Anvisa autoriza testes em humanos para a vacina ButanVac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a realização de testes em humanos para o desenvolvimento da vacina ButanVac, projeto conduzido pelo Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo. A ButanVac é um imunizante com tecnologia predominantemente nacional e que, caso obtenha registro, poderá ser fabricada integralmente no Brasil. A agência deu a autorização condicionada à apresentação de dados complementares sobre o andamento das pesquisas.

De acordo com a Anvisa, a pesquisa clínica da ButanVac das fases 1 e 2 terá três etapas, com previsão de participação de 6 mil voluntários. A autorização dada hoje corresponde à fase A, da qual participarão cerca de 400 pessoas. Os testes serão realizados pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em seu Twitter, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), comemorou a autorização. Ele informou que o Instituto Butantan já produziu 7 milhões de doses do imunizante.

Mais 936 mil doses da Pfizer chegam ao Brasil nesta quarta-feira

Novo lote com 936 mil doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech chegou ao Aeroporto de Viracopos, na cidade de Campinas (SP), na noite desta quarta-feira (9). Esse é o segundo lote de um total de 2,3 milhões de doses do imunizante da farmacêutica que serão entregues ao Ministério da Saúde nesta semana.

A primeira remessa chegou ontem (8), com 527 mil doses do imunizante. A previsão do Ministério da Saúde é que mais 936 mil doses desembarquem no país na quinta-feira (10). De acordo com a pasta, a distribuição dessa nova remessa aos estados e Distrito Federal ocorrerá nos próximos dias. Até o momento, mais de 5,9 milhões de doses da Pfizer foram distribuídas pelo país.

De acordo com o planejamento do ministério, deverão ser entregues no mês de junho mais de 12 milhões de doses da vacina da Pfizer. Os dois contratos fechados com a farmacêutica preveem um total de 200 milhões de doses até o fim deste ano.

SC: Governo do Estado planeja imunização em massa contra a Covid-19 em cidades com alta incidência e letalidade

Foto: Mauricio Vieira / Secom

O Governo do Estado planeja a vacinação em massa contra a Covid-19 em cidades com altas taxas de incidência, transmissão, letalidade e vulnerabilidade. A Secretaria da Saúde iniciou conversas técnicas que têm como objetivo acompanhar a celeridade da resposta de imunização. A intenção é seguir exemplos concretos de sucesso, como o da cidade de Serrana, no Estado de São Paulo, onde se reduziu em quase 100% as mortes por Covid-19 quando mais de 95% da população adulta foi vacinada.

O governador Carlos Moisés da Silva anunciou que a intenção com essa observação da resposta de imunização em municípios catarinenses é trazer universidades e pesquisadores para o acompanhamento dos resultados obtidos pela aplicação das doses e para que as futuras gerações possam aproveitar os estudos alcançados. “Vamos aplicar a primeira e segunda doses, fora do cronograma oficial do estado, para que a gente possa fazer pesquisas a respeito do processo de imunização”, explicou Carlos Moisés. O compromisso é que o calendário vacinal seja cumprido até o dia 23 de outubro e que possibilite que todos os catarinenses tenham imunidade à doença. A avaliação da celeridade da resposta das vacinas, primeira e segunda dose, será a partir do segundo semestre. Isso será feito fora do cronograma do programa nacional de imunização (PNI), de acordo com o governador .

Ministério da Saúde distribui aos estados mais 4 milhões de vacinas

O Ministério da Saúde anunciou a distribuição de mais 4,04 milhões de vacinas para combate à pandemia de covid-19. Deverão chegar em todas as capitais, até a madrugada desta quinta-feira (10), novas doses do imunizante produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os critérios para a vacinação, que foram estabelecidos no Plano Nacional de Imunizações (PNI), determinam que estados e municípios deem prioridade a idosos, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, trabalhadores portuários e do transporte aéreo, das forças de segurança e salvamento e integrantes das Forças Armadas, povos ribeirinhos, indígenas e quilombolas.

