Anvisa autoriza retomada de estudos clínicos com a CoronaVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou hoje (11) a retomada do estudo clínico da vacina CoronaVac, uma das que estão em fase de testes no país, conduzidos pelo Instituto Butantan. A agência disse ter recebido do Butantan novas informações sobre o “evento adverso grave” (EAG) que levou a Anvisa a suspender os estudos na última segunda-feira (9). “Após avaliar os novos dados apresentados pelo patrocinador depois da suspensão do estudo, a Anvisa entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG inesperado e a vacina”, informou a agência por meio de nota. No comunicado, a Anvisa voltou a defender a medida adotada na segunda-feira, que levou em consideração os dados que eram de conhecimento da agência até aquela data e que foram encaminhados ao órgão pelo Instituto Butantan.

Segundo a agência, a decisão se baseou em procedimentos previstos nos protocolos de Boas Práticas Clínicas para este tipo de pesquisa e teve como premissa o “princípio da precaução”, quando conhecimento científico não é capaz de afastar a possibilidade de dano. Ao justificar a suspensão dos testes, a Anvisa disse que faltavam informações detalhadas sobre a gravidade e as causas do evento, assim como o parecer com o posicionamento do Comitê Independente de Monitoramento de Segurança (Data and Safety Monitoring Board, na sigla em inglês) e o boletim de ocorrência relacionado à provável motivação do EAG e que recebeu ontem (10) esses dados do Butantan. Ontem, diferentes veículos de comunicação noticiaram que o evento adverso grave foi um óbito, por suicídio, não tendo ligação com a vacina. No entanto, em coletiva de imprensa ontem, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres disse que a agência não havia recebido essa informação por canais oficiais.

Butantan

Após o anúncio da retomada dos estudos, o Butantan divulgou nota sobre o assunto. “Isso vem ao encontro com o que temos afirmado que essa é uma das vacinas mais seguras que está em desenvolvimento nesse momento. A Anvisa compreendeu nossos argumentos.  O óbito referido não tem relação com a vacina e, portanto, o estudo pode ser retomado.”, diz o comunicado. O instituto diz ainda que espera dar o andamento ao processo o mais rapidamente possível. “Sabemos que um dia com vacina faz diferença. Nós precisamos dessa vacina o quanto antes e por isso a nossa urgência na finalização desse estudo. Então agradeço à nossa Anvisa pela compreensão e pela rapidez com que foi autorizada a retomada dos estudos clínicos”.

Presidente do TSE adia eleições em Macapá

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, decidiu, nessa quarta-feira (12),  adiar as eleições municipais em Macapá. Barroso atendeu ao pedido feito pela Justiça Eleitoral do Amapá, para suspender o pleito devido às ações de vandalismo provocadas pela falta de luz na capital. A decisão foi divulgada por volta da meia-noite. O adiamento vale somente para Macapá e abrange o primeiro turno, que deveria ocorrer no próximo domingo (15), e o segundo, que seria realizado em 29 de novembro. A nova data do pleito não foi definida.

No restante do estado, a votação será mantida porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) garantiu que há aparato policial para garantir a segurança da votação. “Com essas considerações, tendo consultado todos os demais membros do tribunal, suspendo a realização das eleições municipais de Macapá/AP, até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população”, decidiu o presidente. O fornecimento de energia elétrica foi interrompido por volta das 21h de terça-feira (3). De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um transformador pegou fogo e foi totalmente destruído. Aos poucos, a energia está sendo restabelecida, mas em forma de rodízio de seis em seis horas.

Polícia Federal deflagra operação contra crimes eleitorais no Rio

A Polícia Federal deflagrou hoje (12), no Rio de Janeiro, a Operação Sólon, contra uma organização criminosa suspeita de prática de lavagem de dinheiro relacionada a crimes eleitorais. Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em residências, comitês de campanhas e empresas ligadas aos envolvidos. Participam da operação 85 Policiais Federais. Os mandados foram expedidos pela 16ª Zona Eleitoral. Não houve pedidos de prisão, já que a legislação eleitoral proíbe o cumprimento de mandados de prisão de candidatos a menos de 15 dias da eleição e de eleitores a menos de cinco dias do dia de votação, exceto em flagrante de delito. Segundo a corporação, integrantes de uma das maiores milícias do Rio estariam “almejando cargos no legislativo e no executivo, nas eleições de 2020, para retomar o poder que possuíam na zona oeste do município”.

