Pedro Barros conquista prata no skate park da Olimpíada

O catarinense Pedro Barros conquistou a medalha de prata no skate park na Olimpíada de Tóquio, no início da madrugada desta quinta-feira (5) no Parque de Esportes Urbanos de Ariake. Ele garantiu a a segunda posição da prova com a nota de 86,14 pontos, que alcançou logo em sua primeira tentativa. Nas outras duas ele fez 73,5 e 22,99. A medalha dourada ficou com o australiano Keegan Palmer, que fez uma volta espetacular e obteve a nota de 95,83 em sua última oportunidade. Com 84,13, o americano Cory Juneau faturou o bronze e fechou o pódio. Além de Pedro Barros, o Brasil foi representado na grande decisão por Luiz Francisco, que terminou em quarto com 83,14 pontos, e por Pedro Quintas, o oitavo com 38,47.

Coronel Blanco nega intermediação de vacinas; senadores apontam contradições

Um dos personagens centrais na rede que a CPI tem procurado desenrolar, o coronel da reserva Marcelo Blanco da Costa foi ouvido nesta quarta-feira (4) pela CPI da Pandemia. Citado diversas vezes em depoimentos anteriores, Blanco, que trabalhou no setor de logística do Ministério da Saúde, participou de jantar em restaurante em Brasília onde teria sido feita a proposta de pagamento de propina na comercialização de doses da vacina AstraZeneca.

Munido de um habeas corpus que o permite não se incriminar, Blanco não se negou a responder às perguntas dos senadores, mas a versão da história contada por coronel da reserva não convenceu os parlamentares que apontaram contradições, entre elas, a negativa de que tenha havido pedido de propina no jantar do dia 25 de fevereiro. Blanco disse ainda não ter ideia de por que o cabo da PM Luiz Dominguetti tenha “inventado essa história”.

– Estamos estarrecidos com a facilidade com que pessoas desqualificadas adentraram ao ministério, desqualificadas em todos os sentidos, e levadas por pessoas que tinham contatos e relações. Não foram. Não caíram do céu. Não deram a mínima pra Pfizer, mas deram toda a atenção para o Dominguetti — disse Omar Aziz (PSD-AM).

Para o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), “picaretas tentaram tirar vantagem do governo”.

– Uma série de picaretas, de oportunistas, de aproveitadores tentaram fazer negociatas no Ministério da Saúde, mas é importante dizer que nenhum desses picaretas conseguiu. Em todos os depoimentos que nós estamos vendo aqui, nenhum deles vendeu nada ao Ministério da Saúde. Nenhuma dessas tentativas se materializou — afirmou.

A posição de Bezerra foi reforçada por Luis Carlos Heinze (PP-RS), Marcos Rogério (DEM-RO) e Jorginho Mello (PL-SC). Já os senadores da oposição, como Humberto Costa (PT-PE), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Renan Calheiros (MDB-AL), que salientaram que a não concretização da venda superfaturada de vacinas por esses intermediários só não ocorreu graças ao trabalho da CPI da Pandemia, à imprensa e à denuncia do deputado Luis Miranda.

Randolfe Rodrigues e Jorginho Mello estranharam o fato de o ex-assessor do Ministério da Saúde não ter desconfiado das 400 milhões de doses anunciadas por  Dominguetti, uma vez que havia escassez de vacinas. Em resposta, Blanco disse que “o Dominguetti” que se apresentou para ele tinha um “discurso consistente” e que ele não passou da “página 2” para vender as vacinas ao Ministério. E que só com o passar do tempo se deu conta de que a oferta “não parava de pé”. Jorginho Mello classificou a história como “barbeirada” do Ministério da Saúde. Já Randolfe rebateu Blanco:

– Não tem essa história de que ele não passou da página dois. Não tem essa história de que não foi concretizado. O Brasil viu o cabo Dominguetti. O Brasil viu o Reverendo Amilton. O Brasil viu o Cristiano. Veja: pelo perfil das pessoas, ele não tinha que passar da página zero, mas ele passa por toda a cadeia de comando do Ministério da Saúde. E tem a intermediação sua, e o senhor tinha uma função importante no Ministério da Saúde — disse Randolfe.

Perto do final da reunião, Omar Aziz (PSD-AM) questionou Marcelo Blanco sobre uma matéria recém publicada na imprensa segundo a qual o coronel chegou a pedir que representantes da Davati enviassem propostas diretamente a ele, em seu e-mail pessoal. Mensagens às quais CNN teve acesso indicam que houve tentativa do ex-assessor da Saúde de intermediar o negócio. Blanco reforçou que nunca pediu para que encaminhassem e-mails para seu correio pessoal.

