Brasil registra 6 vezes mais casos diários de covid-19 que em dezembro

Boletim do Observatório Covid-19 Fiocruz divulgado hoje (19) pela Fundação Oswaldo Cruz revela aumento significativo do número de casos da doença no Brasil, com média de 49 mil registros por dia, seis vezes mais do que o observado no início de dezembro de 2021. O documento destaca, porém, que, graças à eficácia da vacinação, que completou um ano, o número de mortes não acompanhou o aumento do número de casos no país. Referente às semanas epidemiológicas 1 e 2 de 2022, compreendendo o período de 2 a 15 de janeiro, o boletim revela que piorou a situação dos leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) destinados a pacientes com covid-19, em comparação aos dados das duas últimas semanas. Cinco estados que estavam fora da zona de alerta ingressaram na zona de alerta intermediário, com taxas iguais ou superiores a 60% e inferiores a 80%, somando-se a seis unidades da federação que já estavam nesta zona na semana anterior.

Destacam-se entre as capitais que tiveram taxas divulgadas Cuiabá (100%), Rio de Janeiro (95%), Belo Horizonte (88%), Fortaleza (85%) e Recife (80%), que estão na zona de alerta crítico; e Vitória (78%), Manaus (77%), Campo Grande (77%), Goiânia (77%), Brasília (74%), Palmas (69%), São Luís (68%), Teresina (66%), Porto Velho (66%), Salvador (65%), Curitiba (61%) e Boa Vista (60%), na zona de alerta intermediário. O boletim chama a atenção que, no caso da cidade do Rio de Janeiro, a taxa apresentada não inclui leitos impedidos/bloqueados, o que eleva o seu valor. A comparação de dados relativos a 17 de janeiro com os de 10 de janeiro mostra aumento do total de leitos em 12 estados e no Distrito Federal. Os destaques são aumentos superiores a 50 leitos registrados em Pernambuco (105) e Ceará (5). Cinco estados tiveram redução do total de leitos: Roraima, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A média móvel de sete dias, divulgada pela Fiocruz, é calculada somando-se os registros do dia com os dos seis dias anteriores e dividindo o resultado da soma por sete. O número é diferente daquele divulgado pelo Ministério da Saúde, que mostra apenas as ocorrências de um dia específico.

Grupos etários: A distribuição dos casos de internação e morte nos grupos etários chamou a atenção dos pesquisadores, que perceberam mudança no perfil das internações desde dezembro: tanto para internações quanto para óbitos, destaca-se maior presença de pessoas mais jovens. “Em especial para internações, é notável a participação de crianças com até 2 anos”. Isso indica que tal grupo passou a ocupar lugar de destaque na pandemia no fim de 2021 e início de 2022. “Os grupos extremos de idade passam a ser destaque da distribuição etária das internações e óbitos”, diz o boletim. Entre os idosos, cresce a presença de grupos com 80 anos e mais, e diminui a de grupos de 60 a 69 anos e de 70 a 79 anos. Entre os adultos, aumentam os casos nos grupos de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos e diminui a contribuição dos grupos de 50 a 59 anos e de 40 a 49 anos. De acordo com pesquisadores da Fiocruz, o cenário é de incerteza no médio prazo. “Para as internações em UTI parece haver uma nova forma de distribuição, em que adultos mais jovens e idosos menos longevos passam a compartilhar o perfil que mais requer cuidados intensivos. As próximas semanas poderão alterar a dinâmica das internações por covid-19 no país.”

Expansão: Embora parte dos casos se refira a registros que ficaram retidos nos sistemas (e-SUS-Notifica e Sivep-Gripe), há predomínio da variante Ômicron, o que evidencia tendência de aumento da transmissão da doença, já observada na Europa e mais recentemente na América do Sul, principalmente na Argentina e no Uruguai. Nas duas primeiras semanas epidemiológicas de 2022, a média ficou em 130 óbitos diários, revelando pequeno aumento na comparação com o início de dezembro de 2021. Segundo os cientistas, a redução da gravidade dos casos de covid-19 deve-se à alta cobertura da vacinação alcançada por esses países, incluindo o Brasil. Em países com baixa cobertura vacinal, como alguns da Europa Oriental e do Oriente Médio, a letalidade permanece alta. Para os pesquisadores, isso deixa claro que “a variante Ômicron pode, em contextos de baixa cobertura vacinal, causar aumento de quadros clínicos graves e levar à morte grande parte dos infectados”.

