Vacinação reduz ocupação de UTIs nos estados para menos de 90%

O avanço da vacinação continua a reduzir a internação de pacientes com covid-19 em unidades de terapia intensiva (UTIs) no país e, pela primeira vez desde dezembro de 2020, nenhuma unidade da federação está com mais de 90% desses leitos ocupados. O dado consta do Boletim Observatório Covid-19, divulgado hoje (14) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo os pesquisadores da Fiocruz, a vacinação tem feito diferença e traz reflexos positivos ao quadro pandêmico à medida que é ampliada.

O boletim mostra que quatro unidades da federação permanecem na zona de alerta crítico, com mais 80% dos leitos ocupados. A pior situação é a de Santa Catarina (82%), seguida por Goiás (81%), Paraná (81%) e Distrito Federal (80%). A maior parte do país encontra-se na zona de alerta intermediário, em que as taxas de ocupação variam entre 60% e 80%, e sete estados estão na zona de alerta baixo, com menos de 60%: Acre (24%), Amapá (47%), Espírito Santo (55%), Paraíba (39%), Rio de Janeiro (57%), Rio Grande do Norte (55%) e Sergipe (50%).

Taxa de ocupação (%) de leitos de UTI covid-19 para adultos.
Taxa de ocupação (%) de leitos de UTI covid-19 para adultos – Arte/Fiocruz

Entre as capitais, Goiânia é a única com mais de 90% dos leitos ocupados (92%), e a situação também é considerada crítica em Brasília (80%), Rio de Janeiro (81%) e São Luís (81%). De acordo com a Fiocruz, 12 capitais estão fora da zona de alerta: Porto Velho (57%), Rio Branco (24%), Belém (48%), Macapá (52%), Natal (53%), João Pessoa (40%), Recife (50%), Maceió (55%), Aracaju (50%), Salvador (52%), Vitória (54%) e Florianópolis (53%). As demais estão na zona de alerta intermediário.

Os pesquisadores avaliam que a imunização tem feito a diferença para a queda dos percentuais, mas alertam que as vacinas têm capacidade limitada de bloquear a transmissão do vírus, que continua a circular de forma intensa. “As vacinas são especialmente efetivas na prevenção de casos graves”, resume o estudo, que pede a continuidade do distanciamento social, do uso de máscaras e dos cuidados com a higiene, além de reforçar que todos devem buscar a vacinação conforme o calendário de seus municípios. “A preocupação com a possibilidade de surgimento de variantes com potencial de reduzir a efetividade das vacinas disponíveis é pertinente e não pode ser perdida de vista.”

O relatório destaca ainda que os indicadores de incidência e mortalidade da covid-19 no país estão em queda pela terceira semana seguida. Apesar disso, a pandemia mantêm patamares altos, com média de mais de 46 mil novos casos e 1,3 mil óbitos diários nos últimos sete dias. O boletim da Fiocruz diz ainda que o cenário pode indicar um arrefecimento mais duradouro da pandemia nos próximos meses, mas ressalta que isso dependerá da intensificação da campanha de vacinação, da adequação das práticas de vigilância em saúde, do reforço da atenção primária e da adoção das medidas de proteção individual.

Ministério da Saúde admite pela primeira vez a ineficácia da cloroquina e “kit covid”

Depois de muita campanha, o Ministério da Saúde admitiu que os medicamentos do chamado “kit covid’ são ineficazes no tratamento contra o coronavírus. O órgão encaminhou duas notas técnicas à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 após pedido feito pelo senador Humberto Costa (PT-PE). “Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente.

A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, afirma a nota, publicada pelo site Congresso em Foco. O governo Bolsonaro foi fortemente favorável ao uso dos medimentos listados mesmo sem indícios científicos de que pudesse auxiliar na cura da Covid-19. A campanha pelo uso da hidroxicloroquina é um dos alvos de investigação da CPI – há 14 investigados, entre os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Covid-19: novo lote de vacinas da Pfizer chega ao Brasil

Uma nova remessa com 924,3 mil doses contra a covid-19 fabricadas pela Pfizer/BioNTech desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite desta quarta-feira (14). Somadas aos lotes anteriores, cerca de 17 milhões de doses foram entregues ao governo brasileiro até o momento, segundo informações da Pfizer. Este é o 22° lote entregue ao país. As doses fazem parte do contrato do Ministério da Saúde com a farmacêutica, que prevê a entrega de 100 milhões de doses até setembro. Outras 100 milhões de doses, fruto de uma segunda negociação, estão previstas para serem entregues até dezembro, totalizando 200 milhões de doses da Pfizer neste ano.