Jantar: Durante a reunião da CPI, Blanco admitiu ter apresentado o policial militar Luiz Paulo Dominguetti Pereira ao ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde Roberto Ferreira Dias e afirmou que o encontro não foi casual, ao contrário do que afirmou Dias à CPI. O coronel da reserva informou que soube do próprio ex-diretor de que este estaria no restaurante Vasto e sugeriu a Dominguetti, que se encontrava na capital, para passar no local e “solicitar uma agenda” no Ministério da Saúde.

De acordo com Dominguetti, teria sido nessa ocasião, o pedido de Roberto Dias de propina de US$ 1 para cada dose negociada na venda da vacina AstraZeneca ao governo. Blanco disse que “não viu mal algum” em apresentar Dominguetti a Dias, mas negou ter intermediado a negociação de vacinas da AstraZeneca como Ministério. Além de Dias, Dominguetti e Blanco, estava presente no jantar, segundo o militar, um amigo do Roberto Dias chamado José Ricardo Santana, ex-secretário-executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

– Ele me pediu, na semana em que ele se encontrava em Brasília, que ele gostaria da possibilidade de ter uma agenda oficial. Quando eu tomei conhecimento que o Roberto estaria no Vasto, eu sugeri a ele: “Eu te apresento e você faça o pedido da sua agenda”. E assim foi feito — disse Blanco. Fonte: Agência Senado

CPI pede anulação de inquérito da Polícia Federal sobre vazamento de informações

A direção da CPI da Pandemia vai recorrer contra a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar suposto vazamento de informações. O vice-presidente da comissão, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou ainda uma representação contra o ministro da Justiça e o diretor-geral da Polícia Federal por crime contra a CPI — ele argumenta que o governo federal tem usado seu aparato para impedir as investigações da comissão. Já o senador Marcos Rogério (DEM-RO), da base de apoio ao governo federal, afirma que há vazamentos “seletivos” de informações sigilosas na CPI. Ouça:

 

Em nota a Imprensa: TSE esclarece acerca de inquérito que apura ataque ao sistema interno

Em referência ao inquérito da Polícia Federal que apura ataque ao seu sistema interno, ocorrido em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral esclarece que:

1. O episódio de 2018 foi divulgado à época em veículos de comunicação diversos. Embora objeto de inquérito sigiloso, não se trata de informação nova.

2. O acesso indevido, objeto de investigação, não representou qualquer risco à integridade das eleições de 2018. Isso porque o código-fonte dos programas utilizados passa por sucessivas verificações e testes, aptos a identificar qualquer alteração ou manipulação. Nada de anormal ocorreu.

3. Cabe acrescentar que o código-fonte é acessível, a todo o tempo, aos partidos políticos, à OAB, à Polícia Federal e a outras entidades que participam do processo. Uma vez assinado digitalmente e lacrado, não existe a possibilidade de adulteração. O programa simplesmente não roda se vier a ser modificado.

4. Cabe reiterar que as urnas eletrônicas jamais entram em rede. Por não serem conectadas à internet, não são passíveis de acesso remoto, o que impede qualquer tipo de interferência externa no processo de votação e de apuração. Por essa razão, é possível afirmar, com margem de certeza, que a invasão investigada não teve qualquer impacto sobre o resultado das eleições.

5. O próprio TSE encaminhou à Polícia Federal as informações necessárias à apuração dos fatos e prestou as informações disponíveis. A investigação corre de forma sigilosa e nunca se comunicou ao TSE qualquer elemento indicativo de fraude.

6. De 2018 para cá, o cenário mundial de cybersegurança se alterou, sendo que novos cuidados e camadas de proteção foram introduzidos para aumentar a segurança dos demais sistemas informatizados.

7. Por fim, e mais importante que tudo, o TSE informa que os sistemas usados nas Eleições de 2018 estão disponíveis na sala-cofre para os interessados, que podem analisar tanto o código-fonte quanto os sistemas lacrados e constatar que tudo transcorreu com precisão e lisura. #Tribunal Superior Eleitoral

