Copom baixa Selic para 3%, menor patamar histórico

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira, 6, por unanimidade, reduzir a Selic, a taxa básica de juros, em 0,75 ponto porcentual, de 3,75% para 3,00% ao ano. Esse é o sétimo corte consecutivo da taxa no atual ciclo, após período de 16 meses de estabilidade. Com isso, a Selic está agora em um novo piso da série histórica do Copom, iniciada em junho de 1996. O corte era amplamente esperado pelos economistas do mercado financeiro. Isso porque, com a pandemia do novo coronavírus, a atividade econômica despencou no Brasil, assim como a inflação. A avaliação era de que o BC seria levado a reduzir novamente a Selic para estimular a economia. De um total de 58 instituições consultadas pelo Projeções Broadcast, 48 esperavam por um corte de 0,50 ponto, para 3,25% ao ano. Dez casas aguardavam pela redução de 0,75 ponto porcentual, para 3,00% ao ano.

Petrobras aumenta preço da gasolina em 12%

Petrobras elevará o preço médio da gasolina cobrado das distribuidoras nas refinarias em 12% a partir de quinta-feira, na primeira alta do combustível fóssil desde 20 de fevereiro, reduzindo uma defasagem na comparação com o produto importado após ganhos no mercado de petróleo, informou companhia nesta quarta-feira. Ainda assim, a gasolina da petroleira estatal – responsável por quase 100% da capacidade de refino do país, acumula queda de 46,5% neste ano, impactada por uma diminuição dos preços do petróleo e de seus derivados diante da propagação do novo coronavírus, que reduziu a demanda global. O reajuste da Petrobras, no entanto, ocorre após uma recuperação recente dos preços do barril do petróleo, à medida que alguns países da Europa e da Ásia, assim como diversos Estados norte-americanos, começaram a flexibilizar medidas de isolamento tomadas em função da pandemia.

Novo recorde diário, Brasil tem 615 mortes por Covid-19 em 24 horas

O Brasil registrou 615 mortes decorrentes do novo coronavírus. Os números, do Ministério da Saúde, se referem aos casos confirmados entre terça e quarta-feira. Com isso, o total oficial de vítimas do novo coronavírus no Brasil subiu de 7.921 para 8.536. O número oficial de casos confirmados da covid-19 no País passou de 114.715 para 125.218.

SC: Governo do Estado confirma 2.917 casos e 59 óbitos por Covid-19

Santa Catarina chegou aos 2.917 casos confirmados de Covid-19. O dado foi divulgado pelo governador Carlos Moisés por meio de entrevista coletiva nesta quarta-feira, 6. A doença respiratória já causou 59 mortes no estado desde o início da pandemia. O óbito mais recente a entrar nos registros foi o de um homem de 80 anos, morador de Siderópolis, falecido no último dia 30. Ele apresentava comorbidades. Canoinhas, Treze Tílias e Xanxerê foram incluídas na lista dos municípios que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 154 cidades. O local com a maior quantidade é Florianópolis, que soma 375 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (263), Joinville (223), Chapecó (189), Criciúma (156), Itajaí (116), Balneário Camboriú (111), Concórdia (110), Braço do Norte (101) e Camboriú (76).

Coronavírus: Mais de 100 mortes no Paraná e 1.627 casos confirmados

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Paraná, divulgado nesta quarta-feira (6), o estado tem 40 novos casos e mais dois óbitos. No total, o Paraná registra agora 1.627 casos confirmados e 101 mortes por novo coronavírus. 1.086 pacientes já estão recuperados. E Curitiba confirma 15 novos casos e uma morte por coronavírus; PR registra 101 óbitos.

Porta-voz da Presidência é diagnosticado com Coronavírus

O porta-voz da Presidência, o general Otávio Rêgo Barros, de 59 anos, testou positivo para o coroanvírus e está afastado de suas funções no Palácio do Planalto. A informação foi confirmada por assessores da Presidência. Rêgo Barros está sem sintomas e cumprindo a quarentena em sua residência. O porta-voz é novo caso de contaminação no governo Bolsonaro. O primeiro foi o secretário especial de Comunicação, Fabio Wajngarten.

Belém e mais 9 cidades do Pará entram em ‘lockdown’; estado é o 2º do país a adotar a medida contra o coronavírus

Começa a valer nesta quinta-feira (7) o lockdown em Belém e outros nove municípios do Pará. Com o objetivo de aumentar os índices de isolamento social e diminuir o número de casos de Covid-19 no estado, a restrição se estende por dez dias. A determinação deve manter somente serviços essenciais e limitar circulação de pessoas nos sete municípios da região metropolitana e outros três no interior. Supermercados, farmácias, feiras e bancos seguem funcionando. Até sábado (9), o lockdown terá caráter educativo. Quem infringir as regras será orientado sobre as novas determinações. De domingo (10) até 17 de maio, quem desrespeitar as medidas estará sujeito a advertências e multas de R$ 150 para pessoas físicas e R$ 50 mil para pessoas jurídicas.

RJ: Zona Oeste inicia ‘lockdown parcial’ nesta 5ª feira

A prefeitura do RJ anunciou que uma parte da Zona Oeste da cidade entrará em ‘lockdown’ a partir desta quinta-feira. O bloqueio será parcial e atingirá os calçadões de Campo Grande. O bairro lidera o ranking de reclamações de aglomeração. Também tem o maior número de mortes pelo coronavírus na capital fluminense.

Epicentro da pandemia na América Latina, Brasil preocupa vizinhos

O Brasil é o epicentro da pandemia de COVID-19 na América Latina e seus vizinhos se mostram preocupados com a evolução da crise no maior país da América do Sul, onde o presidente Jair Bolsonaro se opõe publicamente às medidas restritivas para conter o avanço da doença. O país, que soma 125.218 casos de COVID-19 e 8.536 mortes desde o início da pandemia, faz fronteira com dez países: Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, França (através da Guiana Francesa), Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai.

Segunda fase da campanha de vacinação da gripe atingiu 36% do público

Iniciada no dia 16 de abril e com previsão de terminar na sexta-feira, 8 de maio, a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe atingiu apenas 36% (ou 5,6 milhões de pessoas) do público-alvo. Segundo o Ministério da Saúde, a meta era alcançar 90%. Faltam ainda cerca de 10 milhões de brasileiros do grupo prioritário dessa etapa, focada em povos indígenas, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Tribunal mantém pena de 17 anos contra Lula por sítio

Os desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o Tribunal da Lava Jato, negou os recursos apresentados pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mantiveram a sentença proferida pela corte em novembro do ano passado, de 17 anos e um mês de prisão, em regime fechado. É a pena mais pesada imposta pela Lava Jato ao petista. Lula foi condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do sítio de Atibaia. O recurso buscava reverter aspectos da sentença. Os desembargadores também negaram pedido preliminar da defesa de Lula, que buscava remarcar o julgamento para uma data futura, de forma a garantir que ele fosse feito presencialmente. O julgamento desta quarta, 6, foi concluído no plenário virtual do TRF-4. A análise do caso começou na semana passada. Defesa considera manutenção da pena ‘injusta e arbitrária’.

Câmara aprova texto base do ‘Orçamento de Guerra’

Por 447 votos a 1, a Câmara aprovou em 2º turno a PEC que cria um orçamento paralelo para o governo lançar as despesas do combate ao coronavírus. A ideia é que encerrado o estado de calamidade declarado por causa do coronavírus, o orçamento separado será encerrado e seus gastos interrompidos.

AGU pede para não entregar vídeo de Moro

A Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou pedido ao ministro Celso de Mello, decano do Supremo Tribunal Federal, pela’reconsideração’ de decisão que obrigou o Planalto a apresentar a gravação da reunião ministerial ocorrida no dia 22 de abril, citada pelo ex-ministro Sérgio Moro como a ocasião em que o presidente teria pressionado o ex-juiz a trocar o comando da Polícia Federal. O governo alega que na reunião foram tratados ‘assuntos potencialmente sensíveis e reservados de Estado’.

TRF-3 manda Bolsonaro entregar exames de Covid-19

O desembargador do TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) André Nabarret manteve nesta 4ª feira (6.mai.2020) a obrigação do presidente da República, Jair Bolsonaro, de entregar “os laudos de todos os exames” realizados para detectar a covid-19. Confirmou decisão a Justiça Federal de São Paulo. “A urgência da tutela é inegável, porque o processo pandêmico se desenrola diariamente, com o aumento de mortos e infectados. A sociedade tem que se certificar que o Sr. Presidente está ou não acometido da doença”, decidiu o magistrado.

Após reunião, Regina Duarte continua no governo

A secretária especial da Cultura, Regina Duarte, segue no governo. O almoço com o presidente Jair Bolsonaro ocorreu em tom amistoso, de muita conversa e sem queixas de ambos os lados. A ex-atriz levou ao chefe do Executivo planos tomados pela pasta, além de apresentar futuras ações.

‘Sem imprensa livre, não há democracia’, diz Toffoli

Dias Toffoli, presidente do Supremo Tribunal Federal, repudiou nesta 4ª feira (06), as agressões contra jornalistas registradas no último domingo (03), durante manifestação favorável ao governo Bolsonaro. Na abertura da sessão da Corte, o ministro afirmou que “foram agredidos os profissionais, e assim também foi agredida a democracia”. “Sem imprensa livre, não há democracia”., declarou. Toffoli lembrou que os atos foram organizados no mesmo junto ao Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. De acordo com ele, isso “torna as agressões ainda mais lamentáveis e intoleráveis”. O presidente da Corte disse que “a conduta dos agressores deve ser devidamente apurada pelas autoridades competentes”.

Caixa promete melhorar pagamento do auxílio

A Caixa Econômica Federal informou que vai mudar a logística da 2ª fase do pagamento do auxílio emergencial de R$ 600, porém o presidente do banco, Pedro Guimarães, não indicou uma data exata para as novas liberações.

China desafia EUA a mostrar ‘enormes provas’ sobre Covid-19

A China elevou o tom e desafiou o governo norte-americanoa mostrar as “enormes provas” de que Pequim tem relação direta com o surgimento do novo coronavírus. No último domingo, o secretário de Estado, Mike Pompeo voltou a dizer que os chineses têm responsabilidade na propagação do novo coronavírus.

Trump diz que pandemia é pior que o 11 de setembro

O presidente Donald Trump disse nesta quarta-feira (6) que o coronavírus foi pior para os Estados Unidos do que os ataques de 11 de setembro e mais uma vez culpou a China pela pandemia, cujo controle na Europa começa a se manifestar em anúncios como a retomada do futebol alemão. “Este é realmente o pior ataque que já tivemos”, disse o presidente dos Estados Unidos na Casa Branca. Para o presidente americano, Donald Trump, a crise desatada pelo coronavírus é “pior” que o ataque surpresa do Japão em 1941 contra a base militar de Pearl Harbor, no Havaí, e “pior que o World Trade Center”, em alusão aos atentados de 11 de setembro de 2001.

LOTERIA

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado

A Caixa vai sortear os números da Mega-Sena acumulada nesta quinta-feira. O prêmio previsto é de R$ 56 milhões. Na semana especial do Dia das Mães, a Mega-Sena tem um sorteio extra. O primeiro ocorreu na terça-feira, enquanto o segundo foi marcado para esta quinta e o terceiro ocorre normalmente no sábado.

ESPORTES

Jogadores do Flamengo testam positivo para Covid-19

O Flamengo realizou testes em todo o departamento de futebol, incluindo colaboradores e familiares próximos de jogadores e funcionários, e 38 pessoas testaram positivo para o coronavírus, sendo três jogadores do elenco principal. Além deles, outros dois atletas apresentaram anticorpos, ou seja, já tiveram contato com o COVID-19.

Ícone do skate brasileiro, João ‘Kabeção’ morre por Covid-19

A comunidade do skate amanheceu triste na terça-feira, 5/5, após a confirmação do falecimento do carioca João Maurício, skatista conhecido como João Kabeção, vítima do covid-19, aos 47 anos. De acordo com relato de amigos, João reclamou de dores na garganta e apresentava os sintomas de Covid-19. Ele vivia em Búzios e era professor de jiu-jitsu. Nas redes sociais, a Confederação Brasileira de skate emitiu nota de pesar.