Síndrome respiratória: Levantamento do InfoGripe indicou, nas últimas semanas, tendência de aumento significativo da incidência de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) em todos os estados. As exceções foram Roraima e Rio de Janeiro, onde há estabilidade. Com estimativas superiores a um caso por 100 mil habitantes, as taxas de SRAG são consideradas altas em todos os demais estados. Em São Paulo e Minas Gerais, por exemplo, as taxas estão próximas de 10 casos por 100 mil habitantes (9,6 e 8,8 casos por 100 mil habitantes, respectivamente). Conforme o boletim, o quadro de SRAG no Brasil, analisado com dados até a primeira Semana Epidemiológica de 2022, preocupa, já que o total observado atingiu 13 mil casos no período compreendido pelas duas últimas semanas de 2021 e a primeira de 2022. “Os casos de SRAG envolvem hospitalizações e óbitos por vírus respiratórios, e esse crescimento significativo ocorre em meio à disseminação da variante Ômicron no país, assim como à circulação de vírus da influenza em vários estados”, diz o documento.

Anvisa dá 15 dias para Saúde esclarecer informações sobre autotestes

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou, nesta quarta-feira (19), a proposta de liberação de aplicação de testes rápidos de antígeno para covid-19, os chamados autotestes. O placar da votação foi de quatro votos contrários à liberação com as informações atuais contra um voto a favor da liberação imediata.

Segundo os diretores da agência, a decisão foi motivada pela falta de política pública por parte do Ministério da Saúde. O conselho deu um prazo de 15 dias para que a pasta apresente informações complementares ao pedido de liberação de autotestes. A relatora do caso, Cristiane Jourdan, apresentou parecer com a avaliação da procuradoria da agência de que o Ministério não instituiu uma política pública para os autotestes. Ela informou que solicitou esclarecimentos à Saúde sobre a formalização da política pública para os autotestes, mas que não recebeu respostas até o início da reunião.

Liberação excepcional: Contudo, diante do cenário epidemiológico da pandemia no Brasil, a relatora sugeriu que seria possível uma liberação do uso desse método de exame de antígeno para detectar a presença do coronavírus, desde que condicionado a determinados critérios. “Diante do recrudescimento exponencial dos casos e do pronunciamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que a pandemia está longe de acabar, esta agência entendeu que a regulação pode ser editada em caráter de excepcionalidade para ampliar a testagem, independentemente da existência de políticas públicas”, propôs Jourdan.

Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil

O número de infecções diárias pelo novo coronavírus segue em alta no Brasil. Segundo boletim do Ministério da Saúde (MS) divulgado hoje (19), foram 204.854 casos registrados em 24 horas, o maior número desde o início da pandemia. O número de pessoas infectadas pela covid-19 totaliza 23.416.748.

O número de mortes causadas pela covid-19 não tem crescido na mesma proporção e chegou a 621.855, com 338 óbitos entre ontem (18) e hoje. Há 3.062 mortes em investigação. Os dados de mortes em investigação ocorrem por haver casos em que o paciente morreu, mas a investigação da causa demanda exames e procedimentos posteriores. Até o momento, segundo o ministério, 21.848.301 pessoas se recuperaram da doença.

Boletim epidemiológico da covid-19
Boletim epidemiológico da covid-19 – 19/01/2022/Divulgação/ Ministério da Saúde

Estados

Segundo o balanço fornecido pelas Secretarias Estaduais de Saúde, o estado com mais mortes por covid-19 é São Paulo, com 155.997 registros. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro (69.623), Minas Gerais (56.866), Paraná (40.951) e Rio Grande do Sul (36.564).

