Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, recebe voz de prisão na CPI da Pandemia

O presidente da CPI da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), deu voz de prisão a Roberto Ferreira Dias, ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde, ao final de seu depoimento nesta quarta-feira (7) na CPI da Pandemia. Dias foi acusado de mentir aos senadores em relação à acusação de pedir propina no episódio da oferta de 400 milhões de doses da vacina da AstraZeneca pela empresa americana Davati.

Ao longo de todo o depoimento, de mais de sete horas, os senadores pressionaram o depoente a falar a verdade sobre encontro ocorrido em um restaurante de Brasília, em 25 de fevereiro, entre ele, o cabo da PM-DF Luiz Paulo Dominguetti, suposto representante da Davati, e o coronel Marcelo Blanco, ex-diretor-substituto de Logística do ministério. Dias afirmou que o encontro foi casual, mas áudios atribuídos a Dominguetti, apresentados na CPI, desmentiram sua versão. — Nós temos outras informações, e estamos aqui apenas checando com o senhor — advertiu logo no início do depoimento o relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL).

Ex-diretor da Saúde paga fiança de R$ 1,1 mil e deixa Polícia Legislativa

O ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias pagou fiança de R$ 1,1 mil e foi liberado na noite desta quarta-feira (7) das dependências da Polícia Legislativa, onde estava preso por determinação do presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM). Roberto Ferreira Dias deixou a sede da Polícia Legislativa do Senado às 23h11, acompanhado pela advogada em um carro preto. Ele permaneceu no local por cerca de cinco horas. No local, o ex-diretor prestou depoimento sobre falas supostamente falsas que deu durante a participação na CPI. O relatório do depoimento foi encaminhado ao Ministério Público.

Pacheco afirma confiança na CPI da Pandemia e não anula prisão determinada por Aziz

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou nesta quarta-feira (7) que tem confiança nas decisões da CPI da Pandemia e não declarou a nulidade da prisão de Roberto Dias, ex-diretor do Departamento de Logística do Ministério da Saúde. Dias permanece detido na delegacia da Polícia Legislativa do Senado. A prisão foi decretada na tarde desta quarta pelo presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM). Mais cedo, Pacheco havia dito que atos praticados pela CPI durante a ordem do dia do Plenário estariam sob pena de nulidade, porque nenhuma comissão pode funcionar ao mesmo tempo que as sessões deliberativas da Casa. Apesar dos pedidos de senadores da base do governo, o presidente do Senado não declarou nula a ordem de prisão emitida por Omar.

— Presidindo o Senado dentro das suas muitas atribuições, não estou no dia a dia da CPI. Portanto, rendo aqui a minha confiança, a minha expectativa e o meu desejo de que o caminho dela seja virtuoso. Eu confio no Senador Omar Aziz, confio nos membros da CPI — declarou. Omar Aziz defendeu a decisão, relatando que Roberto Dias mentiu à CPI ao negar ter participado de negociações por vacinas com uma empresa que se apresentava como intermediária do laboratório AstraZeneca. Senadores da base do governo pediram que Pacheco determinasse à Polícia Legislativa que não cumprisse a ordem. Para o líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), a CPI tem agido para “coagir” depoentes. O senador Marcos Rogério (DEM-RO) classificou a prisão como um “abuso de autoridade” por parte de Omar Aziz. Após a sessão deliberativa, Rodrigo Pacheco detalhou a sua condução do caso, explicando que, como a prisão foi uma decisão direta do presidente da CPI – e não uma deliberação do plenário da comissão — ela não estava sujeita à nulidade regimental. Pacheco também salientou que sua postura é de não interferir sobre os assuntos da CPI. — Não é atribuição da Presidência [do Senado] se imiscuir no mérito dos acontecimentos da CPI. Ela tem uma existência autônoma, tem um presidente que detém a sua autoridade. Não há o que a Presidência do Senado tenha que fazer.

