Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências para mais 4 milhões nesta quinta

A Caixa Econômica Federal (CEF) libera nesta quinta-feira (8) saques e transferências de novas parcelas do Auxílio Emergencial para 4 milhões de beneficiários do programa que não fazem parte do Bolsa Família nascidos em julho, que tiveram o dinheiro creditado em poupança social digital no último dia 18 de setembro.

Os saques são de parcelas do benefício original, de R$ 600. Os beneficiários já podiam usar os recursos para pagamento de contas e compras por meio do cartão virtual.

VEJA QUEM PODE SACAR A PARTIR DESTA QUINTA:

Trabalhadores do Cadastro Único e inscritos via site e app poderão sacar ou transferir:

4 milhões de nascidos em julho:
– aprovados no primeiro lote poderão sacar a quinta parcela;
– aprovados no primeiro lote, mas que tiveram o benefício suspenso, poderão sacar a quinta parcela
– aprovados no segundo lote poderão sacar a quarta parcela;
– aprovados no terceiro lote poderão sacar a terceira parcela;
– aprovados no quarto lote poderão sacar a terceira parcela;
– aprovados no quinto lote poderão sacar a segunda parcela;
– aprovados no sexto lote poderão sacar a segunda parcela;
– aprovados no sétimo lote poderão sacar a primeira parcela;
– reavaliados (que tiveram o benefício suspenso em agosto) poderão sacar todas as parcelas já recebidas em poupança digital

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Celso de Mello é homenageado pelo plenário do STF

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu hoje (7) uma homenagem antecipada do plenário antes de deixar a Corte. Na próxima terça-feira (13), o ministro vai se aposentar. Mello está no STF desde 1989, quando foi nomeado pelo então presidente José Sarney.

O ministro se aposentaria compulsoriamente em 1º de novembro ao completar 75 anos, idade máxima para manutenção de servidores públicos na ativa, mas decidiu antecipar sua saída para a semana que vem. Mello deve participar amanhã (8) de sua última sessão no plenário do STF. Durante a sessão solene, todos os ministros e demais autoridades ligadas ao Judiciário prestaram suas homenagens ao decano da Corte.

O presidente, ministro Luiz Fux, disse que Celso de Mello é fonte de orgulho para todos os brasileiros e que seus ensinamentos sempre serão um farol para todos os colegas. Ao se aposentar, Celso de Mello completa 50 anos no serviço público. Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, em 1969. Em 1970, foi aprovado em primeiro lugar no concurso público para promotor e ingressou no Ministério Público de São Paulo. Antes de ser nomeado para o Supremo, em 1989, ocupou o cargo de consultor-geral da República.

STF decide que plenário voltará a julgar processos criminais

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (7) que ações penais e inquéritos voltarão a ser julgados pela Corte. Dessa forma, os processos criminais não serão mais julgados pelas duas turmas, incluindo as ações oriundas da Operação Lava Jato. Com a mudança no regimento interno, a partir de agora, réus e investigados no Supremo serão julgados pelos 11 ministros. A proposta de mudança foi feita pelo presidente da Corte, ministro Luiz Fux, durante sessão administrativa.

Embora a votação tenha sido por unanimidade, o ministro Gilmar Mendes disse que a medida poderia ter sido discutida de forma antecipada. “Não faz sentido a gente chegar do almoço e receber a notícia de que tem uma reforma regimental”, disse o ministro. Os processos da Lava Jato, por exemplo, vão sair da Segunda Turma, na qual cinco ministros votam. Fazem parte da Segunda Turma o presidente Gilmar Mendes e os ministros Cármen Lucia, Edson Fachin, relator das ações da Lava Jato, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello, que vai se aposentar na próxima semana e se despediu ontem (6) o colegiado.  Em 2014, após o julgamento do processo do mensalão, o STF alterou o regimento interno e transferiu para as duas turmas a competência para julgar ações penais envolvendo agentes públicos com prerrogativa de foro, como parlamentares e ministros de Estado. A intenção dos ministros foi desafogar a pauta do plenário e acelerar o julgamento dos processos.

