Arena, em Porto Alegre. Neste sábado (29), o Grêmio encara o Brasil no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS). No domingo (30), o Caxias mede forças com o São José no Centenário, em Caxias do Sul (RS).

Inter também vence

Também nesta quarta, o Internacional derrotou o Juventude por 2 a 1 no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS). O jogo abriu a edição 2022 do Gauchão. No sábado, às 19h, o Inter recebe o União Frederiquense no Beira-Rio, em Porto Alegre. No mesmo horário, mas no domingo, o Juventude encara o São Luiz no estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS).

Santos segura empate com a Inter de Limeira na estreia pelo Paulistão

O Santos não saiu do zero com a Inter de Limeira nesta quarta-feira (26), na estreia das equipes no Campeonato Paulista. O Peixe atuou durante toda a segunda etapa com um jogador a menos, após a expulsão do meia Gabriel Pirani pouco antes do intervalo. A partida foi realizada no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP). As duas equipes voltam a jogar no domingo (30). Às 16h, o Galo de Itu enfrenta o São Paulo no Morumbi, na capital paulista. O Tigre mede forças contra o Mirassol às 20h30, no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP).

São Bernardo derrotou o Água Santa

Mais cedo nesta quarta, o São Bernardo derrotou o Água Santa por 1 a 0 no Distrital do Inamar, em Diadema (SP). O meia Paulinho Moccelin fez o gol do Bernô, que encara o Palmeiras no sábado, às 16h, no Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP). Na sequência, às 18h30, o Netuno busca a reabilitação diante da Ferroviária na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Vasco estreia no Campeonato Carioca com vitória sobre Volta Redonda

O Vasco goleou na estreia pelo Campeonato Carioca. Nesta quarta-feira (26), o Cruzmaltino fez 4 a 2 no Volta Redonda no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ). A partida foi marcada pela reestreia do técnico Zé Ricardo no Gigante da Colina. Ele havia dirigido a equipe anteriormente entre agosto de 2017 e junho de 2018. Neste sábado (29), o Vasco recebe o Boavista em São Januário, no Rio de Janeiro, às 21h (horário de Brasília). Mais cedo, às 18h do mesmo dia, o Volta Redonda enfrenta o Flamengo, novamente no Raulino de Oliveira.

Audax Rio e Nova Iguaçu empatam

Também nesta quarta, Audax Rio e Nova Iguaçu empataram sem gols no estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema (RJ). No sábado, os anfitriões pegam a Portuguesa-RJ no Luso Brasileiro, na capital fluminense, às 15h30. No domingo (30), a Laranja Mecânica encara o Resende no Estádio do Trabalhador, em Resende (RJ), às 11h.

Flamengo vence a Portuguesa

A garotada do Flamengo não se intimidou com a presença de Paulo Sousa no estádio Luso Brasileiro e, com boa atuação, venceu a Portuguesa por 2 a 1 na estreia do Campeonato Carioca nesta quarta-feira. Ainda sem o time principal e com o treinador português apenas na observação, o Rubro-Negro contou com o brilho de André e Lázaro – este autor dois dois gols – para começar o Estadual da melhor maneira. Sanchez, de cabeça, descontou para a Lusa. O Flamengo, que soma os primeiros três pontos, volta a campo no sábado para enfrentar o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. No mesmo dia a Portuguesa recebe o Audax no Luso Brasileiro.

Campeonato Mineiro: Atlético busca empate com Villa Nova na estreia

Atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Atlético-MG escapou, por pouco, de estrear com derrota no Campeonato Mineiro – onde também defende o título. Nesta quarta-feira (26), o Galo empatou por 1 a 1 com o Villa Nova no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima (MG). A partida marcou a estreia do técnico Antonio “Turco” Mohamed no comando do Alvinegro. O próximo compromisso do Galo será no sábado (29), contra o Tombense, no Independência, em Belo Horizonte, às 16h30 (horário de Brasília). No domingo (30), às 17h, o Villa Nova tem o Pouso Alegre pela frente no Manduzão, em Pouso Alegre (MG).

Cruzeiro vence o URT

Mais cedo nesta quarta, o Cruzeiro estreou em 2022 derrotando a URT por 3 a 0 no Independência. Foi o primeiro duelo oficial da Raposa desde que o ex-jogador Ronaldo Fenômeno adquiriu 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do clube celeste, em dezembro do ano passado. O Cruzeiro volta a campo no domingo, às 11h, para encarar o Athletic Club no estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei (MG). A URT recebe a Caldense no mesmo dia, às 16h, no estádio Zama Maciel, em Patos de Minas (MG).

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495