Novas regras mudam etiquetagem de eficiência energética de geladeiras

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) anunciou hoje (4) mudanças nas regras para a classificação da eficiência energética das geladeiras vendidas no Brasil. As fabricantes precisarão adotar uma nova categorização nas etiquetas, que passará a incluir níveis mais exigentes. Até então, as geladeiras vêm sendo classificadas por letras numa escala de A a E. As de melhor eficiência energética eram enquadradas na categoria A e é justamente nela que se dará o principal ajuste. A letra será dividida em quatro patamares: A+++, A++, A+ e A. As fabricantes terão até 1º de julho do ano que vem para se adequar às mudanças. Segundo o Inmetro, para serem enquadradas na categoria A+++, as geladeiras precisarão alcançar uma eficiência 30% superior à categoria A. Já a A++ irá representar um consumo 20% mais eficiente, enquanto a A+ significará uma melhora de 10%. Fabricantes de equipamentos classificados como mais eficientes costumam obter benefícios fiscais como a desoneração no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Em nota, a autarquia sustenta que a atualização é relevante para promover a conservação de energia nas residências, com impacto positivo nas contas de luz e na redução da demanda energética no país. “Ao optar por uma geladeira A+++ de duas portas de degelo automático (frost-free) de volume ajustado de 500 litros (ou volume interno útil em torno de 350 litros), que corresponde a 80% do mercado nacional, o consumidor pode economizar cerca de 13 kWh [quilowatts-hora] por mês, o que representa, para ele, uma economia de R$ 10,14, considerando uma tarifa média, acrescida de impostos, de R$ 0,78 por kWh”, registra texto.

Vinculado ao Ministério da Economia, o Inmetro é uma autarquia federal que participa do marco normativo da metrologia e da qualidade industrial no país. Suas medidas devem ser voltadas para adicionar confiança e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras. A novas regras constam na Portaria 332/2021. Sua elaboração envolveu uma consulta pública que recolheu contribuições entre março e maio desse ano. As normas de etiquetagem de geladeiras haviam sido atualizadas pela última vez em 2006. Em maio desse ano, um estudo apontando a defasagem foi divulgado pela organização não-governamental Clasp, dedicada a apoiar esforços internacionais para melhorar o desempenho ambiental e energético de eletrodomésticos e equipamentos. A partir de uma análise comparativa, concluiu-se que as geladeiras brasileiras classificadas como mais eficientes gastam duas vezes mais energia do que modelos idênticos vendidos em outros países em desenvolvimento como Índia e Quênia.

Senado aprova PL que regulamenta ICMS para venda em outro estado

O Senado aprovou, de forma unânime, na noite desta quarta-feira (4), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 32/2001, que regulamenta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre vendas de produtos e prestação de serviços a consumidor final localizado em outro estado. O texto segue para análise da Câmara. Pela proposta, apresentada pelo relator Jacques Wagner (PT-BA), nas transações entre empresas e consumidores não contribuintes de ICMS de estados diferentes, caberá ao fornecedor recolher e repassar o diferencial para o estado do consumidor. O projeto de lei regulamenta a Emenda Constitucional 87. Antes da Emenda Constitucional 87, o ICMS ficava integralmente para o estado em que se localizava a empresa vendedora nos casos em que o comprador do produto ou serviço não fosse empresa contribuinte desse imposto. Depois da EC 87, os estados dos consumidores passaram a receber parte desse imposto. Para se adequar, as unidades da Federação estabeleceram, por meio de acordo, regras de cobrança e compensação pelo pagamento do ICMS, entretanto a Justiça decidiu que esse tipo de acordo só poderia ser estabelecido por meio de lei complementar.

A lei aprovada nesta quarta-feira atende esta determinação da Justiça, com a criação de uma lei federal que atende as regras definidas pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne as secretarias de Fazenda dos estados. As regras anteriores à EC 87 faziam com que os estados arrecadassem ainda mais impostos e tivessem a disposição mais recursos para fazerem investimentos, perpetuando ou acentuando as desigualdades regionais. Segundo o relator, a emenda constitucional, agora regulamentada, trouxe equilíbrio à distribuição da receita do imposto entre as unidades da Federação.

Pela proposta, nas transações entre empresas e consumidores não contribuintes de estados diferentes, cabe ao fornecedor recolher e repassar o diferencial para o estado do consumidor, conforme determinado pela Constituição. Da mesma forma, o diferencial entre as alíquotas do ICMS sobre o serviço de transporte interestadual deve ser recolhido pela transportadora ao estado do consumidor não contribuinte. Caso a mercadoria ou serviço seja destinada a um estado diferente daquele em que está o consumidor, o diferencial será devido ao estado em que a mercadoria efetivamente entrou ou onde ocorreu o destino final do serviço. Ainda pelo PLP 32/2021, o diferencial entre as alíquotas do ICMS sobre o serviço de transporte interestadual deve ser recolhido pela transportadora ao estado do consumidor não contribuinte. Caso a mercadoria ou serviço seja destinada a um estado diferente daquele em que está o consumidor, o diferencial do ICMS será devido ao estado em que a mercadoria efetivamente entrou ou onde ocorreu o destino final do serviço.