De acordo com os Relatórios de Inteligência Financeira (Rifs) analisados pela Polícia Federal, foram verificadas movimentações financeiras atípicas em empresas ligadas aos investigados, com a possibilidade de os valores serem destinados a gastos de campanhas eleitorais. A operação foi batizada em homenagem a Sólon, estadista, legislador e poeta grego criador da Eclésia, a Assembléia Popular de Atenas, considerada o berço da democracia. Segundo a Polícia Federal, a ação visa “reafirmar o poder das instituições que garantem a higidez no processo democrático”, diante do “avanço da atuação das organizações criminosas no cenário político”. Está prevista uma entrevista coletiva na Superintendência da PF no Rio de Janeiro, às 11h, para dar mais detalhes sobre a operação.

Hoje é o último dia de propaganda eleitoral no rádio e na TV

A propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão dos candidatos que concorrem nas eleições municipais deste ano termina nesta quinta-feira (12). Hoje é também o último dia para a realização de debates no rádio e na televisão. Do total de tempo da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV, 90% são divididos entre os candidatos de modo proporcional à representatividade de seus partidos na Câmara dos Deputados. Apenas 10% são divididos igualmente entre os candidatos.

Na sexta-feira (13) termina o prazo para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral e a reprodução, na internet, de jornal impresso com propaganda eleitoral relativa ao primeiro turno. No sábado (14) será o último dia para a propaganda eleitoral por alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h.  Também terminam, às 22h, a distribuição de material gráfico, as caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhadas ou não por carro de som ou minitrio.

PF apreendeu mais de R$ 666 milhões em bens do tráfico de drogas

A Polícia Federal (PF) Já apreendeu, este ano, mais de R$ 666 milhões em bens das organizações criminosas, que atuam no tráfico de drogas. De acordo com a PF, o valor das apreensões é “um recorde histórico”. “Foram apreendidos pela PF imóveis, automóveis de luxo, lanchas, aviões, helicópteros, joias, além de bloqueio de contas correntes e dinheiro em espécie”. Na avaliação da PF, esse resultado foi possível devido a deflagrações de grandes operações de combate ao tráfico e ao crime organizado, objetivando principalmente a descapitalização patrimonial dos traficantes, na prisão dos líderes das organizações na cooperação policial com outros países.

Tribunal de Justiça gaúcho é alvo de ataque hacker

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) informou que o sistema processual eletrônico foi alvo de um ataque hacker na tarde de hoje (11). A página de peticionamento foi adulterada e uma crítica à Justiça foi postada. Segundo o tribunal, os processos judiciais e os bancos de dados não foram atingidos. O órgão também informou que as alterações foram corrigidas e medidas de segurança foram adotadas para impedir novos ataques e rastrear os responsáveis pelo crime.

Desde a semana passada, vários órgãos públicos tem sido alvo de ataques cibernéticos. O mais grave ocorreu no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Um hacker conseguiu criptografar e bloquear o acesso aos dados do tribunal. No entanto, de acordo com o STJ, as informações sobre os processos judiciais, contas de e-mail e contratos administrativos permaneceram íntegras e estão preservadas em um backup. O sistema já foi restabelecido.

Após ataque ao STJ, Fux cria comitê para combater crimes virtuais

Por meio de uma portaria publicada ontem (10), o presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fux, criou um Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário e estabeleceu prazos para que sejam apresentadas medidas para evitar novos crimes virtuais contra os sistemas judiciais. A medida ocorre após um ataque cibernético, na semana passada, ter derrubado todos os sistemas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Devido à gravidade da invasão, que é investigada pela Polícia Federal, a corte ainda não conseguiu reestabelecer todos os serviços prestados à população e precisou restaurar o acervo processual a partir de backups.