Sediada no Rio de Janeiro, a Fiocruz ,instituição científica vinculada ao Ministério da Saúde, é responsável, no Brasil, pela fabricação da vacina que foi desenvolvida por meio de parceria entre a Universidade de Oxford e a farmacêutica inglesa AstraZeneca. Para viabilizar a produção no país, um acordo para transferência de tecnologia foi firmado no ano passado.

Na última semana, a Fiocruz superou a marca de mais de 50 milhões de vacinas contra covid-19 entregues ao PNI. Esse volume inclui 4 milhões que foram importadas prontas da Índia e começaram a chegar ao país em janeiro, antes que a produção brasileira tivesse início. A fabricação em larga escala no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fiocruz (Bio-Manguinhos) começou em março. Ainda hoje (9), o Ministério da Saúde conclui a distribuição de 2,3 milhões de doses da vacina produzida em parceria pelas empresas Pfizer e BioNTech. Essa leva do imunizante importado começou a chegar aos estados no início da semana.

Covid-19: Brasil registra 17,1 milhões de casos e 479,5 mil mortes

O total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia chegou a 17.122.877. Entre ontem e hoje, foram confirmados 85.748 novos diagnósticos positivos de covid-19 pelas secretarias de saúde. Ontem, o painel de informações da pandemia trazia 17.037.129 casos acumulados. O país tem ainda 3.888 casos ativos, em acompanhamento. Não foram acrescidos os dados do estado de Rondônia. A soma de vidas perdidas para a pandemia do novo coronavírus alcançou 479.515. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 2.723 novos óbitos. Foi o maior número desde o dia 5 de maio, quando foram registradas 2.811 novas mortes. Ontem, o número de óbitos decorrentes de complicações relacionadas à covid-19 estava em 476.792.

Ainda há 3.888 falecimentos em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa segue sendo apurada mesmo após a declaração do óbito. Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite desta quarta-feira (9). O balanço sistematiza as informações coletadas por secretarias estaduais de saúde sobre casos e mortes.

O número de pessoas que foram infectadas mas se recuperaram desde o início da pandemia é de 15.596.816. Isso corresponde a 91,1% do total dos infectados pelo vírus. Os números são em geral mais baixos aos domingos e segundas-feiras em razão da menor quantidade de funcionários das equipes de saúde para realizar a alimentação dos dados. Já às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pelo envio dos dados acumulados.

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil em 09/06/2021

Covid nos Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (115.960). Em seguida vêm Rio de Janeiro (52.094), Minas Gerais (42 mil), Rio Grande do Sul (29.218) e Paraná (27.540). Já na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima (1.662), Acre (1.697), Amapá (1.741), Tocantins (2.971) e Alagoas (4.922).

Vacinação

Até o momento, foram enviadas a estados e municípios 109,2 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 70 milhões de doses, sendo 48,6 milhões da primeira dose e 21,3 milhões da segunda dose.

 SC: Estado confirma 994.125 casos, 956.222 recuperados e 15.798 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 994.125 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 956.222 estão recuperados e 22.105 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 9. A Covid-19 causou 15.798 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,59%. Em comparação com o dia anterior, aumentou em 3.011 o número de casos ativos e houve 51 óbitos adicionais registrados. O total de confirmados subiu 6.277, enquanto 3.215 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 9
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Já foram confirmados casos em todos os 295 municípios catarinenses e 293 cidades registraram pelo menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 289 municípios tenham casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é Meio-Oeste, que tem 695 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Xanxerê (515) e Extremo-Oeste (478). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 97,2%. Isso significa que, dos 1.514 leitos existentes no estado para adultos, 1.472 estão ocupados, sendo 971 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

SC: Estado vai distribuir mais de 230 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O Governo de Santa Catarina vai distribuir para os municípios catarinenses mais 231.370 doses da vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira, 10. Serão 130.500 do laboratório AstraZeneca/Fiocruz que chegaram ao estado na noite de quarta, 9, mais 83.070 Pfizer, que chegaram na última segunda, 7, e 17.800 da Coronavac que estavam reservadas na Rede de Frio para garantir a aplicação da segunda dose. As vacinas AstraZeneca e Pfizer serão para a aplicação da primeira dose.

“A chegada dessas remessas e a previsão de outras fizeram com que o Governo do Estado lançasse um calendário factível de vacinação. Estamos empenhados para cumpri-lo e se possível até mesmo antecipar as datas. Continuamos reunindo todos os esforços nesta missão, junto aos municípios”, destaca o governador Carlos Moisés.

A distribuição dessas doses começa na manhã desta quinta. As vacinas das centrais regionais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira, Joaçaba, Lages e Mafra serão transportadas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. Para as demais centrais regionais, Rio do Sul, Grande Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau e Itajaí, as doses seguem via terrestre. A previsão é que a entrega termine ainda na quinta.

“O compromisso do Ministério da Saúde de enviar sistematicamente doses de vacina está sendo cumprindo. Seguimos céleres na distribuição para as regionais. Lançamos nosso calendário demonstrando que toda a população catarinense acima dos 18 anos estará vacinada até o final de outubro”, afirma o secretário de Estado de Saúde, André Motta Ribeiro.

“Com mais essas doses daremos prosseguimento à vacinação da população dos grupos prioritários e avançaremos na vacinação da população em geral, por faixa etária, sendo possível que os municípios iniciem um novo grupo, o de 50 a 54 anos”, assinala o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Doses da Pfizer serão distribuídas para 244 municípios catarinenses: Desta vez, além dos 15 municípios que já receberam vacinas da Pfizer, outros 229 também vão receber vacinas deste laboratório. Com a possibilidade de manter os imunizantes por até 31 dias em temperatura de 2 a 8 graus, de acordo com a nova recomendação da Anvisa, todos os municípios catarinenses que realizaram a capacitação do Ministério da Saúde (MS) para o manejo deste imunizante vão receber doses da Pfizer desta remessa, um total de 244 municípios.

Paraná: Saúde divulga 5.123 novos casos e 211 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (09) mais 5.123 casos confirmados e 211 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.126.308 casos confirmados e 27.386 óbitos. Há ajustes ao final do texto. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (140), fevereiro (16), março (51), abril (142), maio (801) e junho (3.960) e dos seguintes meses de 2020: julho (1), agosto (1), novembro (3) e dezembro (8).

INTERNADOS – O informe relata que 2.923 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.225 pacientes em leitos SUS (982 em UTI e 1.243 em enfermaria) e 698 em leitos da rede particular (378 em UTI e 320 em enfermaria). Há outros 3.178 pacientes internados, 1.139 em leitos UTI e 2.039 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 211 pacientes. São 91 mulheres e 120 homens, com idades que variam de 26 a 95 anos. Os óbitos ocorreram de 03 de abril  a 09 de junho de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (23), Londrina (18), Campo Largo (14), Apucarana (10), Ubiratã (9), Guarapuava (6), São José dos Pinhais (6), Cascavel (5), Pontal do Paraná (5), Telêmaco Borba (5), Colombo (4), Laranjeiras do Sul (4), União da Vitória (4), Almirante Tamandaré (3), Araucária (3), Maringá (3), Pinhais (3), Ponta Grossa (3), Sengés (3), São João do Ivaí (3), Toledo (3), Arapoti (2), Astorga (2), Bandeirantes (2), Boa Esperança (2), Castro (2), Cornélio Procópio (2), Guaíra (2), Rolândia (2), Rondon (2), Sarandi (2), São Jerônimo da Serra (2) e Wenceslau Braz (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Antonina, Assis Chateaubriand, Balsa Nova, Bela Vista da Caroba, Capitão Leônidas Marques, Coronel Vivida, Curiúva, Céu Azul, Diamante D’Oeste, Diamante do Sul, Dois Vizinhos, Esperança Nova, Fazenda Rio Grande, Flor da Serra do Sul, Guamiranga, Guapirama, Guaraniaçu, Guaraqueçaba, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Itaperuçu, Ivaiporã, Ivatuba, Jacarezinho, Joaquim Távora, Lapa, Mandaguari, Mandaguaçu, Marialva, Marilândia do Sul, Maripá, Matelândia, Medianeira, Paiçandu, Palmas, Paranacity, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Quedas do Iguaçu, Rebouças, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, Santo Antônio da Platina, São Pedro do Iguaçu, Tibagi, Três Barras do Paraná, Uraí e Ventania.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.017 casos de residentes de fora, sendo que 154 pessoas foram a óbito.

AJUSTES – Total de exclusão: 20 casos residente no Paraná. 20 óbitos residente no Paraná

Confira o informe completo.

Com mil doses a mais, Paraná recebe novo lote e alcança marca de 6 milhões de vacinas

O Paraná recebeu na noite desta quarta-feira (9) mais 238 mil vacinas contra a Covid-19, sendo 237 mil doses do imunizante AstraZeneca/Fiocruz, produzido no Brasil a partir de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado, e mil doses da AstraZeneca/Oxford importadas por meio do consórcio Covax Facility, do qual o País é signatário. As vacinas fazem parte da 24ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. O documento orienta que as 237 mil doses da AstraZeneca/Fiocruz sejam destinadas a pessoas com comorbidades e deficiência permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança e salvamento e forças armadas, além de um ajuste de doses para povos e comunidades tradicionais ribeirinhos.

Já as mil doses oriundas do Covax fazem parte de um ajuste populacional no grupo de trabalhadores do transporte aéreo, conforme pedido do Governo do Estado ao Ministério da Saúde. Todas as 238 mil doses são direcionadas para a primeira aplicação (D1). As doses estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) e serão distribuídas a partir desta quinta-feira (10) para as 22 Regionais de Saúde junto da remessa de 145 mil vacinas da Pfizer. A disponibilização das duas possibilitará avançar ainda mais nos públicos prioritários já atendidos e iniciar a imunização de profissionais da educação do Ensino Superior, novidade anunciada nesta semana pelo Governo do Estado.

Paraná vai destinar primeiro lote da Janssen para vacinar trabalhadores do transporte

O Paraná vai usar as vacinas da Janssen, fabricada pelo braço farmacêutico da Johnson & Johnson, para avançar na imunização contra a Covid-19 do quadro prioritário, com destinação das doses para um novo segmento: os trabalhadores da carga pesada. Serão contemplados profissionais do transporte coletivo rodoviário de passageiros; do transporte ferroviário; do transporte aquaviários; e caminhoneiros. De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, esse grupo é formado por 178,6 mil pessoas.

A estimativa do Ministério da Saúde é que as doses cheguem ao Estado até esta sexta-feira (11). Ainda não há um quantitativo definido, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trabalha com a perspectiva de 150 mil doses, seguindo o cronograma estabelecido pelo governo federal ao longo do ano. Os imunizantes integram o primeiro lote com 3 milhões de doses disponibilizado ao País pela farmacêutica norte-americana e têm prazo de validade até 27 de junho, por isso a necessidade de distribuição e aplicação rápidas. A entrega da remessa foi antecipada pelo fabricante para atender um pedido emergencial do Ministério da Saúde.

Rosa Weber decide que governador do AM não é obrigado a depor na CPI

A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nessa quarta-feira (9) que o governador do Amazonas, Wilson Lima, não é obrigado a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia no Senado. O depoimento estava marcado para hoje (10). Para a ministra, o governador não pode ser obrigado a comparecer a um interrogatório por ser investigado pela Polícia Federal (PF) por supostos desvios de verbas destinadas ao combate à pandemia de covid-19. “Os investigados por comissões parlamentares de Inquérito, assim como ocorre na seara judicial, não podem ser obrigados a comparecer a ato de inquirição”, entendeu a ministra.