SC: Reforma da Previdência é aprovada pela Assembleia Legislativa

Foto: Maurício Vieira/Secom

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) aprovou por ampla maioria dos votos, no início da noite desta quarta-feira, 4, a Reforma da Previdência Estadual, encaminhada pelo Executivo. Com isso, Santa Catarina assegura o pagamento dos benefícios atuais e futuros para os servidores ativos e inativos, além de recursos para investir em áreas como saúde, segurança, infraestrutura, educação e agricultura. “Após um intenso diálogo com as categorias e o Parlamento, o Governo do Estado entendeu que era necessário fazer ajustes. A aprovação, hoje, garantirá o pagamento das aposentadorias no futuro. Não encerramos as discussões aqui. Temos o projeto de incentivo à migração à previdência complementar para ser enviado a esta casa e que deve atender aos servidores que se sentiram prejudicados, e também as propostas de revisão salarial dos servidores”, afirmou o chefe da Casa Civil, Eron Giordani.

A reforma está contida em uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e em um Projeto de Lei Complementar (PLC). As alterações seguem os mesmos parâmetros da reforma apresentada pelo Governo Federal, tendo por base a Emenda Constitucional 103, de 2019, com adequações na idade mínima para aposentadoria, tempo de contribuição, alíquotas, limite de isenção e cálculos dos benefícios, além de regras de transição. Antes da aprovação, a proposta, que foi objeto de discussão em uma audiência pública, teve pareceres favoráveis nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ), de Finanças e Tributação e de Trabalho, Administração e Serviço Público. Como resultado do diálogo com parlamentares e categorias de servidores, o Governo do Estado acatou parte das alterações e aprimorou a proposta original por meio de uma emenda substitutiva global. Entre as principais mudanças do texto do PLC estão a exclusão da contribuição previdenciária extra para servidores ativos e inativos que ingressaram no serviço público após 2003, regras de transição para aposentadoria voluntária mais amenas e isenção no pagamento da contribuição previdenciária para beneficiários com doenças graves.

Foto: Daniel Conzi/AgênciaAL

O líder do Governo na Alesc, deputado José Milton Scheffer, destacou que a aprovação da Reforma da Previdência foi consequência de um intenso debate com as categorias, o Executivo e os parlamentares. Ele destaca que o texto chegou ao Legislativo após uma série de conversas com os servidores públicos. “Esse projeto marcou uma nova era do diálogo entre as categorias que representam o funcionalismo público estadual, com o Parlamento cumprindo o seu papel de mediador e também o Governo do Estado. Não faltou nessa Casa a presença de secretários de Estado debatendo a proposta. Essa foi a Reforma da Previdência do diálogo”, afirma Scheffer. Para o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal, a parceria entre o Executivo e o Legislativo foi fundamental para que o texto fosse aprovado. Segundo ele, o déficit do Estado precisa ser combatido e os valores economizados serão investidos em melhorias para a população.

Estudo diz que CoronaVac eleva resposta em pacientes imunossuprimidos

Um estudo conduzido por pesquisadores do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) com pacientes imunossuprimidos mostrou que a vacina contra o coronavírus CoronaVac foi bem sucedida ao aumentar os níveis de anticorpos contra a doença. A pesquisa foi publicada, em julho, na revista científica britânica NaturePacientes imunossuprimidos são aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos.

A pesquisa, conduzida com 910 pacientes com doenças reumatológicas autoimunes, além de 182 pessoas em um grupo de controle, mostrou que a vacina é capaz de aumentar em 70,4% o percentual de anticorpos IgG que combatem o vírus. No grupo de controle, a elevação no número de anticorpos chegou a 95,5%. Em relação aos anticorpos neutralizantes, o estudo indicou uma elevação de 56,3% entre os imunossuprimidos e de 79,3% no grupo de controle de adultos saudáveis. A pesquisa destaca, ainda, que pessoas com doenças autoimunes, em que o sistema imunológico ataca o próprio organismo, são tratadas frequentemente com medicamentos que reduzem os níveis de anticorpos e, consequentemente, a capacidade de resposta do corpo à doença.

Brasil confirma 559.607 mortes por covid-19

O Brasil chegou a 559.607 mortes por covid-19. Em 24 horas, foram 1.175 óbitos e 40.716 novos casos. No total, 20.026.533 casos já foram confirmados no país. Ainda existem 3.385 mortes em investigação por equipes de saúde, dados relativos a ontem. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.
O número de pessoas recuperadas totalizou 18.800.884. Ainda há 666.042 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves.
Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado no fim da tarde de hoje (4). O balanço é elaborado a partir dos dados sobre casos e mortes levantados pelas autoridades locais de saúde.

Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (139,8 mil), Rio de Janeiro (59,5 mil) e Minas Gerais (50,8 mil). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.802), Roraima (1.860) e Amapá (1.915). Em relação aos casos confirmados, São Paulo também lidera, com mais de 4 milhões de casos. Minas Gerais, com 1,9 milhão, e Paraná, com 1,3 milhão de casos, aparecem na sequência. O estado com menos casos de covid-19 é o Acre, com 87,2 mil, seguido por Roraima (120,4 mil) e Amapá (121,4 mil).

Boletim Epidemiólgico 04/08/2021

SC: Estado confirma 1.118.520 casos, 1.088.456 recuperados e 18.092 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.118.520 pacientes com teste positivo para Covid-19. Desses, 1.088.456 são considerados recuperados e 11.972 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quarta-feira, 4. O novo coronavírus causou 18.092 óbitos no estado até esta data. A taxa de letalidade atual é de 1,62%. Esses números representam um aumento de 142 no número de casos ativos e houve 25 óbitos adicionais registrados na comparação com o boletim anterior. Aos casos confirmados se somaram 1.710, enquanto a estimativa de recuperados aumentou 1.543.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quarta-feira, 4
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja casos ativos em 275 municípios. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a da Foz do Rio Itajaí, com 248 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Oeste (242) e Xanxerê (235). Atualmente, há 1.525 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.101 estão ocupados, sendo 552 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 72,2%.

SC: Estado recebe 132 mil doses da vacina contra a Covid-19

Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Santa Catarina recebeu nesta quarta-feira, 4, mais duas remessas com 132.750 doses da vacina contra a Covid-19. A primeira, com 45 mil doses da Coronavac, chegou às 10h20. O voo com a segunda remessa, com 87.750 doses da vacina Pfizer, pousou no aeroporto da Capital às 18h15. As doses recebidas estão sendo organizadas para serem distribuídas para as 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. A distribuição começa na quinta-feira, 5, pela manhã.

“É muito importante essa logística de distribuição para entregar as vacinas no menor tempo possível aos municípios. Seguimos firmes nesse compromisso, e precisamos também do comprometimento da população para que compareça nos locais de vacinação e retornem para tomar a segunda dose”, frisa o governador Carlos Moisés.

Como de costume, para acelerar o processo de distribuição, as doses centrais da Grande Florianópolis, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e Itajaí serão transportadas via terrestre. Já as doses das centrais de Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira, Mafra, Rio do Sul, Lages e Joaçaba serão distribuídas pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar. Do total recebido, 110.250 serão enviadas para aplicação da primeira dose (D1). As demais vão ficar reservadas na Rede de Frio Estadual para envio posterior, respeitando o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose.

:: Confira aqui a tabela de distribuição de doses, por município, e as informações repassadas às secretarias municipais de Saúde

“A distribuição das vacinas para os municípios catarinenses será proporcional à população residente. Os municípios devem utilizar essas doses para dar continuidade à vacinação dos grupos prioritários ainda não vacinados e também para vacinar a população por faixa etária, de forma decrescente, da maior idade para a menor”, esclarece o diretor da Dive, João Augusto Brancher Fuck.

Sesa confirma mais 3.219 novos casos e 97 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quarta-feira (04) mais 3.219 casos confirmados e 97 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.382.998 casos confirmados e 35.323 óbitos. Há ajuste ao final do texto. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (30), fevereiro (35), março (122), abril (109), maio (500), junho (184), julho (737) e agosto (1.502) de 2021.

INTERNADOS – O informe relata que 1.082 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 811 pacientes em leitos SUS (474 em UTI e 337 em enfermaria) e 271 em leitos da rede particular (130 em UTI e 141 em enfermaria). Há outros 1.465 pacientes internados, 728 em leitos UTI e 737 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 97 pacientes. São 38 mulheres e 59 homens, com idades que variam de 0 a 99 anos. Os óbitos ocorreram de 09 de fevereiro a 04 de agosto de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (36), Maringá (13), Araucária (7), Foz do Iguaçu (3), Vitorino (2), São José dos Pinhais (2), Ponta Grossa (2), Pinhais (2), Peabiru (2), Mariluz (2), Cascavel (2) e Campo Mourão (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Turvo, Toledo, Tijucas do Sul, Santa Tereza do Oeste, Rosário do Ivaí, Porto Barreiro, Pontal do Paraná, Paranaguá, Mandirituba, Laranjal, Ibiporã, Guaratuba, Francisco Beltrão, Carlópolis, Capanema, Cantagalo, Campo Largo, Cambé, Boa Ventura de São Roque, Bandeirantes, Arapongas e Almirante Tamandaré.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.691 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 191 pessoas foram a óbito.