Na portaria em que criou o novo comitê, Fux diz que a medida foi tomada tendo em consideração “o número crescente de incidentes cibernéticos no ambiente da rede mundial de computadores”. O grupo terá como meta evitar que os tribunais sejam novamente pegos de surpresa, como ocorreu com o STJ. O Comitê de Segurança Cibernética do Poder Judiciário será formado por representantes de todos os tribunais superiores e também por nomes indicados pelos tribunais estaduais e pelo Conselho da Justiça Federal (CJF) e o próprio CNJ. Representantes de órgãos de segurança pública, das Forças Armadas e especialistas de outros órgãos públicos e privados também poderão ser convidados a participar.

Governo do Paraná antecipa pagamento do 13° salário no dia 4 de dezembro

O governador Ratinho Junior determinou nesta quarta-feira (11) a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários estaduais para o próximo dia 04 de dezembro. O valor será depositado integralmente na conta de aproximadamente 265 mil servidores ativos, pensionistas e aposentados. A folha adicional chega a R$ 1,701 bilhão, sendo R$ 925 milhões para ativos e R$ 776 milhões de inativos.

O pagamento antecipado espelha a política adotada já no ano passado e leva em consideração o esforço dos servidores públicos durante a pandemia provocada pela Covid-19. “Antecipamos o pagamento em respeito ao compromisso que temos com o funcionalismo público, sobretudo neste ano de dificuldades, em que os servidores foram desafiados a ajudar a população em todas as áreas, inclusive com novas tecnologias e formas de atendimento”, disse o governador Ratinho Junior.

Ele reforça que a medida só é possível graças à austeridade da gestão financeira do Estado, das reformas administrativas que continuam em andamento e do controle sobre o custeio da máquina mesmo em um ano de queda na arrecadação. Ratinho Junior destaca que o governo manteve prioridade para investimentos relevantes e programas de apoio aos mais vulneráveis, como o Cartão Comida Boa, a manutenção da distribuição das merendas nas escolas e a conclusão de três hospitais regionais para atendimento contra a Covid-19.

Covid-19: Brasil ultrapassa 5,75 milhões de casos 

Com dados deficitários, o Ministério da Saúde divulgou o levantamento do covid-19 no país nas últimas 24 horas, com 5.748.275 casos totais e 544 novas mortes, totalizando 163.373 óbitos desde o início da pandemia. Há 5.064.344 de pacientes que se recuperados. Segundo a pasta, o estado de Minas Gerais está há quatro dias sem atualizar o quadro de contaminações e óbitos no estado. Com isso, os números apresentados hoje não refletem o ocorrido em todo país, uma vez que Minas Gerais é um dos estados com mais casos e mortes.

Covid-19 nos estados

São Paulo chegou a 1.150.872 casos. Mesmo há quatro dias sem atualizar o número de casos, Minas Gerais aparece em segundo, com os mesmos 374.651 casos registrados no dia 7 de novembro. Bahia (367.669) e Rio de Janeiro (320.598) aparecem na sequência. O Acre tem o menor número de casos (32.113). Em seguida estão Amapá (53.790) e Roraima (59.586). São Paulo também lidera o número de mortes, com 39.907. Rio de Janeiro (20.970) e Ceará (9.418) aparecem na sequência. No entanto, quando os dados de Minas Gerais, atualmente com 9.204 óbitos, forem atualizados, o estado pode reaparecer entre os três primeiros. Os estados com menos mortes são Roraima (701), Acre (705) e Amapá (770).