UFRJ desenvolve teste de baixo custo para detecção de covid-19

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desenvolveram um teste rápido e de baixo custo que detecta a presença do SARS-CoV-2, o novo coronavírus, no organismo por meio de amostras de saliva e secreção nasal. O resultado sai em menos de uma hora e custa R$ 30. O Lamp-COVID-19, que foi desenvolvido por cientistas do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM/UFRJ) e do campus Duque de Caxias da UFRJ, identifica pedaços de RNA do coronavírus. A eficácia do novo teste em comparação ao PCR tradicional é de 100%, segundo a UFRJ.

Ainda de acordo com a UFRJ, o exame pode ser realizado em lugares com pouca infraestrutura e o resultado é conferido a partir da cor exibida. Se a amostra ficar rosa, o resultado é negativo. Se ficar amarela, é positivo. “Queremos tornar possível a comercialização dos testes, por isso estamos em busca de parceiros que nos ajudem a produzir em larga escala. O SUS, nosso Sistema Único de Saúde, é a meta prioritária, pois dessa forma poderemos contribuir para o maior acesso da população ao diagnóstico e cooperar para o enfrentamento da pandemia em nosso país”, afirma a pesquisadora Fabiana Ávila Carneiro.

Covid-19: país registra 57,7 mil casos e 1,5 mil mortes em 24 horas

As autoridades de saúde registraram, em 24 horas, em todo o Brasil 57.736 novos casos de infecção pela covid-19 e 1.556 mortes em decorrência de complicações associadas à doença.

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil (14/07/2021).

Com os novos diagnósticos, o número de pessoas que pegaram covid-19 desde o início da pandemia ficou em 19.209.729. Ontem (13), o total contabilizado pelas autoridades de saúde estava em 19.151.993. Ainda há 813.702 casos em acompanhamento. Nesta situação, a condição de saúde das pessoas é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. Nas últimas duas semanas, esse índice vem caindo progressivamente. Os novos dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde divulgada nesta quarta-feira (14), que consolida informações levantadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

O número de vida perdidas para a covid-19 chegou a 537.394. Ontem, o painel de informações da pandemia marcava 535.838 óbitos desde o primeiro, em março do ano passado. Mais 3.455 mortes estão em investigação. O termo designa mortes com suspeita de que podem ter sido causadas por covid-19, mas com origem ainda sendo analisada por equipes de saúde. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 somou 17.858.633. O número corresponde a 93% das pessoas infectadas desde o início da pandemia. Os dados em geral são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação do sistema pelas secretarias estaduais. Já às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pela regularização dos registros acumulados durante o fim de semana.

Estados

O balanço diário do Ministério da Saúde também traz os dados por estado. São Paulo é estado que registra o maior número de mortes por covid-19: 133.364. Em seguida, vêm Rio de Janeiro , com 57.075 óbitos; Minas Gerais, com 48.350; Paraná, com 33.160; e Rio Grande do Sul, com 32.435. Os estados com menor número de mortes são o Acre, com 1.771; Roraima, com 1.797; o Amapá, com 1.875; o Tocantins, com 3.364; e Alagoas, com 5.578.

Vacinação

Conforme o Ministério da Saúde, foram entregues aos estados 147,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Considerando as informações do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e dos levantamentos de cada secretaria estadual de Saúde, foram feitas 117,3 milhões de aplicações de vacinas, sendo 85,7 milhões da primeira dose e 31,6 milhões da segunda e da dose única. Quando consideradas somente as doses registradas no sistema do PNI, foram aplicadas 111,3 milhões, sendo 81 milhões da primeira dose e 30,2 milhões da segunda e da dose única. As doses aplicadas e que aguardam registro são 5,9 milhões, sendo 4,4 milhões que tomaram primeira dose e 1,3 milhão que tomaram a segunda ou a dose única.