Enem: estudantes têm até hoje para inserir foto no cadastro

Os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 têm até as 23h59 desta quinta-feira (8), para cadastrar ou alterar a foto de inscrição na Página do Participante, para concluir esta etapa do exame. O prazo anterior terminaria no dia 1º de outubro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a mudança na data foi devido ao grande número de acessos em um só dia. “A prorrogação tem o objetivo de garantir a realização do procedimento por parte dos inscritos. Participantes que já incluíram a foto anteriormente não precisam repetir a operação”, informou o Inep.

Segundo o Inep, não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro ou similares). A fotografia também deve mostrar o rosto inteiro do participante, com uma boa iluminação e foco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB). Imagens em PDF não serão permitidas. O Inep e o Ministério da Educação (MEC) não realizam validação da foto.

Provas

Por causa da pandemia do novo coronavírus, as provas da edição 2020 do exame foram adiadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Além de uma redação e 45 questões, os candidatos terão que responder questões sobre quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Dúvidas

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas nos portais do Inep e do MEC, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do governo federal. Dúvidas podem ser sanadas pelo Fale Conosco do instituto, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161, a central aceita apenas chamadas feitas de telefone fixo.

Bolsonaro oficializa indicação de Jorge Oliveira para o TCU

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou, de forma oficial, a indicação do secretário-geral da Presidência da República, ministro Jorge Oliveira, para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). O anúncio foi feito em uma publicação nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (7). “Encaminhei mensagem para o Senado Federal indicando o major R/1 PMDF, atual Ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, para exercer o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União”, postou Bolsonaro no Twitter.

Oliveira é advogado e da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal. Trabalhou por vários anos como assessor no gabinete do então deputado federal Jair Bolsonaro e do também deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente. Foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência em junho do ano passado, no lugar do general Floriano Peixoto Neto.

Para assumir uma vaga no TCU, Jorge Oliveira ainda precisará passar por uma sabatina, prevista para o próximo dia 20, e ser aprovado em plenário pelo Senado Federal. Ele deverá substituir o atual presidente do tribunal, José Múcio Monteiro, que vai se aposentar, mas ainda ficará na função até o dia 31 de dezembro, quando completará seu mandato à frente do órgão. O TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país, realizando auditorias e podendo aprovar ou rejeitar as contas públicas da União.

Governo lança programa para simplificar normas da aviação

Em cerimônia no Palácio do Planalto, o governo federal lançou nesta quarta-feira (7) o programa Voo Simples, que reúne uma série de medidas para flexibilizar e revogar normas da aviação civil no país. O presidente Jair Bolsonaro e diversos ministros participaram do evento. Ao todo, são 52 iniciativas, que incluem, por exemplo, o fim da validade para a renovação da habilitação de pilotos, o fim de autorização prévia para a construção de aeródromos, a digitalização de documentos de voos e de registro de aeronaves. Outra mudança é a permissão para operação em águas brasileiras na região da Amazônia Legal, por meio de aeronaves anfíbias (que pousam na água), como forma de estimular os serviços de aviação na região.

“Esse é o resumo do Voo Simples, um programa que vem pra tirar da frente a burocracia, o que não é necessário e focar no que realmente importa”, afirmou o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Juliano Noman. Para o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, as medidas abrem uma nova fase das políticas públicas para o setor, após a abertura do mercado brasileiro para companhias aéreas estrangeiras e a concessão de aeroportos para a iniciativa privada. “Abrimos o capital estrangeiro, removemos uma grande barreira regulatória, mas agora nós vamos diminuir a regulação, paulatinamente. O esforço começa no dia de hoje. Isso faz parte do nosso programa Infra Competitividade, faz parte do nosso anseio de atingir um dia a OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico]”, disse, em seu discurso.