Os estados com menos óbitos são Acre (1.854), Amapá (2.033), Roraima (2.082) e Tocantins (3.978). As unidades da federação com mais casos registrados são São Paulo (4,5 milhões), Minas Gerais (2,4 milhões) e Paraná (1,7 milhão). Os estados com menos casos são Acre (91,4 mil), Amapá (130,9 mil) e Roraima (134 mil).

Ômicron

A pasta também informou que foram registrados 811 casos de pessoas infectadas pela variante Ômicron, com incidência confirmada em 16 unidades da Federação, com Pernambuco (145) e Rio de Janeiro (156) registrando o maior número de casos. Também foram registradas duas mortes, uma em Alagoas e outra em Goiás. Há 1.080 casos e duas mortes pela nova variante em investigação.

Boletim da variante Ômicron
Boletim da variante Ômicron – 19/01/2022/Divulgação/ Ministério da Saúde

Vacinação

O painel nacional de vacinação do Ministério da Saúde registrou, em sua última atualização, um total de doses aplicadas de 325,7 milhões. Até o momento, 159 milhões receberam a primeira dose e 139,8 milhões já receberam as duas doses ou a dose única. Além disso, 25,7 milhões de pessoas tomaram a terceira dose (dose de reforço).

SC: Estado confirma 1.327.487 casos, 1.251.652 recuperados e 20.308 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.327.487 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 1.251.652 estão recuperados e 55.527 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado nesta quarta-feira, 19. Desde o início da pandemia, 20.308 mortes foram causadas pela doença respiratória. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,53%.

São 6.989 casos ativos a mais em comparação com a última atualização diária, e houve mais 13 óbitos. Registrou-se uma alta de 12.219 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados aumentou 5.217.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 19
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 287 municípios com casos ativos. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a Grande Florianópolis, com 1.367 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Oeste (1.159) e Laguna (874). As que menos têm são Alto Uruguai Catarinense (262), Alto Vale do Itajaí (393) e Planalto Norte (433).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 70,8%. Isso significa que, dos 1.089 leitos existentes no estado para adultos, 771 estão ocupados, sendo 172 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Governo do Estado entrega mais 40 ônibus para reforçar o transporte escolar de Santa Catarina

Mais qualidade e segurança ao transporte escolar de estudantes da rede pública de ensino. O Governo do Estado de Santa Catarina entregou, nesta quarta-feira, 19, entregou novos ônibus para 40 municípios catarinenses. O ato faz parte de uma série de entregas iniciadas em dezembro de 2021 e que constituem o maior investimento em transporte escolar da história de Santa Catarina. A aquisição é de 300 veículos com investimento de R$ 86,4 milhões.

Foto: Pedro J. Cureau/SED

“Isso é um projeto da Secretaria de Estado da Educação, do Governo de Santa Catarina, para otimizar a rede de transporte escolar. Assim temos município e Estado juntos, otimizando recursos públicos. Quero agradecer ao governador por nos permitir fazer esse investimento, mais um entre tantos que estamos fazendo nos últimos meses para sermos referência em educação para todo o Brasil”, afirma o secretário Luiz Fernando Vampiro.

Os municípios contemplados com a entrega são Anita Garibaldi, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Balneário Rincão, Camboriú, Campo Alegre, Correia Pinto, Curitibanos, Doutor Pedrinho, Florianópolis, Forquilhinha, Frei Rogério, Imbituba, Itapoá, Leoberto Leal, Massaranduba, Monte Castelo, Morro da Fumaça, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Papanduva, Passo de Torres, Pedras Grandes, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Porto Belo, Pouso Redondo, Rancho Queimado, Rio do Campo, Rio dos Cedros, Rio Rufino, Rodeio, Salete, Sangão, São Bento do Sul, São José, São José do Cerrito, Taió e Três Barras.