SC: Estado confirma 1.084.339 casos, 1.048.762 recuperados e 17.445 mortes

Santa Catarina chegou a 1.084.339 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.048.762 se recuperaram e 18.132 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 14. A doença respiratória causou 17.445 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,61%. Esses números representam um aumento de 563 no número de casos ativos e há 35 óbitos a mais em comparação com a última atualização diária. Aos casos confirmados se somaram 2.773, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 2.175.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 14
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 289 municípios com casos ativos. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a da Foz do Rio Itajaí (326 para cada 100 mil habitantes). Na sequência, aparecem Xanxerê (324) e Alto Vale do Itajaí (310). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 85,5%. Isso significa que, dos 1.533 leitos existentes no estado para adultos, 1.311 estão ocupados, sendo 791 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

SC: Decreto suspende limitação de horários de atividades e trabalho remoto dos servidores

O avanço da vacinação contra a Covid-19 e a melhora do cenário epidemiológico em Santa Catarina permitiram a mudança no enfrentamento à pandemia. Novo decreto editado pelo Governo do Estado nesta quarta-feira, 14, prevê o fim do fechamento antecipado de atividades econômicas e o retorno do trabalho presencial dos servidores públicos estaduais que ainda estiverem em home office. A medida passa a valer a partir desta quinta-feira, 15.

O estado de calamidade pública permanece em todo o território catarinense até 31 de outubro de 2021. Segundo o governador Carlos Moisés, não se deve confundir os efeitos do decreto com a flexibilização geral das medidas em vigor. “Estamos dando um passo importante a caminho do retorno total da normalidade em nosso estado. Os resultados gerados pela vacinação e pelo controle da pandemia permitem que façamos esse movimento, mas sempre com muita cautela. Não podemos esquecer da circulação de variantes do vírus e não queremos andar para trás, por isso, continua sendo essencial o cumprimento de protocolos sanitários por todos em sintonia com as regras já estabelecidas por meio de portarias”, afirmou o governador.

O decreto nº 1.371/2021 suspende a limitação de horário para determinadas atividades, como é o caso de cinemas, museus e academias. O mesmo ocorre com congressos, palestras, reuniões de qualquer natureza, lanchonetes, cafeterias, bares e restaurantes, que tinham permissão para funcionamento até as 23h (nos níveis de risco grave e gravíssimo). Esses locais seguem com seus regramentos sanitários, mas não precisam mais fechar as portas antes do horário previsto em alvará.
:: Acesse o decreto nº 1.371/2021 na íntegra

Saúde divulga 3.507 novos casos e 196 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (14) mais 3.507 casos confirmados e 196 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.327.352 casos confirmados e 32.975 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (5), fevereiro (26), março (344), abril (54), maio (161), junho (391) e julho (2.526) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.655 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.310 pacientes em leitos SUS (721 em UTI e 589 em enfermaria) e 345 em leitos da rede particular (179 em UTI e 166 em enfermaria). Há outros 1.992 pacientes internados, 902 em leitos UTI e 1.090 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 196 pacientes. São 98 mulheres e 98 homens, com idades que variam de 21 a 99 anos. Os óbitos ocorreram de 22 de março a 14 de julho de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (31), Londrina (13), São José dos Pinhais (10), Maringá (8), Ponta Grossa (8), Foz do Iguaçu (7), Araucária (6), Pinhais (6), Arapongas (5), Pato Branco (5), Telêmaco Borba (4), Almirante Tamandaré (3), Fazenda Rio Grande (3), Paranaguá (3), Apucarana (2), Arapoti (2), Cambé (2), Campo Mourão (2), Francisco Beltrão (2), Jaguariaíva (2), Paiçandu (2), Paranavaí (2), Piraquara (2), e Umuarama (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Ampére, Balsa Nova, Bandeirantes, Barra do Jacaré, Bela Vista do Paraíso, Califórnia, Cambará, Campo Largo, Cascavel, Cidade Gaúcha, Colombo, Corbélia, Cruzeiro do Oeste, Diamante D’Oeste, Dois Vizinhos, Doutor Camargo, Formosa do Oeste, Guarapuava, Ibaiti, Ibema, Ibiporã, Icaraíma, Iporã, Iretama, Itapejara d’Oeste, Ivatuba, Jaboti, Jandaia do Sul, Jardim Alegre, Jataizinho, Juranda, Kaloré, Lapa, Laranjeiras do Sul, Lidianópolis, Mamborê, Mandaguari, Mandaguaçu, Marechal Cândido Rondon, Marumbi, Medianeira, Moreira Sales, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Pinhalão, Piraí do Sul, Porecatu, Quedas do Iguaçu, Quitandinha, Reserva, Rio Branco do Sul, Rolândia, Roncador, Rondon, Santa Helena, Santo Antônio da Platina, Sarandi, Sengés, Siqueira Campos, São Mateus do Sul, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, Turvo e Ubiratã.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 7.001 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 185 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Lote com 235,5 mil vacinas contra a Covid-19 chega ao Paraná nesta quinta-feira

