TCU manda interromper pagamento de auxílio emergencial a militares

O TCU (Tribunal de Contas da União) determinou nesta 4ª feira (13.mai.2020) que os ministérios da Defesa e da Cidadania interrompam o pagamento do auxílio emergencial a militares da ativa, reformados ou pensionistas. O Tribunal também determinou que os valores já pagos sejam ressarcidos. A medida cautelar foi assinada pelo ministro Bruno Dantas. O benefício de R$ 600 mensais é voltado para trabalhadores informais e pessoas de baixa renda, economicamente mais vulneráveis aos efeitos da pandemia do novo coronavírus. O Ministério da Cidadania coordena os pagamentos. De acordo com o próprio Ministério da Defesa, 73.242 militares estão cadastrados para receber o chamado “coronavaucher”. Em sua decisão, o TCU afirma que “não existe previsão legal para que esses pagamentos [do auxílio emergencial] sejam efetivados aos servidores militares”.

Presidente atribui a trabalhadores falhas no pagamento do auxílio emergencial

O presidente Jair Bolsonaro atribuiu a possíveis “golpes” e “erros” dos próprios trabalhadores os casos de não pagamento do auxílio emergencial de R$ 600. Em uma conversa com apoiadores ele disse que não existe falha do governo.

Brasil registra 749 mortes e recorde de infectados

O Brasil registrou 749 mortes decorrentes do novo coronavírus nas últimas 24 horas e já contabiliza, ao todo, 13.149 vítimas fatais da covid-19, segundo atualização feita pelo Ministério da Saúde. O número de casos confirmados da doença no País saltou de 177.589 para 188.974.

Brasil fez 2% de testes dos 24 milhões previstos de Covid-19

O país realizou até o momento 482.743 testes moleculares para o coronavírus, o que representa 2% dos 24 milhões de exames prometidos pelo governo para enfrentar a pandemia de Covid-19, e mais de 145 mil destes aguardam a análise por laboratórios ou a divulgação dos resultados.

SC tem 3.820 casos e 73 mortes por coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde de SC reportou nesta quarta-feira,  3.820 casos de coronavírus e 73 mortes no estado, representando uma taxa de letalidade de 1,91%, um aumento de 95 casos desde ontem, e um número de mortes estável. Mais de 50% dos pacientes estão recuperados (2.132), e 1.623 ainda estão ativos.

Paraná tem quase 2 mil casos do Covid-19

O Paraná registrou 91 novos casos confirmados e quatro novas mortes por coronavírus, contabilizando 1.996 pessoas infectadas e 117 óbitos por covid-19. Deste total, 1.424 pessoas já se recuperaram. Atualmente, o Paraná ainda investiga 686 suspeitas e já descartou outras 16.060. As informações foram divulgadas no fim da tarde desta quarta-feira (13), pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

BA: família abre caixão em velório e 5 pegam Covid-19

Cinco pessoas contraíram a Covid-19 após a família decidir abrir o caixão durante o velório na cidade de Cairu, na Bahia. A morte foi registrada na última quinta-feira (7) e, como havia suspeita da doença, o caixão saiu lacrado da Santa Casa de Valença. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. A família resolveu abrir o caixão durante o velório, mesmo com recomendações contrárias da secretaria municipal de Saúde de Cairu. O resultado do exame da vítima saiu na segunda-feira (12) e deu positivo para o novo coronavírus. Após a confirmação, a prefeitura procurou as 12 pessoas que participaram do velório. Em um primeiro momento, os familiares não quiseram aceitar o diagnóstico. Depois, foram convencidos a também fazerem o exame. Cinco deles testaram positivo. Em nota enviada à Folha, a prefeitura de Cairu informou que a família da vítima recebeu “todas as informações para realização do sepultamento seguro, bem como das normas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis”.

Acelera a corrida por vacina para Covid-19

Mais de 100 projetos iniciados e uma dúzia de ensaios clínicos, o mundo espera ter uma vacina eficaz contra a COVD-19 dentro de alguns meses, uma doença que desencadeou pesquisas maciças em tempo recorde. Estes são os dados e os desafios mais recentes relacionados à fabricação de vacinas contra o coronavírus SARS-Cov-2, responsável pela pandemia que já matou quase 300.000 pessoas.