 SC: Estado confirma 283.252 casos, 265.386 recuperados e 3.268 mortes por Covid-19

O Governo do Estado informou que há 283.252 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 265.386 se recuperaram e 14.598 estão em acompanhamento. O número foi divulgado nesta quarta-feira, 11. A doença respiratória causou 3.268 óbitos no estado desde o início da pandemia. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,15%. Há 25 óbitos a mais na comparação com o boletim anterior. A quantidade de casos confirmados aumentou 2.711 e outras 2.325 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. O número de casos ativos registrou um aumento de 361.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 11
>>> Confirma o boletim semanal 

>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina e 237 têm registro de ao menos um óbito. Estima-se que haja casos ativos em 253. A cidade com a maior quantidade de confirmações de infecção pelo novo coronavírus é Joinville, que contabiliza 25.663 casos, seguida por Florianópolis (24.272), Blumenau (16.104), São José (13.980), Palhoça (9.793), Itajaí (9.472), Balneário Camboriú (9.098), Criciúma (9.009), Chapecó (8.171) e Tubarão (6.771). Atualmente, há 1.414 leitos de UTI ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.011 estão ocupados, sendo 315 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 71,5% e há 403 leitos livres atualmente.

Novo mapa de risco em SC mostra agravamento da pandemia

Santa Catarina tem três regiões em estado gravíssimo (vermelho) no mapa de risco para Covid-19, segundo a atualização divulgada nesta quarta-feira (11) pela SES (Secretaria de Estado da Saúde). Agora, Meio Oeste e Xanxerê acompanham a Grande Florianópolis na área em vermelho do mapa. A Grande Florianópolis manteve a classificação pela segunda semana consecutiva. A região abrange 22 municípios e a classificação afeta aproximadamente 1 milhão e 200 mil pessoas, segundo informações do governo do Estado. O Meio Oeste passou do nível alto para o gravíssimo em apenas uma semana. Xanxerê, que também foi classificada com o maior risco potencial de propagação do novo coronavírus nesta atualização, estava em risco grave na matriz divulgada na última quarta-feira (4). As regiões Carbonífera, Alto Uruguai Catarinense e Oeste passaram do nível alto para o grave (laranja) do mapa. Doze regiões se encontram nesta classificação da matriz. O Extremo Oeste registrou uma redução do nível de risco. A região, que estava na área laranja no mapa até a semana anterior, agora está classificada com o risco alto (amarelo) e é a única nesta condição.

Fonte/Foto: SES

Quatro itens são levados em consideração na avaliação da matriz:

Evento sentinela: mede a mortalidade da Covid-19. Nas regiões em alerta, o índice aponta que a pandemia continua em expansão;

Transmissibilidade: variação no número de confirmação e casos ativos. Regiões em alerta apresentam alta no número de casos;

Monitoramento: casos investigados e inquérito de síndrome gripal na comunidade;

Capacidade de atenção: mede a ocupação dos leitos de UTI.

Confira os índices de cada região:

Evento sentinela: Regiões em alerta: Grande Florianópolis, Laguna e Serra Catarinense

Transmissibilidade: Regiões em alerta: Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe, Médio Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul, Meio Oeste, Planalto Norte, Oeste, Xanxerê e Nordeste

Monitoramento: Regiões em alerta: Foz do Rio Itajaí

Capacidade de Atenção: Regiões em alerta: Meio Oeste, Oeste, Xanxerê e Grande Florianópolis

Paraná: Boletim confirma mais 1.746 novas infecções pelo novo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (11) mais 1.746 novos casos e 66 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 223.329 casos e 5.512 mortos em decorrência da doença.

INTERNADOS – Há 556 pacientes com diagnóstico confirmado internados nesta quarta-feira. Destes, 458 estão em leitos SUS (240 em UTI e 218 em enfermaria) e 98 em leitos da rede particular (34 em UTI e 64 em enfermaria). Também há mais 984 pacientes internados, 427 em leitos UTI e 557 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Os 66 pacientes que faleceram estavam internados. São 29 mulheres e 37 homens, com idades que variam de 27 a 101 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 11 de agosto a 11 de novembro. Dos pacientes que faleceram 41 residiam em Curitiba. São ocorrências já divulgadas anteriormente pelo município e que, em razão do ajuste no fluxo de informação do sistema, foram agora integradas ao controle da Secretaria de Estado da Saúde. Também foram registradas mortes em Foz do Iguaçu (5), Araucária (2) e um caso em cada um dos municípios de Arapongas, Califórnia, Cambé, Colombo, Guaira, Itaguajé, Ivatuba, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Palmas, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Rio Negro, São Miguel do Iguaçu, São Pedro do Ivaí, Sarandi e Umuarama

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 2.295 casos de residentes de fora, sendo que 51 pessoas foram a óbito.