O Paraná receberá na noite desta quinta-feira (15) as 235.500 vacinas contra a Covid-19 do novo lote de distribuição do governo federal. O voo AD 4078 chega ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 20h05. De lá os imunizantes serão enviados até o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão separados e preparados para distribuição às 22 Regionais de Saúde, o que deve começar a acontecer já na sexta-feira (16).

A remessa é formada exclusivamente pelo imunizante Covishield, produzido pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford e dará continuidade à vacinação da população geral com a primeira dose (D1). O conjunto é composto por 166.951 doses para adultos com mais de 18 anos e 45 mil doses exclusivas para moradores de quatro cidades da região de fronteira com Paraguai e Argentina – Foz do Iguaçu, Guaíra, Santo Antônio do Sudoeste e Barracão. O restante é separado para a reserva técnica.

Internado em SP, Bolsonaro não tem previsão de cirurgia

O presidente Jair Bolsonaro está internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após ser diagnosticado com um quadro de obstrução intestinal (suboclusão). Em boletim médico divulgado na noite desta quarta-feira (14), a equipe médica informou que, por enquanto, está descartada qualquer intervenção cirúrgica e o presidente receberá tratamento conservador, ou seja, à base de medicamentos e outros procedimentos não invasivos.

“O senhor presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador”, diz o boletim, assinado pelos médicos Antônio Luiz Macedo (cirurgião-chefe), Ricardo Camarinha (cardiologista do presidente), Leandro Echenique (clínico e cardiologista), Antônio Antonietto (diretor médico do hospital) e Pedro Henrique Loretti (diretor-geral do hospital). Não foi informado por quanto tempo o presidente deverá permanecer internado.

O presidente chegou à unidade  por volta das 19h, depois de ter passado o dia internado no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, onde passou por exames e alguns procedimentos. A decisão de transferir Bolsonaro para São Paulo foi tomada pelo médico Antonio Luiz Macedo, responsável pelas cirurgias no abdômen do presidente. Nos últimos dias, o presidente vinha enfrentando uma crise de soluços. Ele embarcou de Brasília para a capital paulista pontualmente às 17h30. Por causa internação, a agenda do presidente foi cancelada.

INSS: Câmara aprova PL que suspende prova de vida durante pandemia

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto que suspende até 31 de dezembro de 2021 a comprovação de vida dos beneficiários junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A matéria retorna para análise do Senado. “A prova de vida presencial, num contexto de pandemia, serve como fio condutor que pode acarretar a morte daqueles que se submetem ao risco de contágio para não comprometer sua renda”, argumentou o relator da matéria, deputado Danilo Cabral (PSB-PE). A prova de vida é realizada anualmente nas agências do INSS ou nos bancos onde o segurado recebe o benefício. “Não há justificativa para que, em um momento tão grave de crise sanitária, a prevenção a possíveis fraudes esteja acima da preservação da vida de milhões de brasileiros com o risco de corte do benefício”, disse o deputado.

O texto estabelece o uso preferencial de biometria para a realização da prova de vida pelos beneficiários. A prova de vida continua sendo feito no mês do aniversário do beneficiário, ainda que por procuradores. Beneficiários acima de 80 anos ou com dificuldades de locomoção devem ter máxima preferência no atendimento bancário para evitar demoras e exposição do idoso a aglomerações. Além disso, O INSS deverá informar ao cidadão outros meios remotos de realizar a prova de vida para evitar deslocamentos. Em casos de fraudes, o texto prevê a devolução ao INSS de valores pagos indevidamente após o óbito do titular do benefício ou a pessoa não autorizada.