Forças Armadas: Os senadores também reagiram a uma nota oficial do Ministério da Defesa e dos comandantes das Forças Armadas criticando o senador Omar Aziz por declarações feitas durante a reunião da CPI nesta quarta. O presidente da comissão afirmou que existe um “lado podre” das Forças Armadas envolvidos com “falcatruas” dentro do governo. Ele fazia referência às denúncias de cobrança de propina por militares do Ministério da Saúde na compra de vacinas. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, transmitiu respeito às Forças Armadas e pediu aos senadores “pacificação e reflexão”, sublinhando confiar também nos trabalhos da CPI. O tom da resposta foi criticado pelo senador Omar Aziz. Omar observou que se referiu apenas aos militares acusados de irregularidades e que a resposta dos comandantes foi “muito desproporcional” e teve caráter de “intimidação”.

— Infelizmente, um discurso bastante moderado no momento que nós vivemos. Vossa Excelência não se referiu à intimidação que foi feita pelas Forças Armadas. Vossa Excelência, como presidente do Senado, deveria dizer isso no seu discurso. Deveria dizer: “Eu não aceito que se intimide um senador da República. Era isso que eu esperava de Vossa Excelência — disse Aziz a Pacheco. O líder da oposição e vice-presidente da CPI da Pandemia, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), também criticou a posição tomada pelos comandantes das Forças Armadas no caso, mas disse que confia que os militares têm “lealdade à Constituição”. — Não quero acreditar que esteja em curso qualquer tipo de ameaça a um membro deste Poder, presidente de uma comissão de inquérito. Não quero acreditar em nenhuma tentativa de politizar as Forças Armadas. Não é de bom tom esse caminho que alguns procuram levar. A história deste país sabe por onde vai esse caminho. Fonte: Agência Senado.

CPI ouve nesta quinta ex-coordenadora do Programa Nacional de Imunizações

A CPI da Pandemia ouve nesta quinta-feira, 8, a ex-coordenador do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde Francieli Fantinato. A servidora pediu para deixar o cargo no fim de junho e foi exonerada na quarta-feira 7. Ela integra a lista de investigados pela comissão e já foi alvo de quebra de sigilos telefônico e telemático por parte da CPI. O requerimento de convocação de Francieli foi apresentado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). Segundo o parlamentar, a servidora editou nota técnica aos estados, recomendando a vacinação de gestantes que tinham recebido a primeira dose da AstraZeneca com qualquer vacina que estivesse disponível, sem nenhuma comprovação de segurança ou eficiência disso nas grávidas. Para Otto, esse procedimento, que é chamado de intercambialidade, provocou mortes no Brasil. Em 8 de junho, quando o ministro Marcelo Queiroga prestou depoimento à comissão, o assunto gerou uma discussão entre os dois. Otto disse que o fato era muito grave e que as pessoas “não podem ser usadas como cobaias”. Além disso, segundo o senador, a Pfizer traz em sua bula que não deve ser aplicada em gestantes.

INSS alerta sobre tentativas de golpe envolvendo revisões de benefício

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou hoje (7) uma nota na qual alerta que golpistas têm se aproveitando das revisões em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. “As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular”, alerta o instituto. Tentativas de golpe podem ser denunciadas por meio da ouvidoria do INSS, no endereço da Controladoria-Geral da União (CGU), ou pelo telefone 135. Vítimas de golpe devem registrar um boletim de ocorrência e comunicar o caso aos órgãos envolvidos, que podem ser, além do próprio INSS, o banco por meio do qual é pago o benefício. Para evitar cair em golpes desse tipo, o INSS sugere que o beneficiário mantenha seus dados de contato (telefone, e-mail e endereço) sempre atualizados, o que pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

“Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, informa o órgão. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. “O INSS nunca manda links nem pede documentos pelo SMS. Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135”. Ainda de acordo com o instituto, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento. “É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat”, complementa a nota.