Segundo a Anac, estão sendo simplificadas as atuais exigências para empresas de táxi-aéreo, com o objetivo de permitir que novos operadores de pequeno porte entre no mercado um custo mais baixo. Também estão previstas medidas para simplificar processos para fabricação, importação ou registro de aeronaves. O programa também prevê mudanças na aviação agrícola, que é setor responsável por borrifar produtos químicos sobre as plantações. Para a manutenção das aeronaves que fazem esse serviço, o governo passará a permitir o uso de um auxiliar de mecânico de manutenção, sob supervisão remota. Atualmente, a legislação determina a presença física de um técnico certificado para o serviço.

Vice-governador do Amazonas é alvo de busca em operação da PF

O vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, é alvo de busca na manhã desta quinta-feira (8) na segunda a fase da Operação Sangria, que investiga desvios em recursos da Saúde. Também são alvos de mandados de prisão o ex-secretário de Saúde do estado, Rodrigo Tobias, e a ex-secretária executiva da pasta, Daiana de Souza A defesa do vice-governador ainda não se pronunciou sobre a operação.  Carlos Almeida também foi, por pouco mais de um ano, até maio de 2020, secretário da Casa Civil do governo de Wilson Lima. Na carta de demissão do cargo, ele disse estar ‘exaurido’, e afirmou querer se dedicar à vice governança do Amazonas.

Justiça intima Flordelis a colocar tornozeleira eletrônica em 48 horas

A Justiça do Rio de Janeiro intimou a deputada federal Flordelis (PSD – RJ) a se apresentar na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para receber uma tornozeleira eletrônica. Segundo o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, a intimação ocorreu às 19h de ontem (6) e deu um prazo de 48 horas para que a ré se apresente. A ordem para que Flordelis seja monitorada por uma tornozeleira eletrônica partiu da juíza Nearis dos Santos Arce, da 3ª Vara Criminal de Niterói.

A magistrada atendeu a um pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que acusa a deputada federal de ser a mandante do homicídio de seu marido, o pastor Anderson do Carmo, em 16 de junho do ano passado. O crime teria contado com a participação de filhos do casal. A decisão foi publicada em 18 de setembro, mas a defesa da deputada federal questionou a determinação por meio de um pedido de habeas corpus em que argumenta que a deputada estaria submetida a constrangimento ilegal, sendo ré primária. Além disso, a defesa afirma que já havia sido decretado o seu recolhimento noturno e que ela havia entregue o seu passaporte. Ao analisar a questão, o desembargador Celso Ferreira Filho rejeitou os argumentos e decidiu, no dia 25 de setembro, que a deputada deveria usar a tornozeleira eletrônica.

Desemprego é maior fator de risco no mundo, dizem líderes empresariais

O desemprego é visto por executivos de empresas do mundo inteiro como a maior preocupação para os próximos dez anos, seguido de perto pela propagação de doenças infecciosas, segundo pesquisa conduzida pelo Fórum Econômico Mundial. As taxas de desemprego dispararam por causa dos lockdowns e de outras restrições para combater a pandemia do novo coronavírus, e há temores de que o pior ainda esteja por vir nos países em que trabalhadores foram colocados em licença.

“As interrupções de empregos causadas pela pandemia, a tendência crescente de automação e a transição para economias mais verdes estão alterando os mercados de maneira fundamental”, disse  Saadia Zahidi, diretora do Fórum Econômico Mundial. “Enquanto emergimos dessa crise, líderes terão uma oportunidade notável de criar novos empregos, apoiar salários dignos e para reimaginar as redes de segurança social, a fim de atendam os desafios nos mercados de trabalho de amanhã”.