Confira o boletim completo clicando  AQUI

INTERNACIONAL

França tem 35,8 mil novos casos de covid-19

A França registrou 35.879 novos casos confirmados da covid-19 nessa quarta-feira (11), acima dos 22.180 registrados na terça, mas bem abaixo do recorde de 86.852 relatos do último sábado (7) e também dos níveis de 58 mil e 60 mil notificados na semana passada. O país registrou 328 novas mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, em comparação às 1.220 na terça-feira, que incluía uma contagem acumulada de vários dias, de 754 mortes em lares de idosos.

Após quase duas semanas do início de um segundo lockdown, as novas infecções, nos primeiros três dias desta semana, totalizaram pouco mais de 78 mil, em comparação a mais de 129 mil nos primeiros três dias da semana passada. As novas internações hospitalares pela doença, 441 nas últimas 24 horas, também ficaram bem abaixo das mais de mil por dia na primeira metade da semana passada. O número de pessoas que ingressaram nas unidades de terapia intensiva caiu para 53, o menor nível desde meados de outubro.

Espanha vai exigir teste de covid a viajantes de regiões de alto risco

A Espanha exigirá, a partir de 23 de novembro, um teste do novo coronavírus, feito dentro de 72 horas, para viajantes que chegam de países com alto risco de contágio da doença, informou o Ministério da Saúde nessa quarta-feira 11), em meio a uma série de novas restrições internas para conter o vírus. Um dos países europeus mais afetados pela covid-19, com 1.417.709 casos e 40.105 mortes, a Espanha era cada vez mais uma exceção na região por sua política de não pedir, até agora, teste negativo aos visitantes na chegada. Agora, o país usará os critérios da União Europeia (UE) para definir as regiões classificadas como de alto risco, disse o ministério, e exigir certificados de teste em espanhol ou inglês nos aeroportos.

O ministro da Saúde, Salvador Illa, afirmou que a regra se aplicará a países não pertencentes à UE, com mais de 150 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias. Os países da UE acima desse nível de incidência, ou aqueles com mais de 50 casos por 100 mil pessoas e com mais de 4% de todos os testes com resultados positivos, também serão afetados pela regra. Não haverá teste nas fronteiras terrestres da Espanha, disse Illa. “Vamos pedir às companhias aéreas que colaborem e verifiquem os testes de PCR dos viajantes antes do embarque”, declarou Illa, acrescentando que a Espanha não tem planos de impor quarentena obrigatória para chegada de estrangeiros. A contagem geral de infecções na Espanha é a segunda maior da Europa Ocidental, depois da França. A taxa de infecção do país nos últimos 14 dias é de 514 casos por 100 mil pessoas.

Bolívia restaura laços com Irã e Venezuela 

O novo presidente da Bolívia, Luis Arce, agiu rapidamente para restaurar os laços com o Irã e a Venezuela, recebendo as credenciais de embaixadores dos dois países nessa quarta-feira (11), apenas três dias depois que seu partido socialista retomou o poder. Em comunicado, o governo boliviano informou que quer “restabelecer as relações diplomáticas prejudicadas pelo governo anterior”, liderado pela presidente interina conservadora, Jeanine Ánez. No Twitter, Arce disse que estava restaurando as relações bilaterais com a Venezuela para fortalecer os laços estratégicos para o bem dos povos.