AJUSTE: Um caso e óbito confirmado (F,75) de Guaíra foi corrigido para Fora do Paraná.

Confira o informe completo.

Mais da metade dos municípios do Paraná já vacina na faixa de 18 a 30 anos

O Paraná alcançou nesta quarta-feira (4) duas importantes marcas dentro da campanha de vacinação contra a Covid-19. Mais da metade dos municípios está imunizando adultos entre 18 e 30 anos e o Estado chegou a 6.201.447 aplicações entre primeiras doses e doses únicas, o que representa 71% da população vacinável, parcela formada por pessoas com mais de 18 anos. O levantamento é do Sistema Único de Saúde (SUS), vinculado ao governo federal. A previsão do Governo do Estado é que pelo menos 80% dos adultos recebam uma dose do medicamento até o fim deste mês, atingindo a totalidade em setembro. “Avançamos em velocidade a partir do momento em que a chegada das vacinas teve uma regularidade. Estamos entre os estados que mais imunizaram, com mais de 8,2 milhões de aplicações, considerando todas as doses.

E a ordem é para não perder tempo. Agilizar a distribuição para que cada vez mais a vacina chegue com rapidez ao braço dos paranaenses”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior. O levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) revela que atualmente 203 dos 399 municípios paranaenses estão mais próximos de concluir o ciclo vacinal dos adultos, imunizando pessoas com 30 anos ou menos. O número representa 50,8% do Estado. Dez cidades, inclusive, já quase encerraram o processo – Guaraqueçaba, Doutor Ulysses, Tunas do Paraná, Barracão, Bom Jesus do Sul, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, Marilena, Santa Cecília do Pavão e Guaíra.

Com avanço nas Américas, Delta é “altamente preocupante”, diz Opas

A variante Delta do novo coronavírus é “altamente preocupante”, à medida que a mutação tem se espalhado para quase 20 países nas Américas, disseram autoridades da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). As autoridades de saúde também estão de olho em outra variante, chamada Lambda, mas observam que a detecção irregular na região ainda não causou um grande impacto. A crescente disseminação da variante Delta nos Estados Unidos, assim como na maior parte da América Latina e do Caribe, deve fazer com que os governos priorizem os esforços de prevenção à covid-19, como o uso de máscaras e, especialmente, uma aceleração do ritmo de vacinação, de acordo com a diretora da Opas, Carissa Etienne.

“Isso é preocupante porque os casos parecem se espalhar mais facilmente com a variante Delta e não podemos baixar a guarda”, disse. A Opas é o escritório nas Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS), ligada às Nações Unidas. Etienne acrescentou que até o momento apenas 18% das pessoas na América Latina e no Caribe foram totalmente vacinadas. A chefe da Opas também destacou o crescimento de novos casos na Guatemala, no Brasil e em Cuba. Mesmo que outras variantes como Alfa e Gamma sejam ainda mais comuns nas Américas, a variante Lambda foi recentemente detectada em países da América do Sul duramente atingidos pelo vírus, incluindo Argentina, Peru, Chile e Equador, de acordo com o gerente de incidentes da Opas, Sylvain Aldighieri. “A Lambda é uma variante na qual estamos interessados e a Delta é uma variante que é altamente preocupante”, disse.

Ao completar um ano da explosão em Beirute, Papa promete visita

Em sua primeira audiência geral, após cirurgia no intestino há um mês, o papa Francisco disse nessa quarta-feira (4), quando completou um ano da explosão em Beirute, ter grande vontade de visitar o Líbano. O Papa, de 84 anos, que parecia em forma e improvisou partes do discurso, também desejou sucesso aos esforços do presidente francês, Emmanuel Macron, para arrecadar mais de US$ 350 milhões em ajuda ao Líbano, em uma conferência de doadores, e fez novo alerta para sua classe política em conflito. A enorme explosão química no Porto de Beirute matou 200 pessoas e custou bilhões de dólares em danos. Francisco, que se pronunciou no salão de audiências do Vaticano, disse que muitos no Líbano, que é atingido por uma depressão financeira e enfrenta sua pior crise social em 30 anos, perderam “até a ilusão de viver”.