A pesquisa Riscos Regionais Para Negócios consultou 12.012 líderes empresariais de 127 países, faz parte do relatório global de competitividade do Fórum Ecônomico Mundial e será publicada no mês que vem. O estudo pediu opiniões sobre 30 riscos. A preocupação com a propagação de doenças infecciosas também veio à tona, subindo 28 colocações em relação à pesquisa do ano passado. Crises fiscais, ciberataques e instabilidade social profunda ficaram em terceiro, quarto e quinto, respectivamente, apontou a pesquisa. Mas os riscos trazidos pelas mudanças climáticas também estão subindo na agenda, de acordo com o Fórum.

Morre aos 77 anos o Prêmio Nobel mexicano Mario Molina

O mexicano Mario Molina, que ganhou o Prêmio Nobel de Química nos anos 90, morreu nessa quarta-feira (7) aos 77 anos, informaram autoridades, que lamentaram a perda do engenheiro químico que ganhou notoriedade como um dos descobridores das causas do aparecimento de buracos na camada de ozônio. Em 1995, Molina se tornou o primeiro e até agora o único mexicano a receber o Prêmio Nobel de Química. Junto com o holandês Paul J. Crutzen e o norte-americano Frank Sherwood Rowland, o mexicano conquistou o prêmio por seu papel em elucidar as ameaças à camada de ozônio da Terra, causadas em parte pelos gases cloro, bromo e dióxido de carbono, entre outros.

“Lamento profundamente o falecimento de Mario Molina Henriquez, Prêmio Nobel mexicano, cientista comprometido e capaz. Abraço solidário a seus familiares e amigos. Descanse em paz”, escreveu o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, em sua conta no Twitter. As pesquisas de Molina, que nasceu em 19 de março de 1943, levaram à elaboração do Protocolo de Montreal, da Organização das Nações Unidas (ONU), o primeiro tratado internacional que enfrentou com eficiência um problema ambiental de escala global. “Mario Molina foi um mexicano exemplar, que dedicou sua vida a investigar e a trabalhar a favor da proteção do nosso meio ambiente. Será sempre lembrado com orgulho e agradecimento”, disse em nota o Centro Mario Molina, uma associação civil criada para dar continuidade ao seu trabalho.

Covid-19: Brasil passa dos 5 milhões de casos acumulados

O Brasil passou dos cinco milhões de casos de covid-19 desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 31.553 novos diagnósticos da doença, totalizando 5.000.694. Até ontem, o sistema de dados sobre o novo coronavírus marcava 4.969.141.

As informações foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde em sua atualização diária, divulgada na noite desta quarta-feira (7).

O número de mortes desde o começo da pandemia alcançou 148.228. Entre ontem e hoje, as secretarias estaduais acrescentaram 734 óbitos causados por covid-19. Até ontem, o sistema do Ministério da Saúde trazia 147.494 mortes. Ainda há 2.482 falecimentos em investigação. O balanço do Ministério da Saúde apontou 461.042 casos que ainda estão em acompanhamento. Ate´o momento, 4.391.424 pessoas já se recuperaram da doença.

Covid-19 nos estados

Os estados com mais mortes:

São Paulo (36.669),

Rio de Janeiro (18.969)

Ceará (9.094),

Pernambuco (8.379)

Minas Gerais (7.811)

As Unidades da Federação com menos óbitos:

Roraima (666)

Acre (668)

Amapá (722)

Tocantins (985)

Mato Grosso do Sul (1.385)

SC: Estado confirma 222.652 casos, 212.357 recuperados e 2.880 mortes por Covid-19

Santa Catarina registrou 222.652 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 212.357 se recuperaram e 7.415 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 7. Desde o início da pandemia, 2.880 mortes foram causadas pelo coronavírus. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,29%.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 7
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina e 228 têm registro de ao menos um óbito. A maior quantidade de pacientes com Covid-19 está em Joinville, que soma 22.855 casos, seguida por Florianópolis (14.101), Blumenau (12.091), Itajaí (8.044), São José (7.940), Balneário Camboriú (7.290), Criciúma (7.287), Chapecó (6.914), Palhoça (6.255) e Brusque (5.824). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 58,3%. Isso significa que, dos 1.542 leitos existentes no estado, 643 estão livres e 899 estão ocupados, sendo 182 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Paraná registra 1.555 novos casos de Covid e 30 mortes

