Chuva em Petrópolis já deixou mais de 100 mortos

Imagens – Redes Sociais – Divulgação

O temporal que caiu em Petrópolis, na região serrana fluminense, na última terça-feira (15), deixou pelo menos 104 mortos, segundo informações divulgadas hoje (17) pela Defesa Civil estadual. A Polícia Civil está trabalhando para agilizar o reconhecimento e a liberação de corpos. Os bombeiros entraram no terceiro dia de buscas, já que ainda há desaparecidos. Os trabalhos de resgate resultaram no salvamento de 24 pessoas até a noite de ontem.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) preparou uma lista com os nomes de mais de 30 desaparecidos. Mais de 20 pontos de deslizamento foram registrados em toda a cidade. Apenas no morro da Oficina, no Alto da Serra, um dos locais mais atingidos, dezenas de casas foram soterradas. Há ainda casos de pessoas que foram levadas pelas cheias nas ruas.

Mais de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão acolhidas em abrigos ou casas de parentes e amigos. O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que essa foi a pior chuva da região desde 1932. Outros desastres já ocorreram na serra fluminense. Em 1988, foram 134 mortos em Petrópolis. Em 2011, 918 pessoas morreram e outras dezenas desapareceram na região serrana, principalmente em Nova Friburgo e Teresópolis.

Busca a valores esquecidos registra quase 90 milhões de consultas

Quase 90 milhões de pessoas físicas e empresas já fizeram consultas ao sistema que busca valores esquecidos em instituições financeiras, informou o Banco Central (BC). Desde a abertura do site, na noite de domingo (13), até as 18h de hoje (16), 86.997.576 consultas foram registradas. Nas últimas 24 horas, cerca de 21 milhões acessaram a página. Desse total, 85.312.803 consultas foram feitas por pessoas físicas e 1.684.773, por pessoas jurídicas. De acordo com o BC, 17.773.019 (20,4%) resultaram em saldos a resgatar, dos quais 17.531.498 se referem a pessoas físicas e 241.521 a empresas.

Calendário: A consulta pode ser feita por qualquer cidadão ou empresa, em qualquer horário. No entanto, caso o sistema informe recursos a receber, os usuários foram divididos em três grupos, baseados na data de nascimento ou na data de fundação da empresa. Quem nasceu antes de 1968 ou abriu a empresa antes desse ano poderá conhecer o saldo residual e pedir o resgate entre 7 e 11 de março, no mesmo site. A própria página informará o horário e a data para pedir o saque. Caso o usuário perca o horário, haverá uma repescagem no sábado seguinte, em 12 de março, das 4h às 24h.

Para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período, o prazo será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Para quem nasceu a partir de 1984, ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h. Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão, ou empresa, que perder os prazos não precisa se preocupar. O direito a receber os recursos é definitivo e estes continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Congresso busca consenso para reduzir preço dos combustíveis

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou nesta quinta-feira (16) que deputados e senadores trabalham para chegar a um consenso nos projetos que tratam dos combustíveis. Segundo o congressista, um acordo agilizaria a tramitação das propostas no Congresso. Atualmente, dois projetos estão em debate. Defendida por governadores, uma das propostas cria um fundo para estabilização dos preços de derivados de petróleo.

A outra, já aprovada na Câmara, estabelece um valor fixo para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis. “As duas Casas vão perder esse tempo para ganhar rapidez no retorno do projeto de Lei Complementar e de um projeto dos senadores, para ter isso votado na próxima semana. Queremos buscar um texto de consenso entre as duas Casas. Pode haver alguma divergência, e com isso a Proposta de Emenda Constitucional [enviada pelo governo] fica afastada”, Lira.

Após reunião com Lira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) retirou da pauta de votação de hoje as propostas que tratam da redução do preço dos combustíveis. Apesar do adiamento, Pacheco tem afirmado que a redução do preço dos combustíveis é “uma das principais missões do Senado” atualmente. “Essa situação alarma toda a sociedade brasileira e nós precisamos dar uma resposta para o preço dos combustíveis, que está cada vez mais alto, em valores exorbitantes. Isso pressiona muito a inflação. Não é só o aumento do preço do combustível, é o que isso representa para o custo das coisas de um modo geral. Essa é uma das principais missões que o Senado tem nos próximos dias”, disse Pacheco.