Investimento de R$ 12,7 milhões nesta entrega

Os 40 ônibus entregues nesta quarta-feira representam investimento de R$ 12,7 milhões com recursos estaduais e beneficiam 140 mil estudantes da rede estadual, além dos alunos das redes municipais. Os veículos têm capacidade de transportar 59 passageiros sentados e são acessíveis para estudantes com deficiência, além de terem sido equipados com dispensers de álcool em gel para garantir a segurança sanitária dos alunos. “Quero elogiar uma gestão profissional de políticas públicas para o desenvolvimento de Santa Catarina. Vemos obras por todos os cantos de Santa Catarina, com melhorias em saúde, quadras de esporte, ampliação de salas de aula, laboratórios de informática. O Governo dá esse importante passo. O futuro que dá oportunidade é o que mais precisamos em termos de sustentabilidade, seja na educação, seja na governança, seja nas boas práticas de políticas públicas”, afirma o prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen.

Em dezembro, outros 66 veículos do mesmo modelo já foram entregues aos municípios catarinenses, adquiridos por R$ 317,9 mil cada um. Mais 194 ônibus vão reforçar a frota do transporte escolar no primeiro trimestre de 2022, incluindo veículos com capacidade de transportar 25 e 44 passageiros. A Secretaria de Estado da Educação (SED) está adquirindo os 300 veículos com recursos próprios, pelo Programa Caminhos da Escola. O modelo, de acordo com o Ministério da Educação e o Inmetro, é considerado o mais adequado para o transporte dos estudantes do ensino básico.

Mais 17.485 casos e 10 óbitos pela Covid-19 são confirmados no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (19) mais 17.485 casos confirmados e 10 mortes em decorrência da Covid-19. Os números incluem meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas (13.046 casos e uma morte). Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Paraná soma 1.734.489 casos confirmados e 40.727 mortos, desde o início da pandemia.

Os casos divulgados nesta quarta são de janeiro (17.397) de 2022; dezembro (12), novembro (4), outubro (3), setembro (2), agosto (3), julho (5), junho (3), maio (7), abril (3), março (17), fevereiro (2) e janeiro (3) de 2021; e dezembro (3), novembro (3), outubro (4), setembro (3), agosto (5), julho (4) e junho (2) de 2020. Os óbitos são de janeiro (6) de 2022 e novembro (1), setembro (1), março (1) e janeiro (1) de 2021.

INTERNADOS  65 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (25 em UTIs e 40  enfermarias). Não há pacientes com diagnóstico confirmado em leitos da rede particular (UTI ou enfermaria). Há outros 868 pacientes internados, 322 em leitos de UTI e 546 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS  A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 10 pacientes. São quatro mulheres e seis homens, com idades que variam entre 48 e 90 anos. Os óbitos ocorreram entre 18 de janeiro de 2021 e 18 de janeiro de 2022. Eram moradores de Londrina (2), Toledo, Sabáudia, Pontal do Paraná, Ponta Grossa, Ourizona, Itaipulândia, Foz do Iguaçu e Campina da Lagoa.

FORA DO PARANÁ  O monitoramento registra 8.404 casos de residentes de fora do Estado – 224 pessoas foram a óbito.

MONITORAMENTO – A Secretaria da Saúde está monitorando a situação epidemiológica do Paraná e o crescimento no número de casos diários divulgados pela pasta. A Secretaria reforça que as medidas de prevenção, como o uso de máscaras, lavagem das mãos e uso do álcool em gel permanecem sendo necessárias, juntamente com a continuidade da vacinação contra a Covid-19.

Confira o informa completo.

Com mais oito registros, Paraná já soma 100 casos confirmados da variante Ômicron

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) recebeu nesta quarta-feira (19) a confirmação de mais oito casos da variante Ômicron no Paraná. Agora, o Estado soma 100 casos e nenhum óbito registrado. Os resultados foram apresentados em um novo sequenciamento genômico do relatório de circulação das linhagens do vírus Sars-Cov-2, responsável pela Covid-19, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Rio de Janeiro. São seis mulheres e dois homens com idades que variam de 22 a 63 anos, residentes em Curitiba (3), Pinhais (1), São José dos Pinhais (1), Castro (1), Maringá (1) e Londrina (1). O primeiro caso da variante Ômicron foi confirmado no Paraná no último dia 12, um paciente de 24 anos residente em Curitiba, com caso confirmado para a Covid-19 em dezembro.

Depois disso, no último sábado (15), a Fiocruz Paraná enviou um relatório com mais 91 casos da cepa, além da confirmação da predominância da Ômicron no Estado. “Cada relatório tem confirmado o que já vínhamos falando desde dezembro sobre a presença e a alta transmissão da Ômicron. Nesse momento precisamos retomar os cuidados não farmacológicos e, acima de tudo, a vacinação contra a Covid-19 para que estes casos não se transformem em perdas humanas”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Os casos registrados pelos relatórios da Fiocruz Paraná e Rio de Janeiro permanecem em situação de investigação epidemiológica para confirmação da evolução dos casos e demais detalhamentos.

Carreata substitui procissão na homenagem a padroeiro do Rio

No dia dedicado ao padroeiro do Rio, São Sebastião, comemorado hoje (20), não haverá procissão mais uma vez, devido à pandemia de covid-19. De acordo com programação da arquidiocese da cidade, haverá carreata, que sairá entre as 14h30 e as 15h da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, zona oeste. A imagem do padroeiro será levada à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, onde haverá missa solene celebrada pelo cardeal arcebispo dom Orani Tempesta.

Às 10h, o cardeal rezará missa no Santuário Basílica de São Sebastião, conhecido como Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, zona norte, onde haverá celebrações de hora em hora em homenagem ao santo, a partir das 5h até as 19h. Todas as missas serão transmitidas pelo canais da igreja no Youtube e no Facebook, a partir das 6h.

A orientação é que os fiéis cheguem com antecedência, porque será feito controle por ordem de chegada, e as pessoas só poderão assistir à missa sentadas. Não serão permitidas pessoas em pé. A atual capacidade na igreja é de 600 lugares, mas mesmo assim ela será evitada em função da pandemia. Serão autorizadas, no máximo, entre 350 e 450 pessoas nos bancos. A imagem do santo permanecerá durante todo o dia no pátio da igreja.

Imagem peregrina: Como parte da programação da festa de São Sebastião, a exemplo do que ocorre todos os anos, desde 2010, o cardeal dom Orani Tempesta levou, no último dia 10, a imagem peregrina do santo ao Centro Administrativo (Cass) da prefeitura carioca, que leva seu nome. A imagem foi recebida pelo prefeito Eduardo Paes, que a carregou até o local em que foi realizada celebração para marcar a visita.

“É uma bênção o Rio de Janeiro ter um padroeiro como São Sebastião, santo forte, resiliente, lutador, perseverante. O mundo vive momento de muita dificuldade, mas nossa cidade está abençoada por esse padroeiro especial”, saudou Paes. A trezena em homenagem ao padroeiro começou no dia 7 deste mês, no Santuário Basílica de São Sebastião e, durante 13 dias, a imagem peregrina percorreu vários pontos da cidade. A partir de 2019, junto com São Jorge, São Sebastião é também padroeiro do estado do Rio.

São Sebastião: São Sebastião foi um soldado cristão, nascido em Narbonne, na França, no século 3, de pais oriundos de Milão, na Itália. Alistou-se no Exército romano em 283 e, por volta de 286, sua conduta branda com os prisioneiros cristãos levou o imperador Diocleciano a julgá-lo sumariamente como traidor e ordenar sua execução por meio de flechas, que se tornaram símbolo constante em sua imagem. Foi dado como morto e atirado em um rio, porém não havia morrido. Encontrado e socorrido, apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte, em 20 de janeiro de 288. Seu corpo foi resgatado no esgoto público de Roma, limpo e sepultado nas catacumbas.

Copinha: Em jogo tumultuado, São Paulo bate Cruzeiro e vai à semifinal

O clássico Choque-Rei, entre São Paulo e Palmeiras, decidirá um dos finalistas da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta quarta-feira (19) à noite, o Tricolor venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul (SP), pelas quartas de final. O duelo foi marcado por imprevistos que atrasaram o jogo antes da bola rolar e durante a partida. A semifinal será disputada neste sábado (22), às 19h (horário de Brasília), na Arena Barueri. Como ocorre nos clássicos paulistas do profissional, a partida terá torcida única, seguindo a determinação das autoridades estaduais, para evitar confrontos entre torcidas organizadas.

Por ter melhor campanha (sete vitórias, contra seis triunfos e um empate do Verdão), o São Paulo será o único a poder levar torcedores no jogo que decidirá um dos classificados à final de terça-feira (25), ainda sem local e horário definidos pela Federação Paulista de Futebol (FPF). O outro finalista sairá do confronto entre Santos e América-MG, que se enfrentam nesta sexta-feira (21), às 20h, em São Caetano do Sul. O Tricolor busca o quinto título na Copinha. A última conquista foi em 2019, com o atacante Antony, hoje no Ajax (Holanda), integrando o elenco campeão. Coincidentemente, aquele time também eliminou o Cruzeiro nas quartas de final.

Palmeiras avança à semifinal da Copa São Paulo

O Palmeiras deu mais um passo rumo ao inédito título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta quarta-feira (19), o Verdão superou o Oeste por 5 a 2 na Arena Barueri, pelas quartas de final da competição. O terceiro gol foi uma pintura de Endrick. O atacante de 15 anos acertou uma linda bicicleta da entrada da área, indefensável.

Fifa inicia venda de ingressos para Copa do Mundo do Catar

A Fifa deu início à venda de ingressos online para a Copa do Mundo do Catar 2022 nesta quarta-feira (19). O Mundial está programado para ocorrer de 21 de novembro e 18 de dezembro. Segundo a entidade, esta etapa de vendas – em que os torcedores manifestam quais ingressos desejam adquirir – vai até às 7h (horário de Brasília) de 8 de fevereiro. Um mês depois, em 8 de março, quem solicitou o ingresso receberá a confirmação se seus pedidos de compra de bilhetes foram aceitos (inteira ou parcialmente) ou rejeitados.

Nesta primeira fase de vendas, não há prioridade por ordem de solicitações: um interessado que preencher a lista ainda hoje terá as mesmas chances de ter o pedido atendido, assim como outro torcedor que deixar para o último dia. Nos casos em que a demanda por ingressos for maior do que a quantidade destinada a um determinado grupo – seja ele de moradores locais ou torcedores que vivem fora do Catar – haverá sorteio para definir quem fica com os bilhetes. Aliás, residentes do país sede da Copa do Mundo terão acesso a um preço especial, a partir de 10 euros (aproximadamente R$ 60), para ingressos da fase de grupos. Já para estrangeiros, os mesmos bilhetes saem a 61 euros (R$ 378).

Ao realizar o pedido online, o torcedor terá algumas opções na hora de escolher quais partidas pretende assistir. Ele pode escolher jogos individualmente, ou optar por todas as partidas de uma determinada seleção. Existe também a opção de ir a quatro estádios diferentes em dias consecutivos, aproveitando-se da curta distância entre eles. Há ingressos destinados a pessoas com deficiência, com instalações com foco em acessibilidade.

Vale lembrar que o sorteio para definir os grupos da Copa do Mundo só acontecerá no dia 1º de abril. Após a definição das chaves, haverá uma nova etapa de vendas, que oferecerá a possibilidade de o torcedor se juntar a outros conterrâneos na torcida por seu país e também uma chance para compra de ingressos de acordo com o caminho que a seleção cruzar nas fases decisivas. Nas primeiras fases da Copa, será permitido que o fã assista a mais de uma partida no mesmo dia, também por conta da curta distância entre as arenas. Haverá um limite de compra de seis ingressos por jogo e sessenta ingressos ao longo da competição.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495