Segundo Cabral, dados do INSS apontam que, até meados do mês de junho, dos 36 milhões de segurados, 23,6 milhões haviam realizado a prova de vida, faltando 12,3 milhões de pessoas, que correm o risco de terem seus benefícios bloqueados nos próximos meses. “Com o retorno do procedimento presencial da prova de vida, aposentados e pensionistas vêm se submetendo a aglomerações em transportes públicos e principalmente nas agências bancárias responsáveis pela checagem, quando não logram êxito no procedimento remoto, para que não tenham o pagamento do benefício bloqueado. Convocados às agências por vezes lotadas, em razão da redução de pessoal para que se cumpram as medidas sanitárias nessas instituições, permanecem por horas expostos a um vírus potencialmente mais mortal para idosos, repito, os mais atingidos pela medida”, argumentou o relator.

Rodrigo Pacheco anuncia prorrogação da CPI da Covid por 90 dias

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), anunciou nesta 4ª feira (14.jun.2021) a prorrogação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid por 90 dias. Ele leu o requerimento do vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que superou o número regimental de 27 assinaturas, o equivalente a 1/3 do total de senadores. Com isso, a prorrogação já seria automática. O pedido reunia o apoio necessário desde 29 de junho. A extensão do prazo de funcionamento da comissão será oficializada com a publicação do requerimento no Diário do Senado.

Pacheco também explicou que, se a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2022 for aprovada em sessão do Congresso Nacional marcada para 5ª feira (15.jun), haverá recesso congressual de 17 de julho a 1º de agosto e, portanto, suspensão do prazo da CPI. “Nessa hipótese, [ela] se encerraria no dia 7 de agosto de 2021.” Isso significaria que, com a prorrogação por 90 dias, a comissão ficaria em funcionamento até 5 de novembro.

Ministro das Comunicação diz que TCU analisará edital do 5G em agosto

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, anunciou hoje (14) que o Tribunal de Contas da União (TCU) marcou para 18 de agosto a análise do edital do 5G. Segundo o ministro, após a deliberação do tribunal, em até cinco dias, o edital será encaminhado para publicação pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Faria também disse que as empresas de telecomunicações devem colocar a tecnologia em funcionamento em julho de 2022.

“As próprias empresas de Telecom têm nos garantido que as obrigações do edital, que é colocar nas 27 capitais até julho do ano que vem está mantida. Inclusive, podemos ter até o final deste ano, algumas capitais com 5G funcionando, de acordo com o feedback que eu recebi das empresas”, disse. O ministro disse que foi informado sobre o agendamento da data pelo relator do processo no TCU, ministro Raimundo Carreiro, e pela presidente, ministra Ana Arraes.

Explosão de ônibus no Paquistão mata 13, incluindo 9 chineses

Uma explosão em um ônibus matou 13 pessoas no norte do Paquistão nesta quarta-feira (14), incluindo nove chineses. Pequim disse ser um ataque a bomba, mas Islamabad considerou ser uma falha no veículo. Dois soldados paquistaneses também estavam entre os mortos depois que a explosão fez o ônibus cair de um barranco, disseram fontes do governo local e da polícia à agência de notícias Reuters. Engenheiros chineses e operários da construção civil paquistaneses trabalham há vários anos em projetos hidrelétricos como parte da iniciativa Cinturão e Rota de Pequim, na província ocidental de Khyber-Paktunkhwa, onde ocorreu a explosão.

A embaixada da China no Paquistão confirmou que seus cidadãos morreram. Classificando a explosão como um ataque a bomba, mas não dando mais detalhes, o Ministério das Relações Exteriores chinês ofereceu condolências e pediu uma investigação completa e proteção de seu pessoal e projetos. O Ministério das Relações Exteriores do Paquistão disse que uma falha mecânica causou um vazamento de gás que levou à explosão. No entanto, uma importante autoridade da polícia da província, o inspetor-geral Moazzam Jah Ansari, disse anteriormente à Reuters que havia suspeita de crime. “Parece sabotagem”, afirmou ele.

UE propõe proibição de vendas de carros a combustão a partir de 2035

A União Europeia propôs nesta quarta-feira (14) a proibição de vendas de carros com motores a combustão a partir de 2035, como parte de uma ampla ação climática que deve acelerar a adoção de veículos elétricos. A Comissão Europeia propôs um corte de 55% nas emissões de gás carbônico de automóveis até 2030 ante os níveis de 2021, muito maior que a meta atual de redução de 37,5%. O órgão executivo da UE também propôs um corte de 100% nas emissões de CO2 até 2035, o que tornará impossível a venda de veículos a combustão no bloco de 27 países. “Este é o tipo de ambição que temos esperado ver da UE, algo que tem faltado ao bloco nos últimos anos”, disse Helen Clarkson, presidente executiva do Climate Group, uma organização sem fins lucrativos que trabalha com empresas e governos para combater as mudanças climáticas.