Novo presidente do Tribunal Superior do Trabalho toma posse

A nova cúpula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) tomou posse hoje (16), em cerimônia híbrida, com algumas autoridades presentes e outras participando por videoconferência, em razão da pandemia de covid-19. O novo presidente do TST é o ministro Emmanoel Pereira, que tem a ministra Doria Maria Costa como vice.

O novo corregedor-geral da Justiça do Trabalho é o ministro Caputo Bastos. Pereira é natural de Natal e se formou em direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ele se tornou ministro do TST em 2002, em vaga destinada à advocacia. No biênio de 2019-2020, foi representante do TST no Conselho Nacional de Justiça. Ele assume o comando da Justiça do Trabalho com mandato até 2024.

Butantan entrega amanhã 10 milhões de doses da CoronaVac

O Instituto Butantan vai entregar um lote com 10 milhões de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde amanhã cedo (17). A informação foi confirmada hoje (16) pelo presidente do Butantan, Dimas Covas. As doses, já envasadas e certificadas, serão utilizadas para a que a vacinação de crianças avance em outros estados brasileiros. “Nós entregaremos a totalidade das 10 milhões de doses que já saem amanhã para os depósitos do Ministério da Saúde. O contrato foi assinado e, portanto, a liberação será imediata. Neste momento, estamos nos preparando para fazer esta entrega amanhã de manhã”, explicou Covas.

A vacina CoronaVac contra a covid-19 é produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. A vacina é segura e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em pessoas acima dos 6 anos. Nos próximos dias, o Instituto Butantan pretende solicitar à Anvisa que essa vacina possa também ser aplicada em crianças acima dos 3 anos. “Nos próximos 15 dias devemos completar o dossiê junto à Anvisa, solicitando a ampliação da vacinação para o público de 3 a 6 anos com a CoronaVac. Esperamos poder obter essa autorização e ampliar a cobertura vacinal dessa faixa etária”, disse Covas.

Ômicron: Segundo Dimas Covas, o laboratório Sinovac já está se preparando para desenvolver uma vacina específica contra a variante Ômicron. Os estudos clínicos, de acordo com ele, já se iniciam neste mês de fevereiro em Hong Kong. “Na semana passada, a nossa parceira Sinovac anunciou o desenvolvimento da vacina específica para a variante Ômicron, e essa vacina deve entrar em estudo clínico ainda neste mês. O estudo clínico deve se iniciar em Hong Kong, na China. E nós estamos nos preparando para fazer um braço desse estudo no Brasil”, disse.

Em reunião no Senado, presidente da Anvisa defende vacina

Em reunião na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, na tarde de hoje (16), o presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, defendeu a vacinação da população contra a covid-19 e criticou discursos que disseminam a desinformação sobre o assunto. Ele lembrou que os imunizantes são aplicados desde a infância e que nunca houve questionamento a esse respeito. “Então, tudo que se constrói de terrorismo, de fake news em cima dessa questão está cobrando um preço – está cobrando um preço. A conta está chegando”.

Na reunião, Barra Torres mencionou ameaças que membros da Diretoria Colegiada da agência têm recebido por defenderem a vacinação de crianças contra a covid-19. “É lógico que seria muito bom, seria ideal que tivéssemos sobejas manifestações de apoio, etc. Pontuei até aqui, recentemente, que havia esse cenário num passado não tão distante assim. Mas acaba que nós queremos ter, pura e tão somente, o mínimo necessário para o trabalho ser feito – eu digo isso pelos servidores da casa, os servidores concursados –, para, minimamente, termos condições de trabalhar num ambiente sem ameaças, sem agressões.”

Durante a reunião, o presidente da Anvisa também falou sobre a relação com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Anvisa e Planalto divergiram quando o presidente defendeu, em dezembro de 2021, a divulgação de nomes de técnicos da agência que aprovaram a vacina da Pfizer para crianças. Depois, o presidente fez criticas à aprovação do imunizante e questionou as motivações por trás da decisão, o que gerou críticas de Barra Torres. Após o episódio, o presidente Jair Bolsonaro negou ter acusado Barra Torres de corrupção. “É importante pontuar que, se formos fazer uma análise de todas as manifestações do senhor presidente em relação à Anvisa, nós vamos encontrar, talvez, 97% de referências elogiosas e três diametralmente opostas a isso”, destacou Barra Torres ao participar nesta quarta-feira da reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

Covid-19: Brasil registra 1.085 óbitos e 147 mil novos casos

O Brasil chegou hoje (16) a 640 mil mortes em consequência da covid-19. Com 1.085 novos óbitos registrados em 24 horas, o país totalizou 640.774 vidas perdidas ao longo da pandemia. Ainda há 3.136 mortes em investigação. Os óbitos em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores.