Os doadores deveriam ajudar o Líbano “em um caminho de ressurreição”, disse, pedindo “gestos concretos, não só palavras”, porque muitos que perderam lares e empregos estão cansados e desiludidos. “Queridos libaneses, meu desejo de visitá-los é grande. E não me cansarei de orar por vocês para que o Líbano volte a ser uma mensagem de irmandade, uma mensagem de paz para todo o Oriente Médio”, afirmou. O secretário das Relações Exteriores do Vaticano, arcebispo Paul Gallagher, disse no mês passado que a visita ao Líbano poderia ocorrer no final deste ano ou no início do próximo. Ele deu a entender que o papa poderia ir até sem um governo no poder.

Atlético-MG perde, mas elimina Bahia e permanece na Copa do Brasil

No tempo normal, deu Bahia. No placar agregado, melhor para o Atlético-MG, que se classificou às quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (4), o Galo foi superado por 2 a 1 pelo Esquadrão de Aço no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA), mas se beneficiou da vitória por 2 a 0 na partida de ida do confronto pelas oitavas de final, há uma semana, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Copa do Brasil: São Paulo bate Vasco e mantém sonho de título inédito

O São Paulo superou o Vasco novamente e se classificou às quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (4), o Tricolor, que busca o inédito título da competição, derrotou o Cruzmaltino por 2 a 1 no estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, pelas oitavas de final.

Athletico-PR segura Atlético-GO fora de casa e segue na Copa do Brasil

O Athletico-PR segurou o Atlético-GO no estádio Antônio Accioly, em Goiânia, para levar a melhor no confronto rubro-negro das oitavas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (4), o Furacão e o Dragão empataram em 2 a 2, resultado que beneficiou os paranaenses, que tinham vencido o jogo de ida, há uma semana, por 2 a 1.

Fortaleza vence CRB novamente e avança às quartas da Copa do Brasil

O Fortaleza está classificado às quartas de final da Copa do Brasil. Nesta quarta-feira (4), o Leão do Pici derrotou o CRB por 1 a 0 no estádio Rei Pelé, em Maceió, na partida de volta do confronto pelas oitavas de final da competição. Os cearenses tinham a vantagem do empate, já que venceram o jogo de ida por 2 a 1, na Arena Castelão, em Fortaleza.

ESPECIAL OLIMPÍADAS

Tóquio: Bia Ferreira e Hebert Conceição vão lutar pelo ouro no boxe

Os baianos Beatriz Ferreira e Hebert Conceição estão nas finais do boxe na Olimpíada de Tóquio (Japão). Atual campeã mundial, a peso-leve brasileira avançou após vencer a finlandesa Mira Potkonen, na categoria até 60 quilos, por decisão unânime dos árbitros (5 a 0). Na disputa masculina, Conceição, ouro na Rio 2016, superou o atual campeão mundial Gleb Bakshi, do Comitê Olímpico Russo (ROC, na sigla em inglês), por 4 a 1, também por decisão dos juízes. Ambos os duelos ocorreram na madrugada desta quint-feira (5) na Arena Kokugikan, na capital japonesa.

Brasil perde pra Rússia de virada no vôlei masculino

O gosto amargo na garganta por um momento pareceu sumir. Foi um início perfeito, dos melhores até aqui. Aos poucos, porém, tudo voltou a ruir. Com direito a uma virada inexplicável no terceiro set, depois de ter 20/12 no placar, o Brasil caiu para a Rússia nas semifinais das Olimpíadas de Tóquio. Em 3 sets a 1, parciais 18/25, 25/21, 26/24 e 25/23, deu adeus ao sonho do quarto ouro olímpico. Depois de quatro finais em sequência, vai precisar se contentar com a disputa pelo bronze. O Brasil vai buscar o bronze contra o perdedor da outra semifinal, entre França e Argentina, à 1h de sábado. A Rússia, por outro lado, espera o rival pelo na briga pelo ouro.

A Rússia joga sob o nome de ROC por conta da punição imposta devido ao escândalo de doping no esporte do país. Não pode usar nome, bandeira ou qualquer coisa que lembre sua nação – ainda que o vermelho do uniforme não deixe esconder. Foi a terceira vitória seguida dos russos contra os brasileiros, a segunda nas Olimpíadas – na fase de classificação, também levou a melhor. O Brasil chegou a ensaiar uma reação ao empatar o placar em 15/15. Voltou a ficar atrás depois de erros em sequência. No ace de Pankov, os russos abriram 18/15. Mas o time buscou mais uma vez. Não queria se entregar. Ficou à frente pela primeira vez em um bom tempo depois de um ataque para fora dos rivais. Mas foi o último suspiro do time. A Rússia retomou a dianteira e carimbou a vaga na final: 25/23.