Bolsonaro testou negativo para Covid-19

O Supremo Tribunal Federal (STF) divulgou na tarde desta quarta-feira, 13, os exames de Covid-19 feitos pelo presidente Jair Bolsonaro. Dois dos exames foram feitos em um laboratório do Hospital das Forças Armadas, com os pseudônimos de Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz, e um na Fundação Oswaldo Cruz, com o codinome “Paciente 05”, todos apontando que o presidente não contraiu o novo coronavírus. Os documentos referentes ao paciente, como RG e CPF, e a data de nascimento, no entanto, são mesmo de Jair Bolsonaro.

Mandetta critica postura de Bolsonaro frente à pandemia

Em entrevista à CNN dos Estados Unidos, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta criticou o presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (13), pelo posicionamento na pandemia do novo coronavírus. Questionado, o ex-ministro disse que não sabia do resultado do exame do presidente para Covid-19. Mandetta aproveitou para cutucar o seu ex-chefe e ressaltou que o País deve contabilizar ao menos mil mortes de Covid-19 por dia em um futuro não tão distante. “A história dirá quem estava certo e quem estava errado. Eu acho que os números falam por si”, criticou.

Prefeito de SP Bruno Covas é internado por inflamação no cólon

O prefeito Bruno Covas (PSDB), foi hospitalizado na tarde desta quarta-feira, 13, após sentir um desconforto abdominal. Os resultados iniciais dos exames, de acordo com nota divulgada pelo próprio prefeito e assinada por médicos do Hospital Sírio-Libanês, “sugerem tratar-se apenas de uma colite, inflamação do cólon”. A hospitalização ocorreu para uma avaliação clínica completa. O comunicado informa que o paciente encontra-se clinicamente “muito bem” e segue em observação médica enquanto aguarda a conclusão de exames complementares.

Justiça proíbe Crivella de instalar tomógrafo em igreja

A Justiça do Rio acatou ação popular e proibiu nesta quarta-feira, 13, a instalação de um tomógrafo em uma das dependências da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), da qual o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) é bispo licenciado. A decisão é de caráter liminar. A prefeitura do Rio está recorrendo. A intenção de Crivella é instalar o equipamento, comprado na China, na sede da IURD localizada na Estrada da Gávea, na zona sul. O tomógrafo serviria para atender os pacientes da Rocinha, favela que fica próxima ao local e que vem apresentando alto índice de contaminação pelo novo coronavírus. A prefeitura alega que a sede escolhida é provisória.

Ex-superintendente da PF-RJ: Flávio era investigado

O atual diretor-executivo da PF, Carlos Henrique Oliveira de Sousa, disse em depoimento, ter conhecimento de uma investigação envolvendo um dos filhos do presidente, o senador Flávio Bolsonaro. Oliveira pontou que o inquérito já foi relatado e não houve indiciamento.

Deputada Carla Zambelli afirma que o presidente não confiava em Valeixo na PF

A deputada federal Carla Zambelli (PSL-SP), afirmou, em depoimento à Polícia Federal, em Brasília, nesta quarta-feira (13), que o presidente Jair Bolsonaro não confiava no ex-diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, por que o ex-ministro Sergio Moro “era desarmamentista”. Moro e Valeixo são próximos e a demissão do delegado do comando da corporação resultou no pedido de demissão de Moro da pasta da Justiça. De acordo com Zambelli, no começo de abril, Moro e o presidente Jair Bolsonaro tiveram discussões envolvendo a liberação do uso de armas. Por esse motivo, o presidente teria levantando desconfiança em relação a Valeixo, pois a PF é responsável pela emissão de registro de cursos de tiro e liberação da posse e porte de armas pelo país.

MP: acampamento é milícia armada e deve ser desfeito

Instalado na Esplanada dos Ministérios, o acampamento, virou alvo de uma ação civil pública das 1ª e 2ª promotorias de Justiça Militar do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Em caráter de urgência, o órgão pediu à Justiça a desmobilização do grupo intitulado Os 300 do Brasil e a proibição da retomada do movimento, que se reúne em Brasília desde o fim de abril com o intuito de “treinar” apoiadores do presidente Jair Bolsonaro para, dentre outros objetivos, “expor e combater o totalitarismo da esquerda”. Líder do acampamento, a ativista Sara Fernanda Giromini, 27 anos, mais conhecida por Sara Winter, foi denunciada na ação civil pública. Nesta semana, ela revelou ao portal de notícias BBC News Brasil que os integrantes do grupo pró-Bolsonaro estão armados “para a proteção dos próprios membros do acampamento”. Dessa forma, o MPDFT também sugeriu que sejam feitas operações de busca e apreensão de armas de fogo em situação irregular no acampamento ou que estejam em posse de pessoas sem autorização legal para o porte.

EUA acusa China de tentar roubar investigações de vacinas COVID-19

Autoridades dos EUA alertaram que hackers chineses tentaram roubar dados sobre tratamentos e vacinas contra o coronavírus. Donald Trump, acusou a China de esconder a origem do vírus e de não cooperar nos esforços para controlar a doença.

Maduro acusa Guaidó de planejar ‘invasão’

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, denunciou nesta quarta-feira que o líder da oposição Juan Guaidó e o ex-boina verde Jordan Goudreau se reuniram na Casa Branca para planejar um ataque marítimo fracassado no país. “Foi na Casa Branca em 4 de fevereiro deste ano de 2020, onde Juan Guaidó se encontrou com Jordan Goudreau,” fundador da empresa de segurança e defesa privada Silvercorp USA”, por ordem de Donald Trump para articular o plano ataque”, disse Maduro. O governante sustenta que “é muito fácil verificar” a presença de Goudreau na Casa Branca entre 2019 e 2020 e “em que sala ele se encontrou com Guaidó”, líder da oposição no Parlamento e reconhecido como presidente interino da Venezuela por mais de cinquenta países, entre eles os Estados Unidos.

LOTERIAS

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 100 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas extraídas no concurso da Mega-Sena, que aconteceu nesta quarta-feira (13). O prêmio estava estimado em R$ 90 milhões. Para o próximo sorteio a Mega-Sena deve pagar R$ 100 milhões. Confira os números: 07 – 23 – 26 – 27 – 29 – 51. Nos níveis secundários, muitas apostas foram premiadas. Na quina, 141 jogos faturaram R$ 36 mil cada, enquanto na quadra, 691 apostadores receberam R$ 691,61 cada. A arrecadação total do concurso foi de R$ 88 milhões. Para o sorteio seguinte, que acontece no sábado (16), a Mega-Sena traz um super prêmio: são R$ 100 milhões na faixa principal.

ESPORTES

‘The Best’: Fifa cancela cerimônia de premiação aos melhores do mundo

A Fifa decidiu cancelar a cerimônia de entrega do prêmio aos melhores jogadores da temporada 2019-20. Sem a cerimônia, a entidade estuda duas possibilidades: premiação à distância ou o troféu continuar aberto e ser decidido apenas em 2021.

Times aprovam proposta de volta do Gaúcho a partir de julho

O Campeonato Gaúcho agora tem uma estimativa oficial para ser retomado. Nesta quarta-feira, em reunião virtual que contou com a presença de dirigentes dos 12 clubes participantes do torneio, foi definido por decisão unânime a possibilidade de competição ser retomada entre a metade de julho e o início de agosto. As equipes, assim, aprovaram a proposta da Federação Gaúcha de Futebol, que será encaminhada ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, ao Ministério Público e para Secretaria Nacional de Esportes para validação. Também será preciso respeitar as medidas de isolamento social do governo estadual.

Inter reduz salários do elenco em 25%

O Internacional anunciou nesta quarta-feira que acertou a redução dos salários do elenco em 25% durante o período da pandemia do coronavírus. A definição sobre os cortes nos vencimentos foi acertado durante uma reunião entre os atletas e a diretoria no período da manhã. No comunicado em que anunciou a redução salarial, inserida na Medida Provisória 936 do governo federal, que permite a adoção desse tipo de acordo, o Inter lembra que esta foi a segunda vez que o elenco aceitou a diminuição do valor a ser recebido no período em que os campeonatos estão paralisados anteriormente, os jogadores aceitaram não receber os direitos de imagem por três meses. E ainda apontou que “tal medida evitará suspensões de contrato e novas demissões neste momento.”