“A ciência diz que precisamos cortar pela metade as emissões de gases estufa até 2030, então para o transporte rodoviário é simples, vamos nos livrar do motor a combustão.” Para promover as vendas de veículos elétricos, a UE propôs legislação que exija que os países instalem estações públicas de recarga de baterias com um intervalo máximo de 60 quilômetros entre elas até 2025. As vendas de veículos elétricos devem criar 3,5 milhões de estações de recarga de baterias para carros e vans até 2030 e este número deverá crescer para 16,3 milhões até 2050.

Flamengo supera Defensa y Justicia na estreia de Renato Gaúcho

O Flamengo não jogou bem, mas venceu o Defensa y Justicia (Argentina) por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (14) no estádio Norberto Tomaghello, na província de Buenos Aires, na estreia do técnico Renato Gaúcho no comando do Rubro-Negro. O confronto foi válido pela ida das oitavas de final da Copa Libertadores.

Palmeiras supera Universidad Católica

O Palmeiras derrotou a Universidad Católica (Chile), no estádio San Carlos de Apoquindo na noite desta quarta-feira (14). O confronto de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América foi decidido em cobrança de pênalti convertida pelo meia Raphael Veiga.

Copa Sul-Americana: Bragantino bate Del Valle e encaminha vaga

O Bragantino derrotou o Independiente del Valle (Equador) por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (14) no estádio Banco Guayaquil. Com a vitória na partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Massa Bruta pode até mesmo perder por um gol de diferença, no jogo de volta, programado para a próxima quarta-feira (21), para seguir adiante no torneio.

Lesionado, tenista Thiago Wild desiste de vaga na Olimpíada de Tóquio

Número 2 do Brasil, o paranaense Thiago Wild recusou nesta quarta-feira (14) o convite da Associação Profissional de Tênis (ATP, sigla em inglês) para participar da Olimpíada de Tóquio (Japão), devido a uma lesão no quadril.  Atuamente na 127ª colocação no do ranking mundial, Wild tinha direito à vaga olímpica após desistências de atletas mais bem colocados. A chave de simples do Torneio Olímpico de Tênis tem 64 lugares, mas apenas 56 se classificam pelo ranking, respeitando o limite de quatro atletas por país.

Há três meses, o brasileiro sente um incômodo no quadril. Hoje (14), na partida contra o sérvio Laslo Djere, válida pelas oitavas de final do ATP 500 de Hamburgo, o brasileiro voltou a sentir dores no segundo set e acabou sendo derrotado. “Não foi fácil abrir mão da Olimpíada que é o sonho de qualquer jogador, mas fomos pegos de surpresa e nesse momento temos que agir com a razão e não com a emoção”, afirmou o tenista, em depoimento à assessoria de imprensa.

Renovada, seleção masculina de judô tem tradição a defender em Tóquio

O judô masculino brasileiro terá uma tradição a zelar na Olimpíada de Tóquio (Japão). O país tem pelo menos um representante no pódio, entre os homens, desde a edição de 1984, na edição de Los Angeles (Estados Unidos). Com a missão de manter a escrita, a equipe chega aos Jogos renovada, com apenas dois veteranos olímpicos e cinco estreantes. O país disputará medalhas nas sete categorias da modalidade. “Estar entre os mais velhos não é uma carga assim tão grande. Fico tranquilo. Essa transição é importante.

O mundo todo está melhorando no judô, mas tenho certeza que o Brasil ainda é uma das cinco potências mundiais e vamos continuar trazendo medalhas”, afirmou o judoca Rafael Buzacarini, representante da categoria até 100 quilos em Tóquio. A delegação brasileira começou a treinar no Japão na última segunda (12). O grupo está concentrado em Hamamatsu, cidade a 250 quilômetros de Tóquio, para o período de aclimatação. O local traz lembranças a Eduardo Katsuhiro Barbosa, um dos cinco estreantes olímpicos do time masculino.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.