Darlan Romani fica em 4º no arremesso de peso

Darlan Romani ficou em 4º lugar entre os 12 participantes da final da prova de arremesso do peso na Olimpíada de Tóquio (Japão). A disputa ocorreu na noite desta quarta-feira (4) no Estádio Olímpico. A melhor marca do atleta catarinense foi 21,88 metros (m), alcançada na primeira tentativa. Nos arremessos seguintes, o brasileiro fez 21,22 m, 20,96 m e 20,7 m, além de ter outros dois lançamentos invalidados. A medalha de ouro ficou com o norte-americano Ryan Crouser, que fez cinco arremessos acima da marca de 22,5 m, sendo a melhor de 23,3 m (o novo recorde olímpico). Já a prata foi de outro atleta dos EUA, Joe Kovacs, com 22,65 m. O último lugar no pódio ficou com o neozelandês Tomas Walsh, com 22,18 m.

Revezamento masculino 4×100 m não alcança decisão na Olimpíada

A equipe brasileira masculina do revezamento 4×100 metros (m), formada por Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi, Derick Silva e Paulo André Camilo, ficou fora da final da Olimpíada de Tóquio (Japão) após terminar a 1ª bateria das eliminatórias na 5ª posição com o tempo de 38s34 (a 12ª melhor marca no geral), na madrugada desta quinta-feira (5) no Estádio Olímpico. A liderança foi da Jamaica, com o tempo de 37s82. Na sequência vieram a Grã-Bretanha, com 38s02, e o Japão, com 38s16.

Na segunda eliminatória avançaram diretamente China e Canadá, que empataram com o tempo de 37s92, e a Itália, com 37s95. Além disso, passaram, em razão do tempo, os times da Alemanha (38s06) e de Gana (38s08). “Corremos mal. Nosso desempenho não foi o melhor. Nas passagens acredito que tenham sido boas, tem coisas para ajustar, mas dentro do padrão do Brasil. Mas nossa corrida hoje não foi adequada. Mas saímos de cabeça erguida. A pandemia [de covid-19] nos afetou bastante”, afirmou Rodrigo Nascimento, após a prova, ao Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Atleta de Belarus chega à Polônia após se recusar a voltar para casa

A velocista bielorrussa Krystsina Tsimanouskaya refugiou-se na Polônia nesta quarta-feira (4) após se recusar a retornar a seu país após participar da Olimpíada de Tóquio (Japão), em uma saga que lembra as deserções esportivas da Guerra Fria. O caso envolvendo a atleta de 24 anos pode isolar ainda mais Belarus, que está sob sanções financeiras e econômicas do Ocidente após o recrudescimento da repressão do presidente Alexander Lukashenko contra a oposição desde o ano passado. Após passar duas noites na embaixada da Polônia, a velocista de 24 anos entrou no avião no aeroporto de Narita usando óculos de sol decorados com as palavras “eu corro limpa” rumo a Viena. Inicialmente, ela pegaria um voo para Varsóvia. Um porta-voz do governo polonês disse que, na última hora, ela optou por um voo com destino à capital da Áustria por temer por sua privacidade e segurança após a notícia sobre seu plano vir a público e repórteres reservarem assentos no voo.

As preocupações são particularmente grandes devido a um incidente ocorrido em maio, quando um avião da Ryanair foi forçado a pousar em Belarus e um jornalista dissidente foi preso, disse a fonte polonesa. De Viena, ela foi para Varsóvia. A Polônia, que há muito tempo critica Lukashenko e abriga muitos ativistas de Belarus, concedeu a ela e a seu marido vistos humanitários. A corredora causou um incidente diplomático no último domingo (1), quando disse que seus treinadores abreviaram sua participação nos Jogos de Tóquio, exigindo que ela fizesse as malas na Vila Olímpica e levando-a ao aeroporto contra sua vontade por ela tê-los criticado publicamente. Ela se recusou a embarcar no voo e pediu proteção da polícia japonesa. “Não voltarei a Belarus”, disse a atleta à Reuters na ocasião. O Comitê Olímpico Nacional de Belarus informou que os treinadores decidiram retirar a atleta dos Jogos seguindo conselho de médicos a respeito de seu estado emocional e psicológico. Um porta-voz do Ministério do Interior de Belarus não foi encontrado para comentar sobre a segurança do voo de Tsimanouskaya. Autoridades do governo bielorrusso pouco disseram publicamente sobre o caso dela.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495