Anvisa autoriza estudos da ButanVac com vacinação em voluntários

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou ontem (7) o início da aplicação de doses em voluntários nos estudos realizados pelo Instituto Butantan com sua nova vacina com tecnologia brasileira contra a covid-19, a ButanVac. Com isso, o Intituto Butantan poderá iniciar a Etapa A das fases 1 e 2 dos estudos, que terá a participação de 400 voluntários. No total, nas fases 1 e 2, está prevista a aplicação de doses em 6 mil voluntários.

A Fase 1 dos ensaios clínicos do novo imunizante começa nesta sexta-feira (9), com a vacinação de um grupo de voluntários no Hemocentro de Ribeirão Preto, centro de pesquisa vinculado à Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, que é responsável pela parte inicial do estudo. O início dos estudos da ButanVac foi aprovado no dia 9 de junho pela Anvisa. Representantes da agência cobraram do Instituto Butantan dados sobre os procedimentos de testagem para a autorização da nova fase. As informações pendentes foram fornecidas e, com isso, a equipe técnica da agência considerou que a aplicação de doses já pode ter início.

Brasil recebe mais 600 mil doses de vacinas da Pfizer

O Ministério da Saúde informou hoje (7) que recebeu mais 600 mil doses de vacinas da Pfizer contra a covid-19. O lote foi entregue no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo a pasta, 15 milhões doses produzidas pelo laboratório deverão ser entregues durante o mês de julho. A pasta informou que a remessa que chegou ao Brasil faz parte de um total de 7 milhões que o Ministério da Saúde conseguiu antecipar com a farmacêutica para reforçar a vacinação contra a covid-19 no país. Até o momento, o governo federal distribuiu mais de 143,9 milhões de doses para estados e municípios imunizarem a população. Do total, 13,9 milhões são da Pfizer. A remessa que chega ao Brasil faz parte de um total de 7 milhões que o Ministério da Saúde conseguiu antecipar para reforçar a vacinação contra a Covid-19 no País.

Covid-19: pesquisadores criam teste barato para unidades de saúde

Um novo kit diagnóstico, desenvolvido por pesquisadores de instituições públicas brasileiras, é capaz de detectar o novo coronavírus em até 45 minutos, com baixo custo e alto grau de precisão. A patente da nova tecnologia, pensada para unidades básicas de saúde, foi desenvolvida por cientistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), da Universidade Federal de Santa Catarina e do Instituto Federal de Santa Catarina, em parceria com a empresa SPK Solutions. O teste usa a tecnologia chamada RT-Lamp e demonstrou precisão semelhante ao RT-PCR em testes de validação com mais de 1 mil amostras. Segundo o instituto, que divulgou a pesquisa, o kit alcançou 96% de sensibilidade e 98% de especificidade em amostras de orofaringe coletadas com cotonete do tipo swab. Os dois parâmetros são usados para medir o risco de testes produzirem falsos positivos e falsos negativos a partir de amostras já conhecidas.

A tecnologia desenvolvida permite realizar o teste também com saliva na mesma especificidade, porém com uma sensibilidade menor, de 70%. Apesar disso, caso o paciente esteja em jejum pela manhã, o percentual pode alcançar 100%, segundo os pesquisadores. O custo do kit diagnóstico foi estimado em R$ 30 enquanto o valor de um kit para teste RT-PCR chega a custar R$ 100. Além disso, o teste RT-Lamp pode ser realizado por menos profissionais e requer menos equipamentos. Segundo o instituto, o único equipamento necessário para a realização do teste é um banho seco ou banho-maria, e qualquer profissional treinado pode aplicar o teste. Já o RT-PCR precisa de especialistas em biologia molecular. O Instituto Oswaldo Cruz informou ainda que os pesquisadores agora buscam parceiros para produzir e fornecer o kit diagnóstico. Além de ganhar uma escala de produção industrial, o novo produto ainda precisa ser submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) antes de chegar à unidades de saúde do Brasil.

Covid-19: casos chegam a 18,9 milhões e mortes, 528,4 mil

O número de pessoas infectadas pelo coronavírus desde o início da pandemia subiu para 18.909.037. Em 24 horas, foram registrados 54.022 novos casos de covid-19. Já a quantidade de pessoas que sucumbiram à covid-19 chegou 528.540. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde confirmaram 1.648 novos óbitos. Até hoje havia 1.027.827 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves. O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 somou 17.352.670. Os novos dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde divulgada nessa quarta-feira (7), que consolida informações levantadas pelas secretarias estaduais de saúde.

Estados

O balanço diário do Ministério da Saúde também traz os dados por estado. No alto do ranking de mais mortes por covid-19 estão São Paulo (130.935), Rio de Janeiro (56.321), Minas Gerais (47.378), Rio Grande do Sul (31.976) e Paraná (31.843). Na ponta de baixo estão Acre (1.761), Roraima (1.770), Amapá (1.861), Tocantins (3.279) e Alagoas (5.467).

Situação epidemiológica da covid-19 no Brasil.

Vacinação

Conforme o painel do Ministério da Saúde sobre a operacionalização da campanha de imunização contra a covid-19, até o momento foram distribuídas para as unidades da federação 143, 9 milhões de doses. Foram aplicadas 107,8 milhões de doses, sendo 79,7 milhões da primeira dose.

SC: Estado confirma 1.068.822 casos, 1.034.207 recuperados e 17.176 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.068.822 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 1.034.207 estão recuperados e 17.439 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira, 7. O coronavírus causou 17.176 óbitos no estado até agora. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,61%. Em comparação com o boletim do dia anterior, houve mais 30 óbitos registrados. A quantidade de casos confirmados cresceu 2.338 e outras 2.384 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. Esses dados resultam num recuo de 76 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 7
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 289 municípios tenham casos ativos. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a Serra, com 324 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Xanxerê (323) e Meio-Oeste (315). Atualmente, há 1.441 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.265 estão ocupados, sendo 781 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 87,8%.

Vacinação em SC: Estado aplicou mais de 1 milhão de doses da vacina contra a Covid-19 em junho

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Em 30 dias, Santa Catarina aplicou mais de 1 milhão de doses contra a Covid-19. Ao todo, 1.030.335 vacinas foram aplicadas do dia 31 de maio até o dia 30 de junho. Desta forma, junho se tornou o melhor mês de vacinação contra o coronavírus. Segundo os dados levantados pela Secretaria de Estado da Saúde, em 31 de maio havia 2.407.732 doses aplicadas, número que passou para 3.438.067 no dia 30 de junho. A média foi de aproximadamente 34 mil aplicações por dia. “O ganho de celeridade na imunização é muito importante. Estamos trabalhando para que julho e agosto tragam números ainda mais expressivos, com a campanha alcançando toda a população adulta nesses dois meses”, projeta o governador Carlos Moisés. O plano do Governo do Estado é permitir que todos os catarinenses com 18 anos ou mais recebam a primeira dose até 31 de agosto.

As projeções da Secretaria de Estado da Saúde são positivas e têm base no bom resultado alcançado já nos primeiros dias de julho, período em que a média diária subiu para 38 mil. Neste momento, a vacinação está ocorrendo no grupo acima dos 40 anos. Os municípios que avançarem de forma mais rápida já podem ampliar para os grupos seguintes. O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, percebeu que há um avanço considerável na vacinação e que respalda a intenção de cumprir o calendário vacinal contra a Covid-19 até o fim de agosto. “Existe um conjunto de fatores que fazem com que a aceleração da vacinação possa ser compreendida. Estamos em comunicação constante com o Ministério da Saúde e os municípios para que não deixemos passar nenhum catarinense e que o fluxo de trabalho seja o mais célere possível. Já melhoramos e vamos vacinar ainda mais nas próximas semanas”, finalizou.

Saúde divulga 3.386 novos casos e 151 óbitos

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (7) mais 3.386 casos confirmados e 151 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.305.107 casos confirmados e 31.669 óbitos. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (3), fevereiro (100), março (195), abril (79), maio (232), junho (621) e julho (2.156) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.972 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 1.532 pacientes em leitos SUS (849 em UTI e 683 em enfermaria) e 440 em leitos da rede particular (234 em UTI e 206 em enfermaria). Há outros 2.127 pacientes internados, 955 em leitos UTI e 1.172 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 151 pacientes. São 55 mulheres e 96 homens, com idades que variam de 21 a 95 anos. Os óbitos ocorreram de 15 de março a 7 de julho de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (23), Maringá (8), Arapongas (4), Campo Largo (4), Umuarama (4), Apucarana (3), Cascavel (3), Colombo (3), Londrina (3), Pinhais (3), Piraquara (3), Ponta Grossa (3), Reserva (3), Sarandi (3), São José dos Pinhais (3), Califórnia (2), Cambé (2), Campo Mourão (2), Irati (2), Marialva (2), Matelândia (2), Palmeira (2), Paranavaí (2), Santa Izabel do Oeste (2), Siqueira Campos (2) eToledo (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Adrianópolis, Altônia, Antônio Olinto, Assaí, Assis Chateaubriand, Barra do Jacaré, Borrazópolis, Campina Grande do Sul, Campina da Lagoa, Cantagalo, Castro, Cidade Gaúcha, Clevelândia, Congonhinhas, Contenda, Coronel Vivida, Diamante do Norte, Fazenda Rio Grande, Figueira, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guamiranga, Guarapuava, Ibiporã, Imbituva, Jacarezinho, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Laranjeiras do Sul, Mallet, Marechal Cândido Rondon, Marmeleiro, Matinhos, Nova Esperança, Nova Londrina, Ourizona, Ouro Verde do Oeste, Palmas, Palotina, Paranaguá, Pato Branco, Pinhalão, Pinhão, Pontal do Paraná, Quatiguá, Rancho Alegre D’Oeste, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste, São Miguel do Iguaçu, Tapejara, Telêmaco Borba, Ventania e Vera Cruz do Oeste.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.933 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 174 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Paraná confirma o quarto caso da variante delta, ainda sem transmissão comunitária

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou na tarde desta quarta-feira (07) o quarto caso da variante delta do coronavírus no Paraná. Trata-se de um homem de 58 anos também residente em Apucarana e que, como os três casos anteriores, faz parte do mesmo núcleo familiar que vem sendo investigado no município. Segundo o município, ele teve sintomas em 19 de abril, positivou para Covid-19 no dia 26 do mesmo mês, foi internado em uma enfermaria, transferido para UTI e não resistiu, vindo a óbito em 14 de maio. Ele era filho da mulher que é o primeiro caso positivo da variante no Paraná, divulgado no início de junho.

A cepa foi confirmada por sequenciamento genômico do vírus SARS-CoV-2 realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Ainda não há transmissão comunitária por se tratar de contato próximo ao primeiro caso, sendo considerado pela vigilância epidemiológica caso de transmissão local. “O Estado do Paraná está atento às investigações, acompanhando os casos e o sequenciamento junto à Regional de Saúde de Apucarana e ao Laboratório Central do Estado (Lacen). A vigilância destes casos é uma das grandes preocupações da neste momento de pandemia, exatamente para identificarmos a circulação viral. Os casos confirmam que a variante delta está presente no Estado desde o mês de abril, mas ainda temos a prevalência da variante gama (P.1)”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Covid-19: anticorpos podem durar até 12 meses após infecção

Os anticorpos contra o novo coronavírus SARS-CoV-2 podem durar até 12 meses em mais de 70% dos pacientes que superaram a doença, diz estudo publicado por pesquisadores chineses. A pesquisa também conclui que a vacinação pode “restringir efetivamente a propagação” do novo coronavírus, promovendo resposta imunológica semelhante à forma como o corpo gera anticorpos contra vírus vivos. O estudo foi realizado por uma subsidiária da farmacêutica estatal Sinopharm – que produz duas das vacinas aprovadas pelo governo chinês – e pelo Centro Nacional de Pesquisa para Medicina Translacional da Universidade Jiaotong, em Xangai, a capital econômica da China. Cerca de 1.800 amostras de plasma foram coletadas entre 869 pessoas que superaram a covid-19 em Wuhan, a cidade no centro da China onde o primeiro surto global de covid-19 foi registado, em dezembro de 2019.

Os pesquisadores verificaram a presença e a quantidade nessas amostras de RBDIgG, um tipo de anticorpo que indica a força da imunidade contra o vírus, informou o jornal oficial em língua inglesa China Daily. De acordo com os resultados, em nove meses os níveis de anticorpos caíram para 64,3%, em relação ao nível atingido após os pacientes contraírem o vírus e, a partir desse período, estabilizaram até o décimo segundo mês. A resposta imunológica foi mais forte nos homens do que nas mulheres durante os estágios iniciais da infeção, mas a diferença diminui com o tempo, tornando-se praticamente igual após 12 meses. Pessoas na faixa etária entre 18 e 55 anos desenvolveram níveis mais elevados de anticorpos, segundo o estudo. De acordo com o Grupo Nacional de Biotecnologia da China, a subsidiária da Sinopharm, o estudo é o mais extenso dos que verificaram a continuidade da resposta imunológica em pacientes recuperados.

Encontrados corpos de vítimas de acidente de avião na Rússia

Equipes de resgate encontraram hoje (7) corpos das vítimas da queda do avião, que ocorreu nessa terça-feira no extremo oriente da Rússia, informaram as autoridades locais. O Antonov An-26, que transportava 28 pessoas caiu perto de sua cidade de destino, Palana, na região de Kamchatka, aparentemente devido ao mau tempo. Os destroços foram encontrados ontem à noite em um penhasco e no mar, e a operação de busca e resgate foi suspensa até hoje de manhã. O governador de Kamchatka, Vladimir Solodov, disse à agência de notícias estatal Tass que os “primeiros corpos estão sendo retirados da água”, sem precisar quantas vítimas foram encontradas. Os meios de comunicação social russos confirmaram que nenhum dos seis membros da tripulação ou dos 22 passageiros, incluindo duas crianças, tinha sobrevivido.

A chefe do governo local em Palana, Olga Mokhireva, estava a bordo. Solodov disse na terça-feira que um grupo de funcionários do governo, incluindo o ministro dos Transportes, Vitaly Savelyev, irá hoje para Palana. A aeronave – um avião de passageiros NA-26, com 28 pessoas a bordo – deveria ter aterrissado às 15h50 (hora local), mas o contato foi perdido alguns minutos antes. O aparelho tinha saído da cidade russa de Petropavlovsk-Kamchatsky, na península de Kamchatka, com destino à localidade de Palana, de acordo com as agências russas Interfax e RIA Novosti. “O avião interrompeu a comunicação por rádio quando estava prestes a pousar. Não houve informação de quaisquer problemas a bordo”, disse uma fonte dos serviços de emergência regionais, citada pela agência oficial TASS. A manutenção técnica deficiente e a falta de regulamentos de segurança já provocaram vários acidentes no setor de aviação russo.

Novak Djokovic alcança 10ª semifinal em Wimbledon

O tenista sérvio Novak Djokovic se classificou nesta quarta-feira (7) para as semifinais do torneio de Wimbledon ao derrotar Marton Fucsovics por 6-3, 6-4 e 6-4 em sua 50ª partida de quartas de final em torneio do Grand Slam, enquanto Roger Federer foi eliminado pelo polonês Hubert Hurkacz. Djokovic, tenista número 1 do mundo, também somou sua vitória de número 100 na grama no circuito da ATP. Embora esses números sejam impressionantes, para Djokovic a única estatística que importa é seu sonho de juntar-se a Roger Federer e Rafael Nadal no recorde de 20 títulos de Grand Slam e a possibilidade de se tornar o primeiro homem desde Rod Laver, em 1969, a vencer os quatro grandes torneios na mesma temporada. “Estou ciente de certas estatísticas, amo este esporte com todo meu coração, corpo e alma, tenho me dedicado a ele desde os 4 anos”, disse o número um do mundo, que busca ganhar o terceiro título consecutivo em Wimbledon e o sexto em sua carreira.

São Paulo supera Inter no Beira-Rio e vence primeira no Brasileiro

Após nove rodadas sem vencer, o São Paulo, enfim, conquistou a primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Nesta quarta-feira (7), o Tricolor derrotou o Internacional por 2 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 10ª rodada da competição.

Fluminense e Ceará ficam no 0 a 0 pela 10ª rodada do Brasileiro

O Fluminense e o Ceará empataram em 0 a 0, na noite desta quarta-feira (7) no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, em jogo válido pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro. Agora, o Fluminense volta a entrar em campo no próximo sábado (9) quando visita o Sport na Ilha do Retiro. Um dia depois o Ceará visita o Cuiabá na Arena Pantanal.

Palmeiras bate Grêmio e vira líder do Brasileiro

O Campeonato Brasileiro tem novo líder. Nesta quarta-feira (7), o Palmeiras derrotou o Grêmio por 2 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, pela décima rodada da competição, tomando a dianteira na classificação pela primeira vez na temporada.

Atlético-GO e Sport empatam em Goiânia

Em outra partida desta quarta, Atlético-GO e Sport empataram por 1 a 1 no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O Dragão caiu para o oitavo lugar, com 14 pontos e um jogo a menos. O Leão foi a sete pontos, na 16ª colocação, mas pode entrar na zona de rebaixamento caso o São Paulo derrote o Internacional na sequência da rodada.

Atlético-MG vence Flamengo no Brasileiro

O Atlético-MG recebeu o Flamengo no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, na noite desta quarta-feira (7) e venceu por 2 a 0 para ficar na 4ª posição do Campeonato Brasileiro com 19 pontos. Já para o Rubro-Negro o revés na 10ª rodada valeu a 11ª posição com 12 pontos. O Atlético-MG volta a entrar em campo no próximo sábado (10), quando mede forças com o América-MG no estádio Independência. Um dia depois o Flamengo recebe a Chapecoense no Maracanã.

Cuiabá empata com Bragantino

Nesta quarta-feira (7), o Red Bull Bragantino empatou por 1 a 1 com o Cuiabá no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), pela 10ª rodada da competição. O Bragantino volta a campo no sábado (10), às 17h (horário de Brasília), contra o Athletico-PR, na Arena da Baixada, em Curitiba. No domingo (11), o Cuiabá recebe o Ceará na Arena Pantanal, na capital do Mato Grosso.

Goleada no Castelão

Também nesta quarta, o Fortaleza goleou o América-MG por 4 a 0 na Arena Castelão, na capital cearense. O Leão do Pici foi a 18 pontos e subiu para quarto lugar, enquanto o Coelho permanece com nove pontos, na 15ª posição.

Bahia supera o Juventude

Outro tricolor nordestino a vencer nesta quarta foi o Bahia, que recebeu o Juventude no estádio de Pituaçu, em Salvador, e ganhou por 1 a 0. O Esquadrão de Aço subiu para o quinto lugar, com 17 pontos. Os gaúchos seguem na 12ª colocação, com 12 pontos, podendo ser ultrapassados na sequência da rodada. O Bahia volta a campo no sábado, às 19h, para enfrentar o São Paulo no Morumbi, na capital paulista. O Juventude tem compromisso no domingo. Às 11h, a equipe alviverde recebe o Atlético-GO no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).

Inglaterra vence Dinamarca e faz final da Eurocopa com Itália

A Inglaterra garantiu a classificação para a final da Eurocopa após derrotar a Dinamarca, por 2 a 1 na prorrogação, em partida realizada nesta quarta-feira (7) no estádio de Wembley (Londres). Agora o English Team disputa a decisão da competição contra Itália no próximo domingo (11), a partir das 16h (horário de Brasília). Esta será a primeira final de Eurocopa da Inglaterra, que não disputa uma decisão desde o ano de 1966, quando conquistou a Copa do Mundo.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.