A Secretaria de Estado da Saúde confirma, nesta quarta-feira (07), 1.555 novos casos e 30 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 85.746 casos e 4.659 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – 858 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados hoje (quarta-feira). 722 pacientes estão em leitos SUS (336 em UTI e 386 em leitos clínicos/enfermaria) e 136 em leitos da rede particular (59 em UTI e 77 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 978 pacientes internados, 426 em leitos UTI e 552 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

MORTES – A secretaria informa a morte de mais 30 pacientes. Todos estavam internados. São 14 mulheres e 16 homens, com idades que variam de 02 a 96 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 04 de julho a 07 de outubro.

Os pacientes que morreram residiam em Curitiba (3), Foz do Iguaçu (3), Apucarana (2), Arapongas (2). E um caso em cada um dos seguintes municípios: Castro, Colombo, Contenda, Cornélio Procópio, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Jandaia do Sul, Jataizinho, Lapa, Marechal Cândido Rondon, Maringá, Pato Branco, Ponta Grossa, Primeiro de Maio, Prudentópolis, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba e Toledo.

INTERNACIONAL

Reino Unido tem número crescente de casos de covid-19

O número crescente de infecções por covid-19 no Reino Unido e o aumento de pessoas hospitalizadas com a doença demonstram que há um problema sério, disse o ministro da Saúde, Matt Hancock, nesta quarta-feira (7).

“É um desafio, e todos terão visto, pelo aumento das taxas de casos e, infelizmente, pelas crescentes taxas de hospitalização que aumentaram de forma bastante acentuada na última semana, que temos um problema muito sério em nossas mãos”, afirmou Hancock em um webinar da Confederação da Indústria Britânica. “O desafio é como lidar com este segundo pico de uma forma que haja o mínimo de danos possível. Felizmente, sabemos muito mais sobre isso do que da primeira vez.”

Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse nesta quarta-feira que o país vai retomar o “controle total” das mãos da União Europeia (UE) no dia 1º de janeiro, quando terminar o acordo de transição com o bloco. “Este país não apenas saiu da UE, mas em 1º de janeiro nós vamos reassumir controle total sobre nosso dinheiro, nossas fronteiras e nossas leis”, disse ele ao Parlamento, repetindo um mantra que o ajudou a se eleger no ano passado.

Eleições Americanas

Um debate mais cordial entre os vices Kamala Harris e Pence

Em um clima muito mais tranquilo e cordial do que o do debate protagonizado por Joe Biden e Donald Trump, os candidatos à vice presidência dos EUA, Kamala Harris e Mike Pence, debateram nesta quarta-feira (7) pela primeira e única vez antes da eleição. A pandemia de coronavírus, principal tema da noite, rendeu duras críticas a Trump e ao atual vice-presidente, chefe da força-tarefa do governo de combate à doença.

Em sua defesa, Pence disse que, desde o início, Trump colocou os EUA em primeiro lugar. “Ele fez o que nenhum outro presidente fez: proibiu viagens da China, e o senador Biden disse que isso era xenofobia”. Segundo Pence, isso salvou milhares de vidas. Harris, no entanto, cobrou outras ações tomadas desde o início da pandemia, e acusou a presidência de esconder dados: “O presidente e o vice sabiam sobre os perigos, inclusive da transmissão pelo ar, e não informaram a população”.

O papel do vice

O debate entre os vices, que normalmente desperta atenção menor, este ano se tornou mais relevante pelo papel que pode ser desempenhado pelo vencedor: seja Donald Trump, de 74 anos, ou Joe Biden, de 77, quem levar a eleição de 3 de novembro será o mais velho presidente dos EUA até hoje. Desta forma, muitos acreditam que existem grandes chances de o vice chegar ao cargo.