Ontem (8), a defesa de Lima entrou com um habeas corpus preventivo para não comparecer ao depoimento. Para os advogados, governadores não podem ser obrigados a depor perante o Legislativo federal. No entanto, a liminar concedida pela ministra não analisou essa questão, mas garantiu o direito ao não comparecimento por outro motivo. No mês passado, outros governadores também foram convocados pela CPI e entraram no Supremo com pedido para evitar o depoimento. A convocação foi aprovada pela comissão no dia 26 de maio, com o objetivo de investigar eventuais desvios de verbas federais para o combate à covid-19. Deverão comparecer à comissão os seguintes governadores: Helder Barbalho (Pará), Ibaneis Rocha (Distrito Federal), Mauro Carlesse (Tocantins), Carlos Moisés (Santa Catarina), Antonio Denarium (Roraima), Waldez Góes (Amapá), Marcos Rocha (Rondônia) e Wellington Dias (Piauí).

Bolsonaro questiona eficácia de vacinas contra Covid 

O presidente Jair Bolsonaro voltou a questionar nesta quarta-feira a eficácia das vacinas contra Covid-19 e chegou a dizer, erroneamente, que elas estariam em fase experimental. As vacinas que já estão sendo aplicadas no Brasil foram autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em caráter definitivo caso da Pfizer e da AstraZeneca ou de forma emergencial como a CoronaVac. Todas elas passaram por avaliações do órgão regulador que comprovaram a sua eficácia, qualidade e segurança, após testes clínicos com milhares de pessoas.

O comentário do presidente foi feito durante um Culto Interdenominacional das Igrejas de Anápolis, em Goiás, na presença de fiéis e políticos. Na ocasião, ele voltou a defender enfaticamente uso da cloroquina, medicamento sem eficácia comprovada contra Covid-19. “E eu pergunto: a vacina tem comprovação científica ou está em estado experimental ainda? Está experimental”, disse. Além de questionar a eficácia das vacinas e defender o uso da cloroquina, o presidente queixou-se novamente das medidas de restrição de circulação de pessoas e fechamento temporário de atividades.

TCU afasta auditor apontado como autor de nota que questiona mortes por Covid

A presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes, determinou nesta quarta-feira (9) o afastamento, por 60 dias, do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques, apontado como responsável pela elaboração de um relatório falso que questiona o número de mortes por Covid no Brasil. Ana Arraes também determinou a abertura de processo administrativo disciplinar para investigar o auditor e o encaminhamento de pedido à Polícia Federal para que apure o caso.

O relatório produzido por Alexandre Marques foi usado nesta semana pelo presidente Jair Bolsonaro para questionar os números divulgados pelos estados sobre mortes causadas pela Covid-19. Na segunda (7), o TCU já havia emitido nota em que desmente Bolsonaro e nega ter produzido estudo ou documento que coloque em dúvida o número de mortes por Covid. Bolsonaro, na terça (8), chegou a reconhecer que havia errado ao atribuir a informação ao TCU. Entretanto insistiu na informação de que há sobrenotificação de mortes causadas pelo Covid, sem apresentar provas para a suspeita. Isso, entretanto, vai na contramão de especialistas que, ao contrário, apontam subnotificação no Brasil.

STF julga ações que querem barrar Copa América no Brasil em razão da pandemia; três ministros já votaram

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar na madrugada desta quinta-feira (10) as ações que pedem a suspensão da Copa América no Brasil em razão da pandemia. O julgamento acontece em plenário virtual, no qual os ministros inserem os votos por meio de sistema eletrônico. O prazo para a inserção acaba às 23h59 desta quinta-feira. Saiba como os ministros já votaram:

Cármen Lúcia: relatora de duas ações, votou pela rejeição dos dois pedidos, por questões processuais.

Ricardo Lewandowski: relator de uma ação, votou por determinar que o governo apresente, em 24 horas, um plano “compreensivo e circunstanciado” com estratégias e ações para a “realização segura” do evento. Também votou por determinar que Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás, além dos município do Rio de Janeiro, de Cuiabá e de Goiânia, “divulguem e apresentem ao Supremo Tribunal Federal, em igual prazo, plano semelhante”.

Marco Aurélio Mello: acompanhou o voto de Cármen Lúcia nos processos em que ela é relatora. Isto é, votou pela rejeição das duas ações. O ministro ainda não votou no processo sob relatoria de Lewandowski.

Relator da CPI aponta 8 contradições em depoimento de sub de Pazuello

O relator da CPI da Covid do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), apontou oito contradições no depoimento de Elcio Franco, ex-secretário-executivo do Ministério da Saúde na gestão de Eduardo Pazuello, em síntese preparada pela equipe técnica do parlamentar nesta quarta-feira. Um dos pontos destacados diz respeito à compra de vacinas. À CPI, Elcio Franco –número 2 da gestão Pazuello e encarregado por ele para as negociações com os laboratórios– disse que uma lei não permitia a aquisição de medicamentos sem aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Contudo, a análise feita pelos técnicos da comissão entende que a mesma lei, de 1976, não impede a aquisição de imunizantes sem o aval do órgão regulador brasileiro.

Franco chegou a dizer que não houve interrupção nas tratativas com vacinas após o episódio, ocorrido em outubro, no qual o presidente Jair Bolsonaro ordenou publicamente que se cancelasse o acordo para a compra na época de 46 milhões de doses da vacina chinesa CoronaVac. Bolsonaro lançava dúvidas sobre a eficácia do imunizante que seria trazido para o Brasil por meio de uma parceria com o Instituto Butantan, ligado ao governo de São Paulo e estava numa disputa com o governador daquele Estado, João Doria (PSDB).

Nesse quesito, duas contradições foram apontadas pela equipe de Renan. A primeira é que o diretor-presidente do Butantan, Dimas Covas, já disse que houve sim interrupção das tratativas após a fala do presidente e de declarações de Pazuello à época. Além disso, segundo a equipe técnica, ofício do Ministério da Saúde, assinado pelo próprio Elcio Franco, mencionava “textualmente que não houve qualquer interesse ou negociação com o governo de São Paulo, que tem o Butantan a este vinculado”.

Biden embarca em viagem de oito dias à Europa

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, segue para o Reino Unido nesta quarta-feira (9) em sua primeira viagem ao exterior desde que tomou posse, uma missão de oito dias para ampliar os laços tensionados durante a era Trump e reformular as relações com a Rússia. A viagem representa um teste da capacidade do presidente democrata para administrar e consertar relacionamentos com grandes aliados, que se desencantaram com as tarifas comerciais do então presidente Donald Trump e seu afastamento de tratados internacionais.

“Será que as alianças e instituições democráticas que moldaram tanto o último século provarão sua capacidade contra ameaças e adversários dos tempos modernos? Acredito que a resposta é sim. E nesta semana, na Europa, temos a chance de prová-lo”, disse Biden em um artigo de opinião publicado no jornal Washington Post.

O encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em 16 de junho em Genebra, será o ápice da viagem, uma oportunidade de tratar diretamente das preocupações dos EUA com ataques cibernéticos que partem da Rússia, da agressão de Moscou contra a Ucrânia e de uma série de outros assuntos. Biden viajará também a Bruxelas para conversar com líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia. A pauta será dominada por Rússia, China e a questão perene de fazer os aliados da Otan contribuírem mais para a defesa comum.

EUA flexibilizam recomendações de viagens a 61 países

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos (EUA) flexibilizou as recomendações de viagens para 61 países, incluindo o Japão, saindo do nível 4 (não ir), o mais alto – que desencorajava todas as viagens -, passando agora a recomendar viagens a indivíduos totalmente vacinados, confirmou a agência nessa terça-feira (8). As novas classificações rebaixam 61 países para o nível 3 (evitar ir, se possível), incluindo França, África do Sul, Canadá, México, Rússia, Espanha e Itália. Segundo o Departamento de Estado norte-americano, a recomendação de viagem está em processo de revisão para refletir as mudanças do CDC. A agência informou que a alteração ocorre após a revisão de seus critérios para avisos de saúde em viagens. O CDC ainda disse que também revisou sua classificação para os Estados Unidos do nível 4 para o nível 3.

Em 24 de maio, o Departamento de Estado foi contrário a viagens ao Japão, citando uma nova onda de casos de covid-19 antes dos Jogos Olímpicos de Tóquio começarem, em 23 de julho. Outros países que estão sendo rebaixados para o nível 3 incluem Honduras, Indonésia, Jordânia, Líbia, Panamá, Polônia, Dinamarca e Malásia. Muitos dos países que agora têm classificações mais baixas permanecem na lista do governo dos EUA, sujeitos a severas restrições de viagens – e a maioria está sujeita a essas restrições desde o início de 2020. Os Estados Unidos proíbem a entrada de quase todos os cidadãos não norte-americanos que estiveram na China, no Reino Unido, na Irlanda, Índia, África do Sul, no Brasil, Irã e os 26 países de Schengen (convenção entre países sobre política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas) na Europa sem controles de fronteira nos 14 dias anteriores.

Athletico-PR bate Avaí em casa e vai às oitavas da Copa do Brasil

No início da noite desta quarta-feira (9), o Athletico Paranaense se aproveitou do fator local e bateu o Avaí por 1 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba. A vitória, combinada com o empate em 1 a 1 no jogo de ida em Florianópolis, garantiu a classificação do Furacão às oitavas de final da Copa do Brasil.

Juazeirense elimina o Cruzeiro nos pênaltis

O outro classificado desta noite foi a Juazeirense que superou o Cruzeiro, por 1 a 0 no tempo regulamentar, com gol de Thauan, no jogo da volta da terceira fase da competição, realizado no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro (BA). Como o time baiano devolveu o placar do jogo de ida, a decisão foi para as penalidades.  Rômulo, Felipe Augusto e Matheus Barbosa perderam para o Cruzeiro e, pela Juazeirense, os gols foram de Kanu, Wendell e Ian Augusto.

Além da classificação às oitavas, a Juazeirense receberá  R$ 2,7 milhões de premiação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Palmeiras é eliminado da Copa do Brasil nos pênaltis para o CRB em SP

A noite de quarta-feira (9) foi de drama no Allianz Parque, em São Paulo. Depois de bater o CRB por 1 a 0 na semana passada em Maceió, o Palmeiras dependia apenas de um empate para se classificar às oitavas de final da Copa do Brasil. Só que o atual campeão foi surpreendido aos cinco minutos com o gol do atacante Ewandro para o CRB, que deslocou Weverton após receber belo passe. Placar final nas penalidades apontou 4 a 3 para o CRB, que segue às oitavas e fatura os R$ 2,7 milhões de premiação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Bahia bate novamente o Vila Nova e avança

Depois de vencer por 1 a 0 o Vila Nova, jogando fora de casa na partida de ida da terceira fase da Copa do Brasil, o Bahia soube administrar a vantagem e repetiu o placar no Estádio Pituaçu na noite desta quarta-feira (9).

Copa do Brasil: Vasco empata com Boavista e carimba vaga nas oitavas

O Vasco assegurou hoje (9) presença nas oitavas de final da Copa do Brasil. Apesar do empate em 1 a 1 com o Boavista-RJ em São Januário, o Cruzmatino assegurou a classificação pois já havia derrotado oa adversário por 1 a 0 fora de casa. Michel Douglas abriu o placar para os visitantes no primeiro tempo, mas na etapa final o atacante argentino igualou o placar e garantiu a classificação do Vasco.

Copa do Brasil: ABC supera desvantagem, vence Chape e vai às oitavas

O ABC-RN está classificado às oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (9), o Alvinegro derrotou a Chapecoense por 3 a 0 no Frasqueirão, em Natal, revertendo a vantagem do Verdão do Oeste, que tinha vencido por 3 a 1 a partida de ida do confronto pela terceira fase, há uma semana, na Arena Condá, em Chapecó (SC).

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.