Ele afirmou que o mesmo está sendo feito com o Irã e que “eles são sempre bem-vindos à Bolívia. Continuaremos a fortalecer projetos comuns”. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, compareceu à cerimônia de posse de Arce, em La Paz, no domingo (8), como parte de uma viagem às nações latino-americanas de esquerda, que incluiu Venezuela e Cuba. A Venezuela e o Irã foram aliados-chave do ex-presidente boliviano e aliado de Arce, Evo Morales, que assumiu o cargo como o primeiro presidente indígena do país em 2006 e renunciou, sob pressão, por causa das disputadas eleições no ano passado. Na segunda-feira (9), Morales voltou à Bolívia, do exílio na Argentina, e foi homenageado, nessa quarta-feira, em uma cerimônia em Chimore, cidade de sua província natal de Chapare, região central de cultivo de coca.

LOTERIA

Mega-Sena acumula e pagará R$ 40 milhões no sábado

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.317 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (11) no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo. Os números sorteados são:  03 – 08 – 30 – 33 – 35 – 48. A quina (cinco números acertados) registrou 132 apostas ganhadoras, cabendo a cada uma delas R$ 25.311,77. E a quadra (quatro números acertados) teve 7.472 apostas ganhadoras, com R$ 638,79 para cada uma. A estimativa do prêmio para o próximo concurso, que vai ocorrer no sábado (14), é estimado em R$ 40 milhões, segundo o site da Caixa Econômica Federal.

FUTEBOL

Palmeiras goleia Ceará e encaminha vaga na Copa do Brasil

Na tarde desta quarta-feira (11), o Allianz Parque, em São Paulo, foi palco da abertura das quartas de final da Copa do Brasil desta temporada. Palmeiras e Ceará foi o jogo. Antes da partida, o desafio do Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e do Guto Ferreira, comandante do Ceará, era administrar a quantidade de desfalques. O time paulista não podia contar com oito titulares. O Ceará tinha sete baixas. Assim começou o jogo que foi marcado principalmente pela chuva muito forte. O placar foi de 3 a 0 para o Palmeiras.

Grêmio faz 2 a 1 no Cuiabá e abre vantagem na Copa do Brasil

Na noite desta quarta-feira (11), na Arena Pantanal, ocorreu o jogo de ida do confronto entre Cuiabá e Grêmio pela Copa do Brasil. Antes da partida, esse duelo era considerado por muitos analistas como aquele que tinha um favorito mais destacado entre todos das quartas de final dessa edição do torneio. A opinião geral era de que os gaúchos deveriam abrir vantagem já nesta primeira partida. O Grêmio venceu por 2 a 1.

Copa do Brasil: São Paulo ofusca estreia de Ceni e derrota Flamengo

O São Paulo ofuscou a estreia de Rogério Ceni no comando do Flamengo nesta quarta-feira (11) à noite. Clube do qual o ex-goleiro é ídolo, o Tricolor venceu o Rubro-Negro por 2 a 1 no Maracanã, no Rio de Janeiro. A partida valeu pelas quartas de final da Copa do Brasil. O duelo de volta será na quarta-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi, em São Paulo. O time paulista tem a vantagem do empate. A equipe carioca tem de ganhar por ao menos dois gols de diferença para se classificar – vitória por um gol leva a decisão para os pênaltis.

Internacional: Estreia de Abel Braga com derrota 

Outro técnico a estrear no caso, reestrear- nesta quarta-feira foi Abel Braga. Campeão da Libertadores e Mundial pelo Internacional, o treinador não começou bem a nova passagem pelo Colorado. No Beira-Rio, em Porto Alegre, também pelas quartas de final da Copa do Brasil, o América-MG surpreendeu o time gaúcho e venceu por 1 a 0. O Coelho tem a vantagem do empate para o duelo de volta, na próxima quarta-feira, às 21h30, no Estádio Independência, em Belo Horizonte.

Brasileirão – Série A

Bahia supera Fortaleza e ultrapassa rival na Série A do Brasileiro

Em duelo atrasado pela 18ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, o Bahia recebeu o Fortaleza nesta quarta-feira (11), na Arena Fonte Nova, em Salvador, e venceu por 2 a 1. A partida deveria ter sido realizada no último dia 24, mas foi postergada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) devido ao jogo de ida entre o time cearense e o São Paulo, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná