Imposto de Renda 2019: prazo para entregar declaração começa nesta quinta

Começa nesta quinta-feira (7) o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2019, referente ao ano-base 2018. Os contribuintes que estiverem obrigados a entregá-la precisam fazer isso até 30 de abril. Os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, receberão mais cedo as restituições do Imposto de Renda. Idosos, portadores de doença grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. A Receita Federal espera receber 30,5 milhões de declarações dentro do prazo legal neste ano.

Vídeo publicado por Bolsonaro quis mostrar ‘distorção clara do espírito’ do carnaval, diz Planalto. 

A comunicação social da Presidência da República esclareceu na noite desta quarta-feira (6) que o vídeo publicado pelo presidente Jair Bolsonaro no Twitter tinha objetivo de mostrar “distorção clara do espírito” do carnaval e não de criticar a festa de “forma genérica”.

Paulo Vieira de Souza é condenado a 145 anos de prisão

O ex-diretor da Dersa (estatal paulista de rodovias) Paulo Vieira de Souza foi condenado nesta quarta-feira (6) a 145 anos e oito meses de prisão por peculato (desvio de dinheiro público), associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público nas obras do Rodoanel Sul, em São Paulo. É a segunda vez que ele é condenado na Lava Jato em menos de uma semana. Apontado como operador do PSDB, Paulo Vieira completa 70 anos nesta quinta (7) e, se não tivesse sido condenado, o tempo para os crimes prescreverem reduziria pela metade. O prazo das prescrições é estabelecido pelo artigo 109 do Código Penal.

Novo juiz da Lava Jato no Paraná comanda as primeiras audiências da operação

O juiz federal Luiz Antônio Bonat, que assumiu o comando dos processos da Lava Jato em 1ª instância, no Paraná, deve comandar as primeiras audiências referentes à operação na tarde desta quinta-feira (7). Por videoconferência, a partir das 14h, ele deve ouvir testemunhas de acusação sobre a 56ª fase da Lava Jato, que apura superfaturamento na construção de uma sede da Petrobras em Salvador. O processo está em fase de audiências de instrução.

Lava Jato pede que Gilmar Mendes não atue mais em ações contra Paulo Vieira de Souza e Aloysio Nunes

Os procuradores da força-tarefa da Lava Jato pediram à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que avalie se deve requerer ao Supremo Tribunal Federal que o ministro Gilmar Mendes não atue mais em casos envolvendo o ex-senador Aloysio Nunes (PSDB) e Paulo Vieira de Souza, apontado como operador do PSDB. O documento, enviado nesta quarta-feira (6) à Procuradoria Geral da República (PGR), cita ligações telefônicas de Aloysio Nunes com o gabinete de Gilmar Mendes e com o ex-ministro Raul Jungmann. Paulo Vieira de Souza e Aloysio Nunes foram alvos da 60ª fase da Operação Lava Jato. O empresário foi preso, investigado por atuar como operador financeiro em um esquema de lavagem de milhões de reais em favor da Odebrecht. A casa do ex-senador foi alvo de mandado de busca e apreensão.

Mangueira é a campeã do carnaval 2019 do Rio

A Mangueira é a grande campeã do carnaval 2019 do Rio de Janeiro. A Imperatriz Leopoldinense e a Império Serrano foram rebaixadas. A apuração das notas, aconteceu na tarde desta quarta-feira (6), diretamente da Marquês de Sapucaí. Para conquistar o seu 20º título, a Mangueira deu uma aula de história na Sapucaí. Mas foi uma história alternativa, com destaque para heróis da resistência negros e índios em vez dos personagens tradicionais das páginas de livros escolares.

Justiça aceita denúncia contra motorista envolvido em acidente que matou 2 jovens na BR-470

A Vara Criminal de Gaspar, no Vale do Itajaí, aceitou nesta quarta-feira (6) a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra Evanio Wylyan Prestini, de 31 anos, motorista envolvido no acidente que resultou na morte de duas jovens em um acidente de trânsito em 23 de fevereiro na cidade. Com isso, Prestini vira réu no processo. Ele foi denunciado por dois homicídios qualificados por perigo comum e sem chance de defesa para as vítimas e três tentativas de homicídio com as mesmas qualificadoras, além de dirigir bêbado.

Avião da Latam faz pouso de emergência em Brasília; piloto relatou pássaro na turbina

Um avião da Latam precisou fazer um pouso de emergência em Brasília na manhã desta quinta-feira (7). O voo 3711 iria da capital federal para Congonhas, em São Paulo, mas cerca de 30 minutos após a decolagem, o piloto fez meia-volta. À torre de controle, ele informou que o avião foi atingido por um pássaro na turbina. O piloto sobrevoo algumas vezes o espaço aéreo de Brasília, uma manobra para “gastar” o combustível e evitar um risco de incêndio. Depois disso, conseguiu autorização para retornar ao Aeroporto JK. O piloto parou o avião logo em seguida. A aeronave então foi rebocada para o pátio.

Mega-Sena, concurso 2.131: aposta única do RS acerta as seis dezenas e fatura R$ 78,9 milhões

Uma aposta de Gravataí, no Rio Grande do Sul, levou sozinha o prêmio de R$ 78.938.208,62 do concurso 2.131 da Mega-Sena, realizado na noite desta quarta (6) em Itupeva (SP). As dezenas sorteadas foram: 02 – 03 – 06 – 18 – 20 – 28.

Futebol

Palmeiras repete 2018 e estreia na Libertadores com vitória sobre o Junior

O Palmeiras, pelo segundo ano seguido, começou a Copa Libertadores com uma vitória sobre o Junior Barranquilla, na Colômbia. O placar de 2 a 0, na noite desta quarta-feira, é suficiente para dar tranquilidade à equipe de Felipão na abertura da fase de grupos do torneio. Gustavo Scarpa, no início, e Marcos Rocha, nos acréscimos do segundo tempo, marcaram os gols do Verdão. Mais uma boa estreia em solo colombiano para o Palmeiras.

Rosario marca no início, mas Grêmio responde rápido e arranca empate na estreia da Libertadores

O resultado saiu melhor que o desempenho. Com um minuto de jogo, o Grêmio saiu atrás do Rosario Central na noite desta quarta-feira, no Estádio Gigante de Arroyito, mas arrancou o empate fora de casa na estreia da Libertadores de 2019. Perdeu algumas chances, viu confusão envolvendo Geromel e deixa a Argentina com um ponto na tabela. Zampedri marcou para os donos da casa, e Everton fechou o 1 a 1.