O número de pessoas que contraíram covid-19 no país alcançou 27.806.786. Em 24 horas, foram confirmados 147.734 diagnósticos positivos da doença. Ontem, o sistema de informações do Ministério da Saúde contabilizava 27.659.052 casos acumulados.

Covid-19: Brasil registra 640 mil mortes na pandemia
Divulgação/ Ministério da Saúde

.
A quantidade de casos em acompanhamento de covid-19 está em 2.649.421. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para óbito. Até hoje, 24.516.591 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 88,2% dos infectados desde o início da pandemia.

As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta quarta-feira. Nele, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à covid-19.

Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias seguintes aos feriados, em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de informações.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão: São Paulo (162.165); Rio de Janeiro (70.988); Minas Gerais (58.600); Paraná (41.879) e Rio Grande do Sul (37.706). Já os estados com menos óbitos são: Acre (1.937); Amapá (2.091); Roraima (2.116); Tocantins (4.067) e Sergipe (6.191).

SC: Estado confirma 1.563.413 casos, 1.506.398 recuperados e 21.095 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.563.413 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.506.398 se recuperaram e 35.920 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 16. O coronavírus causou 21.095 óbitos no estado até agora. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,35%.

Na comparação com o boletim anterior, há 42 óbitos a mais. Aos casos confirmados se somaram 7.671, enquanto a estimativa de recuperados aumentou 7.634. O número de casos ativos permaneceu praticamente inalterado.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 16
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 286 municípios tenham casos ativos. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Oeste (928 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Serra (920) e Xanxerê (739). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (224), Laguna (320) e Carbonífera (348).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 83,9%. Isso significa que, dos 1.036 leitos existentes no estado para adultos, 869 estão ocupados, sendo 279 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

SC: Governador entrega 109 viaturas para Polícia Militar e destaca investimentos na Segurança Pública

Fotos: Julio Cavalheiro/Secom

Para reforçar a atuação da Polícia Militar em Santa Catarina e garantir ainda mais segurança para os catarinenses, o governador Carlos Moisés participou do ato de entrega de 109 novas viaturas à corporação, na manhã desta quarta-feira, 16, em Florianópolis. Os veículos serão destinados a 48 municípios de diversas regiões do Estado. O investimento é de R$ 15,1 milhões, com recursos próprios dos catarinenses. “É dever do estado investir em equipamentos e melhorias. Nós que somos oriundos da segurança pública sabemos da importância de um policial ter condições adequadas de trabalho. A polícia precisa se locomover e estar presente nas comunidades. Isso gera mais segurança, resposta rápida e resulta na redução nos índices de criminalidade que temos visto em Santa Catarina. Tudo isso reflete a condição do nosso pessoal da segurança que busca entregar o melhor para proteger os catarinenses”, disse o governador.

O chefe do Executivo estadual citou ainda os investimentos históricos que estão feitos na Segurança Pública catarinense, como o programa SC Mais Segura, o maior volume de investimento da história do Estado em Segurança Pública. Serão R$ 343 milhões de aporte até o final de 2022, para a compra de viaturas e equipamentos. Ressaltou que os recursos são próprios dos catarinenses, resultado de uma gestão focada em redução de custos. “Isso é um diferencial da nossa gestão. Enquanto estamos pagando até 2035 os investimentos de R$ 300 milhões feitos em oito anos no governo anterior com financiamentos, aqui são em dois anos R$ 343 milhões com recursos próprios. Isso é a boa versação do recurso público. O dinheiro está indo para onde efetivamente deve estar, atendendo a população”, pontuou Carlos Moisés.

Das viaturas entregues, 90 foram adquiridas com recursos de R$ 12,7 milhões do programa SC Mais Segura. Elas serão destinadas para o policiamento de Rádio Patrulha. Os outros 19 carros foram comprados com investimentos de R$ 2,4 milhões da Secretaria da Educação. Serão utilizadas no Comando de Policiamento Militar Ambiental, no Programa de Educação Ambiental. O Governo do Estado já investiu R$ 36,6 milhões na entrega de 332 viaturas para a Polícia Militar de Santa Catarina e até o final de 2022 investirá mais R$ 38,8 milhões em novos veículos, somando um total de 576.

Confira os municípios contemplados:

  1. Águas de Chapecó
  2. Anchieta
  3. Anitapolis
  4. Antônio Carlos
  5. Araranguá
  6. Atlanta
  7. Balneário Camboriu
  8. Benedito Novo
  9. Biguaçu
  10. Bocaina do Sul
  11. Bom Retiro
  12. Campo Alegre
  13. Campo Erê
  14. Canelinha
  15. Capão Alto
  16. Catanduvas
  17. Chapecó
  18. Criciúma
  19. Dionísio Cerqueira
  20. Florianópolis
  21. Gov Celso Ramos
  22. Grão-Pará
  23. Herval D´Oeste
  24. Ibirama
  25. Içara
  26. Imaruí
  27. Imbituba
  28. Itajaí
  29. Ituporanga
  30. Joinville
  31. Lages
  32. Laguna
  33. Mafra
  34. Mondaí
  35. Palhoça
  36. Paulo Lopes
  37. Pedras Grandes
  38. Piratuba
  39. Rio dos Cedros
  40. Santo Amaro
  41. São Carlos
  42. São Francisco do Sul
  43. São José
  44. São Ludgero
  45. São Martinho
  46. Taió
  47. Treze de Maio
  48. Tubarão 

Mafra: Simulado de acidentes com produtos perigosos vai interditar BR 116 nesta quinta-feira

A Defesa Civil de Mafra alerta a população que devido à realização de um simulado de acidentes com produtos perigosos, neste dia 17 de fevereiro (quinta-feira), das 8 às 14 horas,  a BR 116 será interditada na altura do Km 9, nas imediações do Posto Mallon.  Todo o trânsito no local será desviado para as marginais, o que ocasionará certa lentidão no fluxo de veículos na BR, sem, contudo, haver interrupção do tráfego.

Dessa forma, a Defesa Civil solicita às pessoas que precisarem utilizar dessa via no dia do simulado, que busquem caminhos ou horários alternativos, evitando os possíveis congestionamentos.  A preocupação quanto ao simulado visa a segurança da população mafrense e de todos os usuários da via.

O simulado de acidente envolvendo produtos perigosos “tem a finalidade de aperfeiçoar as ações de enfrentamento em situações de tal natureza e melhorar o tempo de resposta, o que resultará em êxito na salvaguarda de vidas, patrimônios público e privado, bem como do meio ambiente”, explicou o coordenador regional de Defesa Civil de Canoinhas, Clodoaldo Ribas dos Santos, órgão executor do evento, que terá parcerias de diversos outros órgãos.

Boletim confirma mais 16.402 casos de Covid-19 e 52 óbitos no Paraná

A secretaria estadual da Saúde divulgou nesta quarta-feira (16) mais 16.402 casos confirmados e 52 mortes em decorrência da Covid-19. Os números incluem meses anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Paraná soma 2.221.677 casos e 41.650 óbitos.

Os casos confirmados divulgados nesta quarta-feira são de fevereiro (14.651) e janeiro (1.684) de 2022; dezembro (4), novembro (7), outubro (1), setembro (2), agosto (4), julho (9), junho (6), maio (14), abril (5), março (1), fevereiro (2) e janeiro (2) de 2021; dezembro (1), novembro (1), outubro (2), setembro (2), agosto (1), julho (2) e maio (1) de 2020. Os óbitos são de fevereiro (45) e janeiro (4) de 2022; outubro (1), junho (1) e fevereiro (1) de 2021.

INTERNADOS – 170 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados, todos em leitos SUS (78 em UTI e 92 em enfermaria). Há outros 1.212 pacientes internados, 459 em leitos UTI e 753 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles nas redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – O boletim relata a morte de mais 52 pacientes. São 23 mulheres e 29 homens, com idades que variam entre 42 e 97 anos. Os óbitos ocorreram entre 5 de fevereiro de 2021 e 15 de fevereiro de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Maringá (6), São José dos Pinhais (5), Mamborê (5), Paranaguá (4), Foz do Iguaçu (3), Ponta Grossa (2), Pitanga (2), Pato Branco (2), Paranavaí (2), Londrina (2), Cascavel (2) e Campo Largo (2).

Também é registrada a morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: Sapopema, Sabáudia, Realeza, Porto Barreiro, Nova Esperança do Sudoeste, Medianeira, Marechal Cândido Rondon, Mandaguari, Guaíra, Curitiba, Cidade Gaúcha, Cianorte, Cambé, Assis Chateaubriand e Arapongas.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 10.272 casos de não residentes no Estado – 229 pessoas foram a óbito.

Confira relatórios de exclusões e de correções de municípios no site da Sesa

Secretário reforça importância dos municípios na vacinação contra a Covid-19

A importância da vacinação contra a Covid-19 e da participação efetiva dos municípios nessa campanha foi ressaltada pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, na primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB/PR), realizada nesta quarta-feira (16). O secretário também apresentou a gestores da área da saúde de municípios e representantes de entidades os avanços alcançados na área e no atendimento aos paranaenses.

“Precisamos do apoio de todos para lutarmos contra as fakenews e convencermos o maior número de pessoas sobre a efetividade e segurança das vacinas, o que já é comprovado no mundo todo. Esse convencimento é importante principalmente neste momento em que estamos vacinando nossas crianças”, disse o secretário.

VACINAÇÃO – Nesta semana, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou balanço com 434.236 primeiras doses (D1) contra a Covid-19 aplicadas em crianças de 5 a 11 anos. O número representa mais de 40% do público-alvo, estimado no Paraná para essa faixa etária. O secretário reforçou ainda que o quantitativo de doses aplicadas representa quase 70% do número de vacinas recebidas. “Recebemos pouco mais de 636 mil primeiras doses e já aplicamos 434 mil. Isso indica claramente que a vacinação no Paraná continua avançando com grande aceitação por parte da população, mas não podemos parar. Vamos continuar fazendo a vacina chegar até o braço das pessoas”.

PAUTAS – Entre os avanços da secretaria, Beto Preto ressaltou a cobertura integral do Samu em todo o Paraná, bem com os repasses para o reforço no atendimento de oncologia e a queimados. Ele também citou os novos investimentos na área de saúde mental, os carros doados para os 399 municípios na Estratégia da Saúde da Família (ESF) e o novo programa para realização de cirurgias eletivas no Estado.

“Agradeço o esforço dos prefeitos e das equipes municipais de saúde em todos os processos, que atuam ao nosso lado para reforçar a regionalização, que é deixar o serviço mais próximo das pessoas”, afirmou. A reunião também foi marcada pela discussão e pactuação de assuntos referentes à Linha de Cuidado Materno Infantil, oftalmologia, Comissões de Integração de Ensino-Serviço-Comunidade do Paraná (CIESCs), vacinação, arboviroses, testagem contra a Covid-19 e descentralização de recursos financeiros do componente básico da Assistência Farmacêutica.

Rio Open: Thiago Monteiro enfrenta italiano número seis do mundo

O italiano Matteo Berrettini, número seis do ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), será o adversário do cearense Thiago Monteiro (106º) no principal jogo desta quinta-feira (17) pelo Rio Open, torneio de tênis mais importante da América do Sul, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. A partida será disputada depois do confronto do espanhol Carlos Alcaraz (29º) com o argentino Federico Delbonis (37º), que inicia às 19h (horário de Brasília), na quadra Guga Kuerten.

O duelo será válido pela segunda rodada e vale vaga nas quartas de final. Na última terça-feira (15), pela primeira fase, Monteiro, que entrou na chave principal como convidado, derrotou o argentino Sebastian Baez (72º) por dois sets a um, de virada, com parciais de 1/6, 6/4 e 6/4. Vice-campeão de Wimbledon, um dos quatro principais torneios do circuito (os chamados Grand Slams), Berretini fará a estreia no Rio Open. O italiano é neto de brasileira.