Setembro foi o mês mais quente já registrado, diz União Europeia

O mês de setembro deste ano foi o mais quente já registrado, exibindo temperaturas anormalmente altas no litoral da Sibéria, no Oriente Médio e em partes da América do Sul e da Austrália, disse o Serviço Copérnico contra a Mudança Climática da União Europeia (UE) nesta quarta-feira (7).

Ampliando uma tendência de aquecimento de longo prazo, causada pelas emissões de gases do efeito estufa, as temperaturas altas deste ano desempenharam grande papel em desastres que vão dos incêndios no estado norte-americano da Califórnia e no Ártico às inundações na Ásia, disseram cientistas.

Globalmente, setembro foi 0,05 grau Celsius mais quente do que o mesmo mês de 2019 e 0,08 grau Celsius mais quente do que em 2016, até então o setembro mais quente e o segundo mais quente já notificado, como mostraram dados do Copérnico.

Durante os últimos três meses de 2020, eventos climáticos como o fenômeno La Niña e os níveis baixos projetados para o gelo do Oceano Ártico no outono ajudarão a determinar se o ano como um todo se tornará o mais quente já registrado, disse o serviço Copérnico.

LOTERIA

Aposta de Pernambuco leva premio de R$ 100 milhões da Mega-Sena

Uma aposta simples de Abreu e Lima (PE) acertou as seis dezenas da Mega-Sena e vai receber o prêmio de R$ 103,02 milhões. A aposta foi feita na Abreu e Lima Loterias na cidade pernambucana. O sorteio foi realizado nesta quarta-feira, às 20h, no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As dezenas sorteadas no concurso 2.306 foram as seguintes: 03 – 19 – 28 – 33 – 57 – 58. A quina teve 258 apostas vencedoras, cada apostador vai receber um prêmio de R$ 28.428,45. A quadra registrou 15.713 ganhadores. Eles vão receber cada um R$ 666,83. De acordo com a Caixa, a estimativa para o próximo concurso, no sábado (10), é R$ 3 milhões.

FUTEBOL

Santos e Corinthians abrem 14ª rodada com empate

O empate no clássico alvinegro desta quarta-feira (7), entre Santos e Corinthians, por 1 a 1, na Neo Química Arena, pela Série A do Campeonato Brasileiro, não atendeu às pretensões das equipes. O Peixe, que foi a 21 pontos, perdeu a chance de encostar nos líderes e pode terminar a 14ª rodada fora do G-6. O Timão, com 15 pontos, continua na metade de baixo da tabela, próximo à zona de rebaixamento e sem embalar na competição.

Botafogo vence Palmeiras por 2 a 1 e derruba último invicto do Brasileiro

O Botafogo derrotou o Palmeiras por 2 a 1 no estádio Nilton Santos nesta quarta (7) pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro e interrompeu uma sequência de 10 partidas sem vitórias. Além disso, com este resultado a equipe de General Severiano derrubou a última equipe invicta da competição nacional.

Flamengo vence Sport 3 a 0

O Flamengo precisou de 14 minutos, no segundo tempo, para liquidar a fatura contra o Sport. A vitória desta quarta-feira (7), por 3 a 0 no Maracanã, pela 14ª rodada, manteve o Rubro-Negro carioca à caça do líder Atlético-MG. O time de Domenèc Torrent foi a 24 pontos, entre os quatro primeiros. Já o Leão pernambucano segue com 20 pontos, fora da zona de classificação à Libertadores.

Passeio do Bahia 3 a 0 sobre o Vasco

Outra vitória elástica foi do Bahia: 3 a 0 sobre o Vasco no estádio de Pituaçu, em Salvador. O Tricolor de Aço que só havia vencido uma vez nos últimos 11 jogos, foi a 15 pontos e se afastou da zona de rebaixamento. O time cruzmaltino, que chegou a liderar o Brasileirão nas primeiras rodadas, não ganha há quatro partidas e segue com 18 pontos, fora da zona de classificação à Libertadores.

Fortaleza freia o líder Atlético-MG

No outro jogo que iniciou às 21h30 nesta quarta, o Fortaleza derrotou o líder Atlético-MG por 2 a 1 no estádio do Castelão. Com o tropeço desta quarta o Atlético mantém a liderança, com os mesmos 27 pontos com os quais iniciou a rodada. Já o Fortaleza chega à nona posição com 20 pontos. Na próxima rodada o Leão visita o Coritiba no Couto Pereira no sábado, e, no mesmo dia, o líder Atlético-MG joga com o lanterna Goiás.

Grêmio sofre, mas vence Coritiba

Em Porto Alegre, apesar de um início avassalador, o Grêmio sofreu para vencer o Coritiba por 2 a 1. O Tricolor, que não ganhava há quatro rodadas pela Série A, foi a 17 pontos, ainda no meio da tabela. O time paranaense, estacionado nos 12 pontos, continua na zona de rebaixamento e pode encerrar a rodada na lanterna caso Goiás, Red Bull Bragantino e Botafogo vençam seus compromissos.

Fred marca e Fluminense vence Goiás pelo Brasileiro

O atacante Fred viveu uma noite especial nesta quarta (7) diante do Goiás, pois em seu jogo de número 300 pelo Fluminense marcou um dos gols da vitória de 4 a 2 em partida válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Vitória para diminuir a pressão: São Paulo vence o Atlético-GO

Quem também venceu nesta quarta foi o São Paulo, que superou o Atlético-GO no estádio do Morumbi. O placar do jogo foi 3 a 0 para o time paulista. E este triunfo teve importância especial para o técnico Fernando Diniz, que vem sendo questionado constantemente pela torcida.

JOGOS DA 14ª RODADA

Quinta-feira, 8 de ourubro
19h – Athletico-PR x Ceará
21h – Red Bull Bragantino x Internacional

SELEÇÃO BRASILEIRA

Neymar deixa treino da seleção com dores lombares e vira dúvida

No trabalho tático orientado pelo técnico Tite nesta quarta-feira (7), na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), a ausência de Neymar chamou atenção. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o atacante, que iniciou as atividades da seleção brasileira normalmente, não as concluiu em razão de dores lombares sentidas durante o aquecimento.

“Sem nenhuma história de trauma, ele foi retirado do treino, foi avaliado e já iniciou tratamento na fisioterapia. Nós viajamos hoje [quarta] para São Paulo, ele segue em tratamento, já foi medicado, mas essas próximas 24 horas serão muito importantes para ver como ele vai se recuperar. Uma nova avaliação será feita antes do [próximo] treino e aí nós teremos uma ideia um pouco melhor”, explicou o médico da seleção, Rodrigo Lasmar, à CBF TV.

Conforme os protocolos de saúde da Fifa, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), os treinos da seleção não podem ser acompanhado in loco pelos jornalistas. As atividades têm sido exibidas pelo canal oficial da CBF no YouTube. Durante a transmissão, a ausência de Neymar não foi mencionada. Nas imagens que antecedem o trabalho tático, o atacante participa da roda de bobo com outros atletas, mas, em determinado momento, demonstra incômodo na região lombar (no vídeo abaixo, a partir dos 26 minutos e 53 segundos).

Com isso, Neymar virou dúvida para a partida desta sexta-feira (9), às 21h30 (horário de Brasília), contra a Bolívia, na Neo Química Arena, em São Paulo. O duelo marca a estreia da seleção nas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, no Catar. No treino tático, Tite utilizou Everton Ribeiro no lugar do camisa 10.

Vídeo: Treino da Seleção Brasileira desta quarta-feira (07). Imagens CBFTV

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná