PGR pede abertura de inquérito para investigar ministro da Educação

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu hoje (23) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito para investigar o envolvimento do ministro da Educação, Milton Ribeiro, na distribuição de verbas do ministério a municípios. A medida foi tomada após publicação de matérias na imprensa sobre o suposto favorecimento na liberação de recursos para prefeituras de municípios por meio da intermediação de dois pastores, que também são alvo do inquérito.

Na petição, Aras cita o presidente da Convenção Nacional de Igrejas e Ministros das Assembleias de Deus no Brasil, Gilmar Santos, e Arilton Moura, assessor de Assuntos Políticos da entidade. Ao justificar o pedido de abertura de inquérito, o procurador disse que pretende apurar se os envolvidos, que não têm vínculo com o Ministério da Educação, atuavam para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Entre as diligências solicitadas está a oitiva dos citados e de cinco prefeitos.

Ontem (21), uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo divulgou um áudio em que o ministro diz favorecer com recursos prefeituras de municípios ligados aos dois pastores, que seriam amigos do presidente Jair Bolsonaro. Em nota divulgada à imprensa após a divulgação do áudio, Milton Ribeiro disse não haver nenhum tipo de favorecimento na distribuição de verbas da pasta. Segundo o ministro, a alocação de recursos federais segue a legislação orçamentária. “Não há nenhuma possibilidade de o ministro determinar alocação de recursos para favorecer ou desfavorecer qualquer município ou estado”, disse o ministro na nota. Mais cedo, por conta da denúncia, o Tribunal de Contas de União (TCU) decidiu que vai realizar uma fiscalização extraordinária na pasta.

CGU encontra indício de irregularidades cometidas por terceiros no MEC

Foto: RNC – Divulgação

A Controladoria-Geral da União divulgou uma nota na noite desta quarta-feira (23) em que informa que constitui uma comissão para apurar duas denúncias de irregularidades no Ministério da Educação (MEC).

“Ao final dos trabalhos, a comissão não constatou irregularidades cometidas por agentes públicos, mas sim possíveis irregularidades cometidas por terceiros, e sugeriu o encaminhamento dos autos à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF), ante a possibilidade de ocorrência de crime por ocasião da oferta de vantagem indevida”, diz a nota. As denúncias foram recebidas pela CGU no dia 27 de agosto de 2021 e tratam de possíveis irregularidades que estariam ocorrendo em eventos realizados pelo MEC e sobre o oferecimento de vantagem indevida, por parte de terceiros, para a liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A apuração da comissão ocorreu entre os dias 29 de setembro de 2021 e 3 de março de 2022. Segundo a nota, em função de novos fatos que foram divulgados pela imprensa em relação às denúncias investigas pela comissão, a CGU decidiu abrir um novo procedimento. Desta vez, foi aberto uma “Investigação Preliminar Sumária (IPS), para investigar os novos fatos, em especial, o pedido de vantagem por terceiros.”

Nesta semana, matérias foram publicadas na imprensa sobre um suposto favorecimento do ministro da Educação, Milton Ribeiro, na liberação de recursos do FNDE para prefeituras de municípios por meio da intermediação de dois pastores. Em nota divulgada à imprensa, Milton Ribeiro disse não haver nenhum tipo de favorecimento na distribuição de verbas da pasta. Segundo o ministro, a alocação de recursos federais segue a legislação orçamentária.

Câmara aprova PEC que estabelece piso salarial de agentes de saúde

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (23), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 22/11 que estabelece piso salarial de dois salários mínimos para agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. A matéria segue para o Senado. Tramitando no Parlamento há 11 anos, a proposta estabelece o direito a aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às atividades desempenhadas. O país tem, atualmente, cerca de 400 mil agentes no Brasil.

“Esses profissionais são o cerne da atenção básica à saúde, principalmente em comunidades mais carentes e mais isoladas. Portanto, faz-se extremamente necessária a garantia de que os mesmos sejam mantidos em seus postos de trabalho e que estejam recebendo remuneração justa e condigna com a importância vital de suas tarefas, que, via de consequência, gera economia aos cofres públicos no tratamento de doenças e contribui para o desenvolvimento do nosso país”, justificou o autor da proposta, deputado Valtenir Pereira (MDB-MT).

Antes da votação, deputados rejeitaram a proposta que seria pautada nesta quarta-feira, com regra transitória com piso nacional de R$ 1.600 para jornada de 40 horas semanais, enquanto uma lei federal não fosse aprovada. No entanto, parlamentares defenderam que fosse votado o projeto original, que previa remuneração maior aos agentes. Os recursos para pagamento dos profissionais deverão constar do Orçamento Geral da União com dotação própria e exclusiva e serão repassados pela União aos municípios, estados e Distrito Federal. Caberá aos municípios, estados e Distrito Federal estabelecer incentivos, auxílios, gratificações e indenizações a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Polícia pode adotar medida para afastar agressor do convívio familiar

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, hoje (23), que a polícia pode adotar medidas para afastar agressores do convívio familiar de mulheres vítimas de violência doméstica. O Supremo julgou uma ação protocolada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB). A entidade questionou a constitucionalidade da Lei 13.827/2019, que incluiu na Lei da Maria da Penha a possibilidade de delegados e policiais afastarem o agressor da convivência com a mulher. No caso de agressão, a polícia já está respaldada pela Constituição para entrar na residência e realizar a prisão por tratar-se de flagrante. Pela norma, no caso de risco à integridade física da mulher ou de seus dependentes, o delegado de polícia poderá entrar na casa e retirar o agressor, mas somente quando o município não for sede de uma comarca. Um policial também poderá realizar a medida quando no município não houver delegado disponível no momento da denúncia.

A lei também definiu que, após o afastamento do agressor, o magistrado responsável pela cidade deverá ser comunicado em 24 horas para decidir sobre a manutenção da medida. Durante o julgamento, o advogado Alberto Pavie Ribeiro, representante da AMB, argumentou que a Constituição assegurou que o domicílio é inviolável, podendo ser acessado somente a partir flagrante delito, desastre, ou autorização judicial. “Não se pode cogitar da possibilidade de um policial ou delegado vir a penetrar no lar, domicílio ou local de convivência sem ordem judicial para retirar alguém do ambiente e ainda mantê-lo afastado de sua liberdade”, argumentou. O relator, ministro Alexandre de Moraes, discordou das afirmações da AMB e votou a favor da constitucionalidade da lei. Moraes disse que outros países também deram poderes à autoridade policial para adotar as medidas de afastamento. O ministro citou que 66% dos casos de feminicídio no país ocorrem na casa da vítima.

“É a autoridade policial que chega na residência. Se não for caso de prisão imediata, se a agressão ocorreu antes ou está na iminência de ocorrer, a autoridade policial não vai voltar para a delegacia enquanto o agressor continua com a vítima”, afirmou. Votaram no mesmo sentido os ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e o presidente da Corte, Luiz Fux. A ministra Cármen Lúcia disse ao validar a lei que a polícia atua diante da falta de juízes nas comarcas do país. “Quando uma mulher pede por socorro, se não houver o afastamento, e o agressor se der conta que houve esse pedido por parte dela, a tendência é ele permanecer e acirrar a agressão até chegar ao feminicídio”.

Receita abre consulta a lote de restituição do Imposto de Renda

Cerca de 212 mil contribuintes que haviam caído na malha fina e acertaram as contas com o Fisco receberão R$ 210 milhões na próxima semana. A Receita Federal abre hoje (24) consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física de março. A consulta pode ser feita a partir das 10h, na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.

O pagamento será feito em 31 de março, na conta informada na declaração do Imposto de Renda. Ao todo, 212.711 contribuintes que declararam em anos anteriores foram contemplados. Desse total, 2.790 têm mais de 80 anos, 21.540 têm entre 60 e 79 anos, 2.199 têm alguma deficiência física, mental ou doença grave e 7.542 têm o magistério como principal fonte de renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos). Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição depois de um ano, deverá requerer o valor no Portal e-CAC. Ao entrar na página, o cidadão deve acessar o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no campo “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Operação da PF mira criminosos que fraudavam benefícios do INSS

Um grupo criminoso especializado em fraudar benefícios da Previdência Social em Minas Gerais foi alvo da Operação Dupla Face, da Polícia Federal (PF). A ação é realizada em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista, do Ministério do Trabalho e Previdência. Policiais federais cumpriram hoje (23) quatro mandados de busca e apreensão, nos municípios mineiros de Vespasiano, Ribeirão das Neves e Itambé do Mato Dentro. As ordens judiciais foram expedidas pela 4ª Vara Federal de Belo Horizonte. As investigações revelaram que o modus operandi dos criminosos consistia em falsificar certidões de nascimento, documentos de identidade e comprovantes de residência, criando beneficiários fictícios.

As fraudes envolveram a concessão de, pelo menos, 16 benefícios, tais como o de amparo ao idoso de baixa renda, pensão por morte, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e aposentadoria por idade. O prejuízo causado ao erário é superior a R$ 2,7 milhões, segundo a PF. O nome Dupla Face é uma alusão ao modus operandi dos criminosos, pois, em algumas das fraudes, constatou-se que os benefícios foram fraudados duas vezes – um benefício fraudado, que havia sido suspenso por falta de prova de vida, chegou a ser reativado, com a inserção de novos documentos falsos, com a fotografia de outra pessoa.

Biden viaja a Bruxelas para encontrar líderes europeus e secretário-geral da Otan 

Biden viaja a Bruxelas – RNC

O presidente do Estados Unidos, Joe Biden, está reunido nesta quinta-feira (24) em Bruxelas com os líderes dos países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e o secretário-geral da aliança militar em Bruxelas, na Bélgica, para uma cúpula extraordinária da organização sobre a guerra na Ucrânia.

Biden participará de reuniões ao longo do dia com os outros líderes, entre eles o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, e o presidente da França, Emmanuel Macron europeus.

Na sexta-feira, ele voará à Polônia, país vizinho da Ucrânia e que, agora, está na primeira linha do que alguns especialistas já estão chamando de “nova Guerra Fria”. No sábado, o líder americano se encontrará com o presidente polonês Andrzej Duda. A intensa agenda diplomática de Biden se concentrará na confrontação com o presidente russo Vladimir Putin, que quer forçar a Ucrânia a renunciar a seu posicionamento pró-Ocidente.

Guerra na Ucrânia completa um mês

Destruição na Ucrânia – RNC

A invasão da Ucrânia completa um mês nesta quinta-feira (24). De acordo com o relatórios recentes do Ministério da Defesa do Reino Unido, as forças russas sofrem com milhares de baixas. O relatório também aponta que a Rússia deve estar procurando mobilizar mais tropas e empresas militares privadas e mercenários estrangeiros para substituir essas perdas.

O presidente Vladimir Putin continua a ser encurralado com as sanções dadas por vários países alinhados com os Estados Unidos e pró-Ucrânia.

A Rússia quase sem expressão na diplomacia, tenta impor sansões a países que considera hostis, ontem, quarta-feira, o Kremlin anunciou que vai mudar as regras de venda petróleo e gás feitas a estes países. O pagamento deverá ser feito em rublos, dinheiro hoje desvalorizado pelas sansões impostas pelo ocidente.

Segundo a ONU, mais de 3 milhões de pessoas já se deslocaram da Ucrânia para outros países. Mariupol cidade estratégica tem sido uma das cidades mais atingidas pelos bombardeios das tropas invasoras. Isso porque a Rússia tem interesse na área. A região fica entre a Rússia e a Crimeia, anexada pelas tropas de Putin em 2014.

Os próximos passos são incertos para os analistas. Mas o que vem se formando é um cerco a Kiev, capital do país. Contudo, a ocupação não vai acontecer nos próximos dias. A resistência ucraniana também tem retardado a chegada das tropas invasoras. O presidente Zelensky tem conseguido angariar o apoio de vários países, que enviam ajuda humanitária, dinheiro e armas militares, mas não enviam tropas.

Rússia vai expulsar diplomatas dos EUA

Moscou anunciou que vai expulsar diplomatas americanos da Rússia, de acordo com um comunicado divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia na quarta-feira (23). Um diplomata sênior da missão diplomática dos EUA em Moscou recebeu uma nota nesta quarta-feira com uma lista de funcionários diplomáticos americanos expulsos declarados “persona non grata”, segundo o comunicado. Persona non grata significa literalmente “uma pessoa indesejada”. A medida ocorreu em resposta à expulsão de Washington de 12 diplomatas da Missão Permanente da Rússia na ONU em Nova York, bem como de um funcionário russo do Secretariado da ONU.

Saúde recomenda segunda dose de reforço para idosos acima de 80 anos

O Ministério da Saúde (MS)  recomenda segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19 para idosos com mais de 80 anos. A aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que o imunizante seja preferencialmente da Pfizer. “Ministério da Saúde recomenda a aplicação de uma segunda dose de reforço aos idosos acima de 80 anos. A imunização deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço e a orientação é que a aplicação seja efetuada, preferencialmente, com a Pfizer”, informou a pasta por meio das redes sociais. Desde dezembro, o ministério já orientava a aplicação de uma dose de reforço apenas para as pessoas maiores de 18 anos imunossuprimidas.

Com a nova informação, a pasta amplia o público-alvo para este novo esquema vacinal. Além da Pfizer, o ministério disse que as vacinas da Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas na aplicação da segunda dose de reforço, independentemente do imunizante anterior. A pasta reforça que há doses suficientes da Pfizer para aplicação neste grupo de idosos. “Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas no novo reforço, independentemente do imunizante anterior. O MS reforça que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo. Vários estados informam que também têm esses imunizantes em estoque”, disse o ministério.

Covid-19: Brasil registra 47.376 casos e 302 mortes em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 657.998 mortes de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (23) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é 29.729.991. Em 24 horas, foram registrados 47.376 casos. No mesmo período, foram confirmadas 302 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 28.363.966 pessoas se recuperaram da doença e 708.027 casos estão em acompanhamento.

Estados

São Paulo lidera o número de casos, com 5,2 milhões, seguido por Minas Gerais (3,30 milhões) e Paraná (2,4 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (123,7 mil). Em seguida, aparece Roraima (154,9 mil) e Amapá (160,2 mil). Em relação às mortes, São Paulo tem o maior número de óbitos (166.843), seguido de Rio de Janeiro (72.556) e Minas Gerais (60.638). O menor número de mortes está no Acre (1.990), no Amapá (2.122) e em Roraima (2.144).

Boletim epidemiológico da covid-19
Divulgação/ Ministério da Saúde

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas 391,7 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 171,8 milhões com a primeira dose e 149 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,7 milhões de pessoas. A dose de reforço foi aplicada em 63,4 milhões de pessoas.

SC: Estado confirma 1.665.110 casos, 1.638.629 recuperados e 21.638 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.665.110 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 1.638.629 se recuperaram e 4.843 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 23. A doença respiratória causou 21.638 óbitos no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,3%.

Há 6 óbitos a mais em comparação com o dia anterior. O total de confirmados subiu 2.026, enquanto 2.107 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas. O número de casos ativos registrou um recuo de 87.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 23
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 37 municípios não tenham caso ativo algum. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a Oeste, com 135 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Serra (116) e Meio-Oeste (109). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (29), Alto Vale do Itajaí (33) e Médio Vale do Itajaí (35).

Dos 871 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 666 ocupados, sendo 58 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A ocupação é de 76,5%.

Boletim da Saúde registra mais 2.209 casos e 28 óbitos pela Covid-19 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta quarta-feira (23) mais 2.209 casos e 28 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. O monitoramento da Covid-19 no Paraná mostra que o Estado soma 2.390.964 casos e 42.625 óbitos pela doença, desde o início da pandemia.

Os casos divulgados nesta quarta-feira são de março (1.372), fevereiro (495) e janeiro (306) de 2022; novembro (9), outubro (1), setembro (1), agosto (3), julho (5), junho (6), maio (3), abril (1) e março (1), de 2021; e dezembro (2), novembro (1), julho (2) e junho (1) de 2020. Os óbitos são de março (14), fevereiro (9) e janeiro (1) de 2022 e outubro (1), junho (1) e maio (1) de 2021.

INTERNADOS – O boletim divulga que há 57 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados em leitos SUS (30 em UTIs e 27 em enfermaria. Não há pessoas com diagnóstico confirmado na rede particular. Outros 391 pacientes considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2 estão internados, sendo 184 em leitos de UTI e 207 em enfermaria, que aguardam resultados de exames.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 28 pacientes. São 10 mulheres e 18 homens, com idades que variam entre zero e 99 anos. Os óbitos ocorreram entre 01 de maio de 2021 e 22 de março de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Ponta Grossa (10), Curitiba (3), Maringá (2), Londrina (2), Telêmaco Borba, Tamboara, Prado Ferreira, Pitanga, Pinhais, Laranjal, Irati, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Colombo e Arapongas.

FORA DO PARANÁ  O monitoramento da Saúde registra 10.745 casos de residentes de fora do Estado – 232 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo

Gaúcho: mesmo com derrota para o Internacional, Grêmio chega à final

O Internacional derrotou o Grêmio por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (23) em Porto Alegre. Porém, o resultado não foi suficiente para tirar do Tricolor a classificação para a decisão do Campeonato Gaúcho, na qual enfrentará o Ypiranga. O adversário do Tricolor na grande decisão é o Ypiranga, que bateu o Brasil de Pelotas por 3 a 1 nesta quarta. Esta é a primeira vez na história que a equipe de Erechim disputa o título do estadual.

Palmeiras supera Ituano para alcançar semifinal do Paulista

O Palmeiras não teve problemas para superar o Ituano por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (23) no Allianz Parque, em São Paulo, e garantir uma vaga nas semifinais do Campeonato Paulista.

Bragantino vence Santo André para chegar à semifinal

O Bragantino garantiu vaga nas semifinais do Campeonato Paulista após derrotar o Santo André por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (23) no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pelas quartas de final da competição. Além do Massa Bruta, as semifinais do Paulista já contam com o São Paulo, que goleou o São Bernardo por 4 a 1 na última terça-feira (22).