Quem também estará em ação nesta quinta-feira é Bruno Soares. A dupla formada pelo mineiro, número 17º do mundo, e o britânico Jamie Murray (21º) terá pela frente a parceria do francês Benoit Paire (70º em duplas, 52º em simples) com o espanhol Albert Ramos-Viñolas (33º em simples). A partida será a segunda da quadra 1, que será aberta com um jogo da chave individual, entre o italiano Lorenzo Sonego (21º) e o sérvio Miomir Kecmanovic (70º), que começa às 16h30.

Soares e Murray estrearam na última quarta-feira (16) com vitória sobre o gaúcho Orlando Luz (93º em duplas, 290º em simples) e o paulista Rogério Dutra Silva (1055º em duplas, 631º em simples) por dois sets a zero (6/3 e 6/2). O duelo foi o último da carreira de Rogerinho, que se aposenta das quadras aos 38 anos, tendo como melhor colocação o 63º lugar, em simples, atingido em julho de 2017. Após o jogo, o veterano foi homenageado em quadra.

“O Rio Open é o melhor torneio, o melhor lugar, com o melhor público. Sempre gostei de jogar aqui, com a torcida próxima. Desde que cheguei para disputar meu último torneio, aproveitei cada momento. Passou um filme na minha cabeça, lembrar o quanto foi difícil sair de onde eu saí, jogar 20 anos como profissional, hoje falo quatro línguas, conheço o mundo inteiro. Vou dormir tranquilo esta noite porque sei que fechei minha carreira com chave de ouro”, disse Rogerinho.

Paulistão: Corinthians vence o São Bernardo

O Corinthians atingiu a terceira vitória seguida no Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira (16), o Timão derrotou o São Bernardo por 3 a 0 na Neo Química Arena, em São Paulo, pela sétima rodada da competição. Os dois times voltam a campo no sábado (19). O Corinthians visita o Botafogo-SP no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP), às 18h30 (horário de Brasília). Mais tarde, às 20h30, o São Bernardo pega o Ituano no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP).

Inter empata com Brasil de Pelotas pelo Gauchão

O Internacional teve a chance de assumir a liderança do Campeonato Gaúcho, mas decepcionou o torcedor. Nesta quarta-feira (16), o Colorado ficou no 1 a 1 com o Brasil de Pelotas no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela sétima rodada do Estadual. Os dois times voltam a campo neste domingo (20). O Brasil recebe o Ypiranga no estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), às 16h. Mais tarde, às 20h30, o Internacional pega o São José no estádio Francisco Noveletto, também em Porto Alegre.

Carioca: Fluminense vence Nova Iguaçu

O Fluminense manteve a liderança da Taça Guanabara do Campeonato Carioca após derrotar o Nova Iguaçu por 1 a 0, nesta quarta-feira (16) no estádio Luso-Brasileiro, pela 7ª rodada da competição. O próximo compromisso do Tricolor na competição é diante do Volta Redonda, no sábado (19). Um dia depois o Nova Iguaçu mede forças com o Bangu.

Flamengo vence o Madureira

O Flamengo venceu o Madureira, de virada, por 2 a 1, e chegou, momentaneamente, à liderança do Campeonato Carioca, na abertura da sétima rodada da Taça Guanabara. É o último jogo do time carioca antes da decisão de título da Supercopa do Brasil, às 16h do próximo domingo (20), na Arena Pantanal, em Cuiabá. 

Coritiba mantém liderança do Paranense após empate com Athletico-PR

O Coritiba empatou sem gols com o Athletico-PR, nesta quarta-feira (16) no estádio Couto Pereira, e manteve a ponta da classificação do Campeonato Paranaense com 15 pontos conquistados em oito partidas disputadas. O Furacão volta a entrar em campo pela competição no sábado (19), quando recebe o Cianorte na Arena da Baixada. Um dia depois o Coritiba visita o Paraná no estádio Durival Britto.

Liga dos Campeões: Firmino marca e ajuda Liverpool a superar Inter

Gols do brasileiro Roberto Firmino e do egípcio Mohamed Salah no final do jogo deram ao Liverpool (Inglaterra) uma vitória por 2 a 0 sobre a Inter de Milão (Itália) na partida de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões nesta quarta-feira (16). Em outro jogo da rodada, o meio-campista do Bayern de Munique (Alemanha) Kingsley Coman marcou aos 45 minutos do segundo tempo e empatou em 1 a 1 com o Salzburg (Áustria), também em confronto de ida das oitavas de final.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495