Coritiba sai na frente do Athletico-PR por vaga na final do Paranaense

O Coritiba partiu na frente do Athletico-PR na busca por uma vaga na decisão do Campeonato Paranaense, pois venceu o Atletiba, disputado em plena Arena da Baixada nesta quarta-feira (23), por 2 a 1.

Brasil enfrenta Chile pelas Eliminatórias

Já classificado para a Copa do Mundo de 2022 (Catar), o Brasil enfrenta o Chile, a partir das 20h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (24) no estádio do Maracanã, pelas Eliminatórias. A partida deve ser a última da seleção brasileira diante de sua torcida, isto porque os jogos preparatórios para o Mundial serão realizados fora do país. A equipe comandada pelo técnico Tite lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 39 pontos, cinco à frente da Argentina, segunda colocada.

Já o Chile aparece em sexto lugar, com 19 pontos, três atrás do Uruguai, quarto colocado, que fecha a zona de classificação direta ao Mundial. A quinta posição, que dá vaga à repescagem, é ocupada pelo Peru, com 21 pontos. Com isso, a escalação inicial do Brasil deve ser a seguinte diante dos chilenos: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Antony, Neymar e Vinícius Júnior.

Tite afirma que é uma alegria voltar a comandar o Brasil no Maracanã

O técnico Tite afirmou que é uma alegria voltar a comandar a seleção brasileira no Maracanã, um estádio que representa “a magnitude do futebol”.  “O templo do futebol mundial, eu vejo desta forma. Fecho os olhos e vejo alguns lugares aos quais fui, Maracanã e Wembley [Inglaterra], não consigo enxergar outro estádio que represente a magnitude do futebol assim como estes”, declarou o comandante do Brasil em entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (23), um dia antes da partida contra o Chile válida pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, programada para começar às 20h30 (horário de Brasília).

Na entrevista, Tite também pregou respeito ao adversário do Brasil na partida, o Chile, que ainda luta por uma vaga para a próxima Copa do Mundo: “Tenho muito respeito pelo Chile. Uma coisa é querer ser melhor, competitivo, leal, forte, ser melhor tecnicamente e querer vencer o jogo. A outra é respeitar o outro lado. Da mesma forma que os outros estão brigando pela classificação, nós estamos nos preparando para a Copa”. Porém, o treinador deixou claro que respeito não representa abrir mão de uma vitória, de preferência com uma boa atuação: “Tomara que tenhamos competência para sair [de campo] com uma boa apresentação, [alcançando um] bom resultado, [com] sintonia, [e] uma energia legal. É isso que buscamos, esse é o nosso desafio, a pressão que temos”.

CBF elege Ednaldo Rodrigues presidente em meio a imbróglio judicial

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elegeu nesta quarta-feira (24) Ednaldo Rodrigues, de 68 anos, como o novo presidente da entidade, pelo período de quatro anos. Candidato de chapa única, Rodrigues ocupava interinamente a presidência da CBF, desde agosto do ano passado, quando Rogério Caboclo foi destituído do cargo, após acusações de assédio sexual e moral.  A eleição ocorreu menos 24 horas após decisão do juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira (1ª Vara Cível de Maceió) suspendendo o pleito, após ação impetrada por Gustavo Feijó,  um dos oito ex-vice-presidentes da CBF (gestão Caboclo). O novo presidente da CBF foi eleito por 137 votos de um total de 141.  Das 27 federações, apenas a Alagoana faltou ao pleito.

Os votos dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro tiveram peso 2, totalizando 40.  Já a soma de votos da Série B (peso 1) foi de 19, já que a Ponte Preta não votou, por conta de problema com a procuração. Logo após a eleição na sede da CBF, no Rio de Janeiro, Ednaldo Rodrigues tomou posse ao lado de seus oito vice-presidentes, e falou das dificuldades que passou interinamente como presidente interino. Dos oito vices que tomaram posse também nesta quarta (23) , metade é estreante no cargo. É o caso de Rubem Lopes (presidente da Ferj),  Reinaldo Carneiro Bastos (presidente da Federação Paulista), Hélio Cury (presidente da Federação Paranaense) e Roberto Góes (presidente da Federação do Amapá).  Entre os remanescentes da gestão Caboclo, está Antônio Aquino (presidente da Federação do Acre) e três vices sem envolvimento com federações: Francisco Noveletto (Rio Grande do Sul), Marcus Vicente (Espírito Santo) e Fernando Sarney (Maranhão).

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495